???global.info.a_carregar???
Doutorado em Língua e Cultura Portuguesa (Língua Estrangeira/Língua Segunda) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Professor Adjunto na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria (ESECS-IPL), onde leciona disciplinas de Português como Língua Estrangeira e Linguística. Coordenador do LAPE de Leiria (Local para Aplicação e Promoção de Exames como Língua Estrangeira) e Membro da Comissão Científica e Pedagógica da licenciatura em Tradução e Interpretação Português-Chinês. Investigador Integrado do Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada (CELGA-ILTEC) da Universidade de Coimbra, no grupo Discurso e Práticas Discursivas Académicas (DPDA). Interessa-se pela descrição de géneros textuais em diferentes áreas disciplinares e pela didática da literacia escolar e académica em Língua Materna e Língua Não Materna. Possui experiência profissional na área da tradução técnica e formação complementar na área da tradução literária. *********************************************************************************************************************************************************** PhD in Portuguese Language and Culture (Foreign Language/Second Language) from the Faculty of Letters of the University of Lisbon. Adjunct Professor at the Polytechnic of Leiria (ESECS-IPL) in the fields of Portuguese as a Foreign / Second Language and Linguistics. Coordinator of the Leiria LAPE (Local for the Application and Promotion of Examinations as a Foreign Language) and member of the Scientific and Pedagogical Committee of the degree in Portuguese-Chinese Translation and Interpreting. Integrated member of the Center for the Study of General and Applied Linguistics (CELGA-ILTEC) at the University of Coimbra, in the group "Academic Discourse and Discursive Practices". Research interests include the description of textual genres in different disciplinary areas and in the teaching of academic literacy in Portuguese as a first and second/foreign language. Professional experience in technical translation and complementary training in literary translation.
Identification

Personal identification

Full name
Fausto Felix Geert Caels

Citation names

  • Caels, Fausto

Author identifiers

Ciência ID
2816-90DD-7DD8
ORCID iD
0000-0001-7589-2793

Email addresses

  • fausto.caels@gmail.com (Professional)
  • fausto.caels@ipleiria.pt (Professional)

Addresses

  • Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada. Faculdade de Letras, Largo da Porta Férrea , 3004-530 , COIMBRA, Coimbra, Portugal (Professional)
  • Escola Superior Educação e Ciências Sociais Campus 1 Rua Dr. João Soares; Apartado 4045 , 2411-901, Leiria, Leiria, Portugal (Professional)

Knowledge fields

  • Humanities - Languages and Literatures - Linguistics

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1)
English Intermediate (B1) Advanced (C1) Intermediate (B1) Intermediate (B1)
Dutch Intermediate (B1) Proficiency (C2) Intermediate (B1) Advanced (C1)
Education
Degree Classification
2016
Concluded
Língua e Cultura Portuguesa (Língua Estrangeira/Língua Segunda) (Doutoramento)
Major in Linguística Aplicada
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"Os textos de Ciências na disciplina de PLNM: uma abordagem baseada em Género" (THESIS/DISSERTATION)
Aprovado com Distinção e Louvor
2002
Concluded
Linguística (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"não aplicável" (THESIS/DISSERTATION)
16 valores
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2020/09/15 - Current Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017/09/15 - 2020/09/14 Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2019 - 2020 Tutor (University Teacher) Universidade Aberta, Portugal
2017/09/19 - 2018/02/28 Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2016/09/01 - 2017/07/31 Invited Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016/09/01 - 2017/02/01 Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2008 - 2009 Invited Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2023 - Current Coordenador do LAPE - Local de Aplicação e Promoção de Exames de Português Língua Estrangeira Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2019 - 2023 Coordenador Adjunto do GEPLE - Grupo de Ensino do Português Língua Estrangeira Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
2016/01/01 - Current Investigador (membro integrado) Universidade de Coimbra Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada, Portugal
2017/05/01 - 2017/12/31 Bolseiro de Pós doutoramento Universidade de Coimbra Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada, Portugal
2003/01/01 - 2016/01/01 Investigador (membro não integrado) Instituto de Linguística Teórica e Computacional, Portugal
2011/04/01 - 2015/05/30 Bolseiro de doutoramento (SFRH/BD/73799/2010) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2003 - 2006 Docente de Neerlandês como Língua Estrangeira CCL-ISCTE, Portugal
2002 - 2006 Tradutor Freelancer Neerlandês-Português Empresas várias no ramo da Tradução, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2023 - 2023 Criação de tutoriais sobre o funcionamento da ESECS: a aprendizagem baseada em projetos na aquisição de competências de português e de tradução por estudantes chineses
0000
Principal investigator
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Instituto Politécnico de Leiria
Ongoing
2021 - 2022 Link Me Up - 1000 ideias? - Sistema de Apoio à cocriação de inovação, criatividade e empreendedorismo
POCI-03-33B5-FSE-072070
POCH-04-5267-FSE-000814
Researcher
European and International Unit
Concluded

Other

Designation Funders
2017 - Current Textos, géneros e conhecimento: Para o mapeamento dos usos disciplinares da língua nos diferentes níveis de ensino
Researcher
Universidade de Coimbra Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada, Portugal
Ongoing
2011 - 2013 Teacher Learning for European Literacy Education (TeL4ELE)
EACEA-518080 / 518080-LLP-1-2011-1-SE-COMENIUS-CMP
Researcher
Instituto de Linguística Teórica e Computacional, Portugal
2009 - 2012 Desenvolvimento de metodologias para a aprendizagem de uma língua segunda e a construção de materiais adequados ao ensino de português como língua não materna
Metodologias e materiais PLNM
Researcher
Instituto de Linguística Teórica e Computacional, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluded
2007 - 2009 Bilinguismo, aprendizagem do Português L2 e sucesso educativo na Escola Portuguesa
Turmas Bilngues
Researcher
Instituto de Linguística Teórica e Computacional, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluded
2004 - 2008 Diversidade Linguística na Escola Portuguesa
Diversidade Linguística
Researcher
Instituto de Linguística Teórica e Computacional, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluded
Outputs

Publications

Book
  1. Silva, Paulo Nunes da; Barbeiro, Luís Filipe; Caels, Fausto; Gouveia, Carlos A. M; Santos, Joana Vieira; Marques, Carla Maria Gerardo Henriques da Cunha; Barbeiro, Célia. Teorias discursivas em diálogo: Perspetivas e análises. Grácio Editor. 2022.
    In press
  2. Caels, Fausto; Quaresma, Ângela. Corresponding author: Caels, Fausto. Os géneros em manuais de Ciências Naturais do 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico: Mapeamento dos géneros. Portugal: CELGA-ILTEC. 2019.
    Published
  3. Caels, Fausto; Quaresma, Ângela. Corresponding author: Caels, Fausto. Os géneros em manuais de Ciências Naturais do 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico: Géneros procedimentais. Portugal: CELGA-ILTEC. 2019.
  4. Caels, Fausto; Quaresma, Ângela. Os géneros das Ciências Naturais, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico: Explicação Sequencial. Coimbra: CELGA-ILTEC. 2018.
    Published
  5. Caels, Fausto; Quaresma, Ângela. Os géneros das Ciências Naturais, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico: Relatório Composicional. Coimbra, Portugal: CELGA-ILTEC. 2018.
    Published
  6. Caels, Fausto. GUIA para o ensino do Português Língua de Acolhimento (PLA) no contexto da Educação Não Formal (ENF). Lisboa, Portugal: Alto Comissariado para as Migrações, I.P. (ACM, I.P.). 2016.
    Published
  7. Caels, Fausto; Carvalho, Nuno. Teste de diagnóstico de Português Língua Não Materna: 1.º e 2.º ano do Ensino Básico. Lisboa: Ministério da Educação, Direcção Geral de Desenvolvimento e Inovação Curricular (DGIDC). 2009.
    Published
  8. Caels, Fausto. Testes de diagnóstico de Português Língua Não Materna - Introdução Geral. Lisboa, Portugal: Ministério da Educação, Direcção Geral de Desenvolvimento e Inovação Curricular (DGIDC). 2009.
    Published
  9. Caels, Fausto; Carvalho, Nuno. Teste de Diagnóstico de Português Língua Não Materna: 3.º ao 6.º ano do Ensino Básico. Lisboa: Ministério da Educação, Direcção Geral de Desenvolvimento e Inovação Curricular (DGIDC). 2009.
    Published
  10. Caels, Fausto; Carvalho, Nuno. Teste de diagnóstico de Português Língua Não Materna: 3.º ciclo do EB e Ensino Secundário. Lisboa: Ministério da Educação, Direcção Geral de Desenvolvimento e Inovação Curricular (DGIDC). 2009.
    Published
Book chapter
  1. Barbeiro, Luís; Caels, Fausto; Gouveia, Carlos A. M; Marta Filipe Alexandre. "Sequential explanations in Natural Sciences textbooks: Lexicogrammatical resources and pedagogical strategies". In Selected texts of ESFLC Vigo 2023. 2024.
    Submitted
  2. Gouveia, Carlos A. M.; Alexandre, Marta Filipe; Caels, Fausto. "Learning to use Reading to Learn in Portugal". In Reading to Learn, Reading the World - How Genre-based Literacy Pedagogy is Democratizing Education, edited by Claire Acevedo; David Rose; Rachel Whittaker. Equinox, 2023.
    In press
  3. Caels, Fausto. "O Português como língua veicular de saberes escolares: Pistas para a conceção de materiais didáticos". In Desenvolvimento de materiais didáticos para português como língua não materna, edited by Ana L. Madeira; Catarina F. Castro. Lidel, 2023.
    Accepted
  4. Alexandre, Marta Filipe; Caels, Fausto. "Investigação sobre o discurso da História em Portugal: Um ponto da situação". In Discurso Académico: Conhecimento disciplinar e apropriação didática, edited by Silva, Paulo Nunes da; Pinto, Alexandra Guedes; Marques, Carla Maria Gerardo Henriques da Cunha. Grácio Editor, 2023.
    In press
  5. Mário Alves; Alexandre, Marta Filipe; Caels, Fausto. "A avaliatividade em manuais de História: Análise exploratória". In Discurso Académico: Conhecimento disciplinar e apropriação didática, edited by Silva, Paulo Nunes da; Pinto, Alexandra Guedes; Marques, Carla Maria Gerardo Henriques da Cunha. Grácio Editor, 2023.
    In press
  6. Caels, Fausto; Vieira de Castro, Ana Catarina; Coelho, Flávia. Corresponding author: Caels, Fausto. "Criação de videotutoriais sobre o funcionamento da ESECS: a aprendizagem baseada em projetos na aquisição de competências de português e de tradução por estudantes chineses.". In Projetos de Inovação Pedagógica, Skills4Future: Innovative Practices, 262-266. Politécnico de Leiria, 2023.
  7. Caels, Fausto; Cardoso, Inês; Catarina F. Castro. "Estratégias para o desenvolvimento da expressão escrita por alunos chineses de português língua não materna". In Práticas de Português Língua Estrangeira em tempos de isolamento social: Provocações para uma era pós-Covid, edited by C. Moisés; A. Thomé Williams. Editora Pontes., 2022.
    Published
  8. Silva, Paulo Nunes da; Barbeiro, L. F.; Caels, Fausto. "Classificações textuais e documentos programáticos de Português". In Teorias discursivas em diálogo: Perspetivas e análises, 51-70. Grácio Editor, 2022.
    In press
  9. Barbeiro, L. F.; Caels, Fausto; Silva, Paulo Nunes da. "Géneros escolares e aprendizagens". In Teorias discursivas em diálogo: Perspetivas e análises, 71-96. Grácio Editor, 2022.
    In press
  10. Caels, Fausto. "Investigac¸a~o sobre os usos disciplinares da li´ngua portuguesa no Ensino Ba´sico: Quem somos, de onde viemos e para onde vamos?". In Discurso Acade´mico: Uma a´rea disciplinar em construc¸a~o, 317-324. Portugal: CELGA-ILTEC, 2019.
    Published
  11. Caels, Fausto; Barbeiro, Luís; Santos, Joana Vieira. "Discurso Acade´mico: Estaleiro e construc¸a~o". In Discurso Acade´mico: Uma a´rea disciplinar em construc¸a~o, 8-17. Portugal: CELGA-ILTEC, 2019.
    Published
  12. Caels, Fausto; Quaresma, Ângela. "Caracterizac¸a~o dos ge´neros do Ensino Ba´sico e Secunda´rio". In Discurso Acade´mico: Uma a´rea disciplinar em construc¸a~o, 108-133. Portugal: CELGA-ILTEC, 2019.
    Published
  13. Caels, Fausto; Alexandre, Marta Filipe. "Os alunos de PLNM e a aprendizagem de conteúdos escolares". In O Ensino do Português como Língua Não Materna: Estratégias, Materiais e Formação, 107-159. Lisboa, Portugal: ILTEC / Fundação Calouste Gulbenkian, 2013.
    Published
  14. Solla, Luísa; Caels, Fausto. "O que aprendemos com o Projeto". In O Ensino do Português como Língua Não Materna: Estratégias, Materiais e Formação, 287-300. Lisboa, Portugal: ILTEC / Fundação Calouste Gulbenkian, 2013.
    Published
  15. Matias, Nelson; Solla, Luísa; Cunha, Filipa; Brízida, Elsa; Gonçalves, Débora; Caels, Fausto. "Resultados do inquérito". In O Ensino do Português como Língua Não Materna: Estratégias, Materiais e Formação. Lisboa, Portugal: ILTEC / Fundação Calouste Gulbenkian, 2013.
    Published
  16. Caels, Fausto. "Guzerate". In Diversidade Linguística na Escola Portuguesa, 43-60. Lisboa, Portugal: ILTEC / Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.
    Published
  17. Arim, Eva; Carvalho, Nuno; Caels, Fausto. "Ucraniano". In Diversidade Linguística na Escola Portuguesa, 87-107. Lisboa, Portugal: ILTEC / Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.
    Published
  18. Mendes, Mafalda; Caels, Fausto. "Diversidade Linguística na Escola - Uma problemática global". In Diversidade Linguística na Escola Portuguesa, 171-293. Lisboa: ILTEC / Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.
    Published
  19. Caels, Fausto; Carvalho, Nuno. "Análise de Narrativas Escritas". In Diversidade Linguística na Escola Portuguesa, 149-161. Lisboa, Portugal: ILTEC / Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.
    Published
  20. Caels, Fausto. "Modelo de Análise de Narrativas Escritas". In Diversidade Linguística na Escola Portuguesa, 119-147. Lisboa: ILEC / Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.
    Published
  21. Carvalho, Nuno; Caels, Fausto. "Turmas Bilingues". In Temas em Bilinguismo, edited by Flores, Cristina, 175-190. Braga, Portugal: Universidade do Minho / Centro de Estudos Humanísticos, 2008.
    Published
Conference abstract
  1. Caels, Fausto. "Testes de avaliação de diagnóstico em Português Língua Não Materna". Paper presented in Seminário sobre Metodologias e Materiais para o Ensino do Português como Língua Não Materna, Lisboa, 2009.
    Published
Conference paper
  1. Castro, Catarina; Caels, Fausto; Coelho, Flávia. Corresponding author: Castro, Catarina. "Videotutoriais em português com legendas em chinês: Uma aprendizagem baseada em projeto com e para estudantes chineses". 2022.
    In press
  2. Caels, Fausto; Malheiro, Sara. Corresponding author: Caels, Fausto. "Tradução de orações relativas para chinês: Da hipotaxe à parataxe". Paper presented in IPCE, 2020.
    Published
  3. Caels, Fausto; Ferreira, Paula Cristina Cinza Santos Leal. "(Re)contos do Oriente: Um projeto de escrita". Paper presented in IPCE, 2020.
    Published
  4. Caels, Fausto; Alexandre, Marta Filipe. Corresponding author: Caels, Fausto. "A expressão do Tempo em textos de História: Mapeamento de recursos sintáticos". Paper presented in IPCE, 2020.
    Published
  5. Caels, Fausto; Alexandre, Marta Filipe. "Relações temporais e causais em textos de História". Paper presented in IPCE, 2020.
    Published
  6. Barbeiro, L. F.; Caels, Fausto; Quaresma, Ângela. "Aprendizagens Essenciais de Português: Mapeamento de géneros textuais e competências associadas". Paper presented in LUSOCONF2019. II Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas, 2019.
    Published
  7. Caels, Fausto; Coelho, Flávia; Ana Cen; Yuqin Lin. "Vantagens e limitações da tradução automática ZH-PT: Um estudo de caso". Paper presented in X Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação, 2019.
    In press
  8. Barbeiro, L.; Caels, Fausto; Quaresma, Ângela. Corresponding author: Barbeiro, L.. "). Aprendizagens Essenciais de Portugue^s: Mapeamento de ge´neros textuais e compete^ncias associadas". Paper presented in LUSOCONF2019. II Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas, 2019.
    Published
  9. Barbeiro, Luís; Caels, Fausto; Quaresma, Ângela. Corresponding author: Barbeiro, Luís. "Ge´neros textuais e interdisciplinaridade nas Aprendizagens Essenciais.". Paper presented in IPCE, 2019.
  10. Caels, Fausto; Quaresma, Ângela. "O que (na~o) se entende por texto expositivo nos manuais de Portugue^s?". Paper presented in IPCE, 2019.
    Published
  11. Coelho, Flávia; Caels, Fausto. Corresponding author: Coelho, Flávia. "Espac¸amentos antes e depois dos sinais de pontuac¸a~o: Um estudo de caso com alunos chineses.". Paper presented in IPCE, 2019.
  12. Castro, Catarina; Caels, Fausto; Cardoso, Inês. Corresponding author: Castro, Catarina. "Materiais para alunos chineses de Portugue^s Li´ngua Na~o Materna: A perspetiva dos estudantes.". Paper presented in IPCE, 2019.
    Published
  13. Quaresma, Ângela; Caels, Fausto. Corresponding author: Quaresma, Ângela. "Elementos verbais e visuais em manuais de Histo´ria e de Cie^ncias Naturais.". Paper presented in IPCE, 2019.
    Published
Conference poster
  1. Caels, Fausto; Quaresma, Ângela. "Géneros textuais em manuais de Ciências Naturais". Paper presented in Encontro Investigação, Práticas e Contextos em Educação, 2018.
Edited book
  1. Alexandre, M. F.; Caels, F.; Marques, G.; Mendes, M. ; Conde, I.. Artigos selecionados da 29.ª Conferência Europeia de Linguística Sistémico-Funcional (ESFLC2019); Selected papers from the 29th European Systemic Functional Linguistics Conference (ESFLC2019). Politécnico de Leiria e CELGA-ILTEC. 2022.
    Published • Editor
  2. Ferreira, P. C.; Caels, F. C.. (Re)contos do Oriente: Um olhar dos estudantes chineses.. ESECS-IPLeiria. 2021.
    Published • Editor
  3. Caels, F. C.; Cardoso, I.. Receitas chinesas escritas por alunos de Redação em Português III: Licenciatura em Língua Portuguesa Aplicada - Ano Letivo 2019/20. ESECS-IPLeiria. 2020.
    Published • Editor
  4. Caels, F.; Barbeiro, L. F.; Santos, J. V.. Discurso Académico: Uma área disciplinar em construção. CELGA-ILTEC / ESECS. 2019.
    Editor
Journal article
  1. Fausto Caels; Ângela Quaresma; Luís Barbeiro; Marta Filipe Alexandre. "Recursos textuais para a construção de conhecimento classificativo - as taxonomias em manuais escolares de Ciências Naturais". DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada (2023): https://doi.org/10.1590/1678-460x202339457469.
    10.1590/1678-460x202339457469
  2. Caels, Fausto; Romain Gillain; Coelho, Flávia. Corresponding author: Caels, Fausto. "Estágios na licenciatura em Tradução e Interpretação Português-Chinês / Chinês-Português do Politécnico de Leiria: Escolha de entidades cooperantes.". Rotas a Oriente 3 (2023): 225-244.
    Open access • Published
  3. Caels, Fausto; Barbeiro, L. F.; Gouveia, C. A. M.. "Géneros escolares segundo a Escola de Sydney: Propósitos, estruturas e realizações textuais". Indagatio Didactica 12 2 (2020): 13-32. https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/17433.
    Open access • Published
Manual
  1. Caels, F.; Oliveira, L.; Barbeiro, L. F.; Gomes, S.. Língua Portuguesa Aplicada à Gestão. Instituto Politécnico de Macau. 2018.
    Published
Preprint
  1. Fausto Caels; Ângela Quaresma; Luís Barbeiro; Marta Filipe Alexandre. "Recursos textuais para a construção de conhecimento classificativo - as taxonomias em manuais escolares de Ciências Naturais". 2023. https://doi.org/10.1590/1678-460x202357469.
    10.1590/1678-460x202357469
Thesis / Dissertation
  1. Caels, Fausto. "Os textos de Ciências na disciplina de PLNM: uma abordagem baseada em Género". PhD, Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, 2016. http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/23642/1/ulsd072588_td_tese.pdf.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2024 Os alunos de PLNM e a aprendizagem de conteúdos escolares - pistas para a caracterização e didatização do português como língua veicular X Colóquio Responder aos Desafios da Educação Inclusiva
CFAE Coimbra
2023 Vamos à rádio? Alunos chineses como agentes ativos na criação e utilização de recursos digitais de Português Língua Estrangeira Colóquio Internacional "Línguas estrangeiras, ensino superior e tecnologias emergentes: desenvolvimento de competências face ao atual mercado de trabalho"
Universidad de Castille - La Mancha, Espanha
2023 Project-based learning to promote the acquisition of Portuguese as a Foreign Language by Chinese students and Multimodal Translation from Portuguese to Chinese International Conference on “Language and Intercultural Communication Learning” (LaICL)
Águeda School of Technology and Management, University of Aveiro
2023 Utilização das TIC e a aprendizagem Baseada em Projeto: Partilha de uma iniciativa de Inovação Pedagógica na área do PLE com e para estudantes chineses Seminário "Entre o presencial e o digital: desafios pedagógicos para o ensino do PLNM"
ESECS, IPLeiria
2023 Videotutoriais em português com legendas em chinês: Uma aprendizagem baseada em projeto com e para estudantes chineses Jornadas Pedagógicas – Partilha de Práticas Pedagógicas
Politécnico de Leiria
2023 The development of a placement test to identify Chinese students' proficiency level in Portuguese. The MATSDA/Bilingual International School Conference "Materials for Testing"
MATSDA
2023 O Ensino Baseado em Projetos na aprendizagem de PLE por alunos chineses no ensino superior Congresso Internacional “Ensino, Formação e Investigação"
Universidade Nova de Lisboa
2022 Estágios na licenciatura em Tradução e Interpretação Português-Chinês / Chinês-Português do IPLeiria: Escolha de entidades cooperantes 5.º Congresso Internacional "Pelos mares da língua portuguesa"
Universidade de Aveiro
2022 Verbos de cozinha em PT e em ZH: Pontos de contacto e de divergência léxicosemânticos entre duas tradições gastronómicas 5.º Congresso Internacional "Pelos mares da língua portuguesa"
Universidade de Aveiro
2021 Los géneros escolares en Portugal: Resultados de un proyecto de investigación sobre libros de texto de portugués, ciencias e historia Jornada de la Enseñanza de la Lengua
Programa de Formación Docente en Lengua y Literatura (PRODELL) (Argentina)
2021 Pistas para a análise de textos escolares e académicos Conferência integrada no seminário "Gramática e Comunicação"
Mestrado em Português como Língua Estrangeira / Língua Segunda (Portugal)
2021 Introdução à Pedagogia de Género (e a sua aplicação ao ensino de L2/LE) Conferência integrada no seminário "Ensino, Aprendizagem e Avaliação"
Mestrado em Português como Língua Estrangeira / Língua Segunda
2021 Contrastes léxico-semânticos entre o PT e o ZH e a sua abordagem em dicionários bilingues destinados a falantes chineses IX SIELP - Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa
Universidade do Minho
2021 Articulação interdisciplinar e otimização da proficiência linguística IX SIELP - Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa
Universidade do Minho
2021 Pedagogia de género no ensino do português a falantes chineses: Algumas reflexões metodológicas IX SIELP - Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa
Universidade do Minho
2021 A avaliatividade nos manuais de história: Análise exploratória 2.º Encontro Nacional sobre Discurso Académico
Universidade de Coimbra
2021 Investigação sobre o discurso da História no projeto "Textos, géneros e conhecimento": Um ponto de situação 2.º Encontro Nacional sobre Discurso Académico
Universidade de Coimbra
2021 (Re)contos do Oriente: um projeto de escrita X Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação
ESECS, IPLeiria
2021 Vantagens e limitações da tradução automática ZH-PT: Um estudo de caso X Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação
ESECS, IPLeiria
2021 Escrever para lá da sala de aula: Relato de dois projetos de escrita colaborativa em Português como Língua Adicional III Simpósio Internacional sobre o Ensino de Português como Língua Adicional (SINEPLA)
Universidade de Coimbra
2019 A progressa~o lingui´stica na dida´tica das cie^ncias: que textos e ge´neros sa~o utilizados no estudo do sistema circulato´rio em diferentes etapas de escolaridade? XXXV Encontro Nacional da Associac¸a~o Portuguesa de Lingui´stica
Universidade do Minho
2019 The concept of genre in the teaching of Portuguese L1 ARLE 2019
Universidade Nova de Lisboa
2019 Exemplificando estratégias de leitura e escrita de base genológica VI Encontro Internacional de Reflexão sobre a Escrita – Algumas Décadas de Investigação e Ensino
Universidade de Aveiro
2018 Quantos significados cabem num só texto? Palestra no Seminário de formação para alunos de Doutoramento
Facultat de Filoloxía e Tradución, Universidade de Vigo
2012 Ler, escrever (e falar) sobre ciências nas aulas de PLNM Encontro de professores de Português Língua Não Materna
ILTEC e ESE de Lisboa
2009 Testes de avaliação de diagnóstico em Português Língua Não Materna Seminário - Português Língua Não Materna: Metodologias e Materiais
ILTEC (Lisboa)

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2024 - Current Orientação de bolseiro de doutoramento no Projeto "Textos, Géneros e Conhecimento"
Co-supervisor
CELGA-ILTEC, UC, Portugal
2023 - Current O ensino da produção escrita em português língua estrangeira no Senegal, segundo a abordagem de género da Escola de Sydney
Co-supervisor of Adrien Modeste Mendy
Doutoramento em Portugue^s como Li´ngua Estrangeira/Li´ngua Segunda (PhD)
Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras , Portugal
2023 - Current A avaliação diagnóstica em Português Língua Não Materna: Fundamentos e proposta de um modelo de teste
Co-supervisor of Ana Sarzedas
Doutoramento em Portugue^s como Li´ngua Estrangeira/Li´ngua Segunda (PhD)
Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras , Portugal
2023 - Current Didatização da organização do texto escrito com base na paragrafação, na sua relação com os géneros textuais académicos
Co-supervisor of Emília Marrengula
Doutoramento em Portugue^s como Li´ngua Estrangeira/Li´ngua Segunda (PhD)
Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras , Portugal
2019 - Current O Português Língua de Herança na Bélgica: (des)articulações das práticas de ensino-aprendizagem em contexto formal e não formal
Co-supervisor
Português como Língua Estrangeira/Língua Segunda (PhD)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2020 - 2023 O contraste léxico-semântico entre o PT e o ZH e o seu reflexo na lexicografa bilingue destinada a falantes chineses
Co-supervisor of Yuqin Lin
Português como Língua Estrangeira/Língua Segunda (PhD)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2020 - 2022 A nominalização de Processos no ensino do Português para Fins Específicos na China: Análise de um manual de temas económico-comerciais
Co-supervisor of Zhu Ruizhe
Português como Língua Estrangeira/Língua Segunda (Master)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2020 - 2022 A produção escrita no ensino-aprendizagem do Português como Língua Estrangeira (PLE) no Senegal.
Co-supervisor of Adrien Modeste Mendy
Português como Língua Estrangeira/Língua Segunda (Master)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2017 - 2020 Orientação de bolseiro de investigação (mestre) no Projeto "Textos Géneros e Conhecimento"
Co-supervisor of Ângela Quaresma
CELGA-ILTEC, UC, Portugal

Association member

Society Organization name Role
2018 - Current LAPE Leiria - Local de Aplicação e Promoção de Exames de Português Língua Estrangeira Vigilante e Examinador

Committee member

Activity description
Role
Institution / Organization
2021 - Current Membro da Comissão Organizadora do ENDA 2 Universidade do Porto Centro de Linguística, Portugal

Universidade de Coimbra Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada, Portugal
2018 - Current Membro da Comissão Organizadora do ENDA 1
Member
CELGA-ILTEC, UC, Portugal

Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2019 - 2019 Membro da Comissão Científica do ISFC2019
Member
Pontificia Universidad Católica de Chile, Chile
2019 - 2019 Membro da Comissão Científica do ESFLC2019
Member
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Universidade de Coimbra Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada, Portugal
2019 - 2019 Membro da Comissão Científica do VI EIRE
Member
Universidade de Aveiro, Portugal
2019 - 2019 Membro da Comissão Organizadora do ESFLC2019
Member
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Universidade de Coimbra Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada, Portugal
2019 - 2019 Membro da Comissão Organizadora do VI EIRE
Member
Universidade de Aveiro, Portugal
2019 - 2019 Membro da Comissão Científica do VIII IPCE
Member
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2018 - 2018 Membro da Comissão Científica do ENDA 1
Member
Universidade de Coimbra Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada, Portugal

Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Distinctions

Other distinction

2022 Projeto premiado no Concurso para o Incentivo a Projetos de Inovação Pedagógica (2ª edição)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal