Curriculum Vitae
Maria de Fatima Morais
Maria de Fátima Morais da Silva. Concluiu Doutoramento em Psicologia da Educação pela Universidade do Minho em 1999. É Professor
Auxiliar na Universidade do Minho no Instituto de Educação. Publicou variados artigos e capítulos de livros a nível nacional
e internacional. Publicou e editou livros. Fez variadas formações especializadas no âmbito da Psicologia da Educação, particularmente
sobre treino cognitivo e criatividade. Participou em variados eventos científicos no país e no estrangeiro. Orientou teses
de doutoramento, de mestrado, pos doutoramentos e estágios científicos avançados, particularmente sobre o tema da criatividade
na Educação, o qual é também o principal foco da sua investigação no Instituto de Educação. Publicou variados artigos e capítulos
de livros a nível nacional e internacional. Publicou e editou livros. Fez variadas formações especializadas no âmbito da Psicologia
da Educação, particularmente sobre treino cognitivo e criatividade. Participou em variados eventos científicos no país e no
estrangeiro. Orientou teses de doutoramento, de mestrado, pos doutoramentos e estágios científicos avançados, particularmente
sobre o tema da criatividade na Educação, o qual é também o principal foco da sua investigação//.
Maria de Fátima Morais da Silva completed her PhD in Educational Psychology at the University of Minho in 1999. She is an
Assistant Professor at the University of Minho in the Institute of Education. She has published various articles and book
chapters nationally and internationally. She has also published and edited books. She has undergone various specialized training
in the field of Educational Psychology, particularly in cognitive training and creativity. She has participated in various
scientific events in the country and abroad. She has supervised doctoral theses, master's theses, post-doctoral studies, and
advanced scientific internships, particularly on the topic of creativity in education, which is also the main focus of her
research..
Identification
Personal identification
- Full name
- Maria de Fatima Morais
Citation names
- Morais, M. F.
Author identifiers
- Ciência ID
- 1910-E007-EC8C
- ORCID iD
- 0000-0001-8180-6687
Knowledge fields
- Social Sciences - Psychology
Languages
Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
English | Intermediate (B1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Intermediate (B1) | |
Spanish; Castilian | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | |
French | Intermediate (B1) | Advanced (C1) | Intermediate (B1) | Advanced (C1) |
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
1994 - 1999
Concluded
|
Psychology (Doutoramento)
Major in Psychology of Education
Universidade do Minho, Portugal
"Definição e avaliação da criatividade – Contributos de uma abordagem cognitiva" (THESIS/DISSERTATION)
|
Approved unanimously |
1993
Concluded
|
Master (Outros)
Major in Psychology of Education
Universidade do Porto, Portugal
|
Very Good |
1982 - 1987
Concluded
|
Graduation (Licenciatura)
Major in Psychology
Universidade do Porto, Portugal
|
15 |
Affiliation
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
1999/01 - Current | Assistant Professor (University Teacher) | Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal |
1994/09 - 1998 | Assistant (University Teacher) | Universidade do Minho, Portugal |
1990/01 - 1994 | Assistant (University Teacher) | Universidade do Porto, Portugal |
Other Careers
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
1990/01 - 1990 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Instituto de Reinserção Social , Portugal |
1987/01 - 1988 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Cooperativa de Ensino Didalvi em Barcelos, Portugal |
Positions / Appointments
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2013/01 - 2018 | Diretora Adjunta do Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial/Deputy Director of the Department of Educational Psychology and Special Education - Instituto de Educação - UM | Universidade do Minho, Portugal |
Projects
Contract
Designation | Funders | |
---|---|---|
2020/01/01 - 2022/01/01 | Cenas & Ciências - Scenes & Sciences; FSE (Norte 08-5266-FSE 000121)
FSE (Norte 08-5266-FSE 000121).
Researcher
Universidade do Minho, Portugal
Agrupamento de Escolas Terras de Bouro, Portugal |
Concluded
|
2001 - 2002 | Portuguese Independent inventors. Creative Itenerary and Analysis of Demand: Processes, Agents and Barriers -POCTI/SOC/39097/2001
POCTI/SOC/39097/2001
Researcher
Universidade do Minho, Portugal
|
Concluded
|
1998 - 2000 | Avaliação Processual do Desenvolvimento e da Cognitiva em Adolescentes e Jovens Adultos - PRAXIS/PCSH/P/PSI/93/96
PRAXIS/PCSH/P/PSI/93/96
Researcher
Universidade do Minho, Portugal
|
Concluded
|
Other
Designation | Funders | |
---|---|---|
2009 - Current | Desenvolvimento psicossocial, aprendizagem e necessidades educativas especiais
Não aplicável/Not applicable
Researcher
Universidade do Minho, Portugal
|
Concluded
|
2018 - 2020 | Excelência criativa em mulheres: Um estudo transcultural/Creative excellence in women: A cross-cultural study
não aplicável/
Researcher
Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal
Universidade Autónoma de Madrid- Facultad de Psicologia, Spain Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Brazil |
Concluded
|
2016 - 2020 | Criatividade, motivação e bem estar em docentes e não docentes
Não aplicável/Not applicable
Researcher
Federação Nacional de Educação e Instituto de Educação (Universidade do Minho), Portugal
|
Concluded
|
2012 - 2014 | Perceções dos alunos sobre criatividade no Ensino Superior: Obstáculos à expressão criativa e práticas docentes
Não aplicável/Not applicable
Principal investigator
Universidade do Minho, Portugal
|
Concluded
|
Outputs
Publications
Book |
|
Book chapter |
|
Book review |
|
Conference paper |
|
Conference poster |
|
Edited book |
|
Journal article |
|
Magazine article |
|
Preface / Postscript |
|
Other
Other output |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2023 | O indivíduo criativo: Da confluência de requisitos aos desafios da cognição | Creativity Talks (nº12),
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Portugal)
|
2023 | Criatividade e Ciências: Validação de um programa de promoção de processos cognitivos criativos através das Ciências em alunos dos 3º e 4º anos de escolaridade | International Congress Digital Sustainability: Inclusion and Transformation
ISPGAYA (VNGaia, Portugal)
|
2023 | A universidade e perceções de estudantes portugueses e brasileiros sobre criatividade: Diferenciação por país, género e área de estudo | International Congress Digital Sustainability: Inclusion and Transformation
ISPGAYA (VNGaia, Portugal)
|
2023 | Barreiras à expressão criativa em estudantes do Ensino Superior de Artes: Adaptação de um Inventário em Omã | International Congress Digital Sustainability: Inclusion and Transformation
ISPGAYA. (VNGaia, Portugal)
|
2023 | A universidade facilita a expressão criativa e conceções corretas de criatividade? Uma investigação com estudantes de Omã | XVIII Congreso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía
Asocip (Coruña, Spain)
|
2023 | Programa de promoção de processos cognitivos criativos na aprendizagem das Ciências Experimentais no 1º ciclo de escolaridade: Apresentação de contornos de intervenção e de resultados qualitativos | XVIII Congreso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía
Asocip (Coruña, Spain)
|
2023 | Educar para a criatividade | IV Jornadas da Educação
NEEB-Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2023 | Competências criativas como requisito para a sustentabilidade (moderação de simpósio) | International Congress Digital Sustainability: Inclusion and Transformation
ISPGAYA (VNGaia, Portugal)
|
2022 | Conferência: Mitos acerca de criatividade: do questionamento à avaliação | III Congresso Internacional de Criatividade e Inovação
CRIABRASILIS (S. Paulo, Brazil)
|
2022 | Conferência: O que não é criatividade: do preconceito à responsabilização | IV Congresso Internacional dePsicologia, Educação e Cultura.
ISPGAYA (V. N. Gaia, Portugal)
|
2022 | A criatividade segundo universitários e universitárias portugueses | XIII CongressoInternacional de Criatividade e Inovação.
CRIABRASILIS (S. Paulo, Brazil)
|
2022 | A relevância da criatividade e o contexto universitário: Perceções de estudantes. | IV Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura.
ISPGAYA (V. N: Gaia, Portugal)
|
2022 | Alunos de mérito no Ensino Superior português: Diferenciação além do desempenho académico | IV Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura.
ISPGAYA (V. N. Gaia, Portugal)
|
2022 | Contributos para o estudo das representações cognitivas sobre as altas capacidades em estudantes universitários . | IV Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura
ISPGAYA (V. N. Gaia, Portugal)
|
2022 | Contributos para o estudos das propriedades psicométricas da Escala de Avaliação das Representações sobre Altas capacidades Intelectuais (ERACI) | IV Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura
(V. N. Gaia, Portugal)
|
2022 | Clima criativo em sala de aula e autoavaliação de criatividade: Estudo diferencial de representações no 1º Ciclo de escolaridade . | IV Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura
ISPGAYA (V N. Gaia, Portugal)
|
2022 | Promoção de criatividade através do currículo escolar: Partilha de experiências | I CongressoInternacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação.
ADIPSIEDUC (Braga, Portugal)
|
2022 | Participação na mesa redonda Criatividade e talento femininos | III Congresso Internacional deCriatividade e Inovação.
CRIABRASILIS (S. Paulo, Brazil)
|
2022 | Coordenação do simpósio Representações sobre altas capacidades e criativiadade no Ensino Superior . | IV Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura
ISPGAYA (V. N. Gaia, Portugal)
|
2021 | Estudo das representações cognitivas sobre altas capacidades em estudantes universitários portugueses | V Jornadas Internacionales sobre Panorâmicas de Intervencion en Altas capacidades Intelectuales
Universidad de La Laguna. (Spain)
|
2021 | O currículo escolar como promotor de criatividade: Exemplos em sala de aula. | XIII Colóquio de Psicologia Escolar/IV Colóquio Internacional de Psicologia Escolar.
Universidade de Brasília (Brazil)
|
2021 | Práticas criativas e satisfação com a vida. Um estudo exploratório com docentes portugueses. | XIII Colóquio de Psicologia Escolar/IV Colóquio Internacional de Psicologia Escolar
Universidade de Brasília (Brazil)
|
2021 | Pessoa criativa: Uma construção interpessoal | I Congresso Internacional em Educação Emocional e Criatividade Aplicada.
Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura (Cape Verde)
|
2021 | Como saber se o clima em sala de aula é criativo? Um instrumento de avaliação a partir das representações dos alunos. | XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho e Universidade da Coruña. (Portugal)
|
2021 | Perceção de aulas criativas e autoavaliação de criatividade em alunos do 1º ciclo de escolaridade: o género e o ano escolar importam? | XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho e Universidade da Coruña (Portugal)
|
2021 | promoção de competências criativas em sala de aula é possível? A narrativa de uma intervenção. | XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho e Universidade da Coruña (Portugal)
|
2021 | O incentivo a práticas docentes criativas e o bem estar em docentes podem ser lados da mesma moeda? Um estudo com professores dos Ensino Básico e Secundário. | XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho e Universidade da Coruña (Portugal)
|
2021 | Como os universitários pensam as barreiras à sua criatividade?Uma investigação comparativa em Portugal e Espanha. | XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho e Universidade da Coruña. (Portugal)
|
2021 | Representações cognitivas sobre altas capacidades/sobredotação em alunos universitários. XVI | XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho e Universidade da Coruña (Portugal)
|
2021 | Coordenadora do simpósio Criatividade e contexto escolar: Questões para a ação educativa. | XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho e Universidade da Coruña (Portugal)
|
2021 | Moderação de mesa de comunicações da área temática Modelos e Práticas de Avaliação. | XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho e Universidade da Coruña (Portugal)
|
2021 | Palestra/webinar "Criatividade na prática do professor: exemplo através do curriculo" | Encontros Criativos
CRIABRASILIS (Brazil)
|
2021 | Conceitos e preconceitos sobre criatividade | Existo, logo crio
Torrance Center Portugal (Portugal)
|
2020/12/10 | Conhecimentos sobre as altas capacidades/sobredotação: Estudo com estudantes universitários | XIV Congreso Internacional CIEI - Congreso Internacional de Educación y Inovación.
PromoEduca, IPC; Universdade de Granada (Spain)
|
2020/05/15 | Criatividade em E(e)ducação: Alguns desafios para o quotidiano. | V Encontro sobre Jogos e Mobile Learning (EJML), EJML)-Congresso Internacional.
Universidade de Coimbra e LabTE (Coimbra, Portugal)
|
2019/01 | Perceções de obstáculos à criatividade: Um caminho para a inclusão | VI Congresso Internacional Educação Inclusiva: Olhares pelo Caminho
Escola Superor de Educação de Santarém. (Santarém, Portugal)
|
2019 | Obstáculos à criatividade em docentes do Ensino Básico: Barreiras à educação para a cidadania dos alunos | I Congresso Internacional Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania Global
Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
|
2019 | Obstáculos à criatividade docente e ao envolvimento dos alunos em sala de aula: Um estudo exploratório com docentes do Ensino Básico. | III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação-Inclusão e Diversidade
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019 | Indicadores do contexto de trabalho facilitadores de criatividade: Adaptação de uma Escala em professores | III Congresso Internacional Psicologia, Educação e cultura – O Local e o mundo: Sinergias na era da informação
ISPGAYA (Vila Nova de Gaia, Portugal)
|
2019 | Criatividade pessoal e práticas em sala de aula: Um estudo com docentes | III Congresso Internacional Psicologia, Educação e Cultura – O Local e o mundo: Sinergias na era da informação
ISPGAYA (VNGaia, Portugal)
|
2019 | Estudo das relações entre a criatividade e.a motivação para o trabalho: Um estudo com docentes | III Congresso Internacional Psicologia, Educação e Cultura – O Local e o mundo: Sinergias na era da informação
ISPGAYA (VNGaia, Portugal)
|
2019 | O clima criativo em sala de aula avaliado pelos alunos: A adaptação de uma Escala | III Congresso Internacional Psicologia, Educação e cultura – O Local e o mundo: Sinergias na era da informação
ISPGAYA (VNGaia, Portugal)
|
2019 | Os produtos criativos dos alunos enquanto instrumento de análise pelos seus docentes. | III Congresso Internacional Psicologia, Educação e Cultura – O Local e o mundo: Sinergias na era da informação
ISPGAYA (VNGaia, Portugal)
|
2019 | Clima para a criatividade em contexto escolar: A adaptação de uma Escala sobre perceções docente | III Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
CeiED (Lisboa, Portugal)
|
2019 | Criatividade e Ensino Superior: Alguns resultados. | I Simposium Internacional Universidad Y Altas Capacidades Intelectuales
Facultad de Ciencia de la Educacion de la Universidad de Málaga (Málaga, Spain)
|
2019 | O que impede e facilita a criatividade no quotidiano do professor? Estudo de adaptação de uma Escala de Avaliação | XV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho e Universidade da Corunha (Corunha, Spain)
|
2019 | A personalidade criativa do professor e as suas práticas docentes: Um estudo exploratório | XV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho e Universidade da Corunha (Corunha, Spain)
|
2019 | Avaliar o que pensam as crianças do 1º ciclo sobre o clima criativo em sala de aula: Um estudo de adaptação de uma Escala | XV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho e Universidade da Corunha (Corunha, Spain)
|
2019 | Obstáculos à criatividade docente em sala de aula e a formação de agentes educativos: Perceções de docentes do Ensino Básico | XV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho e Universidade da Corunha (Corunha, Spain)
|
2019 | Perceived barriers for the development of creativity in Education | 1st Thematic ECHA Conference on creativity and innovation in gifted education: Social, individual, and educational perspective
ECHA- European Council for High Ability (Dubrovnik - Croacia, Croatia)
|
2018 | Adaptação de uma Escala sobre perceções de clima para a criatividade em contexto escolar | III Jornadas em Estudos da Criança
instituto de Educação - CIEC (Braga, Portugal)
|
2018 | Obstáculos à criatividade em sala de aula: Um estudo exploratório com docentes do Ensino Básico | II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação
Instituto de Educação (Braga, Portugal)
|
2018 | Creativity and motivation for work in teachers: An exploratory study | Teacher Education Policy in Europe, TEPE 2018
TEPE (Braga, Portugal)
|
2018 | Self-perceptions of creativity and creative performance in school: An exploratory study with teachers | Teacher Education Policy in Europe, TEPE 2018
TEPE (Braga, Portugal)
|
2018 | The creativity of students perceived by the teachers: Methodologies and results of evaluation of creative products | Teacher Education Policy in Europe, TEPE 2018
TEPE (Braga, Portugal)
|
2018 | What barriers do the classroom put to creativity in teaching? Perceptions of Basic Education teachers | Teacher Education Policy in Europe, TEPE 2018. Braga
TEPE (Braga, Portugal)
|
2018 | Climate for creativity: Adaptation to the school context of a scale of climate indicators for creating in the workplace | Teacher Education Policy in Europe, TEPE 2018
TEPE (Braga, Portugal)
|
2018 | Que obstáculos e que incentivos ao desempenho criativo dos professores por parte da Escola? A adaptação do Inventário de Clima Criativo em Ambiente de trabalho ao contexto escolar | XIII Congresso Internacional ANEIS-18
ANEIS (Braga, Portugal)
|
2018 | Obstáculos ao ensino criativo em sala de aula: Perceções de docentes dos 1º e 2º ciclos do Ensino Básic | XIII Congresso Internacional ANEIS-18
ANEIS (Braga, Portugal)
|
2018 | Pensamento divergente verbal e desempenho convergente: Um estudo com alunos do Ensino Básico | XIII Congresso Internacional ANEIS-18. Braga
ANEIS (Braga, Portugal)
|
2018 | Honours college students: Who are they? | ECHAConferenceof the European Council for High Ability 2018
ECHA (Dublin, Ireland)
|
2017 | Representações de obstáculos à expressão criativa – Um estudo no Ensino Básico | II Encontro Nacional de Jovens Investigadores em educação (II ENJIE)
(Braga, Portugal)
|
2017 | Criatividade no 1º CEB: Alguns contornos para a promoção em sala de aula | II Encontro Nacional Programação, Inovação e Criatividade
(Santa Maria da Feira, Portugal)
|
2017 | Efeitos do programa de criatividade ODISSEIA I no 5º ano do Ensino Fundamental brasileiro | II Congresso Internacional de Criatividade e Inovação
(Campinas, Brazil)
|
2017 | Perceções de pofessores sobre a eficácia do programa ODISSEIA I em alunos carentes | II Congresso Internacional de Criatividade e Inovação
(Campinas, Brazil)
|
2017 | Estudo exploratório sobre motivação em pesquisadoras talentosas criativas do Brasil e de Portugal | II Congresso Internacional de Criatividade e Inovação
CRIABRASILIS (cCampinas-Brasil, Brazil)
|
2017 | Perceções de barreiras à criatividade na formação de docentes do Ensino Básico | Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
(Braga, Portugal)
|
2017 | Práticas criativas e pessoa criativa: um estudo exploratório com docentes | XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
(Braga, Portugal)
|
2017 | Impacto da criatividade na motivação para o trabalho: um estudo com docentes | XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
(Braga, Portugal)
|
2017 | A adaptação de um programa de treino de competências criativas a alunos carenciados no Brasil: O caso ODISSEIA I | XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
(Braga, Portugal)
|
2017 | Percepções dos professores acerca do programa de criatividade ODISSEIA I | XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
(Braga, Portugal)
|
2017 | Barreiras internas e externas à criatividade em docentes do Ensino Básico | II Jornadas em Estudos da Criança
(Braga, Portugal)
|
2017 | Cognição criativa: Conceitos e exemplos | V Seminário Internacional Cognição, Aprendizagem e Desempenho
(Braga, Portugal)
|
2016 | Criatividade e Ensino Superior: Do olhar atual dos alunos até desafios futuro | ProfMat/SIEM (XXVIII Seminário de Investigação em Educação Matemática)
APM (Porto, Portugal)
|
2016 | Representações de obstáculos à expressão criativa: Um estudo com docentes do Ensino Básico | I Jornadas em Estudos da Criança
(Braga, Portugal)
|
2016 | Obstáculos à expressão criativa dos docentes e envolvimento dos alunos na escola: Alguns dados e reflexões | II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação (CIEAE – 2016
(Lisboa, Portugal)
|
2016 | Perceções de obstáculos à criatividade em alunos universitários: Um estudo em função do género | Congresso Internacional da ANEIS 2016
ANEIS (Coimbra, Portugal)
|
2016 | Escutar o Ensino Superior sobre criatividade e sobredotação: Das percepções de alunos a necessidades formativas | Congresso Internacional da ANEIS 2016
ANEIS (Coimbra, Portugal)
|
2016 | Programa Future Problem Solving aplicado a Portugal: Breve descrição da experiência com adolescentes | Congresso Internacional da ANEIS 2016
ANEIS (Coimbra, Portugal)
|
2016 | Mérito académico no Ensino Superior: Desafio à (Cri)Atividade nas universidades portuguesas | Congresso Internacional da ANEIS 2016
ANEIS (Coimbra, Portugal)
|
2016 | A avaliação sistemática do sucesso de uma intervenção na resolução criativa de problemas: Desafio aos professores | Congresso Internacional da ANEIS 2016
ANEIS (Coimbra, Portugal)
|
2016 | O que impede o professor de ser criativo? Alguns dados e reflexões | Congresso Internacional da ANEIS 2016
ANEIS (Coimbra, Portugal)
|
2015 | Rendimento académico elevado e características psicológicas associadas: Diferenciação dos alunos de mérito académico no Ensino Superior | III Seminário Internacional Cognição, Aprendizagem e Desempenho
(Braga, Portugal)
|
2015 | Investigação Qualitativa em Psicologia da Educação: Estudo dos perfis de alunos de mérito escolar | 4.º Congreso Ibero-Americano en Investigación Cualitativa
(Aracajú, Brazil)
|
2015 | Mérito académico e excelência profissional: Possibilidades de intervenção no ensino superior | II Jornadas Internacionales: Panorâmica de Intervención em Altas Capacidades Intellectuales
(La Laguna, Spain)
|
2015 | Alunos de mérito académico no ensino superior: Como responder à diversidade? | XIII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
(Coruña, Spain)
|
2015 | Mérito académico e criatividade: Conjunção ou disjunção de condições? | XIII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
(Coruña, Spain)
|
2015 | Barreiras à expressão criativa no Ensino Superior: Uma questão de género? | XIII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
(Coruña, Spain)
|
2015 | Treino de criatividade em contexto educativo: Estudo com o Future Problem Solving em Portugal | XIII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
(Coruña, Spain)
|
2015 | Formação de professores no ensino superior como proposta de sensibilização à criatividade nos futuros alunos | XIII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
(Coruña, Spain)
|
2015 | Os alunos universitários valorizam criatividade e sobredotação? Algumas respostas, algumas preocupaçõe | II Congresso Internacional Psicologia, Educação e Cultura
(Vila Nova de Gaia, Portugal)
|
2015 | Como rapazes e raparigas percecionam obstáculos à expressão criativa: Um estudo no Ensino Superior | II Congresso Internacional Psicologia, Educação e Cultura
(Vila Nova de Gaia, Portugal)
|
2015 | Uma aposta na criatividade em adolescentes: efeitos da intervenção com o programa de treino Future Problem Solving | II Congresso Internacional Psicologia, Educação e Cultura
(Vila Nova de Gaia, Portugal)
|
2015 | Representações de práticas docentes e de barreiras à expressão criativa em docentes de diferentes áreas curriculares: Um estudo no Ensino Superior | II Congresso Internacional Psicologia, Educação e Cultura
(Vila Nova de Gaia, Portugal)
|
2015 | De que modo os docentes universitários perspetivam a criatividade nas suas práticas docentes? Estudo em função da área curricular, do género e da idade | XIII Congreso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
(Coruña, Spain)
|
2014 | Inventory of Barriers to Personal Creativity: A validation study involving university students | Annual International Conference Cognitive, Social and Behavioral Sciences
(Mersin, Turkey)
|
2014 | The Future Problem Solving Program and creativity representations on adolescents | Annual International Conference Cognitive, Social and Behavioral Sciences
(Mersin, Turkey)
|
2014 | Criatividade e motivação para a aprendizagem: Que relação em adolescentes? | IX Congresso IberoAmericano de Psicologia e 2.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Portugal)
|
2014 | A criatividade e os docentes universitários: Estudo exploratório sobre representações de práticas docentes | IX Congresso IberoAmericano de Psicologia e 2.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Portugal)
|
2014 | Criatividade no Ensino Superior: Validação para Portugal de duas escalas de avaliação | Congresso Internacional da ANEIS “Sobredotação – A aceleração escolar como resposta educativa”
(Braga, Portugal)
|
2014 | Alunos excelentes, alunos promissores? Estudo exploratório sobre a avaliação do potencial criativo-produtivo no Ensino Superior | Congresso Internacional da ANEIS “Sobredotação – A aceleração escolar como resposta educativa”
(Braga, Portugal)
|
2014 | Práticas docentes para a criatividade na Educação Superior: Um estudo comparativo Brasil-Portugal | Congresso Internacional da ANEIS “Sobredotação – A aceleração escolar como resposta educativa”
(Braga, Portugal)
|
2014 | Criatividade em Educação: Consensos, Mitos e Aplicações | XXX ProfMat-2014
(Braga, Portugal)
|
2014 | Representações sobre praticas docentes e obstáculos à expressão criativa em docentes de diferentes áreas curriculares | XI Colóquio sobre Questões Curriculares/VII Colóquio Luso-Brasileiro e I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares
(Braga, Portugal)
|
2014 | Representações sobre criatividade no Ensino Superior: Que desafios? | Congresso Internacional da ANEIS “Sobredotação – A aceleração escolar como resposta educativa”
(Braga, Portugal)
|
2014 | Teste de Pensamento Criativo de Torrance: Instrumento de avaliação da criatividade ao serviço da sobredotação em Portugal | Congresso Internacional da ANEIS “Sobredotação – A aceleração escolar como resposta educativa”
(Braga, Portugal)
|
2014 | Future Problem Solving Program International: Um convite à integração do programa na sobredotação em Portugal | Congresso Internacional da ANEIS “Sobredotação – A aceleração escolar como resposta educativa”
(Braga, Portugal)
|
2014 | Alunos de mérito académico: Falsos positivos ou profecias não cumpridas? | Congresso Internacional da ANEIS “Sobredotação – A aceleração escolar como resposta educativa”
(Braga, Portugal)
|
2014 | As praticas docentes apelam à criatividade no Ensino Superior? Um estudo de representações nos alunos | Congresso Internacional da ANEIS “Sobredotação – A aceleração escolar como resposta educativa”
(Braga, Portugal)
|
2013 | Criatividade: Conceito a desmistificar e a operacionalizar na escola | I Encontro Ensinar e Aprender Matemática com Criatividade
Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
|
2013 | Práticas Docentes para Criatividade na Educação Superior Portuguesa | VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica: Direito de todos, dever do psicólogo
IBAP (Maceió, Brazil)
|
2013 | Barreiras à Criatividade Pessoal: Validação de um Inventário em Estudantes Universitários Portugueses | VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica: Direito de todos, dever do psicólogo
IBAP (Maceió, Brazil)
|
2013 | Criatividade, auto-conceito e motivação para aprender: Um estudo com alunos dos Ensinos Básico e Secundário | I Congresso Internacional Psicologia, Educação e Cultura
Instituto Superior Politécnico de Gaia (Vila Nova de Gaia, Portugal)
|
2013 | Perceções de criatividade no Ensino Superior: Como os alunos pensam barreiras à expressão criativa e as práticas de ensino | I Congresso Internacional Psicologia, Educação e Cultura
Instituto Superior Politécnico de Gaia (Vila Nova de Gaia, Portugal)
|
2013 | Criatividade perspetivada por alunos universitáripos: Instrumentos de avaliação e resultados diferenciais | I Seminário Internacional “Investigação sobre Transição, Adaptação e Sucesso Académico”
Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2012 | Processos cognitivos criativos: Ferramentas para pensar com criatividade no Ensino Superior | II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2012 | Perceções dos alunos sobre criatividade no Ensino Superior: Obstáculos à expressão criativa e práticas docentes | II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2012 | A aplicação do “Futur Problem Solving Program International” em adolescentes: Um estudo exploratório | II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2012 | Training creative problem solving in portuguede adolescents and its consequences beyond creativity: an exploratory study with Future Problem Solving Program | 3rd International Conference on Educational Psychology
ICEEPSY (Istambul, Turkey)
|
2012 | Criatividade e motivação para a aprendizagem. Análise em adolescentes do Ensino Básico e Secundário | Congresso Internacional da ANEIS-2012
ANEIS (Torres Vedras, Portugal)
|
2012 | Criatividade e Educação: o Sistema estimula ser-se criativo? | Seminário “Criatividade na Educação ”
Exponor (Porto, Portugal)
|
2012 | O currículo escolar como ferramenta de criatividade: desafios em sala de aula | Ciclo de conferências “Criatividade em contexto escolar"
(Porto, Portugal)
|
2012 | Criatividade: do indivíduo à comunidade | Lançamento oficial das Olimpíadas da Criatividade
Torrance Center e Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2011 | A criatividade na (re)educação: conceito a conhecer e a aplicar em educadores e educandos | Colóquio “ A criatividade na acção educativa em lares de infância e juventude”
Colegio S. Caetano (Braga, Portugal)
|
2011 | Criatividade e educação: da (in)definição às possíveis aplicações práticas | Ciclo de Seminários: Instituto de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade Lusíada do Porto
(Porto, Portugal)
|
2011 | Criatividade: Investimento pessoal e organizacional para o séc. XXI? | VII Conferência Desenvolvimento Vociacional 2011 – Carreira, Criatividade e Empreendedorismo
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2011 | Criatividade e Educação: Conceitos e contextos | Seminário “Resolução Criativa de Problemas na Educação: Necessidades e Práticas
Torrance Center Portugal (Porto, Portugal)
|
2011 | Criatividade: um desafio a conhecer e a implementar em Educação | I Colóquio Internacional de Improvisação: Conceitos e Desafios
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2011 | Criatividade e desenvolvimento humano: O desenvolvimento da criatividade no percurso da pré-adolescência ao final da adolescência: Apontamentos e reflexões sobre dados de experiências portuguesas | I Conferencia Internacional CREANET: Criatividade na Educação Pré-escolar
CREANET (Beja, Portugal)
|
2011 | Criatividade: Conceitos e desafios na actualidade | I Congresso Internacional de Criatividade e Inovação – Visão e prática em diferentes contextos
Universidade Federal do Amazonas, CRIABRASILIS (Manaus, Brazil)
|
2011 | O FPSI: Futur Probelm Solving Program International como um instrumento interventivo na sobredotação: Caracterização do programa e resultados | Congresso Internacional da ANEIS 2011
ANEIS (Braga, Portugal)
|
2011 | Workshop "Desenvolvimento de processos cognitivos criativos: aplicações práticas a diversos contextos" | I Congresso Internacional de Criatividade e Inovação – Visão e prática em diferentes contextos
CRIABRASILIS (Manaus, Brazil)
|
2011 | Workshop "Training creative processes: working the same goal in different contexts" | XII European Conference on Creativity and Innovation
EACI (Algarve, Portugal)
|
2010 | Como pensam os professores portuguese a criatividade? Alguns dados de um estudo sobre representações em contexto educativo | I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contexto Educativo”
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2010 | What is a creative teacher and what is a crative pupil? Representations of teachers | International Conference on Education and Educational Psychology
ICEEP (Kyrenia, Chipre, Cyprus)
|
2008 | Criatividade em alunos do Ensino Básico: Que confronto com a percepção dos seus professores? | Congresso Internacional de criatividade e Inovação
ASOCREA e Apgico (Loulé, Portugal)
|
2008 | Educação e criatividade | Congresso Internacional de criatividade e Inovação
ASOCREA e Apgico (Loulé, Portugal)
|
2007 | Na escuta de quem se demonstra criativo: Alguns contributos e questões para a temática da criatividade | Seminário Criatividade e sobredotação: conceitos, contextos e práticas
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2007 | Porque não são os alunos criativos? Um programa de treino com alunos do 6º ano | Seminário Criatividade e sobredotação: conceitos, contextos e práticas
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2006 | Avances, modelos alternativos y escenarios futuros en el estúdio psicopedagógico de la creatividad | III Congreso Internacional de creatividad – Inovacion en la sociedad y en la empresa
ASOCREA (Sevilha, Spain)
|
2005 | O inquérito aos alunos do Curso | Seminário Auto-Avaliação da Licenciatura em Educação
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2005 | Avaliação de criatividade: Um universo intranquilamente necessário | Inteligência Humana – I Simpósio Internacional
(Évora, Portugal)
|
2005 | Criatividade e educação. Proposta de uma prática interventiva |
(Porto, Portugal)
|
2005 | “Creatividad Aplicada”: Criatividad como universo de multiplicidades: Un enfoque de la personalidad creativa |
(Madrid, Portugal)
|
2004 | Processos cognitivos criativos: Algumas ferramentas para pensar criativamente em contexto educativo | Seminário Percursos na Criatividade
Associação dos Professores Pró-Ordem (Porto, Portugal)
|
2003 | Os produtos criativos: Introdução a uma alternativa de avaliação em contexto criativo | IV Congresso Anual da ANEIS
ANEIS e Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal)
|
2003 | O educador criativo: algumas considerações para a caracterização do conceito | Seminário Visões sobre Criatividade na Educação
APECV (Aveiro, Portugal)
|
2003 | Criatividade - Contornos para a sua (in)Definição |
(Évora, Portugal)
|
2003 | Treino Cognitivo em Contexto Escolar |
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2003 | Criatividade e Estágio |
(Famalicão, Portugal)
|
2001 | Desempenhos extremos em criatividade: Que diferenciação cognitiva? | VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho e Universidade de Corunha (Braga, Portugal)
|
2001 | Habilidades cognitivas e rendimento escolar: Análise diferencial da relação segundo variáveis dos alunos e funções cognitivas avaliadas | VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho e Universidade de Corunha (Braga, Portugal)
|
2001 | Promoção e Desenvolvimento de Competências Cognitivas: A Motivação para a Leitura e Escrita . | Iªs Jornadas da Trofa: Saúde, Educação e Família
ASAS (Trofa, Portugal)
|
2000 | Avaliação processual e realização cognitiva: Constructos, metodologias e resultados | Seminário Cognição, Rendimento e Aprendizagem
Departamento de Psicologia da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2000 | Desempenhos extremos em criatividade: Diferenciações cognitivas em contexto escolar | Seminário Cognição, Rendimento e Aprendizagem
Departamento de Psicologia da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2000 | Perfis de habilidades cognitivas revelados pela Bateria de Provas de Raciocínio (BPR-59) | V Encontro Mineiro de Avaliação Psicológica & VIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
(Portugal)
|
2000 | Variáveis cognitivas e rendimento académico: Resultados no Ensino Secundário e Ensino Superior | Seminário Internacional sobre Transição para o Ensino Superior
(Braga, Portugal)
|
2000 | Procesos cognitivos criativos | Seminário Buscanse Perfis Xeniais: Creatividad
(Santiago de Compostela, Spain)
|
2000 | Infusão curricular e ensino universitário | Jornadas de Creatividad en lo Ensino Universitario
(Barcelona, Spain)
|
1999 | Uma caracterização cognitiva de indivíduos elevadamente criativos: Que pistas para a sobredotação? | Seminário Crianças Sobredotadas: Compromissos dos Pais e dos Professores na Identificação e no Atendimento
ANEIS (Lisboa, Portugal)
|
1999 | Criatividade e educação: Especificidades cognitivas a refletir | Seminário O Professor - Facilitador Criativo
AEDC (Lisboa, Portugal)
|
1999 | Provas cognitivas centradas nos traços versus provas centradas nos processos: Construção e validação | VII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
(Braga, Portugal)
|
1999 | Variáveis cognitivas e rendimento escolar | III Congreso Internacional de Psicologia y Educacion: Orientacion e Intervencion Psicopedagogica
Universidade de Santiago de Compostela (Santiago de Compostela, Spain)
|
1998 | Promoção do desenvolvimento cognitivo de jovens | Primeira Conferência Internacional de Consulta Psicológica - Consulta Psicológica e Desenvolvimento Humano
(Porto, Portugal)
|
1996 | Inovação pelo desenvolvimento: Do educando ao (novo) educador | Primeiro Colóquio da secção de Psicologia de Educação da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação: "A Ciência Psicológica
nos Sistemas de Formação"
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação e Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
1995 | A função docente na produção discursiva dos futuros professores | Convenção Anual da APPORT "Àreas de intervenção e compromisso social do psicólogo"
(Lisboa, Portugal)
|
1994 | Metacognição e aprendizagem | Terceiro Seminário "A Componente de Psicologia na Formação de Professores e outros Agentes Educativos"
Universidade de Évora e APPORT (Évora, Portugal)
|
1994 | O estudo de caso na avaliação formativa de um programa de intervenção | Segunda Conferência Internacional sobre "Avaliação Psicológica: Formas e Contextos"
APPORT (Braga, Portugal)
|
1993 | Intervenção e avaliação: Alguns contornos de (des)integração | Colóquio CIDinE: "Supervisão e Desenvolvimento Humano"
CIDInE (Braga, Portugal)
|
1992 | Falar do sucesso escolar através das competências de estudo e do "ensinar a pensar " | Convenção Anual da APPORT "As respostas sociais dos psicólogos na viragem do século"
APPORT (Lisboa, Portugal)
|
1990 | A Psicologia na formação de professores do Ensino Secundário: Análise e reflexão de percepções e de necessidades | Segundo Seminário "A Componente de Psicologia na Formação de Professores e outros Agentes Educativos"
Universidade de Évora e APPORT (Évora, Portugal)
|
1989 | Promoção Cognitiva: Fundamentação, aplicação e resultados | A Psicologia e os Psicólogos Hoje
APPORT (Lisboa, Portugal)
|
1989 | Reeducação de menores - Objecto para uma nova prática teórica | A Psicologia e os Psicólogos Hoje
APPORT (Lisboa, Portugal)
|
1989 | Treino sistemático de competências cognitivas: Que articulação com o sucesso escolar? | Primeiro Encontro de Psicologia Educacional
APP (Lisboa, Portugal)
|
1989 | Programa Promoção Cognitiva: Experiência de elaboração e de aplicação de um programa de desenvolvimento cognitivo junto dos alunos | Primeiro Seminário "A Componente de Psicologia na Formação de Professores"
Universidade de Évora e APPORT (Évora, Portugal)
|
1989 | Fundamentação e caracterização de um programa de desenvolvimento cognitivo para alunos do Ensino Secundário: O programa "Promoção Cognitiva | Seminário "Desenvolvimento, Aprendizagem, Curriculo e Supervisão"
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
1989 | Programa "Promoção Cognitiva" | ciclo de colóquios da APPORT 1988/98
(Lisboa, Portugal)
|
1989 | Desarrollo cognitivo: Pistas hasta la pratica de los maestros | Xornadas sobre Educacion y Medio Ambiente
Escola Viva (Vigo, Spain)
|
1989 | "Promoção Cognitiva": A cognitive training program for portuguese high schools students | Third European Congress for Research on Learning and Instruction
EARLI (Madrid, Spain)
|
1989 | Promoção Cognitiva: Papel dos professores no desenvolvimento cognitivo dos alunos | Seminário Internacional "Factores Cognitivos e Realização Escolar: Intervenção e Investigação
(Braga, Portugal)
|
1988 | A promoção do desenvolvimento cognitivo através de programas específicos como actividade do psicólogo no Ensino Secundário | Seminário: "O Psicólogo no Sistema Educativo: Áreas de Intervenção"
APPORT (Coimbra, Portugal)
|
1988 | Promoção Cognitiva: Programa de treino cognitivo para alunos do Ensino Secundário | Segundo Simpósio Nacional sobre a Investigação em Psicologia"
APP (Lisboa, Portugal)
|
1988 | A instituição e a mudança: Implicações para a intervenção em comunidade | Seminário: "O Psicólogo e a Intervenção Comunitária"
APPORT (Faro, Portugal)
|
Supervision
Thesis Title Role |
Degree Subject (Type) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2021 - Current | O desenvolvimento da criatividade através do ensino experimental das
Ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico: Um estudo com crianças dos 3º e 4º anos de escolaridade
Co-supervisor of Maria de Fátima Cunha Nunes Machado
|
Psicologia da Educação (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018 - Current | Perceções de criatividade em estudantes universitários: Um estudo em Omã
Supervisor
|
Psicologia da Educação (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - Current | O que impede um ensino criativo? Representações de obstáculos à expressão criativa e sua relação com criatividade e resiliência
em docentes do Ensino Superior
Supervisor
|
Estudos da Criança (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2021 - 2023 | Criatividade e Resiliência em crianças institucionalizadas: um estudo exploratório
Supervisor of Helena Catarina Pacheco Leal-
|
Intervenção Psicossocial com crianças, jovens e famílias (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2020 - 2023 | Obstáculos para el desarrollo y reconocimiento de mujeres altamente creativas. Aportaciones para reducir la brecha de género
Co-supervisor
|
Doctorado en Psícología (PhD)
Facultad de Psicología; Universidad Autónoma de Madrid, Spain
|
2020/01/01 - 2022/10/01 | Criatividade no Ensino Superior: Um estudo com estudantes de diferentes percursos academicos
Supervisor of Sandra Aquino
|
Universidade do Minho, Portugal
|
2021/01/01 - 2022/04/10 | Clima criativo em sala de aula e autoavaliação de criatividade: Estudo exploratório comparativo entre alunos e docentes do
4º ano
de escolaridade
Supervisor of Maria de Fátima Ferreira
|
Intervenção Psicossocial em crianças e famílias (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2020/01/01 - 2022/01/01 | Ensino de Actividades de Ciências Experimentais e Criatividade
Co-supervisor of Maria de Fátima Machado
|
Universidade do Minho, Portugal
|
2020 - 2022 | Criatividade no Ensino Superior - Um estudo com estudantes de diferentes percursos académicos
Supervisor
|
Pos doutoramento em Psicologia da Educação (Other)
Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho, Portugal
|
2020/01/01 - 2021/01/01 | A contribuição da Educação Superior para formar líderes/criaores para as Indústrias Criativas: Um estudo pelas perceções da
Geração Z
Co-supervisor of Rafaela Moreira Pinto
|
Universidade do Porto, Portugal
|
2020 - 2021 | Isaura Monteiro-Desenvolvimento de competências criativas no contexto da leitura e escrita em alunos do 4º ano do Ensino
Primário em Angola
Supervisor
|
Estudos da Criança (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 - 2017 | Criatividade e empreendedorismo em estudantes do Ensino Superior: Influência da motivação e das práticas docentes
Co-supervisor
|
Psicologia (PhD)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2017 - 2017 | Progama Espiral Creativo para adolescentes con discapacida intelectual que cursan Nível Primaria: Estudio exploratorio
Co-supervisor
|
|
2015 - 2017 | Criatividade e representaçõe do clima criativo em sala de aula: Um estudo exploratório no 1.º ciclo do Ensino Básico
Supervisor
|
Mestrado em Estudos da Criança (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2014 | Clima criativo em sala de aula e motivação para a aprendizagem: Um estudo exploratório em crianças do 1.º Ciclo do Ensino
Básico
Supervisor
|
Mestrado Estudos da Criança (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2014 | Liderança criativa de mulheres brasileiras e portuguesas
Supervisor
|
Estágio científico avançado no país (Other)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2014 | Criatividade no Ensino Básico: Um olhar sobre as representações de alunos e de professores em escolas de diferentes contextos
sócio-económicos
Supervisor
|
Intervenção Psicossocial em Crianças, Jovens e Famílias (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2014 | Resolução criativa de problemas: Estudo de um programa de intervenção em adolescentes no contexto educativo
Supervisor
|
Pós-doutoramento em Psicologia (Other)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2014 | Alunos excelentes, alunos promissores? Estudo exploratório sobre os alunos de mérito académico no Ensino Superior
Supervisor
|
Pós-doutoramento (Other)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 - 2014 | A criatividade e os docentes universitários: Estudo exploratório sobre práticas docentes e obstáculos à expressão criativa
Supervisor
|
Pós-doutoramento em Psicologia (Other)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 - 2011 | Resolução criativa de problemas de âmbito comunitário em adolescentes do Ensino Profissional
Supervisor
|
Mestrado Estudos da Criança (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 - 2011 | Desarollo del potencial creativo en la infância: Reflexiones desde el museo como entorno comunicativo
Supervisor
|
Estágio científico avançado em Psicologia (Other)
Universidad Autónoma de Madrid, Spain
|
2010 - 2010 | Promoção da criatividade no contexto da expressão escrita: Um estudo exploratório no 2º ciclo
Co-supervisor
|
Psicologia Escolar (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2010 - 2010 | Criatividade, auto-conceito e género: Um estudo exploratório em alunos do 1º ciclo do Ensino Básico.
Supervisor
|
Psicologia Escolar (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 - 2009 | Criatividade face ao sucesso escolar e ao raciocínio: Um estudo com alunos de diferentes áreas do Ensino Secundário
Supervisor
|
Psicologia Escolar (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 - 2009 | Competências criativas no Ensino Secundário: Um estudo em diferentes anos de escolaridade e áreas académicas
Supervisor
|
Mestrado em Ciências da Educação (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2009 - 2009 | Representações sobre criatividade: Um estudo de diferenças na população docente dos Ensinos Básico e Secundário
Supervisor
|
Psicologia Escolar (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 - 2008 | Criatividade, percurso escolar: estudo com jovens do Ensinos Básico
Supervisor
|
Psicologia da Educação (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 - 2008 | Resolução de problemas por insight e realização acdémica: Um estudo em estudantes universitários de diferentes cursos
Supervisor
|
Psicologia Escolar (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 - 2008 | Criatividade e auto-conceito: Um estudo exploratório em alunos do 3º ciclo do Ensino Básico
Supervisor
|
Psicologia da Educação e Escolar (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2005 - 2005 | Stress, criatividade e engagment em alunos do Ensino Superior
Co-supervisor
|
Stress e bem estar (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2004 - 2004 | A evolução do ensino da Matemática no séc. XX: Presença de processos criativos
Supervisor
|
Mestrado em Matemática (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
1994 - 1994 | Modificabilidade cognitiva na criança diferente: Contributos para uma reflexão
Supervisor
|
Curso de Estudos Superiores Especializados (Specialization course)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
Event organisation
Event name Type of event (Role) |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2021 - 2021 | consultadoria e colaboração na construção do curso e-learning "Curso de Desenvolvimento do Potencial Criativo" /consultancy
and collaboration in the construction of the e-learning course "Creative Potential Development Course" (2021 - 2021)
Workshop (Other)
|
|
2020/03/03 - 2020/03/03 | workshop “La creatividad como motor impulsor del aprendizaje”, (2020/03/03 - 2020/03/03)
Workshop
|
Universidade do Minho, Portugal |
2020/03/02 - 2020/03/02 | Organização de conferência, para alunos, docentes e investigadores do Instituto de Educação /Lecture ¿El desarrollo del potencial
creativo como proceso o proyecto cultural y su relación con el aprendizaje" (2020/03/02 - 2020/03/02)
Conference (Member of the Organising Committee)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2018 - 2018 | Conferência/Lecture "Que sabemos de las personas que tienem altas capacidades?¿ (2018)
Conference (Other)
|
|
2017 - 2017 | Creatividad: Un desafio para la educación del siego XXI
Seminar (Other)
|
|
2017 - 2017 | Estrategias para el desarrollo de la creatividad
Workshop (Other)
|
|
2014 - 2014 | 2º Ciclo de Workshps "Criatividade em Educação"
Other (Other)
|
|
2012 - 2012 | 1º Ciclo de Workshops Criatividade em Educação
Other (Other)
|
|
2011 - 2011 | VII Conferência Desenvolvimento Vocacional – Carreira, Criatividade e Empreendedorismo
Conference (Member of the Organising Committee)
|
|
2011 - 2011 | XI Congreso Internacional Galego-Portugés de Psicopedagoxia
Congress (Member of the Organising Committee)
|
|
2011 - 2011 | Educación y creatividad: los retos para una formación creativa en el siglo XXI
Workshop (Member of the Organising Committee)
|
|
2010 - 2010 | O Futur Problem Solving” como desafio ao Ensino Superior
Seminar (Member of the Organising Committee)
|
|
2009 - 2009 | X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Congress (Other)
|
|
2007 - 2007 | Criatividade e sobredotação: conceitos, contextos e práticas
Seminar (Member of the Organising Committee)
|
AEDC e QE, Portugal |
2007 - 2007 | How can we assess creativity? An invitation to the Torrance Test of Creative Behavior
Workshop (Member of the Organising Committee)
|
|
2004 - 2004 | Bases psicológicas e procedimentos de investigação em criatividade
Workshop (Member of the Organising Committee)
|
|
2000 - 2000 | Cognição, rendimento e aprendizagem
Seminar (Member of the Organising Committee)
|
|
1996 - 1996 | Educação e Criatividade
Seminar (Member of the Organising Committee)
|
Event participation
Activity description Type of event |
Event name Institution / Organization |
|
---|---|---|
2023 - 2023 | XVIII Congreso Internacional Galego-Português de Psicpedagoxía
Congress
|
XVIII Congreso Internacional Galego-Português de Psicpedagoxía
Universidade da Coruña, Spain
Asocip, Spain |
2023 - 2023 | International Congress Digital Sustainability: Inclusion and Transformation
Congress
|
International Congress Digital Sustainability: Inclusion and Transformation
Instituto Superior Politécnico Gaya, Portugal
|
2022 - 2022 | III Congresso Internacional de Criatividade e Inovação | III Congresso Internacional de Criatividade e Inovação (24-26 novembro). CRIABRASILIS. S. Paulo |
2022 - 2022 | IV Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura | IV Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura (12 – 13 setembro) ISPGAYA. V. N. Gaia
Instituto Superior Politécnico Gaya, Portugal
|
2021 - 2021 | V Jornadas Internacionales sobre Panorâmicas de Intervencion en Altas capacidades Intelectuales | V Jornadas Internacionales sobre Panorâmicas de Intervencion en Altas capacidades Intelectuales (18-20 novembro). Universidad de La Laguna. Espanha |
2021 - 2021 | XIII Colóquio de Psicologia Escolar/IV Colóquio Internacional de Psicologia Escolar | XIII Colóquio de Psicologia Escolar/IV Colóquio Internacional de Psicologia Escolar (28-29 outubro). Universidade de Brasília. Brasília. |
2021 - 2021 | I Congresso Internacional em Educação Emocional e Criatividade Aplicada | I Congresso Internacional em Educação Emocional e Criatividade Aplicada (5-7 julho). Instituto Universitário de Arte, Tecnologia
e Cultura. Cabo Verde
Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura. Cabo Verde, Cape Verde
|
2021 - 2021 | XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Congress
|
XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (1-3- setembro). Universidade do Minho e Universidade da Coruña.
Braga
Universidade do Minho, Portugal
Universidade da Coruña, Spain |
2020 - 2020 | XIV Congreso Internacional CIEI - Congreso Internacional de Educación y Inovación | XIV Congreso Internacional CIEI - Congreso Internacional de Educación y Inovación (9-11 dezembro). PromoEduca, IPC - Universidade
de Granada. Coimbra
Universidade de Granada, Spain
|
2020 - 2020 | V Encontro sobre Jogos e Mobile Learning (EJML)-Congresso Internacional. | V Encontro sobre Jogos e Mobile Learning (EJML)-Congresso Internacional. Universidade de Coimbra e LabTE. Coimbra
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2019 - 2019 | Criatividade e formação de professores
Symposium
|
III Congresso Internacional Psicologia, Educação e cultura – O Local e o mundo: Sinergias na era da informação
Instituto Superior Politécnico Gaya, Portugal
|
2019 - 2019 | III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação-Inclusão e Diversidade
Congress
|
III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação-Inclusão e Diversidade
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2019 - 2019 | XV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Congress
|
XV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho e Universidade da Corunha, Spain
|
2019 - 2019 | XI Colóquio de Psicologia Escolar
Seminar
|
XI Colóquio de Psicologia Escolar
Universidade de Brasília, Brazil
|
2019 - 2019 | VII Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho-Colóquio de Psicologia Escolar
Congress
|
VII Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho-Colóquoi de Psicologia Escolar
Universidade do Minho, Portugal
|
2018 - 2018 | Criatividade
Symposium
|
XIII Congresso Internacional ANEIS-18
ANEIS, Portugal
|
2018 - 2018 | Perceptions about creativity: Studies with Elementary and, Higschool teachers
Symposium
|
Teacher Education Policy in Europe, TEPE 2018
TEPE, Portugal
|
2018 - 2018 | X Colóquio de Psicologia Escolar
Meeting
|
X Colóquio de Psicologia Escolar
Universidade de Brasília, Brazil
|
2018 - 2018 | VI Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho-Colóquoi de Psicologia Escolar
Seminar
|
VI Seminário Internacional sobre Cognições, Aprendizagem e Desempenho-Colóquoi de Psicologia Escolar
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 - 2017 | XIIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Congress
|
XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia |
2017 - 2017 | XV ICIE Conference - Excellence, Creativity and Innovation in Basic and Higher Education
Congress
|
XV ICIE Conference - Excellence, Creativity and Innovation in Basic and Higher Education |
2015 - 2015 | Criativ’IN: Encontro Nacional de CriAtividade & Inovação
Meeting
|
Criativ’IN: Encontro Nacional de CriAtividade & Inovação |
2015 - 2015 | Congresso Internacional da ANEIS - 2013
Symposium
|
II Congresso Internacional Psicologia, Educação e Cultura |
2015 - 2015 | Criatividade e Educação: Contextos e Práticas
Symposium
|
XIII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia |
2015 - 2015 | XIII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Congress
|
XIII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia |
2014 - 2014 | Representações sobre criatividade no Ensino Superior: Que desafios?
Symposium
|
Congresso Internacional da ANEIS “Sobredotação – A aceleração escolar como resposta educativa” |
2014 - 2014 | Congresso Internacional da ANEIS-2014
Congress
|
Congresso Internacional da ANEIS-2014 |
2013 - 2013 | I Encontro Ensinar e Aprender Matemática com Criatividade
Meeting
|
|
2013 - 2013 | I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e da Educação
Congress
|
|
2013 - 2013 | Modelos e Práticas de Avaliação
Round table
|
XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogi |
2013 - 2013 | Motivação e Aprendizagem
Round table
|
XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia |
2013 - 2013 | Congresso Internacional da ANEIS - 2013
Congress
|
Congresso Internacional da ANEIS - 2013 |
2013 - 2013 | XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Congress
|
XIII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia |
2012 - 2012 | Simpósio Resolução Criativa de Problemas: Conceitos e Contextos
Symposium
|
II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - 2012 | Simpósio Cognição e ensino superior: categorias de pensamento alternativas e complementares na resolução de problemas
Symposium
|
II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 - 2012 | II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contexto Educativo”
Seminar
|
|
2012 - 2012 | Congresso Internacional da ANEIS - 2012
Congress
|
Congresso Internacional da ANEIS - 2012 |
2011 - 2011 | I Congresso Internacional de Criatividade e Inovação – Visão e prática em diferentes contextos
Congress
|
Universidade Federal do Amazonas, CRIABRASILIS, Brazil
|
2011 - 2011 | VII Conferência Desenvolvimento Vociacional 2011 – Carreira, Criatividade e Empreendedorismo
Conference
|
|
2011 - 2011 | XII European Confrence on Creativity and Innovation
Conference
|
EACI, Portugal
|
2011 - 2011 | Congresso Internacional da ANEIS - 2011
Congress
|
Congresso Internacional da ANEIS - 2011 |
2010 - 2010 | Contributos da Psicologia em Contexto Educativo
Seminar
|
I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contexto Educativo”
Universidade do Minho, Portugal
|
2010 - 2010 | I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contexto Educativo”
Seminar
|
|
2009 - 2009 | Interacção família-escola-comunidade
Round table
|
X Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 - 2009 | Formação e transição para o mundo de trabalho
Round table
|
X Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 - 2008 | Congresso Internacional de criatividade e Inovação
Congress
|
ASOCREA e Apgico, Portugal
|
2008 - 2008 | Congresso Internacional de criatividade e Inovação
Congress
|
Congresso Internacional de criatividade e Inovação
ASOCREA & Apgico, Portugal
|
2005 - 2005 | Inteligência, criatividade e competência
Symposium
|
Inteligência humana: 1.º Simpósio Internacional
Universidade de Évora, Portugal
|
2005 - 2005 | Inteligência Humana – I Simpósio Internacional
Symposium
|
|
2001 - 2001 | Promoção e desenvolvimento de competências cognitivas: A motivação para a leitura e escrita
Symposium
|
Ias Jornadas da Trofa: Saúde, Educação e família
ASAS (Associação de Solidariedade e Acção Social de Santo Tirso, Portugal
|
2000 - 2000 | Criatividade, cognição e aprendizagem
Symposium
|
Seminário "Cognição, rendimento e aprendizagem" |
2000 - 2000 | Processos de animação educativa: Da teoria à prática
Symposium
|
Seminário "Rumos da animação educativa" |
2000 - 2000 | I Congresso Anual da ANEIS: Sobredotação - Pensar desafios, construir respostas
Congress
|
ANEIS, Portugal
|
Jury of academic degree
Topic Role |
Candidate name (Type of degree) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2023 | Formação de professores do 1ºciclo do Ensino Básico e criatividade: O caso português no início do século XXI;
(Thesis) Main arguer
|
Ana Carolina Duarte Rodrigues Arroteia (PhD)
Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2022 | Efeitos de um programa on line para desenvolvimento da criatividade em professores
(Thesis) Main arguer
|
Karina Nalevaiko da Rocha (PhD) |
2022 | Formação de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico e criatividade: O caso português no início do século XXI
(Thesis) Main arguer
|
Ana Carolina Duarte Rodrigues Arroteia (PhD)
Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2022 | Recursos Educativos Digitais Online e promoção do pensamento crítico e criativo dos estudantes do Ensino Básico e Secundário
(Thesis) Main arguer
|
Carlos Pedro de Magalhães Marques (PhD)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2022 | Competência comunicativa oral: Desenho e sistematiação de uma intervenção didatica
(Thesis) Arguer
|
Carla Cristina Fernandes Monteiro (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2022 | Crenças do self criativo de estudantes do Ensino Médio de escolas civis e militares
(Thesis) Arguer
|
Gabriel de Oliveira Jorge (Master)
Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília;, Brazil
|
2021/07/21 | Aprendizagem significativa com recurso à simulação digital: Um estudo experimental
(Thesis) Arguer
|
Luciana Pereira de Brito (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2021 | Diferenciação cognitiva entre alunos regulares e alunos com altas capacidades: Estudo com alunos do 5º ao 9º ano de escolaridade
(Thesis) Arguer
|
Alberto Fernando Moreira da Rocha; (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019 | Desenvolvimento dos talentos na infância: Discursos das crianças, das famílias e dos educadores
(Thesis) Arguer
|
Andrezza Belota Lopes Machado (PhD)
Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho, Portugal
|
2018 | Novas abordagens para a criatividade no Ensino Superior Artístico
(Thesis) Arguer
|
Filipa de Burgo de Lima Ramos (PhD)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2018 | Aprendizagem significativa com recurso à simulação digital: Um estudo experimental
(Thesis) Arguer
|
Luciana Brito (Other)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018 | Transição e adaptação ao Ensino Superio: Um olhar na diversidade estudantil do Campus Universitário Bragança
(Thesis) Arguer
|
Ana Castro (Other)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 | O papel da memória na aprendizagem das Ciências Musicais | Eduardo Miguel Gomes Canelas (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 | Progama Espiral Creativo para adolescentes con discapacida intelectual que cursan Nível Primaria: Estudio exploratorio | Gisela Cortés Marías (Master)
Universidad Nacional Autónoma de México, Mexico
|
2017 | Criatividade e Formação de Professores d 1º Ciclo do Ensino Básico em Portugal no início do sec XXI
(Thesis) Main arguer
|
Ana Carolina Duarte Rodrigues Arroteia Silva e Sousa (PhD)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2017 | Avaliação e treino cognitivo de crianças com incapacidade intelectual | Eliana Maria Montenegro Monteiro (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016 | Pensamento crítico: Desenvolvimento e mediação no quadro das experiências académicas no Ensino Superior | Amanda Helena Rodrigues Franco (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 | Diário Gráfico: Coleção de Momentos na Construção do Processo Criativo | Ana Maria Pereira Alves (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2015 | A criatividade no contexto clínico: Das narrativas ao Discurso Colectivo para uma prática intercomunicada | Mary Lúcia Marinho Costa (PhD)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2015 | A estimulação cognitiva através da aprendizagem mediada: Uma proposta de promoção das habilidades cognitivas em crianças de meio social desfavorecido | Lêda Duwe Leão Brasil (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 | Diário Gráfico: Coleção de Momentos na Construção do Processo Criativo | Ana Maria Pereira Alves (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2015 | Ensaio para o ensino da diversidade: a criatividade como fator de aprendizagem | Pedro Marinho Gonçalves Teixeira (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2014 | Desarrollo del potencial creativo en la infância: Reflexiones desde el museo como entorno comunicativo | Abel Ponce Delgado (PhD)
Universidad Autónoma de Madrid, Spain
|
2014 | Pensamento crítico no Ensino das Artes Visuais na escola dos nossos tempos | Ricardo Rodrigues dos Santos (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2013 | A multidimensionalidade da criatividade: A Pessoa, o Processo, o Produto e o Ambiente criativo no Ensino Superior | Soraia Fernandes Garcês (PhD)
Universidade da Madeira, Portugal
|
2012 | O insucesso escolar no 3.º ciclo do Ensino Básico: fatores pessoais e familiares | Maria Isabel Santo de Miranda Cunha (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | Tutoria centrada na promoção dos processos de auto-regulação em alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico | Laurentina de Jesus Alves dos Santos (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | Criatividade em contexto empresarial – Estudo da relação entre as atitudes face à criatividade e as práticas empresariais inovadoras em microempresas e PME | Florbela da Conceição Mantinhas Nunes (PhD)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2011 | “Processos cognitivos criativos em alunos com alto rendimento escolar: Um estudo piloto” | Rafaela Carla Soares de Azevedo Martins (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2011 | Avaliação dos efeitos combinados do exercício físico e da música na motivação, nos estados de humor e na função cognitiva | Mónica Gabriela Nascimento Simões (Master)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2010 | promover o desenvolvimento cognitivo e o sucesso escolar: Construção e validação de um programa de treino cognitivo | Helena Cristina Framrose Bilimória (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 | Superdotação: Estudo comparativo da avaliação dos processos cognitivos através de testes psicológicos e indicadores neurofisiológicos | Dora Cortat Simonetti (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 | Desenvolvimento e realização cognitiva na infância: Construção e validação da ECCOs 4/10 | Mª de Lurdes Dias Brito (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 | Padrinhos de leitura: avaliação de um programa de desenvolvimento de leitura | Ilda Alexandra Freitas Fernandes (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 | “Tornar-se professor”: As vivências e percepções do novo modelo dos estágios pedagógicos na perspectiva dos estagiários. | Andreia Patrícia Abreu Andrade (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 | “Aprender a compreender, torna mais fácil saber”: Conceptualização e avaliação das trajectórias de compreensão leitora | Sara Luísa Ferreira Brandão (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 | “Percepções sobre dislexia: Um estudo com professores, psicólogos e estudantes de Psicologia” | Ana Patrícia Gonçalves Pereira (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 | “Efeitos da exploração de fábulas na criatividade verbal de alunos do 4º ano de escolaridade com e sem dificuldades de aprendizagem na escrita” | Mª Filomena Machado Soares (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2008 | Abordagens à Aprendizagem e Abordagens ao Ensino: Uma aproximação à dinâmica do aprender no Secundário | Mª Olímpia Almeida de Paiva (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 | Da identificação ás respostas educativas para alunos sobredotados: construção, aplicação e avaliação de um programa de enriquecimento escolar | Lúcia do Rosário Cerqueira de Miranda (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 | O apoio psico-educativo a alunos com altas habilidades: Um programa de enriquecimento numa escola inclusiva | Ana Mª Antunes (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 | O medo e o desenvlvimento humano: Uma proposta de educação de adultos desde a inter-relação Criatividade e Motricidade Humana para uma vida “serena, útil e corajosa” | Mª Helena Gil da Costa (PhD)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2008 | Coping, criatividade e bem-estar em adolescentes de Ensino Secundário Artístico | Ana Sofia Sousa Gil (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2008 | Criatividade: Factores facilitadores e inibidores em contexto de formação profissional | José Manuel Cavalheiro (Master)
Universidade de Évora, Portugal
|
2008 | Eficácia da versão revista do programa Futuro Bué em estudantes do Ensino Básico | Lara Viola (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 | Experiências de vitimação: estudo exploratório com crianças e adolescentes | Eunice Vieira Magalhães (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 | Construção e aperfeiçoamento de textos no 4º ano de escolaridade. Avaliação de um programa de intervenção | Catarina Cardoso Leitão (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2007 | Alunos sobredotados:A aceleração escolar como resposta educativa | Ema Patrícia Oliveira (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2007 | Contributos da avaliação psicológica para a entrada antecipada no 1º ciclo do Ensino Básico | Ana Sofia Marques Melo (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2007 | Processos de auto-regulação da aprendizagem: Impacto de variáveis académicas e sociais | Marta Alexandra dos Santos Neves de Castro (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2007 | Contributo da formação inicial de professores na área da criatividade | Leonor Garcia Vasco (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2006 | Criatividade, autoconceito e desempenho escolar em alunos do Ensino Básico | Mª José Conceição Silva Caldeira (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2004 | Padrões de habilidade cogintiva e processo de decisão clínica de enfermagem | Élvio Henriques de Jesus (PhD)
Universidade do Porto, Portugal
|
2004 | Desenvolvimento da criatividade em contexto escolar: Contributos para o estudo da formação contínua de professores na área da criatividade | Mª João Faria Conde (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2003 | Cognição e modificabilidade cognitiva: Contributos para o movimento de Ensinar a Pensar | Helena Cristina Framrose Bilimória (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2003 | As inteligências múltiplas na promooção da auto estima e gosto pela escola | Maria Manuela Pereira Rodrigues (Other)
Universidade do Minho, Portugal
|
2002 | Sinalização de alunos com altas habilidades e talentos | Carla Palmira Aguiar dos Santos (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2001 | A aprendizagem estratégica: Construção e avaliação de uma intervenção em estratégias de aprendizagem integrada no currículo escolar | Ana Margarida Veiga Simão (PhD)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2000 | Adaptação à universidade e rendimento académico em alunos do 1.º ano | Joana Picoto Carneiro (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2000 | Influência da competência percebida na competência objetiva em alunos brilhantes | Ana Rodrigues da Costa (Master)
Universidade do Porto, Portugal
|
2000 | Capacidade e disposição para o pensamento crítico na enfermagem | Mª Antónia Silva (Master)
Universidade do Porto, Portugal
|
1999 | Creativity and effectiveness in teaching: Perceptions of the students and the lectures of the Lisbon Polytechnic Institut | Fernando Sousa (PhD)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
Ad Hoc journal article review
Journal title (ISSN) | Publisher | |
---|---|---|
2023 - 2023 | Revista Linhas Críticas | |
2023 - 2023 | Revista Portuguesa de Educação | |
2022 - 2022 | Revista Psico-USF | |
2022 - 2022 | Revista deEstudios e Investigación en Psicología y Educación - REIPE | |
2022 - 2022 | Revista deEstudios e Investigación en Psicología y Educación - REIPE | |
2022 - 2022 | Revista de de Psicologia, Educação e Cultura | |
2021 - 2021 | Paidéia (Ribeirão Preto) | |
2021 - 2021 | Meta: Avaliação | |
2021 - 2021 | Linhas Críticas | |
2020 - 2020 | Estudos de Psicologia (Campinas), | |
2019 - 2019 | Revista Ibero Americana de Criatividade e Inovação | |
2018 - 2018 | Estudos de Psicologia (Campinas) |
Association member
Society Organization name | Role | |
---|---|---|
2016/01 - Current | REINEVA-Red Internacional de Investigación, Intervención y Evaluación en Altas Capacidades Intelectuales | |
2010 - Current | Associação Brasileira de Criatividade e Inovação (CRIABRASILIS) | |
2009 - Current | Torrance Center Portugal | |
2009 - Current | - Membro efetivo do Centro de Investigação em Educação (CIEd), | |
1999 - Current | AEDC - Associação Educativa para o Desenvolvimento da Criatividade | |
1999 - Current | ANEIS - Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação | |
2012 - 2014 | Centro de Investigação em Estudos de Psicologia Cognitiva e da Aprendizagem | |
2004 - 2009 | Grupo IACAT – Instituto Avanzado de Creatividad Total | |
2003 - 2009 | Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Inteligência Emocional | |
1999 - 2009 | Casa do Professor de Braga | |
1996 - 2005 | CIDInE | |
1997 - 2000 | Creativity´s Gobal Correspondents |
Committee member
Activity description Role |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2023 - Current | Membro da Comissão Diretiva da Licenciatura em Educação Básica/Member of the Steering Committee for the Graduationin Basic Education | Universidade do Minho, Portugal |
2023 - Current | Membro da comissão diretiva do doutoramento em Ciências da Educação, área científica de Psicologia da Educação/Member of the Steering Committee for the PhD in Educational Sciences, scientific area of Educational Psychology | Universidade do Minho, Portugal |
2020/01/01 - Current | Membro de Comissão Diretiva da Licenciatura em Educação/Member of the Steering Committee for the Graduation in Education | Universidade do Minho, Portugal |
2020/01/01 - Current | Membro da Comissão Direticva da Licenciatura em Educação (Pos laboral)/Member of the Steering Committee for the Graduation
in Education (post work)
Member
|
Universidade do Minho, Portugal |
2020/01/01 - 2023/12/30 | Membro da Comissão Diretiva do mestrado em Ensino do Inglês do 3º ciclo do Ensino Básico/Member of the Steering Committee
for the Master's degree in Teaching English Language in the 3rd cycle of Basic Education
Member
|
|
2022 - 2023 | Membro da Comissão Diretiva do mestrado em Ensino da Matemática do 3º ciclo do Ensino Básico/Member of the Steering Committee for the Master's degree in Mathematics Teaching in the 3rd cycle of Basic Education | Universidade do Minho, Portugal |
2020/01/01 - 2023 | Membro de Comissão Diretiva do Mestrado em Ensino da Musica/Member of the Steering Committee of the Master's in Music Teaching
Member
|
Universidade do Minho, Portugal |
2015/01 - 2023 | Comissão Diretiva do Mestrado em Ensino do Português/Steering Committee for the Master in Teaching Portuguese Language
Other
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
Conference scientific committee
Conference name | Conference host | |
---|---|---|
2023 - 2023 | Membro da Comissão Científica/Member of the Scientific Committe do XVIII Congreso Internacional Galego-Português de Psicpedagoxía | Coruña |
2023 - 2023 | - Membro da Comissão Científica/Member of the Scientific Committe do International Congress Digital Sustainability: Inclusion and Transformation | V.N.Gaia |
2022 - 2022 | Membro da Comissão Científica /Member of the Scientific Committe do Congresso Nacional ANEIS 22 | Braga |
2022 - 2022 | Membro da Comissão Científica/ Member of the Scientific Committe do 4º Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura | V. N. Gaia |
2021 - 2021 | Membro da Comissão Científica/ Member of the Scientific Committe do XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia | Universidade do Minho e Universidade da Coruña |
2019 - 2019 | Colóquio Inovação em Educação: Balanços e perspetivas futuras. | Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto: Porto. |
2019 - 2019 | VII Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho Escolar Universidade do Minho: Braga. | Universidade do Minho: Braga |
2019 - 2019 | III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia da Educação. Universidade de Lisboa. Lisboa | Universidade de Lisboa. Lisboa |
2019 - 2019 | XI Colóquio de Psicologia Escolar | Universidade de Brasília. Brasil. |
2019 - 2019 | XV Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia Universidade da Coruña. Espanha. | Universidade da Coruña. Espanha. |
2018 - 2018 | VI Seminário Internacional “Cognição, Aprendizagem e Desempenho”, Universidade do Minho.Braga | Universidade do Minho.Braga |
2018 - 2018 | XIII Congresso Internacional da ANEIS – Altas Capacidades, Talento e Alto Rendimento, Braga | Braga |
Consulting
Activity description | Institution / Organization | |
---|---|---|
2020/01/01 - 2021/01/01 | Consultor para o Gabinete de Formação e Pesquisa em Educação da Federação Nacional de Educação (FNE)/Consultant for the Education Training and Research Office of the National Education Federation (FNE) | |
2016 - 2016 | Parecer: Protocolo de evaluación de produtos criativos - Programa Espiral Creativo para adolescentes con discapacidad intelectual que cursan nivel primaria |
Course / Discipline taught
Academic session | Degree Subject (Type) | Institution / Organization | |
---|---|---|---|
2007/09 - Current | Psicologia de Educação I Educational Psychology 1 (Graduation) | Licenciatura em Educação (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal |
2007/09 - Current | Psicologia da Educação II/Educational Psychology 2 (Graduation) | Licenciatura em Educação (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal |
1999/01 - Current | Psicologia do Desenvolvimento/Developmental Psychology (Master) | Mestrado em Ensino (Mestrado) | Universidade do Minho, Portugal |
2023 - 2023 | Altas habilidades: entrenamiento de procesos cognitivos creativos a través del currículo/High skills: training of creative cognitive processes through the curriculum | Psicologia (Licence) | Universidad Nacional de Córdoba, Argentina |
2023 - 2023 | Altas capacidades: cómo evaluar la creatividad a través de productos creativos/High capabilities: how to evaluate creativity through creative products | Psicologia (Licence) | Universidad Nacional de Córdoba, Argentina |
2023 - 2023 | Praticas y creencias sobre creatividad/ Practices and beliefs about creativity | Master en Formación Permanente del Profesorado para Alumnos de Altas Capacidades | Universidad de Castilla-La Mancha, Spain |
2022 - 2022 | Workshop " Experiências criativas: Brincando no contexto escolar" no âmbito daswebinars "Eu sou criativo" (World Creativity & Innovation Week), organizado pelo Torrance Center Portugal/Workshop "Creative experiences: Playing in the school context" as part of the "I am creative" webinars (World Creativity & Innovation Week), organized by Torrance Center Portugal | Torrance Center Portugal, Portugal | |
2022 - 2022 | " Criatividade: Conceito, mitos e promoção em sala de aula" no âmbito dos Webinars a la Carte, organizados pelo Agrupamento de Escolas de António Feijó/"Creativity: Concept, myths and promotion in the classroom" | ||
2022 - 2022 | "Avaliação de produtos criativos"/"Evaluation of creative products" | Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho, Portugal | |
2021 - 2022 | Processos cognitivos da leitura e escrita/Cognitive processes of reading and writing (Master) | Mestrados em Ensino - Módulo de 8h (Mestrado) | Universidade do Minho, Portugal |
2020 - 2022 | Processos Cognitivos e Literacia Emergente/Cognitive Processes and Emergent Literacy (Master) | Mestrado em Educação Pré-Escolar - Módulo 6h (Mestrado) | Universidade do Minho, Portugal |
2021 - 2021 | Oficina de Formação "Água e Companhia, Lda.", creditada pelo Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua/Training Workshop "Água e Companhia, Lda.", accredited by the Scientific Pedagogical Council for Continuing Training | Universidade do Minho, Portugal TecMinho Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento, Portugal |
|
2021 - 2021 | Palestra/webinar "Criatividade na prática do professor: exemplo através do curriculo",Encontros Criativos da Associação CRIABRASILIS/Lecture/webinar "Creativity in teacher practice: example through the curriculum", Creative Meetings of the CRIABRASILIS Association | Associação CRIABRASILIS., Brazil | |
2021 - 2021 | Palestra/webinar " Conceitos e preconceitos sobre criatividade" no conjunto de webinars "Existo, logo crio" - Torrance Center Portugal/Lecture/webinar "Concepts and prejudices about creativity" at the set of webinars "I exist, therefore I create" - Torrance Center Portugal | ||
2020 - 2021 | Opção Uminho: Desenvolvimento interpessoal em contexto universitário/Interpersonal development in a university context (Graduation) | (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal |
2020/05/05 - 2020/06/05 | Oficina de Formação "À roda da Energia", creditada pelo Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua/Training Workshop "Around Energy", accredited by the Scientific Pedagogical Council for Continuing Training (CCFC/ACC-108807/20); (CCFC/ACC-108807/20); | TecMinho Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento, Portugal Universidade do Minho, Portugal |
|
2017/01 - 2020 | Temas avançados em Psicologia da Educação 1 e 2/Advanced topics in Educational Psychology 1 and 2 (PhD) | Doutoramento em Ciências da Educação - Psicologia da Educação (Doutoramento) | Universidade do Minho, Portugal |
2018 - 2018 | O currículo escolar como veículo de criatividade: Um desafio aos educadores/ The school curriculum as a vehicle for creativity: A challenge for educators | Especialização (Curso médio) | Gabinete interação com a Sociedade, Universidade do Minho/Projeto Cenas & Ciências, Portugal |
2017 - 2017 | Avaliar competências criativas em Educação: Do conhecimento ao treino de estratégias | Especialização (Curso médio) | Instituto de Educação, Portugal |
2017 - 2017 | O curriculo escolar como veículo de processos criativos: Um desafio ao quotidiano do professor | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Conferência do II Encontro Nacional Programação, Inovação e criatividade, Portugal |
2017 - 2017 | Escola e criatividade: Avaliação de competências e de prática criativas em sala de aula | Especialização (Curso médio) | Federação Nacional de Educação e Instituto de Educação (Universidade do Minho), Portugal |
2016 - 2016 | Como avaliar criatividade? A abordagem pelos produtos criativos | Especialização (Curso médio) | Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal |
2015 - 2015 | Desarrollo de processos cognitivos creativos desde el cotidiano profesional (Master) | Master (Postgraduate Certificate) | Universidade Autónoma de Madrid- Facultad de Psicologia, Spain |
2015 - 2015 | Desarrollo de la creatividad desde la cognicion: La resolución de problemas (Master) | Mestrado (Postgraduate Certificate) | Universidade Autónoma de Madrid- Facultad de Psicologia, Spain |
2015 - 2015 | Educar para a criatividade a partir do curriculo académico- um desafio aos professores | Especialização (Curso médio) | |
2014 - 2014 | Pequenos passos para a inovação: Os processos cognitivos criativos no quotidiano profissional | Aperfeiçoamento (Curso médio) | |
2014 - 2014 | O desafio de avaliar criatividade: O ovo de Colombo ou o recurso aos produtos criativos | Aperfeiçoamento (Curso médio) | IE-UM e Torrance Center Portugal, Portugal |
2012 - 2012 | Criatividade: conceito a desmistificar no contexto educativo | Aperfeiçoamento (Curso médio) | |
2012 - 2012 | Criatividade e educação: A implementação de processos criativos em sala de aula | Especialização (Curso médio) | Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal |
2012 - 2012 | Criatividade no(s) contexto(s) de trabalho: treino de processos criativos | Aperfeiçoamento (Curso médio) | |
2009/09 - 2012 | Psicologia da Motivação e Aprendizagem | Mestrado em Ensino (Mestrado) | Universidade do Minho, Portugal |
2011 - 2011 | Criativos: Resolvendo criativamente problemas | Especialização (Curso médio) | Torrance Center Portugal, Portugal |
2008/09 - 2011 | Introdução à Psicologia de Educação | Licenciatura em Educação (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal |
2010 - 2010 | Criatividade ou feliz co-incidência: Polémicas, consensos e breves experimentações | Aperfeiçoamento (Curso médio) | |
1999/09 - 2009 | Cognição e Aprendizagem (mestrado) | Mestrado em Psicologia (Mestrado) | Universidade do Minho, Portugal |
2008 - 2008 | Avaliação de produtos criativos | Aperfeiçoamento (Curso médio) | |
2007 - 2007 | Uma dimensão a descobrir e a treinar: Os procesos cognitivos criativos | Especialização (Curso médio) | |
2007 - 2007 | Ciência e criatividade | Especialização (Curso médio) | |
2006 - 2006 | Avaliação de produtos criativos | Aperfeiçoamento (Curso médio) | |
2004/09 - 2006 | Psicologia da Criatividade | Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal |
1999/09 - 2006 | Psicologia da Personalidade e da Motivação | Licenciatura em Educação (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal |
1999/09 - 2006 | Psicologia | Mestrado em Matemática (Mestrado) | Universidade do Minho, Portugal |
2005 - 2005 | Presença da Criatividade em Contextos Profissionais | Aperfeiçoamento (Curso médio) | |
2005 - 2005 | Creatividad como cognicion: Conceptos y experiencias de entrenamiento (Master) | Psicologia (Postgraduate Certificate) | Universidade Autónoma de Madrid- Facultad de Psicologia, Spain |
1994/09 - 2005 | Prática Pedagógica | Licenciatura em Ensino de Física-Química (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal |
2003 - 2003 | Perspectivas sobre Processamento da Informação e a Modificabilidade Cognitiva | Aperfeiçoamento (Curso médio) | |
2003 - 2003 | Criatividade enquanto Processamento Informativo: Caracterização de Processos e Implicações Educativas | Aperfeiçoamento (Curso médio) | |
2001 - 2001 | Criatividade na Sala de Aula: Elaboração e Avaliação de Materiais para uma Intervenção de Infusão Curricular | Especialização (Curso médio) | Programa FOCO e organizada pela Casa do Professor de Braga, Portugal |
1999 - 1999 | Acção de formação: Desafios à Criatividade | Especialização (Curso médio) | Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho, Portugal |
1990/09 - 1994 | Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem | Licenciatura em Ensino (Licenciatura) | Universidade do Porto, Portugal |
1988/09 - 1990 | Epistemologia da Psicologia | Licenciatura em Ensino (Licenciatura) | Universidade do Porto, Portugal |
1988/09 - 1990 | Biopsicossociologia do Comportamento Desviante | Licenciatura em Ensino (Licenciatura) | Universidade do Porto, Portugal |
1989 - 1989 | Workshop para professores e psicólogos sobre o programa "Promoção Cognitiva" | Aperfeiçoamento (Curso médio) | |
1989 - 1989 | Prática psicopedagógica e desenvolvimento cognitivo | Especialização (Curso médio) | Didalvi e INA (financiado pelo Fundo Social Europeu), Portugal |
Evaluation committee
Activity description Role |
Institution / Organization | Funding entity | |
---|---|---|---|
2003 - 2005 | Avaliação Interna da Licenciatura de Educação | Universidade do Minho, Portugal |
Interview (tv / radio show)
Program | Topic | |
---|---|---|
2021 - 2021 | In vitro - 5 podcasts do Jornal O Público | O processo criativo |
Journal scientific committee
Journal title (ISSN) | Publisher | |
---|---|---|
2019/01/01 - Current | (Comissão Científica Internacional/International Scientific Commission) Revista Ensino de Ciências e Humanidades (2594-8806) | Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
2018/01/01 - Current | (Conselho Editorial Internacional/ International Editorial Board) Revista Ibero-Americana de Criatividade e Inovação-RECRIAI | Associação Brasileira de Criatividade e Inovação - CRIABRASILIS |
2018 - Current | (Conselho Editorial Internacional /International Editorial Board) Revista Estudos de Psicologia (Campinas), | |
2017/01/01 - Current | Conselho Científico Internacional/International Scientific Commission) AMAzônica - Revista de Psicopedagogia, Psicologia Escolar e Educação (1983-3415) | Universidade Federal do Amazonas |
2017/01/01 - Current | (Conselho Científico Internacional/International Scientific Commission) Revista Educamazônica- Educação, Sociedade e Meio Ambiente (1983-3423) | Universidade Federal do Amazonas |
2012/01/01 - Current | (Corpo Consultivo Internacional/International Advisory Board) Revista Estudos de Psicologia (Campinas) (0103-166) | Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
2011/01/01 - Current | (Corpo Editorial/Editorial Board) Creativity and Human Development International eJournal (2050-5337) | |
2018/01/01 - 2022/06/01 | (Corpo Editoria/Editorial Board) Revista Portuguesa de Educação | |
2021 - 2022 | Frontiers of Psychology | |
2021 - 2022 | Paideia (Ribeirão Preto) | |
2005/01/26 - 2015/01/01 | Revista Recrearte | |
2000/06/01 - 2014 | Sobredotação | |
2011/01/01 - 2013/01/01 | Temas de Psicologia | Sociedade Brasileira de Psicologia |
2009/01/01 - 2011 | Avaliação Psicológica | |
2000/01/01 - 2009/01/01 | Psicologia-Teoria, Investigação e Prática | |
2000/01/01 - 2008/01/01 | (Corpo Editorial) Revista Portuguesa de Educação | |
2003/01/01 - 2007/01/01 | Revista Encontro | |
2003/01/01 - 2006/01/01 | Prismas da Educação |
Other jury / evaluation
Activity description | Institution / Organization | |
---|---|---|
2023 - 2023 | Vogal no Júri de Língua Portuguesa para seleção de candidatos aos Mestrados em Ensino., Universidade do Minho/Member of the Portuguese Language Jury for the selection of candidates for Masters in Teaching, University of Minho | Universidade do Minho, Portugal |
2022 - 2023 | Presidente no Painel de Seleção do Curso de Doutoramento em Ciências da Educação - , especialidade de Psicologia daEducação (sem curso), Universidade do Minho/President of the Selection Panel for the Doctoral Course in Educational Sciences - , specialization in Educational Psychology (no curricular course), University of Minho | Universidade do Minho, Portugal |
2020 - 2023 | Vogal no Painel de Seleção do Mestrado em Ensino do Português no 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário Universidade do Minho, Portugal/Member of the Selection Panel for the Master's Degree in Teaching Portuguese Language in the 3rd cycle of Basic Education and Secondary Education University of Minho, Portugal | Universidade do Minho, Portugal |
2020 - 2023 | Vogal no Painel de Seleção do Mestrado em Ensino de Música /Member of the Selection Panel for the Master in Music Teaching (University of Minho) | Universidade do Minho, Portugal |
2020 - 2023 | Vogal no Painel de Seleção do Mestrado em Ensino da Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário/Member of the Selection Panel for the Master's Degree in Mathematics Teaching in the 3rd cycle of Basic Education and Secondary Education (University of Minho) | Universidade do Minho, Portugal |
2020 - 2023 | Vogal no Painel de Seleção do Mestrado em Ensino do Inglês no 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário/Member of the Selection Panel for the Masters in Teaching English in the 3rd cycle of Basic Education and Secondary Education (University of Minho) | Universidade do Minho, Portugal |
2016 - 2023 | Vogal no Painel de Seleção do Curso de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Psicologia da Educação(sem curso)/Member of the Selection Panel for the Doctoral Course in Educational Sciences, specialization in Educational Psychology (no curricular course). University of Minho | Universidade do Minho, Portugal |
2016 - 2018 | Vogal efetivo do Júri para seleção de doutorado para investigação científica na área de Psicologia da Educação, lugar gerado pela bolsa SFRH/BPD/92331/2013 para investigação no Centro de Investigação em Educação. Portugal | Universidade do Minho, Portugal |
2015 - 2015 | Vogal no Júri de Língua Portuguesa Português para seleção de candidatos aos Mestrados em Ensino., Universidade do Minho | Universidade do Minho, Portugal |
2001 - 2009 | Elemento permanente do Júri de avaliação dos estagiários da Licenciatura em Psicologia (Psicologia Escolar e da Educação ), Universidade do Minho | Universidade do Minho, Portugal |