???global.info.a_carregar???
Identification

Personal identification

Full name
Ana Rita Faria
Date of birth
1988/11/09
Gender
Female

Citation names

  • Faria, Ana Rita

Author identifiers

Ciência ID
3E11-811D-28C5
ORCID iD
0000-0002-6565-8757

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese (Mother tongue)
Spanish; Castilian Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2)
English Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1)
French Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1)
Education
Degree Classification
2012 - 2017
Concluded
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Major in especialização em Teoria e Desenvolvimento Curricular
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"O impacto da formação pós-graduada nos professores e nas escolas: dois estudos de caso" (THESIS/DISSERTATION)
2009 - 2011
Concluded
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Major in especialização em Avaliação em Educação
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2006 - 2009
Concluded
Licenciatura em Ciências da Educação (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2021/10 - Current Visiting Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Piaget de Almada, Portugal
2017/09 - Current Invited Assistant Professor (University Teacher) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
2020/01 - Current School Manager Happy Code, Portugal
Happy Code, Portugal
2020/05 - 2021/06 Consultora de Recursos Humanos Go4Mobility, Portugal
Go4Mobility, Portugal
2013 - 2020 Membro efetivo da direção Associação Nacional de Licenciados em Ciências da Educação, Portugal
Associação Nacional de Licenciados em Ciências da Educação, Portugal
2019/09 - 2019/12 Consultora Grow-ing, Portugal
Grow-ing, Portugal
2017/10 - 2019/09 Diretora Técnica Residência Geriátrica do Vale Pequeno, Portugal
2011/01 - 2012/01 Formadora EspiralSoft, Portugal
EspiralSoft, Portugal
2010/09 - 2011/08 Estagiária no Projeto Metas de Aprendizagem Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
Projects

Grant

Designation Funders
2012/01 - 2016/12 Avaliação do Impacto da Formação Pós-Graduada nos Professores e nas Escolas
SFRH/ BD/ 87243/ 2012
Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT)

Contract

Designation Funders
2010 - 2011 Projeto Metas de Aprendizagem
00000
Estagiária
Concluded

Other

Designation Funders
2017 - 2020 Projeto FAINA 1:1
00000
Researcher
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
Concluded
2017 - 2017 Mapping of Whole Child Development (WCD) pedagogies and models in Western Europe - American Institutes for Research (AIR)
00000
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa, Portugal
Concluded
2014 - 2014 Projeto Educativo Local do Fundão – Educação para a Cidadania
00000
Researcher
Universidade de Coimbra, Portugal
Concluded
Outputs

Publications

Book
  1. José Lagarto; Ana Rita Faria; Jorge Mata. Projeto Faina 1:1 - (re)pensar manuais digitais. Portugal: Universidade Católica Portuguesa. 2021.
    Published • 10.34632/9789895471935
Journal article
  1. Faria, Ana. "Novas Abordagens ao Conceito de Manual Escolar (em digital): Evidencias, Conclusões e Desafios do Projeto FAINA". Integral Education On Digital Era 6 (2021): 76-93.
    Open access • Published
  2. Ana Rita Faria; Pedro Guilherme Rocha do Reis; Maria Helena Peralta. "Impactos da formação pós-graduada dos professores em escolas portuguesas". Revista Diálogo Educacional 17 54 (2017): 1183-1206. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/e0fe8104-2fca-4398-abfd-09bb685fb343.
    10.7213/1981-416x.17.054.ds06
  3. Ana Rita Faria; Pedro Guilherme Rocha dos Reis; Maria Helena Peralta. "O impacto da formação pós-graduada nos professores e nas escolas: dois estudos de caso". Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação 25 94 (2017): 238-256-238-256. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/5c830f87-d64d-4a0b-9ddc-a785aa1d723f.
  4. Faria, Ana. "O impacto da formação pós-graduada nos professores e nas escolas: dois estudos de caso". Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação (2016):
    Published
  5. Faria, Ana. "A Formação Pós-Graduada dos Professores: que impacto? Resultados preliminares de dois estudos de caso". CONFERÊNCIA INTERNACIONAL INVESTIGAÇÃO, PRÁTICAS E CONTEXTOS EM EDUCAÇÃO (2016):
    Published
  6. Faria, Ana. "O impacto da Formação Pós-Graduada dos Professores. Resultados preliminares de dois estudos de caso". VII FÓRUM DE JOVENS INVESTIGADORES (2016):
    Published
  7. Faria, Ana. "Avaliação do impacto da Formação Pós-Graduada nos professores e nas escolas". Atas do XXII Colóquio da AFIRSE Portugal: Diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação. Contributos da Investigação (2015):
    Published
  8. Faria, Ana. "A Avaliação do Impacto da Formação Pós-Graduada dos Professores". CONFERÊNCIA INTERNACIONAL: INVESTIGAÇÃO, PRÁTICAS E CONTEXTOS EM EDUCAÇÃO (2015):
    Published
  9. Faria, Ana. "Avaliação do Impacto da Formação Pós-Graduada nos Professores e nas Escolas: Dois estudos de caso". XXII COLÓQUIO DA SECÇÃO PORTUGUESA DA AFIRSE: DIVERSIDADE E COMPLEXIDADE DA AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO. CONTRIBUTOS DA INVESTIGAÇÃO (2015):
  10. Faria, Ana. "O Impacto da Formação Pós-Graduada nos Professores e nas Escolas". VI FÓRUM DE JOVENS INVESTIGADORES (2015):
    Published
  11. Faria, Ana. "Projeto Metas de Aprendizagem - avaliação das aprendizagens no 1º ciclo do Ensino Básico: Os contributos da Formação". Atas XX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE: Formação Profissional: Investigação Educacional sobre teorias, políticas e práticas (2013):
  12. Faria, Ana. "Formação Pós-Graduada dos Professores nas Escolas: Que impacto nas Escolas e para as Escolas?". Atas XX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE: Formação Profissional: Investigação Educacional sobre teorias, políticas e práticas (2013): 1316-1326.
    Published
  13. Faria, Ana. "Avaliação do Impacto da Formação Pós-Graduada dos Professores nas Escolas". IV FÓRUM DE JOVENS INVESTIGADORES (2013):
  14. Faria, Ana. "Formação Pós-Graduada dos Professores nas Escolas: Que impacto nas Escolas e para as Escolas?". XX COLÓQUIO DA SECÇÃO PORTUGUESA DA AFIRSE: FORMAÇÃO PROFISSIONAL: INVESTIGAÇÃO EDUCACIONAL SOBRE TEORIAS, POLÍTICAS E PRÁTICAS (2013):
  15. Faria, Ana. "Projeto Metas de Aprendizagem - avaliação das aprendizagens no 1º ciclo do Ensino Básico: Os contributos da Formação". XX COLÓQUIO DA SECÇÃO PORTUGUESA DA AFIRSE: FORMAÇÃO PROFISSIONAL: INVESTIGAÇÃO EDUCACIONAL SOBRE TEORIAS, POLÍTICAS E PRÁTICAS (2013):
    Published
Magazine article
  1. Faria, Ana. "The impact of post-graduate programmes on teachers and schools. Two case studies: post-graduate teachers - perceptions", 2017
  2. Faria, Ana. "La formación de profesores: formación continua o formación postgraduada? Perspectivas de profesores y de líderes de las escuelas", 2016
Thesis / Dissertation
  1. Faria, Ana. "A avaliação do impacto da formação pós-graduada nos professores e nas escolas". PhD, 2017. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/f4b3c6b0-6006-4b96-8fe5-5e4b2205f6a2.
Working paper
  1. Faria, Ana. 2015. "A Avaliação do Impacto da Formação Pós-Graduada dos Professores".
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2021/04/09 Novas Abordagens ao Conceito de Manual Escolar (em digital): Evidencias, Conclusões e Desafios do Projeto FAINA XXXI ACISE International Conference
Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
2017/05/19 O impacto do currículo da formação pós-graduada nos professores e nas escolas ENCONTRO SOBRE CURRÍCULO: O CURRÍCULO ESTÁ MORTO?
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2016/07/07 O impacto da Formação Pós-Graduada dos Professores. Resultados preliminares de dois estudos de caso VII FÓRUM DE JOVENS INVESTIGADORES
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2016/05/06 A Formação Pós-Graduada dos Professores: que impacto? Resultados preliminares de dois estudos de caso CONFERÊNCIA INTERNACIONAL INVESTIGAÇÃO, PRÁTICAS E CONTEXTOS EM EDUCAÇÃO
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2016 A formação pós-graduada dos professores: que impacto? Resultados preliminares de dois estudos de caso V Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2015/07/08 O Impacto da Formação Pós-Graduada nos Professores e nas Escolas VI FÓRUM DE JOVENS INVESTIGADORES
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2015/05/09 A Avaliação do Impacto da Formação Pós-Graduada dos Professores CONFERÊNCIA INTERNACIONAL: INVESTIGAÇÃO, PRÁTICAS E CONTEXTOS EM EDUCAÇÃO
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2015/01/30 Avaliação do Impacto da Formação Pós-Graduada nos Professores e nas Escolas: Dois estudos de caso XXII COLÓQUIO DA SECÇÃO PORTUGUESA DA AFIRSE: DIVERSIDADE E COMPLEXIDADE DA AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO. CONTRIBUTOS DA INVESTIGAÇÃO
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2015 Avaliação do impacto da Formação Pós-Graduada nos professores e nas escolas: dois estudos de caso – resultados preliminares XXII Colóquio da AFIRSE Portugal: Diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação. Contributos da Investigação
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2015 A Avaliação do Impacto da Formação Pós-Graduada dos Professores V Conferência Internacional: Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2014/02/01 Como ensinam os professores? Conhecer para melhorar: Dados para a construção de um instrumento de caracterização – perspetiva transversal num ano de 3.º ciclo SEMINÁRIO TEMÁTICO
Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
2013/11/30 A Visão dos Professores: Resultado dos questionários a docentes com pós-graduação SEMINÁRIO 2: QUE FAZEMOS COM O SABER ADQUIRIDO PELOS PROFESSORES EM FORMAÇÕES PÓS-GRADUADAS?
Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
2013/07/04 Avaliação do Impacto da Formação Pós-Graduada dos Professores nas Escolas IV FÓRUM DE JOVENS INVESTIGADORES
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2013/02/02 Formação Pós-Graduada dos Professores nas Escolas: Que impacto nas Escolas e para as Escolas? XX COLÓQUIO DA SECÇÃO PORTUGUESA DA AFIRSE: FORMAÇÃO PROFISSIONAL: INVESTIGAÇÃO EDUCACIONAL SOBRE TEORIAS, POLÍTICAS E PRÁTICAS
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2013/01/31 Projeto Metas de Aprendizagem - avaliação das aprendizagens no 1º ciclo do Ensino Básico: Os contributos da Formação XX COLÓQUIO DA SECÇÃO PORTUGUESA DA AFIRSE: FORMAÇÃO PROFISSIONAL: INVESTIGAÇÃO EDUCACIONAL SOBRE TEORIAS, POLÍTICAS E PRÁTICAS
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2013 Formação Pós-Graduada dos Professores nas Escolas: Que impacto nas Escolas e para as Escolas? XX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE: Formação Profissional: Investigação Educacional sobre teorias, políticas e práticas
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2013 Projeto Metas de Aprendizagem - avaliação das aprendizagens no 1º ciclo do Ensino Básico: Os contributos da Formação XX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE: Formação Profissional: Investigação Educacional sobre teorias, políticas e práticas
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2018/09/01 - 2020 Supervisão e Administração Escolar
Supervisor
Mestrado em Ciências da Educação (Master)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2021/01/26 - 2021/01/29 XXVIII Colóquio da AFIRSE Portugal Educação e Idades da Vida (2021/01/26 - 2021/01/29)
Congress (Member of the Organising Committee)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2020/01/30 - 2020/02/01 XXVII Colóquio da AFIRSE Portugal Educação e Bem-estar (2020/01/30 - 2020/02/01)
Congress (Member of the Organising Committee)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2019/06/03 - 2019/06/05 IV Encontro Luso-brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores Profissão docente, investigação e sociedade: diálogos múltiplos (2019/06/03 - 2019/06/05)
Congress (Member of the Organising Committee)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2019/01/31 - 2019/02/02 XXVI Colóquio da AFIRSE Portugal Tempos, espaços e artefactos em educação (2019/01/31 - 2019/02/02)
Congress (Member of the Organising Committee)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2018/09/10 - 2018/09/12 IV Colóquio Luso-Afro Brasileiro de Questões Curriculares Decisões Curriculares: Ensinar e Aprender na Escola e na Sociedade (2019/09/10 - 2019/09/12)
Congress (Member of the Organising Committee)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2018/02/01 - 2018/02/03 XXV Colóquio da AFIRSE Portugal A investigação, a formação, as políticas e as práticas em educação – 30 anos de AFIRSE em Portugal. (2018/02/01 - 2018/02/03)
Congress (Member of the Organising Committee)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2017/05/19 - 2017/05/19 Encontro sobre Currículo. O currículo está morto? (2017/05/19 - 2017/05/19)
Meeting (Member of the Organising Committee)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2017/02/02 - 2017/02/04 XXIV Colóquio da AFIRSE Portugal A Escola: Dinâmicas e Atores (2017/02/02 - 2017/02/04)
Congress (Member of the Organising Committee)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2016/01/28 - 2016/01/30 XXIII Colóquio da AFIRSE Portugal As pedagogias na sociedade contemporânea – Desafios às escolas e aos educadores (2016/01/28 - 2016/01/30)
Congress (Member of the Organising Committee)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2015/09/10 - 2015/09/12 XVI Encontro Nacional de Educação em Ciências O diálogo intercultural: estudo comparativo das concepções de professores do Brasil e de Portugal (2015/09/10 - 2015/09/12)
Congress (Member of the Organising Committee)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2015/01/29 - 2015/01/31 XXII Colóquio da AFIRSE Portugal Diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação (2015/01/29 - 2015/01/31)
Congress (Member of the Organising Committee)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2014/01/30 - 2014/02/01 XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE Educação, Economia e Território: O lugar da educação no desenvolvimento (2014/01/30 - 2014/02/01)
Congress (Member of the Organising Committee)
Universidade de Lisboa, Portugal
2013/01/31 - 2013/02/02 XX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE Formação Profissional: Investigação Educacional sobre teorias, políticas e práticas (2013/01/31 - 2013/02/02)
Congress (Member of the Organising Committee)
Universidade de Lisboa, Portugal
2012/07/12 - 2012/07/15 IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação Rituais, Espaços e Patrimónios Escolares (2012/07/12 - 2012/07/15)
Congress (Member of the Organising Committee)
Universidade de Lisboa, Portugal

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2021/02/05 Diferentes perspetivas sobre o processo de ensino-aprendizagem à luz dos paradigmas pedagógicos
(Thesis) Main arguer
Lyubov Clemens (Master)
Instituto Piaget de Almada, Portugal

Association member

Society Organization name Role
2018 - Current CRC-W: Católica Research Centre for Psychological, Family and Social Wellbeing

Conference scientific committee

Conference name Conference host
2020/09/01 - 2020/11/01 XXVIII Colóquio da AFIRSE Portugal Educação e Idades da Vida Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
2019/09/01 - 2019/11/01 XXVIII Colóquio da AFIRSE Portugal Educação e Idades da Vida Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
2019/01/03 - 2019/03/03 IV Encontro Luso-brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores Profissão docente, investigação e sociedade: diálogos múltiplos Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
2018/09/01 - 2018/11/01 XXVI Colóquio da AFIRSE Portugal Tempos, espaços e artefactos em educação Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
2017/09/01 - 2017/11/01 XXV Colóquio da AFIRSE Portugal A investigação, a formação, as políticas e as práticas em educação – 30 anos de AFIRSE em Portugal Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
2016/09/01 - 2016/11/01 XXV Colóquio da AFIRSE Portugal A investigação, a formação, as políticas e as práticas em educação – 30 anos de AFIRSE em Portugal Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
2015/09/01 - 2015/11/01 XXIII Colóquio da AFIRSE Portugal As pedagogias na sociedade contemporânea – Desafios às escolas e aos educadores Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
2014/09/01 - 2014/11/01 XXII Colóquio da AFIRSE Portugal: Diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação. Contributos da Investigação Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2020/01/05 - Current Programação e Robótica Programação e Robótica (Menos de 4 anos de escolaridade)
2020/01/05 - Current Programação e Robótica Programação e Robótica (Ensino básico 1º ciclo) Happy Code, Portugal
2017/09 - Current Sociologia e Ética em Educação mestrado em Educação Moral e Religiosa Católica Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Teologia, Portugal
2020/10 - 2021/01 Teorias e Modelos em Educação mestrado em Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Piaget de Almada, Portugal
2017/09 - 2019/06 Metodologias de Investigação em Educação mestrado em Ciências da Educação (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2018/09 - 2019 Avaliação do Desempenho Docente mestrado em Ciências da Educação (Mestrado) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2017/09 - 2019 Temas Atuais de Educação mestrado em Ciências da Educação (Mestrado) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2017 - 2019 Metodologias de Investigação licenciatura em Comunicação Social e Cultural (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal

Evaluation committee

Activity description
Role
Institution / Organization Funding entity
2018 - 2019 Avaliadora externa de políticas públicas. V Plano Nacional para a Igualdade de Género, Cidadania e não Discriminação; V Plano Nacional de Prevenção e Combate à Violência Doméstica e de Género, III Programa de Ação para a Eliminação da Mutilação Genital Feminina, III Plano Nacional de Prevenção e Combate ao Tráfico de Seres Humanos.
Evaluator
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa, Portugal

Journal scientific committee

Journal title (ISSN) Publisher
2016 - 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação (0104-4036)