Identification
Personal identification
- Full name
- Cecília do Rosário da Mota Aguiar
Citation names
- Aguiar, Cecília
Author identifiers
- Ciência ID
- 2B16-E65A-56BD
- ORCID iD
- 0000-0002-1792-2592
- Google Scholar ID
- ohQs13kAAAAJ&hl=pt-PT
- Researcher Id
- B-2884-2008
- Scopus Author Id
- 35291595000
Email addresses
- cecilia.rosario.aguiar@iscte-iul.pt (Professional)
- cdrma@iscte-iul.pt (Professional)
Websites
- www.iscte-iul.pt (Professional)
- http://scholar.google.com/citations?user=ohQs13kAAAAJ&hl=pt-PT&hl=pt-PT (Scholar)
- http://www.researcherid.com/rid/B-2884-2008 (Scholar)
- http://www.scopus.com/authid/detail.url?authorId=35291595000 (Scholar)
Knowledge fields
- Social Sciences - Educational Sciences
- Social Sciences - Educational Sciences - Education, Special
- Social Sciences - Psychology
Languages
Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
English | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | |
Portuguese (Mother tongue) |
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2006 - 2010
Concluded
|
Pós-doutoramento (Pós-doutoramento)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
|
2002 - 2006
Concluded
|
Doutoramento em Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
"Comportamentos interactivos maternos e envolvimento da criança (Mothers' interactive behaviors and child engagement)" (THESIS/DISSERTATION)
|
Approved |
2000 - 2001
Concluded
|
Ano curricular do mestrado em Psicologia (Intervenção Precoce) (Pós-Graduação)
Universidade do Porto, Portugal
"Não se aplica." (THESIS/DISSERTATION)
|
16 |
1993 - 1998
Concluded
|
Licenciatura em Psicologia (Desenvolvimento e Educação) (Licenciatura)
Universidade do Porto, Portugal
"Não se aplica." (THESIS/DISSERTATION)
|
16 |
Affiliation
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2023/05/11 - Current | Associate Professor (University Teacher) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | ||
2012/03/01 - 2023/05/10 | Assistant Professor (University Teacher) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
Positions / Appointments
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2023 - Current | Diretor of the Department of Social and Organizational Psychology | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | ||
2020 - Current | Member of Ethics Council | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | ||
2021 - 2023 | Research Group Coordinator: Community, Education, and Development | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal | ||
2021 - 2023 | Elected member of the Pedagogical Council (Plenary) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | ||
2021 - 2023 | Elected member of the Pedagogical Council (Permanent Committee) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | ||
2021 - 2023 | Subdirector of the Department of Social and Organizational Psychology | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | ||
2017 - 2021 | Member of the Scientific Committee of the Soft Skills Lab | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | ||
2013 - 2021 | Elected member of the Pedagogical Commission | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Escola de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | ||
2015/09 - 2018/08 | Subdirector of the School of Social Sciences at Iscte | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Escola de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | ||
2015/10 - 2018/06 | Subdirector of the Department of Social and Organizational Psychology | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | ||
2015 - 2017 | Elected member of the Pedagogical Council (Permanent Committee) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | ||
2013 - 2017 | Elected member of the Pedagogical Council (Plenary) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | ||
2012/09 - 2015/08 | Director of the Undergraduate Program in Psychology | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
Projects
Grant
Designation | Funders | |
---|---|---|
2006 - 2010 | Quality of social participation of children with disabilities in inclusive preschool settings
SFRH/BPD/26383/2006
Post-doc Fellow
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2002 - 2006 | Mothers' interactive behaviors and children's engagement
POCTI/BD/8317/2002
PhD Student Fellow
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
Contract
Designation | Funders | |
---|---|---|
2023/12/01 - 2025/11/30 | KidLe: Developing an intercultural game as a pedagogic tool for the inclusion of pupils with migrant background in new Learning
environments
023-1-PT01-KA220-SCH-000154686
Principal investigator
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
Cyprus International Institute of Management, Cyprus |
Agência Nacional para a Gestão do Programa Erasmus+ Educação e Formação
Ongoing
|
2019/09/01 - 2022/08/31 | PROFESSIONAL DEVELOPMENT TOOLS SUPPORTING PARTICIPATION RIGHTS IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION
Principal investigator
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
HELLENIC OPEN UNIVERSITY, Greece Odisee vzw, Belgium Associação de Profissionais de Educação de Infância, Portugal Instituto Politécnico do Porto , Portugal UNIWERSYTET WARSZAWSKI, Poland |
Agência Nacional para a Gestão do Programa Erasmus+ Educação e Formação
Concluded
|
2019/04/16 - 2022/03/15 | Social Images, organizational climate and quality of relationships in Residential Care: The design, implementation and evaluation
of an intervention program.
PTDC/CED-EDG/30373/2017
Researcher
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2019 - 2022 | Yard4All: Using School's yard for ALL child's wellbeing and development
2019-1-PT01-KA201-060821
Researcher
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
Erasmus Plus
Concluded
|
2018 - 2021 | GRIT: Growing in urban education and diversity
2018-1-BE02-KA201-046880
Researcher
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
Erasmus Plus
Concluded
|
2017/12/31 - 2020/08/31 | A Blog as open learning platform for the field of Early Childhood Education about Research and Innovation to support Disadvantaged
and Diverse children
2017-1-be02-ka201-034755
Researcher
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
Odisee vzw, Belgium UNIWERSYTET WARSZAWSKI, Afghanistan Universidade de Utrecht, Netherlands Instituto Politécnico do Porto , Portugal INSTITUTO POLITÉCNICO DE LISBOA, Portugal KATHOLIEKE UNIVERSITEIT LEUVEN, Belgium THOMAS MORE KEMPEN VZW, Belgium Stichting CED-Groep, Netherlands STICHTING FONTYS, Netherlands Instytut Komenskiego sp.z o.o. sp k., Poland Akademia Pedagogiki Specjalnej im. Marii, Poland |
Comissão europeia
Concluded
|
2017/09/01 - 2020/08/31 | Media competency training for professionals in day-care centers and comparable institutions in rural areas of Europe
2017-1-DE02-KA202-004186
Researcher
|
European Commission
Concluded
|
2017/01/01 - 2019/12/31 | ISOTIS: Inclusive Education and Social Support to Tackle Inequalities in Society
H2020-SC6-REV-INEQUAL-2016
Researcher
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Universiteit Utrecht, Netherlands Universidade do Porto, Portugal University of Oxford, United Kingdom |
European Commission
Concluded
|
2016/05 - 2019 | Como e sob que condições tem efeito a qualidade em educação de infância? Um estudo em quatro países europeus
PTDC/MHC-CED/5913/2014
Researcher
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Universidade do Porto, Portugal Jyvaskylan Yliopisto, Finland Universiteit Utrecht, Netherlands |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2016/01 - 2019 | Participação Social de alunos com NEE em escolas regulares
PTDC/MHC-CED/4150/2014
Researcher
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Universidade de Lisboa, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2014/01 - 2016/12 | CARE: Curriculum Quality Analysis and Impact Review of European ECEC
Grant Agreement 613318
Researcher
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Universiteit Utrecht, Netherlands University of Oxford, United Kingdom Freie Universität Berlin, Germany Aarhus Universitet, Denmark Katholieke Universiteit Leuven, Belgium Università degli Studi di Milano, Italy Hellenic Open University, Greece Jyvaskylan Yliopisto, Finland Hogskolen I Vestfold, Norway Uniwersytet Warszawski, Poland |
European Commission
Concluded
|
2014/08 - 2015/06 | Inclusão e sucesso académico de crianças e jovens imigrantes: o papel das dinâmicas de aculturação
1A3-0019
Researcher
|
Alto Comissariado para as Migrações
Concluded
|
2012/03 - 2015/02 | Enhancing peer relationships: Preschool teachers' ideas and practices
Principal investigator
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2013 - 2014 | Estudo de Avaliação das Orientações Curriculares e da Qualidade Pedagógica na Educação Pré-Escolar
PEP57/2013
Researcher
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Republica Portuguesa Ministério da Educação
Concluded
|
2010 - 2012 | Promover a participação social de crianças com incapacidades em contexto de jardim de infância
RIPD/QRD/109571/2009
Principal investigator
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2005/01/01 - 2008/06/30 | Longitudinal Study of Children's Engagement and Adaptation
POCI/PSI/58712/2004
Researcher
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2000 - 2004 | A qualidade das interacções em contexto familiar e de creche e o desenvolvimento sociocognitivo da criança
POCTI/PSI/35207/1999
PhD Student Fellow
Universidade do Porto, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
Other
Designation | Funders | |
---|---|---|
2022 - 2023 | COOLAB: Collaboration between Early Childhood Intervention and Child Protection Systems
UIDB/03125/2020
Co-Principal Investigator (Co-PI)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social
Concluded
|
2020 - 2021 | Resilient@UNI
UIDB/03125/2020
Researcher
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social
Concluded
|
2018 - 2018 | As necessidades de informação e formação de educadores de infância: Perspetivas sobre um blogue baseado em investigação
UIDB/03125/2020
Principal investigator
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social
Concluded
|
2017 - 2017 | Direitos, Emoções e Interações em Contexto Pré-escolar
UIDB/03125/2020
Principal investigator
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social
Concluded
|
2016 - 2016 | Interações sociais entre crianças com desenvolvimento típico e atípico: perturbações ao nível da linguagem, surdez e PEA
ESELX/IPL-CIED/2016/A24
Researcher
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal
|
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
Concluded
|
Outputs
Publications
Book |
|
Book chapter |
|
Conference paper |
|
Conference poster |
|
Journal article |
|
Magazine article |
|
Online resource |
|
Report |
|
Translation |
|
Website |
|
Other
Other output |
|
Activities
Supervision
Thesis Title Role |
Degree Subject (Type) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2023 - Current | Seeing the Unseen: Examining Children’s Right to Participate in a Non-Western Early Childhood Education Context
Supervisor of Namikkemaloglu, C.
|
Psicologia (PhD)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2023 - Current | The Impact of Perceived Organizational Support on Student-Teacher Relationship and Student outcomes in Primary Schools of
Pakistan: The mediation effect of Teachers’ Organizational Citizenship Behavior
Supervisor of Shabbir, A.
|
Psicologia (PhD)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2022 - Current | Examining family-school partnerships: The perceptions and experiences of Chinese Families in Portugal
Supervisor of Z. Tian
|
Psicologia (PhD)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2014 - Current | Sensibilidade materna, risco familiar e competência social em contexto pré escolar: A mediação da regulação emocional e moderação
da interação educador-criança
Supervisor of Ana Margarida Fialho
|
Psicologia (PhD)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2022 - 2023 | Early Childhood is also an Organization: Organizational predictors of Children’s Autonomy Support
Supervisor of Beatriz Marçalo
|
Mestrado em Psicologia Social e das Organizações (Master)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2021 - 2022 | Perspetivas de Educadores de Infância acerca da SSTEW – Escala de Pensamento Sustentado Partilhado e Bem-estar Emocional
Supervisor of Margarida Quinhones
|
Mestrado de Ciências em Emoções (Master)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2021 - 2022 | As perceções dos profissionais de intervenção precoce na infância acerca das práticas atuais e das práticas ideais no trabalho
com as famílias
Supervisor of M. Teixeira
|
Mestrado em Psicologia Social da Saúde (Master)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2017 - 2022 | A composição do grupo e a qualidade das interações educador-criança: Efeitos bidireccionais?
Supervisor of Ana Lúcia Aguiar
|
Psicologia (PhD)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2020 - 2021 | Estilos parentais e qualidade das amizades das crianças em idade pré-escolar
Supervisor of Beatriz Couceiro
|
Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Master)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2020 - 2021 | Composição do grupo em salas de educação pré-escolar: As ideias dos educadores de infância
Supervisor
|
Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Master)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2020 - 2021 | Envolvimento Parental no Processo Educativo de Crianças com Necessidades Educativas Especiais em idade Pré-escolar: Perceções
de Encarregados de Educação e Profissionais
Supervisor
|
Mestrado em Psicologia Social e das Organizações (Master)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2020 - 2021 | Justiça restaurativa, liderança moral e clima escolar: Perceções de profissionais de educação em posições de liderança
Supervisor of T. Belletti
|
Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Master)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2019 - 2020 | Privação material da família, bem-estar e envolvimento parental
Supervisor of Inês Filipa da Graça da Cruz
|
Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Master)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2019 - 2020 | Relações Educador-Criança e Qualidade das Amizades entre pares
Supervisor of Catarina Pires da Costa Marcelino
|
Mestrado em Psicologia Social e das Organizações (Master)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2018 - 2020 | Estilos parentais e aceitação social de crianças em idade pré-escolar: Efeito mediador dos problemas de comportamento.
Supervisor of Clémence da Eira Freitas
|
Mestrado em Psicologia Social e das Organizações (Master)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2014 - 2020 | Participação, qualidade e desenvolvimento sociocognitivo: do plano dos direitos às evidências empíricas
Supervisor of Nadine Correia
|
Psicologia (PhD)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2018 - 2019 | Perceções das crianças em relação ao direito de participação em salas de jardim de infância
Supervisor of Beatriz Fragoso Charrano
|
Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Master)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2018 - 2019 | A relação família-escola em famílias das comunidades ciganas e em famílias residentes em áreas de baixo nível socioeconómico
Supervisor of Ana Miriam Mata das Neves
|
Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Master)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2018 - 2019 | A relação educador-criança: Preditores da perceção dos dois elementos da díade
Supervisor of Inês Galamba Soares
|
Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Master)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2017 - 2018 | A Autoeficácia dos Educadores de Infância e a Relação com Crianças com Necessidades Educativas Especiais: O Efeito Moderador
do Grau de Incapacidade da Criança
Supervisor of Sara Cristina Pires Caneiras
|
Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Master)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2017 - 2018 | Avaliação da resposta da Associação Pais em Rede: A perspetiva dos pais/cuidadores
Supervisor of Joana Godinho da Palma
|
Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Master)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2017 - 2018 | Implementação do direito de participação das crianças em contexto de jardim de infância: As ideias das educadoras
Supervisor of Joana Sofia Meira Pinto Durães
|
Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Master)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2015 - 2018 | Professional Development on Collaborative Consultation in Early Childhood Intervention
Co-supervisor of Tânia Boavida
|
Pós-doutoramento (Other)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2013 - 2018 | Qualidade e relações em contexto pré-escolar: Associações com competências de literacia e numeracia
Supervisor
|
Pós-doutoramento (Other)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2016 - 2017 | A Colaboração entre os Serviços de Intervenção Precoce na Infância e os Serviços de Promoção de Crianças e Jovens em Risco
Supervisor of Joana Rita Caldeira Albuquerque
|
Mestrado em Psicologia Comunitária e Protecção de Menores (Master)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2016 - 2017 | Fatores subjacentes às escolhas sociométricas de crianças em idade pré-escolar
Supervisor of Rita Câmara Pacheco
|
Mestrado em Psicologia Comunitária e Protecção de Menores (Master)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2016 - 2017 | A relação educadora-criança e as amizades das crianças: O risco como variável moderadora
Supervisor of André Miguel Marques Raimundo
|
Mestrado em Psicologia Comunitária e Protecção de Menores (Master)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2012 - 2017 | Teacher-child interactions, disability profile, and social experiences of children in inclusive preschool classroom
Supervisor of Milene Ferreira
|
Psicologia (PhD)
ISPA-Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal
|
2015 - 2016 | Inclusão, Participação Social e Desempenho Académico: Um estudo com alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Supervisor
|
Pós-doutoramento (Other)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2015 - 2016 | Relações de amizade em idade pré-escolar: Concordância entre relatos de crianças e educadores
Supervisor of Pedro Daniel Dias Martins
|
Mestrado em Psicologia Comunitária e Protecção de Menores (Master)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2015 - 2016 | Teacher-child interactions and children's social skills and problem behaviors: ECED dosage and disability status as moderators
Supervisor of Ana Lúcia Vidigal Paixão Aguiar
|
Mestrado em Psicologia Social e das Organizações (Master)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2014 - 2015 | Estatuto social em contexto pré-escolar: o olhar dos educadores
Supervisor of Inês Santiago Gomes da Silva
|
Mestrado em Psicologia Comunitária e Protecção de Menores (Master)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2013 - 2014 | Promover as relações entre pares: As ideias e as práticas de educadores de infância
Supervisor
|
Pós-doutoramento (Other)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2013 - 2014 | Modus operandi dos abusadores sexuais: Características identificadas nas crianças abusadas.
Supervisor
|
Mestrado em Psicologia Comunitária e Protecção de Menores (Master)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2013 - 2014 | Construção e validação de um questionário de avaliação das perceções dos educadores de infância acerca da implementação do
direito de participação das crianças em contexto de jardim de infância
Supervisor of Luísa Lopes
|
Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Menores (Master)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2012 - 2013 | As redes sociais das crianças com incapacidades em contextos pré-escolares inclusivos
Supervisor of Joana Sampaio
|
Mestrado em Intervenção Precoce (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2009 - 2013 | Promoting the quality of Individualized Education Programs (IEP) and Individualized Family Service Plans (IFSP) goals and
objectives
Supervisor of Tânia Boavida
|
Psicologia (PhD)
ISPA-Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal
|
2011 - 2012 | Avaliação das práticas de ensino, jogo e envolvimento nas salas de actividade com crianças acompanhadas por uma equipa local
de intervenção
Supervisor of Ana Catarina Pereira
|
Mestrado em Intervenção Precoce (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2011 - 2012 | Construção de Boas Práticas em Intervenção Precoce
Supervisor of Ana Lara Mendes
|
Mestrado em Intervenção Precoce (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2011 - 2012 | Práticas atuais e ideais em intervenção precoce no Alentejo: Perceções dos profissionais
Supervisor of Helena Augusto
|
Mestrado em Intervenção Precoce (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2011 - 2012 | Competência social e estratégias sociais de crianças com incapacidades e com desenvolvimento típico em contexto pré-escolar
Supervisor of Ana Margarida Batista Fialho
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2011 - 2012 | A qualidade das salas de berçário nos concelhos de Setúbal e de Palmela
Supervisor of Bárbara Tadeu
|
Intervenção Precoce (Master)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2010 - 2011 | Incapacidade, participação e qualidade em contextos pré-escolares
Supervisor
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2009 - 2010 | Relações de amizade em crianças com incapacidade inseridas em contexto pré-escolar inclusivo
Supervisor
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2008 - 2009 | Representações de vinculação parentais
Supervisor
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2008 - 2009 | Crescer só entre muitos. Autopercepções e emoções em crianças institucionalizadas
Supervisor
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2008 - 2009 | Autonomia moral em crianças que frequentam uma escola pública do 1ºciclo: Diferenças entre género
Supervisor
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2008 - 2009 | A relação entre o bonding parental, o stress parental, os comportamentos de vinculação e a percepção de competência e aceitação
da criança em idade escolar
Supervisor
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2008 - 2009 | Auto-estima e ausência paterna
Supervisor
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2008 - 2009 | O envolvimento paterno: Factores que o influenciam. Estudo exploratório
Supervisor
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2008 - 2009 | Stress em pais de crianças com Síndrome de Asperger
Supervisor
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2008 - 2009 | Aceitação social de crianças com necessidades educativas especiais em contexto pré-escolar inclusivo
Supervisor
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2007 - 2008 | Qualidade da relação familiar e crianças com perturbações de comportamento: Estudo de caso
Supervisor
|
Mestrado Integrado em Psicologia (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2007 - 2008 | A relação mãe-criança na infecção VIH/SIDA.
Co-supervisor
|
Infecção VIH/SIDA (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
Event organisation
Event name Type of event (Role) |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2022 - 2022 | O direito de participação das crianças no jardim de infância: Recursos e práticas" (2022 - 2022)
Conference (President of the Organising Committee)
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2020 - 2020 | (Re)Encontros de uma comunidade dedicada à educação de infância (2020 - 2020)
Meeting (President of the Organising Committee)
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020 - 2020 | Literacia Mediática em Educação de Infância (2020 - 2020)
Workshop (President of the Organising Committee)
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2019 - 2019 | Educação Inclusiva e Suporte Social para a Redução das Desigualdades: Resultados do Projeto ISOTIS (2019 - 2019)
Conference (Co-organisor)
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2018 - 2018 | Um mundo em mudança: desafios para a Psicologia Comunitária e da Saúde (2018 - 2018)
Conference (Member of the Organising Committee)
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2017 - 2017 | IV Encontro Nacional de Psicologia Comunitária – Contributos para a Transformação Social (2017 - 2017)
Meeting (Member of the Organising Committee)
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2016 - 2016 | Lisbon CARE Meeting (2016 - 2016)
Meeting (Co-organisor)
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal Universiteit Utrecht, Netherlands |
2016 - 2016 | EARLI SIG 5 Conference: Bridging Multiple Perspectives in Early Childhood Education (2016 - 2016)
Conference (Member of the Organising Committee)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2015 - 2015 | Promover as Relações entre Pares: As Ideias e as Práticas de Educadores de Infância: Conferência de Apresentação e Discussão
de Resultados (2015 - 2015)
Conference (President of the Organising Committee)
|
ISPA-Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal |
Event participation
Activity description Type of event |
Event name Institution / Organization |
|
---|---|---|
2023 - 2023 | Invited speaker on behalf of PrimeirosAnos.pt, on a policy-oriented conference in the Portuguese Parliament
Conference
|
Uma política para a infância [A policy for early childhood]
Assembleia da República, Portugal
|
2023 - 2023 | Invited speaker at Peer Learning Activity of the European Early Childhood Education and Care (ECEC) Working group
Meeting
|
Peer learning activity: How to involve stakeholders in monitoring and evaluation processes to increase inclusiveness of ECEC
systems?
European Commission, Belgium
|
2018 - 2018 | Invited speaker on "Embracing all types of diversity in ECEC: Research perspectives about what works" in the thematic webinar
"Inspiring inclusive practices in Early Childhood Education and Care (ECEC)". https://www.youtube.com/watch?v=ym8CXWX7UzE
Other
|
Thematic webinars of the School Education Gateway Portal/European School Education Platform
European Commission, Belgium
|
2017 - 2017 | Invited speaker on "Children's right approach in Portugal"
Conference
|
Inclusive Early Childhood Education Conference
European Agency for Special Needs and Inclusive Education, Belgium
|
2017 - 2017 | Invited speaker on "Inclusive ECEC Policies"
Meeting
|
21st Meeting of the OECD Network on Early Childhood Education and Care
OECD, France
|
2016 - 2016 | Invited rapporteur for Workshop 1: Access and inclusion.
Conference
|
Great Start in Life: The Best Possible Education in the Early Years
European Commission Directorate-General for Research and Innovation, Belgium
European Commission, Belgium |
Jury of academic degree
Topic Role |
Candidate name (Type of degree) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2023 | The impact of playgroups for children and families: The role of dosage, quality, and long-term effects
(Thesis) Arguer
|
Cerruti, V. (PhD)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2023 | A transição entre a educação pré-escolar e o primeiro ciclo do ensino básico: Conceções e práticas de educadores de infância
e de professores do primeiro ciclo.
(Thesis) Main arguer
|
Fernandes, C. (PhD)
ISPA-Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal
|
2023 | Why do we learn science better when it looks like a novel?
(Thesis) Arguer
|
Soares, S. (PhD)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Université Libre de Bruxelles Faculté des Sciences psychologiques et de l¿éducation, Belgium |
2021 | Os discursos de género em educação
(Thesis) Main arguer
|
Nunes, C. (PhD)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2020 | Desafios da contemporaneidade: Que percursos para a criatividade? Exploração compreensiva do papel desenvolvimental da autoeficácia
criativa, da compreensão estética e da escolaridade na criatividade.
(Thesis) Main arguer
|
Valquaresma, A. (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2020 | Playfulness da criança e cuidadores: Instrumentos e preditores no contexto dos Grupos Aprender, Brincar, Crescer
(Thesis) Arguer
|
Colaço, C. (PhD)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2020 | Boosting children's creativity through creative interactions with social robots
(Thesis) Arguer
|
Oliveira, P. A. (PhD)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2020 | Caregiving is also thinking: Maternal cognitions in child abuse and neglect
(Thesis) Arguer
|
Camilo, C. (PhD)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2019 | Child Engagement and participation in inclusive preschool settings: Effects of the quality of the interactive processes
(Thesis) Main arguer
|
Coelho, V. (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2019 | Relación entre la Calidad de los servicios de Atención Temprana y el Empoderamiento de la Familia
(Thesis) Main arguer
|
Valero, R. (PhD)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2018 | Children's and adolescents' self-representations in the context of adverse family experiences: emotional, relational and cognitive
processes, and implications for psychosocial functioning
(Thesis) Arguer
|
Silva, C. S. (PhD)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2014 | El desarrollo de la previsión episódica durante la etapa pre-escolar
(Thesis) Main arguer
|
Vásquez Echeverría, A. (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2013 | Tradução, adaptação e validação do conteúdo do instrumento Assessment of Peer Relations tendo em conta a realidade cultural
portuguesa.
(Thesis) Main arguer
|
Soares, E. (PhD)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
Ad Hoc journal article review
Journal title (ISSN) | Publisher | |
---|---|---|
2023 - Current | Journal of Educational Psychology (0022-0663) | American Psychological Association |
2023 - Current | Psychology in the Schools (1520-6807) | Wiley |
2022 - Current | European Early Childhood Education Research Journal (1350-293X) | Taylor and Francis |
2022 - Current | Scandinavian Journal of Occupational Therapy (1103-8128) | Taylor and Francis |
2022 - Current | Trends in Psychology (2358-1883) | Springer |
2021 - Current | Infant and Child Development (1522-7219) | Wiley |
2021 - Current | RELAdEI, Revista Latinoamericana de Educación Infantil (2255-0666 ) | Universidade de Santiago de Compostela [Published by APEI from 2022]. |
2021 - Current | Nauki o Wychowaniu. Studia interdyscyplinarne [Educational Sciences. Interdisciplinary Studies] (2450-4491) | Journals University of Lodz |
2020 - Current | Sensos-e (2183-1432) | inED – Centro de Investigação e Inovação em Educação, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto |
2018 - Current | Culture and Education (1135-6405) | Taylor and Francis |
2018 - Current | International Journal of Early Childhood (1878-4658) | Springer |
2016 - Current | Research Papers in Education (0267-1522) | Taylor and Francis |
2015 - Current | Journal of Applied Developmental Psychology (0193-3973) | Elsevier |
2015 - 2020 | Journal of Early Childhood Education Research | ECEAF |
2015 - 2018 | Análise Psicológica (0870-8231) | ISPA - Instituto Universitário |
2012/07/04 - 2016 | Psicologia (2183-2471) | Associação Portuguesa de Psicologia |
2007 - 2016 | Early Childhood Research Quarterly (0885-2006) | Elsevier |
2015 - 2015 | Investigar em Educação | SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação |
2013 - 2013 | Laboratório de Psicologia | ISPA - Instituto Universitário |
Association member
Society Organization name | Role | |
---|---|---|
2023 - Current | Associação Portuguesa de Psicologia [Portuguese Psychological Association] | Member of the General Assembly |
2021 - Current | Eurlyaid - The European Association on Early Childhood Intervention | Member |
2018 - Current | Associação de Profissionais de Educação de Infância [Association of Early Childhood Education Professionals] | Member |
2011 - Current | Ordem dos Psicólogos Portugueses [Portuguese Psychologists Association] | Member |
2006 - Current | International Society on Early Intervention | Member |
2005 - Current | Associação Portuguesa de Psicologia [Portuguese Psychological Association] | Member |
2016 - 2017 | EARLI - European Association for Research on Learning and Instruction | Member |
2007 - 2017 | Society for Research in Child Development | Member |
Conference scientific committee
Conference name | Conference host | |
---|---|---|
2024 - Current | 6.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses/13.º Congresso Ibero-Americano de Psicologia | Ordem dos Psicólogos Portugueses |
2023 - 2023 | I Colóquio Internacional de Reflexão sobre Práticas Integradas em Educação (I CIRPIE) | Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra |
2023 - 2023 | XVIII Psychology PhD Meeting "Building Bridges: Psychology in an interconnected, unequal and changing world | Iscte |
2022 - 2022 | XI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro |
2022 - 2022 | EARLI SIG 5 Biennial Conference 2022 "Changing Times in ECEC: New Opportunities for Fostering Development and Improving Sustainability" | Utrecht University |
2022 - 2022 | Porto International Conference on Research in Education - Porto ICRE’22 | Instituto Politécnico do Porto |
2022 - 2022 | I International Conference on Child Studies 2022: Researching children’s worlds and lived realities in uncertain times [Congresso Internacional em Estudos da Criança | Universidade do Minho |
2022 - 2022 | Sentidos - 1.º Congresso Internacional sobre Educação: Literacias, Inclusão e Tecnologias | Escola Superior de Educação de Viseu |
2019 - 2019 | Porto International Conference on Research in Education - Porto ICRE’19 | Instituto Politécnico do Porto |
2018 - 2018 | XIV PhD Meeting in Social and Organizational Psychology | Iscte |
2018 - 2018 | 14.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação | ISPA - Instituto Universitário |
2018 - 2018 | II Encontro internacional de atualização e investigação em intervenção precoce e desenvolvimento infantil: Práticas recomendadas | Mérida, Spain |
2017 - 2017 | International Conference on Research in Education - Porto ICRE’17 | Instituto Politécnico do Porto |
2015 - 2015 | 13.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação | ISPA-Instituto Universitário |
2014 - 2014 | III Congresso Nacional de Psicologia Comunitária | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto |
2013 - 2013 | II Encontro Nacional sobre Crianças e Jovens em Perigo: Contextos Comunitários e Educativos, Investigação e Intervenção | Iscte |
2013 - 2013 | I Encontro Crescer com Empatia | Iscte |
Consulting
Activity description | Institution / Organization | |
---|---|---|
2022 - Current | Membro da Comissão de Acompanhamento Restrita do Projeto Desenvolvimento e educação em creche. | ProChild CoLAB, Portugal |
2022 - 2023 | Monitoring and progress feedback for Erasmus+ project PBS-ECEC: Implementing positive behavior support in early childhood education and care. | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2017 - 2018 | Consulting within the Personal Visiting Researcher Grant attributed to Luisa Ribeiro Kvalbein by the Programme for Research and Innovation in the Educational Sector - FINNUT: “The Role of Cognitive and Social Stimulation in the family and in ECEC, for school achievement in 1st grade” (#237944). | Norges forskningsråd, Norway |
Course / Discipline taught
Academic session | Degree Subject (Type) | Institution / Organization | |
---|---|---|---|
2020/02 - 2020/07 | Seminário de Projecto em Psicologia | Psicologia (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/02 - 2020/07 | Psicologia da Educação | Psicologia (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/02 - 2020/07 | Métodos de Investigação Qualitativos | Psicologia (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/02 - 2020/07 | Tese em Psicologia II | Psicologia (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2019/09 - 2020/01 | Tese em Psicologia I | Psicologia (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2019/09 - 2020/01 | Seminário de Projecto em Psicologia | Psicologia (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2019/09 - 2020/01 | Análise de Dados Qualitativos em Psicologia | Erasmus Mundus em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2018/02 - 2018/07 | Ciclo de Conferências em Psicologia Ou Outras Ciências Sociais e Humanas | Psicologia (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2018/02 - 2018/07 | Análise de Dados Qualitativos em Psicologia | Psicologia Social e das Organizações (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2018/02 - 2018/07 | Tese em Psicologia IV | Psicologia (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2018/02 - 2018/07 | Métodos de Investigação Qualitativos | Psicologia (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2018/02 - 2018/07 | Tese em Psicologia II | Psicologia (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2018/02 - 2018/07 | Psicologia da Educação | Psicologia (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2018/02 - 2018/07 | Seminário de Projecto em Psicologia | Psicologia (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2017/09 - 2018/01 | Tese em Psicologia I | Psicologia (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2017/09 - 2018/01 | Análise de Dados Qualitativos em Psicologia | Psicologia das Relações Interculturais (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2017/09 - 2018/01 | Tese em Psicologia III | Psicologia (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2017/09 - 2018/01 | Intervenção Comunitária em Minorias Estigmatizadas | Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2017/09 - 2018/01 | Ciclo de Conferências em Psicologia Ou Outras Ciências Sociais e Humanas | Psicologia (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2017/09 - 2018/01 | Desenvolvimento de Competências Profissionais | Psicologia Social e das Organizações (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2017/09 - 2018/01 | Competências Académicas I | Psicologia (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2017/09 - 2018/01 | Seminário de Projecto em Psicologia | Psicologia Social de Lisboa (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2017/02 - 2017/07 | Tese em Psicologia II | Psicologia (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2017/02 - 2017/07 | Desenvolvimento de Competências Pessoais e Académicas | Psicologia Social e das Organizações (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2017/02 - 2017/07 | Tese em Psicologia IV | Psicologia (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2017/02 - 2017/07 | Análise de Dados Qualitativos em Psicologia | Psicologia Social e das Organizações (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2017/02 - 2017/07 | Estágio de Psicologia Social e das Organizações | Psicologia Social e das Organizações (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2017/02 - 2017/07 | Ciclo de Conferências em Psicologia Ou Outras Ciências Sociais e Humanas | Psicologia (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2017/02 - 2017/07 | Métodos de Investigação Qualitativos | Psicologia (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2017/02 - 2017/07 | Seminário de Projecto em Psicologia | Psicologia Social de Lisboa (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2017/02 - 2017/07 | Psicologia da Educação | Psicologia (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2016/09 - 2017/01 | Avaliação Psicológica da Criança e do Adulto | Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2016/09 - 2017/01 | Seminário de Projecto em Psicologia | Psicologia (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2016/09 - 2017/01 | Intervenção Comunitária em Minorias Estigmatizadas | Psicologia Comunitária e Protecção de Menores (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2016/09 - 2017/01 | Tese em Psicologia III | Psicologia (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2016/09 - 2017/01 | Tese em Psicologia I | Psicologia (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2016/09 - 2017/01 | Estágio de Psicologia Social e das Organizações | Psicologia Social e das Organizações (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2016/09 - 2017/01 | Competências Académicas I | Psicologia (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2016/09 - 2017/01 | Ciclo de Conferências em Psicologia Ou Outras Ciências Sociais e Humanas | Psicologia (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2016/02 - 2016/07 | Tese em Psicologia IV | Psicologia (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2016/02 - 2016/07 | Seminário de Projecto em Psicologia | Psicologia (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2016/02 - 2016/07 | Ciclo de Conferências em Psicologia Ou Outras Ciências Sociais e Humanas | Psicologia (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2016/02 - 2016/07 | Psicologia da Educação | Psicologia (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2016/02 - 2016/07 | Métodos de Investigação Qualitativos | Psicologia (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2016/02 - 2016/07 | Análise de Dados Qualitativos em Psicologia | Psicologia das Relações Interculturais (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2015/09 - 2016/01 | Intervenção Comunitária em Minorias Estigmatizadas | Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2015/09 - 2016/01 | Competências Académicas I | Psicologia (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2015/09 - 2016/01 | Ciclo de Conferências em Psicologia Ou Outras Ciências Sociais e Humanas | Psicologia (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2015/09 - 2016/01 | Seminário de Projecto em Psicologia | Psicologia (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2015/02 - 2015/07 | Psicologia da Educação | Psicologia (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2015/02 - 2015/07 | Métodos de Investigação Qualitativos | Psicologia (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2015/02 - 2015/07 | Tese em Psicologia | Psicologia (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2014/02 - 2014/07 | Desenvolvimento de Competências Pessoais e Académicas | Psicologia Social e das Organizações (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2014/02 - 2014/07 | Métodos de Investigação Qualitativos | Psicologia (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2014/02 - 2014/07 | Análise de Dados Qualitativos em Psicologia | Psicologia das Relações Interculturais (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2013/09 - 2014/01 | Psicologia da Educação | Psicologia (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2013/02 - 2013/07 | Análise de Dados Qualitativos em Psicologia | Psicologia Comunitária e Protecção de Menores (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2013/02 - 2013/07 | Dissertação em Psicologia Comunitária e Protecção de Menores | Psicologia Comunitária e Protecção de Menores (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2013/02 - 2013/07 | Métodos de Investigação Qualitativos | Psicologia (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2012/09 - 2013/01 | Saúde em Contexto Educacional | Psicologia Social da Saúde (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2012/09 - 2013/01 | Desenvolvimento de Competências Pessoais e Académicas | Psicologia Social e das Organizações (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2012/09 - 2013/01 | Psicologia da Educação | Psicologia (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2012/09 - 2013/01 | Intervenção Comunitária em Minorias Estigmatizadas | Psicologia Comunitária e Protecção de Menores (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2012/09 - 2013/01 | Comunicação em Educação | Administração Escolar (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2012/02 - 2012/07 | Análise de Dados Qualitativos em Psicologia | Psicologia das Emoções (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2012/02 - 2012/07 | Dissertação em Psicologia Social e das Organizações | Psicologia Social e das Organizações (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2012/02 - 2012/07 | Desenvolvimento de Competências Pessoais e Académicas | Psicologia Social e das Organizações (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2012/02 - 2012/07 | Competências Académicas II | Psicologia (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2012/02 - 2012/07 | Atitudes e Mudança de Atitudes | Psicologia (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2011/09 - 2012/01 | Intervenção Comunitária em Minorias Estigmatizadas | Psicologia Comunitária e Protecção de Menores (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
Evaluation committee
Activity description Role |
Institution / Organization | Funding entity | |
---|---|---|---|
2023 - 2023 | Expert evaluator for Horizon Europe Cluster 1 Health topic.
Evaluator
|
European Commission, Belgium | European Commission |
2022 - 2022 | Member of the Psychology evaluation committee in the 2022 Call for PhD Studentships of the Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Evaluator
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2020 - 2020 | Member of the Psychology evaluation committee in the 2020 Call for PhD Studentships of the Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Evaluator
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2019 - 2019 | Member of the Psychology evaluation committee in the 2019 Call for PhD Studentships of the Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Evaluator
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Interview (tv / radio show)
Program | Topic | |
---|---|---|
2021 - 2021 | 90 Segundos de Ciência | Projeto PARTICIPA promove uma maior participação das crianças no seu processo educativo [PARTICIPA project promotes greater participation of children in their education process] |
Journal scientific committee
Journal title (ISSN) | Publisher | |
---|---|---|
2022 - Current | Aprender (2184-5255) | Escola Superior de Educação e Ciências do Instituto Politécnico de Portalegre |
2019 - Current | Social Sciences & Humanities Open (2590-2911) | Elsevier |
2018 - Current | Da Investigação às Práticas (2182-1372) | Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais (CIED) da Escola Superior de Educação de Lisboa |
2016 - Current | Early Childhood Research Quarterly (0885-2006) | Elsiever |
Distinctions
Award
2023 | Honorable mention, Prémio Ana Maria Vieira de Almeida - Edição 2023
Fundação Vasco Vieira de Almeida, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
|
2023 | Prémio de I&D do Iscte 2022
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2022 | Prémio de investigação Iscte 2021
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2020 | Prémio de Investigação Iscte 2019
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2019 | Prémio Científico, Iscte 2018
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2018 | Prémio Científico, Iscte
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2016 | Prémio Pedagógico do ISCTE-IUL 2016
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2016 | Prémio Científico do ISCTE-IUL 2016
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2016 | Best Junior Research (JURE) Poster
2016 EARLI -SIG 5 Conference , Portugal
|
2015 | Prémio Científico do ISCTE-IUL 2015
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
Other distinction
2007 | Doctoral dissertation selected for publication in the series University Texts on Social Sciences and Humanities
Fundação para a Ciência e a Tecnologia/Fundação Calouste Gulkenkian, Portugal
|