Identification
Personal identification
- Full name
- José Gregório Viegas Brás
Citation names
- Brás, José
Author identifiers
- Ciência ID
- 2310-6E27-5429
- ORCID iD
- 0000-0002-0374-748X
Languages
Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
French | Intermediate (B1) | Intermediate (B1) | Beginner (A1) | Intermediate (B1) | |
English | Beginner (A1) | Intermediate (B1) | Beginner (A1) | Beginner (A1) | |
Spanish; Castilian | Intermediate (B1) | Intermediate (B1) | Beginner (A1) | Intermediate (B1) |
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2014/10/06 - 2017/11/20
Concluded
|
Postdoc Socio History (Pós-doutoramento)
Major in Socio Story
Université Lumière Lyon 2, France
|
Excellent |
2013/09/10 - 2014/06/02
Concluded
|
Post Doc History of Education (Pós-doutoramento)
Major in History of Education
Complejo Asistencial Universitario de Salamanca, Spain
|
Excelente Aprovechamiento |
2013 - 2013
Concluded
|
Curso de verão Sociologia das emoções (Outros)
Major in Sociologia
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
|
2012/06 - 2012/06
Concluded
|
Curso de Verão Teoria e instituições educativas: um percurso diacrónico (Outros)
Major in História da Educação
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
|
2011/07 - 2011/07
Concluded
|
Curso de Verão Filosofia das Emoções (Outros)
Major in Filosofia
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
|
2006/03
Concluded
|
Doutoramento em História da Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
|
1990
Concluded
|
Master in Sciences of Education - Pré Bolonha 4 anos (Mestrado)
Major in Ciências da Educação
Universidade de Lisboa, Portugal
"The homogeneity-heterogeneity of the group class" (THESIS/DISSERTATION)
|
Muito Bom |
1982
Concluded
|
Licenciado em Educação Física ( 5 anos ) - Pré-Bolonha (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
"Para uam Axiologia das Atividades Físicas" (THESIS/DISSERTATION)
|
Académica- 13. Profissional -14,3 |
Affiliation
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2005/10/01 - Current | Associate Professor (University Teacher) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal |
2016 - 2018 | Associate Professor (University Teacher) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal |
Positions / Appointments
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
1995 - 1999 | Membro do Conselho de Redacção da Revista da Sociedade Portuguesa de Educação Física | Sociedade Portuguesa de Educação Física, Portugal |
Others
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2014/01/06 - Current | PÓS- DOC em História da Educação Post PhD History of Education | Universidad de Salamanca, Spain |
1993/09/01 - Current | Associate Professor at the University of Lusophone Humanities and Technology (ULHT) in Lisbon. Ph.D. in History of Education, University of Lisbon. Coordinator of the Research Group Memoirs (CeiED) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2010 - 2023 | Co-Editor da Revista Lusófona de Educação | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Edições Universitárias Lusófonas, Portugal |
Grupo Lusófona, Portugal | ||
2014 - 2016 | Coordenador adjunto do Grupo de Estudos em Educação Colonial e Pós-colonial Comparada da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal |
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal | ||
1997 - 2008 | Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Educação Física Mandato 1995-1997; mandato 2004-2006; mandato 2006 - 2008. Vogal mandato 1995-1997. | Sociedade Portuguesa de Educação Física, Portugal |
Sociedade Portuguesa de Educação Física, Portugal | ||
2001 - 2007 | Membro do Secretariado da Revista Horizonte. Revista de Educação Física e Desporto, Livros Horizonte. | Editora Livros Horizonte, Portugal |
Editora Livros Horizonte, Portugal | ||
1992 - 1994 | Co-autor dos Programas Nacionais de Formaçäo Técnica de Desporto - Desporto I, II e III (1º módulo 1992; 2º módulo 1993; 3º módulo 1994). Ministério da Educação | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal | ||
1990/09/01 - 1993/08/31 | Requisitado pela Direcção Geral do Ensino Básico e Secundário para trabalhar na Direcção de Serviços de Formação de Professores, no âmbito da Reforma Curricular - 1990 a 1993 | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal | ||
1987/09/01 - 1990/08/31 | Docente na Escola Superior de Educaçäo de Santarém Professor in Higher school of Education of Santarém | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
1987 - 1988 | Consultor do Grupo de Programas que integrou a Reforma Curricular (1987-1991) - elaboração dos programas nacionais de Educação Física, do 1º ao 12º ano de escolaridade (1989). | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
Projects
Contract
Designation | Funders | |
---|---|---|
2022 - 2024 | E depois da pandemia? Recuperação, permanências e mudanças no ensino básico em Portugal
(RePeME) ILIND/F+/EI/03/2022
Researcher
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
|
ILIND - Universidade Lusófona
Ongoing
|
2019/10/01 - 2022/07/31 | CriThink - Academy of Modern Senior - Critical Thinking for seniors Erasmus + (2019-2021)
Researcher
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
|
Concluded
|
2019/10/01 - 2022/07/07 | TASK21 | EdTEch and AI for Essential Skills in the 21st Century
2019-1- FR01-KA203-063063
Researcher
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
|
Erasmus
Concluded
|
2020 - 2021 | Projeto Semente. Língua pra quê te quero?!
CeiED
Researcher
ILIND - Universidade Lusófona, Portugal
|
Concluded
|
Other
Designation | Funders | |
---|---|---|
2010 - 2013 | Percursos do Associativismo e Sindicalismo Docente em Portugal (1890-1990)
Ref: PTDC/CPE-PEC/103101/2008
Researcher
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
Outputs
Publications
Book |
|
Book chapter |
|
Conference abstract |
|
Conference paper |
|
Edited book |
|
Journal article |
|
Journal issue |
|
Newspaper article |
|
Online resource |
|
Other
Other output |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2022/02/25 | O Académico - memórias e desafios no campo de luta estudantil | Prensa Pedagogica
(Spain)
|
2021/09/21 | O cuidar como preceito ético. Conferência na Abertura do ano letivo da Escola Superior de Educação da Lusofonia. (Lisboa, Set 2021). |
(Portugal)
|
2021/07/06 | O Poder da Razão no Imaginário Educativo da Revolução Liberal: a sacralização do cidadão |
(Portugal)
|
2021/06/15 | O Valor da Vida e a Prática da Atividade Física -- O Centro Universitário INTA – UNINTA |
(Brazil)
|
2021/06/06 | O Nascimento da Infância e a Invenção da Profissão Professor- O Centro Universitário INTA – UNINTA, |
(Brazil)
|
2021/06/01 | História do Corpo - O Centro Universitário INTA – UNINTA, |
(Brazil)
|
2021/05/18 | História como Psicanálise do erro no Conhecimento Científico - O Centro Universitário INTA – UNINTA, |
(Brazil)
|
2021/04/22 | A “Educação” e a Fabricação da (Des)Humanidade - O Centro Universitário INTA - |
(Brazil)
|
2016/11 | Da tradição à inovação curricular da Escola Nova |
Centro Cultural de Belém - ULHT (Lisboa, Portugal)
|
2016/01 | O efeito da contaminação pedagógica: Froëbel em Portugal. |
Faculdade Psicologia Ciências EDucação -Universidade Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2016/01 | O Nascimento do Purgatório do Corpo em Gil Vicente | Conferência Internacional Educação Comparada para além dos números
Centro Cultural de Belém - ULHT (Lisboa, Portugal)
|
2016 | A Escola Nova como um novo jogo de relações de Saber-Poder. |
Instituto Politécnico de Castelo Branco (Castelo Branco, Portugal)
|
2016 | Memória(s) lexical(is) e cultural(is) do francês na cultura portuguesa |
Universidade Lusófona Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal)
|
2015 | O dominio do risco: a produçao da verdade republicana. |
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2015 | A escrita Científica. |
ULHT (Lisboa, Portugal)
|
2014/02/01 | Educar o sentir e os sentidos do desenvolvimento. Educate the feel and the directions of development |
Faculdade de Psicologia na Universidade de Lisboa ( (Portugal)
|
2013/09/12 | Oportunidades perdidas, oportunidades renovadas: formação de adultos em debate. | VI Congresso Luso-Brasileiro que decorreu
Faculdade de Psicologia na Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2013/04/12 | Os poderes e saberes da Língua portuguesa |
Escola Superior de Educação de Santarém (Santarém, Portugal)
|
2013/01/31 | Os discursos dos professores: como a classe docente se pensou em finais da Monarquia. |
Faculdade de Psicologia na Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2013 | Biopolítica e direitos do homem | XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Portugal)
|
2013 | Configurações da língua portuguesa: suas configurações com a imprensa. | Seminário Internacional de História das disciplinas Escolares
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal)
|
2013 | Biopolítica e direitos do homem |
Universidade do Minho (Portugal)
|
2012/09 | L’Association du Magistère Secondaire Officiel du Portugal (1904-1928): son rôle dans la construction du corps enseignant du lycée |
Université de Lyon2 (Lyon, France)
|
2012/07 | O imaginário do movimento associativo docente em meados de oitocentos (1856-1862). | IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação
FPCE (Lisboa, Portugal)
|
2012/06 | A construção de um Corpo Histórico: a civilidade como estrutura de significação simbólica. |
CEINCE & Universidad Europea Miguel de Cervantes (Spain)
|
2012/05 | A universidade portuguesa: o abrir do fecho de acesso o caso dos maiores de 23 anos |
Universidade Federal da Paraíba (Paraíba, Brazil)
|
2012/02/02 | O poder do saber da educação física na arena parlamentar da I República. Le pouvoir du savoir de l'éducation physique dans l'arène parlementaire de la Première République. |
Faculdade de Psicologia na Universidade de Lisboa (Portugal)
|
2010 | A gestão da alma pública |
Universidade Federal de S. Luís do Maranhão (S. Luís do Maranhão, Brazil)
|
Event organisation
Event name Type of event (Role) |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2021/07/20 - Current | Membro da Comissão organizadora do XIV Congresso IberoAmericano de História da Educação (CIHELA). Revolução, Modernidade e
Memória. Caminhos da História da Educação, Lisboa, 20 a 23 de Julho de 2021. (2021/07/21 - 2021/07/23)
Congress (Co-organisor)
|
Universidade de Lisboa, Portugal |
2021/04/05 - Current | Comissão organizadora do Congresso Comemoração do Bicentenário da Revolução de 1820: A Nova Gramática do Desenvolvimento (ULHT,
abril, 2021) (2021/04/26 - 2021/04/27)
Congress (Co-organisor)
|
|
2021/10/28 - 2021/10/29 | Membro da Comissão organizadora II Congresso Internacional, Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania, a realizar nos dias 28
e 29 de Outubro de 2021 (2021/10/28 - 2021/10/29)
Congress (Co-organisor)
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
Conference scientific committee
Conference name | Conference host | |
---|---|---|
2010/12 - Current | Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Brasil | |
2010 - Current | Universidade Federal da Paraíba –Brasil | |
2010 - 2010/12 | Universidade Federal da Paraíba –Brasil |