???global.info.a_carregar???
Liliana Simões Ribeiro. Concluiu o(a) Doutoramento em Marketing e Estratégia em 2016 pelo(a) Universidade da Beira Interior Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Mestrado em Design de Moda em 2008 pelo(a) Universidade da Beira Interior e Licenciatura em Design Têxtil e do Vestuário ( ramo vestuário) em 2007 pelo(a) Universidade da Beira Interior. Publicou em revistas especializadas. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Marketing - Comportamento do consumidor; Marketing - Customização em massa; Comércio online - Vestuário; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais; .
Identification

Personal identification

Full name
Liliana Simões Ribeiro

Citation names

  • Ribeiro, Liliana

Author identifiers

Ciência ID
281D-A148-4F74
ORCID iD
0000-0002-8110-6944

Email addresses

  • lilianasimoesribeiro@ua.pt (Professional)
  • lilianar@ubi.pt (Professional)
  • lili.ana.s.rib@gmail.com (Personal)

Knowledge fields

  • Social Sciences - Economics and Business

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
English Intermediate (B1) Advanced (C1) Intermediate (B1) Intermediate (B1)
Spanish; Castilian Beginner (A1) Intermediate (B1) Beginner (A1) Beginner (A1)
Education
Degree Classification
2016
Concluded
Marketing e Estratégia (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"The role of Individual behavioural differences on consumer’s intention to purchase online mass-customised apparel products" (THESIS/DISSERTATION)
Muito bom
2008
Concluded
Design de Moda (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
"“O co-design e mass customization no desenvolvimento de uma plataforma on-line de comercialização de vestuário”" (THESIS/DISSERTATION)
16
2007
Concluded
Design Têxtil e do Vestuário ( ramo vestuário) (Licenciatura)
Universidade da Beira Interior, Portugal
"n/a" (THESIS/DISSERTATION)
14
Affiliation

Science

Category
Host institution
Employer
2019 - Current Researcher (Research) Universidade da Beira Interior Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais, Portugal
Universidade da Beira Interior Departamento de Gestão e Economia, Portugal

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2021/10/01 - Current Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2017/09/01 - 2021/09/30 Assistant Professor (University Teacher) Universidade Europeia, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2018/02/01 - 2021/09/30 Coordenadora Cientifica da área de Marketing Universidade Europeia, Portugal
Universidade Europeia - IADE Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, Portugal
2018/02/01 - 2021/09/30 Coordenadora da Licenciatura em Marketing e Publicidade Universidade Europeia, Portugal
Universidade Europeia - IADE Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
2016/09/01 - 2017/08/01 Assistente Convidada a tempo parcial (50%) Lecionação de aulas práticas e teórico-práticas: Lab.Têxteis criativos (12763) / 1º Ciclo Design de Moda - 120 horas; Lab. de Modelagem e Confeção II (12749) Universidade da Beira Interior, Portugal
2014/09/01 - 2015/02/01 Assistente Convidada a tempo parcial (50%) Lecionação de aulas práticas e teórico-práticas: Laboratório de Confeção (10880) / 1º Ciclo Design de Moda- 60 horas; Atelier de Confeção (10484) / 2º Ciclo Universidade da Beira Interior, Portugal
2012/03/01 - 2014/06/30 Bolseira de investigação no Projecto mobilizador 13848 PT21 Powered textiles Sèculo 21 Universidade da Beira Interior, Portugal
Projects

Grant

Designation Funders
2012/03/01 - 2014/06/30 Projecto mobilizador PT21 Powered textiles Século 21
FCOMP-01-0202-FEDER-013848
Research Fellow
Universidade da Beira Interior FibEnTech Materiais Fibrosos e Tecnologias Ambientais, Portugal
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Concluded
2012/03 - 2014/06 Projecto mobilizador PT21 Powered textiles Século 21
FCOMP-01-0202-FEDER-013848
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT

Contract

Designation Funders
2019/01/01 - 2019/12/31 Materiais Fibrosos e Tecnologias Ambientais
UID/Multi/00195/2019
Universidade da Beira Interior, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2017 - 2018 Texboost – Less Commodities More Specialities
Researcher
Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal, Portugal
Concluded
Outputs

Publications

Book
  1. Lucas, J.M.; Belino, N.J.R.; Miguel, R.A.; Pereira, M.M.; Ribeiro, L.S.. Digital printing techniques for denim jeans. 2015.
    10.1016/B978-0-85709-843-6.00010-X
Book chapter
  1. Ribeiro, Liliana; Maués, Amanda. "Traditional Brands vs. Born-Digital Brands: The Case of the Fashion Industry". In Springer Proceedings in Business and Economics, 298-304. Springer Nature Switzerland, 2023.
    Published • 10.1007/978-3-031-31836-8_29
  2. Ribeiro, Liliana; Melissa Farinha. "Portuguese digital agencies and their client’s social networks". In Digital Economy. Emerging Technologies and Business Innovation. 8th International Conference, ICDEc 2023, Braga, Portugal, May2-4, 2023, Proceedings. Springer, Cham., 2023.
    In press
  3. Liliana Simões Ribeiro; Melissa Paço Farinha. "Portuguese Digital Agencies and Their Clients’ Social Networks". 2023.
    10.1007/978-3-031-42788-6_17
  4. Lamartine, Camila; Ribeiro, Liliana. "The Influence of Feminism on the Development and Branding Strategies of Fashion Brands". In Developments in Design Research and Practice, 31-42. Springer International Publishing, 2022.
    10.1007/978-3-030-86596-2_3
  5. Ribeiro, Liliana. "Clothing for leisurewear with fashionable and functional wool fabrics". In Textiles, Identity and Innovation: In Touch. London, United Kingdom: CRC Press, 2020.
  6. Reis, Benilde; Miguel, Rui; Ribeiro, Liliana; Pereira, Madalena. "Clothing for leisurewear with fashionable and functional wool fabrics". In Textiles, Identity and Innovation: In Touch, edited by Montagna, Gianni; Carvalho, Cristina. London, United Kingdom: London: CRC Press, 2020.
    Published • 10.1201/9780429286872
  7. Barreto, Marcelo; Ribeiro, Liliana Simões. "The Influence of Social Network Sites on Digital Branding". In Reverse Design, 479-486. London, United Kingdom: CRC Press, 2018.
    Published • 10.1201/9780429428210
Conference paper
  1. Moura, Mafalda; Ribeiro, Liliana. "Brands and Digital Influencers: Agencies managing influencer advertising campaigns". Paper presented in International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing & Consumer Behaviour (ICIEMC), Aveiro, 2023.
  2. Lamartine, Camila; Ribeiro, Liliana. "The influence of feminism on the development and branding strategies of fashion brands". Paper presented in Senses & Sensibility 2019 – Lost in (G)lo,calization, Lisboa, 2019.
    In press
  3. Ribeiro, Liliana; Neves, Mariana. "De leftovers a nova aposta do fast Fashion: O reposicionamento da marca Lefties". Paper presented in CIMODE International Fashion and Design Congress, Madrid, 2018.
    Published
  4. Ribeiro, Liliana. "Online Consumer Behaviour of Customised Apparel Products - A Proposed Model". Paper presented in 3rd International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing & Consumer Behaviour (ICIEMC), 2016.
    Published
  5. Ribeiro, Liliana. "Implementation of mass customisation: the case of the apparel industry". Paper presented in International Fashion Conference, Rethinking & Reworking Global Fashion, Ghent, 2014.
    Published
  6. Ribeiro, Liliana. "Rebranding de Marcas de Moda – A importância da Identidade Visual". Paper presented in International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour, Aveiro, 2014.
    Published
  7. Ribeiro, Liliana. "Guidelines to the Development of an e-Commerce Platform for Customized Garments". Paper presented in IADIS International Conference e-Commerce, Carvoeiro, 2009.
Journal article
  1. Ribeiro, L.S.; Duarte, P.A.O.; Miguel, R.. "Online consumer behaviour of mass-customised apparel products: A hierarchy of traits approach". Journal of Fashion Marketing and Management 21 2 (2017): 158-171. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85019105186&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/JFMM-07-2016-0068
  2. Ribeiro, L.S.; Miguel, R.A.L.; Pereira, M.M.R.; Lucas, J.M.; Trindade, I.M.G.. "Human body as fashion space: fashion accessories, design and woven fabrics". Journal of Fashion Marketing and Management 19 3 (2015): 249-257. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84938819314&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/JFMM-07-2013-0088
  3. Ribeiro, Liliana. "Mass customization: modularity in development of fashion products". International Journal of Management Cases 16 2 (2014): 41-45. http://www.ijmc.org/IJMC/Vol_16.2.html.
    Open access • Published
  4. Ribeiro, Liliana. "Design of Fashion accessories: Fabrics, Modularity and Technology". International Journal of Management Cases 15 4 (2013): 366-372. http://www.ijmc.org/IJMC/Vol_15.4.html.
    Open access • Published
Thesis / Dissertation
  1. Ribeiro, Liliana Simões. "The role of individual behavioural differences on consumer's intention to purchase online mass-customised apparel products". PhD, 2016. http://hdl.handle.net/10400.6/4389.
Activities

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2023 - 2024 “Desenvolvimento de um plano de comunicação digital para marcas de moda do setor de luxo
Supervisor
Marketing e Comunicação Digital (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2023 - 2024 Qual o impacto das ferramentas de Inteligência Artificial no Copywriting
Supervisor
Marketing e Comunicação Digital (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022 - 2023 Relatório de Estágio na Agência Bastarda – Chat GPT no auxílio do content marketing
Supervisor
Marketing e Comunicação Digtal (Master)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2022 - 2023 Relatório de Estágio na Agência Bastarda – O Poder do Marketing Digital numa Estratégia de Comunicação
Supervisor
Marketing e Comunicação Digital (Master)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2022 - 2023 O Papel dos Profissionais de Marketing Digital na Estratégia Das redes sociais: Estágio Curricular Na Empresa Wonther
Supervisor
Marketing e Comunicação Digital (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020 - 2021 Rebranding de pequenos negócios de moda
Supervisor
Branding e Design de Moda (Master)
Universidade Europeia - IADE Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, Portugal
2020 - 2021 Marcas verticais digitalmente nativas: Uma análise das marcas de moda que nascem na internet
Supervisor
Branding e Design de Moda (Master)
Universidade Europeia - IADE Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, Portugal
2020 - 2021 As Agências Digitais Portuguesas e as Redes Sociais
Supervisor
Marketing Digital (Master)
Universidade Europeia, Portugal
2020 - 2021 O Comércio eletrónico dos supermercados em Portugal: A experiência dos consumidores com os métodos de entrega
Supervisor
Marketing Digital (Master)
Universidade Europeia, Portugal
2019 - 2021 A reinvenção das department stores na era digital: Um estudo de caso sobre o e-commerce de luxo 24 Sèvres
Supervisor
Branding e Design de Moda (Master)
Universidade Europeia - IADE Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, Portugal
2019 - 2020 O design participativo como ferramenta de mitigação do descarte do produto têxtil: uma reflexão
Co-supervisor
Design Management (Master)
Universidade Europeia - IADE Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, Portugal
2019 - 2020 Gestão do design de moda sustentável: metodologia para a criação de um projecto de coleção
Supervisor
Gestão do Design (Master)
Universidade Europeia - IADE Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, Portugal
2018 - 2019 Vogue Portugal: Reflexos da mudança de comunicação de moda na sua Brand Image
Supervisor
Branding e Design de Moda (Master)
Universidade Europeia - IADE Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, Portugal
2018 - 2019 Customização vs Capital de Marcas de Moda: Mudanças na Perceção do Consumidor
Supervisor
Branding e Design de Moda (Master)
Universidade Europeia, Portugal
2018 - 2019 A Massificação do Luxo e o Valor de Marca
Supervisor
Branding e Design de Moda (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2018 - 2019 O Impacto dos movimentos feministas nas marcas de moda
Supervisor
Branding e Design de Moda (Master)
Universidade Europeia, Portugal
2017 - 2018 A importância do design, branding e cultura visual na criação de uma marca e no mundo da moda
Supervisor
Design e Cultura Visual (Master)
Universidade Europeia, Portugal
2017 - 2018 O papel das redes sociais e dos influencers digitais na promoção e desenvolvimento das marcas de moda através do “Influencer Marketing
Supervisor
Branding e Design de Moda (Master)
Universidade Europeia, Portugal
2017 - 2018 Consumo consciente de produtos de moda: um estudo geracional
Supervisor
Design de Moda (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2017 - 2018 The Future Of adidas Retail Services
Co-supervisor
Branding e Design de Moda (Master)
Universidade Europeia, Portugal
2016 - 2017 O Processo Criativo Artístico: as suas implicações na Criação e Conceção numa Marca de Moda
Co-supervisor
Branding e Design de Moda (Master)
Universidade Europeia, Portugal
2016 - 2017 Conceção e criação de uma marca de moda premium
Co-supervisor
Branding e Design de Moda (Master)
Universidade Europeia, Portugal
2012 - 2013 Rebranding: fundamentos e possibilidades para a evolução de marcas na indústria da moda
Co-supervisor
Branding e Design de Moda (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2018 - Current Seminário “In Wool We Trust” e Workshop de feltragem, com Ana Rita Albuquerque, Volume Atelier, no contexto da Unidade Curricular Laboratório de Têxteis Criativos Atividades Extra-curriculares (2018/03)
Seminar (Member of the Organising Committee)
Universidade da Beira Interior, Portugal

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2017 - Current Moderadora da sessão “Rede sustentável”
Conference
Fashion Revolution
Universidade da Beira Interior, Portugal

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2023/11/22 Brand Loyalty e Brand Image: influências nas escolhas dos consumidores de Fast Fashion
(Thesis) Main arguer
Lara Catarina Ribeiro Beato (Master)
Universidade Europeia - IADE Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, Portugal
2023/09/05 Exploring the interplay between game approaches, entrepreneurship education, digital nomads and coworking spaces
(Thesis) Main arguer
Rodolpho Tsvetcoff Ferreira (Master)
Universidade Europeia - IADE Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, Portugal
2023/07/26 O Poder do Marketing Digital e as Empresas de Swimwear em Portugal
(Thesis) Main arguer
Mafalda Valadas de Freitas (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2023/06/26 A Marca e o Consumidor no Instagram: A estratégia de Comunicação de Dois Projetos no Universo Português
(Thesis) Main arguer
Maria Rui de Almeida Monteiro da Costa Azevedo (Master)
Universidade Europeia - IADE Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, Portugal
2022/12/05 Study of blind and visually impaired individuals and their emotional relation with clothing brands
Thesis Member
Liliana Maria Gonçalves Pina (PhD)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2022/10/06 Publicidade Exterior em Portugal num contexto pandémico: Estudo de Caso da Mop
(Thesis) Main arguer
Inês Vanessa Caetanicho Bento (Master)
Universidade Europeia - IADE Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, Portugal
2022/10/06 Aplicação de Tendências na Comunicação em Marcas de Moda
(Thesis) Main arguer
Maria Francisca de Barros Ferreira (Master)
Universidade Europeia - IADE Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, Portugal
2022/01/25 Brand personality and provocative crisis communication – a case study on True Fruits
(Thesis) Main arguer
Alexandra Neumaier (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2022/01/18 The dialetics between femininity and feminism in the identity construction of dior: An analysis of the debut collection by Maria Grazia Chiuri
(Thesis) Main arguer
Thais da Costa Monteiro de Souza (Master)
Universidade Europeia - IADE Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, Portugal
2021/11 O Instagram como ferramenta da Estratégia de Inbound Marketing
(Thesis) Main arguer
Maria Alvares Machado (Master)
Universidade Europeia, Portugal
2021/04 O green gap e os consumidores portugueses – motivações, práticas e impedimentos do consumo verde
(Thesis) Main arguer
Maria Teresa Ferreira (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2021/03 From ownership to usership:Predicting value creation factors for efficient Marketing communication activities in the electric scooter sharing market
(Thesis) Main arguer
Fanny Baur (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2021/02 Fidelização de clientes através de aplicações móveis
(Thesis) Main arguer
Mafalda Caldeira Rosa (Master)
Universidade Europeia, Portugal
2021/02 A cor na comunicação visual do Instagram: Um estudo de caso da marca de underwear Pantys
(Thesis) Main arguer
Camila Rodrigues de Oliveira (Master)
Universidade Europeia - IADE Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, Portugal
2020 A estampa como diferencial de marca
(Thesis) Arguer
Maria Eduarda Souza (Master)
Universidade Europeia, Portugal
2020 Apreciação feminina sobre a experiência de marca no mercado de underwear: Intimissimi e Tezenis
(Thesis) Arguer
Mariana Teixeira Beserra (Master)
Universidade Europeia, Portugal
2019 Implementing CSR in the fashion industry: measuring the designers' perceptions and commitment
(Thesis) Arguer
Magdalena Barbara Plonka (PhD)
2019 “O corpo na fotografia: Uma análise das representações do uso do corpo feminino na moda”
(Thesis) Arguer
Carolina Alves de Castro (Master)
Universidade Europeia - IADE Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, Portugal
2018 “Sites de Redes Sociais para as Marcas de Moda. A Perspetiva do Consumidor”
(Thesis) Arguer
Elisabete Pires de Jesus (Master)
Universidade Europeia - IADE Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, Portugal
2018 “KAPABLE Criação de marca”
(Thesis) Arguer
Mélissa Yabah Domingues Able (Master)
Universidade Europeia - IADE Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, Portugal
2018 Moda (in)consciente
(Thesis) Arguer
Cristina Isabel da Silva Couto (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2018 A Estratégia de Adaptação das Lojas Físicas Face ao Crescimento das Lojas Virtuais
(Thesis) Arguer
Nathalie Teixeira Laranjeira Correia (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2018 Retalho de Moda: Branding e Estratégias de Comunicação
(Thesis) Arguer
Márcia Lopes da Silva (Master)
Universidade Europeia, Portugal
2018 Co-Branding Como Fator Criador Ou Destruidor de Valor Entre Marcas de Moda
(Thesis) Arguer
Carla Sofia Pereira Bernardo (Master)
Universidade Europeia, Portugal
2017 The Insomnia Project: Contributos sobre o papel dos Fashion Films na comunicação de Moda
(Thesis) Arguer
Inês Alessandra da Cunha Gomes (Master)
Universidade Europeia, Portugal
2017 FashionDeli Lisbon Fashion Pop Up Market: A curated pop-up retail concept showcasing and nurturing emerging fashion designers
(Thesis) Arguer
Alexandra Sulzynska (Master)
Universidade Europeia, Portugal
2017 Aplicação do Design Funcional na Conceção de uma Peça de Vestuário Sustentável
(Thesis) Arguer
Camila Isabel Coelho dos Santos (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal

Journal scientific committee

Journal title (ISSN) Publisher
2021 - Current Journal of Fashion Marketing and Management (1361-2026) Emerald Publishing
2017 - 2018 Journal of Fashion Marketing and Management (1758-7433) Emerald (MCB UP )

Other jury / evaluation

Activity description Institution / Organization
2018/09 - Current 3º ciclo em Design de Moda, Defesa de Proposta de Tese, Liliana Pina, “Do i fit in? Study of blind and visually Impaired individuals and their Emotional relation with Clothing brands” Universidade da Beira Interior, Portugal
2017/06 - Current 3º ciclo em Design de Moda, Defesa de Proposta de Tese, Prafulla Kumar Padhi, “Valuation of ethical fashion smart wearable BGSS at its inception” Universidade do Minho, Portugal
Distinctions

Other distinction

2016 BEST PAPER AWARD