???global.info.a_carregar???
Sempre ligada ao meio académico desde início de carreira, colaborou até 2010 como docente no curso de Educação Social da Universidade do Algarve e como investigadora, tendo regressado à academia anos depois, em 2022, para integrar o corpo docente da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais a tempo parcial, na mesma universidade, até hoje. Sempre teve afinidade e proximidade com o mundo associativo e com metodologias participativas e de educação não formal, envolvendo-se em alguns projetos de voluntariado e de intervenção social junto de grupos vulneráveis, em associações e IPSS da região do Algarve. Em 2013, durante dez anos, integrou a equipa da Associação In Loco, tendo aí trabalhando em projetos de desenvolvimento local, educação e sustentabilidade, e promovendo o envolvimento de uma multiplicidade de atores locais em processos colaborativos, de cocriação e de codecisão. Integra a Associação Oficina desde janeiro de 2024, enquanto gestora de projetos em matérias de cidadania e de participação pública. Aí tem colaborado na conceção de ferramentas de participação, de guias metodológicos e de outras publicações, assim como na implementação de processos participativos, e na elaboração de diagnósticos, de planos estratégicos, de cartas, e de outros instrumentos de planeamento estratégico territorial.
Identification

Personal identification

Full name
Vânia Dias Martins

Citation names

  • Martins, Vânia

Author identifiers

Ciência ID
171A-B74F-4A19

Email addresses

  • vdmartins@ualg.pt (Professional)
  • vania@oficina.org.pt (Professional)
Education
Degree Classification
2011/09/01 - 2013/01/30
Concluded
Educação Social (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
"Minoria do Ghetto: o Teatro do Oprimido na Horta da Areia" (THESIS/DISSERTATION)
17
2004/09/01 - 2008/06/30
Concluded
Educação e Intervenção Comunitária (Licenciatura)
Universidade do Algarve, Portugal
"Relatos biográficos de António laginha" (THESIS/DISSERTATION)
15
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2022/10/01 - Current Invited Assistant Professor (University Teacher) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2010/09/01 - 2011/07/31 Invited Assistant Professor (University Teacher) Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
2024/01/02 - Current Gestão de projetos na área da democracia participativa, planeamento e avaliação Associação Oficina Planeamento e Participação (AOPP), Portugal
Associação Oficina Planeamento e Participação (AOPP), Portugal
2013/09/01 - 2024/01/15 Gestão de projetos na área do desenvolvimento local, cidadania e sustentabilidade Associação In Loco, Portugal
Associação In Loco, Portugal
2009/05/02 - 2010/12/31 Membro da equipa de investigação do Estudo "Identidade Europea, Identidades Fronterizas e Identidades Locales en Andaluzia (Ayamonte) e Algarve (Vila Real de Santo António)" Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2024/01/02 - Current PHOENIX - The rise of citizens voices for a Greener Europe
Gestora de projeto
Associação Oficina Planeamento e Participação (AOPP), Portugal
Ongoing
2022/07/01 - 2023/12/31 CORENET - Connecting advisOrs towaRd a European NETwork for consumer-producer chains
Técnica de projeto
European Union
Ongoing
2021/05/01 - 2023/12/31 Visiting the Margins. INnovative CULtural ToUrisM in European peripheries
101004552
Técnica de projeto
European Commission
Ongoing
2018/04/01 - 2023/03/15 ACCIONAD-ODS - Acciones para el alcance de metas de los Objetivos de Desarrollo Sostenible desde la participación de los actores locales: Un enfoque territorial
Associação In Loco, Portugal
European Union
Concluded
Outputs

Publications

Book chapter
  1. Nelson Dias; Martins, Vânia; Simone Júlio. "Participatory budgeting data (Portugal)". In Participatory Budgeting World Atlas. Portugal: Oficina e Make It Happen, 2019.
    Published
  2. Nelson Dias; Simone Júlio; Martins, Vânia; Vanessa Sousa; Filipa Biel. "Participatory budgeting in Portugal - Standing between a hesitante political will and the impacts on public policies". In Hope for Democracy. Oficina e Epopeia Records, 2018.
    Published
  3. Martins, Vânia. "Minoria do Ghetto - O Teatro do Oprimido no bairro Horta da Areia". In Investigação em Educação Social - Prática e Reflexão, 99-111. Portugal: Universidade do Algarve, 2018.
    Published
  4. Gualda, Estrella; António Fragoso; Emilio Lucio-Villegas; Teresa González; Martins, Vânia. "Social Networks and Identity building processes through transnational/ cross regional experiences and experts in southern Europe". In Transnational Spaces and Regional Localization. 2012.
    Published
Journal article
  1. Fragososup, António; González Gómez, Teresa; Gualda, Estrella; Lucio-Villegas, Emilio; M. Gualda, Juan; Martins, Vània. "Learning contexts of the others". European Journal for Research on the Education and Learning of Adults 2 2 (2011): 151-163. http://dx.doi.org/10.3384/rela.2000-7426.rela0033.
    10.3384/rela.2000-7426.rela0033
  2. António Fragoso; Martins, Vânia. "Older Adults in the cross-border area of southern Portugal and Spain: shared narratives, learning and the construction of identity". International Journal of Education and Ageing 1 3 (2011): 253-266.
    Published
Manual
  1. Martins, Vânia; Ana Arsénio; Carlos Paiva; João Almeida. Guia como Implementar um sistema alimentar local em cantinas. Portugal: Associação In Loco. 2021.
    Published
  2. Martins, Vânia; Ana Arsénio. Guia para Consumir Local. Portugal: Associação In Loco. 2020.
    Published
  3. Nelson Dias; Martins, Vânia. Orçamentos Participativos - Guia de Disseminação. Associação In Loco. 2016.
    Published
Thesis / Dissertation
  1. "Minoria do Ghetto: o teatro do oprimido no bairro Horta da Areia". Master, Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, 2012. http://hdl.handle.net/10400.1/3507.