???global.info.a_carregar???
Identification

Personal identification

Full name
EDUARDO JOSÉ MARCOS CAMILO

Citation names

  • Camilo, Eduardo

Author identifiers

Ciência ID
4018-D3CF-CFD5
ORCID iD
0000-0002-0719-291X

Telephones

Mobile phone
  • 968829638 (Personal)

Addresses

  • Raua Egas Moniz, nº 147, 3º esquerdo, 2870-147, Montijo, Montijo, Portugal (Personal)

Knowledge fields

  • Social Sciences - Media and Communications
  • Social Sciences - Media and Communications

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese (Mother tongue)
English Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2) Intermediate (B1)
Spanish; Castilian Elementary (A2) Intermediate (B1) Beginner (A1) Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2)
French Elementary (A2) Intermediate (B1) Beginner (A1) Intermediate (B1) Intermediate (B1)
Education
Degree Classification
2012
Concluded
Ciências da Comunicação (Título de Agregado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
Aprovado
2002
Concluded
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
"O cartaz revolucionário em Portugal (1974-1975)" (THESIS/DISSERTATION)
Aprovado por unanimidade
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
1992 - Current Assistant Professor (University Teacher) Universidade da Beira Interior, Portugal
Universidade da Beira Interior, Portugal
Outputs

Publications

Book
  1. Camilo, Eduardo. Imagens e memórias do património ferroviário. Linhas com cruzamentos de destino ("Images and memories of railway heritage. Lines with destiny crossings"). Palmela, Portugal: Câmara Municipal de Palmela. 2023.
    Published
  2. Camilo, Eduardo. Homo Consumptor. Dimensões teóricas da comunicação publicitária. Temáticas, problemáticas, linguagens ("Homo Consumptor. Theoretical dimensions of advertising communication. Themes, issues, languages"). Germany: Editora on line More books. 2017.
    Published
  3. Camilo, Eduardo. Ensaios de comunicação estratégica.. Covilhã: LABCOM. 2010.
    Published
  4. Camilo, Eduardo. Homo Consumptor. Dimensões teóricas da comunicação publicitária.. Covilhã, Portugal: LABCOM. 2010.
    Published
  5. Camilo, Eduardo. O cartaz partidário em Portugal (1974-1975). .. Covilhã, Portugal: LABCOM Books. 2004.
    Published
  6. Camilo, Eduardo. Estratégias de comunicação municipal.. Covilhã, Portugal: LABCOM Books. 1998.
    Published
Book chapter
  1. Camilo, Eduardo. "O riso como modo de estigmatização. Sobre o humor nas teorias da conspiração ("Laughter as a mode of stigmatization. On Humor in Conspiracy Theories")". In A fragilidade das humanidades, edited by José Maria da Silva Rosa; José António Domingues, 81-98. Lisboa, Portugal: Theya Editores, 2023.
    Published
  2. Camilo, Eduardo. "“Publicidade” ("Advertising")". In Palavra-ensaio, um vocabulário para a FAL ("Word-Essay a vocabulary for FAL"), edited by Gradim, Anabela; André Barata Nascimento, 208-212. Covilhã, Portugal: Labcom Books, 2022.
    Published
  3. Camilo, Eduardo. "Da criação de desejos e necessidades à apresentação de soluções. Os mecanismos estratégicos do texto publicitário ("From the creation of wants and needs to the presentation of solutions. The strategic mechanisms of the advertising text")". In Comunicando en el siglo XXI. Claves y tendencias., 81-94. Valência, Spain: Tirant Humanidades, 2021.
    Published
  4. Eduardo José Marcos Camilo. "A encenação cinematográfica da distopia nas teorias da conspiração (Francis Ford Coppola, John Carpenter e Richard Donner) ("The cinematic staging of dystopia in conspiracy theories (Francis Ford Coppola, John Carpenter and Richard Donner)")". In Imaginários distópicos: metáforas e ficções, edited by João Carlos Correia; Anabela Gradim; Ricardo Morais, 153-166. Covilhã, Portugal: LABCOM Books, 2020.
    Published
  5. Eduardo José Marcos Camilo. "Valores e valorizações no texto estratégico: o caso de Lisboa como destino turístico ("Values and valuations in the strategic text: the case of Lisbon as a tourist destination")". In Marca lugar, comunicação e cultura, edited by Adriano de Oliveira Sampaio; Claudiane Carvalho; Inês Martins; Lidiane Pinheiro. Salvador da Baía: EDUFBA, 2020.
    Published
  6. Eduardo José Marcos Camilo. ""Eu já Sabia!" Configurações da suspeição na textualidade das teorias da conspiração. ("I Knew it! Configurations of suspicion in the textuality of conspiracy theories")". In Sobre suspeita e culturas da desconfiança. Fundamentos e práticas., edited by Eduardo José Marcos Camilo; Ana Leonor Santos; Urbano Sidoncha, 111-138. Coimbra, Portugal: Minerva, 2018.
    Published
  7. Eduardo José Marcos Camilo. "O estigma como estratégia de dissuasão. A propósito de um anúncio de publicidade ("Stigma as a deterrence strategy. On an advertising ad")". In La vitesse des signes (The Speed of Signs), edited by Isabel Marcos. 2015.
    Published
  8. Eduardo José Marcos Camilo; Camilo, Eduardo. "Elementos semióticos para una contextualización de la manipulación de publicidad ("Semiotic elemets to frame the manipulation within the adverstising discourse")". In Lenguages y persuasión: nuevas creaciones narrativas, edited by David Caldevilla Dominguez, 251-270. Madrid, Spain: ACCI, 2015.
    Published
  9. Eduardo José Marcos Camilo. "Nunca mais acredito em ti!. Configurações semióticas do cepticismo enquanto processo de retaliação ("I´ll never believe in you again! Semiotic configurations of skepticism as a retaliation process")". In Manipulação e persuasão. Posições e contra-posições., edited by Eduardo José Marcos Camilo; Ana Leonor Santos. Lisboa, Portugal: Fénix, 2015.
    Published
  10. Camilo, Eduardo. "Do choque na publicidade. Uma aproximação semiótica "Ad shock. A semiotic approach")". In Análisis audiovisual y publicitario actuales, edited by Clara Janneth Martínez, 83-102. Madrid, Spain: Visión Libros, 2014.
    Published
  11. Camilo, Eduardo; Francisco Javier Gomez Tarín. "En torno a la disuasión como modalidad de manipulación. Algunos apuntes a propósito de un filme publicitario ("On dissuasion as a manipulation modality. Some notes concerning an advertising movie")". In Narrativas [mínimas] audiovisuales, edited by Eduardo José Marcos Camilo; Francisco Javier Gomez Tarín, 16-35. Barcelona: Shangrila, 2014.
    Published
  12. Camilo, Eduardo. "Desafios ao agendamento intermediático. Reflexões sobre os desabafos de Pedro Passos Coelho ("Challenges to the intermedia agenda. Reflections on Pedro Passos Coelho's outbursts")". In Participação política e Web 2.0., edited by Camilo, Eduardo; Serra, Paulo; Gonçalves, Gisela, 133-150. Covilhã, Portugal: LABCOM Books, 2013.
    Published
  13. Camilo, Eduardo. ""By the time I´ve counted to 10, you¿ll be an homeless!" O estigma como estratégia de dissuasão no Marketing Social. ("By the time I´ve counted to 10, you¿ will be an homeless!. Stigma as dissuasive strategy in Social marketing")". In Comunicação Política e Económica. Dimensões Cognitivas e Discursivas, edited by Augusto Soares da Silva; Miguel Gonçalves; Luísa Magalhães; José Cândido Martins, 409-420. Braga, Portugal: Universidade Católica Portuguesa/ALETHEIA – Associação Científica e Cultural, 2013.
    Published
  14. Camilo, Eduardo. "Contribuições para uma teoria da narratividade a publicitária /Contribuiciones a una teoría de la narratividad publicitaria". In Partilhar saberes/Saberes para compartir, edited by Eduardo José Marcos Camilo; Francisco Javier Gomez Tarín, 161-196. Covilhã, Portugal: LABCOM, 2011.
    Published
  15. Camilo, Eduardo. "Un leve ‘docere’; un intenso ‘delectare’; la obsesión por ‘co-movere’. Apuntes sobre el montaje del film publicitario". In Metodologias de análisis del film, edited by Javier Marzal Felici; Francico Javier Gomez Tarín, 265-280. Madrid, Spain: Édipo, 2007.
    Published
  16. Camilo, Eduardo. "Procesos de influencia o de argumentación? Anotaciones sobre la especificidad de las estrategias publicitarias de las campañas de sensibilización". In Médios de comunicación y solidariedad. Reflexiones en torno a la (des) articulación social., edited by Eloisa Nos Aldas, 121-154. Castellón, Spain: Universidad Jaume I, 2006.
    Published
  17. Camilo, Eduardo. "A moda na publicidade: apresentações com estilo e o estilo nas apresentações". 87-108. Lisboa, Portugal: Lusocom, 2005.
    Published
  18. Camilo, Eduardo. "A monstruosidade das marcas: da massificação à absoluta singularidade". In Teorias da Comunicação, edited by João Carlos Correia; Dos Santos, José Manuel Dos Santos, 181-202. Covilhã, Portugal: LABCOM, 2004.
    Published
  19. Camilo, Eduardo. "“Minoria Tenebrosa, “Maioria Silenciosa”. A sátira e a invectiva no cartaz político (1974-1975)". In Comunicação e poder, edited by João Carlos Correia, 121-172. Covilhã, Portugal: LABCOM, 2002.
    Published
Conference paper
  1. Eduardo José Marcos Camilo. "O «vestuário publicitário» ou a figuração de moda ao serviço da publicidade. ("“Advertising clothing” or the fashion at the service of advertising.")". Paper presented in I congresso Ibérico de Semiótica, Lisboa, 2017.
    Published
  2. Eduardo José Marcos Camilo; Ana Leonor Santos. "Da violação das consciências. Configurações de ilegitimidade publicitária ("On the violation of consciences. Advertising illegitimacy settings")". Paper presented in Congresso do CUICIID., Madrid, 2014.
    Published
Edited book
  1. Marques Cardoso, Sebastião. Sobre suspeita e culturas de desconfiança ("On suspicion and cultures of distrust"). Coimbra, Portugal: Minerva. 2018.
    Published • Editor
  2. Camilo, Eduardo. Manipulação e persuasão. Posições e contra-posições. ("Manipulation and persuasion. Positions and counter positions"). Lisboa, Portugal: Fénix. 2015.
    Published
  3. Camilo, Eduardo. Narrativas [mínimas] audiovisuales. ("(Minimal) audiovisual narratives"). Barcelona, Spain: Shangrila. 2014.
    Published • Editor
  4. Camilo, Eduardo. Participação política e Web 2.0. ("Political participation and We 2.0"). Covilhã, Portugal: LABCOM Books. 2013.
    Published • Editor
  5. Camilo, Eduardo. Partilhar saberes/Saberes para compartir: novos desafios, novos modelos de comunicação.. Covilhã, Portugal: LABCOM Books. 2011.
    Published • Editor
  6. Camilo, Eduardo. Saberes para compartir I Partilhar saberes: estudos de comunicação - análise, discursos e desafios tecnológicos.. Covilhã, Portugal: LABCOM Books. 2006.
    Published • Editor
  7. Camilo, Eduardo. Informação e Comunicação on line. .. Covilhã, Portugal: LABCOM Books. 2003.
    Published • Editor
Exhibition catalog
  1. Eduardo José Marcos Camilo. Sala 2.6 ("Room 2.6"). Edição pessoal, 2018.
Journal article
  1. Camilo, Eduardo. "Histórias da Vida e Vidas de História. Testemunho e Ficção na Fotografia a Propósito de um Projeto ("Stories of Life and Lives of History. Testimony and Fiction in Photography Regarding a Project")". Revista Vista 12 (2023): https://revistavista.pt/index.php/vista/article/view/4671.
  2. Camilo, Eduardo. "Politica ou demagogia? Populismo de André Ventura nas eleições presidenciais (Portugal, 2021) (Politics or demagogy? André Ventura´s populism during the Presidential elections (Portugal 2021)")". VISUAL REVIEW International Visual Culture Review / Revista Internacional de Cultura Visual 9 4 (2022): 1-11.
    Published
  3. Eduardo José Marcos Camilo. "Humour in Conspiracy Theories: notes about caricatures concerning the “Troika” intervention in Portugal (2011-2014)". Argumentum Journal of the Seminar of Discursive Logic, Argumentation Theory and Rhetoric 18 2 (2020): 81-116. http://dx.doi.org/10.1016/j.paid.2015.07.045.
    Published • 10.1016/j.paid.2015.07.045
  4. Eduardo José Marcos Camilo. "Las modalidades del ethos en la publicidad ("The advertising ethos modalities")". adComunica. Revista Científica del Estrategias, Tendencias e Innovación en Comunicación 19 (2020): 253-272.
    Published
  5. Eduardo José Marcos Camilo. "Uma enunciação virtuosa. Sobre o estatuto do ethos das marcas no discurso publicitário ("A virtuous statement. On the status of brand ethos in advertising discourse")". Rethoriké - REvista digital de retórica 6 (2019):
    Published
  6. Eduardo José Marcos Camilo. "The «forever young» canon. Figurações publicitárias da feminilidade / The "forever young" canon. Figurations of the advertising of femininity". Revista de Comunicación da SEECI 129 39 (2016):
    Published
  7. Eduardo José Marcos Camilo. "Suspicion, Denunciation, Revolt. On Textual Particularities of Conspiracy Theories". (Monographic issue of) Lexia (2016): 141-156.
    Published
  8. Eduardo José Marcos Camilo. "Contribuições para uma abordagem semiótica à publicidade de choque ("Contributions to a semiotic approach to shock advertising")". Revista Historia y Comunicación Social 18 1 (2013): 184-194.
    Open access • Published
  9. Eduardo José Marcos Camilo. "Dimensões corporativas da comunicação local: uma proposta de modelo/Local communication corporate dimensions: a model proposal/ Dimensiones corporativas de la comunicación local: una propuesta modelo". Revista Foco em Extensão 4 (2011): 107-122.
    Published
  10. Eduardo José Marcos Camilo. "Um fraco ‘docere’; um intenso ‘delectare’; a obsessão pelo ‘co-movere’. Apontamentos sobre a montagem do filme de publicidade". Revista de comunicação e linguagens 36 (2005): 177-191.
    Published
  11. Eduardo José Marcos Camilo. "Um futuro mais que perfeito” - Apontamentos sobre o ‘deliberativo publicitário". Vértice 115 (2004): 75-85.
    Published
  12. Eduardo José Marcos Camilo. "Eficácia vs democracia. Implicações para actividade comunicacional dos municípios". Liberdade, Anais Científicos da Universidade Independente (2003): 31-43.
    Open access • Published
Newspaper article
  1. Eduardo José Marcos Camilo. "Isto ainda não acabou ("This is not over")", Jornal do Fundão, 2020, Reprtagem
Preface / Postscript
  1. Eduardo José Marcos Camilo; Ana Leonor Santos; Urbano Sidoncha. "Apresentação ("Presentation")". Preface to Sobre Suspeita e Culturas da Desconfiança, edited by Eduardo José Marcos Camilo; Ana Leonor Santos; Urbano Sidoncha, 9-13. Coimbra, Portugal: Minerva. 2018.
    Published
  2. Camilo, Eduardo. "Prólogo ("Prologue")". Preface to Narrativas [mínimas] audiovisuales, edited by Eduardo José Marcos Camilo; Francisco Javier Gomez Tarín, 10-14. Barcelona, Spain: Shangrila. 2014.
    Published
Report
  1. Eduardo José Marcos Camilo. 2019. Relatório de Auto-Avaliação do Curso de Ciências da Comunicação do Departamento de Comunicação, Filosofia e Política ("Self-Assessment Report of the Communication Sciences Course of the Department of Communication, Philosophy and Politics").
  2. Eduardo José Marcos Camilo; Ivone Ferreira; António Fidago. 2017. Relatório de actividades do Labcom ("Labcom Annual Activities Report").
  3. Eduardo José Marcos Camilo; João Carlos Correia; Edmundo Cordeiro; Paulo Mateus Serra. 2004. Relatório de Auto-Avaliação do Curso de Ciências da Comunicação do Departamento de Comunicação e Artes da Universidade da Beira Interior relativo ao ano lectivo objecto de 2003/2004..
Translation
  1. Camilo, Eduardo. A lógica semiótica das teorias da conspiração ("The conspiracy theories semiotic logics"). Coimbra, Portugal: Minerva. 2018.
    Published
  2. Camilo, Eduardo. Narrativas mínimas nos novos discursos audiovisuais - metodologias e análises de caso. ("Minimal narratives in new audiovisual discourses - methodologies and case analyses."). Covilhã, Portugal: LABCOM Books. 2016.
    Published
  3. Camilo, Eduardo. Estratégias narrativas na publicidade actual. Uma reflexão não ajustada a normas. LABCOM. 2011.
    Published
  4. Camilo, Eduardo. O panorama da narrativa na mensagem de publicidade. Novas estratégias de publicidade televisiva no contexto digital. Covilhã, Portugal: LABCOM. 2011.
    Published
  5. Camilo, Eduardo. Ensaio de uma metodologia de estudo das comunidades virtuais”. Covilhã: LABCOM. 2006.
    Published
  6. Camilo, Eduardo. Para um método de análise do texto fílmico. Covilhã, Portugal: LABCOM. 2006.
    Published
  7. Camilo, Eduardo. Proposta de modelo de análise da imagem fotográfica. Descrição dos conceitos contemplados.. Covilhã: LABCOM. 2005.
    Published
Working paper
  1. Camilo, Eduardo. 2021. "As filosofias da publicidade ("Philosophies of Advertising"). Speech presented under the Professor Ivone Ferreira´s master signature at Faculdade de Ciências Sociais e Humanas of Universidade Nova de Lisboa")".
  2. Camilo, Eduardo. 2021. "Staging desire in the landscape. Representations of Serra da Estrela, Pyrenees and Italian Alps as a tourist destination. Turim, Unita Project (guest speaker for project presentation).".

Artistic / Performance

Artistic exhibition
  1. Ferroviários (Railway Men). 2023.
  2. Nelson em peregrinação pelo Montijo ("Nelson on a pilgrimage through Montijo"). 2021.
  3. Sala 2.6 ("Room 2.6"). 2018.

Other

Other output
  1. Railway Stories in Photography Portraits. A Semiotic Approach.. Lecture under the signature of Professor Karima Bouziane, ICM Project at El Jadida University, Marocco.. 2023. Camilo, Eduardo.
  2. Estórias com imagens de homens e comboios ("Stories of images of men and trains"). Lecture on photography, etnography and memory to the class LT4B coordinated by the Professor Professora Sofia Lopes, Escola Básica Luísa Todi de Setúbal.. 2022. Camilo, Eduardo.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2006/04 CAMILO, Eduardo – “Estratégias de comunicação municipal: um modelo de análise” – seminário integrado no Ciclo de seminários – Autarquias locais/comunicação institucional nas autarquias locais. Porto, Quadros&Metas, Abril de 2006. Ciclo de seminários – Autarquias locais/comunicação institucional nas autarquias locais
Quadros & Metas (Porto, Portugal)
2003/10 CAMILO, Eduardo – “Curso de técnicas comunicação” – seminário leccionado no âmbito da acção de formação sobre comunicação promovida pela Inovinter. Covilhã, Inovinter (Delegação da Covilhã), Outubro de 2003. ciclo de seminários sobe comunicação
Inovinter (Covilhã, Portugal)

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2019/01 - Current Sobre os cartazes e os outdoors. Seu estatuto nas campanhas eleitorais municipais.
Supervisor
Ciências da Comunicação (PhD)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2019 - Current O estatuto da máscara como adereço de moda. Uma aproximação semiótica
Supervisor
Ciências da Comunicação (PhD)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2019/10 - 2020/10 O discurso populista de Bolsonaro
Supervisor
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2018/10 - 2018/10 Publicidade e género
Supervisor
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2017/10 - 2018/10 As estratégias de comunicação da Delta Cafés
Supervisor
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2017/10 - 2018/10 A publicidade de choque
Supervisor
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2016/10 - 2017/10 A importância da emoção na comunicação das ONGs.
Supervisor
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2016/10 - 2017/10 ONGs na era do Like. As redes sociais como ferramenta de aproximação aos públicos
Supervisor
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2015/10 - 2016/10 Para uma delimitação conceptual da publicidade de choque.
Supervisor
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2015/10 - 2016/10 A publicidade como gestora de identidades.
Supervisor
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2015/10 - 2016/10 Relevância do Profissional de relações públicas nas unidades de saúde.
Supervisor
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2015/05 - 2016/10 As expressividades da publicidade (uma análise histórica da publicidade segundo William Leiss, Eloísa Nos Aldás e Naomi Klein).
Supervisor
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2015/09 - 2016/09 Representações do corpo na publicidade comercial.
Supervisor
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2015/06 - 2016/06 Representação do espaço na imagem publicitária.
Supervisor
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2009/05 - 2010/11 Teoria do enriquecimento dos media na adopção da higiene e segurança no trabalho.
Supervisor
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2009/06 - 2010/09 O estatuto da imagem no discurso de publicidade.
Supervisor
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2008/06 - 2009/10 O estatuto instrumental das feiras nas estratégias de relações públicas
Supervisor
Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas (Master)
Universidade da Beira Interior, Portugal

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2019/07 Vogal, como arguente, nas provas de Doutoramento de FREITAS, Helena – Histórias que as paredes contam. O muralismo como forma de comunicação alternativa na Cidade de Setúbal (1974-2014). Lisboa, ISCTE, Julho de 2019.
(Thesis) Main arguer
Helena Freitas (PhD)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/11 Vogal, como arguente, nas provas de Doutoramento de BAÇO, José – Persuasão Visual. Próteses de sentido. A liberdade totalitária do dispositivo publicitário. Lisboa, FCSH, Universidade Nova de Lisboa, Novembro de 2015.
(Thesis) Main arguer
José Baço (PhD)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2014/06 Vogal nas provas de Doutoramento de SENA, Madalena – Persuasão Visual. Percepção de embalagem pelos públicos infantis pré-escolares. Covilhã, Universidade da Beira Interior, Junho de 2014.
(Thesis) Arguer
Madalena Sena (PhD)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2012/10 Vogal nas provas de Doutoramento de CARINHAS FERREIRA, Ivone – A publicidade como género retórico. De uma retórica da Persuasão para uma retórica da sedução. Covilhã, Universidade da Beira Interior, Outubro de 2012.
(Thesis) Arguer
Ivone Carinhas Ferreira (PhD)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2012/07 Relator da tese de doutoramento europeu de CATALÁN, Shaila Garcia – Hipertexto y modelización cinematográfica en la divulgación neurocientífica audiovisual. A propósito de redes de Eduardo Punset. Jaume I e seu arguente externo (Julho de 2012).
(Thesis) Arguer
Shaila García Catalan (PhD)
Universidade Jaume I, Spain
2012/03 Arguente externo nas provas de Doutoramento de CABRAL, Raquel - El trailer cinematográfico y la representation social del imaginário ecologista. La metáfora poética como estarégia creativa. Jaume I, Março de 2012.
(Thesis) Arguer
Raquel Cabral (PhD)
Universidade Jaume I, Spain
2012/02 Arguente externo nas provas de Doutoramento de CARMO RIBEIRO, Fernanda Isabel de Jesus - Desenvolvimento de soluções biodegradáveis para fins publicitários e arquitectura têxtil. Guimarães, Universidade do Minho, Fevereiro de 2012.
(Thesis) Main arguer
Fernanda Isabel Jesus Carmo Ribeiro (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
2011/04 Arguente externo nas provas do mestrado em Relações Públicas de NUNO DA SILVA, Jorge - Reputação: um elemento diferenciador e protector face a crises organizacionais. Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Lisboa.
(Thesis) Main arguer
Jorge Nuno da Silva (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2011/04 Arguente externo nas provas do mestrado em Relações Públicas de LUZ, Maria Raquel Rocha - Avaliação estratégica de Relações Públicas em tecnologias de consumo: a Sony Erickson e o Estoril Open. Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Lisboa.
(Thesis) Main arguer
Maria Raquel Rocha Luz (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2011/03 Vogal nas provas de doutoramento em Ciências da Comunicação de ELIAS, Herlander Alves – A galáxia de Anime. A animação japonesa como new media. Covilhã, Universidade da Beira Interior.
(Thesis) Arguer
Herlander Alves Elias (PhD)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2010/05 Arguente externo nas provas do mestrado em Relações Públicas de MACHADO, Tânia - ONGND: o papel da comunicação no seu conhecimento e reconhecimento. Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Lisboa.
(Thesis) Main arguer
Tânia Machado (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2009/06 Relator da tese de doutoramento europeu da Mestre NÚÑEZ, Marta Martín - La (re)construción de la (hiper)realidad: usos de la animación infográfica en el spot publicitário en el contexto de la hibridación de médios. Castellón, Espanha, Universidade Jaume I, Espanha.
(Thesis) Arguer
Marta Martín Nuñez (PhD)
Universidade Jaume I, Spain
2009/05 Arguente externo nas provas do mestrado em Relações Públicas de CÂNDIDO, Ana Mafalda de Almeida - Relações públicas no sector autárquico: projecto de geminação autárquica enquanto Diplomacia Pública. Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Lisboa.
(Thesis) Main arguer
Ana Mafalda de Almeida Cândido (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Committee member

Activity description
Role
Institution / Organization
2011 - Current Coordenador do programa de relações internacionais Erasmus da Licenciatura, mestrdao e doutoramento em Ciências da Comunicação do Departamento de Comunicação e Artes da Universidade da Beira Interior.
Coordinator
Universidade da Beira Interior, Portugal
2005 - Current Coordenador do convénio de cooperação científica e pedagógica da UBI- Universidade Jaume I, Castellón, Espanha consubstanciado em produção editorial (Colecção Saberes para Partilhar/Compartir Saberes) e na realização de actividades lectivas na licenciatura em Ciências da Comunicação, Licenciatura em Cinema e Mestrado em Comunicação Estratégica)
Coordinator
Universidade Jaume I, Spain
2017 - 2020 Membro da rede COST sobre teorias da conspiração CA15101 - Comparative Analysis of Conspiracy Theories (COMPACT)
Member
European Cooperation in Science and Technology, Belgium

Consulting

Activity description Institution / Organization
2010/04 - 2010/04 CAMILO, Eduardo – (Consul)Mark Tracking. Proposta de programa de avaliação semiótica da eficácia comunicacional de mensagens de publicidade para a Consulmark. Lisboa, 2010. Consulmark, Portugal
2007/03 - 2007/03 CAMILO, Eduardo - Tipologia, especificidade, conteúdos: sobre a comunicação nos municípios. Relatório elaborado para a Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Lisboa, Relatório para a Entidade Reguladora da Comunicação Social. Entidade Reguladora para a Comunicação Social, Portugal

Interview (newspaper / magazine)

Activity description Newspaper / Forum
2013/06/21 Entrevista efectuada por São José de Almeida, Jornal Público: “Governo Comunica. Cidadãos ouvem?”, Jornal Público, 21 de Junho de 2013. Jornal Público
2011/04/10 Entrevista efectuada por Helena Teixeira da Silva, Jornal de Notícias: “Quantos votos vale um outdoor?”, Jornal de Notícias, 10 de Abril de 2011. Jornal de Notícias

Other jury / evaluation

Activity description Institution / Organization
2020/10 - 2020/10 Membro de júri para concurso de progressão na carreira de docente do ensino politécnico do Instituto Politécnico de Viseu Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2020/07 - 2020/07 Membro do júri relativo ao concurso de admissão de um docente para o Mestrado em Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas e para a licenciatura em Ciências da Comunicação da Universidade da Beira Interior Universidade da Beira Interior, Portugal
2003/03 - 2003/03 Membro do júri relativo ao concurso de admissão de um bolseiro (Adriana Moreira), integrado no projecto Akademia – Sistemas de Informação e Novas Formas de Jornalismo On Line.
2002/03 - 2002/03 Membro do júri relativo ao concurso para o preenchimento de uma vaga de Assistente Convidado para a Área Científica de Ciências da Comunicação na subárea disciplinar de Publicidade e Relações Públicas.