???global.info.a_carregar???
Vitor Duarte Teodoro. Completed the Doutoramento in Doutoramento em Ciências da Educação in 2003 by Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia and Licenciatura in Física, Ramo Educacional in 1978 by Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências. Is Associate Professor in Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento and (Retired) in Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia. Published 12 articles in journals. Has 9 section(s) of books. In their professional activities interacted with 117 collaborator(s) co-authorship of scientific papers. In his curriculum Ciência Vitae the most frequent terms in the context of scientific, technological and artistic-cultural output are: Ciências Físico-Químicas; Numeracia; Ciência; Tecnologia; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais; Aprendizagem e ensino; Ambientes interactivos; Modelação computacional; Física; Matemática; Educação e Tecnologia; Ambiente interativo on-line; LMS; Aprendizagem colaborativa; Education and technology; Interactive online environments; LMS platform; Collaborative learning; physics education; modelling; Ensino das Ciências; Tecnologias na aprendizagem; Circuitos elétricos; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação; learning spaces; school Science laboratories; activity theory; secondary education; active learning; school building and architecture; Energia; Diferença de potencial; Tensão elétrica; Resistência elétrica; Educação em ciências; Interdisciplinaridade; Investigação-ação; Ciências Naturais; Português; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais; Teoria da Relatividade Restrita; Ensino Secundário; conceções alternativas; ensino e aprendizagem de física; Ensino da física; Ensino da química; Prática profissional supervisionada; Capacidade de interpretação de dados; Educação de adultos; Workflow; Moodle; Equipa técnico-pedagógica; Educação para a saúde; Educação; Saúde; Promoção da saúde; Escolas promotoras de saúde; PESES; Estágio pedagógico; Ensino de física e química; Representações sociais; Atitudes; Formação TIC; Força; Impulsão; Simulação; Atividades extracurriculares; Rendimento académico; Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias; Ensino da Física e da Química; Physics; Mathematics; Education; Computational Modelling; Energia mecânica; Conservação de energia; Dissipação de energia; Ensino; Substância; Natureza corpuscular; Reações químicas; Aprendizagem cooperativa; Ensino profissional; Diferenciação pedagógica; Leccionar ciências; Insucesso escolar; Abandono escolar; Alunos; Famílias; Professores; Escola; Física e Química A; Escolhas de percurso escolar; Ciências e Tecnologias; Ensino da Física; Super heróis; Currículo da Física; Modellus; Tracker; Cinemática; Dinâmica; Ensino de física e de química; Actividade laboratorial; Abordagem “Desafio CSI” densidade; Grupo experimental e grupo de controlo; Actividades motivadoras; Fichas de reforço; Trabalho de investigação; Motivar os alunos; Aprendizagem; Modelação Computacional; Engenharia; Matematics; Computational Geosciences; Meteorology; Blogues; Criar um blogue; Novas tecnologias; Sala de aula; Ensino de química; Ensino de física; Mestrado em Ensino; Motivação; Atitude; Construção histórica; Calculus; Mathematical analysis; Computers; Technology; Active learning; Mestrado em ensino; Som; Equilíbrio químico; Ensino experimental das ciências; Evaluation models; Measurement techniques; Test building; Data analysis; Educational and evaluation standards; Física e Química; Graficacia; Conceções alternativas; Conceções erróneas; Gráficos; Avaliação; Aprendizagens; Competências; Projetos; Ciências físico-químicas; Física e química A; Motivação escolar; Resultados escolares; Projeto transversalidades; Science; Computational modelling; education; Simuladores; Astronomia; Imagem; Ensino das ciências; Ensino da astr
Identification

Personal identification

Full name
Vitor Duarte Teodoro
Date of birth
1955/02/12
Gender
Male

Citation names

  • Teodoro, Vitor Duarte
  • Teodoro, Vitor

Author identifiers

Ciência ID
2A19-1E93-4EC2
ORCID iD
0000-0002-0314-1883
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?user=Wqer7_EAAAAJ&hl=en
Scopus Author Id
https://www.scopus.com/authid/detail.uri?authorId=36100866500

Email addresses

  • vdt@fct.unl.pt (Professional)
  • vitor.teodoro@ulusofona.pt (Professional)
  • vdteodoro@me.com (Personal)

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1)
English Intermediate (B1) Advanced (C1) Intermediate (B1) Intermediate (B1)
Spanish; Castilian Intermediate (B1) Advanced (C1) Intermediate (B1) Intermediate (B1)
French Beginner (A1) Intermediate (B1) Beginner (A1) Beginner (A1)
Education
Degree Classification
2003
Concluded
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
Aprovado por unanimidade
1978
Concluded
Física, Ramo Educacional (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
14
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2017 - Current Associate Professor (University Teacher) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
1988/09/01 - 2014/08/01 Assistant Professor (University Teacher) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2014 - Current (Retired) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
Projects

Grant

Designation Funders
2022/01 - 2023/09 ReMase - Metodologias de Investigação na Formação Avançada em Educação
172659PRJ
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2019/01 - 2019/12 Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
154861UID
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2013/06 - 2015/11 Atitudes, expectativas e práticas nos laboratórios escolares do ensino secundário
132340PRJ
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2013/01/01 - 2014/12/31 Attitudes, expectations and practices in the portuguese secondary schools’ science laboratories
PTDC/MHC-CED/5116/2012
Co-Principal Investigator (Co-PI)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2011/01 - 2013/12 Projecto Estratégico - UI 2861 - 2011-2012
123572UID
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2010/03 - 2013/09 IN_LEARNING - PROJECTAR AMBIENTES DE APRENDIZAGEM ACTIVOS
105410PRJ
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2005/01/01 - 2008/12/31 IT for US - Information Technology for Understanding Science
Co-Principal Investigator (Co-PI)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
European Commission Directorate-General for Research and Innovation
Concluded
2001/04/01 - 2004/03/01 MODELLINGSPACE
Co-Principal Investigator (Co-PI)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Concluded

Contract

Designation Funders
2022/01/01 - 2023/09/30 ReMASE - Research Methods in Advanced Studies in Education
EXPL/CED-EDG/1130/2021
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2018/09/03 - 2022/03/02 A success story? Portugal and the PISA (2000-2015)
PTDC/CED-EDG/30084/2017
Co-Principal Investigator (Co-PI)
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2019/01/01 - 2019/12/31 Interdisciplinary Research Centre for Education and Development
UID/CED/04114/2019
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2013/06/01 - 2015/11/30 Attitudes, expectations and practices in the portuguese secondary schools' science laboratories
PTDC/MHC-CED/5116/2012
Co-Principal Investigator (Co-PI)
Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal

Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal

Universidade NOVA de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2011/01/01 - 2013/12/31 Strategic Project - UI 2861 - 2011-2012
PEst-OE/CED/UI2861/2011
Universidade NOVA de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2010/03/01 - 2013/09/28 IN_LEARNING - DESIGNING ACTIVE LEARNING ENVIRONMENTS
PTDC/AUR-AQI/105410/2008
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto de Investigação e Inovação em Engenharia Civil para a Sustentabilidade, Portugal

Universidade NOVA de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal

Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Inovação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
Outputs

Publications

Book
  1. João Filipe Matos; Freitas, André; Ana Pedro; Carla Galego; Amado, Carolina; Elsa Estrela; Piedade, João; et al. Designing Courses on Research Methods in Education: ReMASE Framework. Lisboa, Portugal: Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento. 2023.
    Published
  2. Ramos, J.L.; Teodoro, Vitor Duarte; Fernandes, J. P. S.; Ferreira, Francisco Melo ; Chagas, Isabel. Corresponding author: Ramos, J.L.. Portal das Escolas: Recursos Educativos Digitais para Portugal: Estudo Estratégico. Lisboa, Portugal: Gabinete de Estatísticas e Planeamento da Educação (GEPE). 2010.
    Published
  3. Maria Beatriz Rocha-Trindade; Luís Vicente Baptista; Maria Luísa Sobral Mendes; Vítor Duarte Teodoro. População Escolar Directa e Indirectamente Ligada à Emigração. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta. 1988.
    Published
  4. Teodoro, António; Graça Fernandes; Teodoro, Vitor Duarte. Guia Prático do Sistema Educativo. Lisboa, Portugal: Plátano Editora. 1984.
    Published
Book chapter
  1. Neves, Rui; Silva, Jorge; Teodoro, Vítor. "Integrating computational modelling in science, technology, engineering and mathematics education". Portugal: Springer,
    10.1007/978-3-319-02270-3_38
  2. Neves, Rui; Schwartz, Judah; Silva, Jorge; Teodoro, Vítor; Vieira, Pedro. "Learning introductory physics with computational modelling and interactive environments". Portugal: University of Jyvaskyla, International Group of Research in Physics Education (GIREP),
  3. Neves, Rui; Silva, Jorge; Teodoro, Vítor. "Improving learning in science and mathematics with exploratory and interactive computational modelling". Portugal: Springer,
    10.1007/978-94-007-0910-2_33
  4. Neves, Rui; Silva, Jorge; Teodoro, Vítor. "Integrating computational modelling in science, technology, engineering and mathematics education". Portugal: Springer,
    10.1007/978-3-319-02270-3_38
  5. Neves, Rui; Schwartz, Judah; Silva, Jorge; Teodoro, Vítor; Vieira, Pedro. "Learning introductory physics with computational modelling and interactive environments". Portugal: University of Jyvaskyla, International Group of Research in Physics Education (GIREP),
  6. Neves, Rui; Silva, Jorge; Teodoro, Vítor. "Improving learning in science and mathematics with exploratory and interactive computational modelling". Portugal: Springer,
    10.1007/978-94-007-0910-2_33
  7. Carita, Ana; Lopo, Teresa Teixeira; Teodoro, Vítor Duarte. "PISA in media discourse". In Critical Perspectives on PISA as a Means of Global Governance, 142-168. Routledge, 2022.
    10.4324/9781003255215-8
  8. Teodoro, Vítor Duarte; Rosa, Vítor; Maia, João Sampaio; Mascarenhas, Daniela. "Testing PISA tests". In Critical Perspectives on PISA as a Means of Global Governance, 104-125. Routledge, 2022.
    10.4324/9781003255215-6
  9. Cordeiro, Carlos Décio; Teodoro, Vítor Duarte. "How PISA is present in the scientific production". In Critical Perspectives on PISA as a Means of Global Governance, 25-47. Routledge, 2022.
    10.4324/9781003255215-3
  10. Carita, Ana; Lopo, Teresa Teixeira; Teodoro, Vitor Duarte. "PISA in the media discourse: Prominence, tone, voices and meanings". In Critical perspectives on PISA as a means of global governance: Risks, limitations, and humanistic alternatives, edited by Teodoro, António, 142-168. Abingdon, United Kingdom: Routledge, 2022.
    Published
  11. Teodoro, Vitor Duarte; Rosa, Vítor Alberto; Maia, J. S.; Mascarenhas, Daniela. Corresponding author: Teodoro, Vitor Duarte. "Testing PISA Tests: A study about how secondary and college students answer PISA items in mathematics and science". In Critical Perspectives on PISA as a Means of Global Governance. Risks, Limitations, and Humanistic Alternatives. Routledge, 2022.
    Published
  12. Costa, Maria Cristina; Domingos, António; Teodoro, Vítor. "Promoting Integrated STEM Tasks in the Framework of Teachers’ Professional Development in Portugal". In Integrated Approaches to STEM Education, 511-532. Springer International Publishing, 2020.
    10.1007/978-3-030-52229-2_27
  13. Neves, Rui; Silva, Jorge; Teodoro, Vítor. "Integrating computational modelling in science, technology, engineering and mathematics education". Springer, 2013.
    10.1007/978-3-319-02270-3_38
  14. Neves, Rui; Schwartz, Judah; Silva, Jorge; Teodoro, Vítor; Vieira, Pedro. "Learning introductory physics with computational modelling and interactive environments". University of Jyvaskyla, International Group of Research in Physics Education (GIREP), 2012.
  15. Vítor Duarte Teodoro; Judah L. Schwartz; Rui Gomes Neves. "Cognitive Artifacts, Technology, and Physics Learning". 2012.
    10.1007/978-1-4419-1428-6_940
  16. Neves, Rui; Silva, Jorge; Teodoro, Vítor. "Improving learning in science and mathematics with exploratory and interactive computational modelling". Springer, 2011.
    10.1007/978-94-007-0910-2_33
  17. Vitor Duarte Teodoro. "Learning with Computer-Based Exploratory Environments in Science and Mathematics". 1994.
    10.1007/978-3-642-79149-9_4
  18. Vitor Duarte Teodoro. "The Computer as a Conceptual Lab: Learning Dynamics with an Exploratory Environment". 1993.
    10.1007/978-3-662-02938-1_7
  19. Vitor Duarte Teodoro. "A Model to Design Computer Exploratory Software for Science and Mathematics". 1993.
    10.1007/978-3-642-78539-9_13
  20. Vitor Duarte Teodoro. "Direct Manipulation of Physical Concepts in a Computerized Exploratory Laboratory". 1992.
    10.1007/978-3-642-77228-3_21
Conference abstract
  1. Teodoro, António; Lopo, Teresa Teixeira; Teodoro, Vitor Duarte; Carita, Ana; Estrela, Elsa. "A success story? The PISA impacts on media discourse and public policies in Portugal (2000-2018)". Paper presented in ESERA Conference 2021 Fostering scientific citizenship in an uncertain world, Braga, 2021.
    Published
Conference paper
  1. Elsa Estrela; Rosa Serradas; Vítor Teodoro. "THE INTEGRATED CURRICULUM: AN INNOVATIVE PEDAGOGICAL PROPOSAL". 2021.
    10.21125/inted.2021.1080
  2. Silva, Maria Cecília; Teodoro, Vitor Duarte. "Exames de Física e Química (1952-2005): standards, currículos e aprendizagens". Paper presented in XXII Colóquio AFIRSE_Diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação Contributos da Investigação, Lisboa, 2015.
  3. Francisco Melo Ferreira; Ramos, J.L.; Teodoro, Vitor Duarte; Fernandes, J. P. S.; Chagas, Isabel. "Recursos educativos digitais: contributos para o diagnóstico da situação em Portugal". Paper presented in TIC Educa 2010 - I Encontro Internacional TIC e Educação, Lisboa, 2010.
    Published
  4. Silva, Maria Cecília; Teodoro, Vitor Duarte. "Examining Physics-Chemistry Exams using Extended Angoff and Contrasting Groups Methods". Paper presented in XVII ISA World Congress of Sociology, Gotemburgo, 2010.
Journal article
  1. Freitas, André; Matos, João Filipe; Piedade, João; Teodoro, Vitor Duarte; Serradas Duarte, Rosa. Corresponding author: Freitas, André. "Teaching Research Methodologies in Education: Teachers’ Pedagogical Practices in Portugal". Open Education Studies 6 1 (2024): http://dx.doi.org/10.1515/edu-2024-0002.
    Published • 10.1515/edu-2024-0002
  2. Mascarehas, Daniela; Maia, João Sampaio; Rosa, Vítor; Teodoro, Vitor Duarte. "Estudo correlacional entre os resultados globais dos domínios do PISA 2018 e os indicadores do TALIS 2018". Revista Lusófona de Educação 56 (2023): 179-197. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao.
    Published
  3. Sampaio Maia, João; Rosa, Vítor; Mascarenhas, Daniela; Duarte Teodoro, Vítor. "Comparative indices of the education quality from the opinions of teachers and principals in TALIS 2018". Cogent Education 9 1 (2022): http://dx.doi.org/10.1080/2331186x.2022.2153418.
    10.1080/2331186x.2022.2153418
  4. Maria Cristina Costa; António Manuel Dias Domingos; Vitor Duarte Teodoro; Élia Maria Rodrigues Guedes Vinhas. "Teacher Professional Development in STEM Education". Mathematics 10 21 (2022): https://research.ulusofona.pt/en/publications/3119687e-3bd9-4f8c-abf6-906d5bd198d1.
    10.3390/math10213944
  5. Daniela Mascarenhas; João Sampaio Maia; Vitor Rosa; Vitor Duarte Teodoro. "Estudo correlacional entre os resultados globais dos domínios do PISA 2018 e os indicadores do TALIS 2018". Revista Lusófona de Educação (2022): https://app.dimensions.ai/details/publication/pub.1154922442.
    10.24140/issn.1645-7250.rle56.12
  6. Daniela Mascarenhas; Maia, J. S.; Vitor Alberto Valadas Rosa; Vitor Duarte Teodoro. "Estudo correlacional entre os resultados globais dos domínios do PISA 2018 e os indicadores do TALIS 2018". Revista Lusófona de Educação (2022): https://research.ulusofona.pt/en/publications/36bf6289-e2c7-4f45-a20d-1c4967bc7fec.
  7. Ana Carita; Vítor Duarte Teodoro. "A indisciplina escolar na imprensa: O jornal Público entre 2011 e 2015". Education Policy Analysis Archives 29 (2021): 174-174. https://doi.org/10.14507/epaa.29.4586.
    10.14507/epaa.29.4586
  8. Maria Cecília Silva; Vítor Duarte Teodoro. "Os exames nacionais de Física e Química e a evolução curricular". História da Ciência e Ensino construindo interfaces (2019): https://app.dimensions.ai/details/publication/pub.1124203595.
    10.23925/2178-2911.2019v20espp672-684
  9. J Alho; H Silva; V Teodoro; G Bonfait. "A simple pendulum studied with a low-cost wireless acquisition board". Physics Education 54 1 (2019): 015015-015015. https://doi.org/10.1088/1361-6552/aaea9d.
    10.1088/1361-6552/aaea9d
  10. Maria Cristina Costa; António Manuel Domingos; Vítor Manuel Teodoro. "Inovar e promover o ensino da Matemática com recurso à Astronomia". Zetetike (2018): https://doi.org/10.20396/zet.v26i3.8651176.
    10.20396/zet.v26i3.8651176
  11. Sandra Gaspar Martins; Vitor Duarte Teodoro. "ActivMathComp - computers and active learning as support of a whole learning environment to calculus/mathematical analysis". International Journal of Innovation in Science and Mathematics Education 24 1 (2016): 36-53. https://research.ulusofona.pt/en/publications/339b6dcb-0c16-451f-aac7-8b038c635063.
  12. Vitor Duarte Teodoro; M. C. Silva. "Questions, answers and pleas in Portuguese exams during seven decades". Comparative Sociology 14 1 (2015): 102-124. https://research.ulusofona.pt/en/publications/b680c998-5c19-4166-8dc1-3503803d79bf.
    10.1163/15691330-12341338
  13. Sandra Gaspar Martins; Vitor Duarte Teodoro. "Interactive digital documents to promote active learning of undergraduate mathematics". European Journal of Science and Mathematics Education (2014): https://app.dimensions.ai/details/publication/pub.1134776941.
    10.30935/scimath/9625
  14. Rui Gomes Neves; Vitor Duarte Teodoro. "Computational modelling, interactive environments and science, technology, engineering and mathematics education". Revista Lusófóna de Educação 25 (2014): 35-58. https://research.ulusofona.pt/en/publications/7a08f2e0-6e3e-4a50-9555-dae355df080f.
  15. Neves,Rui Gomes; Teodoro,Vítor Duarte. "Modelação computacional, ambientes interactivos e o ensino da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática". (2013): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502013000300004.
  16. Neves,Rui Gomes; Teodoro,Vítor Duarte; Fernandes,João Pedro Soares. "Nota Introdutória". (2013): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502013000300002.
  17. Neves,Rui Gomes; Teodoro,Vítor Duarte. "Modelação computacional, ambientes interactivos e o ensino da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática". (2013): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502013000300004.
  18. Neves,Rui Gomes; Teodoro,Vítor Duarte; Fernandes,João Pedro Soares. "Nota Introdutória". (2013): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502013000300002.
  19. Neves,Rui Gomes; Teodoro,Vítor Duarte. "Modelação computacional, ambientes interactivos e o ensino da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática". (2013): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502013000300004.
  20. Neves,Rui Gomes; Teodoro,Vítor Duarte; Fernandes,João Pedro Soares. "Nota Introdutória". (2013): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502013000300002.
  21. Neves,Rui Gomes; Teodoro,Vítor Duarte; Fernandes,João Pedro Soares. "Nota Introdutória". (2013): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502013000300002.
  22. Neves, R.G.; Teodoro, V.D.. "Preface of the "Symposium on modelling, computers and interactive environments in science and mathematics education"". AIP Conference Proceedings 1479 1 (2012): 1804-1805. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84883105742&partnerID=MN8TOARS.
    10.1063/1.4756528
  23. Ramos, J.L.; Teodoro, Vitor; Ferreira, Francisco Melo. "Recursos educativos digitais: reflexões sobre a prática". Cadernos Sacausef 7 (2011): 11-34.
    Published
  24. Neves, Rui; Silva, Jorge; Teodoro, Vítor. "Computational Modelling with Modellus: An Enhancement Vector for the General University Physics Course". (2010):
    Open access • 10.48550/arxiv.1006.4662
  25. Neves, Rui Gomes; Silva, Jorge Carvalho; Teodoro, Vítor Duarte. "Improving Learning in Science and Mathematics with Exploratory and Interactive Computational Modelling". (2010):
    Open access • 10.48550/arxiv.1006.4655
  26. Fonseca,Fabiano de Souza; Siqueira,Mariana Bassalo; Bruzi,Alessandro Teodoro; Fialho,João Vítor; Ugrinowitsch,Herbert; Benda,Rodolfo Novellino. "Demonstração e prática mental na aquisição de habilidades motoras". (2008): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2008000200008.
  27. Fonseca,Fabiano de Souza; Siqueira,Mariana Bassalo; Bruzi,Alessandro Teodoro; Fialho,João Vítor; Ugrinowitsch,Herbert; Benda,Rodolfo Novellino. "Demonstração e prática mental na aquisição de habilidades motoras". (2008): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2008000200008.
  28. Ramos, J.L.; Teodoro, Vitor Duarte; Maio, Vicência; Carvalho, J. M.; Ferreira, Francisco Melo. "Uso de software livre e de código aberto em escolas portuguesas: cinco estudos de caso". Cadernos Sacausef IV (2007):
    Published
  29. Ramos, J.L.; Teodoro, Vitor; Maio, Vicência; Carvalho, J. M.; Ferreira, Francisco Melo. "Sistema de Avaliação, Certificação e Apoio à Utilização de Software para a Educação e Formação". Cadernos Sacausef 1 (2005): 21-44.
    Published
  30. Ramos, J.L.; Teodoro, Vitor Duarte; Maio, Vicência; Carvalho, J. M.; Ferreira, Francisco Melo. "Modelos e práticas de avaliação de recursos educativos digitais". Cadernos Sacausef II (2005): 79-87.
    Published
  31. Teodoro, Vitor Duarte. "Playing Newtonian Games with Modellus". (2004): http://hdl.handle.net/10362/2350.
  32. Vitor Duarte Teodoro. "Playing newtonian games with modellus". Physics Education 39 5 (2004): 421-428. https://research.ulusofona.pt/en/publications/f85fe603-58e1-40ad-87c2-08e9adab223b.
    10.1088/0031-9120/39/5/005
  33. E. A. Veit; P. M. Mors; V. D. Teodoro. "Ilustrando a Segunda Lei de Newton no Século XXI". Revista de ensino de física (2002): https://app.dimensions.ai/details/publication/pub.1068102858.
    10.1590/s0102-47442002000200014
  34. E. A. Veit; P. M. Mors; V. D. Teodoro. "Illustrating Newton's Second Law in the 21st Century". Revista Brasileira de Ensino de Física (2002): https://app.dimensions.ai/details/publication/pub.1013707356.
    10.1590/s1806-11172002000200014
  35. E. A. Veit; V. D. Teodoro. "Modelagem no Ensino: Aprendizagem de Física e os Novos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio". Revista de ensino de física (2002): https://app.dimensions.ai/details/publication/pub.1068102852.
    10.1590/s0102-47442002000200003
  36. E. A. Veit; V. D. Teodoro. "Modelagem no Ensino: Aprendizagem de Física e os Novos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio". Revista Brasileira de Ensino de Física (2002): https://app.dimensions.ai/details/publication/pub.1024386315.
    10.1590/s1806-11172002000200003
Report
  1. João Filipe Matos; Freitas, André; Ana Pedro; Galego, Carla; Amado, Carolina; Estrela, Elsa; Piedade, João; et al. 2023. Project ReMASE - Research Methods in Advanced Studies in Education - Final report.
  2. Matos, J.F.; Pedro, A.; Dorotea, Nuno; Piedade, J; Teodoro, Vitor. 2023. Avaliação do Projeto Manuais Digitais da Região Autónoma da Madeira. https://md.madeira.gov.pt/images/Estudos/Volume1_2023-11-24.pdf.
  3. João Filipe Matos; Ana Pedro; Freitas, André; Piedade, João; Dorotea, Nuno; Teodoro, Vitor Duarte. 2023. Avaliação do Projeto Manuais Digitais da Região Autónoma da Madeira [Evaluation of the Autonomous Region of Madeira's Digital Manuals Project]. https://md.madeira.gov.pt/images/Estudos/Volume1_2023-11-24.pdf.
  4. Teodoro, Vitor Duarte. 2021. Índice de Propensão TEIP (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária).
  5. Teodoro, Vitor Duarte. 2019. Escolas TEIP (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária) Evolução de resultados nas Unidades Orgânicas que integram os Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP 3). https://www.dge.mec.pt/avaliacao-1.
Thesis / Dissertation
  1. Teodoro, Vítor; Roque, Maria Amália Velez Antão. "A Aprendizagem da Física no 3.º Ciclo do Ensino Básico". Master, 2018. http://hdl.handle.net/10362/57150.
  2. Roque, Maria Amália Velez Antão. "A Aprendizagem da Física no 3.º Ciclo do Ensino Básico". Master, 2018. http://hdl.handle.net/10362/57150.
  3. Teodoro, Vitor; Fernandes, João Pedro Soares. "Analysing activities in the Portuguese secondary schools’ Science Learning Studios". PhD, 2017. http://hdl.handle.net/10362/36286.
  4. Teodoro, Vítor; Faustino, Henrique Manuel Domingues. "RELATÓRIO DE ATIVIDADE PROFISSIONAL E UMA ABORDAGEM PRÁTICA DO ENSINO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS NO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO". Master, 2017. http://hdl.handle.net/10362/24083.
  5. Teodoro, Vítor; Barreiras, Helena Maria Ramos Rodrigues. "Uma perspetiva interdisciplinar no ensino das Ciências Naturais. Trabalho de Projeto". Master, 2017. http://hdl.handle.net/10362/30067.
  6. Teodoro, Vítor; Parente, Fernando; Rodrigues, Teresa de Jesus Caldeira Torres. "Sobre o Ensino da Teoria da Relatividade Restrita". PhD, 2017. http://hdl.handle.net/10362/27869.
  7. Teodoro, Vitor; Fernandes, João Pedro Soares. "Analysing activities in the Portuguese secondary schools’ Science Learning Studios". PhD, 2017. http://hdl.handle.net/10362/36286.
  8. Teodoro, Vítor; Faustino, Henrique Manuel Domingues. "RELATÓRIO DE ATIVIDADE PROFISSIONAL E UMA ABORDAGEM PRÁTICA DO ENSINO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS NO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO". Master, 2017. http://hdl.handle.net/10362/24083.
  9. Teodoro, Vítor; Barreiras, Helena Maria Ramos Rodrigues. "Uma perspetiva interdisciplinar no ensino das Ciências Naturais. Trabalho de Projeto". Master, 2017. http://hdl.handle.net/10362/30067.
  10. Teodoro, Vítor; Parente, Fernando; Rodrigues, Teresa de Jesus Caldeira Torres. "Sobre o Ensino da Teoria da Relatividade Restrita". PhD, 2017. http://hdl.handle.net/10362/27869.
  11. Barreiras, Helena Maria Ramos Rodrigues. "Uma perspetiva interdisciplinar no ensino das Ciências Naturais. Trabalho de Projeto". Master, 2017. http://hdl.handle.net/10362/30067.
  12. Fernandes, João Pedro Soares. "Analysing activities in the Portuguese secondary schools’ Science Learning Studios". PhD, 2017. http://hdl.handle.net/10362/36286.
  13. Rodrigues, Teresa de Jesus Caldeira Torres. "Sobre o Ensino da Teoria da Relatividade Restrita". PhD, 2017. http://hdl.handle.net/10362/27869.
  14. Faustino, Henrique Manuel Domingues. "RELATÓRIO DE ATIVIDADE PROFISSIONAL E UMA ABORDAGEM PRÁTICA DO ENSINO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS NO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO". Master, 2017. http://hdl.handle.net/10362/24083.
  15. Teodoro, Vítor Manuel Neves Duarte; Rodrigues, Teresa de Jesus Caldeira Torres; Frade, Susana Rodrigues Marques. "Ensino da Física e da Química e um estudo sobre a numeracia na aprendizagem de Ciências Físico-Químicas". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10362/18266.
  16. Teodoro, Vítor; Cunha, Carlos; Torres, Mafalda Honório. "Relatório de estágio". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10362/14658.
  17. Teodoro, Vítor; Pires, Ana Sofia Cardoso. "Workflow para a implementação de um curso de Educação e Formação de Adultos – Nível Secundário (certificação escolar)". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10362/19145.
  18. Teodoro, Vítor; Rodrigues, Teresa; Nunda, Ilda Necandi Bartolomeu. "Relatório de estágio de iniciação à prática profissional e um estudo sobre a Educação para a Saúde". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10362/16354.
  19. Teodoro, Vítor; Rodrigues, Teresa; Abreu, Paulo Nuno Lourenço de. "Relatório da Prática Profissional". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10362/16532.
  20. Teodoro, Vítor; Rodrigues, Teresa; Lopes, Ana Rita Reis. "Relatório de prática profissional e estudo sobre a relação das atividades extracurriculares com o rendimento académico". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10362/18458.
  21. Teodoro, Vítor; Rodrigues, Teresa; Almeida, Sandra Cristina Amorim Madureira. "Relatório de estágio e um Estudo sobre a relação entre a Matemática e as Ciências Físico-Químicas". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10362/19008.
  22. Teodoro, Vítor Manuel Neves Duarte; Rodrigues, Teresa de Jesus Caldeira Torres; Frade, Susana Rodrigues Marques. "Ensino da Física e da Química e um estudo sobre a numeracia na aprendizagem de Ciências Físico-Químicas". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10362/18266.
  23. Teodoro, Vítor; Cunha, Carlos; Torres, Mafalda Honório. "Relatório de estágio". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10362/14658.
  24. Teodoro, Vítor; Pires, Ana Sofia Cardoso. "Workflow para a implementação de um curso de Educação e Formação de Adultos – Nível Secundário (certificação escolar)". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10362/19145.
  25. Teodoro, Vítor; Rodrigues, Teresa; Nunda, Ilda Necandi Bartolomeu. "Relatório de estágio de iniciação à prática profissional e um estudo sobre a Educação para a Saúde". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10362/16354.
  26. Teodoro, Vítor; Rodrigues, Teresa; Abreu, Paulo Nuno Lourenço de. "Relatório da Prática Profissional". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10362/16532.
  27. Teodoro, Vítor; Rodrigues, Teresa; Lopes, Ana Rita Reis. "Relatório de prática profissional e estudo sobre a relação das atividades extracurriculares com o rendimento académico". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10362/18458.
  28. Teodoro, Vítor; Rodrigues, Teresa; Almeida, Sandra Cristina Amorim Madureira. "Relatório de estágio e um Estudo sobre a relação entre a Matemática e as Ciências Físico-Químicas". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10362/19008.
  29. Teodoro, Vítor Manuel Neves Duarte; Rodrigues, Teresa de Jesus Caldeira Torres; Frade, Susana Rodrigues Marques. "Ensino da Física e da Química e um estudo sobre a numeracia na aprendizagem de Ciências Físico-Químicas". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10362/18266.
  30. Almeida, Sandra Cristina Amorim Madureira. "Relatório de estágio e um Estudo sobre a relação entre a Matemática e as Ciências Físico-Químicas". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10362/19008.
  31. Lopes, Ana Rita Reis. "Relatório de prática profissional e estudo sobre a relação das atividades extracurriculares com o rendimento académico". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10362/18458.
  32. Pires, Ana Sofia Cardoso. "Workflow para a implementação de um curso de Educação e Formação de Adultos – Nível Secundário (certificação escolar)". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10362/19145.
  33. Torres, Mafalda Honório. "Relatório de estágio". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10362/14658.
  34. Abreu, Paulo Nuno Lourenço de. "Relatório da Prática Profissional". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10362/16532.
  35. Nunda, Ilda Necandi Bartolomeu. "Relatório de estágio de iniciação à prática profissional e um estudo sobre a Educação para a Saúde". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10362/16354.
  36. Frade, Susana Rodrigues Marques. "Ensino da Física e da Química e um estudo sobre a numeracia na aprendizagem de Ciências Físico-Químicas". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10362/18266.
  37. Teodoro, Vítor; Marques, Sílvia Bernardes Pacheco. "Relatório de atividade profissional e uma comparação do estudo da conservação de energia através de um sensor de movimento e de análise de vídeo". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10362/14760.
  38. Teodoro, Vítor; Menas, Maria José Costa. "Relatório profissional e um estudo sobre “explicar e representar reações químicas no 8.º Ano”". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10362/13285.
  39. Teodoro, Vítor; Ribeiro, Dulce; Teresa, Dora Cristina Gaio. "A aprendizagem cooperativa: abordagem diferenciada no ensino da Física e da Química. Relatório de estágio". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10362/14759.
  40. Teodoro, Vítor; Charrua, Magda Cristina Diniz Faleiro. "O insucesso escolar e as variáveis sócio familiares". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10362/15404.
  41. Teodoro, Vítor; Gaspar, Maria Margarida; Domingos, Ana Sofia Marques. "Relatório de estágio". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10362/14836.
  42. Teodoro, Vítor; Cunha, Carlos; Camacho, Susana Paula Ajuda. "Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Física e Química do 3.º ciclo do Ensino Básico e Secundário". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10362/14998.
  43. Teodoro, Vítor; Coutinho, Isabel Cristina Ribau Fernandes. "Relatório profissional. O currículo das ciências e um estudo de caso.". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10362/13122.
  44. Teodoro, Vítor; Caldeira, Cremilde; João, Maria Margarida Vicente dos Santos. "Relatório de estágio prática profissional e investigação educacional". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10362/13835.
  45. Teodoro, Vítor; Gaio, Paula Estevão Aleixo Dias. "Relatório Profissional". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10362/13288.
  46. Teodoro, Vítor; Marques, Sílvia Bernardes Pacheco. "Relatório de atividade profissional e uma comparação do estudo da conservação de energia através de um sensor de movimento e de análise de vídeo". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10362/14760.
  47. Teodoro, Vítor; Menas, Maria José Costa. "Relatório profissional e um estudo sobre “explicar e representar reações químicas no 8.º Ano”". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10362/13285.
  48. Teodoro, Vítor; Ribeiro, Dulce; Teresa, Dora Cristina Gaio. "A aprendizagem cooperativa: abordagem diferenciada no ensino da Física e da Química. Relatório de estágio". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10362/14759.
  49. Teodoro, Vítor; Charrua, Magda Cristina Diniz Faleiro. "O insucesso escolar e as variáveis sócio familiares". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10362/15404.
  50. Teodoro, Vítor; Gaspar, Maria Margarida; Domingos, Ana Sofia Marques. "Relatório de estágio". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10362/14836.
  51. Teodoro, Vítor; Cunha, Carlos; Camacho, Susana Paula Ajuda. "Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Física e Química do 3.º ciclo do Ensino Básico e Secundário". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10362/14998.
  52. Teodoro, Vítor; Coutinho, Isabel Cristina Ribau Fernandes. "Relatório profissional. O currículo das ciências e um estudo de caso.". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10362/13122.
  53. Teodoro, Vítor; Caldeira, Cremilde; João, Maria Margarida Vicente dos Santos. "Relatório de estágio prática profissional e investigação educacional". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10362/13835.
  54. Teodoro, Vítor; Gaio, Paula Estevão Aleixo Dias. "Relatório Profissional". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10362/13288.
  55. Camacho, Susana Paula Ajuda. "Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Física e Química do 3.º ciclo do Ensino Básico e Secundário". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10362/14998.
  56. Domingos, Ana Sofia Marques. "Relatório de estágio". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10362/14836.
  57. Menas, Maria José Costa. "Relatório profissional e um estudo sobre “explicar e representar reações químicas no 8.º Ano”". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10362/13285.
  58. Teresa, Dora Cristina Gaio. "A aprendizagem cooperativa: abordagem diferenciada no ensino da Física e da Química. Relatório de estágio". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10362/14759.
  59. João, Maria Margarida Vicente dos Santos. "Relatório de estágio prática profissional e investigação educacional". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10362/13835.
  60. Coutinho, Isabel Cristina Ribau Fernandes. "Relatório profissional. O currículo das ciências e um estudo de caso.". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10362/13122.
  61. Gaio, Paula Estevão Aleixo Dias. "Relatório Profissional". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10362/13288.
  62. Charrua, Magda Cristina Diniz Faleiro. "O insucesso escolar e as variáveis sócio familiares". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10362/15404.
  63. Teodoro, Vítor; Felgueiras, Helena Maria Fernandes. "Blogues na educação". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10362/9412.
  64. Teodoro, Vítor; Gaio, Mariana; Romão, Cidália Luís Brás. "Relatório de Estágio de Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Ensino da Física e Química". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10362/9341.
  65. Teodoro, Vítor; Nunes, Alexandra; Moreno, Jacinta de Jesus Sousa Afonso. "Ensino da Física e da Química e as concepções alternativas dos alunos do ensino secundário sobre o conceito de energia: relatório de estágio". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10362/12206.
  66. Teodoro, Vítor; Azevedo, Tiago; Martins, Sandra Isabel Cardoso Gaspar. "An approach to teach Calculus/Mathematical Analysis (for engineering students) using computers and active learning – its conception, development of materials and evaluation". PhD, 2013. http://hdl.handle.net/10362/9675.
  67. Teodoro, Vítor; Franco, Telma; Fernandes, Maria José Franco Caixado. "Relatório de Estágio". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10362/9715.
  68. Teodoro, Vítor; Almeida, Elsa; Silva, Alexandra Maria Pacheco António Coelho da. "Ensino da Física e da Química e as conceções alternativas dos alunos na interpretação de gráficos". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10362/13016.
  69. Teodoro, Vítor; Cunha, Carlos; Quadros, Isabel da Conceição Gomes Martins de Aguiar. "Relatório da prática profissional e um estudo sobre “Aquisição do conhecimento e desenvolvimento de competências dos alunos na disciplina de Física 12.° ano". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10362/10436.
  70. Teodoro, Vítor; Azevedo, Nair dos Anjos Pires Rios; Coutinho, Isabel Cristina Ribau Fernandes; Assunção, Elisabete da Conceição da Silva Costa. "Ensino da física e da química e a motivação escolar dos alunos a ciências físico-químicas: relatório de estágio". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10362/10414.
  71. Teodoro, Vítor; Gaio, Mariana; Romão, Cidália Luís Brás. "Relatório de Estágio de Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Ensino da Física e Química". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10362/9341.
  72. Teodoro, Vítor; Nunes, Alexandra; Moreno, Jacinta de Jesus Sousa Afonso. "Ensino da Física e da Química e as concepções alternativas dos alunos do ensino secundário sobre o conceito de energia: relatório de estágio". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10362/12206.
  73. Teodoro, Vítor; Azevedo, Tiago; Martins, Sandra Isabel Cardoso Gaspar. "An approach to teach Calculus/Mathematical Analysis (for engineering students) using computers and active learning – its conception, development of materials and evaluation". PhD, 2013. http://hdl.handle.net/10362/9675.
  74. Teodoro, Vítor; Franco, Telma; Fernandes, Maria José Franco Caixado. "Relatório de Estágio". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10362/9715.
  75. Teodoro, Vítor; Almeida, Elsa; Silva, Alexandra Maria Pacheco António Coelho da. "Ensino da Física e da Química e as conceções alternativas dos alunos na interpretação de gráficos". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10362/13016.
  76. Teodoro, Vítor; Cunha, Carlos; Quadros, Isabel da Conceição Gomes Martins de Aguiar. "Relatório da prática profissional e um estudo sobre “Aquisição do conhecimento e desenvolvimento de competências dos alunos na disciplina de Física 12.° ano". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10362/10436.
  77. Teodoro, Vítor; Azevedo, Nair dos Anjos Pires Rios; Coutinho, Isabel Cristina Ribau Fernandes; Assunção, Elisabete da Conceição da Silva Costa. "Ensino da física e da química e a motivação escolar dos alunos a ciências físico-químicas: relatório de estágio". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10362/10414.
  78. Moreno, Jacinta de Jesus Sousa Afonso. "Ensino da Física e da Química e as concepções alternativas dos alunos do ensino secundário sobre o conceito de energia: relatório de estágio". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10362/12206.
  79. Quadros, Isabel da Conceição Gomes Martins de Aguiar. "Relatório da prática profissional e um estudo sobre “Aquisição do conhecimento e desenvolvimento de competências dos alunos na disciplina de Física 12.° ano". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10362/10436.
  80. Afonso, Célia Marques. "Vantagens da Ciência extracurricular: planificação e desenvolvimento de actividades práticas numa abordagem inquiry-based". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10362/64689.
  81. Silva, Maria Cecília Martins Ferreira da; Teodoro, Vítor. "The national physics and chemistry exams and the learning of sciences". PhD, 2013. http://hdl.handle.net/10362/10413.
  82. Romão, Cidália Luís Brás. "Relatório de Estágio de Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Ensino da Física e Química". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10362/9341.
  83. Martins, Sandra Isabel Cardoso Gaspar. "An approach to teach Calculus/Mathematical Analysis (for engineering students) using computers and active learning – its conception, development of materials and evaluation". PhD, 2013. http://hdl.handle.net/10362/9675.
  84. Silva, Alexandra Maria Pacheco António Coelho da. "Ensino da Física e da Química e as conceções alternativas dos alunos na interpretação de gráficos". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10362/13016.
  85. Fernandes, Maria José Franco Caixado. "Relatório de Estágio". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10362/9715.
  86. Assunção, Elisabete da Conceição da Silva Costa. "Ensino da física e da química e a motivação escolar dos alunos a ciências físico-químicas: relatório de estágio". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10362/10414.
  87. Ramos, José Luís; Teodoro, Vítor Duarte. "Aprendizagem e trabalho colaborativo numa plataforma online numa escola básica do 2.º e 3.º ciclos. Um estudo de caso.". PhD, 2012. http://hdl.handle.net/10174/15767.
  88. Teodoro, Vítor; Barros, Cristina Augusta Guerra. "A tecnologia no ensino do “Universo” no 7.°Ano de Escolaridade". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10362/10737.
  89. Teodoro, Vítor; Guerra, Ana Rita Penedo. "Avaliação de conceções alternativas no ensino de Astronomia". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10362/10738.
  90. Teodoro, Vítor; Ferreira, Álvaro Manuel Folhas. "A análise digital de vídeo e software exploratório no ensino da Física". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10362/8287.
  91. Ramos, José Luís; Teodoro, Vítor Duarte. "Aprendizagem e trabalho colaborativo numa plataforma online numa escola básica do 2.º e 3.º ciclos. Um estudo de caso.". PhD, 2012. http://hdl.handle.net/10174/15767.
  92. Teodoro, Vítor; Teixeira, Ana Mafalda Mendes Baía. "Concepções alternativas em ciência: um instrumento de diagnóstico". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10362/7816.
  93. Teodoro, Vítor; Madeira, Florinda; Camoez, João Pedro Bruno Gaspar. "Relatório de estágio". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10362/9136.
  94. Teodoro, Vítor; Alves, Mariana Gaio; Peça, Inês Isabel Silva Nobre. "Relatório de estágio: prática profissional e investigação educacional". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10362/8264.
  95. Teodoro, Vítor; Fernandes, Alexandre José Monteiro de Lima. "Relatório de Atividade Profissional e uma comparação entre o ensino da Física e da Química no ensino secundário em Portugal e Ciências em Inglaterra". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10362/8286.
  96. Teodoro, Vítor; Barros, Cristina Augusta Guerra. "A tecnologia no ensino do “Universo” no 7.°Ano de Escolaridade". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10362/10737.
  97. Teodoro, Vítor; Guerra, Ana Rita Penedo. "Avaliação de conceções alternativas no ensino de Astronomia". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10362/10738.
  98. Teodoro, Vítor; Ferreira, Álvaro Manuel Folhas. "A análise digital de vídeo e software exploratório no ensino da Física". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10362/8287.
  99. Ramos, José Luís; Teodoro, Vítor Duarte. "Aprendizagem e trabalho colaborativo numa plataforma online numa escola básica do 2.º e 3.º ciclos. Um estudo de caso.". PhD, 2012. http://hdl.handle.net/10174/15767.
  100. Teodoro, Vítor; Teixeira, Ana Mafalda Mendes Baía. "Concepções alternativas em ciência: um instrumento de diagnóstico". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10362/7816.
  101. Teodoro, Vítor; Madeira, Florinda; Camoez, João Pedro Bruno Gaspar. "Relatório de estágio". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10362/9136.
  102. Teodoro, Vítor; Alves, Mariana Gaio; Peça, Inês Isabel Silva Nobre. "Relatório de estágio: prática profissional e investigação educacional". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10362/8264.
  103. Teodoro, Vítor; Fernandes, Alexandre José Monteiro de Lima. "Relatório de Atividade Profissional e uma comparação entre o ensino da Física e da Química no ensino secundário em Portugal e Ciências em Inglaterra". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10362/8286.
  104. Fernandes, Alexandre José Monteiro de Lima. "Relatório de Atividade Profissional e uma comparação entre o ensino da Física e da Química no ensino secundário em Portugal e Ciências em Inglaterra". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10362/8286.
  105. Peça, Inês Isabel Silva Nobre. "Relatório de estágio: prática profissional e investigação educacional". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10362/8264.
  106. Franco, Dulce Maria Morais de Amaral. "Aprendizagem e trabalho colaborativo numa plataforma online numa escola básica do 2.º e 3.º ciclos. Um estudo de caso.". PhD, 2012. http://hdl.handle.net/10174/15767.
  107. Guerra, Ana Rita Penedo. "Avaliação de conceções alternativas no ensino de Astronomia". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10362/10738.
  108. Teixeira, Ana Mafalda Mendes Baía. "Concepções alternativas em ciência: um instrumento de diagnóstico". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10362/7816.
  109. Ferreira, Álvaro Manuel Folhas. "A análise digital de vídeo e software exploratório no ensino da Física". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10362/8287.
  110. Barros, Cristina Augusta Guerra. "A tecnologia no ensino do “Universo” no 7.°Ano de Escolaridade". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10362/10737.
  111. Camoez, João Pedro Bruno Gaspar. "Relatório de estágio". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10362/9136.
  112. Teodoro, Vítor; Freitas, João Correia de; Roque, Ana Luísa Dionísio Martins. "Ambiente e sustentabilidade: o ponto de vista dos alunos". Master, 2011. http://hdl.handle.net/10362/6157.
  113. Teodoro, Vítor; Alves, Mariana Gaio; Melo, Carlos Alberto da Silva Ribeiro de. "Relatório de estágio prática profissional e investigação educacional". Master, 2011. http://hdl.handle.net/10362/8167.
  114. Teodoro, Vítor; Madeira, Florinda; Dias, Marta Sofia Gonçalves dos Santos Carvalho e Simões. "Relatório de estágio, incluindo um estudo sobre concepções alternativas sobre som". Master, 2011. http://hdl.handle.net/10362/8168.
  115. Teodoro, Vítor; Freitas, João Correia de; Roque, Ana Luísa Dionísio Martins. "Ambiente e sustentabilidade: o ponto de vista dos alunos". Master, 2011. http://hdl.handle.net/10362/6157.
  116. Teodoro, Vítor; Alves, Mariana Gaio; Melo, Carlos Alberto da Silva Ribeiro de. "Relatório de estágio prática profissional e investigação educacional". Master, 2011. http://hdl.handle.net/10362/8167.
  117. Teodoro, Vítor; Madeira, Florinda; Dias, Marta Sofia Gonçalves dos Santos Carvalho e Simões. "Relatório de estágio, incluindo um estudo sobre concepções alternativas sobre som". Master, 2011. http://hdl.handle.net/10362/8168.
  118. Dias, Marta Sofia Gonçalves dos Santos Carvalho e Simões. "Relatório de estágio, incluindo um estudo sobre concepções alternativas sobre som". Master, 2011. http://hdl.handle.net/10362/8168.
  119. Roque, Ana Luísa Dionísio Martins. "Ambiente e sustentabilidade: o ponto de vista dos alunos". Master, 2011. http://hdl.handle.net/10362/6157.
  120. Melo, Carlos Alberto da Silva Ribeiro de. "Relatório de estágio prática profissional e investigação educacional". Master, 2011. http://hdl.handle.net/10362/8167.
  121. Teodoro, Vítor; Caldeira, Cremilde; Coelho, Élia. "Relatório de estágio". Master, 2010. http://hdl.handle.net/10362/5122.
  122. Fortunato, Elvira; Fernando, Ana Luísa; Teodoro, Vítor; Alves, Mariana; Madeira, Florinda; Gonçalves, Alexandra Maria Ferreira. "Desenvolvimento de tintas fotocrómicas para aplicação em embalagens inteligentes". Master, 2010. http://hdl.handle.net/10362/9091.
  123. Teodoro, Vítor; Caldeira, Cremilde; Coelho, Élia. "Relatório de estágio". Master, 2010. http://hdl.handle.net/10362/5122.
  124. Fortunato, Elvira; Fernando, Ana Luísa; Teodoro, Vítor; Alves, Mariana; Madeira, Florinda; Gonçalves, Alexandra Maria Ferreira. "Desenvolvimento de tintas fotocrómicas para aplicação em embalagens inteligentes". Master, 2010. http://hdl.handle.net/10362/9091.
  125. Coelho, Élia. "Relatório de estágio". Master, 2010. http://hdl.handle.net/10362/5122.
  126. Teodoro, Vítor; Paiva, Ana Maria Videira. "A internet na formação inicial de professores: um estudo em pesquisa da informação". Master, 2008. http://hdl.handle.net/10400.2/749.
  127. Teodoro, Vítor; Boavida, Clara Parente. "Avaliação da formação contínua de professores no Distrito de Setúbal". Master, 2008. http://hdl.handle.net/10362/1749.
  128. Teodoro, Vítor; Carneiro, Ana; Silva, Filipa Alexandra Guimarães Godinho. "O ensino da Física em Portugal na sequência da reforma de 1947". Master, 2008. http://hdl.handle.net/10362/1948.
  129. Teodoro, Orlando M.N.D.; Teodoro, Vítor; Cunha, Carlos Jorge Gomes Barranha Lima da. "Construção e utilização de equipamentos de baixo custo para ensino de Física". Master, 2008. http://hdl.handle.net/10362/1653.
  130. Restivo, Sal; D’Ambrosio, Ubiratan; Matos, João Filipe; Teodoro, Vítor; Mesquita, Mônica Maria Borges. "Children, space, and the urban street: an ethnomathematics posture". PhD, 2008. http://hdl.handle.net/10362/2301.
  131. Teodoro, Vítor; Paiva, Ana Maria Videira. "A internet na formação inicial de professores: um estudo em pesquisa da informação". Master, 2008. http://hdl.handle.net/10400.2/749.
  132. Teodoro, Vítor; Boavida, Clara Parente. "Avaliação da formação contínua de professores no Distrito de Setúbal". Master, 2008. http://hdl.handle.net/10362/1749.
  133. Teodoro, Vítor; Carneiro, Ana; Silva, Filipa Alexandra Guimarães Godinho. "O ensino da Física em Portugal na sequência da reforma de 1947". Master, 2008. http://hdl.handle.net/10362/1948.
  134. Teodoro, Orlando M.N.D.; Teodoro, Vítor; Cunha, Carlos Jorge Gomes Barranha Lima da. "Construção e utilização de equipamentos de baixo custo para ensino de Física". Master, 2008. http://hdl.handle.net/10362/1653.
  135. Restivo, Sal; D’Ambrosio, Ubiratan; Matos, João Filipe; Teodoro, Vítor; Mesquita, Mônica Maria Borges. "Children, space, and the urban street: an ethnomathematics posture". PhD, 2008. http://hdl.handle.net/10362/2301.
  136. Cunha, Carlos Jorge Gomes Barranha Lima da. "Construção e utilização de equipamentos de baixo custo para ensino de Física". Master, 2008. http://hdl.handle.net/10362/1653.
  137. Boavida, Clara Parente. "Avaliação da formação contínua de professores no Distrito de Setúbal". Master, 2008. http://hdl.handle.net/10362/1749.
  138. Mesquita, Mônica Maria Borges. "Children, space, and the urban street: an ethnomathematics posture". PhD, 2008. http://hdl.handle.net/10362/2301.
  139. Paiva, Ana Maria Videira. "A internet na formação inicial de professores: um estudo em pesquisa da informação". Master, 2008. http://hdl.handle.net/10400.2/749.
  140. Silva, Filipa Alexandra Guimarães Godinho. "O ensino da Física em Portugal na sequência da reforma de 1947". Master, 2008. http://hdl.handle.net/10362/1948.
  141. Teodoro, Vítor Manuel Neves Duarte; Paiva, Ana Paula Sintra Salvo. "Os outros ouvem. eu não. : a utilização das tecnologias da informação e da comunicação no ensino-aprendizagen de física a alunos surdos". Master, 2006. http://hdl.handle.net/10400.14/1417.
  142. Teodoro, Vítor Manuel Neves Duarte; Paiva, Ana Paula Sintra Salvo. "Os outros ouvem. eu não. : a utilização das tecnologias da informação e da comunicação no ensino-aprendizagen de física a alunos surdos". Master, 2006. http://hdl.handle.net/10400.14/1417.
  143. Teodoro, Vítor Manuel Neves Duarte; Paiva, Ana Paula Sintra Salvo. "Os outros ouvem. eu não. : a utilização das tecnologias da informação e da comunicação no ensino-aprendizagen de física a alunos surdos". Master, 2006. http://hdl.handle.net/10400.14/1417.
  144. Paiva, Ana Paula Sintra Salvo. "Os outros ouvem : eu não : a utilização das tecnologias da informação e da comunicação no ensino-aprendizagen de física a alunos surdos". Master, 2006. http://hdl.handle.net/10400.14/1417.
  145. Valente, Maria Odete; Silva, Cândido Marciano; Teodoro, Vítor. "Modellus: Learning Physics with Mathematical Modelling". PhD, 2002. http://hdl.handle.net/10362/407.
  146. Valente, Maria Odete; Silva, Cândido Marciano; Teodoro, Vítor. "Modellus: Learning Physics with Mathematical Modelling". PhD, 2002. http://hdl.handle.net/10362/407.
  147. Teodoro, Vítor. "Modellus: Learning Physics with Mathematical Modelling". PhD, 2002. http://hdl.handle.net/10362/407.

Other

Other output
  1. Nota Introdutória. 2022. Elsa Estrela; Vitor Alberto Valadas Rosa; Vitor Duarte Teodoro. https://research.ulusofona.pt/en/publications/6c13d18f-f16a-4503-b045-368e88cf1984.
    10.24140/issn.1645-7250.rle56.03
  2. Nota introdutória. 2019. Vitor Duarte Teodoro; M. Fonseca; Paula Carvalho. https://research.ulusofona.pt/en/publications/755c58b0-7979-4630-bb32-1c67afdbc500.
    10.24140/issn.1645-7250.rle45.07
  3. Tendências Recentes na Concepção e Utilização de Laboratórios Escolares. Entre 2007 e 2011, no âmbito do Programa de Modernização do Parque Escolar, conduzido pelo Ministério da Educação, foram renovados os espaços para o ensino das ciências em mais de uma centena de escolas. Essa renovação foi precedida da análise das tendências na concepção de laboratórios escolares em diversos países, nomeadamente no Reino Unido, em que a actividade experimental tem uma forte t. 2018. Fernandes, João Pedro Soares; Teodoro, Vitor Duarte. https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/4111.
  4. Modellus 4.5 Help Screen, Multiple Pages. 2018. Teodoro, Vitor Duarte. https://doi.org/10.5281/zenodo.1135292.
    10.5281/zenodo.1135292
  5. Tendências Recentes na Concepção e Utilização de Laboratórios Escolares. Entre 2007 e 2011, no âmbito do Programa de Modernização do Parque Escolar, conduzido pelo Ministério da Educação, foram renovados os espaços para o ensino das ciências em mais de uma centena de escolas. Essa renovação foi precedida da análise das tendências na concepção de laboratórios escolares em diversos países, nomeadamente no Reino Unido, em que a actividade experimental tem uma forte t. 2018. Fernandes, João Pedro Soares; Teodoro, Vitor Duarte. https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/4111.
  6. PROMOVER O ENSINO EXPERIMENTAL DAS CIÊNCIAS RECORRENDO AO QUESTIONAMENTO INVESTIGATIVO. Este artigo tem por objetivo investigar como promover o ensino experimental das Ciências, nos primeiros anos de escolaridade, recorrendo ao questionamento investigativo. São cada vez mais os relatórios e estudos que defendem a aplicação desta abordagem, nos vários níveis de ensino. No entanto, são muitos os autores que continuam a referir dificuldades na sua implementação em aula por parte dos pro. 2018. This work is supported by national funds through FCT - Foundation for Science and Technology in the context of the proje; Maria Cristina Costa; António Manuel Domingos; Vítor Duarte Teodoro. http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1771.
    10.26843/rencima.v9i5.1771
  7. O desenvolvimento dos espaços para a educação em ciências: do laboratório escolar ao estúdio de aprendizagem de ciências. O laboratório escolar tem grande inércia histórica na Educação em Ciências, assim como a retórica de integração entre teoria e prática, manifesta na relevância dada ao trabalho prático no ensino e aprendizagem das Ciências. Repensar estes espaços escolares, assim como as atividades icónicas que neles ocorrem, poderá ser um ponto de partida para alargar os horizontes e os discursos dominantes sobre. 2017. Fernandes, João P.; Teodoro, Vitor Duarte. https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/12225.
  8. O desenvolvimento dos espaços para a educação em ciências: do laboratório escolar ao estúdio de aprendizagem de ciências. O laboratório escolar tem grande inércia histórica na Educação em Ciências, assim como a retórica de integração entre teoria e prática, manifesta na relevância dada ao trabalho prático no ensino e aprendizagem das Ciências. Repensar estes espaços escolares, assim como as atividades icónicas que neles ocorrem, poderá ser um ponto de partida para alargar os horizontes e os discursos dominantes sobre. 2017. Fernandes, João P.; Teodoro, Vitor Duarte. https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/12225.
  9. ActivMathComp – Matemática Ativa com Computador no Ensino Superior. O ActivMathComp é uma abordagem de ensino da Análise Matemática1/Cálculo1 (AM1), em aulas teórico-práticas, a alunos de Engenharia que tem como base:• Nas aulas, os alunos estão ativos e colaboram entre si;• O computador é incluído como ferramenta computacional, de interação, de avaliação e de comu. 2014. Martins, Sandra Gaspar; Instituto Superior de Engenharia de Lisboa; Teodoro, Vítor Duarte; Universidade Nova de Lisboa. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/2693.
  10. Teaching physics and mathematics for earth sciences with computational modelling. Modern research and other professional activities in many earth sciences areas require advanced knowledge about mathematical physics models and scientific computation methods and tools. Learning such advanced knowledge skills is a difficult cognitive process that progressively should bring up a strong background in physics, mathematics and scientific computation that is appropriately adjusted to e. 2014. Neves, Rui; Neves, Maria da Conceição; Teodoro, Vítor. http://hdl.handle.net/11144/3181.
  11. ActivMathComp – Matemática Ativa com Computador no Ensino Superior. O ActivMathComp é uma abordagem de ensino da Análise Matemática1/Cálculo1 (AM1), em aulas teórico-práticas, a alunos de Engenharia que tem como base:• Nas aulas, os alunos estão ativos e colaboram entre si;• O computador é incluído como ferramenta computacional, de interação, de avaliação e de comu. 2014. Martins, Sandra Gaspar; Instituto Superior de Engenharia de Lisboa; Teodoro, Vítor Duarte; Universidade Nova de Lisboa. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/2693.
  12. Teaching physics and mathematics for earth sciences with computational modelling. Modern research and other professional activities in many earth sciences areas require advanced knowledge about mathematical physics models and scientific computation methods and tools. Learning such advanced knowledge skills is a difficult cognitive process that progressively should bring up a strong background in physics, mathematics and scientific computation that is appropriately adjusted to e. 2014. Neves, Rui; Neves, Maria da Conceição; Teodoro, Vítor. http://hdl.handle.net/11144/3181.
  13. ActivMathComp – Matemática Ativa com Computador no Ensino Superior. O ActivMathComp é uma abordagem de ensino da Análise Matemática1/Cálculo1 (AM1), em aulas teórico-práticas, a alunos de Engenharia que tem como base:• Nas aulas, os alunos estão ativos e colaboram entre si;• O computador é incluído como ferramenta computacional, de interação, de avaliação e de comu. 2014. Martins, Sandra Gaspar; Instituto Superior de Engenharia de Lisboa; Teodoro, Vítor Duarte; Universidade Nova de Lisboa. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/2693.
  14. ActivMathComp – Matemática Ativa com Computador no Ensino Superior. O ActivMathComp é uma abordagem de ensino da Análise Matemática1/Cálculo1 (AM1), em aulas teórico-práticas, a alunos de Engenharia que tem como base:• Nas aulas, os alunos estão ativos e colaboram entre si;• O computador é incluído como ferramenta computacional, de interação, de avaliação e de comu. 2014. Martins, Sandra Gaspar; Instituto Superior de Engenharia de Lisboa; Teodoro, Vítor Duarte; Universidade Nova de Lisboa. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/2693.
  15. Teaching physics and mathematics for earth sciences with computational modelling. Modern research and other professional activities in many earth sciences areas require advanced knowledge about mathematical physics models and scientific computation methods and tools. Learning such advanced knowledge skills is a difficult cognitive process that progressively should bring up a strong background in physics, mathematics and scientific computation that is appropriately adjusted to e. 2014. Neves, Rui; Neves, Maria da Conceição; Teodoro, Vítor. http://hdl.handle.net/11144/3181.
  16. Introductory Note. 2014. Rui Gomes Neves; Vitor Duarte Teodoro; João Pedro Soares Fernandes. https://research.ulusofona.pt/en/publications/4805dde0-5246-4c06-a4af-9138d5f0b240.
  17. Modelação computacional, ambientes interactivos e o ensino da ciência, tecnologia, engenharia e matemática.. Nas diversas áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática a construção de conhecimento envolve processos de investigação baseados em acções de modelação que equilibram elementos teóricos, experimentais e computacionais. Os correspondentes ambientes, currículos e recursos de aprendizagem devem por isso estruturar-se em torno de metodologias pedagógicas baseadas nos processos de investigaçã. 2013. Neves, Rui; Teodoro, Vítor. http://hdl.handle.net/11144/3180.
  18. Dossier Perspectivas e Desafios para a Educação em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática: Nota introdutória. Apresentação do número 25 da Revista Lusófona de Educação, pelos editores. 2013. Neves, Rui; Teodoro, Vítor; Fernandes, João. http://hdl.handle.net/11144/3183.
  19. Modellus: Interactive computational modelling to improve teaching of physics in the geosciences. Many aspects of modern research and other professional activities in the geosciences require advanced knowledge about mathematical physics models and scientific computation methods and tools. In-depth meaningful learning of such knowledge skills is a difficult cognitive process which involves developing strong background knowledge of physics, mathematics and scientific computation appropriately co. 2013. Neves, Rui; Neves, Maria da Conceição; Teodoro, Vítor. http://hdl.handle.net/11144/3803.
    10.1016/j.cageo.2013.03.010
  20. Modelação computacional, ambientes interactivos e o ensino da ciência, tecnologia, engenharia e matemática.. Nas diversas áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática a construção de conhecimento envolve processos de investigação baseados em acções de modelação que equilibram elementos teóricos, experimentais e computacionais. Os correspondentes ambientes, currículos e recursos de aprendizagem devem por isso estruturar-se em torno de metodologias pedagógicas baseadas nos processos de investigaçã. 2013. Neves, Rui; Teodoro, Vítor. http://hdl.handle.net/11144/3180.
  21. Dossier Perspectivas e Desafios para a Educação em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática: Nota introdutória. Apresentação do número 25 da Revista Lusófona de Educação, pelos editores. 2013. Neves, Rui; Teodoro, Vítor; Fernandes, João. http://hdl.handle.net/11144/3183.
  22. Modellus: Interactive computational modelling to improve teaching of physics in the geosciences. Many aspects of modern research and other professional activities in the geosciences require advanced knowledge about mathematical physics models and scientific computation methods and tools. In-depth meaningful learning of such knowledge skills is a difficult cognitive process which involves developing strong background knowledge of physics, mathematics and scientific computation appropriately co. 2013. Neves, Rui; Neves, Maria da Conceição; Teodoro, Vítor. http://hdl.handle.net/11144/3803.
    10.1016/j.cageo.2013.03.010
  23. Dossier Perspectivas e Desafios para a Educação em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática: Nota introdutória. Apresentação do número 25 da Revista Lusófona de Educação, pelos editores. 2013. Neves, Rui; Teodoro, Vítor; Fernandes, João. http://hdl.handle.net/11144/3183.
  24. Modellus: Interactive computational modelling to improve teaching of physics in the geosciences. Many aspects of modern research and other professional activities in the geosciences require advanced knowledge about mathematical physics models and scientific computation methods and tools. In-depth meaningful learning of such knowledge skills is a difficult cognitive process which involves developing strong background knowledge of physics, mathematics and scientific computation appropriately co. 2013. Neves, Rui; Neves, Maria da Conceição; Teodoro, Vítor. http://hdl.handle.net/11144/3803.
    10.1016/j.cageo.2013.03.010
  25. Modelação computacional, ambientes interactivos e o ensino da ciência, tecnologia, engenharia e matemática.. Nas diversas áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática a construção de conhecimento envolve processos de investigação baseados em acções de modelação que equilibram elementos teóricos, experimentais e computacionais. Os correspondentes ambientes, currículos e recursos de aprendizagem devem por isso estruturar-se em torno de metodologias pedagógicas baseadas nos processos de investigaçã. 2013. Neves, Rui; Teodoro, Vítor. http://hdl.handle.net/11144/3180.
  26. Modelação computacional, ambientes interactivos e o ensino da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Nas diversas áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática a construção de conhecimento envolve processos de investigação baseados em acções de modelação que equilibram elementos teóricos, experimentais e computacionais. Os correspondentes ambientes, currículos e recursos de aprendizagem devem por isso estruturar-se em torno de metodologias pedagógicas baseadas nos processos de investigaçã. 2013. Neves,Rui Gomes; Teodoro,Vítor Duarte. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502013000300004.
  27. Improving science and mathematics education with computational modelling in interactive engagement environments. A teaching approach aiming at an epistemologically balanced integration of computational modelling in science and mathematics education is presented. The approach is based on interactive engagement learning activities built around computational modelling experiments that span the range of different kinds of modelling from explorative to expressive modelling. The activities are designed to make a p. 2012. Neves, Rui; Teodoro, Vítor. http://hdl.handle.net/11144/3179.
    10.1063/1.4756529
  28. Improving science and mathematics education with computational modelling in interactive engagement environments. A teaching approach aiming at an epistemologically balanced integration of computational modelling in science and mathematics education is presented. The approach is based on interactive engagement learning activities built around computational modelling experiments that span the range of different kinds of modelling from explorative to expressive modelling. The activities are designed to make a p. 2012. Neves, Rui; Teodoro, Vítor. http://hdl.handle.net/11144/3179.
    10.1063/1.4756529
  29. Improving science and mathematics education with computational modelling in interactive engagement environments. A teaching approach aiming at an epistemologically balanced integration of computational modelling in science and mathematics education is presented. The approach is based on interactive engagement learning activities built around computational modelling experiments that span the range of different kinds of modelling from explorative to expressive modelling. The activities are designed to make a p. 2012. Neves, Rui; Teodoro, Vítor. http://hdl.handle.net/11144/3179.
    10.1063/1.4756529
  30. Mathematical modelling in science and mathematics education. Scientific research involves mathematical modelling in the context of an interactive balance between theory, experiment and computation. However, computational methods and tools are still far from being appropriately integrated in the high school and university curricula in science and mathematics. In this paper, it is discussed the relevance of mathematical modelling and illustrated how a compute. 2011. Teodoro, Vítor; Neves, Rui. http://hdl.handle.net/11144/3802.
    10.1016/j.cpc.2010.05.021
  31. Mathematical modelling in science and mathematics education. Scientific research involves mathematical modelling in the context of an interactive balance between theory, experiment and computation. However, computational methods and tools are still far from being appropriately integrated in the high school and university curricula in science and mathematics. In this paper, it is discussed the relevance of mathematical modelling and illustrated how a compute. 2011. Teodoro, Vítor; Neves, Rui. http://hdl.handle.net/11144/3802.
    10.1016/j.cpc.2010.05.021
  32. Mathematical modelling in science and mathematics education. Scientific research involves mathematical modelling in the context of an interactive balance between theory, experiment and computation. However, computational methods and tools are still far from being appropriately integrated in the high school and university curricula in science and mathematics. In this paper, it is discussed the relevance of mathematical modelling and illustrated how a compute. 2011. Teodoro, Vítor; Neves, Rui. http://hdl.handle.net/11144/3802.
    10.1016/j.cpc.2010.05.021
  33. Enhancing science and mathematics education with computational modelling. The development of knowledge in science and mathematics involves modelling processes where theory, experiment and computation are dynamically interconnected. For education in these fields to be in contact with their rapid progress and closer to the nature of research, it is crucial that both curricula and learning environments from high school to university manifest effectively a balanced interpla. 2010. Neves, Rui; Teodoro, Vítor. http://hdl.handle.net/11144/3146.
  34. Computers, modelling and meaningful learning in science and mathematics. Scientific computation is an essential component for the development of knowledge in science and mathematics. However, the balance that exists in research between computation, experimentation and theory is still far from being adequately incorporated in the corresponding high school and undergraduate university curricula. In this article we discuss the theoretical rationale supporting the developm. 2010. Neves, Rui; Teodoro, Vítor. http://hdl.handle.net/11144/3149.
  35. Computational modelling in science, technology, engineering and mathematics education. Modelling is a central aspect of the research process in science, technology, engineering and mathematics (STEM) which occurs in the cognitive contexto of an interactive balance between theory, experiment and computation. The STEM learning processes should then also involve modelling in environments where there is a balanced interplay between theory, experiment and computation. However, an adequat. 2010. Neves, Rui; Silva, Jorge; Teodoro, Vítor. http://hdl.handle.net/11144/3148.
  36. Enhancing science and mathematics education with computational modelling. The development of knowledge in science and mathematics involves modelling processes where theory, experiment and computation are dynamically interconnected. For education in these fields to be in contact with their rapid progress and closer to the nature of research, it is crucial that both curricula and learning environments from high school to university manifest effectively a balanced interpla. 2010. Neves, Rui; Teodoro, Vítor. http://hdl.handle.net/11144/3146.
  37. Computers, modelling and meaningful learning in science and mathematics. Scientific computation is an essential component for the development of knowledge in science and mathematics. However, the balance that exists in research between computation, experimentation and theory is still far from being adequately incorporated in the corresponding high school and undergraduate university curricula. In this article we discuss the theoretical rationale supporting the developm. 2010. Neves, Rui; Teodoro, Vítor. http://hdl.handle.net/11144/3149.
  38. Computational modelling in science, technology, engineering and mathematics education. Modelling is a central aspect of the research process in science, technology, engineering and mathematics (STEM) which occurs in the cognitive contexto of an interactive balance between theory, experiment and computation. The STEM learning processes should then also involve modelling in environments where there is a balanced interplay between theory, experiment and computation. However, an adequat. 2010. Neves, Rui; Silva, Jorge; Teodoro, Vítor. http://hdl.handle.net/11144/3148.
  39. Computational modelling in science, technology, engineering and mathematics education. Modelling is a central aspect of the research process in science, technology, engineering and mathematics (STEM) which occurs in the cognitive contexto of an interactive balance between theory, experiment and computation. The STEM learning processes should then also involve modelling in environments where there is a balanced interplay between theory, experiment and computation. However, an adequat. 2010. Neves, Rui; Silva, Jorge; Teodoro, Vítor. http://hdl.handle.net/11144/3148.
  40. Enhancing science and mathematics education with computational modelling. The development of knowledge in science and mathematics involves modelling processes where theory, experiment and computation are dynamically interconnected. For education in these fields to be in contact with their rapid progress and closer to the nature of research, it is crucial that both curricula and learning environments from high school to university manifest effectively a balanced interpla. 2010. Neves, Rui; Teodoro, Vítor. http://hdl.handle.net/11144/3146.
  41. Computers, modelling and meaningful learning in science and mathematics. Scientific computation is an essential component for the development of knowledge in science and mathematics. However, the balance that exists in research between computation, experimentation and theory is still far from being adequately incorporated in the corresponding high school and undergraduate university curricula. In this article we discuss the theoretical rationale supporting the developm. 2010. Neves, Rui; Teodoro, Vítor. http://hdl.handle.net/11144/3149.
  42. Computational modelling with modellus: an enhancement vector for the general university physics course. In this paper we present a step forward to improve general physics as an educational experience: the implementation of a new course component composed by innovative workshop activities based on computational modelling in the general physics course taken by first year biomedical engineering students at the Faculty of Sciences and Technology of the New Lisbon University. The activities were created. 2009. Neves, Rui; Silva, Jorge; Teodoro, Vítor. http://hdl.handle.net/11144/3145.
  43. Computational modelling with modellus: an enhancement vector for the general university physics course. In this paper we present a step forward to improve general physics as an educational experience: the implementation of a new course component composed by innovative workshop activities based on computational modelling in the general physics course taken by first year biomedical engineering students at the Faculty of Sciences and Technology of the New Lisbon University. The activities were created. 2009. Neves, Rui; Silva, Jorge; Teodoro, Vítor. http://hdl.handle.net/11144/3145.
  44. Computational modelling with modellus: an enhancement vector for the general university physics course. In this paper we present a step forward to improve general physics as an educational experience: the implementation of a new course component composed by innovative workshop activities based on computational modelling in the general physics course taken by first year biomedical engineering students at the Faculty of Sciences and Technology of the New Lisbon University. The activities were created. 2009. Neves, Rui; Silva, Jorge; Teodoro, Vítor. http://hdl.handle.net/11144/3145.
  45. Demonstration and mental practice in the acquisition of the motor skills. Demonstration and mental practice are variables capable to enhance the learning of motor skills. The purpose of this study was to show the empirical knowledge produced on demonstration and mental practice studies, as well as, a possible relation between these variables effects in the acquisition of motor skills. The results of studies suggest that these variables act similarly in the process of me. 2008. Fonseca, Fabiano de Souza; Siqueira, Mariana Bassalo; Bruzi, Alessandro Teodoro; Fialho, João Vítor; Ugrinowitsch, Herbert; Benda, Rodolfo Novellino. https://revistas.rcaap.pt/motricidade/article/view/512.
  46. Demonstration and mental practice in the acquisition of the motor skills. Demonstration and mental practice are variables capable to enhance the learning of motor skills. The purpose of this study was to show the empirical knowledge produced on demonstration and mental practice studies, as well as, a possible relation between these variables effects in the acquisition of motor skills. The results of studies suggest that these variables act similarly in the process of me. 2008. Fonseca, Fabiano de Souza; Siqueira, Mariana Bassalo; Bruzi, Alessandro Teodoro; Fialho, João Vítor; Ugrinowitsch, Herbert; Benda, Rodolfo Novellino. https://revistas.rcaap.pt/motricidade/article/view/512.
  47. Playing Newtonian Games with Modellus. This article is a short introduction on how to use Modellus (a computer package that is freely available on the Internet and used in the IOP Advancing Physics course) to build physics games using Newton’s laws, expressed as differential equations. Solving systems of differential equations is beyond most secondary-school or first-year college students. However, with Modellus, the solution is simply. 2004. Teodoro, Vitor Duarte. http://hdl.handle.net/10362/2350.
  48. Playing Newtonian Games with Modellus. This article is a short introduction on how to use Modellus (a computer package that is freely available on the Internet and used in the IOP Advancing Physics course) to build physics games using Newton’s laws, expressed as differential equations. Solving systems of differential equations is beyond most secondary-school or first-year college students. However, with Modellus, the solution is simply. 2004. Teodoro, Vitor Duarte. http://hdl.handle.net/10362/2350.
  49. Playing Newtonian Games with Modellus. This article is a short introduction on how to use Modellus (a computer package that is freely available on the Internet and used in the IOP Advancing Physics course) to build physics games using Newton’s laws, expressed as differential equations. Solving systems of differential equations is beyond most secondary-school or first-year college students. However, with Modellus, the solution is simply. 2004. Teodoro, Vitor Duarte. http://hdl.handle.net/10362/2350.
  50. Playing Newtonian Games with Modellus. This article is a short introduction on how to use Modellus (a computer package that is freely available on the Internet and used in the IOP Advancing Physics course) to build physics games using Newton’s laws, expressed as differential equations. Solving systems of differential equations is beyond most secondary-school or first-year college students. However, with Modellus, the solution is simply. 2004. Teodoro, Vitor Duarte. http://hdl.handle.net/10362/2350.
  51. Introdução ao Modellus. 1999. Teodoro, Victor Manuel Neves Duarte; Vieira, João Paulo Duque; Clérigo, Filipe Costa. http://hdl.handle.net/10183/135346.
  52. Computadores, aprendizagem e ensino da física: O computador como «laboratório conceptual». Discutem-se neste artigo algumas das aplicações «clássicas» dos computadores no ensino das Ciências e da Física em particular. Após uma breve síntese de alguns dos problemas actuais no ensino da Física, apresenta-se uma nova modalidade de utilização de computadores no ensino desta disciplina: o computador como «laboratório conceptual» onde os alunos podem explorar as suas próprias concepções e mod. 1990. Teodoro, Vitor Duarte. http://hdl.handle.net/10400.12/2854.
  53. Computadores, aprendizagem e ensino da física: O computador como «laboratório conceptual». Discutem-se neste artigo algumas das aplicações «clássicas» dos computadores no ensino das Ciências e da Física em particular. Após uma breve síntese de alguns dos problemas actuais no ensino da Física, apresenta-se uma nova modalidade de utilização de computadores no ensino desta disciplina: o computador como «laboratório conceptual» onde os alunos podem explorar as suas próprias concepções e mod. 1990. Teodoro, Vitor Duarte. http://hdl.handle.net/10400.12/2854.
  54. Computadores, aprendizagem e ensino da física: O computador como «laboratório conceptual». Discutem-se neste artigo algumas das aplicações «clássicas» dos computadores no ensino das Ciências e da Física em particular. Após uma breve síntese de alguns dos problemas actuais no ensino da Física, apresenta-se uma nova modalidade de utilização de computadores no ensino desta disciplina: o computador como «laboratório conceptual» onde os alunos podem explorar as suas próprias concepções e mod. 1990. Teodoro, Vitor Duarte. http://hdl.handle.net/10400.12/2854.
  55. Computadores, aprendizagem e ensino da física: O computador como «laboratório conceptual». Discutem-se neste artigo algumas das aplicações «clássicas» dos computadores no ensino das Ciências e da Física em particular. Após uma breve síntese de alguns dos problemas actuais no ensino da Física, apresenta-se uma nova modalidade de utilização de computadores no ensino desta disciplina: o computador como «laboratório conceptual» onde os alunos podem explorar as suas próprias concepções e mod. 1990. Teodoro, Vitor Duarte. http://hdl.handle.net/10400.12/2854.
Software
  1. Teodoro, Vitor Duarte; João Paulo Duque Vieira; Filipe Clérigo. "Modellus Interactive Modeling with Mathematics". Windows. 1998.
Distinctions

Award

1998 Prémio Microsoft Ciência
Microsoft Portugal, Portugal
1997 Computers in Physics (1st)
American Physical Society, United States