???global.info.a_carregar???
Carlos Lindade é um profissional luso-canadense com uma vasta experiência no âmbito do ELT (English Language Teaching), fortemente envolvido na formação de professores de inglês e na elaboração de manuais escolares para alunos portugueses de inglês (U Dare 9, 2015; Stars 4, 2016). É membro ativo da Associação Portuguesa de Professores de Inglês (APPI) e do Centre for English, Translation, and Anglo-Portuguese Studies (CETAPS). É doutorado em Estudos Ingleses Avançados pela Universidade de Vigo. A sua tese de doutoramento contou com a supervisão da Professora Doutora Esperanza Rama e intitula-se "A comprehensive analysis on how English Language Teaching coursebooks promote teaching pronunciation in Portuguese public schools". Obteve a classificação mais alta "sobresaliente cum laude". Presentemente é docente na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal), onde leciona diferentes unidades curriculares no âmbito da língua inglesa e da formação de professores de inglês.
Identification

Personal identification

Full name
Carlos Julio Lindade Rodrigues
Gender
Male

Citation names

  • Carlos Lindade

Author identifiers

Ciência ID
2D12-FED4-826E
ORCID iD
0000-0001-5742-8874

Email addresses

  • clindade@letras.up.pt (Professional)

Addresses

  • Departamento de Estudos Anglo-Americanos da Faculdade de Letras da Universidade do Porto Via Panorâmica, s/n, Portugal, 4150-564, Porto, Porto, Portugal (Professional)

Websites

Knowledge fields

  • Humanities - Languages and Literatures
  • Humanities - Languages and Literatures - Linguistics

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
English Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2)
Spanish; Castilian Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Proficiency (C2) Advanced (C1)
German Beginner (A1) Beginner (A1) Beginner (A1) Beginner (A1) Beginner (A1)
Education
Degree Classification
2017/10 - 2022/09/08
Concluded
Doutoramento en Estudos Ingleses Avanzados: Lingüística, Literatura e Cultura (Doctor of Philosophy)
Major in Linguistica aplicada ao Ensino de Inglês como língua estrangeira
Universidade de Vigo Facultade de Filoloxía e Traducción, Spain
"A comprehensive analysis on how English Language Teaching coursebooks promote teaching pronunciation in Portuguese public schools" (THESIS/DISSERTATION)
Sobresaliente cum laude
2006 - 2009
Concluded
Línguas e Relações Internacionais (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2022/09/01 - Current Lecturer (University Teacher) Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2019/09/16 - 2020/07/31 Lecturer (University Teacher) Universidade dos Açores Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Other Careers

Category
Host institution
Employer
2009 - 2022 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Agrupamento de Escolas n.º 3 Elvas, Portugal
(...)
Outputs

Publications

Book chapter
  1. Carlos Lindade. "Promoting remedial pronunciation instruction through social media". In Technological innovation put to the service of language learning, translation and interpreting: Insights from academic and professional contexts, edited by Óscar Ferreiro-Vázquez; Ana Teresa Varajão Moutinho Pereira Correia; Sílvia Lima Gonçalves Araújo, 67-78. Berlim, Germany: Peter Lang Publishing Group, 2023.
    Published
  2. Carlos Lindade. "Augmenting learner agency through free apps". In Language Teaching and Learning during the COVID-19 Pandemic: A Shift to a New Era?, edited by Stella Kourieos; Dimitris Evripidou, 18-36. Newcastle upon Tyne, United Kingdom: Cambridge Scholars Publishing, 2023.
    Published
Conference paper
  1. Carlos Lindade. "Exploring ChatGPT to Enhance EFL Teaching and Learning". Paper presented in 36th Annual APPI Conference, Lisboa, 2023.
    Published
  2. Carlos Lindade. "A Consise Analysis on How ELT Courseboos Promote Teaching Pronunciation in Portuguese Public Schools". Paper presented in 42nd conference of the Spanish Association of Anglo-American Studies, Cordoba, 2018.
    Published
Edited book
  1. Carlos Lindade. 36th Annual APPI Conference Book of Proceedings. Portugal. 2024.
    Published • Editor
Journal article
  1. Carlos Lindade. "Beyond the Coursebook—Using Generative AI Tools to Develop ELT Materials". APPI e-journal 25 (2024): 12-15. https://newmind.aflip.in/appi-eJournal-summer2024.
    Open access • Published
  2. Carlos Lindade. "Pronunciation in Portuguese-produced English Language Teaching coursebooks: An overview of new lower secondary student’s book". e-TEALS: An e-journal of Teacher Education and Applied Language Studies 15 (2024): 91-117. https://revistas.fcsh.unl.pt/e-teals/article/view/492/406.
    Open access • Published
  3. Carlos Lindade. "Bridging Worlds: Service Learning in EFL Education". APPI e-journal 24 (2024): 30-35. https://newmind.aflip.in/15156c5972.html#page/1.
    Open access • Published
  4. Carlos Lindade. "Initial Perceptions of Pre-Service EFL Teachers on Generative AI in Education". APAC ELT Journal 95 (2024): 7-11. https://www.canva.com/design/DAF9mUFJaDQ/Obes44eoO2yIZprPRpVr0g/view?utm_campaign=designshare&utm_content=DAF9mUFJaDQ&utm_medium=link&utm_source=editor#1.
    Published
  5. Carlos Lindade. "Teaching Reading in the era of AI". APPI e-journal 23 6 (2023): 33-38. https://www.appi.pt/storage/app/media/ejournal/eJournal%20AI%20in%20Education%2023_24.pdf.
    Published
  6. Carlos Lindade. "Apps and web-based Tools for the EFL Classroom". APPI e-journal 22 (2023): 41-45. https://www.appi.pt/storage/app/media/ejournal/ejournal-spring-summer-2023.pdf.
    Open access • Published
  7. Carlos Lindade. "Equity, Equality and Educational Leadership from an American Perspective". APPI e-journal 21 (2023): 41-45. https://www.appi.pt/storage/app/media/ejournal/The%20APPI%20eJournalAutumn_Winter_22_23.pdf.
    Published
  8. Carlos Lindade. "3 Educational resources (still) worth using in the blended classroom". APPI e-journal 20 (2022): 4-7. https://www.appi.pt/storage/app/media/ejournal/APPI%20eJournal%20SpringSummer%202022.pdf.
    Published
  9. Carlos Lindade. "Using Twitter to Promote Writing and Digital Literacies in the 21st Century Classroom". APPI e-journal 19 (2022): 9-12. https://www.appi.pt/storage/app/media/ejournal/Autumn-Winter%202021-2022.pdf.
    Published
  10. Carlos Lindade. "Using Instagram to Maximise Learning". APPI e-journal 18 (2021): 9-12. https://www.appi.pt/storage/app/media/ejournal/eJournal%20Spring%202021.pdf.
    Published
  11. Carlos Lindade. "Using TikTok to engage speaking skills". APPI e-journal 18 (2020): 6-9. https://www.appi.pt/storage/app/media/journal/APPI%20e-Journal%20Autumn%202020_v2.pdf.
    Published
  12. Carlos Lindade. "WhatsApp in the ELT Classroom: Practical, Possible and Painless". APPI e-journal 17 (2020): 24-26. https://appi.pt/storage/app/media/ejournal/APPI%20JOURNAL%20SPRING%202020.pdf.
    Published
  13. Carlos Lindade. "Catfish? Catfish! Discussing digital identity with digital natives". APPI e-journal 15 (2018): 12-16. https://appi.pt/storage/app/media/ejournal/appiejournal18_Autumn-Issue.pdf.
    Published
Manual
  1. Carlos Lindade; Sofia Botelho; Tony Lucas. Stars 4. Porto, Portugal: Areal Editores. 2016.
    Published
  2. Carlos Lindade; Sofia Botelho; Tony Lucas. Stars 4 - ActivNotebook. Porto, Portugal: Areal Editores. 2016.
    Published
  3. Cândida Girjó; Carlos Lindade; Fátima Van Zeller; Helena Lima Reis. UDare 9. Porto, Portugal: Areal Editores. 2015.
    Published
  4. Cândida Grijó; Carlos Lindade; Fátima Van Zeller; Helena Lima Reis. UDare 9 - Workbook. Porto, Portugal: Areal Editores. 2015.
    Published
  5. Carlos Lindade; Sofia Botelho; Tony Lucas. Stars 3. Porto, Portugal: Areal Editores. 2015.
    Published
  6. Carlos Lindade; Sofia Botelho; Tony Lucas. Stars 3 - ActivNotebook. Porto, Portugal: Areal Editores. 2015.
    Published
  7. Cândida Grijó; Carlos Lindade; Fátima Van Zeller; Helena Lima Reis. Catch Up 8. Porto, Portugal: Areal Editores. 2014.
    Published
  8. Cândida Girjó; Carlos Lindade; Fátima Van Zeller; Helena Lima Reis. Catch Up 8 - Workbook. Porto, Portugal: Areal Editores. 2014.
    Published
Thesis / Dissertation
  1. "A comprehensive analysis on how English Language Teaching coursebooks promote teaching pronunciation in Portuguese public schools". PhD, Universidade de Vigo Facultade de Filoloxía e Traducción, 2022. http://www.investigo.biblioteca.uvigo.es/xmlui/handle/11093/3939.
Activities

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2024/11/05 - Current A escrita colaborativa como uma estratégia para o desenvolvimento das competências escritas dos alunos
Supervisor
Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês. (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2024/09/01 - Current A correção de erros de ortografia e de pronúncia no ensino de Inglês e Francês e o seu impacto na produção linguística
Supervisor
Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2024/09/01 - Current O uso da curta-metragem para o desenvolvimento do pensamento crítico
Supervisor
Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2024/09/01 - Current Language Exposure in Improving Speaking
Supervisor
Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2024/09/01 - Current A criação de um jornal digital para melhorar as competências de escrita em língua estrangeira
Supervisor
Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2024/09/01 - Current Como a Pop Culture pode ser utilizada para desenvolver competências orais em língua estrangeira
Supervisor
Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2024/09/01 - Current O impacto da inteligência artificial na motivação dos alunos
Co-supervisor
Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2024/09/01 - Current Promoção da autonomia dos alunos através de recursos digitais
Supervisor
Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês. (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2024/09 - Current Ultrapassar o medo de comunicar em línguas estrangeiras
Supervisor
Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2023/09/01 - Current Como o Teatro pode impulsionar as habilidades de fala dos estudantes de língua estrangeira?
Co-supervisor of Alice de Oliveira Camilo
Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2023/09/01 - Current Lança os dados: Revisão de conteúdos através da criação de um jogo didático em aula
Supervisor of Ana Catarina Loureiro Coutinho
Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2023/09/01 - Current Como tornar evidentes os erros de gramática básica na oralidade na sala de aula de língua estrangeira?
Co-supervisor of Fátima Diana Martins Olival
Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2023/09/01 - Current A gamificação como ferramenta para fomentar a participação oral em aulas de Inglês e Francês
Supervisor of Sabrina Martins Miranda
Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2022/08/25 - 2033/10/27 O uso de tecnologias na língua materna e língua estrangeira
Co-supervisor of Sara Catarina Vilela Pereira
Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês. (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2022/08/19 - 2024/11/22 Os diálogos em grupo como estratégia facilitadora da compreensão leitora: um estudo focado no ensino secundário nas disciplinas de Português e de Inglês
Co-supervisor of Ana Filipa Oliveira Andrade
Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês. (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2022/09/12 - 2024/11/21 Ler para escrever - a leitura como modelo para a escrita
Co-supervisor of Mariana Ribeiro Rodrigues
Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês. (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2023/09/01 - 2024/11/13 Impacto da noção de autoeficácia na participação oral e no envolvimento em aulas de Inglês e Espanhol
Supervisor of Joana Filipa Sá Silva Mesquita Dinis
Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2023/09/01 - 2024/11/06 A abordagem de sala de aula invertida, com recurso ao WhatsApp, como estratégia para promover a interação oral na LE
Supervisor of Andreia Sofia Carvalho Leal
Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2023/09/01 - 2024/10/18 DUA como estratégia para o fomento da motivação dos alunos na sala de aula de L1 e LE
Supervisor of Liliana Nogueira Pereira
Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês. (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2023/09/01 - 2024/10/11 Potencializar a aquisição de vocabulário de uma língua estrangeira através da criação colaborativa de jogos na plataforma Wordwall
Supervisor of André Filipe Fontes Costa
Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2023/09/01 - 2024/07/08 Jogar para Aprender: a promoção da interação em L2 entre pares do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino básico através de "guessing games"
Supervisor of Daniela Maria Cunha da Rocha
Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2023/09/01 - 2024 Promover a Consciencialização para a Inclusão: Criação de Projetos Educativos
Supervisor of Matilde Isabel Amorim Pereira
Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2022/08/03 - 2023/11/17 O Ensino Centrado no Aluno nas aulas de Inglês e Espanhol
Supervisor of Diana de Oliveira Gomes
Ensino de Inglês e de Alemão/Francês/Espanhol no 3.º C. Ens Básico e no Ens Secundário (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2022/08/01 - 2023/11/08 A Escrita Criativa como elemento de motivação na Aprendizagem da Língua Estrangeira
Co-supervisor of Catarina Pereira de Sá
Ensino de Inglês e de Alemão/Francês/Espanhol no 3.º C. Ens Básico e no Ens Secundário (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2022/12 - 2023/01 The Working CLIL Colloquium is a biennial event which brings together practitioners, researchers and teacher educators to exchange perspectives on core issues in Content and Language Integrated Learning. The first Colloquium was held in 2018 at the University of Porto and coincided with the launch of the Working CLIL research strand of CETAPS. The second took place online in 2021 due to the Covid pandemic. In 2023, the Colloquium is once again presential at the Faculty of Arts and Humanities of the University of Porto. (2023/07/13 - 2023/07/14)
Other (Member of the Organising Committee)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2024/11/13 Impacto da noção de autoeficácia na participação oral e no envolvimento em aulas de Inglês e Espanhol
Supervisor
Joana Filipa Sá Silva Mesquita Dinis (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2024/11/06 A abordagem de sala de aula invertida, com recurso ao WhatsApp, como estratégia para promover a interação oral na LE
Supervisor
Andreia Sofia Carvalho Leal (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2024/10/29 DUA como estratégia para o fomento da motivação dos alunos na sala de aula de L1 e LE
Supervisor
Liliana Nogueira Pereira (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2024/10/21 Potencializar a aquisição de vocabulário de uma língua estrangeira através da criação colaborativa de jogos na plataforma Wordwall
Supervisor
André Filipe Fontes Costa (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2024/09/06 And then it clicked... Peer and self-correction as tools to raise students' awareness of language errors and improve their writing skills in English and French
Supervisor
Sabrina Martins Miranda (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2024/07/17 Interacções Virtuais em Sala de Aula Os Processos de Desenvolvimento das Competências Linguística e Intercultural no Ensino de Inglês
(Thesis) Main arguer
Rita Graça Zurrapa (PhD)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2024/07/08 Os jogos de adivinhas na promoção da Interação Oral entre pares em L2 numa turma do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Supervisor
Daniela Maria Cunha da Rocha (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2024/04/26 Developing Speaking Skills Through Informations Gap Activities in the EFL Classroom.
(Thesis) Arguer
Natalie Comesanha Schmidt (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2023/11/17 O Ensino Centrado no Aluno nas aulas de Inglês e Espanhol
Supervisor
Diana de Oliveira Gomes (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2023/09/22 Trabalho com a pronúncia em sala de aula de língua estrangeira
(Thesis) Arguer
Andreia Sofia Faria Oliveira (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2023/04/14 Matemática e Estudo do Meio em Inglês: um projeto interdisciplinar nas aulas de língua estrangeira no 1º Ciclo
(Thesis) Arguer
Jéssica Carolina Rodrigues Fernandes (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Committee member

Activity description
Role
Institution / Organization
2023/04/17 - Current Membro da Comissão de Acompanhamento de Curso Mestrado em Ensino do Inglês e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou Espanhol ou Francês
Member
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2023/03/23 - Current Membro da comissão científica do mestrado em ensino de inglês no 1.º ciclo do ensino básico
Member
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal