Identification
Personal identification
- Full name
- Ana Luísa Rebelo de Oliveira Pires
Citation names
- Oliveira Pires, Ana Luisa
Author identifiers
- Ciência ID
- 1B14-AC6E-5257
- ORCID iD
- 0000-0001-9680-4051
- Scopus Author Id
- 57210344443
Websites
- não tem (Professional)
- não tem (Personal)
Knowledge fields
- Social Sciences - Educational Sciences
Languages
Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
French | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | |
English | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | |
Spanish; Castilian | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Beginner (A1) | Advanced (C1) |
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2005 - 2007
Concluded
|
Pós-Doutoramento "Ensino Superior e Aprendizagem ao Longo da Vida. O Reconhecimento dos Adquiridos e a mudança educativa"
(Pós-doutoramento)
Major in Ciências da Educação
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal |
|
1998 - 2002
Concluded
|
Doutoramento em Ciências da Educação / Educação e Desenvolvimento (Doutoramento)
Major in Especialidade: Educação e Desenvolvimento
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
"Educação e Formação ao Longo da Vida: Análise Crítica dos Sistemas e Dispositivos de Reconhecimento e Validação de Aprendizagem
e de Competências" (THESIS/DISSERTATION)
|
|
1991 - 1995
Concluded
|
Mestrado em Ciências da Educação / Educação e Desenvolvimento (Mestrado)
Major in Educação e Desenvolvimento
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"Desenvolvimento Pessoal e Profissional. Um estudo dos processos e contextos de formação das novas competências profissionais" (THESIS/DISSERTATION)
|
Very Good |
1984
Concluded
|
Licenciatura em Psicologia (Licenciatura)
Major in Psicologia Clínica
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
14 |
Affiliation
Science
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2020 - Current | Researcher (Research) | Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal |
2002 - 2019 | Researcher (Research) | Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal | ||
1998/01 - 2001/12 | Researcher (Research) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2007/03/02 - Current | Teacher Coordinator (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2010/09 - 2012/09 | Invited Assistant Professor (University Teacher) | Universidade de Lisboa, Portugal |
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal | ||
2004/09 - 2008/12 | Invited Assistant Professor (University Teacher) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2003/09 - 2007/09 | Invited Assistant Professor (University Teacher) | Universidade de Lisboa, Portugal |
2002/09 - 2004/09 | Invited Assistant Professor (University Teacher) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
1998/09 - 2002/07 | Invited Assistant (University Teacher) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
Other Careers
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
1987/10 - 2001/12 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal |
Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal |
Positions / Appointments
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2022/05 - Current | Coordenadora do Mestrado em Educação, Práticas Artísticas e Inclusão | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | ||
2019 - Current | Directora da Revista Medi@ções | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal | ||
2007 - Current | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal | ||
2016/09 - 2023/07/31 | Coordenador de Curso - Semestre Internacional da ESE-IPS | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2007/09 - 2023/07/31 | Coordenadora da Unidade de Desenvolvimento, Reconhecimento e validação e Competências | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal | ||
2015/01 - 2017/07 | Coordenadora do Departamento de Ciências Sociais e Pedagogia | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal | ||
2013 - 2016 | Membro da Comissão Coordenadora da Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento (centro de investigação) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal | ||
2007/09 - 2010/07 | Coordenador de Curso - Licenciatura em Educação Básica | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
Projects
Contract
Designation | Funders | |
---|---|---|
2018/12/01 - 2021/01/31 | Soft Skills - The system of support for academic teachers in process of shaping soft skills of their students
Researcher
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
Comissão Europeia
Ongoing
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento
UID/CED/02861/2019
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2016/09 - 2018/11 | Projecto EEP - Empowering E-Portfolio Process
Principal investigator
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
Comissão Europeia
Concluded
|
2011/01/01 - 2013/12/31 | Projecto Estratégico - UI 2861 - 2011-2012
PEst-OE/CED/UI2861/2011
Universidade NOVA de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
Other
Designation | Funders | |
---|---|---|
2022/01/03 - Current | OutGoing - crianças, natureza e cultura em relação
sem financiamento
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
|
Ongoing
|
2018 - 2025 | DESCOLA - CML/EGEAC
CML&EGEAC
Researcher
|
Ongoing
|
2021/07 - 2023/10/31 | Investigar e Avaliar o projeto Recriar-se
Cáritas Diocesana de Setúbal
Researcher
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
Concluded
|
2014/01 - 2016/12 | Espaços Entre Arte e Educação
Fundação Calouste Gulbenkian
Researcher
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluded
|
2007/01 - 2009/12 | Educação e Desenvolvimento Humano no contexto da União Europeia - Análise Comparativa das Políticas Educativas Europeias à
luz do paradigma da Aprendizagem ao Longo da Vida
PDCT/CED/60425/2004
Researcher
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2004/01 - 2006/12 | Telos II – Aprendizagem ao Longo da Vida: avaliação de efeitos em diplomados do ensino superior
POCTI/CED/46747/2002 FCT-UNL
Researcher
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
1998/01 - 2000/12 | Project Whole “Work Process Knowledge in Technological and Organizational Development”
TSER
Researcher
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Comissão Europeia
Concluded
|
1992/01 - 1994/12 | Projecto Telos I - Estudo dos percursos escolares e profissionais de licenciados pela FCT \ UNL
JNICT - FCT-UNL
Master Student Fellow
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
Outputs
Publications
Book |
|
Book chapter |
|
Conference abstract |
|
Conference paper |
|
Conference poster |
|
Edited book |
|
Journal article |
|
Magazine article |
|
Thesis / Dissertation |
|
Other
Other output |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2020/11/09 | Arte e Educação | XXVIII Semana Psicologia e Ciencias da Educação
AEFPCE - FPCE (Porto, Portugal)
|
2020/09/09 | A Cidade com um espaço de Aprendizagem ao Longo da Vida | VI Conferência Anual de Educação de Setúbal
Câmara Municipal de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
2019/10 | Ensino Superior e Educação / Formação de Adultos: a valorização da experiência professional no Instituto Politécnico de Setúbal. | Congresso dos 40 anos do Instituto Politécnico de Setúbal
Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
2019/07 | Desafios ao desenvolvimento profissional docente: o uso das tecnologias digitais no ensino superior. | I Simpósio Internacional e IV Nacional de Tecnologias Digitais na Educação
Universidade Federal do Maranhão (S. Luis do Maranhão)
|
2019/07 | Diversidade como potencialidade. A valorização da experiência dos Adultos no Ensino Superior. | 6º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Instituo Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
|
2019/06/04 | Abordagens inovadoras de formação de professores: interligando arte, ambiente e educação – o caso de Inhotim. |
Instituto e Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019/01 | Entre Escolas E Equipamentos De Arte E Cultura: Em Busca De Outros Tempos E Espaços De Educação | XXVI Colóquio da AFIRSE
Instituto de Educação (Lisboa)
|
2018 | Práticas pedagógicas e práticas artísticas na construção da escola como espaço e tempo da democracia | 6th INTERNATIONAL CONGRESS of EDUCATIONAL SCIENCES and DEVELOPMENT
ISPA/ (Setúbal, Portugal)
|
2018 | A Investigação na formação de educadores e professores. Contributos para (re)pensar as práticas de formação inicial | 6th INTERNATIONAL CONGRESS of EDUCATIONAL SCIENCES and DEVELOPMENT
(Setúbal, Portugal)
|
2018 | Estratégias de investigação em formação inicial de educadores e professores em Portugal. Reinventando Paulo Freire nas práticas educativas | II Congresso Internacional Paulo Freire: o legado global – 28 Abril - 1 Maio 2018
Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte, Brasil, Brazil)
|
2018 | How do we strengthen the use of ePortfolio in Education and Guidance? Lessons learned from the EEP Project. | How do we strengthen the use of ePortfolio in Education and Guidance?
VIA University College (Aahrus, Denmark)
|
2018 | Práticas pedagógicas e práticas artísticas. A investigação como estratégia de acompanhamento, análise e partilha de práticas pedagógicas inovadoras. | Seminário Artes, Educação e Inclusão Social
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
2018 | Entre a retórica e as práticas da Educação ao Longo da Vida. Qual o lugar do Reconhecimento de Adquiridos no Ensino Superior? | Encontro Semana ALV 2018
Direito de Aprender (Lisboa, Portugal)
|
2017 | A investigação como eixo estruturante da formação de educadoras de infância: caracterização e análise do dispositivo implementado no Mestrado em Educação Pré-Escolar na ESE-IPS | Seminário Entre a Teoria, os dados e o Conhecimento
ESE-IPS (Lisboa, Portugal)
|
2017 | Empowering students in Higher Education. Perspectives on ePortfolios’ contributions | EAPRIL Conference 2017
EAPRIL - HAMK (Hameennlinna, Finland)
|
2017 | Making Competences visible with ePortfolios. An experience with ePortfolios at ESE-IPS: sharing the International Semester practices | International Seminar Making Competencies Visible with ePortfolio
Marino Institute of Education (Dublin, Ireland)
|
2017 | How to promote students’ engagement? A collaborative perspective on the creation of ePortfolios | International Seminar What triggers students to create ePortfolios? Understanding and sharing innovative practices
ESE-IPS (Setúbal, Portugal)
|
2016 | Skills Development Package | Meeting of the Project Empowering ePortfolio Process
HAMK University of Applied Sciences (Hameenlinna, Finland)
|
2016 | Composições interdiscursivas com as linguagens pedagógica e artística | XIII Congresso SPCE
SPCE - Instituto Politécnico de Viseu, Viseu 6-8 outubro 2016 (Viseu, Portugal)
|
2015 | Teorizando Espaços entre Arte e Educação: Perspetivas sobre o Trabalho de Investigação | Seminário Internacional ESPAÇOS ENTRE ARTE E EDUCAÇÃO
UIED-Faculdade de Ciências e Tecnologia, Univ. Nova de Lisboa / FCG (Caparica, Portugal)
|
2015 | Dialogues between pedagogy and arts: perceptions on pedagogical strategies created within the Project 10X10 by FCG (Fundação Calouste Gulbenkian) | ECER 2015
ECER (BUDAPEST, Turkey)
|
2015 | Formação Contínua de Professores e construção de saberes pedagógicos em contexto: o projecto 10x10 da Fundação Calouste Gulbenkian | Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento (III): Investigar práticas em contexto.
ESE-IPS (Setúbal, Portugal)
|
2014 | Challenging Teachers’ Continuing Professional Development: the Project 10X10 by Fundação Calouste Gulbenkian | ECER 2014 - European Conference on Educational Research
EERA (Porto, Portugal)
|
2014 | Challenging teachers’ continuing professional development: the Project 10X10 by Fundação Calouste Gulbenkian | ECER 2014
ECER (PORTO, Portugal)
|
2014 | Experience, experientiality and complexity: a pertinent discussion to adult education? | ESREA 2014
ESREA (Lisboa, Portugal)
|
2014 | Experiential knowledge as a way to becoming: exploring new paths in adult learnin | European Conference Education
ECE – IAFOR (Brighton, United Kingdom)
|
2013 | Formação ao longo da vida e dinâmicas motivacionais de adultos no Ensino Superior. Considerações metodológicas. | Seminário de Investigação Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento (II): olhares para uma realidade.
ESE-IPS (Setúbal, Portugal)
|
2010 | Novos públicos e novas práticas no Ensino Supeiror. O Reconhecimento e Validação de Competências no Instituto Politécnico de Setúbal. | Seminário Vidas de Aprendizagem e Qualificação, Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, 3 Novembro 2010
Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2009 | A creditação das aprendizagens informais e não-formais no Ensino Superior. Problemas e Perspectivas | Conferência Internacional sobre a creditação de qualificações não-formais e informais no Ensino Superior
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2009 | A certificação de competências dos Adultos”, Jornadas Anuais do Instituto de Orientação profissional | A certificação de competências dos Adultos - Jornadas Anuais do Instituto de Orientação profissional
Universidade de Lisboa - IOP (Lisboa, Portugal)
|
2008 | Aprendizagem ao Longo da Vida na União Europeia - Mesa/ Grupo de Discussão | II Conferência Internacional “Educando o Cidadão Global. Globalização, Educação e Novos Modos de Governação.
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal)
|
2008 | Lifelong Learning in European Union: Discourses, concepts and evidence in practice (Round Table) | ECER 2008 - European Conference on Educational Research
ECER (Goteborg, Sweden, Sweden)
|
2008 | Novos públicos no Ensino Superior em Portugal. Contributos para uma problematização. | III Seminário Luso-Brasileiro 2008: Trabalho, Educação e Movimentos Sociais Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação,
UL
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2002 | Do Porquê e Para Quê do Reconhecimento e Validação de Competências às Questões Metodógicas | Encontro Nacional ANEFA "Reconhecimento de Competências – O Valor do que Aprendemos ao Longo da Vida
ANEFA (Lisboa, Portugal)
|
2001 | As competências no contexto da Educação/Formação ao Longo da Vida | 1º Encontro de Psicologia Aplicada da Universidade Lusíada – Adolescência e Ensino
Universidade Lusíada (lisboa, Portugal)
|
Supervision
Thesis Title Role |
Degree Subject (Type) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2021/01 - 2022/12 | E agora... podemos ir brincar lá fora? A exploração do espaço exterior em Creche e Jardim de Infância.
Supervisor of Tânia Moço da Cruz
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Master)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2022/02 - 2022/11 | A exploração dos espaços exteriores à escola como forma de promover a aprendizagem no 1º Ciclo do Ensino Básico.
Supervisor of Marta Brízio Leitão
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do ensino básico (Master)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2021/01 - 2022/07 | O envolvimento das famílias no contexto de creche e jardim de infância.
Supervisor
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Master)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2020/01 - 2021/12 | Um mundo lá fora. Brincar no espaço exterior em Creche e Jardim de Infância.
Supervisor of Cármen Galvão
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Master)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2020/01 - 2021/07 | Brincar Espontâneo em contexto de Creche e Jardim de Infância.
Supervisor
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Master)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2019/09/01 - 2020/10/26 | A relação com as famílias em Educação de Infância. A importância da colaboração.
Supervisor of Ana Rita dos Santos Oliveira
|
Mestrado em Educação Pré-escolar (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018/09/01 - 2020/10/23 | Brincar e Aprender: quais os contributos para a Educação de infância?
Supervisor of Patrícia Alexandra Palma Metelo
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016/10 - 2019/10 | A brincar também se aprende. A importância de brincar na Educação de Infância.
Supervisor of Diana Isabel Cardoso Fernandes Fiúza
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017/09 - 2019/07 | A Relação com as Famílias em Creche e Jardim de Infância.
Supervisor of Inês Sofia Lança Garcia
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017/09 - 2019/06 | Brincar a céu aberto. A importância de brincar no Espaço Exterior.
Supervisor of Joana Raquel Caetano Batista
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 - 2018 | O Envolvimento das Famílias nas Salas de Creche e Jardim de Infância
Supervisor of Ana Beatriz Marques de Oliveira
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015/09 - 2017/05 | A relação com a família em contexto de creche e jardim de infância.
Supervisor of Vanessa Isabel Almeida Aljustrel
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 - 2017 | A relação com a família em contexto de creche e jardim de infância
Supervisor
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2017 - 2017 | A relação de colaboração com a família em contexto de creche e jardim de infância
Supervisor of Ana Raquel Roboredo Helena Vidó Fraústo
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2015 - 2015/02 | A relação da Creche/Jardim de Infância com a família
Supervisor of Nádia Mártires Correia
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2015 - 2015 | A Relação com a Família nos Contextos de Creche e Jardim de Infância
Supervisor of Mafalda Sofia Gomes da Silva Alves
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2015 - 2015 | A Relação Creche/Jardim de Infância com a Família
Supervisor of Margarida Maria Fernandes Loureiro Paulino
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2014 - 2014/03 | O trabalho em Equipa
Supervisor of Ana Rita Mortágua
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2014 - 2014 | O trabalho colaborativo em Equipa. Concepções e Práticas das Equipas pedagógicas
Supervisor of Joana Rita Ferreira da Silva
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2013 - 2013 | O processo de integração/inclusão de um novo membro nas equipas pedagógicas em contextos de Educação de Infância
Supervisor of Catarina Janeiro
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2011 - 2011 | Formação profissional Contínua em Enfermagem. Caracterização do dispositivo de formação. Estudo de caso. (Projecto de Investigação
do curso de formação avançada em Formação de Adultos)
Supervisor of Alexandre Costa
|
Doutoramento em Educação (Specialization course)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2011 - 2011 | Quem são e como aprendem as equipas das Novas Oportunidades? Projecto de Investigação do curso de formação avançada em Formação
de Adultos
Supervisor of Ana Paula Trigo
|
Doutoramento em Educação (Specialization course)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2011 - 2011 | Quando os jovens começam a trabalhar: percursos de inserção profissional dos diplomados de cursos profissionais. Projecto de Investigação do curso de formação avançada em Formação de Adultos | Doutoramento em Educação (Specialization course)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2011 - 2011 | As competências e a Identidade do mediador de conflitos. O caso do Julgado de Paz de Lisboa. Projecto de Investigação do curso
de formação avançada em Formação de Adultos
Supervisor of Katian Caria
|
Doutoramento em Educação (Specialization course)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2011 - 2011 | O processo de Reconhecimento, Validação e Certicação de Competências. Que implicações para os adultos? Projecto de Investigação
do curso de formação avançada em Formação de Adultos
Supervisor of Filipa Martinho
|
Doutoramento em Educação (Specialization course)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2011 - 2011 | Nova Oportunidade frustrada? Razões para a não continuidade do processo RVCC. Projecto de Investigação do curso de formação
avançada em Formação de Adultos
Supervisor of Cláudia Maria da Fonte Simões
|
Doutoramento em Educação (Specialization course)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2011 - 2011 | Percepções de Ethos e Guettos escolares: os patrimónios individuais (docentes) e os Cursos de Educação e Formação
Supervisor of Henrique Rosa Lopes
|
Curso de Formação Avançada em Formação de Adultos (Specialization course)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2010 - 2010 | Um estudo de práticas pedagógicas visando o desenvolvimento de competências no ensino das Ciências da Natureza
Supervisor of Maria Isabel Paulino
|
Mestrado Ciências da Educação / Educação e Desenvolvimento (Master)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2009 - 2009 | O Conselheiro de Orientação Profissional – Formação e Construção de uma Identidade Profissional
Supervisor of Alda Miguel
|
mestrado em formação de adultos (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2008 - 2008 | Trafaria, a outra Margem
Supervisor of Ana Luisa Domingues
|
Curso de Formação Avançada de Professores (Profissionalização) (Specialization course)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2008 - 2008 | Diversificação e Intensificação da Utilização das TIC no contexto Escolar
Supervisor of Alexandre Cruz
|
Curso de Formação Avançada de Professores (Profissionalização) (Specialization course)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2008 - 2008 | Projecto de Dinamização da Plataforma Moodle
Supervisor of Àgueda Piedade Ramos
|
Curso de Formação Avançada de Professores (Profissionalização) (Specialization course)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2008 - 2008 | Violência e Agressividade no Meio Escolar
Supervisor of Carmén Azedo
|
Curso de Formação Avançada de Professores (Profissionalização) (Specialization course)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2008 - 2008 | Educação Não-Formal. Um contributo para a compreensão do conceito e das práticas em Portugal
Supervisor of Luis Castanheira Pinto
|
Mestrado Educação e Sociedade (Master)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2007 - 2007 | Aprender, Orientando. As aprendizagens dos enfermeiros orientadores em ensino clínico
Supervisor of Marta Pereira
|
mestrado em formação de adultos (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
Event organisation
Event name Type of event (Role) |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2017/06/13 - 2017/06/14 | Portfolios Digitais no Ensino Superior. Metodologia e experimentação (2017/06/13 - 2017/06/14)
Workshop (Co-organisor)
|
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2017/03/21 - 2017/03/25 | “Building ownership of students – empowering assessment and guidance methods”, organização da semana de formação do Projecto
Europeu EEP (Empowering ePortfolio Process) (2017/03/21 - 2017/03/25)
Seminar (Co-organisor)
|
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2017 - 2017 | International Seminar "What triggers students to create eportfolios? Understanding and sharing innovative practices"
Seminar (Other)
|
Erasmus + KA2, Portugal |
2015 - 2015 | Espaços entre Arte e Educação
Seminar (Member of the Organising Committee)
|
UIED & Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal |
2014 - 2014 | Trabalhar (s)em Rede em Educação: dinâmicas de cooperação
Seminar (Member of the Organising Committee)
|
ESE-IPS e UIED (FCT-UNL), Portugal |
2013 - 2013 | Cidades Criativas, Cidades Educadoras
Seminar (Other)
|
ESE-IPS, Portugal |
2008 - 2008 | Os Maiores de 23 Anos no IPS
Seminar (Other)
|
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
Event participation
Activity description Type of event |
Event name Institution / Organization |
|
---|---|---|
2017 - 2017 | A investigação como eixo estruturante da formação de educadoras de infância: caracterização e análise do dispositivo implementado
no Mestrado em Educação Pré-Escolar na ESE-IPS
Seminar
|
Seminário Entre a Teoria, os dados e o Conhecimento, ESE-IPS, 23 Novembro 2017
Escola Superior de Educação, IPS, Portugal
|
2017 - 2017 | Empowering students in Higher Education. Perspectives on ePortfolios’ contributions
Conference
|
EAPRIL 2017
European Association for Practitioner Research on Improving Learning ( EAPRIL), Finland
|
2017 - 2017 | Making Competences visible with ePortfolios. An experience with ePortfolios at ESE-IPS: sharing the International Semester
practices
Seminar
|
International Seminar Making Competencies Visible with ePortfolio
Marino Institute of Education, Ireland
|
2017 - 2017 | How to promote students’ engagement? A collaborative perspective on the creation of ePortfolios
Seminar
|
International Seminar What triggers students to create ePortfolios? Understanding and sharing innovative practices
ESE-IPS, Portugal
|
2016 - 2016 | Mais oportunidades de aprendizagem para estudantes adultos: O caso da Licenciatura em Tecnologia e Gestão Industrial do IPS
Congress
|
3º congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, CNaPES
CNaPES, Portugal
|
2016 - 2016 | Theorizing spaces between art and education: the project 10x10 by FCG
Congress
|
ECER - European Conference on Educational Research
EERA, Ireland
|
2016 - 2016 | Skills Development Package. Meeting of the Project Empowering ePortfolio Process
Seminar
|
Current Best Practices in Engaging ePortfolio Process
Hameen Ammattikorkeakoulu, Finland
|
2016 - 2016 | Composições interdiscursivas com as linguagens pedagógica e artística
Congress
|
XIII Congresso SPCE
SPCE, Portugal
|
2015 - 2015 | Dialogues between pedagogy and arts: perceptions on pedagogical strategies created within the Project 10X10 by FCG (Fundação
Calouste Gulbenkian)
Congress
|
EERA, Hungary
|
2015 - 2015 | Teorizando Espaços entre Arte e Educação: Perspetivas sobre o Trabalho de Investigação
Seminar
|
Seminário Internacional ESPAÇOS ENTRE ARTE E EDUCAÇÃO
UIED / FCG, Portugal
|
2015 - 2015 | Formação Contínua de Professores e construção de saberes pedagógicos em contexto: o projecto 10x10 da Fundação Calouste Gulbenkian
Seminar
|
Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento (III): Investigar práticas em contexto.
ESE-IPS, Portugal
|
2014 - 2014 | Challenging teachers’ continuing professional development: the Project 10X10 by Fundação Calouste Gulbenkian
Congress
|
ECER 2014European Conference on Educational Research
EERA, Portugal
|
2014 - 2014 | Experience, experientiality and complexity: a pertinent discussion to adult education?
Symposium
|
Conference on “Local Change, Social Action and Adult Learning: Challenges and Responses”
ESREA, Portugal
|
2014 - 2014 | Experiential knowledge as a way to becoming: exploring new paths in adult learning
Conference
|
European Conference on Education ECE 2014
IAFOR, United Kingdom
|
2013 - 2013 | Formação ao longo da vida e dinâmicas motivacionais de adultos no Ensino Superior. Considerações metodológicas
Seminar
|
Seminário de Investigação Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento (II): olhares para uma realidade
ESE-IPS, Portugal
|
2013 - 2013 | Higher Education and recognition of prior experiential learning: looking for a knowledge ecology?
Conference
|
ECER 2013 - European Conference on Educational Research
EERA, Turkey
|
2013 - 2013 | The visible and invisible in work and learning. Innovative approaches in Higher Education: linking learning, community and
professional practices
Conference
|
International Conference on Researching Work and Learning (RWL8)
RWL, United Kingdom
|
2012 - 2012 | Lifelong learners and recognition of prior experiential learning: a challenge? EAIR Annual forum 2012
Conference
|
EAIR Annual forum 2012 – Linking research, policy and practice
EAIR - European Higher Education Society, Norway
|
2011 - 2011 | Das Políticas às Práticas Educativas: o Reconhecimento de Adquiridos no Ensino Superior.
Seminar
|
3ºas Jornadas de Educação e Formação de Adultos Em Políticas, Práticas e Investigação
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2011 - 2011 | Learning from experience. The impact of recognition of students prior learning practices on academics
Conference
|
ECER 2011 - Urban Education
EERA, Germany
|
2011 - 2011 | Novos públicos no Ensino Superior em Portugal. Contributos para uma problematização.
Seminar
|
no III Seminário Luso-Brasileiro 2008: Trabalho, Educação e Movimentos Sociais
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2010 - 2010 | Redefining the conceptions of traditional and non-traditional student: a challenge to Higher Education in a Lifelong learning
society?
Conference
|
ECER, EERA, Finland
|
2009 - 2009 | Recognition of prior learning in H.E. in Portugal: presentation of a research design
Conference
|
ECER
EERA, Austria
|
2009 - 2009 | A creditação das aprendizagens informais e não-formais no Ensino Superior. Problemas e Perspectivas
Conference
|
Conferência Internacional sobre a creditação de qualificações não-formais e informais no Ensino Superior
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2009 - 2009 | A certificação de competências dos Adultos”, Jornadas Anuais do Instituto de Orientação profissional
Meeting
|
Jornadas Anuais do Instituto de Orientação Profissional
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2008 - 2008 | Avaliação das Aprendizagens não-formais e informais
Seminar
|
Seminário “Avaliação das Aprendizagens não-formais e informais – da Teoria à Prática”,
IEFP, MTSS, Portugal
|
2007 - 2007 | O reconhecimento da experiência no Ensino Superior. Um estudo de caso nas universidades públicas portuguesas
Conference
|
XV Colóquio da AFIRSE “Complexidade: um novo paradigma para investigar e intervir em educação?”
FPCE-UL, Portugal
|
2007 - 2007 | Higher Education and mature students. A case study on students learning and organizational experience
Conference
|
Society for Research into Higher Education / SRHE Annual Conference - December 2007
SRHE, United Kingdom
|
2006 - 2006 | Higher Education and the Adult motivations towards lifelong learning
Conference
|
Society for Research into Higher Education / SRHE Annual Conference - December 2006
SRHE, United Kingdom
|
2006 - 2006 | Higher Education and knowledge transformation – Adult perspectives about Lifelong Learning
Conference
|
European Conference on Educational Research, ECER 2006
EERA, Switzerland
|
2006 - 2006 | Formação de Adultos e Ensino Superior. Dinâmicas de Aprendizagem ao Longo da Vida
Conference
|
XIV Colóquio da Afirse
Fac. Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2005 - 2005 | Complexité de la Reconnaissance des Acquis et Éducation / Formation
Congress
|
6ème Congrès Européen de Science des Systèmes
Association Française de Science des Systèmes, France
|
2004 - 2004 | Educação/ Formação e Trabalho: uma abordagem educativa sobre a problemática das competências
Conference
|
XIII Colóquio da Afirse/AIPELF, Regulação da Educação e Economia – Organização, Financiamento e Gestão
Ed. Educa / Soc. Portuguesa de Ciências de Educação, Portugal
|
2004 - 2004 | O Reconhecimento e a Validação da Experiência e a Investigação
Conference
|
XIII Colloque da ADMEE Europe – L’Évaluation des Compétences. Entre Reconnaissance et validation des Acquis de l’Expeerience
AFIRSE, Portugal
|
2003 - 2003 | Formação de Adultos, Aprendizagem ao Longo da Vida e mudança educativa
Conference
|
Conferência Internacional Midterm Conference Europe 2003, “Critical Education & Utopia. Emergent perspectives for the 21st
century
International Sociological Association, Portugal
|
2003 - 2003 | L’ Éducation / Formation tout au Long de la Vie et la formation des enseignants et formateurs: nouveaux défis, nouvelles questions?
Conference
|
Colloque International de l’AFIRSE/UNESCO
AFIRSE/UNESCO, France
|
2002 - 2002 | What is Work Process Knowledge? Contribution for the understanding of its development.
Conference
|
ECER 2002
EERA, Portugal
|
2002 - 2002 | Do Porquê e Para quê do Reconhecimento e Validação de Competências às Questões Metodológicas.
Congress
|
Encontro Nacional de Avaliação “Reconhecimento de Competências – o valor do que aprendemos ao longo da vida
ANEFA/DGFV, Portugal
|
2002 - 2002 | As competências no contexto da Educação / Formação ao Longo daVida
Meeting
|
1º Encontro de Psicologia Aplicada “Adolescência e Ensino
Univ. Lusiada, Portugal
|
2002 - 2002 | Do Porquê e Para Quê do Reconhecimento e Validação de Competências às Questões Metodógicas
Meeting
|
Encontro Nacional ANEFA "Reconhecimento de Competências – O Valor do que Aprendemos ao Longo da Vida"
Agência Nacional de Educação e Formação de Adultos, Portugal
|
1998 - 1998 | Competencies, work and training processes: looking for a dynamic coheerence
Meeting
|
Encontro do Projecto Work Process Knowledge
Project WPK, France
|
1997 - 1997 | Formação: que desafios?
Congress
|
Fórum "Emprego, Formação e Trabalho"
Ministério para a Qualificação e o Emprego, Portugal
|
1995 - 1995 | Situações paradoxais no desenvolvimento das novas competências profissionais
Meeting
|
Colóquio Estado Actual da Investigação em Formação
Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação, Portugal
|
Jury of academic degree
Topic Role |
Candidate name (Type of degree) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2022/10/03 | Educar cá fora: a exploração de espaços e materiais em educação de infância.
(Thesis) Arguer
|
Claúdia Filipa Cunha Simões (Master)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2020/09/23 | Indivíduos e organizações aprendentes: Um modelo formativo para PME
(Thesis) Main arguer
|
Ana Catarina Mendes Garcia (PhD)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019/12 | O Educuidar na Creche e no Jardim-de-Infância.
President of the jury
|
Tânia Alexandra Rodrigues Aldeano (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 | A experiência de transição em contexto de creche e Jardim de Infância | Beatriz Costa (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2018 | Reconhecimento de competências no Ensino Superior: uma realidade reconhecida ou a reconhecer?
(Thesis) Main arguer
|
Isabel Sofia Fernandes Moio (PhD)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2018 | Os Museus como Parceiros na Educação e Formação de Adultos.
(Thesis) Main arguer
|
José António de Freitas Campos (PhD)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2018 | A importância de brincar na creche e jardim de infância | Joana Santos (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2018 | O envolvimento das Famílias nas Salas de Creche e Jardim de Infância” | Ana Beatriz Pereira Marques (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2018 | Os Momentos de Transição Entre as Etapas da Rotina Diária na Educação de Infância | Mónica Sofia Condinho (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2017 | A Expressão Musical na Creche e no Jardim de Infância”, Mestrado Educação Pré-Escolar | Andreia Esperança (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2017 | A disciplina na Creche e Jardim-de-Infância – Instauração e regulação | Jennifer da Costa (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2016 | Conceções e Práticas das Educadoras Cooperantes face à Disciplina em Contextos de Creche e de Jardim-de-Infância | Andreia Sofia Portela (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2016 | Os cursos de educação e formação de adultos, nível secundário: impacto e novos desafios | Ana Paula Faria Ferreira (PhD)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2016 | Escolas que trabalham em parceria com Empresas no âmbito da Formação de Adultos e Jovens: um estudo multicaso | Zulmira de Jesus Rodrigues (PhD)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2015 | A Expressão Musical em Creche e em Jardim-de-Infância | Margarida Fonseca Rodrigues (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2015 | A utilização de guiões de texto narrativo, o feedback e textos escritos pelos alunos | Maria Rita Prates Roseta (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2015 | A relação da Creche/Jardim de Infância com a família | Nádia Mártires Correia (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2015 | Os livros de histórias na Creche e no Jardim de Infância | Rafaela Alexandra Gervásio Viegas (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2015 | Momentos de Repouso, actividades sossegadas e relaxação | Telma Ferreira (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2015 | (Catarina Neves) A disciplina na educação de infância | (Master) |
2015 | (Mafalda Sofia Gomes da Silva Alves) A Relação com a Família nos Contextos de Creche e Jardim de Infância | (Master) |
2015 | (Margarida Maria Fernandes Loureiro Paulino) A Relação Creche/Jardim de Infância com a Família | (Master) |
2015 | (Sofia Isabel Da Silva Leitão) A disciplina e a indisciplina na Creche e no Jardim-de-Infância | (Master) |
2014 | A Formação profissional na criação de auto-emprego nas regiões periféricas: cabo Verde — Ilha de Santiago (2005-2010) | Lúcio Cabral Mendes (PhD)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2014 | As actividades lúdicas simbólicas na construção da percepção de si e dos outros. Concepções e práticas das educadoras | Ana Filipa da Mota Viegas (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2014 | A gestão da dimensão afectiva na relação pedagógica | Andreia Filipa Fernandes Pires (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2014 | O trabalho com as famílias. Práticas e concepções de participação na educaçãod e infância | Ana Rita Vaz (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2014 | A Expressão Plástica. A reflexão pedagógica nos momentos de trabalho com a expressão plástica. Uso dos objectos de quotidiano como potenciadores da expressão plástica | Catarina Miranda (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2014 | Expressão Gráfico-Plástica. Concepções e Práticas das Educadoras | Rita Isabel Gomes Mauzinho (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2014 | Relação pedagógica na Creche e jardim de Infância. Clima apoiante. | Sara de Jesus Luiz (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2014 | A Relação entre a Equipa Pedagógica e as Famílias em Creche e Jardim-de-Infância | Marisa Lurdes Bordalo Ferreira (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2014 | A exploração de materiais na creche e no jardim de infância | Ana Rita Ferreira Tavares (Master) |
2014 | A utilização de guiões de texto narrativo, o feedback e textos escritos pelos alunos | Maria Rita Prates Roseta (Master) |
2013 | O impacto do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências de nível secundário: estudo de caso | Filipa Alexandra Monteiro Canelas (PhD)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2013 | Percepções sobre os impactos do processo RVCC a nível pessoal, profissional e social: estudo de caso desenvolvido num CNO, junto de adultos inscritos pelas entidades patronais e adultos inscritos por iniciativa própria | Sandra Sofia Rodrigues Nobre Simplício (Master)
Universidade Aberta, Portugal
|
2012 | FORMAÇÃO PROFISSIONAL NA CRIAÇÃO DE AUTO-EMPREGO NAS REGIÕES PERIFÉRICAS: CABO VERDE – ILHA DE SANTIAGO DE 2005 A 2010 | Lúcio Cabral Mendes (Other)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2012 | A APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA NA INCIATIVA NOVAS OPORTUNIDADES: ENTRE A IGUALDADE E A DESIGUALDADE DE OPORTUNIDADES RUMO AO ENSINO SUPERIOR. UM ESTUDO DE CASO NA REGIÃO NORTE DE PORTUGAL | Sandrina Vieira (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | TRABALHO EM EQUIPA PEDAGÓGICA. CONCEPÇÕES E PRÁTICAS | Isabel Maria da Silva Arrais (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2012 | O Trabalho com as Famílias. A participação e as expetativas das famílias em contextos de Educação de Infância | Sara Cordeiro Duarte Silva (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2012 | O Portefólio: uma aprendizagem integradora da escrita | Teresa Raquel Ramos Cardim (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2012 | TRABALHO DE EQUIPA EM CONTEXTO DE CRECHE E JARDIM DE INFÂNCIA | Andreia Filipa Rodrigues Antunes (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2012 | O trabalho em equipa. A reflexão pedagógica nos momentos de trabalho em equipa | Ana Teresa Gonçalves (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2012 | A adaptação e a Experiência transicional na crèche e no jardim de infância | Ana Raquel Marquês Coelho (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2011 | O processo de Reconhecimento, Validação e Certicação de Competências. Que implicações para os adultos? | Filipa Martinho (Other)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2011 | Formação profissional Contínua em Enfermagem. Caracterização do dispositivo de formação. Estudo de caso | Alexandre Costa (Other)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2011 | (Cláudia Simões) Nova Oportunidade frustrada? Razões para a não continuidade do processo RVCC. | Cláudia Simões (Other)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2010 | Desenvolvimento de competências no ensino das Ciências da Natureza. Um estudo sobre as práticas pedagógicas dos professores. | Isabel Paulino (Master)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2010 | Desenho Técnico e Formação do Trabalhador: um estudo comparado entre o Brasil e Portugal, na Indústria de Automóveis | Ana Rita Sulz (Other)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2010 | Porque ingressam e como se integram no ES os estudantes maiores de 23 anos comparativamente aos estudantes do Acesso Regular | Rita Santos Silva (Master)
Universidade do Porto, Portugal
|
2010 | Quem são e como aprendem as equipas das Novas Oportunidades? | Ana Paula Trigo (Other)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2010 | Maiores de 23 na Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Lisboa: Mudanças e Resistências | Ludovina Rosa (Other)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2010 | Quando os jovens começam a trabalhar: percursos de inserção profissional dos diplomados de cursos profissionais | Catarina Pereira (Other)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2010 | As competências e a Identidade do mediador de conflitos. O caso do Julgado de Paz de Lisboa | Katian Caria (Other)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2009 | O Conselheiro de Orientação Profissional – Formação e Construção de uma Identidade Profissional | Alda Miguel (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2009 | Adultos pouco-escolarizados. Diversidade e interdependência de lógicas de formação | Carmén Cavaco (PhD)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2008 | Educação Não-Formal. Um contributo para a compreensão do conceito e das práticas em Portugal | Luis Pinto (Master)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2008 | Aprender, Orientando. As aprendizagens dos enfermeiros orientadores em ensino clínico”. Marta Pereira, 2007, Mestrado “Educação e Formação de Adultos | Marta Pereira (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2008 | Educação de Adultos: conceitos, fundamentos e representações”, Cecilia Abreu | Cecília Abreu (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2008 | Diagnóstico de Necessidades de Formação Contínua de Professores do 1º ciclo do Ensino Básico. Um estudo sobre as percepções dos promotores e utentes do Concelho de Alenquer | Rui Soares da Costa (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2008 | O Desenho Técnico na Formação Profissional do Trabalhador da Indústria: um estudo sobre competências | Ana Rita Sulz (Other)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2008 | Cuidar em Fim de Vida. Percursos de Aprendizagem de Enfermeiros | Ana Cristina Prata (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2008 | Aprender a Viver num Lar de Idosos | Ana Filipa Damas (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2008 | Pela mão de Ariadne, desenrolando um fio… | Carla Fidalgo (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2007 | A coordenação na construção da identidade pedagógica do sistema de aprendizagem. Estudo de caso no Instituto tecnológico de Cascais | Carlos Picado (Master)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2006 | Recomposição induzida do campo da educação básica de adultos. Lógicas de apropriação local num contexto politico-institucional redefinido | Luis Rothes (PhD) |
Committee member
Activity description Role |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2007/03 - Current | Membro de Conselho Científico
Member
|
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2020/09/10 - 2020/09/12 | Membro da Comissão Científica do XV Congresso da SPCE
Other
|
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal |
2018/10/11 - 2018/10/13 | Membro da Comissão Científica do XIV Congresso da SPCE
Other
|
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal |
2012/01 - 2016/12 | Membro da Comissão de Acompanhamento de Tese da Doutoranda Zulmira Rodrigues
Member
|
Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2012/01 - 2013/12 | Membro da Comissão de Acompanhamento de Tese de Doutoramento de Filipa Canelas
Member
|
Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2008/04 - 2009/09 | Comissão de Especialistas da Formação de Professores, DGES, MCTES
Other
|
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
Consulting
Activity description | Institution / Organization | |
---|---|---|
2011 - Current | Relatório de Assessoria: Balanço do Processo RVC-IPS | |
2010 - Current | Relatório de Consultoria: European Inventory on Validation of Informal and Non-formal learning | |
2010 - Current | Relatório técnico: Relatório do Processo Maiores de 23 anos 2008/09, IPS |
Course / Discipline taught
Academic session | Degree Subject (Type) | Institution / Organization | |
---|---|---|---|
2007/03 - Current | Análise de situações educativas | (Outros) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2007/03 - Current | Pedagogia e Formação ao Longo da Vida | (Outros) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2007/03 - Current | Seminários de Investigação Educacional | (Outros) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2007/03 - Current | Seminário de Investigação e Projecto I | (Outros) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2007/03 - Current | Seminário de Investigação e Projecto II | (Outros) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2007/03 - Current | Formação de Formadores | (Outros) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2007/03 - Current | Formação ao longo da vida | (Outros) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2007/03 - Current | Psicologia da Aprendizagem | (Outros) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2007/03 - Current | Formação e Desenvolvimento Profissional | (Outros) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2020/06/01 - 2020/09/22 | Utilização de Tecnologias Digitais no processo de Ensino-Aprendizagem - Curso de Formação de docentes do Ensino Superior (IPS) Projeto ERASMUS+ KA2 "The system of support for academic teachers in process of shaping soft skills of their students (Soft Skills)" | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | |
2010/09 - 2012/12 | Educação e Formação de Adultos | Doutoramento em Formação de Adultos (Doutoramento) | Universidade de Lisboa, Portugal |
2010/09 - 2012/12 | Seminários de Investigação | Doutoramento em Formação de Adultos (Doutoramento) | Universidade de Lisboa, Portugal |
2004/09 - 2008/12 | Educação e Desenvolvimento | Mestrado Educação e Sociedade (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2004/09 - 2007/09 | Seminários de Investigação | Mestrado em Formação de Adultos (Mestrado) | Universidade de Lisboa, Portugal |
2004/09 - 2007/09 | Educação e Formação de Adultos | Mestrado em Formação de Adultos (Mestrado) | Universidade de Lisboa, Portugal |
2004/09 - 2007/09 | Metodologias de Investigação | Mestrado em Formação de Adultos (Mestrado) | Universidade de Lisboa, Portugal |
2004/09 - 2007/09 | Educação, Formação e Local | Mestrado em Formação de Adultos (Mestrado) | Universidade de Lisboa, Portugal |
Evaluation committee
Activity description Role |
Institution / Organization | Funding entity | |
---|---|---|---|
2009 - Current | Comissão de Especialistas para a Formação de Professores, Direcção Geral do Ensino Superior (DGES) | Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Portugal | |
2008 - Current | Comissão de Especialistas para a Formação de Professores, Direcção Geral do Ensino Superior (DGES) | Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Portugal |
Journal scientific committee
Journal title (ISSN) | Publisher | |
---|---|---|
2011/01/31 - 2018/04/08 | Book Series Challenges in Vocational Education – Theoretical Approaches and Empirical Evidence | Barbara Budrich (http://www.budrich-verlag.de/) |
1904/12/10 - 2012/12/31 | ANAIS da UIED | UIED, FCT-UNL |
2010/03/16 - 2011/03/16 | Revista Mediaç@es | |
2003/03/20 - 2009/12/31 | European Journal of Vocational training |
Other jury / evaluation
Activity description | Institution / Organization | |
---|---|---|
2020 - 2020 | Júri do concurso interno para Professor Coordenador (Área Ciências Sociais), ESE-IPS | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2019 - 2019 | Júri para contratação de Professor Adjunto na área da Pedagogia (ESE-IPS) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2016 - 2019 | Juri de Provas de Língua Portuguesa para acesso aos Mestrados da ESE-IPS | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2011 - 2014 | Presidente do Juri Maiores de 23 Anos da Escola Superior de Educação | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2011 - 2011 | Membro do Júri do concurso de seleção e recrutamento de um técnico superior para a área do Reconhecimento e Validação de Competências | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2009 - 2011 | Membro do Juri de Concurso para Contratação de Doutorados, UIED (FCT-UNL) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2008 - 2011 | Membro do Juri de Avaliação das Candidaturas aos Regimes Especiais de Acesso na Escola Superior de Educação | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2008 - 2010 | Membro do Juri Maiores de 23 Anos da Escola Superior de Educação | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2008 - 2008 | Membro do Júri do concurso de seleção e recrutamento de um técnico superior para a área do Reconhecimento e Validação de Competências | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
Distinctions
Other distinction
2005 | Ph.D Thesis Publication
FCT/MCES/F.C.Gulbenkian, Portugal
|
1996 | M.A. Thesis Publication
Ministério da Educação, Portugal
|