???global.info.a_carregar???
Cristiano Rogério Vieira é mestre em Educação desde 2018, pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e atualmente frequenta o doutoramento em Educação na mesma instituição e conta com bolsa de investigação subsidiada pela FCT e pelo Fundo Social Europeu. Sua área de investigação situa-se na área das Ciências Sociais com ênfase nas Ciências da Educação. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica são: formação inicial de professores (FIP), tecnologias da informação e comunicação (TIC), currículo; educação e educação à distância.
Identification

Personal identification

Full name
Cristiano Rogério Vieira
Gender
Male

Citation names

  • Vieira, Cristiano Rogério
  • Vieira, C. R.

Author identifiers

Ciência ID
1916-5498-F110
ORCID iD
0000-0002-1192-8387

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese (Mother tongue)
Italian Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2) Intermediate (B1) Upper intermediate (B2) Intermediate (B1)
English Intermediate (B1) Upper intermediate (B2) Intermediate (B1) Upper intermediate (B2) Intermediate (B1)
Education
Degree Classification
2020/09/01 - 2023/07/01
Ongoing
Educação (Licenciatura)
Universidade Aberta, Portugal
2019/07/01 - 2022/07/01
Ongoing
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Major in Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2016/07/01 - 2018/07/01
Concluded
Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado)
Major in Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
"Formação Inicial de Professores nas TIC" (THESIS/DISSERTATION)
18
2015/07/01 - 2016/12/01
Concluded
Tecnologias na Aprendizagem (Postgraduate Certificate)
Centro Universitário Senac, Brazil
"Realidade Aumentada: Conceitos e Práticas para o Ensino de História" (THESIS/DISSERTATION)
18
2006/01/01 - 2008/12/01
Concluded
História (Licenciatura)
Centro Universitário Assunção - Unifai, Brazil
"Sainte-Chapelle: um relicário gótico." (THESIS/DISSERTATION)
16
Projects

Grant

Designation Funders
2019/10/01 - Current As TIC na Formação Inicial de Professores Portugueses
PD/BD/150438/2019
PhD Student Fellow
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Ongoing

Contract

Designation Funders
2021/03/15 - Current Designing Future Innovative Learning Spaces (DESIGN FILS)
Researcher
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
Erasmus Plus
Ongoing
Outputs

Publications

Book chapter
  1. Vieira, Cristiano Rogério. "O Perfil Curricular da Formação Inicial dos Educadores de Infância de Portugal". In A educação enquanto fenômeno social: Propósitos econômicos, políticos e culturais, edited by Vanessa Freitag de Araújo. (Org.), 23-43. Ponta Grossa, Brazil: Atena, 2023.
    Published • https://doi.org/10.22533/at.ed.7662331052
Conference abstract
  1. Vieira, C. R.; Pedro, Neuza. "A presença das TIC no currículo de formação inicial de professores de 1º e 2º ciclos do ensino básico português". Paper presented in 1st International Conference on Education and Training: thinking education in transitions times, Lisboa, 2022.
    Published
  2. Vieira, Cristiano Rogério; Pedro, Neuza. "Qual o lugar das TIC na Formação Inicial de Professores Portugueses?". Paper presented in XXIX Colóquio da AFIRSE Portugal, online, 2022.
    Published
  3. Vieira, Cristiano Rogério; Pedro, Neuza. "Presença das TIC no Currículo de Formação Inicial dos Educadores de Infância Portugueses". Paper presented in XII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação - Challenges 2021 - Desafios do Digital, Braga, 2021.
    Published
  4. Vieira, Cristiano Rogério; Pedro, Neuza. "Metodologia de Ensino Presente no Currículo de Formação Inicial dos Educadores de Infância Portugueses". Paper presented in TIC@Portugal’21 - Educação digital: oportunidades em confinamento e para além do mesmo., 2021.
    Published
  5. Vieira, Cristiano Rogério; Pedro, Neuza. "A Integração das TIC na Formação Inicial de Professores Portugueses e Europeus: o que revelam estudos e normativos.". Paper presented in V ENJIE - Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação - Investigação em Educação e Responsabilidade Social: Vozes dos Jovens Investigadores, 2021.
    Published
Conference paper
  1. Vieira, C. R.; Pedro, Neuza. "Qual o Lugar das TIC na Formação Inicial de Professores Portugueses?". Paper presented in XXIX Colóquio da AFIRSE Portugal ¿A Educação e os Desafios da Sociedade Contemporânea ¿ Contributos da Investigação¿, Lisboa, 2022.
    Published
  2. Vieira, Cristiano Rogério; Pedro, Neuza. "Presença das TIC no Currículo de Formação Inicial dos Educadores de Infância Portugueses". Paper presented in XII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Challenges 2021: Desafios do Digital, Braga, 2021.
    Published
  3. Vieira, Cristiano Rogério; Pedro, Neuza. "A integração das TIC na formação inicial de professores portugueses: o que revelam estudos e normativos". Paper presented in V Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação (ENJIE), online, 2021.
    Published
  4. Amaral, Luciana; Vieira, Cristiano Rogério. "Desafios para a organização de acervos digitais. Case: acervo fotográfico da Divisão de Comunicação da Companhia Energética de São Paulo – CESP". Paper presented in XVII Congresso Brasileiro de Arquivologia, Rio de Janeiro, 2012.
    Published
Conference poster
  1. Vieira, Cristiano Rogério; Duarte, C. C.; Figueira, C.. "Programa de Mentorado aos Estudantes de Mestrado e Doutoramento do Instituto de Educação da ULisboa: uma resposta da instituição face ao crescimento do número de estudantes no ensino superior português". Paper presented in Seminário Internacional de Mentoria 2021, 2021.
  2. Vieira, Cristiano Rogério. "Formação inicial de professores nas TIC". Paper presented in VIII Encontro de Instituições e Unidades de e-Learning do Ensino Superior, 2019.
Journal article
  1. Vieira, Cristiano Rogério; Pedro, Neuza. "Weaknesses of ICT Integration in the Initial Teacher Education Curriculum". Computers and Education Open 5 (2023): 1-9. https://doi.org/10.1016/j.caeo.2023.100150.
    Open access • Published • https://doi.org/10.1016/j.caeo.2023.100150
  2. Vieira, Cristiano Rogério; Pedro, Neuza. "Fragilidades curriculares em TIC na Formação Inicial de Professores". Revista Educação e Pesquisa (2023):
    Submitted
  3. Vieira, Cristiano Rogério; Pedro, Neuza. "TIC na formação inicial de professores em Portugal: na busca de um estado da arte". e-Curriculum 20 1 (2022): 347-371. https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/48793.
    Open access • Published • https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p347-371
  4. Vieira, Cristiano Rogério; Pedro, Neuza. "A integração das TIC na formação inicial de professores: análise de normativos portugueses e europeus". Indagatio Didactica 13 3 (2021): 173-196. https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/25533.
    Open access • Published • https://doi.org/10.34624/id.v13i3.25533
Thesis / Dissertation
  1. Vieira, Cristiano Rogério. "Formação inicial de professores nas TIC". Master, Instituto de Educação/Universidade de Lisboa, 2018. http://hdl.handle.net/10451/37741.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2021/09/13 Presença das TIC no Currículo de Formação Inicial dos Educadores de Infância Portugueses. Comunicação realizada na XII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação - Challenges 2021 - Desafios do Digital em 13 de setembro de 2021 [online]. XII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação - Challenges 2021 - Desafios do Digital
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2021/07/16 Metodologia de Ensino Presente no Currículo de Formação Inicial dos Educadores de Infância Portugueses Comunicação realizada no TIC@PORTUGAL'21: XV ENCONTRO DE PROFESSORES SOBRE UTILIZAÇÃO EDUCATIVA DAS TIC. Em 16 de julho de 2021. Organizado pela EDUCOM - Associação Portuguesa de Telemática Educativa [Online] TIC@PORTUGAL'21: XV ENCONTRO DE PROFESSORES SOBRE UTILIZAÇÃO EDUCATIVA DAS TIC
EDUCOM – Associação Portuguesa de Telemática Educativa (Portugal)
2021/04/17 A Integração das TIC na Formação Inicial de Professores Portugueses e Europeus: o que revelam estudos e normativos. Comunicação realizada no V ENJIE - Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação - Investigação em Educação e Responsabilidade Social: Vozes dos Jovens Investigadores. De 16 a 17 de abril de 2021. Organizado pela Universidade de Aveiro e Universidade Aberta [Online] V ENJIE - Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação - Investigação em Educação e Responsabilidade Social: Vozes dos Jovens Investigadores.
Universidade de Aveiro e Universidade Aberta (Portugal)

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2022/06/01 - 2022/06/30 Membro da comissão de organização do XII Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa ocorrido em 29 e 30 de junho de 2022. (2022/06/29 - 2022/06/30)
Other (Member of the Organising Committee)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2022/06/29 - 2022/06/30 Moderador de sessão paralela do XII Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa ocorrido em 29 e 30 de junho de 2022.
Other
XII Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2022/02/09 - 2022/02/11 Moderação de atelier no XXIX Colóquio da AFIRSE Portugal “A Educação e os Desafios da Sociedade Contemporânea – Contributos da Investigação”, que decorreu nos dias de 9, 10 e 11 de fevereiro, em formato online, com o apoio do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Conference
XXIX Colóquio da AFIRSE Portugal “A Educação e os Desafios da Sociedade Contemporânea – Contributos da Investigação”
Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Éducation Portugal, Portugal
2021 - 2021 Webinar Mentoria/tutoria e públicos não-tradicionais: Soraia Ala (UA) Sessão de e-posters: apresentação e debate sobre pôster apresentado no evento.
Seminar
Seminário Internacional de Mentoria 2021
Universidade de Aveiro, Portugal
2020/01/22 - 2020/01/22 Sessão de apresentação da plataforma de gestão curricular CIÊNCIAVITAE.
Workshop
Sessão de apresentação da plataforma de gestão curricular CIÊNCIAVITAE
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2019/12/09 - 2019/12/09 Participação no eL@IES 2019 - VIII Encontro de Instituições e Unidades de e-Learning do Ensino Superior, organizado por LE@D - Universidade Aberta, Universidade do Algarve e Instituto Politécnico de Tomar, que decorreu no dia 9 de dezembro de 2019, entre as 9 horas e as 17 horas na Universidade do Algarve.
Meeting
eL@IES 2019 - VIII Encontro de Instituições e Unidades de e-Learning do Ensino Superior,
Universidade Aberta, Portugal

Instituto Politécnico de Tomar, Portugal

Universidade do Algarve, Portugal

Mentoring / Tutoring

Topic Student name
2020/09/01 - 2021/07/31 Programa de Mentoria para estudantes de doutoramento do Instituto de Educação Estudantes de doutoramento do Instituto de Educação.