???global.info.a_carregar???
Fernanda Paula Maia Pinheiro, Gabinete de Avaliação e Qualidade do Politécnico de Leiria (desde dezembro 2019). Bolseira de Investigação no(a) Instituto Politécnico de Leiria, com habilitação académica de mestrado nos projetos ERASMUS+: ACCESS4ALL – Laboratory for Policies and Practices of Social Development in Higher Education (2016-2019) e MCCPD – Un Marco Común de Competencias Profesionales Docentes (2016-2018). Co-autora do Estudo de Avaliação dos Institutos Superiores Politécnicos Portugueses (2018-2019), O Impacto Económico do Politécnico de Leiria no Desenvolvimento da Região - Ano letivo 2017/2018 e do Livro Verde “Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior” (2018). Possui 2 capítulo(s) de livros e 1 livro(s): "Access4All: Policies and Practices of Social Development. In Higher Education" (2019), "Innovations in Higher Education Teaching and Learning (in Strategies For Facilitating Inclusive Campuses in Higher Education: International Perspectives on Equity and Inclusion -2019 ) e "Good Practices and Experiences for Inclusion in Portugal" (in The Social Dimension of Higher Education in Europe - Issues, Strategies and Good Practices for Inclusion, 2020). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais: Sociologia e Ciências da Educação.
Identification

Personal identification

Full name
Fernanda Paula Maia Pinheiro

Citation names

  • Pinheiro, Fernanda Paula
  • Pinheiro, Fernanda
  • Pinheiro, F.

Author identifiers

Ciência ID
2310-784D-0788
ORCID iD
0000-0002-2969-7249

Email addresses

  • fernanda.pinheiro@ipleiria.pt (Professional)

Telephones

Mobile phone
  • 934478785 (Personal)
Telephone
  • 244830010 Ext.: 800223 (Professional)

Knowledge fields

  • Social Sciences - Sociology
  • Social Sciences - Educational Sciences

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese (Mother tongue)
English
Spanish; Castilian
Education
Degree Classification
2021/09/17 - 2024/12/30
Ongoing
Doutoramento de Sociologia (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
2007/10/01 - 2013/10/28
Concluded
Ciências da Educação (Mestrado)
Major in Gestão da Formação e Administração Educacional
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Gestão da Formação e Administração Educacional – Via científica – “Orientação Profissional ao Longo da Vida: Contributo para a compreensão do papel do Serviço Público de Emprego”." (THESIS/DISSERTATION)
Muito Bom
1992/10/01 - 1996/12/30
Concluded
Sociologia (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, Portugal
Bom
Affiliation

Other Careers

Category
Host institution
Employer
2019/12/30 - Current Técnico Superior (Técnico Superior) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2014/04/01 - 2015/11/30 Técnico Superior (Técnico Superior) Município da Figueira da Foz, Portugal
2008/01/02 - 2012/01/31 Técnico Superior (Técnico Superior) Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
(...)
2001/11/05 - 2008/12/28 Técnico Superior (Técnico Superior) Associação Fernão Mendes Pinto, Portugal
Associação Fernão Mendes Pinto, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
2016/10/17 - Current Bolseira de Investigação Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2020 - 2022/12/30 Projeto 100% in - Inovação Social para Inclusão Integral de Estudantes com Necessidades Específicas
POISE – 03-4639-FSE-000718
Technical development
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Portugal 2020 - Portugal Inovação Social
Ongoing
2016 - 2018/10/30 Quadro Europeu Comum de Referencia para a Docência
2015-1-ES01-KA201-015941
Research Fellow
Centro Autonómico de Formación e Innovatión, Spain
2016 - 2018/08/30 Access4all
2015-1-ES01-KA203-015970
Research Fellow
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Concluded
Outputs

Publications

Book
  1. Pinheiro, Fernanda Paula. The Social Dimension of Higher Education in Europe. Brill $\vert$ Sense. 2020.
    10.1163/9789004446304
  2. Pinheiro, Fernanda Paula. Impacto Económico do Politécnico de Leiria no Desenvolvimento da Região - Ano letivo 2017/2018. Leiria, Portugal: Politécnico de Leiria. 2019.
    Published
  3. Pinheiro, Fernanda. Livro Verde sobre Responsabilidade social e instituições de ensino superior. Portugal. 2018.
Book chapter
  1. Pinheiro, Fernanda Paula. "La gestión de los centros educativos en situación de confinamiento en Portugal". Barcelona, Spain: EDO-SERVEIS - Universitat Autònoma de Barcelona, 2021.
    Published
  2. "Educación Superior y Pandemia. Aprendizajes y buenas prácticas en Portugal". In Educación Superior y Pandemia. Aprendizajes y buenas prácticas en Iberoamérica. Barcelona, Spain: Barcelona EDO-SERVEIS - Universitat Autònoma de Barcelona 2021, 2021.
    Published
  3. Pinheiro, Fernanda Paula. "Good Practices and Experiences for Inclusion in Portugal". In The Social Dimension of Higher Education in Europe, 104-115. Brill | Sense, 2020.
    10.1163/9789004446304_006
  4. Pinheiro, Fernanda. "Innovations in Higher Education Teaching and Learning - Volume 17". In Strategies For Facilitating Inclusive Campuses in Higher Education: International Perspectives on Equity and Inclusion. United Kingdom, 2019.
    10.1108/S2055-364120190000017005
  5. Pinheiro, Fernanda Paula. "Access4All: Policies and Practices of Social Development in Higher Education". 55-69. Emerald Publishing Limited, 2019.
    10.1108/s2055-364120190000017005
  6. Pinheiro, Fernanda. "Las Redes como dispositivos para la gestión educativa en Portugal". Spain, 2018.
Conference abstract
  1. Pinheiro, Fernanda. "ACCESS4ALL: promover a inclusão e a inovação social no Ensino Superior". 2018.
Journal article
  1. Pinheiro, Fernanda Paula. "Managment of research in the University of Leiria (Portugal)". 10 (2020): 74-82. http://ojs.cfe.edu.uy/index.php/gestionarte/article/view/553.
    Open access • Published
Online resource
  1. Pinheiro, Fernanda Paula. LA GESTIÓN DE LA RESPONSABILIDAD SOCIAL EN LAS UNIVERSIDADES IBEROAMERICANAS. 2019. https://ddd.uab.cat/record/219318.
Working paper
  1. Pinheiro, Fernanda Paula. 2019. "Uma abordagem ao impacto dos institutos politécnicos em Portugal – 2017". Working Paper.
    https://doi.org/10.25766/cdpz-e481

Other

Other output
  1. Abandono Escolar: nos concelhos de Cantanhede, Mealhada, Montemor-o-Velho e Penacova”. Estudo realizado pela Associação Fernão Mendes Pinto para a ADELO, Maio 2003.. 2004. Pinheiro, Fernanda Paula.
  2. MIC – Manual Interativo de Cidadania: Recursos Didáticos. Recursos Didáticos para formandos e formadores.. 2003. Pinheiro, Fernanda Paula.
Activities

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2018/05/04 - 2018/05/05 Co-autora e co-oradora da comunicação intitulada “Access4all: promover a inclusão e a inovação social no Ensino Superior” na Conferência Internacional – Investigação, Práticas e Contextos em Educação realizada nos dias 4 e 5 de maio de 2018, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria.
2007/05/15 - 2007/05/15 Oradora nos Encontros de Inverno II: “Perspetivas de Animação: Aprender de outra Maneira/2007, na Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico de Coimbra e A.P.D.A.S.C. (Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação Sociocultural) – Delegação Regional do Centro.
Conference
Perspetivas de Animação: Aprender de outra Maneira

Conference scientific committee

Conference name Conference host
2021/09/01 - 2021/11/30 CLABES - X Congreso Latinoamericano sobre el Abandono en la Educación Superior MEDELIN, COLOMBIA

Other jury / evaluation

Activity description Institution / Organization
2007/03/01 - 2010/03/31 Centro de Formação Profissional de Aveiro; CEARTE, Coimbra - Promover o reconhecimento social das competências validadas e certificadas do candidato. Cooperar com os restantes atores do processo de RVCC. Assegura a confidencialidade das informações referentes a cada candidato. Contribuir para a rede de parcerias estratégicas com outras entidades.