Identification
Personal identification
- Full name
- Diana Isabel Araújo Mesquita
Citation names
- Mesquita, Diana
Author identifiers
- Ciência ID
- 1A1E-ED3E-1635
- ORCID iD
- 0000-0003-3896-6348
Email addresses
- dmesquita@porto.ucp.pt (Professional)
- diamesquita@gmail.com (Personal)
Addresses
- Rua de Diogo Botelho, 1327, 4169-005, Porto, Porto, Portugal (Professional)
Websites
- https://www.fep.porto.ucp.pt/pt/CV-Diana-Mesquita (Professional)
Knowledge fields
- Social Sciences - Educational Sciences
Languages
Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Portuguese (Mother tongue) | |||||
English | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | |
Spanish; Castilian | Intermediate (B1) | Intermediate (B1) | Intermediate (B1) | Intermediate (B1) |
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2010 - 2015
Concluded
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
"O Currículo da Formação em Engenharia no Âmbito do Processo de Bolonha: Desenvolvimento de Competências e Perfil Profissional
na Perspetiva dos Docentes, dos Estudantes e dos Profissionais " (THESIS/DISSERTATION)
|
Very Good |
2003 - 2008
Concluded
|
Educação (Licenciatura)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
16 |
Affiliation
Science
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2018 - 2020 | Research Assistant (Research) | Universidade do Minho Centro ALGORITMI, Portugal |
Universidade do Minho Centro ALGORITMI, Portugal | ||
2015 - 2016 | Research Assistant (Research) | United Nations University Operating Unit on Policy-Driven Electronic Governance, Portugal |
United Nations University Operating Unit on Policy-Driven Electronic Governance, Portugal |
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2020/09/01 - Current | Invited Assistant Professor (University Teacher) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal | ||
2019 - 2020 | Invited Assistant Professor (University Teacher) | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal |
2016 - 2016 | Invited Assistant Professor (University Teacher) | Universidade do Minho Departamento de Produção e Sistemas, Portugal |
Universidade do Minho Departamento de Produção e Sistemas, Portugal |
Projects
Grant
Designation | Funders | |
---|---|---|
2023 - 2023 | Aprendizagem Ativa no contexto do Ensino Superior: das conceções às práticas
DPG 03/2023
Research Fellow
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano, Portugal
|
Universidade de Brasília
Concluded
|
2017 - 2020 | MSIE 4.0: Curriculum Development of Master Degree Program in Industrial Engineering for Thailand Sustainable Smart Industry
Researcher
Universidade do Minho Centro ALGORITMI, Portugal
|
Erasmus Plus
Concluded
|
2017 - 2020 | EXTEND: Excellence in Engineering Education through Teacher Training and New Pedagogic Approaches in Russia and Tajikistan
Researcher
Universidade do Minho Centro ALGORITMI, Portugal
|
Erasmus Plus
Ongoing
|
2016 - 2019 | Projeto pipBIRA (Programa de Inovação Pedagógica em Itabira)
-
Principal investigator
Universidade do Minho - Campus de Azurém, Portugal
|
Fundação de Apoio ao Ensino Pesquisa e Extensão de Itajubá
Concluded
|
2017 - 2017 | Aprendizagem Profissional Colaborativa de Professores em Portugal e no Chile
-
Researcher
Universidade do Minho, Portugal
|
Concluded
|
2015 - 2016 | GCIO.CO (Programme for Excelence in Government in Colombia)
-
Researcher
Universidade do Minho Centro ALGORITMI, Portugal
United Nations University Operating Unit on Policy-Driven Electronic Governance, Portugal |
Concluded
|
2010 - 2015 | O Currículo da Formação em Engenharia no Âmbito do Processo de Bolonha: Desenvolvimento de Competências e Perfil Profissional
na Perspetiva dos Docentes, dos Estudantes e dos Profissionais
SFRH/BD/62116/2009
PhD Student Fellow
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2014 - 2014 | Construção e Validação de Toolbox para o Desenvolvimento Curricular no Ensino Superior
59/ID/2014
Researcher
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2009 - 2009 | Desenvolvimento do Ensino Superior
-
Researcher
|
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluded
|
Contract
Designation | Funders | |
---|---|---|
2022 - 2024 | PBL4COLLABTT - PBL framework for Digital Collaborative Teacher Training
2022-1-PT01-KA220-HED-000087857
Co-Principal Investigator (Co-PI)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano, Portugal
|
European Commission
Ongoing
|
Other
Designation | Funders | |
---|---|---|
2020/03/01 - Current | CriArte-Porto
0000000
Principal investigator
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano, Portugal
|
Norte 2020
Ongoing
|
2020 - Current | Iberian Observatory of Educational Leadership (EDULID)
-
Researcher
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
Ongoing
|
2020 - Current | Every school a great school
-
Researcher
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
Ongoing
|
Outputs
Publications
Book |
|
Book chapter |
|
Conference abstract |
|
Conference paper |
|
Edited book |
|
Journal article |
|
Report |
|
Thesis / Dissertation |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2021/02/03 | Desenvolvimento de competências dos docentes do Ensino Superior: um caminho para a inovação curricular | Semana Pedagógica do Centro Universitário de UNIGUAIRACÁ 2021
Centro Universitário de UNIGUAIRACÁ
|
2020/12/15 | Teacher’s Role in Active Learning in Higher Education: Project-Based Learning in Practice | I International Conference on Innovative Methods of Teaching and Technological Advancements in Higher Education
European University - Georgia
|
2020/12/11 | Aprendizagem ativa no presencial e no online entre a frustração e a esperança! | 12 º Colóquio de Psicologia Escolar / 3 Colóquio Internacional de Psicologia Escolar
Universidade de Brasília
|
2020/12/09 | Uma ideia, um projeto, uma ação - uma história com protagonistas | VII Simpósio de Ensino de Ciências
Universidade de São Paulo - Lorena
|
2020/09/28 | Aprendizagem ativa e a formação do professor de Engenharia | II Simpósio Brasileiro de Aprendizagem Ativa na Educação em Engenharia
Associação Brasileira de Educação em Engenharia
|
2020/09/23 | Aprendizagem Baseada em Projetos Interdisciplinares (PBL): Resolução de Problemas Reais para o Desenvolvimento de Competências | IV CDIO Brazilian Meeting
CDIO Brazilian Group
|
2020/09/02 | Aprendizagem Ativa num tempo e num espaço de pandemia: desafios para a prática docente | Seminário Científico da Linha de Pesquisa Educação, Currículo e Ensino (LECE), do Programa de Pós-Graduação em Educação da
Universidade Federal do Ceará (UFC)
Universidade Federal do Ceará
|
2020/07/08 | Os Desafios dos Professores na Construção dos Pilares da Mudança na Sala de Aula | 1º Congresso Online Internacional de Educação |
2017/03/14 | Já tens a tua ideia? – Criatividade e Inovação | Seminário Escola Empreendedora
Câmara Municipal de Mirandela
|
2017/02/09 | Princípios Base e Modelos de Aprendizagem Baseada em Projetos Interdisciplinares (PBL) | Escola de Verão da Matemática
Universidade de Brasília
|
2016/08/08 | 10 anos de PBL (Project-Based Learning): Motivação, Implementação e Investigação | Novas Abordagens para a Educação Superior
Universidade de Brasília
|
Supervision
Thesis Title Role |
Degree Subject (Type) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2018 - Current | Medição em tempo real da eficácia do processo de formação de profissionais de engenharia industrial: uma abordagem alinhada
com a quarta revolução industrial
Co-supervisor
|
Programa Doutoral em Engenharia Industrial e Sistemas (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2022 - 2025 | Projetos Educativos: da exigência legal às dinâmicas de construção, implementação e avaliação nas organizações escolares de
Luanda – um estudo de caso múltiplo
Supervisor
|
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2021 - 2024 | Por que razão as escolas (não) aprendem? Os fatores que ativam e os fatores que obstaculizam a aprendizagem organizacional
da escola
Supervisor
|
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2021/10/01 - 2023/09/30 | Pandemia, ensino remoto e equidade - análise exploratória dos impactos nas aprendizagens
Supervisor
|
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2021/10/01 - 2023/09/30 | Lógicas e culturas de ação docente e práticas de metamorfose organizacional e pedagógica
Co-supervisor
|
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2019 - 2021 | Criação de dinâmicas para o aumento do envolvimento dos colaboradores diretos no processo de melhoria contínua
Co-supervisor of Marta Pires
|
Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019 - 2021 | O Contributo das Tecnologias de Informação e Comunicação para a Inovação Pedagógica e Curricular
Supervisor
|
Mestrado em Administração e Gestão da Educação (Master)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2018 - 2020 | Ilha Interdisciplinar de Racionalidade com o tema “Churrasco Saudável” promovendo alfabetização científica e tecnológica no
Ensino Fundamental II
Co-supervisor
|
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (Master)
Universidade de Caxias do Sul, Brazil
|
2018 - 2020 | Desenvolvimento de Competências de Gestão de Projetos Alinhadas com a Indústria 4.0
Co-supervisor
|
Mestrado em Gestão de Projetos de Engenharia (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018 - 2019 | Communication in Project Management: definition, analysis and improvements in an auto-motive manufacturing company
Co-supervisor
|
Mestrado em Gestão de Projetos de Engenharia (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 - 2018 | Identificar e Caracterizar as Competências Necessárias ao Profissional de Engenharia e Gestão Industrial para enfrentar a
Indústria 4.0
Co-supervisor
|
Mestrado em Engenharia Industrial (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
Event organisation
Event name Type of event (Role) |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2021 - 2021 | IV Seminário Internacional “Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano (2021/07/22 - 2021/07/24)
Seminar (Member of the Organising Committee)
|
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal |
2020 - 2020 | PAEE/ALE'2020, International Conference on Active Learning in Engineering Education (2020/08/26 - 2020/08/28)
Conference (Member of the Organising Committee)
|
Asian Institute of Technology, Thailand |
2019 - 2019 | Congresso Internacional sobre Avaliação no Ensino Superior (2019/02/07 - 2019/02/08)
Congress (Member of the Organising Committee)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2019 - 2019 | PAEE/ALE’2019, 11th International Symposium on Project Approaches in Engineering Education (PAEE) and 16th Active Learning
in Engineering Education Workshop (ALE) (2019/07/10 - 2019/07/12)
Conference (Member of the Organising Committee)
|
|
2018 - 2018 | TEPE 2018 (Teacher Education Policy in Europe) (2018/05/17 - 2018/05/19)
Congress
|
Universidade do Minho, Portugal |
2017 - 2017 | II Colóquio Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores (2017/09/09 - 2017/09/09)
Seminar (Member of the Organising Committee)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2016 - 2016 | PAEE/ALE 2016 (8th International Symposium on Project Approaches in Engineering Education and 14th Active Learning in Engineering
Education Workshop). (2016/07/06 - 2016/07/08)
Conference (Member of the Organising Committee)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2015 - 2015 | Collaborative Action Research Network (CARN) - Action Research Across Disciplinary Settings: Challenges for change and empowerment (2015/11/06 - 2015/11/08)
Conference (Member of the Organising Committee)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2015 - 2015 | International Symposium on Project Approaches in Engineering Education (PAEE’2015) - Focus on the learner in Engineering Education.
In International Joint Conference on the Learner in Engineering Education (IJCLEE 2015). (2015/07/06 - 2015/07/09)
Conference (Member of the Organising Committee)
|
Mondragon Unibertsitatea, Spain |
2015 - 2015 | Colóquio Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores (2015/05/04 - 2015/05/05)
Seminar
|
Universidade do Minho, Portugal |
2014 - 2014 | Congresso ISATT 2014 (International Study Association on Teachers and Teaching) - Formação e trabalho docente na sociedade
da aprendizagem. (2014/10/10 - 2014/10/11)
Congress
|
Universidade do Minho, Portugal |
2014 - 2014 | International Symposium on Project Approaches in Engineering Education (PAEE’2014) – Innovation for Transformation. (2014/07/28 - 2014/07/29)
Conference (Member of the Organising Committee)
|
Universidad Pontificia Bolivariana, Colombia |
2013 - 2013 | International Symposium on Project Approaches in Engineering Education (PAEE’2013) - Closing the Gap between University and
Industry (2013/07/08 - 2013/07/09)
Conference (Member of the Organising Committee)
|
Technische Universiteit Eindhoven Faculteit Industrial Engineering and Innovation Sciences, Netherlands |
2013 - 2013 | European Professors of Industrial Engineering and Management Seminar – EPIEM Annual Meeting (2013/09/27 - 2013/09/28)
Meeting
|
Universidade do Minho, Portugal |
2012 - 2012 | International Symposium on Project Approaches in Engineering Education (PAEE 2012) - Organizing and Managing Project based
Learning (2012/07/26 - 2012/07/27)
Conference (Member of the Organising Committee)
|
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brazil |
2012 - 2012 | International Conference on Industrial Engineering and Operations Management (ICIEOM 2012). (2012/07/09 - 2012/07/11)
Conference (Member of the Organising Committee)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2011 - 2011 | International Symposium on Project Approaches in Engineering Education (PAEE 2011) - Aligning Engineering Education with Engineering
Challenges (2011/10/01 - 2011/10/02)
Conference (Member of the Organising Committee)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2011 - 2011 | Colóquio Organização Pedagógica e Profissionalidade Docente (2011/04/16 - 2011/04/16)
Seminar
|
Universidade do Minho, Portugal |
2011 - 2011 | 15th Biennial of the International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT). Back to the Future: Legacies, Continuities
and Changes in Educational Policy, Practice and Research (2011/07/05 - 2011/07/08)
Congress (Member of the Organising Committee)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2011 - 2011 | Encontro Nacional de Engenharia e Gestão Industrial (ENEGI). Perfil profissional em Engenharia e Gestão Industrial: das competências
na Universidade à competitividade das Empresas (2011/05/27 - 2011/05/28)
Congress (Member of the Organising Committee)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2010 - 2010 | Ibero-American Symposium on Project Approaches in Engineering Education (PAEE’2010) - Creating Meaningful Learning Environments (2010/07/01 - 2010/07/02)
Conference (Member of the Organising Committee)
|
Universitat Politècnica de Catalunya, Spain |
2010 - 2010 | Seminário Internacional de Avaliação de Professores: Perspetivas Nacionais e Internacionais (2010/05/29 - 2010/05/29)
Seminar
|
Universidade do Minho, Portugal |
2009 - 2009 | Ibero-American Symposium on Project Approaches in Engineering Education (PAEE’2009) (2009/07/21 - 2009/07/22)
Conference (Member of the Organising Committee)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2008 - 2008 | 53rd World Assembly - International Council on Education for Teaching (ICET 2008) (2008/07/14 - 2008/07/17)
Congress
|
Universidade do Minho, Portugal |
Jury of academic degree
Topic Role |
Candidate name (Type of degree) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2021 | O papel da(s) liderança(s) na gestão de conflitos em contexto escolar: uma reflexão sobre o percurso profissional docente
(Thesis) Main arguer
|
Isabel Maria Pinto Vilela (Master)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2020 | PLATAFORMA RUMO: um ambiente interativo para Aprendizagem Baseada em Projetos no Ensino Superior
(Thesis) Main arguer
|
Fransuze Oliveira (Master)
Universidade Federal do Pará, Brazil
|
2019 | Tecnologias Digitais e Multiletramentos: Projetos Online no Processo de Internacionalização no Ensino de Inglês na Educação
Básica em Contexto Brasileiro
(Thesis) Main arguer
|
Maria Elizabete Villela Santiago (PhD) |
2019 | Formação Continuada em Psicologia Escolar: (Re) configurando sentidos da prática profissional
(Thesis) Arguer
|
Lorena de Almeida Cavalcante (PhD)
Universidade de Brasília, Brazil
|
2019 | Riscos e desafios das redes sociais: um projeto de intervenção socioeducativa com adolescentes numa escola
(Thesis) Main arguer
|
Sara Neves Castro (Master)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2019 | O projeto educativo e o plano anual de atividades: uma reflexão sobre a atividade profissional docente na promoção do sucesso
educativo
(Thesis) Main arguer
|
Cidália Maria Dias Correia (Master)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2019 | Usabilidade dos Websites Públicos Portugueses
(Thesis) Main arguer
|
Ana Rita Cerqueira Granja (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018 | O Papel da Academia Militar do Exército na Transmissão de Valores para a Construção da Cidadania Angolana
(Thesis) Main arguer
|
Arlindo João da Silva (Master)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2017 | Psicologia Escolar nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: Contribuições para a atuação na educação superior
(Thesis) Main arguer
|
Lígia Rocha Cavalcante Feitosa (PhD)
Universidade de Brasília, Brazil
|
Association member
Society Organization name | Role | |
---|---|---|
2020 - Current | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) | Member |
2018 - Current | Sociedade Portuguesa de Educação em Engenharia | Member |
2010 - Current | Associação PAEE - Projects Approaches in Engineering Education | Board of Directors |
Consulting
Activity description | Institution / Organization | |
---|---|---|
2018 - Current | Annual training program - "Entrepreneurship in Education" - delivered to a group of 30 teachers (basic and secondary education). This includes themes as: competence-based curriculum (EntreComp); project-based learning; project management tools; collaborative learning. | Câmara Municipal de Aveiro, Portugal |
2018 - 2020 | Team member of the Centre IDEA-UMinho, designed to promote and value Innovation and the Development of Teaching and Learning at the University of Minho. I was responsible for activities related to training, management and consulting. | Universidade do Minho, Portugal |
2017 - 2019 | Organizing and delivering training for teachers at Portucalense University on various topics related to curricular and pedagogical innovation. This also includes mentoring to teachers after the training sessions. | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal |
Journal scientific committee
Journal title (ISSN) | Publisher | |
---|---|---|
2020 - Current | Production | |
2020 - Current | International Journal of Continuing Engineering Education and Life-Long Learning | |
2019 - Current | Revista Iberoamericana de Educación Superior | |
2019 - Current | Pro Posições | |
2018 - Current | European Journal of Engineering Education |