???global.info.a_carregar???
LUÍS ANTÓNIO ARSÉNIO DESCALÇO. É Professor Auxiliar no(a) Universidade de Aveiro. Publicou 8 artigos em revistas especializadas. Possui 2 livro(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Exatas com ênfase em Matemática. Nas suas atividades profissionais interagiu com 36 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Cálculo diferencial; Função; Ciências; Engenharias; Logic; Interactive platform; Multiple choice parameterized exercises; Teaching; Mutiple choice; Matemática para professores; Didatica das ciências - 2º Ciclo; Recursos digitais; Ensino assistido por computado; rLimites (Matemática); Sucessões (Matemática); Limites; Notáveis; Sucessões; Sage mathematics; Megua; Siacua; Ensino; Matemática; Limits; Notable; Sequences; Sage; Mathematics; Primitiva; Integral; Derivada; Sagemath; CoCalc; Exercícios parametrizados; Didáctica da matemática - Ensino secundário; Ensino assistido por computador; Aprendizagem interactiva; Derivadas (Matemática); Derivadas; Sage Mathematics; MegUA; SIACUA; Bayesian; Networks; Mathematic; B-learning; Parametrized; Problems; Matemática e aplicações; Probabilidades; Teorema de Bayes; Estatística bayesiana; Teoria de grafos; Avaliação dos alunos; STI; Grafos; Redes bayesianas; Modelo de aluno; Probability; Bayes' theorem; Graphs; Bayesian networks; Student model; Gamificação; Sistemas de equações lineares; Questões de escolha múltipla; Computers; Independent study; Assessement; Bayesian user model; Independent learning; Paremeterized questions; E-learning; Ensino personalizado; MOODLE; Aprendizagem significativa; Subsunçores; Qgm; Model; Education software; Pmate; Circunferência; Ângulos; Arcos; Didáctica da matemática - 3º Ciclo do Ensino Básico; Equações lineares; Linear equations; Digital resources; Multiple choice exercise; Parameterized exercises; Pattern; Recognition; Learning; System; Independent Study; Technology; Computer; Supported Education; Cálculo integral; Cálculo vetorial; Sistema Tutor Inteligente (Programa de computador); Máquinas de vetores de suporte; Aprendizagem supervisionada; Dados não equilibrados; Ensino da matemática; Trigonometria - Ensino; Funções trigonométricas; seno; cosseno; tangente; GeoGebra; questões de escolha múltipla; exercícios parametrizados; .
Identification

Personal identification

Full name
LUÍS ANTÓNIO ARSÉNIO DESCALÇO

Citation names

  • DESCALÇO, LUÍS

Author identifiers

Ciência ID
2513-C730-65C3
ORCID iD
0000-0002-1912-9467

Telephones

Mobile phone
  • 927992385 (Personal)

Addresses

  • Departamento de Matemática, Universidade de Aveiro, Campus Universitário de Santiago , 3810-193, Aveiro, Aveiro, Portugal (Professional)

Websites

Knowledge fields

  • Exact Sciences - Mathematics

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese (Mother tongue)
English Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2)
Education
Degree Classification
2002
Concluded
Mathematics (Doctor of Philosophy)
University of St Andrews, United Kingdom
"Automatic Semigroup: Construction and Subsemigroups" (THESIS/DISSERTATION)
1996 - 1999
Concluded
Mestrado em Informática (Mestrado)
Universidade do Minho Departamento de Informática, Portugal
"Implementação de linguagens funcionais: estudo de diversas máquinas abstratas de redução " (THESIS/DISSERTATION)
Muito Bom
1989 - 1994
Concluded
Matemática (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Departamento de Matemática, Portugal
16
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2002 - Current Assistant Professor (University Teacher) Universidade de Aveiro, Portugal
1997 - 2002 Assistant (University Teacher) Universidade de Aveiro Departamento de Matemática, Portugal
1994 - 1997 Trainee Assistant (University Teacher) Universidade do Minho Departamento de Matematica e Aplicacoes, Portugal
1993/10/01 - 1994/07/31 Tutor (University Teacher) Universidade de Coimbra Departamento de Matemática, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2016/03/07 - 2016/06/06 TRajetorias de aprendizagem, avaliação e sistemas de apoio ao estudo autónomo na matemática
SFRH/BSAB/114249/2016
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2007/05/01 - 2010/08/31 Autómatos, Semigrupos e Aplicações
PTDC/MAT/65481/2006
Universidade do Porto Centro de Matemática, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
1999/10/01 - 2002/09/30 FINITELY PRESENTED AND AUTOMATIC SEMIGROUPS
PRAXIS XXI/BD/19730/99
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
Outputs

Publications

Book
  1. Carvalho, Paula; Descalço, Luís. Cálculo integral a várias variáveis: o essencial. Sílabas & Desafios - Unipessoal Lda. 2016.
Book chapter
  1. Lopes, José Carlos; Correia, Maria do Rosário; Dias, João Miguel; Descalço, Luís. "Contributions to reduce academic failure in STEM bachelor courses". Instituto de Creatividad e Innovaciones Educativas de la Universitat de Vale`ncia, 2021.
  2. Seabra, Dina; Cruz, João Pedro; Descalço, Luís; Carvalho, Paula; Oliveira, Paula. "Computadores no apoio ao estudo autónomo e avaliação em Matemática". CINEP/IPC, 2021.
Conference paper
  1. Paula Carvalho; Luís Descalço; Helena F. Gonçalves. "ATTENTION SPAN IN CALCULUS CLASSES AND YOGA BREAKS". 2023.
    10.21125/edulearn.2023.0619
  2. Paula Carvalho; Luís Descalço; Helena F. Gonçalves. "USING COMPUTER ALGEBRA SYSTEMS IN TEACHING AND ASSESSMENT IN CALCULUS". 2023.
    10.21125/edulearn.2023.0618
  3. Paula Carvalho; Helena F. Gonçalves; Luís Descalço. "ASSESSMENT IN THE CONTEXT OF COLLABORATIVE LEARNING IN MATHEMATICS". 2023.
    10.21125/edulearn.2023.0450
  4. Paula Carvalho; Luís Descalço. "EFFECTIVE LEARNING IN MATHEMATICS". 2022.
    10.21125/edulearn.2022.0941
  5. Luís Descalço; Paula Carvalho. "AN EXPERIMENT WITH SERIOUS GAMES ON MATHEMATICS IN HIGHER EDUCATION". 2022.
    10.21125/edulearn.2022.0946
  6. Paula Carvalho; Luís Descalço. "EFFECT OF B-LEARNING IN A HIGHER EDUCATION COURSE". 2021.
    10.21125/edulearn.2021.1041
  7. Paula Carvalho; Luís Descalço. "DISTANCE LEARNING IN MATHEMATICS WITH TEAMS AND SIACUA". 2021.
    10.21125/edulearn.2021.1043
  8. Descalço, Luís; Carvalho, Paula. "On the importance of assessment on flipped learning". 2019.
  9. Camejo, Jorge; Silva, Alexandre; Descalço, Luís; Oliveira, Paula. "ModelMaker, a Multidisciplinary Web Application to Build Question Generator Models From Basic to Higher Education". 2016.
    10.21125/edulearn.2016.2206
  10. Gonçalves, Ana; Tomé, Ana; Descalço, Luís. "Predicting student performance with data from an interactive learning system". 2016.
  11. Descalço, Luís; Carvalho, Paula; Oliveira, Paula. "Integração de sistemas informáticos no apoio ao estudo autónomo e avaliação". 2016.
  12. Poças, Jacinta; Cruz, João Pedro; Descalço, Luís; Carvalho, Paula Reis. "Multiple choice parameterized exercises in Logic". 2015.
  13. Descalço, Luís; Carvalho, Paula Reis. "Using parameterized calculus questions for learning and assessment". 2015.
    10.1109/CISTI.2015.7170428
  14. Descalço, Luís; Carvalho, Maria Paula; Cruz, João Pedro; Oliveira, Maria Paula de Sousa; Seabra, Dina. "Computer-assisted independent study in multivariate calculus". 2015.
  15. Descalço, Luís; Carvalho, Paula; Cruz, João Pedro; Oliveira, Paula; Seabra, Dina. "Using bayesian networks and parameterized questions in independent study". 2015.
  16. Descalço, Luís; Madeira, Alexandre; Martins, Manuel A.. "Applying abstract algebraic logic to classical automata theory : an exercise". 2010.
Journal article
  1. Hannel, Kelly; Lima, José Valdeni de; Descalço, Luís. "Ensino personalizado: o MOODLE como ferramenta na busca da aprendizagem significativa". A educação personalizada só é possível após a identificação das dificuldades dos alunos que os impedem de terem os subsunçores necessários para captarem e aprenderem os conteúdos que lhes são ministrados. Com o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), nesse artigo o MOODLE, são identificados os pontos fortes e fracos de cada aluno, rel (2016): http://hdl.handle.net/10773/17119.
  2. Millán, E.; Descalço, L.; Castillo, G.; Oliveira, P.; Diogo, S.. "Using Bayesian networks to improve knowledge assessment". Computers and Education 60 1 (2013): 436-447. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84867129642&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.compedu.2012.06.012
  3. Descalço, L.; Higgins, P.M.. "Generalized Green'S Equivalences on the Subsemigroups of the Bicyclic Monoid". Communications in Algebra 38 12 (2010): 4597-4612. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84858013855&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/00927870903432918
  4. Castillo, G.; Descalço, L.; Diogo, S.; Millán, E.; Oliveira, P.; Anjo, B.. "Computerized evaluation and diagnosis of student's knowledge based on bayesian networks". Lecture Notes in Computer Science (including subseries Lecture Notes in Artificial Intelligence and Lecture Notes in Bioinformatics) 6383 LNCS (2010): 494-499. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-78049356952&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/978-3-642-16020-2_43
  5. Descalço, L.. "Automatic subsemigroups of free products". Journal of Algebra 319 4 (2008): 1343-1354. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-38349053650&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.jalgebra.2007.11.034
  6. Andrade, I.; Descalço, L.; Martins, M.A.. "Automatic structures for semigroup constructions". Semigroup Forum 76 2 (2008): 239-255. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-43049154422&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s00233-007-9026-4
  7. Descalço, L.; Ruškuc, N.. "Properties of the subsemigroups of the bicyclic monoid". Czechoslovak Mathematical Journal 58 2 (2008): 311-330. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-45249101099&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s10587-008-0018-7
  8. Descalço, L.; Ruškuc, N.. "Subsemigroups of the bicyclic monoid". International Journal of Algebra and Computation 15 1 (2005): 37-57. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-14844346450&partnerID=MN8TOARS.
    10.1142/S0218196705002098
  9. Descalço, L.; Ruškuc, N.. "On automatic Rees matrix semigroups". Communications in Algebra 30 3 (2002): 1207-1226. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-0036013558&partnerID=MN8TOARS.
    10.1081/AGB-120004869
Thesis / Dissertation
  1. Moreira, Carla Andreia Coelho. "Tecnologia em educação matemática: do ábaco ao smartphone". Master, 2020. http://hdl.handle.net/10773/30832.
  2. Menino, António Manuel Mota Pereira. "Avaliação diagnóstica em matemática: um instrumento online sobre as conceções de alunos de 5.º ano sobre o sinal de igual". Master, 2020. http://hdl.handle.net/10773/30901.
  3. Reis, Alda Manuela da Costa Campos. "A aprendizagem ativa em matemática com recurso à tecnologia". Master, 2020. http://hdl.handle.net/10773/30902.
  4. Nogueira, Oscarina Manuela Ribeiro. "Aprendizagem ativa em matemática com recurso à tecnologia: a aula invertida através do sistema SIACUA". Master, 2020. http://hdl.handle.net/10773/30833.
  5. Silva, João Pedro Ladeiro Monteiro da. "Recursos digitais de apoio ao ensino às primitivas e integrais no ensino secundário". Master, 2017. http://hdl.handle.net/10773/25086.
  6. Gonçalves, Ana Rosa Marques. "Análise de perfis de utilização em sistemas de auto-aprendizagem". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10773/18710.
  7. Freitas, Catarina Alexandra Ferreira Leite. "Recursos digitais de apoio ao ensino das equações lineares no 3º Ciclo do Ensino Básico". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10773/17170.
  8. Silva, Carlos Manuel da Cruz e. "Recursos digitais de apoio ao ensino dos limite". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10773/17087.
  9. Barros, Maria Laurinda Carreira. "Recursos digitais de apoio ao ensino: derivadas". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10773/17352.
  10. Fonseca, Maria Madalena Gomes. "Modelo bayesiano do aluno no cálculo vom várias variáveis". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10773/17088.
  11. Silva, Joana Patrícia Santos. "Recursos digitais de apoio ao ensino das funções trigonométricas". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10773/13655.
  12. Loureiro, Maria de Fátima Carmo. "Quadros interactivos no ensino da matemática". Master, 2010. http://hdl.handle.net/10773/2918.
  13. Oliveira, Elsa Inácio de. "Um sistema inteligente de ensino assistido por computador". Master, 2009. http://hdl.handle.net/10773/2914.
  14. Madeira, Alexandre Leite de Castro. "Abordagem algébrica à igualdade observacional". Master, 2008. http://hdl.handle.net/10773/2907.
  15. Ramos, Sandra Isabel Diogo. "O monoide bicíclico: subsemigrupos e generalizações". Master, 2008. http://hdl.handle.net/10773/2904.
  16. Aires, Maribel da Rocha. "Um sistema de ensino assistido em cálculo com várias variáveis". Master, 2007. http://hdl.handle.net/10773/4849.
  17. Xarez, Isabel Margarida da Costa Andrade. "Construções com semigrupos". Master, 2006. http://hdl.handle.net/10773/2896.

Other

Other output
  1. Recursos digitais para diagnóstico e avaliação dos sistemas de duas equações lineares no 3º ciclo do ensino básico. A educação e a formação são fatores insubstituíveis de desenvolvimento económico e tecnológico, da coesão social, do desenvolvimento pessoal e do exercício pleno da cidadania. Apesar dos programas e medidas implementados ao longo dos tempos, o abandono e o insucesso escolares continuam por resolver com a eficácia e eficiência que seriam desejáveis. Neste contexto surge a Gamificação, que tem vindo. 2017. Ramalho, Diana da Conceição da Costa Leal; Oliveira, Paula; Descalço, Luís. http://hdl.handle.net/10773/25065.
  2. Recursos digitais para diagnóstico e avaliação do tema Circunferência no 3º ciclo do ensino básico. O Ensino tem vindo a sofrer muitas alterações ao longo dos últimos anos. Desde os programas das disciplinas às práticas letivas, muitas têm sido as modificações que a Escola tem suportado. Uma das principais razões para estas mudanças está relacionada com o crescente insucesso dos alunos. A falta de motivação e de interesse dos discentes pela aprendizagem tem condicionado muito a obtenção de suces. 2017. Rocha, Marta Isabel Cunha da; Descalço, Luís; Oliveira, Paula. http://hdl.handle.net/10773/25087.
Activities

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2023/02/01 - 2023/07/31 Investigação e desenvolvimento com vista à criação de um sistema tutor inteligente na aplicação Web SIACUA
Supervisor
Universidade de Aveiro Departamento de Matemática, Portugal
2023/01/01 - 2023/02/28 Desenvolvimento da nova plataforma de criação de questões parametrizadas de diversos tipos TAMAT
Supervisor
Universidade de Aveiro Departamento de Matemática, Portugal

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2022/09/19 - 2023/02/04 Cálculo 3 (coordenador) (Licenciatura) Universidade de Aveiro Departamento de Matemática, Portugal
2022/03/07 - 2022/07/22 Cálculo 1 (coordenador) (Licenciatura) Universidade de Aveiro Departamento de Matemática, Portugal
Distinctions

Award

1994 Prémio Doutor João Farinha
Universidade de Coimbra Departamento de Matemática, Portugal