Identification
Personal identification
- Full name
- Susana Sousa-Dias
Citation names
- Sousa Dias, Susana
- de Sousa Dias, Susana
- Macedo, Susana de Sousa Dias
- Dias, Susana de Sousa
Author identifiers
- Ciência ID
- 2414-A628-6F0B
- ORCID iD
- 0000-0001-8625-7744
Email addresses
- s.sousadias@belasartes.ulisboa.pt (Professional)
Telephones
- Telephone
-
- 213252100 (Professional)
Addresses
- Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Largo da Academia Nacional de Belas-Artes, 1249-058 L, Lisboa, Lisboa, Portugal (Professional)
Languages
Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
French | Proficiency (C2) | Proficiency (C2) | Advanced (C1) | Proficiency (C2) | |
English | Proficiency (C2) | Proficiency (C2) | Advanced (C1) | Proficiency (C2) | |
Spanish; Castilian | Intermediate (B1) | Proficiency (C2) | Intermediate (B1) | Upper intermediate (B2) |
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2014
Concluded
|
Belas-Artes, especialidade de Audiovisuais (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
"Abrir a História: a Imagem de Arquivo e o Movimento Desacelerado. Um estudo teórico-prático a partir dos filmes Natureza
Morta e 48 " (THESIS/DISSERTATION)
|
Aprovada com Distinção e Louvor por unanimidade |
2011 - 2012
Attended
|
Études Cinématographiques et Audiovisuelles (Doutoramento)
Université Sorbonne Nouvelle-Paris 3, France
|
|
2008 - 2011
Attended
|
Ésthétique, Sciences et Technologies des Arts - Option Arts Plastiques (Doutoramento)
Université Paris 8, France
|
|
2005
Concluded
|
Estética e Filosofia da Arte (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"Do Inventário à Invenção. Cinema — Arquivo — Memória" (THESIS/DISSERTATION)
|
Muito Bom por unanimidade (nota máxima) |
2002
Concluded
|
Atelier d’Ecriture Documentaire et Archives (Curso médio)
Major in Cinema
La Fémis, France
|
|
2002
Concluded
|
Archidoc: Séminaire Européen Documentaire et Archives (Outros)
La Fémis, France
|
|
2001
Concluded
|
Never stand up in a Canoe (hybrid installation and performance) (Outros)
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
|
|
2000
Concluded
|
South by Southwest in Lisbon, Screenwriting Seminars (Outros)
Magica em colaboração com o programa Media II da União Europeia e ETIC., Portugal
|
|
1995
Concluded
|
European Course Forum in Interactive Multimedia (Outros)
CITE - Center for International Technology and Education, London College of Printing, United Kingdom
|
|
1994
Concluded
|
4th Screenwriting Workshop (Outros)
Sources, United Kingdom
|
|
1991
Concluded
|
Artes Plásticas-Pintura (Licenciatura)
Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, Portugal
|
|
1989 - 1990
Concluded
|
Estágio de Produtora Executiva e Assistente de Realização (Outros)
RTP, Portugal
|
|
1981 - 1984
Attended
|
Educação Musical (Outros)
Escola de Música do Conservatório Nacional, Portugal
|
|
1984
Concluded
|
Cinema (Bacharelato)
Major in Imagem
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
|
|
1980 - 1982
Attended
|
Engenharia Electrónica e de Telecomunicações (Bacharelato)
Instituto Politécnico de Lisboa Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Portugal
|
|
1979 - 1981
Concluded
|
Curso de Jazz - Piano (Outros)
Escola de Jazz do Hot-Club, Portugal
|
Affiliation
Science
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2014 - Current | Researcher (Research) | Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal |
Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal | ||
2013 - Current | Researcher (Research) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História Contemporânea, Portugal | ||
2014 - 2016 | Researcher (Research) | Université Sorbonne Nouvelle-Paris 3 UFR Arts et Médias, France |
Laboratoire International de Recherches en Arts (LIRA), France | ||
2011 - 2014 | Researcher (Research) | Université Sorbonne Nouvelle, IRCAV - Institut de recherche sur le cinéma et l'audiovisuel, France |
Université Sorbonne Nouvelle-Paris 3, France | ||
2009 - 2011 | Researcher (Research) | Arts des Images & Art Contemporain (AIAC), Université Paris 8, France |
Université Paris 8 UFR Arts Philosophie Esthétique, France |
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2014/01/01 - Current | Assistant Professor (University Teacher) | Universidade de Lisboa, Portugal |
2001 - 2014 | Assistant (University Teacher) | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2005/06 - 2005/06 | Visiting Professor (University Teacher) | Universität der Künste, Germany |
1999 - 2001 | Invited Associate Professor (University Teacher) | Universidade Moderna, Portugal |
1998 - 2000 | Associate Professor (University Teacher) | Universidade Lusófona, Portugal |
1999 - 1999 | Visiting Teacher (Polytechnic Teacher) | Jyväskylä Polytechnic, Finland |
1993 - 1998 | Teacher Coordinator (Polytechnic Teacher) | Instituto Superior de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
Positions / Appointments
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2023 - Current | Coordenadora do Grupo de Investigação em Arte Multimédia do CIEBA | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2018 - Current | Coordenadora Científica do Acervo de Arte Multimédia | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2016 - 2020 | Membro do Conselho Científico | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2014 - 2019/02 | Coordenadora do 3.º Ciclo de Arte Multimédia | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2013 - 2016 | Membro do Conselho Pedagógico | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2012 - 2014 | Membro do Conselho Curatorial | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2006 - 2008 | Membro do Conselho Directivo | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2006 - 2008 | Coordenadora do Programa Erasmus | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2004 - 2006 | Vice-Presidente do Conselho de Leitura | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
1998 - 1999 | Subdirectora do Curso de Design | Universidade Lusófona, Portugal |
1993 - 1998 | Subdirectora do Curso de Design | Instituto Superior de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
Others
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2018/02 - 2018/02 | Visiting Artist | University of California Santa Cruz, United States |
Film & Digital Media Faculty, United States |
Projects
Grant
Designation | Funders | |
---|---|---|
2023/04 - 2023/09 | DAAD Berliner Künstlerprogramm - The DAAD Artists-in-Berlim Program
12345
Artista-Investigador
DAAD-German Academic Exchange Service, Germany
|
|
2022 - 2022 | MacDowell Fellowship |
Concluded
|
2009 - 2010 | Ações Integradas Luso-Francesas
TC-01/11
PhD Student Fellow
Université Paris 8, France
Universidade de Lisboa, Portugal |
|
2001 - 2004 | PRODEP III
12348
Master Student Fellow
PRODEP III, Programa de Desenvolvimento Educativo para Portugal, Portugal
|
Concluded
|
Contract
Designation | Funders | |
---|---|---|
2021/01/13 - 2023/07/12 | PHILDOC: PHILOSOPHY AND DOCUMENTARY FILM. MEDIATING THE REAL
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Filosofia, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2022 - 2023 | Território QR
16717 Território QR
Principal investigator
|
Concluded
|
2017 - 2023 | The Photographic Impulse: Measuring the Colonies and the Colonial Bodies. The Photographic and Filmic Archive of the Portuguese
Geographic and Anthropologic Missions
Researcher
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Comunicação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2011/01/01 - 2013/12/31 | Projecto Estratégico - UI 4042 - 2011-2012
PEst-OE/EAT/UI4042/2011
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
Outputs
Publications
Book chapter |
|
Dictionary entry |
|
Exhibition catalog |
|
Journal article |
|
Magazine article |
|
Newspaper article |
|
Preface / Postscript |
|
Artistic / Performance
Artistic exhibition |
|
Curatorial / Museum exhibition |
|
Video recording |
|
Visual artwork |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2024/06 | The Rhythms of Revolt - Invitation from UC Berkeley on behalf of the International Consortium for Critical Theory Programs (ICCTP) | The Rhythms of Revolt
UC Berkeley (Tunes, United States)
|
2023 | Tuesday session #1 | Tuesday session #1
DAAD Galerie (Berlim, Germany)
|
2023 | Fordlândia | Fordlândia e os Cinemas Amazónicos
Universidade Federal Fluminense (Niterói, Brazil)
|
2022 | Epistemic Media: Atlas, Archive, Network | The NECS 2022 Conference
(Bucareste, Roménia)
|
2022 | Le documentaire politique au Portugal | Festival de História da Arte
(França, France)
|
2022 | A política do deslocamento e o método da residência | Pensive Images and Soundscapes of Forgetting: A Conversation Between Malin Wahlberg and Susana de Sousa Dias on the Phenomenology
of Cinema and Gestures of Resistance in Documentary Art (Plenary session)
(United Kingdom)
|
2021 | WOMANART -Mulheres, Artes e Ditadura. Os casos de Portugal, Brasil e países africanos de língua portuguesa | Conferência Internacional Womanart
(Portugal)
|
2021 | X Encontro anual da AIM (Associação de Investigadores da Imagem em Movimento) |
Associação de Investigadores da Imagem em Movimento
|
2020 | Sensory Ethnography Lab, filmic work presentation | Class of Verena Paravel and Luciano Castaing-Taylor.
Harvard University (Cambridge, United States)
|
2020 | Acções de Erodir: Susana de Sousa Dias e Emília Tavares em conversa. | "Acções de Erodir" Seminar
Laboratório de Estudos e Experimentações em Artes e Audiovisual (LEEA), Universidade Federal do Ceará (Fortaleza, Brazil)
|
2020 | Conversation on Fordlandia, cinema, ruins, modernization | Aesthetic and Extractivism
Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brazil)
|
2020 | Fordlandia Malaise with and by Susana de Sousa Dias | LATEX – Critical Inflections on (Neo)Extractivism in Latin America
ICI Berlin Institute for Cultural Inquiry (Germany)
|
2019 | Imagens fortes, memórias fracas: o outro lado de uma imagem | Towards a political History of Photography
Museo Reina Sofia (Madrid, Spain)
|
2019 | Les Blank Lecture: Susana de Sousa Dias | Les Blank Lecture
Art Museum & Pacific Film Archive (Berkeley, United States)
|
2018 | Ecstatic Truth | Ecstatic Truth, Making Sense Between Fantasy and Fact
Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
|
2018 | Arqueologia da memória, pontos cegos do arquivo | O que é o arquivo?
Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema (Lisboa, Portugal)
|
2018 | Fordlandia Malaise: a cidade como arquivo | City of Light, Para além das Luzes,
Culturgest (Lisboa, Portugal)
|
2018 | O Arquivo abissal: processos de criação | Colóquio Fotografia e Imagem: arquivos e outras memórias
Universidade Federal do Pará (Belém, Brazil)
|
2018 | Resisting the Archive | Post-Realism Seminar #15
University of California, Santa Cruz (Santa Cruz, United States)
|
2018 | Imágenes a Traves. 48 e Luz Obscura | Imágenes a Traves. Reflexiones sobre Imágenes en Conflicto
Centro Huarte — Centro de Produção de Arte Contemporânea (Pamplona, Spain)
|
2018 | Para Além da Idade das Luzes: Mudanças Sísmicas, Imagética Urbana |
Culturgest, IHA, FSCH-UNL e Goldsmiths University of London. (Portugal)
|
2018 | «Fordlandia, la futurabilité d¿une ville», Fordlandia, an Archive à Ciel Ouvert |
La Colonie, org. Université Paris 1, Panhtéon-Sorbonne (Paris, France)
|
2017 | "Désordres vocaux et configurations narratives: enregistrer un témoin" La Vie des Histoires. Le témoin filmé. International Seminar org. by EUROM, International Observatory on Memories and Universidade de Barcelona, Filmoteca de Barcelona, Fundació Tapiès. With Susana de Sousa Dias, Emmanuel Alloa, Susan Meiselas, Fina Birulés, Liat Benhabib, Carles Guerra, Arturo Lozano, Marta Marín Dòmine, Arnaud des Pallières, Manuela Morgaine, Vicente Sánchez-Biosca, Nancy Berthier, Esther Shalev-Gerz. | La vie des histoires. Le témoin filmé
Universidade de Barcelona (Barcelona, Spain)
|
2017 | Imagens de Poder: Arquivo e contra-arquivo | Seminário Internacional Pensar lo Real
Universidade Javeriana (Bogotá, Colombia)
|
2017 | «Dissent!» a conversation with Susana de Sousa Dias | Figures of Dissent
STUK Art Center (Lovaina, Belgium)
|
2017 | Territories of Memory with Ruth Beckermann, Susana de Sousa Dias e Sergei Loznitsa, org. Alice Leroy | Memory of Territories, Territories of Memory
États Généraux du Film Documentaire (Lussas, France)
|
2017 | What can an image do? with Susana de Sousa Dias, Eric Baudelaire, Naeem Mohaiemen, María Palacios Cruz, belit sag, e Akram Zaatari. Organised by Aily Nash | What can an image do? II International Film Seminar
Tabakalera - Centro Internacional de Cultura Contemporânea (San Sebastian, Spain)
|
2017 | Doc Think Tank: Updating the Archives | Doc Think Tank: Updating the Archives
Visions du Réel International Film Festival (Nyon, Switzerland)
|
2016 | O retrato familiar sob condições adversas: prisão e clandestinidade | El Sentido en Las Imagenes, antropologia, cine y fotografia
UNED-Universidad Nacional de Educación a Distancia (Palma de Mallorca, Spain)
|
2015 | O tempo escavado: usos do arquivo em Luz Obscura | Colóquio internacional de cine documental: Exploraciones de lo Real
Universidad Andina Simón Bolívar (Quiuto, Ecuador)
|
2015 | Luz Obscura, Conferência magistral | Conferência magistral
Museu Antropológico de Arte Contemporânea (Guayaquil, Ecuador)
|
2014 | O que fazem as imagens? A dimensão processual e actuante das fotografias dos presos políticos portugueses | Seminário Internacional «A Pesquisa em Arquivos»
Centro Cultural da Justiça Federal e Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brazil)
|
2014 | Processos de investigação e realização a partir de arquivos | Arquivos da Ditadura
Centro Cultural Justiça Federal (Rio de Janeiro, Brazil)
|
2014 | Cinema and the Angel of History | Internacional Conference Cinema and philosophy: «Thinking Time and Reality through Film», org. José Manuel Martins and Christine
Reeh
Centro de Filosofia, Universidade de Lisboa e Biblioteca Nacional (Lisboa, Portugal)
|
2014 | Documentário Expandido: o caso da instalação "Natureza Morta | Stilleben" | Colóquio Internacional « Pós-Fotografia e Pós-Cinema: O Devir das Imagens Contemporâneas da Arte», coord. Philippe Dubois
e Beatriz Furtado
Université Sorbonne-Nouvelle and Universidade Federal do Ceará (Fortaleza, Brazil)
|
2013 | Trabalhar a memória sensível a partir dos arquivos fotográficos da polícia política portuguesa |
Universidade Paris-Sorbonne (Paris 4) (France)
|
2013 | O uso das imagens de arquivo da ditadura portuguesa | Seminário Le récit à l'épreuve du passé: images d'archive et témoignages
EHEHI-Casa de Velázquez, AFM-Casa de Velázquez, Centre de Recherche Ibérique et Ibéro - Américaine (Université de Paris Ouest
Nanterre - La Défense) (France)
|
2012 | Corpos Estranhos | Art & Gender, Colloquium
Faculty of Fine Arts, Lisbon University (Portugal)
|
2011 | Figuras de la aflicción humana | Figuras de la aflicción humana
Museu Valencia` de la Il·lustracio´ i de la Modernitat (MuVIM), Universidad Internacional Valenciana, Universitat de Vale`ncia
e Universitat Polite`cnica de Vale`ncia (Spain)
|
2011 | “Talking Voices & Looking Heads: Documentary Devices in Question”, Visible Evidence | “Talking Voices & Looking Heads: Documentary Devices in Question”, Visible Evidence
TISCH SCHOOL OF THE ARTS. New York University (United States)
|
2011 | Dialogues: archives et histoire. De l'image fixe au film: théories et pratiques | Dialogues: archives et histoire. De l¿image fixe au film: théories et pratiques
Institut National d’Histoire d’Art, org. Université Paris 1, Pantheon-Sorbonne et Université Paris 10 (Paris, France)
|
2011 | Documentary Now! Conference on the Contemporary Contexts and Possibilities of the Documentary | Documentary Now!
University of Westminster (Londres, United Kingdom)
|
2010 | Natureza Morta: processos de realização | 10.ª Conferência Internacional de Documentário
Cinemateca Brasileira, Universidade de São Paulo e Festival É Tudo Verdade (Brazil)
|
2010 | Stillness and Movement, History and Memory | Conferência Internacional Visible Evidence
Universidade Bogazici (Turkey)
|
2010 | 48: processus de réalisation | Masterclass
Université d'été, La Fémis, École Nationale Supérieure des Métiers de l'Image et du Son (Paris, France)
|
2009 | Blurring Boundaries: Art, Cinema and Documentary | Blurring Boundaries: Art, Cinema and Documentary
Universidade de Galatasaray (Turkey)
|
2007 | Espaço e Tempo na videoarte | Espaço e Tempo na videoarte
Universidade de Salamanca (Spain)
|
2007 | Natureza Morta |
University College Dublin, Instituto Cervantes e Instituto Camões.
|
Supervision
Thesis Title Role |
Degree Subject (Type) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2022 - Current | Marandúa
Supervisor
|
Arte Multimédia (PhD)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2022 - Current | De um ecrã para o outro: um estudo teórico-prático sobre narrativas intermediais
Supervisor
|
Artes Performativas e da Imagem em Movimento (PhD)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2021 - Current | Cinema e as Cidades Invisíveis: uma investigação a partir de um Atlas Cinematográfico
Supervisor
|
Arte Multimédia
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2021 - Current | Encantaria e Imagem-espírito (utupë): uma docuficção com o povo indígena Tremembé
Supervisor
|
Arte Multimédia
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2022 - 2022 | O documentário propositivo-relacional: a linguagem
cinematográfica do documentário a partir da estética relacional e do estímulo à
coautoria nas produções contemporâneas
Supervisor
|
Belas-Artes-Arte Multimedia (PhD)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2021 - 2021 | A Imagem Projectante: Impulso, Travessia e Rasto
Supervisor
|
Belas-Artes-Arte Multimédia (PhD)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2020 - 2020 | Found footage na era digital - especificidades da montagem nos filmes baseados em arquivos familiares
Supervisor
|
Arte Multimédia (PhD)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2017 - 2020 | Zomia: uma proposta pós-utópica: a utopia enquanto experiência do visível e do invisível
Supervisor
|
Arte Multimédia (Master)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2016 - 2020 | Found Footage na era digital. Especificidades da Montagem dos filmes de família e amadores
Supervisor of Ganem, Maria Muller.
|
Arte Multimédia
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2019 - 2019 | O registo da ação no metaterreno
Supervisor
|
Arte Multimédia (Master)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2019 - 2019 | PHARMAKON : a forma como formação e metamorfose
Supervisor
|
Arte Multimédia (Master)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2016 - 2019 | Dialéctica entre imagem e texto no filme-ensaio: o caso de "O Buraco Negro"
Supervisor
|
Arte Multimédia - Especialidade Audiovisuais, (Master)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2018 - 2018 | Criação fílmica partilhada entre uma personagem que realiza e uma realizadora que atua: o processo de construção de Rua dos
Anjos
Supervisor
|
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2018 - 2018 | Anatomia de um afecto : outra experiência do corpo
Supervisor
|
Arte Multimédia (Master)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2018 - 2018 | O vórtice abissal: a mise-en-abyme e o filme estrutural
Supervisor
|
Arte Multimédia (Master)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2018 - 2018 | Quando quiser entender o presente, pergunte-se, e o passado? : potências políticas da experimentação do corpo performático
em Audiovisuais
Supervisor
|
Arte Multimédia (Master)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2018 - 2018 | Birds are windy: experiência do corpo na construção do espaço quotidiano
Supervisor
|
Arte Multimédia (Master)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2018 - 2018 | Orientação de Doutoramento em Artes Performativas
e da Imagem em Movimento
Supervisor
|
Arte Multimédia (PhD)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2017 - 2017 | O silêncio na fotografia e a ideia de natureza a desenhar-se a ela própria
Supervisor
|
Arte Multimédia (Master)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2017 - 2017 | António Zero
Supervisor
|
Arte Multimédia (Master)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2017 - 2017 | O video-ensaio, à procura de uma enteléquia : projeto para a construção de um livro audiovisual
Supervisor
|
Arte Multimédia (Master)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2017 - 2017 | O corpo habitado : a casa como reflexo do eu
Supervisor
|
Arte Multimédia (Master)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2017 - 2017 | O despertar ficcional da história : o cinema como contratempo da historiografia
Supervisor
|
Arte Multimédia (Master)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2017 - 2017 | Soft violence: linguagem e metamorfose
Supervisor
|
Arte Multimédia (Master)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2016 - 2017 | Montagem narrativa não dramática ou quando a montagem toma posição
Supervisor
|
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
Event organisation
Event name Type of event (Role) |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2021 - 2023 | Organização do Ciclo de Masterclasses em parceria com a FLAD, no âmbito do evento ¿Outsiders¿: Masterclass filmada do realizador Joe Swanberg (2021) e do realizador Jack Fessender (2023), material da apoio pedagógico do Departamento de Arte Multimédia. (2021 - 2023) | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2021 - 2021 | Organização e leccionação do Laboratório Imagem em Movimento. Fuso Insular 2021, Arquipélago-Centro de Arte Contemporânea, Ribeira Grande, Ponta Delgada (2021 - 2021) | Arquipelago – Centro de Artes Contemporâneas, Portugal |
2018 - 2018 | "Exposições internacionais de arte: arte e política, e arte e comunidade", workshop de três sessões ministrado pelo Professor e teórico de arte Atsushi Sugita (Joshibi University of Art and Design). (2018 - 2018) | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2018 - 2018 | O Arquivo abissal: processos de criação [seminário com Susana de Sousa Dias, Agosto. Universidade Federal do Pará, Belém, Brasil (2018 - 2018) | Universidade Federal do Pará, Brazil |
2012 - 2017 | Organização em colaboração com La Fémis, École Nationale Supérieure des Métiers de l’Image et du Son de quatro edições do evento Archidoc na Faculdade de Belas-Artes, colaboração esta que possibilitou a vinda de especialistas internacionais, altamente qualificados à nossa faculdade, com todos os benefícios concomitantes para os estudantes. Assim, foi permitido aos estudantes de Arte Multimédia da Faculdade de Belas Artes assistir aos dias de abertura e de encerramento dos seminários e a apresentações de vários especialistas internacionais. (2012 - 2017) | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal La Fémis, France |
2016 - 2016 | Colóquio internacional «Nostalgias do Futuro? Histórias e Legados Cruzados da Modernidade», Org. Faculdade de Belas-Artes, Universidade Paris 1, Panthéon-Sorbonne, Universidade de Coimbra. (2016 - 2016) | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2011/12 - 2014/02 | Direcção do Doclisboa-Festival Internacional de Cinema (2011/12 - 2014/02)
Festival (Co-organisor)
|
Apordoc-Associação pelo Documentário, Portugal |
2013 - 2013 | II Colóquio Internacional Passagens (arquivo), com Christa Blümlinger, Hartmut Bitomsky, Shaina Anand, etc. Organização Doclisboa,
Faculdade de Belas Artes (UL), Université Paris I, Panthéon Sorbonne. (2013 - 2013)
Conference (Co-organisor)
|
Culturgest, Portugal |
2012 - 2012 | Chantal Akerman e Pedro Costa ("Passagens", Carpe Diem e Palácio das Galveias) (2012 - 2012)
Exhibition (Co-organisor)
|
DocLisboa, Portugal |
2012 - 2012 | I Colóquio internacional Passagens com Françoise Parfait, Michael Renov, Jacinto Lageira, Philipe Dubois, Sérgio Mah, etc.
Organização Doclisboa, Faculdade de Belas Artes (UL), Université Paris I, Panthéon Sorbonne. (2012 - 2012)
Conference (Co-organisor)
|
Culturgest, Portugal |
Event participation
Activity description Type of event |
Event name Institution / Organization |
|
---|---|---|
2021 - 2021 | WWII: Cinematic Excavations, com Susana de Sousa Dias, Sergei Loznitsa, Ansgar Schaefer e Aliona van der Horst, Amesterdão, Países Baixos | WWII: Cinematic Excavations
IDFA-International Film Festival, Netherlands
|
2020 - 2020 | Visualization of the Anthropocene: Problems and Potentials. Discussion with the Otolith Group, Sasha Litvintseva, Toby Lee,
Susana de Sousa Dias and TJ Demos, organised by Lukas Brasiskis.
Meeting
|
Ecology After Nature
e-flux, United States
|
2020 - 2020 | Encontros com o Cinema Português: filmografia de Susana de Sousa Dias [seminário com Susana de Sousa Dias]. on-line, org Leiturado Português na Suécia, Instituto Camões. |
Instituto Camões, Portugal
|
2019 - 2019 | Who Owns History. The politics of memory preservation. Speakers: David Shield, Susana de Sousa Dias, Sandra Beerends, Ruurd Blom. Moderator: June Givanni (curator of the Pan African Film Archive). | Who Owns History. The politics of memory preservation.
IDFA-International Film Festival, Netherlands
|
2019 - 2019 | El archivo como travesía, com Susana de Sousa Dias, Manuel Mozoz, Paula Félix-Didier, moderador: Leandro Listorti, Museu do Cinema, Buenos Aires, Argentina. |
Museo del Cine Pablo Ducrós Hicken, Argentina
|
2018 - 2018 | Imágenes a Traves. Reflexiones sobre Imágenes en Conflicto
Intervenientes: Susana de Sousa Dias, Jean Gabriel Périot, Pablo la Parra Pérez, Pablo Gil, Mari Luz Esteban, Idoia Martín
Hidalgo, Laura Ruíz Saenz e Arantza Santesteban
Comissária: Arantza Santesteban
Seminar
|
Imágenes a Traves. Reflexiones sobre Imágenes en Conflicto
Centro Huarte — Centro de Produção de Arte Contemporânea, Spain
|
2018 - 2018 | O que é o Arquivo? Intervenções de Eric de Kuyper (cineasta e arquivista), Tiago Baptista (diretor do ANIM), Manuel Mozos (cineasta), Susana de Sousa Dias (cineasta), Christa Blümlinger (investigadora e professora de Cinema e Audiovisual em Paris 8), Jürgen Bock (diretor da Maumaus), Nuno Lisboa (director do Doc's Kingdom), Inhabitants (artistas), Lara Baladi (fotógrafa e artista multimédia) e Jonathan Beller (professor no Pratt Institute e teórico do cinema). Comissárias: Inês Sapeta, Joana Ascensão e Susana Nascimento | O que é o Arquivo?
Arquivo Municipal de Lisboa, Portugal
Cinemateca Portuguesa Museu do Cinema, Portugal |
2018 - 2018 | Fotografia em Fuga Projecto Spectrum - Hélice - Fotógrafos que Usam a Fotografia, Centro Cultural de Sines. Intervenções e/ou filmes de: Susana de Sousa Dias, André Príncipe e Marco Martins, Andreia Sobreira, Thom Andersen. Comissário: Nuno Lisboa | Fotografia em Fuga Projecto Spectrum - Hélice - Fotógrafos que Usam a Fotografia
Centro Cultural de Sines, Portugal
|
2017 - 2017 | Encontro com Apichatpong Weerasethakul, com Susana de Sousa Dias e André Princípe. | Encontro com Apichatpong Weerasethakul, com Susana de Sousa Dias e André Princípe.
São Luiz Teatro Municipal, Portugal
|
2017 - 2017 | Doc Think Tank: “Updating the Archives” with Michel Dind, Head of Film Archive,Cinémathèque Suisse (CH), Martin Koerber, Head
of Film Archive, Deutsche Kinemathek (D), Susana de Sousa Dias, filmmaker (PT), Werner Schweizer, Producer & Filmmaker,
Dschoint Ventschr Filmproduktion (CH). Moderator: Maral Mohsenin, Cinémathèque suisse.
Round table
|
Doc Think Tank: “Updating the Archives”
Visions du Réel, International Film Festival, Switzerland
|
2017 - 2017 | The life of stories. The filmed Testimony. Internacional Seminar. EUROM, International Observatory on Memories. Universidade de Barcelona, Filmoteca de Barcelona, Fundació Tapiès Intervenientes: Susana de Sousa Dias, Emmanuel Alloa, Susan Meiselas, Fina Birulés, Liat Benhabib, Carles Guerra, Arturo Lozano, Marta Marín Dòmine, Arnaud des Pallières, Manuela Morgaine, Vicente Sánchez-Biosca, Nancy Berthier, Esther Shalev-Gerz. Comissários: Marina Vinyes Albes e Jordi Guixé | The life of stories. The filmed Testimony. Internacional Seminar
EUROM, The European Observatory on Memories , Spain
|
2017 - 2017 | What can an image do? II International Film Seminar Tabakalera - Centro Internacional de Cultura Contemporânea, San Sebastian, Espanha. Intervenientes: Susana de Sousa Dias, Eric Baudelaire, Naeem Mohaiemen, María Palacios Cruz, belit sag, e Akram Zaatari. Comissária: Aily Nash | |
2017 - 2017 | Territories of Memory États Généraux du Film Documentaire Lussas, França, com Ruth Beckermann, Susana de Sousa Dias e Sergei Loznitsa, org. Alice Leroy. | |
2015 - 2015 | EDOC Lab / Laboratorios del Otro Cine. Seminario de desarrollo de proyectos documentales en los Andes. Com Susana de Sousa Dias e Firouzeh Khosrovani (especialistas do painel final de apreciação de projectos e Marta Andreu, Patricio Enriquez, Gonzalo Arijón (tutores), Quito Comissário: Diego Mondaca | EDOC Lab / Laboratorios del Otro Cine
Festival EDOC, Ecuador
|
2014 - 2014 | A Pesquisa em Arquivos. Seminário Internacional. Centro Cultural Justiça Federal, Rio de Janeiro, Brasil, 9-11 de Setembro Intervenientes: Susana de Sousa Dias (Universidade de Lisboa), Paulo Knauss (UFF), Rodrigo Patto Sá Motta (UFMG), Teresa Bastos (UFRJ), Maria Angélia Melendi (UFMG), Leila Danziger (UERJ), Patrícia Machado (UFRJ), Jean-Pierre Bertin-Maghit (Universidade Paris 3) | A Pesquisa em Arquivos. Seminário Internacional.
Centro Cultural Justiça Federal, Brazil
|
Jury of academic degree
Topic Role |
Candidate name (Type of degree) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2021/07 | “Sentidos do Fotográfico: Campo, Mediação, Recepção”
Thesis Member
|
Sérgio Mah (PhD)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2021 | Entre Fotografia e Cinema
(Thesis) Main arguer
|
Joana Sofia Flipe (Master)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2021 | Encenar Le Bourgeois Gentilhomme: reconstruir. In terpretar e adaptar uma comédie-ballet de Molière, Lully e Beauchamp
President of the jury
|
Isabel Maria Gonzaga Guiomar (PhD)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2020 | Entre Arquivos e Colecções. Um estudo comparativo das colecçãos de fotografia do Museu de Arte Moderna de São Paulo e do Museu
Calouste Gulbenkian
President of the jury
|
Guilherme Marcondes Tosetto (PhD)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2020 | Narrativas do Real – Representação e Ficção no Cinema Documental
(Thesis) Main arguer
|
Gonçalo Pacheco Pereira Magalhães (Master)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020 | Grãos de Mar - Lugar de identidades e Memórias Imersas em Experiências Sensoriais
President of the jury
|
Adriana Rangel (PhD)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2020 | Entre a Terra e o Mar: Registos Fotográficos do Porto de Pesca da Ericeira
President of the jury
|
Luis Monteiro (PhD)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2020 | Estudos Artísticos - Arte e Mediações
(Thesis) Arguer
|
Isabel Stein (PhD)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2020 | O Olhar, a tactilidade e a sua representação em Fotografia
President of the jury
|
Ana Teresa Vicente (PhD)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2020 | Educação para a Cultura Visual nos Média Sociais [EVMS]. O meme e a cultura do remix no desenvolvimento de competências para
o empoderamento visual e mediático nos ensinos básico e secundário
President of the jury
|
Felipe Teixeira Aristimuño (PhD)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2019 | Os Foto-Cines- Filme, Fotografia e Memória na Guerra Colonial Portuguesa
(Thesis) Arguer
|
Sabrina Judite Domingos Marques (PhD)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2019 | Estética de ações coletivas na Internet Art: crowdsourcing e o despertar de públicos criativos
President of the jury
|
José Manuel de Almeida Pereira (PhD)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2018/04/24 | Aesthetic informational systems: Towards an ontology of computer-generated aesthetic artefacts.
President of the jury
|
Rodrigo Hernandez Ramirez (PhD)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2018 | A representação do imaginarium diegético pela animação, no cinema live-action | Eliane Muniz Gordeeff (PhD)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2018 | Aesthetic informational systems: Towards an ontology of computer-generated aesthetic artefacts | Rodrigo Hernandez Ramirez (PhD) |
2017 | Do Real ao Possível: Utopias do Documentário Contemporâneo
(Thesis) Main arguer
|
Marta Teixeira Pascoal Simões (Master)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016 | Juventude em marcha: o desmonte da máquina-cinema
(Thesis) Main arguer
|
David Aguiar (Master)
Universidade Estadual do Ceará, Brazil
|
2016 | Conservar, catalogar, mostrar : um olhar sobre o Arquivo da Cinemateca Portuguesa – Centro de Conservação (ANIM)
(Thesis) Main arguer
|
Diogo Martins Marques (Master)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
Association member
Society Organization name | Role | |
---|---|---|
2017 - Current | Associação Portuguesa de Realizadores | |
2010 - 2012 | Direcção da Associação pelo Documentário |
Conference scientific committee
Conference name | Conference host | |
---|---|---|
2021 - 2021 | On Portraiture. Theory, practice and fiction. From Francisco de Holanda to Susan Sontag. Faculdade de Belas Artes. Membro da Comissão Científica. | |
2016 - 2016 | Ciclo de conferências do «Post screen Festival, International Festival of Art, New Media and Cybercultures», Membro da Comissão Científica. | |
2016 - 2016 | Colóquio internacional «Nostalgias do Futuro? Histórias e Legados Cruzados da Modernidade», Faculdade de Belas-Artes, Universidade Paris 1, Panthéon-Sorbonne, Universidade de Coimbra. Co-organização e moderação. | |
2014 - 2014 | Colóquio «Révolution et cinéma: l’exemple portugais», Universidade de Paris 3, Sorbonne Nouvelle. Membro da Comissão Científica e moderação. | |
2014 - 2014 | Colóquio «Révolution et cinéma: l’exemple portugais», Universidade de Paris 3, Sorbonne Nouvelle. Membro da Comissão Científica e moderação. | |
2014 - 2014 | Colóquio «A Obra de Arte Total. Um conceito para todos os tempos e lugares», Faculdade de Belas-Artes. Membro da Comissão Científica e moderação. | |
2013 - 2013 | 2.ª edição do colóquio internacional Passagens, Universidade Paris 1, Panthéon-Sorbonne, Faculdade de Belas-Artes, Doclisboa, Culturgest. Co-organização e moderação. | |
2012 - 2012 | 1.ª edição do colóquio internacional Passagens, Universidade Paris 1, Panthéon-Sorbonne, Faculdade de Belas-Artes, Doclisboa, Culturgest. Co-organização e moderação. |
Course / Discipline taught
Academic session | Degree Subject (Type) | Institution / Organization | |
---|---|---|---|
2018 - Current | Audiovisuais | Arte Multimédia (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2018 - Current | Seminário Estudos Avançados em Arte Multimédia | Artes, Performance e Imagem em Movimento (Doutoramento) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal Universidade de Lisboa, Portugal |
2017 - Current | Dissertação-Preparação e Seminário de Orientação | Arte Multimédia (Mestrado) | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2018 - 2023 | Espaço e Tempo no Audiovisual | Arte Multimédia (Mestrado) | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
Interview (newspaper / magazine)
Activity description | Newspaper / Forum | |
---|---|---|
2024/01/19 | Entrevista a Susana de Sousa Dias e Ansgar Schaefer - "As crianças estão sempre nas margens da História" Filme "Viagem ao Sol" | Negocios |
2024/01/04 | "Viagem ao Sol" já nos cinemas para retratar crianças austríacas em Portugal no pós-guerra Entrevista com Susana de Sousa dias e Ansgar Schaefer | SIC Notícias Online |
2024/01/02 | Sobreviventes da Segunda Guerra. "As crianças estão sempre nas margens da História" - Susana de Sousa Dias e Ansgar Schaefer Cineastas recolheram depoimentos de sobreviventes da guerra no filme "Viagem ao sol". | Jornal de Notícias Online |
2024 | A retomada das imagens contra o perigo iminente-entrevista com Susana de Sousa Dias | Revista Eco-Pós |
2023/12/27 | Novo filme português Sonho e lágrimas no país do sol- entrevista a Susana Sousa Dias e Ansgar Schäefer | Jornal de Letras, Artes e Ideias |
2023/12/26 | Viagem ao Sol, com Ansgar Schaefer e Susana de Sousa Dias | COFFEEPASTE |
2023 | Encontro com Criativos - Susana Dias e Ansgar Schafer - Doc Luanda 2023 | FotoArte Angola TV |
2022 | Susana de Sousa Dias. Reconstructing the Repressed Visual Archive | Revista de Estudios Cinematográficos |
2022 | A cidade esquecida de Henry Ford e a vida que pulsa em Fordlândia: entrevista com Susana de Sousa Dias sobre o filme Fordlândia Malaise | rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual |
2022 | Interludio luminoso: Viagem ao Sol | Festival de Cine de Sevilla | Diario de Sevilla |
2021 | An interview with Susana de Sousa Dias - Radical Equalities and Global Feminist Filmmaking - An Anthology | Radical Equalities and Global Feminist Filmmaking - An Anthology |
2020 | Montaje en profundidad: abrir el archivo para hacer ver. Un encuentro con Susana De Sousa Dias | Arkadin-Estudios sobre Cines y Artes Audiovisuales |
2017 | Susana de Sousa Dias, Autour de Luz Obscura, Débordements: Critique et Recherche | Debordements |
2016 | A conversation with Susana de Sousa Dias | Magasinet Walden |
2014 | Interview with Susana de Sousa Dias | Rethinking History The Journal of Theory and Practice, pp. 400-412. |
2014 | “Cada filme, mesmo que o realizador não o tenha consciencializado, veicula uma determinada ideia de História”. Entrevista com Susana de Sousa Dias | Cinema: Journal of Philosophy and the Moving Image |
2010 | Der Faschismus hat nie existiert | Cargo Film |
2007 | Interview with Susana de Sousa Dias | Yeni Film Istambul, Turquia |
Interview (tv / radio show)
Program | Topic | |
---|---|---|
2024/01/08 - 2024/01/08 | Uma Noite em Forma de Assim - "Viagem ao Sol" | Entrevista com Susana de Sousa Dias e Ansgar Schaefer |
2023 - 2023 | RTP Africa - Entrevista com Susana de Sousa Dias | Entrevista com Susana de Sousa Dias |
2023 - 2023 | Tv Girassol Luanda - Entrevista com Susana de Sousa Dias | |
2021 - 2021 | Homenagem a Susana Sousa Dias - RTP Açores |
Journal scientific committee
Journal title (ISSN) | Publisher | |
---|---|---|
2020 - Current | Revista Arte Cultura Visual | |
2012 - 2016 | Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e do Audiovisual | |
2012 - 2012 | Revista LAIKA, Laboratório de Investigação e Crítica Audiovisual | |
2006 - 2008 | Docs.pt |
Other jury / evaluation
Activity description | Institution / Organization | |
---|---|---|
2014 - 2023 | Membro do Júri do Prémio Aquisição Fundação EDP FUSO - Anual de Vídeoarte Internacional de Lisboa [actual EDP/MAAT] | |
2015 - 2015 | Programa de Bolsas de Doutoramento da Universidade de Lisboa — Membro do júri de avaliação das candidaturas. | |
2011 - 2011 | Membro do júri do programa de Apoios Plurianuais da Direcção Geral das Artes (DGARTES) |
Distinctions
Award
2024 | Prémio da Competição Internacional DocLuanda |
2024 | Prémio Sophia para Melhor Documentário |
2022 | Prémio Científico Universidade de Lisboa |
2022 | CISION Prémio do Júri de Imprensa (Viagem ao sol)
Festival Caminhos do Cinema Português, Portugal
|
2022 | Prémio de Melhor Filme de Não Ficção (Viagem ao Sol)
Novas Vagas / Festival de Cine Europeo, Spain
|
2022 | Prémio Árvore da Vida (Viagem ao Sol)
Indie Lisboa, Portugal
|
2022 | Prémio Cinema Falado (Viagem ao Sol)
porto/post/doc - Festival International de Cinema, Porto, Portugal
|
2020 | Best Film - 2nd Prize (Fordlândia Malaise)
IsReal Film Festival, Italy
|
2019 | Jean Loup Passek Award
International Film Festival Melgaço, Portugal
|
2019 | CISION (Press Award)
Caminhos Film Festival, Portugal
|
2019 | Best Documentary
Caminhos Film Festival, Portugal
|
2017 | Prix Spécial du Jury du Film Historique
Les Rendez-vous de l'histoire, France
|
2017 | Best Sound Award |
2011 | D. Quixote Award
International Federation of Film Societies, France
|
2011 | Opus Bonum Award for Best International Film
Jihlava International Film Festival, Czech Republic
|
2011 | Best Film
MARFICI, Festival Internacional de Cine Independiente de Mar del Plata, Argentina
|
2011 | Best Editing Award
Cineport Festival, Brazil
|
2010 | Grand Prix
Cinéma du Réel, France
|
2010 | FIPRESCI Award
International Federation of Film Critics, Germany
|
2007 | Merit Prize
Taiwan International Documentary Festival , Taiwan
|
2006 | Atalanta Film Award
DocLisboa, Portugal
|
2005 | Prémio Atalanta Filmes
DocLisboa, Portugal
|
2001 | Elina Guimarães Award
Ordem dos Advogados, Portugal
|
1987 | Acquisition Prize (Painting)
Câmara Municipal de Cascais, Portugal
|
Other distinction
2022 | Menção Honrosa (Viagem ao Sol)
Festival Archivio Aberto, Italy
|
2020 | Honorable Mention
Ethnographic Film Festival of Pará, Brazil
|
2019 | Art Award Nominee
Sheffield International Documentary Festival, United Kingdom
|
2019 | Menção Honrosa
FEP_Festival do Filme Etnogra´fico do Para´, Brazil
|
2018 | Sophia Awards Nominee
Portuguese Film Academy, Portugal
|
2017 | Honorable Mention
Documenta Madrid, Spain
|
2017 | Menção especial do Júri de Longas Metragens
Documenta Madrid, Spain
|
2012 | Best Film Award Nominee
Sociedade Portuguesa de Autores, Portugal
|
2011 | Honorable Mention
Caminhos Film Festival, Portugal
|
2007 | Honorable Mention
Slow Film Festival, Hungary
|
2001 | Honorable Mention
Encontros Internacionais de Cinema Documental, Portugal
|
1990 | Honorable Mention (Painting)
Fundação Montepio, Portugal
|