???global.info.a_carregar???
Darlinda Moreira. Concluiu o Título de Agregado em 2018 pela Universidade Aberta, Doutoramento em 2002 pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Mestrado em Master Program in Bilingual Education Studies em 1994 pela University of Massachusetts Boston , Licenciatura em Matemática em 1985 peloa Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências É Professor Auxiliar no(a) Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância. Publicou vários artigos em revistas especializadas e capítulos de livros. As áreas científicas de investigação e lecionação são as seguintes: • Educação e Interculturalidade. Abordada através dos tópicos mais específicos da cultura e aprendizagem, nas suas conexões tanto ao etnoconhecimento como à Sociedade do Conhecimento, o que conduz à implementação de metodologias de ensino inovadoras e fortemente enraizadas nas realidades socioculturais dos estudantes. • Educação a Distância. Abordada através dos tópicos da cibercultura em ambientes educacionais multiculturais, e das pedagogias e abordagens metodológicas inovadoras que implemento nas UCs que leciono. • Antropologia da educação. Abordada através dos tópicos etnografia e das relações entre educação formal e informal principalmente em ambientes digitais, multiculturais e globais. • Educação de adultos e aprendizagem ao longo da vida, sobretudo destacando as novas modalidades e possibilidades dos ambientes digitais, globais e multiculturais.
Identification

Personal identification

Full name
Darlinda Moreira

Citation names

  • Moreira, Darlinda
  • Moreira, Darlinda Pacheco

Author identifiers

Ciência ID
281C-10F6-8406
ORCID iD
0000-0003-4138-4509

Knowledge fields

  • Social Sciences - Other Social Sciences - Other Social Sciences
Education
Degree Classification
2018
Concluded
n/a (Título de Agregado)
Universidade Aberta, Portugal
"n /a" (THESIS/DISSERTATION)
aprovado por unanimidade
2015
Concluded
Educação (Doutoramento)
Major in Especialidade: Educação e Interculturalidade
Universidade Aberta, Portugal
"CONTA-ME UM CONTO: UM PROCESSO INTERCULTURAL DE CONSCIENTIZAÇÃO E DE APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA" (THESIS/DISSERTATION)
Aprovado com distinção
2002
Concluded
---- (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"As contas da vida: interacção de sbaeres num bairro de Lisboa" (THESIS/DISSERTATION)
Distinction by unanimity (Distinção e louvor por u
2002
Concluded
Antropologia (Doutoramento)
Major in Especialidade: Antropologia das Sociedades Complexas
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"Contas da Vida: Interacção de Saberes num Bairro de Lisboa" (THESIS/DISSERTATION)
1994
Concluded
Master Program in Bilingual Education Studies (Magister (2nd cycle))
University of Massachusetts Boston College of Public and Community Service, United States
"Dja: Mathematical conversations with a Portuguese Bilingual Student" (THESIS/DISSERTATION)
3.84/4.0
1994
Concluded
Master Program in Bilingual Education Studies (Mestrado)
University of Massachusetts Boston College of Public and Community Service, United States
"Dja: Mathematical conversations with a Portuguese Bilingual Student" (THESIS/DISSERTATION)
3.84/4.0
1985
Concluded
Aplicações da Matemática (Especialização pós-licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
16/20
1985
Concluded
Matemática (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
16/20
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2003/03/01 - Current Assistant Professor (University Teacher) Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
Projects

Grant

Designation Funders
2019/06 - 2019/06 Virtual networks and asynchronous communities: methodological reflections on the digital
CEMRI/289
Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
2013/10 - 2015/10 Processos e saberes construídos nas práticas sociais cotidianas e educação matemática de jovens e adultos
E-26/111.291/2013)
Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ)
2011/01/03 - 2011/07/02 ACESSIBILIDADE E DIVERSIDADE CULTURAL NO ENSINO A DISTÂNCIA: O CASO DA UMASSONLINE
SFRH/BSAB/1059/2010
Universidade Aberta, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded

Contract

Designation Funders
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais - CEMRI
UID/SOC/00289/2019
Universidade Aberta Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais, Portugal

Max-Planck-Institut fur Dynamik komplexer technischer Systeme, Germany
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 4107 - 2011-2012
PEst-OE/CED/UI4107/2011
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2010/01 - 2013/12 “Práticas Profissionais dos Professores de Matemática”
(PTDC/CPE-CED/098931/2008) (2010/2014)
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Outputs

Publications

Book
  1. Sanches-Rosa, Rodrigo; Farias, Daniela; Berton, Tatiane Delurdes de Lima; Lopes, Cleber; Asinelli-Luz, Araci; Moreira, Darlinda. Da escola para o mundo: do mundo para a escola. Livrologia Editor. 2022.
    10.52139/livrologia9786580329236
  2. Rosa, Rodrigo Santos; Farias, Daniela; Lima-Berton, Tatiane Delurdes de; Lopes, Cleber; Araci, Asinelli-Lus; Moreira, Darlinda. Da escola para o mundo: do mundo para a escola. Livrologia Editor. 2022.
    10.52139/livrologia9786586218985
  3. Dias, Paulo; Moreira, Darlinda; Mendes, António Quintas. Inovar para a qualidade na educação digital. Universidade Aberta. 2019.
  4. Moreira, Darlinda. Inovar para a qualidade na educação digital.. Portugal. 2018.
  5. Moreira, Darlinda. Novos olhares para os cenários e práticas da educação digital.. 2017.
  6. Dias, Paulo; Moreira, Darlinda; Mendes, António Quintas. Novos olhares para os cenários e práticas da educação digital. Universidade Aberta. 2017.
  7. Moreira, Darlinda. Práticas e cenários de inovação em educação online. Coleção:¿Educação a Distância e eLearning Nº1. Lisboa: Universidade Aberta ISBN: 978-972-674-786. Portugal. 2016.
  8. Dias, Paulo; Moreira, Darlinda; Mendes, António Quintas. Práticas e cenários de inovação em educação online. Universidade Aberta. 2016.
  9. Moreira, Darlinda. "Educação a Distância e eLearning no Ensino Superior".¿. Portugal. 2015.
  10. Dias, Paulo; Caeiro, Domingos; Aires, Luísa; Moreira, Darlinda; Goulão, Fátima; Henriques, Susana; Moreira, J. António; Nunes, Catarina S.. Educação a distância e elearning no ensino superior. Universidade Aberta. 2015.
  11. Henriques, Susana Alexandra Frutuoso; Dias, Paulo; Caeiro, Domingos; Aires, Luisa; Moreira, Darlinda; Goulão, Maria de Fátima; Moreira, José António; Nunes, Catarina Sofia. Educação a Distância e eLearning no Ensino Superior. UAb - Observatório da Qualidade do Ensino a Distância e eLearning. 2015.
  12. Moreira, Darlinda. Tecnologia e Educação Matemática.. Portugal. 2008.
  13. Moreira, Darlinda. Paradigmas Educacionais em Mudança. Portugal. 2007.
  14. Moreira, Darlinda. Jogo e Matemática.. Portugal. 2004.
  15. Moreira, Darlinda; Oliveira, Isolina. O jogo e a matemática. Universidade Aberta. 2004.
  16. Moreira, Darlinda. Iniciação à Matemática no Jardim de Infância.. Portugal. 2003.
  17. Moreira, Darlinda; Oliveira, Isolina. Iniciação à matemática no jardim de infância. Universidade Aberta. 2003.
  18. Moreira, Darlinda; Oliveira, Isolina. Iniciação à matemática no jardim de infância. Universidade Aberta. 2003.
Book chapter
  1. Darlinda Moreira. "Virtual networks and asynchronous communities: methodological reflections on the digital". Austria, 2022.
    https://doi.org/10.1007/978-3-658-30381-5
  2. Darlinda Moreira; Isabel Barros Dias. "Good practices in Digital Education from UAb". 2022.
    10.5281/zenodo.6546238
  3. Moreira, Darlinda; Dias, Isabel de Barros. "Good practices on digital education from UAb". Association of Distance Teaching Universities (EADTU), 2022.
    10.5281/zenodo.6546237
  4. Moreira, Darlinda; Asinelli-Luz, Araci; Rosa, Rodrigo. "Apresentação. Da escola para o mundo: doo mundo para escola". Livrologia editora, 2022.
    10.52139/livrologia9786586218985
  5. Musial, Gilvanice Barbosa da Silva; Moreira, Darlinda; Oliveira, Cristiane Coppe de. "Educação para as relações étnico-raciais na EJA". Curatoria Editora, 2022.
  6. Barros, Daniela Melaré Vieira; Moreira, Darlinda. "Posfácio. Da escola para o mundo: do mundo para escola.". Livrologia Editores, 2022.
    10.52139/livrologia9786586218985
  7. Moreira, Darlinda. "Diversidade e Mobilidade no Ensino superior.". Portugal, 2019.
  8. Moreira, Darlinda; Antão, Gabriel. "Diversidade e mobilidade no ensino superior". CINEP/IPC, 2019.
  9. Moreira, Darlinda. "e-Learning Diversification in Higher Education: Conceptions of Participation.". United Kingdom, 2018.
  10. Dias, Paulo; Aires, Luísa; Moreira, Darlinda. "e-Learning diversification in higher education: conceptions of participation". Springer, Cham, 2018.
    10.1007/978-3-319-70199-8_17
  11. Moreira, Darlinda. "Apresentação". Jundiaí-SP. Paco Editorial, 2018.
  12. Moreira, Darlinda; Seabra, Filipa. "Mobilidade virtual em rede no contexto da Licenciatura em Educação da UAb". Universidade Aberta, 2017.
  13. Moreira, Darlinda. "O fosso digital continua abissal". Universidade Aberta, 2017.
  14. Dias, Paulo; Caeiro, Domingos; Aires, Luísa; Moreira, Darlinda; Goulão, Fátima; Henriques, Susana; Moreira, J. António; Nunes, Catarina S.. "eLearning no ensino superior português : perspetivas de líderes académicos e pedagógicos". Universidade Aberta, 2016.
  15. Moreira, Darlinda; Henriques, Susana; Aires, Luísa. "Identity trends of academics at the Universidade Aberta (Portuguese Open University)". Bloomsbury Academic, 2015.
  16. Moreira, Darlinda. "Etnomatemática em diferentes contextos sociais.". Brazil, 2014.
  17. Moreira, Darlinda. "Caros estudantes: queiram entrar e juntar-se a no´s!". Johannes Kepler Universita¨t Linz, 2014.
  18. Moreira, Darlinda. "Nonverbal communication in the learning process". Johannes Kepler Universita¨t Linz, 2014.
  19. Moreira, Darlinda; Latas, Joana. "Mathematics education, cultural practices and communication". John Benjamins Publishing Company, 2014.
  20. Moreira, Darlinda. "O Processo Educativo das Crianças Ciganas e a Aprendizagem da Matemática.". Portugal, 2012.
  21. Moreira, Darlinda; Pires, Gisela. "O processo educativo das crianças ciganas e a aprendizagem da matemática". Edições Colibri, 2012.
  22. Moreira, Darlinda. "Facing Exclusion: The Student as Person". United Kingdom, 2009.
  23. Moreira, Darlinda. "Etnomatemática e mediação de saberes matemáticos na sociedade global e multicultural.". Editora da Universidade Federal Fluminense, 2009.
  24. Moreira, Darlinda. "Different perceptions of schooling and citizenship". Sense Publishers, 2009.
  25. Moreira, Darlinda. "“Suponhamos que...” : aspectos da retórica do discurso matemático". Colibri, 2006.
  26. Moreira, Darlinda. "O jogo na matemática e na educação". Universidade Aberta, 2004.
  27. Moreira, Darlinda. "Educação matemática, língua materna e língua de escolarização : três linguagens em interacção". ACIME — Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas, 2004.
Conference abstract
  1. Moreira, Darlinda. "Campelos, S. & Moreira, D. (2012); Developing statistical literacy: a design experiment approach to probabilities applied in Natural Sciences". 2012.
  2. Moreira, Darlinda. "Campelos, S. & Moreira, D. (2012); Developing statistical literacy: a design experiment approach to probabilities applied in Natural Sciences". 2012.
Conference paper
  1. Fernando J. P. Caetano; Diogo Casanova; Darlinda Moreira. "Microcredentials: an opportunity towards the digital transformation". 2023.
    10.4995/head23.2023.16125
  2. Caetano, Fernando J. P.; Casanova, Diogo; Moreira, Darlinda. "Microcredentials: an opportunity towards the digital transformation". 2023.
    10.4995/HEAd23.2023.16125
  3. Casanova, Diogo; Caetano, Fernando J. P.; Moreira, Darlinda. "Exploring the value and perception of microcredentials: a case study of the Universidade Aberta". 2023.
  4. Moreira, Darlinda. "Sem educação não há globalização: para uma globalização plural e humanizada". 2019.
  5. Darlinda Moreira; Gabriel Antão. "“Nobody is strange”: mobility and interculturality in higher education from the viewpoint of a group of Portuguese international music students". 2017.
    10.4995/head17.2017.5329
  6. Santos, Marília; Moreira, Darlinda. "O ensino profissional: motivações e expectativas dos alunos numa escola profissional". 2016.
  7. Seabra, Filipa; Moreira, Darlinda. "Uma experiência de mobilidade virtual no contexto iberoamericano : participação da Licenciatura em Educação da Universidade Aberta no Projeto PIMA-AIESAD". 2015.
  8. Antão, Gabriel; Moreira, Darlinda. "Intercultural musical learning in the era of technology". 2015.
  9. Moreira, Darlinda; Coelho, José; Marcos, Adérito. "Experiencing diversity in a ODL higher education context". 2013.
  10. Moreira, Darlinda. "O Projeto DIV.ED : experimentando a diversidade no ensino superior". 2013.
  11. Fantinato, Cecilia; Moreira, Darlinda. "Formadores de "matemática para a vida" e reconhimento de adquiridos experenciais : reflexões sobre a prática docente em EJA". 2013.
  12. Fantinato, Cecilia; Moreira, Darlinda. "Desafios de formadores de “matemática para a vida” do Processo RVCC". 2012.
  13. Moreira, Darlinda; Campelos, Sandra. "Curricular transformation as context to share practices : a case in the portuguese schools". 2012.
    10.1007/978-3-319-12688-3
  14. Da Ponte, João Pedro; Oliveira, Hélia; Canavarro, Ana Paula; Moreira, Darlinda; Martinho, Maria Helena; Menezes, Luís; Tomás Ferreira, Rosa. "Práticas profissionais dos professores de matemática: o projeto P3M". 2012.
  15. Campelos, Sandra; Moreira, Darlinda. "Planeamento estatístico: uma experiência de ensino no 8º ano". 2011.
  16. Campelos, Sandra; Moreira, Darlinda. "Developing statistical literacy: a design experiment approach in middle school". 2011.
  17. Moreira, Darlinda; Pires, Manuel Vara. "Grupo M: a comunicação em materiais escritos e manuais". 2010.
  18. Moreira, Darlinda; Pires, Manuel Vara. "Ensino da Matemática: história e sociedade". 2009.
  19. Moreira, Darlinda. "Explorations between ethnomathematics and anthropology in relation to mathematics education". 2008.
  20. Moreira, Darlinda. "Online courses, diverse publics and learning attitudes". 2008.
  21. Moreira, Darlinda. "Filling the gap between global and local mathematics". 2007.
  22. Moreira, Darlinda; Ponte, João Pedro; Pires, Manuel Vara; Teixeira, Paula. "Manuais escolares: um ponto de situação". 2006.
  23. Moreira, Darlinda; Brocardo, Joana; Braumman, Carlos; Ponte, João Pedro da. "A matemática e diferentes modelos de formação". 2003.
  24. Moreira, Darlinda. "Portuguese immigrant children and mathematics education". 2003.
  25. Moreira, Darlinda. "Educação matemática, comunidades e mudança social". 2002.
  26. Silva, Pedro; Monteiro, Cecília; Moreira, Darlinda. "Escola : família :matemática : que relações?". 2002.
  27. Moreira, Darlinda. "Para uma troca de impressões entre as disciplinas de português e matemática". 1999.
Conference poster
  1. Dilaila Botas; Darlinda Moreira. "Crianças imigrantes: um cenário de integração na escola do 1º ciclo". 2017.
    10.13140/rg.2.2.22043.11049
Journal article
  1. Teodoro, António; Moreira, Darlinda; Brás, José Viegas; Gonçalves, Maria. "Editorial". (2019): http://hdl.handle.net/10400.2/9385.
    10.24140/issn.1645-7250.rle45.edit
  2. Moreira, Darlinda. "Educação ao longo da vida para o local de trabalho global e intercultural". (2019): http://hdl.handle.net/10400.2/9341.
    doi: 10.24140/issn.1645-7250.rle45.03
  3. Canário, Rui; Moreira, Darlinda. "“Agir e compreender o mundo”: contributos para uma visão ampla do ato educativo. Darlinda Moreira conversa com Rui Canário". (2019): http://hdl.handle.net/10400.2/9387.
  4. Ricardo Jorge Rodrigues Cardoso; Darlinda Moreira. "Da Educação à Intervenção Social: a construção do conhecimento na transformação da realidade". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 05 (2017): 102-102. https://doi.org/10.17979%2Freipe.2017.0.05.2373.
    10.17979/reipe.2017.0.05.2373
  5. Cardoso, Ricardo; Moreira, Darlinda. "Da educação à intervenção social: a construção do conhecimento na transformação da realidade". (2017): http://hdl.handle.net/10400.2/9342.
    10.17979/reipe.2017.0.05.2373
  6. Fantinato, M.C.; Moreira, D.. "Adult educators: Dilemmas and professional practices in the area of mathematics". Educacao e Pesquisa 42 1 (2016): 67-82. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84963767544&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/s1517-97022015031830
  7. Moreira, D.. "From on-campus to online: A trajectory of innovation, internationalization and inclusion". International Review of Research in Open and Distance Learning 17 5 (2016): 186-199. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84991716467&partnerID=MN8TOARS.
  8. Moreira, Darlinda. "O uso da Internet por Jovens Adultos Portugueses de uma Escola profissional.". Revista Caderno Pedagógico, Lajeado, v. 13, n.º1, (2016): http://dx.doi.org/10.22410/issn.1983-0882.
    doi.org/10.22410/issn.1983-0882
  9. Fantinato,Maria Cecilia; Moreira,Darlinda. "Formadores de adultos: dilemas e práticas profissionais na área de matemática". (2016): http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022016000100067.
  10. Dilaila Olivia Botas; Darlinda Moreira. "Integração de crianças recém-chegadas a Portugal numa escola do 1º ciclo de escolaridade". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 0 08 (2015): https://doi.org/10.17979%2Freipe.2015.0.08.311.
    10.17979/reipe.2015.0.08.311
  11. Moreira, Darlinda. "Contar histórias de vida: um processo intercultural de conscientização e de aprendizagem ao longo da vida". Revista de Estudios e investigación em Psicologia y Educación (2015):
  12. Moreira, Darlinda. "Contar histórias de vida: um processo intercultural de conscientização e de aprendizagem ao longo da vida". Revista de Estudios e investigación em Psicologia y Educación (2015):
  13. Fantinato, Cecilia; Moreira, Darlinda. "Formadores de adultos : dilemas e práticas profissionais na área de matemática". (2015): http://hdl.handle.net/10400.2/5053.
    http://dx.doi.org/10.1590/s1517-97022015031830
  14. Cardoso, Ricardo; Moreira, Darlinda. "Contar histo´rias de vida: um processo intercultural de conscientizac¸a~o e de aprendizagem ao longo da vida". (2015): http://hdl.handle.net/10400.2/4790.
    http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2015.2.2
  15. Botas, Dilaila; Moreira, Darlinda. "Integrac¸a~o de crianc¸as rece´m-chegadas a Portugal numa escola do 1º ciclo de escolaridade". (2015): http://hdl.handle.net/10400.2/4789.
    DOI: http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2015.0.08
  16. Moreira, Darlinda. "A utilização dos materiais didáticos nas aulas de Matemática no 1º ciclo"". Revista Portuguesa de Educação (2013):
  17. Joana Latas; Darlinda Moreira. "Explorar conexões entre matemática local e matemática global". Revista Latinoamericana de Etnomatemática (2013): http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=274030491003.
  18. Moreira, Darlinda. "A utilização dos materiais didáticos nas aulas de Matemática no 1º ciclo"". Revista Portuguesa de Educação (2013):
  19. Stathopoulou, Charoula; Moreira, Darlinda. "Diversity in european school populations: a study in Portugal and Greece with particular attention to romany cultures". (2013): http://hdl.handle.net/10400.2/2732.
  20. Botas, Dilaila; Moreira, Darlinda. "A utilização dos materiais didáticos nas aulas de Matemática – Um estudo no 1º Ciclo". (2013): https://doi.org/10.21814/rpe.3259.
    10.21814/rpe.3259,title
  21. Botas, Dilaila; Moreira, Darlinda. "A utilização dos materiais didáticos nas aulas de matemática: um estudo no 1º Ciclo". (2013): http://hdl.handle.net/10400.2/2742.
  22. Botas,Dilaila; Moreira,Darlinda. "A utilização dos materiais didáticos nas aulas de Matemática: Um estudo no 1º Ciclo". (2013): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872013000100010.
  23. Latas, Joana; Moreira, Darlinda. "Explorar conexões entre matemática local e matemática global". (2013): http://hdl.handle.net/10400.2/3065.
  24. Moreira, Darlinda; Pardal, Eugénia. "Mathematics in masosn’s workplace". (2012): http://hdl.handle.net/10400.2/2741.
  25. Silva, Maria João; Moreira, Darlinda. "Análise do manual escolar de matemática “Amiguinhos”, do 2º ano de escolaridade". (2010): http://hdl.handle.net/10400.2/2565.
  26. Relvas, Maria de Jesus; Pereira, Alda; Oliveira, Isolina; Tinoca, Luís; Amante, Lúcia; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Moreira, Darlinda. "Evaluating continuous assessment quality in competence-based education online : the case of the e-Folio". (2009): http://hdl.handle.net/10400.2/5007.
  27. Moreira, Darlinda. "Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos.". Em, Revista de Educação. Vol. XVI (2) (2008):
  28. Santos, Leonor; Moreira, Darlinda; Menezes, Luís; Outros. "Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos". (2008): http://hdl.handle.net/10400.19/1165.
  29. Santos, Leonor; Moreira, Darlinda; Menezes, Luís; Oliveira, Isolina; Ponte, João Pedro da; Martins, Cristina; Guerreiro, António; et al. "Conhecimento profissional do jovem professor de matemática sobre os alunos". (2008): http://hdl.handle.net/1822/32424.
  30. Santos, Leonor; Moreira, Darlinda; Menezes, Luís; Oliveira, Isolina Rosa Pereira de; Ponte, João Pedro; Martins, Cristina; Guerreiro, António; et al. "Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos". (2008): http://hdl.handle.net/10198/5423.
  31. Santos, Leonor; Moreira, Darlinda; Menezes, Luís; Oliveira, Isolina; Ponte, João Pedro da; Martins, Cristina; Guerreiro, António; et al. "Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos". (2008): http://hdl.handle.net/10400.1/2122.
  32. Moreira, Darlinda. "A etnomatemática e a formação de professores". (2004): http://hdl.handle.net/10400.2/156.
  33. Moreira, Darlinda. "A Matemática na educação familiar: Memórias escolares, ideias sobre a Matemática e relação educativa em grupos domésticos de baixa escolaridade.". Quadrante. Revista de Investigação em Educação Matemática. Volume XII, nº2, pp. 3-23. (2003):
  34. Moreira, Darlinda. "A Matemática na educação familiar: Memórias escolares, ideias sobre a Matemática e relação educativa em grupos domésticos de baixa escolaridade". (2003): https://doi.org/10.48489/quadrante.22768.
    10.48489/quadrante.22768,title
  35. Moreira, Darlinda. "A matema´tica na educac¸a~o familiar : memo´rias escolares, ideias sobre a matema´tica e relac¸a~o educativa em grupos dome´sticos de baixa escolaridade". (2003): http://hdl.handle.net/10400.2/5729.
  36. Moreira, Darlinda. "Educac¸a~o matema´tica e comunicac¸a~o : uma abordagem no 1º ciclo". (2001): http://hdl.handle.net/10400.2/5731.
  37. Moreira , Darlinda. "Mathematical conversations with Dja". (1996): https://doi.org/10.48489/quadrante.22686.
    10.48489/quadrante.22686,title
  38. Batanero, Carmen; Godino, Juan D.; Abreu, Guida de; Lins, Rómulo Campos; Moreira, Darlinda; Pires, Manuela; Matos, João Filipe; Branco, Isabel; Oliveira, Isolina. "Depoimentos". (1995): https://doi.org/10.48489/quadrante.22669.
    10.48489/quadrante.22669,title
Journal issue
  1. Darlinda Moreira; John Butcher. "Editorial - Journal of Widening Participation and Lifelong Learning". Journal of Widening Participation and Lifelong Learning. (2020):
    DOI: https://doi.org/10.5456/WPLL.22.3.1 ISNN1468-6529
Newspaper article
  1. Moreira, Darlinda. "Intercultural Musical Learning in the Era of Technology", 2016
  2. Moreira, Darlinda. "Intercultural Musical Learning in the Era of Technology", 2016
Thesis / Dissertation
  1. Santos, Celina Martins. "Perspetivas emergentes das práticas de inclusão: a transformação do aluno estrangeiro alófono na metrópole multicultural de Bordéus". PhD, 2022. http://hdl.handle.net/10400.2/12431.
  2. Alves, Ana Rita Gomes Cardoso. "Reabertura escolar em tempo de COVID-19: práticas inclusivas em escolas no Barlavento Algarvio". Master, 2022. http://hdl.handle.net/10400.2/11972.
  3. Vilanculo, Gregório Zacarias. "Género, docência e ensino superior: estudos sobre trajetórias profissionais de professoras universitárias". PhD, 2020. http://hdl.handle.net/10400.2/10509.
  4. Castro, Fernanda Maria Rodrigues de Oliveira. "Emancipação da Comunidade Surda Micaelense: a vez e a voz dos surdos". PhD, 2020. http://hdl.handle.net/10400.2/10220.
  5. Medeiros, Ana Paula Almeida Lopes. "Perspetivas dos formandos que frequentam o ensino profissional : um estudo numa escola profissional". Master, 2019. http://hdl.handle.net/10400.2/9095.
  6. Abacar, Assane. "Liderança, diversidade cultural e formação docente em Moçambique: o caso de um Instituto de Formação de Professores localizado na província de Maputo". PhD, 2019. http://hdl.handle.net/10400.2/9036.
  7. Rodrigues, Sara Maria Infante. "Liderança escolar e diversidade cultural: um estudo num agrupamento de escolas no Barlavento Algarvio". Master, 2019. http://hdl.handle.net/10400.2/8831.
  8. Finoto, Denise. "Gestão da cidadania e da democracia, escola do legislativo". Master, 2018. http://hdl.handle.net/10400.2/7504.
  9. Anjos, Márcia Martins de Sousa dos. "Diversidade cultural no ensino médio: um estudo em uma unidade do Instituto Federal de Rondônia". Master, 2018. http://hdl.handle.net/10400.2/8769.
  10. Cardoso, Ricardo Jorge Rodrigues. "Conta-me um conto : um processo intercultural de conscientização e de aprendizagem ao longo da vida". PhD, 2018. http://hdl.handle.net/10400.2/7392.
  11. Dias, Ana Paula Paiva. "Escola Oficial Zheng Guanying : estudo de caso de um projeto intercultural trilingue em Macau". PhD, 2017. http://hdl.handle.net/10400.2/6750.
  12. Tavares, Pedro Fernando Oliveira. "A gestão da escola na promoção da interculturalidade no agrupamento". Master, 2017. http://hdl.handle.net/10400.2/6400.
  13. Antão, Gabriel. "A experiência intercultural na aprendizagem : estudo de caso dos estudantes portugueses de instrumentos de sopro metal na Alemanha". PhD, 2017. http://hdl.handle.net/10400.2/6693.
  14. Botas, Dilaila. "Histórias que a escola conta: integração de crianças imigrantes no 1º ciclo de escolaridade". PhD, 2017. http://hdl.handle.net/10400.2/6594.
  15. Santos, Marília Leonardo dos. "As vozes dos alunos de uma escola profissional sobre o ensino profissional : um estudo". Master, 2017. http://hdl.handle.net/10400.2/6373.
  16. Esteves, Vítor José. "Liderança intermédia e indisciplina, numa escola secundária/3 do norte de Portugal Continental". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10400.2/4572.
  17. Silva, Maria João Rodrigues. "A aprendizagem da noção de número e da resolução de problemas aritméticos na triangulação professor, alunos e manual escolar". PhD, 2015. http://hdl.handle.net/10400.2/4490.
  18. Campelos, Sandra. "Desenvolvimento da literacia estatística : uma abordagem no 3º ciclo". PhD, 2014. http://hdl.handle.net/10400.2/3452.
  19. Patrício, Manuel José Monteiro. "A autonomia de escola e o plano anual de atividades". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.2/2932.
  20. Bernarda, Mariana Soares da. "O impacto da Escola Técnica Empresarial do Oeste na comunidade educativa do concelho de Caldas da Rainha". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.2/3089.
  21. Saramago, Isidora Maria Hipólito Bernardo. "Implementação e gestão das aulas de substituição : um estudo relativo ao período de 2006 a 2010". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10400.2/2320.
  22. Costa, Luís Miguel Antunes. "O jornal escolar : instrumento de liderança". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10400.2/2323.
  23. Matos, Adelino Mário Graça. "O abandono escolar no 3º Ciclo de escolaridade do Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz : medidas implementadas na sua prevenção nos últimos cinco anos : estudo de caso". Master, 2011. http://hdl.handle.net/10400.2/1867.
  24. Ceia, Alda Maria dos Reis. "Um olhar de dentro : o clima de escola na perspectiva dos alunos". Master, 2011. http://hdl.handle.net/10400.2/2055.
  25. Botas, Dilaila. "A utilização dos materiais didácticos nas aulas de matemática : um estudo no 1ª Ciclo". Master, 2008. http://hdl.handle.net/10400.2/1235.
  26. Pires, Eugénia Maria de Carvalho Pardal. "Um estudo de etnomatemática : a matemática praticada pelos pedreiros". Master, 2008. http://hdl.handle.net/10400.2/1359.
  27. Almeida, Susana Amaral. "Formação inicial de Educadores de Infância: competências e práticas matemáticas sobre padrões". Master, 2008. http://hdl.handle.net/10451/1307.
  28. Fernandes, Sónia Maria da Silva Garcia. "Actividades de investigação matemática no 1º Ciclo do Ensino Básico : o contributo dos ambientes de aprendizagem". Master, 2007. http://hdl.handle.net/10400.2/568.

Other

Other output
  1. Objetivos de aprendizagem: Taxonomia de Bloom. Esta é uma apresentação multimédia interativa elaborada no Genially. O Genially é uma ferramenta de produção de conteúdos multimédia que corre na web, ou seja, não é necessária qualquer instalação. No site oficial (https://genial.ly/pt-br/) não há referência a requisitos técnicos mínimos do sistema. Sabemos que, correndo no browser (à sua escolha) necessita de permanente (e estável) acesso à inter. 2022. Moreira, Darlinda; Henriques, Susana; Manuelito, Helena. http://hdl.handle.net/10400.2/11940.
  2. Como estruturar atividades para o ensino online: orientações para a prática síncrona e assíncrona. Como Estruturar Atividades Online: Orientações para a Prática Síncrona e Assíncrona, apresenta uma síntese dos principais elementos que organizam a prática do ensino online.. 2020. Moreira, Darlinda; Barros, Daniela Melaré Vieira. http://hdl.handle.net/10400.2/9592.
  3. Orientações práticas para a comunicação síncrona e assíncrona em contextos educativos digitais. Esta apresentação visa a comunicação na Educação a distância, caraterizando o o espaço comunicativo online, síncrono e assíncrono, e os modos de comunicação, relacionando com a tecnologia disponível. São igualmente divulgadas oportunidades para comunicação e interação no espaço educativo digital.. 2020. Moreira, Darlinda; Barros, Daniela Melaré Vieira. http://hdl.handle.net/10400.2/9661.
  4. Insucesso escolar. CIDH- Cátedra Infante D. Henrique para os estudos insulares e a globalização. 2019. Moreira, Darlinda. http://hdl.handle.net/10400.2/8789.
  5. Provas de Agregação em Educação: lição, relatório e curriculum. Provas de Agregação em Educação, ramo Educação e Interculturalidade, apresentadas à Universidade Aberta. 2018. Moreira, Darlinda. http://hdl.handle.net/10400.2/7843.
  6. Chapter 7. Mathematics education, cultural practices, and communication*. 2014. Darlinda Moreira; Joana Latas. https://doi.org/10.1075%2Flsse.1.07mor.
    10.1075/lsse.1.07mor
  7. Abordagens etnográficas. Comunicação apresentada no III Workshop "Metodologias das Migrações" realizado na Universidade Aberta, 28 de maio de 2013. 2013. Moreira, Darlinda. http://hdl.handle.net/10400.2/5861.
  8. Editorial. 2010. Moreira, Darlinda; Oliveira, Isolina. https://doi.org/10.48489/quadrante.22843.
    10.48489/quadrante.22843,title
  9. Editorial. 2008. Moreira, Darlinda; Guimarães, Henrique Manuel. https://doi.org/10.48489/quadrante.22828.
    10.48489/quadrante.22828,title
  10. Editorial. 2007. Guimarães, Henrique Manuel; Moreira, Darlinda. https://doi.org/10.48489/quadrante.22815.
    10.48489/quadrante.22815,title
  11. Editorial. 2005. Guimarães, Henrique Manuel; Moreira, Darlinda; Oliveira, Hélia. https://doi.org/10.48489/quadrante.22794.
    10.48489/quadrante.22794,title
  12. Editorial. 2004. Guimarães, Henrique Manuel; Moreira, Darlinda; Oliveira, Hélia. https://doi.org/10.48489/quadrante.22783.
    10.48489/quadrante.22783,title
  13. Matemática para todos : questões das salas de aula multiculturais. A Constituição da República Portuguesa no Artigo 74º 1. enuncia que “Todos têm o direito ao ensino com garantia do direito à igualdade de oportunidades de acesso e êxito escolar.” Neste quadro legal qualquer criança em território português, independentemente da sua proveniência etnico-cultural e nacionalidade, bem como da legalização dos papeis dos seus progenitores, tem direito à sua cultura, edu. 2003. Moreira, Darlinda. http://hdl.handle.net/10400.2/5760.
Activities

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2019 - 2019 Liderança escolar e diversidade cultural: um estudo num agrupamento de escolas no Barlavento Algarvio
Supervisor
Administração e Gestão Educacional (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2018 - 2018 Gestão da Cidadania e da Democracia, Escola do Legislativo
Supervisor
Administração e Gestão Educacional (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2018 - 2018 Diversidade cultural no ensino médio: um estudo em uma unidade do Instituto Federal de Rondônia
Supervisor
Administração e Gestão Educacional (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2017 - 2017 As vozes dos alunos de uma escola profissional sobre o ensino profissional - um estudo
Supervisor
Administração e Gestão Educacional (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2017 - 2017 A gestão da escola na promoção da interculturalidade no agrupamento
Supervisor
Administração e Gestão Educacional (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2017 - 2017 Liderança, diversidade cultural e formação docente em Moçambique: o caso de um Instituto de Formação de Professores localizado na província de Maputo
Supervisor
Educação (PhD)
Universidade Aberta, Portugal
2017 - 2017 Emancipação da Comunidade Surda Micaelense
Supervisor
Educação (PhD)
Universidade Aberta, Portugal
2016 - 2016 Histórias que a escola conta: integração de crianças imigrantes no 1º ciclo de escolaridade
Supervisor
Educação (PhD)
Universidade Aberta, Portugal
2016 - 2016 Da Semente ao Jardim, do Hortulanus ao Jardineiro: um percurso profissional e educacional na sociedade da informação e do conhecimento.
Supervisor
Educação (Specialization course)
Universidade Aberta, Portugal
2015 - 2015 CONTA-ME UM CONTO: UM PROCESSO INTERCULTURAL DE CONSCIENTIZAÇÃO E DE APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA
Supervisor
Educação (PhD)
Universidade Aberta, Portugal
2015 - 2015 Género, Docência e Ensino Superior: estudo sobre trajectórias profissionais de professoras universitárias.
Supervisor
Educação (PhD)
Universidade Aberta, Portugal
2015 - 2015 Liderança Intermédia e Indisciplina, na Escola Secundária/3 de Mirandela
Supervisor
Administração e Gestão Educacional (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2014 - 2014 Escola Oficial Zheng Guanying - estudo de caso de um projeto intercultural trilingue em Macau
Supervisor
Educação (PhD)
Universidade Aberta, Portugal
2014 - 2014 A Experiência Intercultural na Aprendizagem - Estudo de Caso dos Estudantes Portugueses de Instrumentos de Sopro Metal na Alemanha
Co-supervisor
Educação (PhD)
Universidade Aberta, Portugal
2014 - 2014 ACOMPANHAMENTO TUTORIAL: UM OUTRO CAMINHO PARA A DIREÇÃO DE TURMA
Supervisor
Administração e Gestão Educacional (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2014 - 2014 A AUTONOMIA DE ESCOLA E O PLANO ANUAL DE ATIVIDADES
Supervisor
Administração e Gestão Educacional (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2014 - 2014 O Impacto da Escola Técnica Empresarial do Oeste na Comunidade Educativa do Concelho de Caldas da Rainha
Supervisor
Administração e Gestão Educacional (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2013 - 2013 A promoção do diálogo intercultural na sala de aula de Matemática: um estudo no 2º ciclo do Ensino Básico
Supervisor
Educação (Specialization course)
Universidade Aberta, Portugal
2012 - 2012 A Aprendizagem da Noção de Número e da Resolução de Problemas Aritméticos na Triangulação Professor, Alunos e Manual Escolar
Supervisor
Educação (PhD)
Universidade Aberta, Portugal
2009 - 2009 Desenvolvimento da Literacia Estatística: uma Abordagem no 3º Ciclo
Supervisor
Educação (PhD)
Universidade Aberta, Portugal