Identification
Personal identification
- Full name
- Júlia Maria da Rocha Vilaverde Justino
Citation names
- Justino, Júlia
Author identifiers
- Ciência ID
- 271A-0DFC-B336
- ORCID iD
- 0000-0002-7526-6247
Knowledge fields
- Exact Sciences - Mathematics
- Social Sciences - Educational Sciences
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2008 - 2013
Concluded
|
Matemática (Doutoramento)
Major in Álgebra e Lógica
Universidade de Évora, Portugal
"Non standard linear algebra with error analysis" (THESIS/DISSERTATION)
|
19 |
2005 - 2006
Concluded
|
Matemática e Aplicações (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização))
Universidade de Évora, Portugal
|
17 |
1998 - 2005
Concluded
|
Curso de Canto (Curso médio)
Escola de Música do Conservatório Nacional, Portugal
|
15 |
1999/04 - 2000/01
Concluded
|
Monitor de Aeróbica (Curso médio)
Centro de Estudos e Formação de Atividades Desportivas (CEFAD), Portugal
|
16 |
1994 - 1999
Concluded
|
Matemática (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
13 |
Affiliation
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2013/09/21 - Current | Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, Portugal |
1999/10 - 2013/09 | Assistant (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
Projects
Contract
Designation | Funders | |
---|---|---|
2022/02/01 - 2025/02/01 | Training for Sustainable and Healthy Building for 2050 (BUILD2050)
2021-1-PT01-KA220-HED-000032138
Researcher
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
Ongoing
|
2019/05 - 2019/11 | Laboratório Vivo para a Descarbonização da Baía do Seixal (LVpD)
Sem referência numérica
Technical development
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Câmara Municipal do Seixal, Portugal |
Ongoing
|
Outputs
Publications
Book chapter |
|
Conference abstract |
|
Conference paper |
|
Conference poster |
|
Edited book |
|
Journal article |
|
Manual |
|
Thesis / Dissertation |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2024/09/27 | The Importance of the Expansion of the Pedagogical Alignment in Mathematics Education | 27th International Conference on Interactive Collaborative Learning (ICL 2024)
IGIP, International Society for Engineering Pedagogy (Tallin, Estonia)
|
2024/05/23 | Avaliação distribuída em unidades curriculares de Matemática no Ensino Superior | Seminário de Práticas Pedagógicas
Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
2024/02/09 | Non-standard mathematics assessment in higher education | Non-standard Days 2024
University of Évora (Portugal)
|
2023/09/17 | Mathematics learning through flipped classroom | 1st International Higher Education Pedagogy Conference
Universidade de Creta (Rethymnon, Greece)
|
2023/07/05 | A 5-step pedagogical design for engineering courses | 5th International Conference of the Portuguese Society of Engineering Education (CISPEE 2023)
Sociedade Portuguesa para a Educação em Engenharia e Universidade do Minho (Guimarães, Portugal)
|
2023/07/05 | Designing a pedagogical framework for transnational training | 5th International Conference of the Portuguese Society of Engineering Education (CISPEE 2023)
Sociedade Portuguesa para a Educação em Engenharia e Universidade do Minho (Guimarães, Portugal)
|
2023/05/25 | Como enquadrar o ensino da Matemática em contexto PBL? | Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas
Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
2023/05/03 | Um modelo pedagógico para cursos de formação transnacionais em engenharia | SPEE às Quartas
Sociedade Portuguesa para a Educação em Engenharia (Portugal)
|
2022/09/30 | Which Pathway Towards Mathematics’ Assessment in Engineering Education? | 25th International Conference on Interactive Collaborative Learning (ICL 2022)
IGIP, International Society for Engineering Pedagogy (Viena, Austria)
|
2022/07/07 | Flipped classroom as a mathematics learning space for students | CIMA Encontro Anual 2022
Centro de Investigação em Matemática e Aplicações (CIMA) (Évora, Portugal)
|
2022/06/27 | A aula invertida como espaço de aprendizagem da matemática | Jornadas Pedagógicas da ESTSetúbal/IPS 2022 (JP2022)
Escola Superior de Tecnologia de Setúbal do Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
2021/10/06 | Flipped learning: uma estratégia pedagógica eficaz | SPEE às Quartas
Sociedade Portuguesa para a Educação em Engenharia (Portugal)
|
2021/09/22 | How to Overcome the Difficulties Emerged When Applying Student-Centered Approach? | 24th International Conference on Interactive Collaborative Learning (ICL2021)
IGIP, International Society for Engineering Pedagogy (Dresden, Germany)
|
2021/07/07 | Alinhamento pedagógico: um passo para o sucesso na educação em engenharia | SPEE às Quartas
Sociedade Portuguesa para a Educação em Engenharia (Portugal)
|
2021/06/22 | Flipped Classroom as a Mathematics Learning Space for Part-time Students | 4th International Conference of the Portuguese Society of Engineering Education (CISPEE 2021)
Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2021/05/18 | Critical Thinking Focus Applied on Student-Centered Approach | Innovation and New Trends in Engineering, Science and Technology Education Conference (IETSEC)
Princess Sumaya University for Technology (Amã, Jordan)
|
2019 | Enhancing Collaborative Learning Through Pedagogical Alignment | 10th International Conference on EUropean Transnational Educational (ICEUTE 2019)
Pablo de Olavide University (Sevilha, Spain)
|
2019 | Aula invertida: contributo para promover a aprendizagem dos trabalhadores-estudantes em cursos noturnos | 6º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES.19)
Direção Geral do Ensino Superior, Ministério da Educação e Ciência (Santarém, Portugal)
|
2018 | Painel sobre experiências pedagógicas na aplicação de PBL & IBL | Jornadas Pedagógicas da ESTSetúbal/IPS 2018, Metodologias Pedagógicas no Ensino das Engenharias
Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
2018 | Estratégia pedagógica de uma UC de Matemática num CTeSP em PBL: aplicação e desafios | Jornadas Pedagógicas da ESTSetúbal/IPS 2018, Metodologias Pedagógicas no Ensino das Engenharias
Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
2018 | Aprendizagem colaborativa: contributo para a adaptação e integração dos estudantes de CTeSP | 5º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES.18)
Direção Geral do Ensino Superior, Ministério da Educação e Ciência (Braga, Portugal)
|
2018 | Teaching Mathematics in Tertiary Education Through Collaborative Work | 3.ª Conferência Internacional da Sociedade Portuguesa de Educação em Engenharia (CISPEE 2018)
Sociedade Portuguesa de Educação em Engenharia (SPEE) (Aveiro, Portugal)
|
2018 | Aprendizagem ativa no ensino superior: uma experiência na Matemática | curricular unit SEMINARIO (MAT11688)
Centro de Investigação em Matemática e Aplicações (CIMA) e Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) (Évora, Portugal)
|
2017 | Invertible Flexible Matrices | 2017 International Conference on Applied Mathematics and Computer Science (ICAMCS)
WSEAS - World Scientific and Engineering Academy and Society (Roma, Italy)
|
2017 | Caso de Estudo: Aplicação de Técnicas de Aprendizagem Ativa no Contexto da UC Fundamentos de Matemática de um CTeSP em PBL | IV Encontro Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento
Centro de Investigação em Educação e Formação do Instituto Politécnico de Setúbal (CIEF-IPS) (Setúbal, Portugal)
|
2016 | Matrizes flexíveis e delimitações dos seus menores | Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Matemática 2016
Sociedade Portuguesa de Matemática (Barreiro, Portugal)
|
2015 | Solution of linear flexible systems | AMS-EMS-SPM International Meeting 2015
AMS-EMS-SPM (Porto, Portugal)
|
2013 | Aplicação da Regra de Cramer e do Método de Gauss a Sistemas de Equações Lineares Flexíveis | 10º SPIMNS (Seminário Português Itinerante de Matemática Não Standard)
Instituto Superior Técnico (Lisboa, Portugal)
|
2013 | Nonstandard linear algebra with error analysis | Logic Colloquim 2013
Association for Symbolic Logic (Évora, Portugal)
|
2012 | Cramer´s Rule applied to flexible systems of linear equations | Days in Logic 2012
CENTRIA - New University of Lisbon (Évora, Portugal)
|
2011 | Cramer's Rule applied to flexible systems of linear equations | Directions in Matrix Theory 2011
The International Linear Algebra Society – ILAS (Coimbra, Portugal)
|
2009 | Sobre sistemas lineares homogéneos de equações externas | 7º Seminário Português Itinerante de Matemática Não Standard
Instituto Superior Técnico (Lisboa, Portugal)
|
Event organisation
Event name Type of event (Role) |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2024 - 2024 | Ação de formação "Mapa das metodologias pedagógicas: uma visão abrangente" (3 horas) (2024/01/30)
Workshop (Co-organisor)
|
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2024 - 2024 | Ação de formação "Caminhos para a construção da estrutura pedagógica" (9 horas) (2024/02/07 - 2024/02/21)
Workshop (Co-organisor)
|
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2022 - 2022 | Jornadas Pedagógicas da ESTSetúbal/IPS 2022, subordinado ao tema "Competências Transversais no Ensino das Engenharias". (2022/06/27)
Meeting (Member of the Organising Committee)
|
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, Portugal |
2019 - 2019 | Jornadas Pedagógicas da ESTSetúbal/IPS 2019, subordinado ao tema “Metodologias, Técnicas Ativas e Tecnologias Emergentes”. (2019/05/23)
Meeting (Member of the Organising Committee)
|
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, Portugal |
2019 - 2019 | Atelier pedagógico, subordinado ao tema "Alinhamento Pedagógico & Técnicas de Aprendizagem Ativa" (2019/05/23)
Workshop (Co-organisor)
|
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2016 - 2016 | Sessão Temática "Assintótica Não-Standard" (2016/07/11 - 2016/07/13)
Meeting (Other)
|
Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Matemática 2016, Portugal |
2014 - 2015 | Semana da Ciência e Tecnologia do IPS (2014 - 2015)
Other (Other)
|
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2013 - 2013 | Encontros Matemáticos (2013 - 2013)
Meeting (Co-organisor)
|
ESTSetúbal/IPS, Portugal |
2012 - 2013 | Ciclo de Seminários do DMAT (2012 - 2013)
Seminar (Co-organisor)
|
ESTSetúbal/IPS, Portugal |
Event participation
Activity description Type of event |
Event name Institution / Organization |
|
---|---|---|
2024/02/29 - 2024/02/29 | Ação de formação (3 horas)
Workshop
|
Workshop – Planear e adequar a carga de trabalho dos estudantes
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, Portugal
|
2023/06/01 - 2023/06/01 | Ação de formação (2 horas)
Workshop
|
Ética em investigação – integridade académica e científica
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2023/02/09 - 2023/02/09 | Ação de formação (5 horas)
Workshop
|
Comunicação de Ciência para Públicos Leigos
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2022/09/19 - 2022/09/23 | Ação de formação (10 horas)
Seminar
|
8th Online e-learning seminar for university professors
Universidad Catolica de Avila, Spain
|
2021/06/22 - 2021/06/22 | Ação de formação (1h30m)
Workshop
|
Design Thinking for Pedagogical Innovation
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
|
2021/06/21 - 2021/06/21 | Ação de formação (1h30m)
Workshop
|
Emotional intelligence and soft skills for engineering students
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
|
2019/07/09 - 2019/07/09 | Ação de formação (2 horas)
Workshop
|
Indicadores bibliométricos na avaliação da produção científica
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2017/03/30 - 2017/07/31 | Ações de formação (24 horas)
Workshop
|
Iniciação ao Project Based Learning (PBL)
Grupo de Trabalho do Programa Nacional de Apoio à Formação em Competências Digitais no Ensino Superior, Portugal
|
2017/02/21 - 2017/02/21 | Ação de formação (3 horas)
Workshop
|
Moodle: Plataforma de Suporte à Aprendizagem Online
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2015 - 2016 | Curso de formação
Other
|
Curso Online de Inglês
Education First, Portugal
|
2008/09/22 - 2008/09/23 | Ação de formação (8 horas)
Workshop
|
Effective Teaching: A Workshop
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
|
2007/07/19 - 2007/07/20 | Ação de formação (16 horas)
Workshop
|
MATLAB
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, Portugal
|
2006/07/05 - 2006/07/05 | Ação de formação (8 horas)
Workshop
|
Advanced Workshop on Collaborative Learning
Universidade do Minho, Portugal
|
2004/02/02 - 2004/02/18 | Ação de formação (24 horas)
Workshop
|
HTML e Concepção de Websites
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, Portugal
|
2003/01/06 - 2003/01/25 | Curso de formação (50 horas)
Other
|
Técnicas Teatrais
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2002/09/09 - 2002/10/17 | Curso de formação (24 horas)
Other
|
Comunicação Assertiva
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2002/09/09 - 2002/10/09 | Curso de formação (30 horas)
Other
|
Didáctica Universitária
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Jury of academic degree
Topic Role |
Candidate name (Type of degree) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2017 | Optimization with flexible objectives and constraints
(Thesis) Main arguer
|
Nam Van Tran (PhD)
Universidade de Évora, Portugal
|
Association member
Society Organization name | Role | |
---|---|---|
2024/01 - Current | MARE - Marine and Environmental Sciences Centre | Investigadora |
2013/10 - Current | CIMA - Research Center in Mathematics and Applications | Membro efetivo |
2016/10/07 - 2023/12/31 | CINEA-IPS (Centro de Investigação em Energia e Ambiente do Instituto Politécnico de Setúbal) | Membro efetivo |
2022/10 - 2023/12 | International Society for Engineering Pedagogy (IGIP) | Membro associado |
2008/03 - 2013/10 | CIMA-UE (Centro de Investigação em Matemática e Aplicações da Universidade de Évora) | Aluna de doutoramento na área da Matemática Não Standard |
Committee member
Activity description Role |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2024/01/25 - Current | Grupo de Trabalho para definição da estratégia de acompanhamento ao estudante internacional do IPS
Member
|
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2024/01/03 - Current | Mobility and International Coordinator of Setúbal School of Technology
Coordinator
|
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2022/11/03 - Current | Conselho de Representantes da ESTSetúbal/IPS
Member
|
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2013/10 - Current | Comissão Científica do Departamento de Matemática da ESTSetúbal/IPS
Member
|
ESTSetúbal/IPS, Portugal |
2018/07/10 - 2022/07/27 | Conselho Pedagógico da ESTSetúbal/IPS
President / Vice-president
|
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2018/11/21 - 2019/10/09 | Comissão Eventual de Apoio Pedagógico da ESTSetúbal/IPS
Coordinator
|
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, Portugal |
2014/10 - 2016/09 | Comissão de Divulgação Técnico-Científica da ESTSetúbal/IPS
Coordinator
|
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, Portugal |
Course / Discipline taught
Academic session | Degree Subject (Type) | Institution / Organization | |
---|---|---|---|
2024 - Current | Aplicações Matemáticas B | Redes Elétricas Inteligentes e Domótica (Curso Técnico Superior Profissional) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2023 - Current | Fundamentos de Cálculo | Redes Elétricas Inteligentes e Domótica (Curso Técnico Superior Profissional) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2022/10 - Current | Métodos Matemáticos I | Licenciatura em Tecnologia e Gestão Industrial (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2017 - Current | Fundamentos de Matemática | Programação Web, Dispositivos e Aplicações Móveis (Curso Técnico Superior Profissional) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2020 - 2023 | Elementos de Matemática II | Redes Elétricas Inteligentes e Domótica (Curso Técnico Superior Profissional) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2015 - 2023 | Elementos de Matemática I | CTeSP em Produção Aeronáutica (Curso Técnico Superior Profissional) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2017 - 2022 | Métodos Matemáticos II | Licenciatura em Tecnologia e Gestão Industrial (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2016 - 2021 | Análise Numérica | Licenciatura em Engenharia Informática (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2014 - 2016 | Matemática II | Licenciatura em Engenharia Mecânica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2013 - 2015 | Matemática I | Licenciatura em Engenharia Mecânica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2012 - 2015 | Aplicações de Matemática | CET em Desenvolvimento de Produtos Multimédia (Curso de Especialização Tecnológica) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2002 - 2013 | Álgebra Linear e Geometria Analítica | Licenciatura em Engenharia Informática (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2000 - 2013 | Análise Matemática II | Licenciatura em Engenharia Mecânica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2008 - 2010 | Curso Intensivo de Matemática | Aperfeiçoamento (Curso médio) | ESTSetúbal/IPS, Portugal |
1999 - 2007 | Análise Matemática I | Licenciatura em Engenharia Mecânica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2005 - 2005 | Tópicos de Matemática Elementar | Aperfeiçoamento (Curso médio) | ESTSetubal, Portugal |
Other jury / evaluation
Activity description | Institution / Organization | |
---|---|---|
2022/06 - 2025/01 | Member of the internal evaluation committee of project BUILD2050 | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2023/04/18 - 2024/06/11 | Membro do Júri dos concursos especiais + Mudança de Par Instituição/Curso, Mudança de Ramo e Mudança de Regime e Reingresso das Licenciaturas e CTeSP da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2023/07/04 - 2023/10/11 | Instrutora de procedimento disciplinar instaurado a um estudante da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |