???global.info.a_carregar???
Identification

Personal identification

Full name
Emília da Conceição Figueiredo Martins

Citation names

  • Martins, Emília

Author identifiers

Ciência ID
4119-B43E-DA69
ORCID iD
0000-0002-3438-452X

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
English Intermediate (B1) Intermediate (B1) Beginner (A1) Intermediate (B1)
French Intermediate (B1) Advanced (C1) Intermediate (B1) Intermediate (B1)
Spanish; Castilian Beginner (A1) Advanced (C1) Beginner (A1) Beginner (A1)
Education
Degree Classification
2010/09 - 2014/07
Concluded
Ciências da Nutrição (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação, Portugal
"A recetividade dos técnicos de ação/intervenção social a um MOOC em alimentação saudável a baixo custo - um estudo piloto" (THESIS/DISSERTATION)
15
2007
Concluded
Psicologia Pedagógica (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Cognição e desempenho no ensino superior" (THESIS/DISSERTATION)
aprovada por unanimidade com distinção e louvor
1989 - 1993
Concluded
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Validade Preditiva dos índices utilizados no acesso ao ensino superior" (THESIS/DISSERTATION)
Muito Bom
1982 - 1987
Concluded
Psicologia (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
15
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2009/06/01 - Current Teacher Coordinator (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
1994/01/01 - 2009/06/01 Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
1988/12/30 - 1994/04/17 Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2020/06/02 - Current diretora do departamento de psicologia e ciências da educação Escola Suerior de Educação de Viseu, Portugal
Escola Suerior de Educação de Viseu, Portugal
2016/06/02 - 2020/06/01 coordenadora da área disciplinar de psicologia Escola Suerior de Educação de Viseu, Portugal
2010/05/05 - 2014/05/04 coordenação da área disciplinar de psicologia Escola Suerior de Educação de Viseu, Portugal
Escola Suerior de Educação de Viseu, Portugal
2009/09 - 2010/09 Coordenação da 1ª edição do Mestrado em Intervenção psicossocial com Crianças e Jovens em Risco, Escola Suerior de Educação de Viseu, Portugal
Escola Suerior de Educação de Viseu, Portugal
2008 - 2010 Coordenação da Área Científica de Psicologia Escola Suerior de Educação de Viseu, Portugal
Escola Suerior de Educação de Viseu, Portugal
2006/10 - 2007/03 Coordenação da Área Científica de Psicologia Escola Suerior de Educação de Viseu, Portugal
Escola Suerior de Educação de Viseu, Portugal
2002/10 - 2003/03 Coordenação da Área Científica de Psicologia Escola Suerior de Educação de Viseu, Portugal
Escola Suerior de Educação de Viseu, Portugal
1996/10/30 - 1999/11/10 Vogal da Direção da ADIV Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
1996 - 1998 Vice- Presidente do Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
1995/10 - 1997/03 Coordenadora do Pólo de Lamego da Escola Superior de Educação de Viseu Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
1987/09/30 - 1988/12/30 Psicóloga Conselheira de Orientação Escolar e Profissional Ministério da Educação, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2020 - 2021/12/31 IncluES+:Diversidade e inclusão no ensino superior
PROJ/IPV/ID&I/0026
Researcher
Instituto Politécnico de Viseu Centro de Estudos em Educação Tecnologia e Saúde, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu
Ongoing

Other

Designation Funders
2016 - 2018/06/30 Quality of life and functional and cognitive abilities in the elderly: from diagnosis to socio-educational intervention strategies
PROJ/CI&DETS/2016/0020
Principal investigator
Instituto Politécnico de Viseu Centro de Estudos em Educação Tecnologia e Saúde, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu Centro de Estudos em Educação Tecnologia e Saúde
Concluded
Outputs

Publications

Book
  1. Martins, Emília. Sucesso académico: Contributos do desenvolvimento cognitivo. Santo Tirso, Portugal: Editorial Novembro.. 2009.
    Published
Book chapter
  1. Martins, Emília. "Nutrição". In Guia da Pessoa Idosa do Concelho de Viseu, 36-37. Viseu, Portugal: Câmara Municipal de Viseu, 2019.
    Published
  2. Martins, Emília; Albuquerque, Eulália; Fernandes, Rosina ; Mendes, Francisco. "Práticas Inclusivas e direitos humanos: Um estudo sobre perceções de professores". In Olhares sobre a Educação VII, 159-171. Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu, 2019.
    Published
  3. Martins, Emília; Pimenta, Neuza; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina. "Práticas Inclusivas e direitos humanos: Um estudo sobre perceções de professores". In Olhares sobre a Educação VII, 116-126. Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu, 2019.
    Published
  4. Martins, Emília; Almeida, Luís Filipe Coronha de; Fernandes, Rosina ; Mendes, Francisco. "Bem-estar subjetivo e satisfação com os serviços de intervenção precoce em famílias de crianças com necessidades educativas especiais". In Olhares sobre a Educação, edited by Figueiredo, Maria; Menezes, Luís; Balula, João Paulo; Rego, Belmiro Tavares da Silva; Cardoso, Ana Paula; Felizardo, Sara. Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu – Instituto Politécnico de Viseu, 2018.
    Published
  5. Fernandes, Rosina; Ferreira, Joaquim; Martins, Emília. "Bem-estar subjetivo e trabalho: relevância da satisfação, sucesso e longevidade laborais". In Psicologia do Trabalho e das Organizações: Contributos, 197-208. Braga: Axioma - Publicações da Faculdade de Filosofia, 2016.
    Published • 10.17990/Axi/2016_9789726972556_197
Conference abstract
  1. Felizardo, Sara; Ribeiro, Esperança; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina; Saraiva, Carla. "ESTUDO DE CASO SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR DE UMA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL". Paper presented in XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, 2021.
    Published
  2. Félix, Ana; Fernandes, Rosina; Martins, Emília; Mendes, Francisco. "QUALIDADE DE VIDA EM CRIANÇAS E JOVENS: RELEVÂNCIA DA ESCOLA, FAMÍLIA E GRUPO DE PARES". Paper presented in XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia que decorreu na Universidade do Minho, Braga / Portugal, Braga, 2021.
    Published
  3. Saraiva, Carla; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina. "ESTUDO DE CASO SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR DE UMA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL". Braga, 2021.
  4. Ferreira, Cristina; Martins, Emília; Fernandes, Rosina; Mendes, Francisco. "BEM-ESTAR EMOCIONAL E AUTOESTIMA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UM ESTUDO SOBRE ESTILOS EDUCATIVOS PARENTAIS". Paper presented in IV Jornadas de Educação – Educar para o futuro, que se realizaram na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, do Instituto Politécnico da Guarda, Guarda, 2021.
    Published
  5. Antunes, Márcia; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina; Martins, Emília. "ESCOLAS E CPCJ ENQUANTO AGENTES NA PROMOÇÃO E PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS EM RISCO". Paper presented in IV Jornadas de Educação – Educar para o futuro, que se realizaram na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, do Instituto Politécnico da Guarda, Guarda, 2021.
    Published
Conference paper
  1. Saraiva, Carla; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina. "Estudo de caso sobre a inclusão escolar de uma criança com paralisia cerebral". Paper presented in XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, 2021.
    Published
  2. Félix, Ana; Fernandes, Rosina ; Martins, Emília; Mendes, Francisco. "Qualidade de vida em crianças e jovens: relevância da escola, família e grupo de pares". Paper presented in XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, 2021.
    Published
  3. Mendes, Francisco Emiliano Dias; Martins, Emília; Fernandes, Rosina. "CONTENT ANALYSIS OF "MY LIFE AND MY WORK" BY HENRY FORD". Paper presented in icCSBs 2020 The Annual International Conference on Cognitive - Social, and Behavioural Sciences, 2020.
  4. Oliveira, Liliana; Fernandes, Rosina ; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Araújo, Patrícia. "Institutionalization And Autonomy In Adolescents And Youth". Paper presented in The International Conference on Education & Educational Psychology (ICEEPSY) 2020, Sicily, 2020.
    Published • 10.15405/epiceepsy.20111.28
  5. Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina ; Sargento, José. "Cognitive Impact Of Breakfast Consumption On School Age Children And Youth". Paper presented in ICH&HPSY 2020 5th International Conference on Health and Health Psychology, 2020.
    Published • 10.15405/eph.20101.9
  6. Fernandes, Rosina ; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Sargento, José. "Qualidade de vida em pessoas idosas". 2020.
    Published
  7. Fernandes, Rosina ; Sargento, José; Martins, Emília; Mendes, Francisco. "Employability In A Portuguese Social Educators Sample". 2020.
    10.15405/eph.20101.12
  8. Fernandes, Rosina ; Sargento, José; Martins, Emília; Mendes, Francisco. "Well-Being At Work: A Study With Social Educators". Paper presented in ICH&HPSY 2020 5th International Conference on Health and Health Psychology, 2020.
    Published • 10.15405/eph.20101.11
  9. Martins, Emília; Ribeiro, Tatiana; Fernandes, Rosina ; Mendes, Francisco. "Consciência fonológica em crianças com perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura". Paper presented in XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía, Corunha, 2019.
    Published
  10. Martins, Emília; Gonçalves, Diana; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina. "Analise comparativa da qualidade de vida em crianças e adolescentes institucionalizados e não institucionalizados". Paper presented in XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía, Corunha, 2019.
    Published
  11. Martins, Emília; Pinto, Ana; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina. "Musicoterapia na Perturbação do Espetro do Autismo: Um estudo de caso". Paper presented in XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía., 2019.
    Published
  12. Martins, Emília; Brito, Inês; Fernandes, Rosina ; Mendes, Francisco; Aguiar, Cristina. "Musicoterapia na Perturbação do Espetro do Autismo: Um estudo de caso". 2019.
    Published
  13. Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina. "Atividade Física em idosos inseridos na comunidade". Paper presented in AgeingCongress2019, Coimbra, 2019.
    Published
  14. Araújo, Patrícia; Fernandes, Rosina ; Mendes, Francisco. "Proposing A Workplace Meditation Model Based On Evidence-Based Programs: An Integrative Review". Paper presented in 4th icH&Hpsy International Conference on Health and Health Psychology, Viseu, 2018.
    Published • 10.15405/epsbs.2018.11.5
  15. Araújo, Patrícia; Fernandes, Rosina ; Mendes, Francisco. "Contributions To Understanding Portuguese Facebook Consumers’ Behavior: Sociodemographics, Lifestyle And Life Satisfaction". Viseu, 2018.
    Published • 10.15405/epsbs.2018.11.19
  16. Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina. "Nutritional Status In A Portuguese Sample Of Institutionalized And Non-Institutionalized Elderly". Paper presented in 4th icH&Hpsy International Conference on Health and Health Psychology, Viseu, 2018.
    Published • 10.15405/epsbs.2018.11.25
  17. Figueiredo, Anabela; Paciência, Eva; Sousa, Sandra; Martins, Emília; Fernandes, Rosina ; Mendes, Francisco. "Emotional Dimensions Of Eating Behavior And Quality Of Life In Adolescents/Youth". Paper presented in 4th icH&Hpsy International Conference on Health and Health Psychology, Viseu, 2018.
    Published • 10.15405/epsbs.2018.11.17
  18. Martins, Emília. "Use of Technology-Based Intervention for Program Delivery and Dissemination of Family Evidence-based programs (EBP).". 2017.
  19. Marques, Carla; Mendes, Francisco; Martins, Emília; Magalhães, Cátia. "Crianças e jovens em risco/perigo: contributos para a caracterização de uma CPCJ da região norte de Portugal". 2016.
  20. Martins, Emília; Fernandes, Rosina; Mendes, Francisco. "Bem-estar subjetivo e atividade física em pessoas idosas". 2016.
  21. Neves, Susana; Martins, Emília; Magalhães, Cátia; Fernandes, Rosina; Mendes, Francisco. "Instituição, regulação emocional e satisfação com a vida numa amostra de adolescentes portugueses". 2016.
  22. Araújo, Patrícia; Martins, Emília; Fernandes, Rosina; Mendes, Francisco; Magalhães, Cátia. "O Método das Histórias de Vida na Investigação Qualitativa em Psicologia". 2016.
  23. Fernandes, Rosina; Araújo, Patrícia; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Magalhães, Cátia. "Comportamento de jovens consumidores: orientações para a educação social na promoção do consumo frugal, ético e sustentável". 2016.
  24. Antunes, Beatriz; Pinho, Ana Carina; Peralta, Kristina; Rodrigues, Daniela; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina; Fonseca, Susana. "Comportamento alimentar restritivo e excesso de peso em jovens portugueses". 2015.
  25. Martins, Emília; Fernandes, Rosina. "A importância das barreiras metodológicas na investigação no contexto da inclusão das comunidades ciganas na Europa". 2015.
  26. Lopes, Cristina; Quinteiro, Isabel; Matos, Liane; Mendes, Francisco; Martins, Emília; Fonseca, Susana; Fernandes, Rosina. "Consumo de álcool numa amostra portuguesa em idade". 2015.
  27. Mendes, Francisco; Martins, Emília; Fernandes, Rosina. "Actividade física em crianças e jovens em contexto escolar e de lazer". 2012.
  28. Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina. "Hábitos alimentares em crianças e jovens: nível de adesão à Dieta Mediterrânica". 2012.
  29. Fernandes, Rosina; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Xavier, Paula. "Satisfação com o trabalho em educadores sociais e professores.". 2011.
  30. Xavier, Paula; Mendes, Francisco; Martins, Emília; Fernandes, Rosina. "A homoparentalidade na perspectiva de estudantes do Ensino Superior". 2011.
  31. Amante, Maria João; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Oliveira, Teresa. "UMA PROPOSTA DE INDICADORES DE QUALIDADE DOCENTE DO ENSINO". 2009.
Edited book
  1. Apontamento de educação especial e inclusiva@2021. Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu. 2021.
    Published • Editor
  2. Apontamento de educação especial e inclusiva@2020. Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu. 2020.
    Published • Editor
  3. Martins, Emília. Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva @ 2019. Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico de Viseu. 2019.
    In press • Editor
  4. Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fonseca, Susana. Modelos e projetos de inclusão social. Escola Superior de Educação de Viseu. 2015.
Journal article
  1. Martins, Emília; Fernandes, Rosina; Mendes, Francisco; Magalhães, Cátia; Araújo, Patrícia. "Food intake, physical activity and quality of life among children and youth". Work 69 2 (2021): 475-484. http://dx.doi.org/10.3233/wor-213492.
    Published • 10.3233/wor-213492
  2. Martins, Emília; Catherine, Jerome. "Is Christine Lagarte a transformational leader? A case study". Revista Portuguesa de Marketing 19 37 (2020): 41-50.
    Published
  3. Santos, Ana Isabel Pratas Martins dos; Martins, Emília da Conceição Figueiredo; Magalhães, Cátia Clara Ávila; Mendes, Francisco Emiliano Dias; Fernandes, Rosina Inês Ribeiro de Sá; Martins, Emília; Santos, Ana Maria Pratas; et al. "Impacto de um programa de competências parentais no stress e competências de atenção plena". Acta Paulista de Enfermagem 33 (2020): http://dx.doi.org/10.37689/acta-ape/2020ae02826.
    Open access • Published • 10.37689/acta-ape/2020ae02826
  4. Martins, Emília; Fernandes, Rosina ; Mendes, Francisco; Magalhães, Cátia; Araújo, Patrícia; Martins, Emília; Fernandes, Rosina; Magalhães, Cátia; Araújo, Patrícia. "Food intake, physical activity and quality of life among children and youth". WORK: A Journal of Prevention, Assessment & Rehabilitation 69 2 (2020): 475-484. http://dx.doi.org/10.3233/wor-213492.
    Accepted • 10.3233/wor-213492
  5. Martins, Emília. "Qualitative studies in community health: a systematic review in the elderly population.". The European Proceedings of Social & Behavioral Sciences. (2017):
    doi.org/10.15405/epsbs.2017.05.9
  6. Martins, Emília. "The impact of cognitive skills and resilience in social education student’s profile.". The european proceedings of social & behavioral sciences (2017):
    org/10.15405/epsbs(2357-1330).2017.9
  7. Martins, Emília. "Student´s perceptions on the personal impact of a social education degree intership.". European proceedings of social & behavioral sciences (2017):
    org/10.15405/epsbs.2016.11.28
  8. Martins, Emília; Fernandes, Rosina; Mendes, Francisco. "Bem-estar subjetivo e atividade física em pessoas idosas". (2017): https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/10372.
    10.29352/mill0202e.05
  9. Martins, Emília. "Undergraduate Social Education Student’s Perspectives about the Profession.". European proceedings of social & behavioral sciences (2016):
    org/10.15405/epsbs.2016.11.19
  10. Martins, Emília. "Student´s perceptions of the community impact of a social education degree intership. European proceedings of social & behavioral sciences, 216-223. DOI.". European proceedings of social & behavioral sciences (2016):
    org/10.15405/epsbs.2016.11.22
  11. Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina. "Processos de estudo, desempenho e satisfação no ensino superior". A transição para o ensino superior implica um conjunto de tarefas de adaptação por parte dos estudantes, com impacto significativo no desempenho académico. Neste âmbito, o envolvimento no estudo e a satisfação com a vida académica revelam-se fundamentais. Procurou-se compreender as relações entre o modo como os estudantes abordam o estudo, a satisfação com a vida académica e o desempenho, exploran (2016): http://hdl.handle.net/10400.19/4060.
  12. Neves, Susana; Martins, Emília; Magalhães, Cátia; Mendes, Francisco. "Institucionalização, regulação emocional e satisfação com a vida numa amostra de adolescentes portugueses". (2016): http://hdl.handle.net/11067/3505.
  13. Pereira, Marina; Fernandes, Rosina; Mendes, Francisco; Martins, Emília. "Coparentalidade e alienação parental numa amostra de mães/pais portugueses". (2016): http://hdl.handle.net/11067/3517.
  14. Carraça, Bruno; Magalhães, Cátia; Fernandes, Rosina; Martins, Emília; Mendes, Francisco. "Personality disorders, anxiety and motives make attenders come to docor´s appointments in primary health care attender". Personality disorders (PD) tend to occur with anxiety (Axis I) and also individuals with PD come to primary health care appointments for different motives. In Portugal there is a dearth of literature about personality disorders and comorbility and also motives they make attenders come to doctor. (2016): http://hdl.handle.net/10400.19/4046.
  15. Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina; Magalhães, Cátia; Araújo, Patrícia. "Well-being and physical activity in health young adults". Recent studies show a positive relationship between physical activity and well-being, although mediated by other variables. The most negative self-reported well-being is in the age group of 18-25 years. (2016): http://hdl.handle.net/10400.19/4050.
  16. Lopes, Ana Isabel; Mendes, Francisco; Magalhães, Cátia; Fernandes, Rosina; Martins, Emília; Lopes, Ana. "A atividade processual de uma comissão de proteção de crianças e jovens do centro de Portugal". A Convenção dos Direitos da Criança, a Constituição da República Portuguesa e a Lei 147/99 de 1/9 constituem-se como os bordões legais fundamentais que suportam a intervenção das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ). Este estudo centra-se sobre a atividade processual (2011-2014) duma CPCJ do Centro de Portugal. Metodologia: Foram escrutinados, por análise de conteúdo, 107 processos de (2016): http://hdl.handle.net/11067/3503.
  17. Martins,Emília da Conceição Figueiredo; Ferreira,Joaquim Armando Gomes. "Evolução do pensamento, raciocínio e desempenho em alunos do ensino superior". (2011): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872011000100009.
  18. Martins,Emília da Conceição Figueiredo. "Subsídios para o estudo do impacto do ensino superior no pensamento dos alunos: um estudo realizado na universidade de coimbra". O interesse científico pelo impacto do ensino superior no desenvolvimento dos estudantes afirma-se, progressivamente, quer pela acessibilidade da população alvo, quer pela importância atribuída àquele contexto no desenvolvimento do jovem adulto/adulto emergente. O estudo transversal aqui apresentado sobre o impacto da frequência do ensino superior no pensamento pós-formal, em alunos da Universidad (2010): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492010000200008.
  19. Emília Martins; Maria João Amante; Francisco Mendes; Teresa Oliveira; Rosina Fernandes. "IMPACTO COGNITIVO DO ENSINO SUPERIOR". International Journal of Developmental and Educational Psychology (2009): http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=349832323049.
Thesis / Dissertation
  1. Figueiredo, Ricardo Manuel Lopes. "Os benefícios do Boccia na incapacidade associada ao processo de envelhecimento". Master, 2019. http://hdl.handle.net/10400.19/6032.
  2. Silvestre, Vilma Manuela de Albuquerque. "Vinculação aos Pais e aos Pares, Memórias de Vergonha e Comportamento Antissocial na Adolescência". Master, 2019. http://hdl.handle.net/10400.19/6172.
  3. Santos, Ana Isabel Pratas Martins dos. "Educar crianças num ambiente seguro: Papel da parentalidade consciente numa amostra de pais de crianças da região centro do País". Master, 2019. http://hdl.handle.net/10400.19/6056.
  4. Ribeiro, Tatiana Vanessa Almeida. "Consciência fonológica em crianças do 1º ciclo do ensino básico com perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura". Master, 2018. http://hdl.handle.net/10400.19/4917.
  5. Inês Cardoso Garcia. "Tomada de decisão dos técnicos da CPCJ na aplicação de medidas de promoção e proteção". Master, 2018. http://hdl.handle.net/10400.19/5315.
  6. Pinto, Ana Filipa de melo. "Musicoterapia e competências de comunicação na síndrome de Dravet : uma investigação-ação". Master, 2018. http://hdl.handle.net/10400.19/5351.
  7. Batista, Vanessa Alexandra Correia. "Práticas educativas positivas : aplicação do programa de educação parental (ACT) na região centro". Master, 2017. http://hdl.handle.net/10400.19/4907.
  8. Simões, Maria Salomé de Almeida. "Formação parental : implementação do programa ACT num grupo de pais da região centro de Portugal". Master, 2017. http://hdl.handle.net/10400.19/4908.
  9. Oliveira, Liliana Gomes. "Participação em colónias de férias e promoção da autonomia : perceções de adolescentes e monitores". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10400.19/4493.
  10. Ferreira, Cristina Isabel Marques. "Estilos parentais e qualidade de vida em crianças e jovens". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10400.19/4495.
  11. Ferreira, Joana Isabel Dias. "Delinquência juvenil na perspetiva dos professores e das crianças e jovens". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10400.19/4508.
  12. Almeida, Luís Filipe Coronha de. "Famílias de crianças com necessidades educativas especiais : bem-estar subjetivo e satisfação com a intervenção precoce". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10400.19/4519.
  13. Sousa, Joana Raquel Martins. "O rendimento social de inserção em Portugal entre 2004 e 2013". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10400.19/2955.
  14. Martins, Carla Sofia Sousa. "Necessidades de intervenção das famílias de crianças institucionalizadas : estudo de caso num CAT". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10400.19/2954.
  15. Conceição, Jacinta do Céu Laranjo da. "Valorização e conhecimento dos professores sobre os indicadores do guia de orientações para profissionais da educação na abordagem de situações de maus tratos ou outras situações de perigo". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10400.19/3121.
  16. Mendonça e Prada, Ana Maria Touro Mateus de. "Bullying nos espaços escolares". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10400.19/2975.
  17. Neves, Susana Raquel Martins. "A regulação emocional, autoconsciência e satisfação com a vida em jovens institucionalizados e não institucionalizados". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10400.19/2957.
  18. Lázaro, Raquel Maria Henriques. "Implementação de um programa para jovens com défice de competências pessoais e sociais". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10400.19/2304.
  19. Páscoa, Dina Maria Pina. "Bullying: um estudo exploratório com alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico, em duas escolas do Concelho de Seia". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10348/3320.
  20. Rei, Ana Patrícia Afonso; Martins, Emília orient.. "Institucionalização de crianças/jovens : obstáculos à desinstitucionalização na perspetiva dos profissionais". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.19/1841.
  21. Ferreira, Clara Sofia Morgado; Martins, Emília, orient.. "Mediação familiar : a perspetiva dos mediadores familiares". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.19/1881.
  22. Oliveira, Susana Maria dos Remédios; Martins, Emília orient.; Magalhães, Cátia coorient.. "Intervenção na promoção da saúde mental : um estudo piloto da aplicação do programa MindMatters com alunos do 9º ano". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.19/1817.
  23. Pedro, Ana Luísa Morgado Vaz. "Filhos do divórcio : "quando os meus pais se divorciaram"". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.19/1871.
  24. Marques, Ana Cláudia Oliveira. "Programa de educação parental "(Re)Construir Famílias" : um projeto de investigação-ação". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.19/1830.
  25. Martins, Emília da Conceição Figueiredo. "Cognição e desempenho no ensino superior". PhD, 2007. http://hdl.handle.net/10316/1024.

Other

Other output
  1. Nutrition level, health, and subjective well-being in elderly. Comunicação apresentada no AGEINGCONGRESS2021 - 4.o Congresso Internacional sobre Envelhecimento, que decorreu entre os dias 25 e 28 de Setembro de 2021 no Teatro José Lucio da Silva em Leiria e em formato online. 2021. Martins, Emília; Fernandes, Rosina; Mendes, Francisco.
  2. Cognitive abilities and physical activity in community-dwelling elderly. Comunicação no AGEINGCONGRESS2021 - 4.o Congresso Internacional sobre Envelhecimento, que decorreu entre os dias 25 e 28 de Setembro de 2021 no Teatro José Lucio da Silva em Leiria e em formato online.. 2021. Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina ; Felizardo, Sara.
  3. QUALIDADE DE VIDA EM CRIANÇAS E JOVENS: RELEVÂNCIA DA ESCOLA, FAMÍLIA E GRUPO DE PARES. Comunicação apresentada no XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia que decorreu na Universidade do Minho, Braga / Portugal, nos dias 1 a 3 de setembro de 2021. 2021. Félix, Ana; Fernandes, Rosina; Martins, Emília; Mendes, Francisco.
  4. INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECÍFICAS NO ENSINO SUPERIOR. Comunicação apresentada no XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia que decorreu na Universidade do Minho, Braga / Portugal, nos dias 1 a 3 de setembro de 2021. 2021. Felizardo, Sara; Ribeiro, Esperança; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina.
  5. ESTUDO DE CASO SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR DE UMA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL. 2021. Saraiva, Carla; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina.
  6. Bem-estar emocional e autoestima em crianças e adolescentes: um estudo sobre estilos educativos parentais. 2021. Ferreira, Cristina; Martins, Emília; Fernandes, Rosina; Mendes, Francisco.
  7. Bem-estar emocional e autoestima em crianças e adolescentes. comunicação no âmbito das IV Jornadas de Educação – Educar para o futuro, que se realizaram na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, do Instituto Politécnico da Guarda, nos dias 15 e 16 de junho de 2021.. 2021. Cristina Ferreira; Martins, Emília; Fernandes, Rosina ; Mendes, Francisco; Antunes, Márcia; Fernandes, Rosina; Ferreira, Cristina.
  8. Escolas e CPCJ enquanto agentes na promoção e proteção de crianças e jovens em risco. 2021. Antunes, Márcia; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina; Martins, Emília.
  9. Escolas e CPCJ enquanto agentes na promoção e proteção de crianças e jovens em risco. 2021. Antunes, Márcia; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina; Martins, Emília.
  10. Satisfação profissional em Educadores Sociais: relação com outras dimensões do bem-estar laboral. paper presented at the 2nd International Congress of Health and Well- being Intervention (ICHWBI 2021), organized by the RECI (Research in Education and Community Intervention) and the Jean Piaget Health School (ESS) /. 2021. Fernandes, Rosina ; José Sargento; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Araújo, Patrícia. www.healthwellbeingcongress.ipiaget.org).
  11. Mitos sobre prática desportiva e dependências sem substância. Poster presentation at the 2nd International Congress of Health and Well- being Intervention (ICHWBI 2021), organized by the RECI (Research in Education and Community Intervention) and the Jean Piaget. 2021. Peres, Ana Rita; Pina, Patrícia; Mendes, Teresa; Fernandes, Rosina ; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Magalhães, Cátia. www.healthwellbeingcongress.ipiaget.org).
  12. Impacto de programa de competências pessoais e sociais nas dependências sem substância. oral communication presented at the 2nd International Congress of Health and Well-being Intervention (ICHWBI 2021), organized by the RECI (Research in Education. 2021. Peres, Ana Rita; Pina, Patrícia; Mendes, Teresa; Fernandes, Rosina ; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Magalhães, Cátia. www.healthwellbeingcongress.ipiaget.org.
  13. Atividade física e bem-estar subjetivo em adultos portugueses. Comunicação oral apresentada em V Jornadas Educação e Investigação em Saúde. 2020. Sena, Márcia; Fernandes, Rosina ; Mendes, Francisco; Martins, Emília.
  14. Atividade física, qualidade de vida e satisfação com a imagem em adolescentes/jovens. Comunicação oral apresentada em V Jornadas Educação e Investigação em Saúde - Instituto Politécnico da Guarda. 2020. Félix, Ana; Mendes, Francisco; Martins, Emília; Fernandes, Rosina.
  15. Comportamento antissocial, memórias de vergonha e tempo de institucionalização em adolescentes em Comunidade Terapêutica.. Comunicação oral apresentada no 4rd International Conference on Childhood and Adolescence and and 7th anual meeting of the Social Paediatric Subcommittee (SPS-SPP) of the Portuguese Society of Paediatrics, Lisboa, Portugal.. 2020. Martins, Emília; Silvestre, Vilma; Magalhães, Cátia; Fernandes, Rosina ; Mendes, Francisco.
  16. Perceções dos profissionais de acolhimento residencial sobre promoção de autonomia em jovens institucionalizados.. Comunicação oral apresentada no 4rd International Conference on Childhood and Adolescence and and 7th anual meeting of the Social Paediatric Subcommittee (SPS-SPP) of the Portuguese Society of Paediatrics, Lisboa, Portugal.. 2020. Martins, Emília; Oliveira, Sara; Fernandes, Rosina ; Magalhães, Cátia; Mendes, Francisco.
  17. Consciência fonológica em crianças com perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura. Comunicação oral apresentada no XVI Congreso Gallego-Portugués de Psicopedagoxía, Coruña, Espanha.. 2019. Martins, Emília; Ribeiro, Tatiana; Fernandes, Rosina ; Mendes, Francisco.
  18. Analise comparativa da qualidade de vida em crianças e adolescentes institucionalizados e não institucionalizados.. Comunicação oral apresentada no XVI Congreso Gallego-Portugués de Psicopedagoxía, Coruña, Espanha.. 2019. Martins, Emília; Gonçalves, Diana; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina.
  19. Musicoterapia na Perturbação do Espetro do Autismo: Um estudo de caso.. Comunicação oral apresentada no XVI Congreso Gallego-Portugués de Psicopedagoxía, Coruña, Espanha.. 2019. Martins, Emília; Pinto, Ana; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina.
  20. Musicoterapia na Perturbação do Espetro do Autismo: Um estudo de caso.. Comunicação oral apresentada no 8º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, Lisboa, Portugal.. 2019. Martins, Emília; Brito, Inês; Fernandes, Rosina ; Mendes, Francisco; Aguiar, Cristina.
  21. Educação Parental numa Amostra de Pais da Região Centro: uma Investigação-Ação. Comunicação oral apresentada no e I International Congress Quality of Life, Citizenship and Mental Health and the V Congress of Health Education, Viseu, Portugal. 2019. Martins, Emília; Pratas, Ana; Magalhães, Cátia; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina.
  22. Atividade Física em idosos inseridos na comunidade. Comunicação oral apresentada no AGEINGCONGRESS 2019, I Encontro Luso-Brasileiro de Educação Social e II Congresso Internacional sobre Envelhecimento, Coimbra, Portugal.. 2019. Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina.
  23. The emergence of Human Resources Marketing framework: How Internal Marketing approach is changing organizational happiness interventions.. Comunicação em poster apresentada no International Congress of Health and Well-being Intervention (ICHWBI 2019), Viseu, Portugal.. 2019. Martins, Emília; Araújo, Patrícia; Fernandes, Rosina ; Mendes, Francisco.
  24. Myths, drug consumption and sport practice in adolescents: A research-action.. Comunicação oral apresentada no International Congress of Health and Well-being Intervention (ICHWBI 2019), Viseu, Portugal.. 2019. Martins, Emília; Peres, Ana Rita; Aguiar, Patrícia; Mendes, Teresa; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina ; Magalhães, Cátia.
  25. Impact of Social and Personal Skills Training program in the consumption of drugs among adolescents.. Comunicação em poster apresentada no International Congress of Health and Well-being Intervention (ICHWBI 2019), Viseu, Portugal.. 2019. Martins, Emília; Peres, Ana Rita; Aguiar, Patrícia; Mendes, Teresa; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina ; Magalhães, Cátia.
  26. Motivation for the practice of physical activity in adult gym clients.. Comunicação em poster apresentada no International Congress of Health and Well-being Intervention (ICHWBI 2019), Viseu, Portugal.. 2019. Martins, Emília; Mendes, Francisco; Rosado, António; Fernandes, Rosina ; Magalhães, Cátia.
  27. Dimensões psicológicas do comportamento alimentar no sucesso das intervenções nutricionais no desporto.. Comunicação oral apresentada no I Seminário de Nutrição, Maximização do Rendimento e Composição Corporal, Viseu, Portugal.. 2019. Martins, Emília.
  28. Práticas Inclusivas e direitos humanos: Um estudo sobre perceções de professores.. Comunicação em poster apresentada no Olhares sobre a Educação VII, Viseu, Portugal.. 2019. Martins, Emília; Albuquerque, Eulália; Fernandes, Rosina ; Mendes, Francisco.
  29. Bullying homofóbico em jovens.. Comunicação em poster apresentada no Olhares sobre a Educação VII, Viseu, Portugal.. 2019. Martins, Emília; Pimenta, Neuza; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina.
  30. Prática de Atividade Física em adultos da região centro de Portugal inseridos na comunidade.. Comunicação em poster apresentada no “4º Congresso de Envelhecimento Ativo: Atividade Física e Saúde”, Viseu, Portugal.. 2019. Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina.
  31. Níveis de atividade física de estudantes do ensino superior da região centro de portugal. Comunicação apresentada em 2.º Fórum REDESPP - DESPORTO (2018, novembro), Leiria, Portugal.. 2018. Martins, Emília; Coelho, F.; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina.
  32. Proposing a workplace meditation model based on evidence based programs: An integrative review. Poster presented at 4th icH&Hpsy International Conference on Health and Health Psychology, Viseu, Portugal.. Poster presented at 4th icH&Hpsy International Conference on Health and Health Psychology (2018, july), Viseu, Portugal.. 2018. Martins, Emília; Araújo, Patrícia; Fernandes, Rosina ; Mendes, Francisco.
  33. Assessment of motivation for physical activity in gym clients through PALMS. Poster presented at icSEP International Conference on Sport, Education & Psychology (2018, May), Bucarest, Romania.. 2018. Martins, Emília; Mendes, Francisco; Rosado, António; Magalhães, Cátia; Fernandes, Rosina.
  34. Eating habits, physical activity and quality of life in children/youth: gender issues. Poster presented at icSEP International Conference on Sport, Education & Psychology (2018, May). Bucarest, Romania.. 2018. Martins, Emília.
  35. Nutritional status in a portuguese sample of institutionalized and non-institutionalized elderly. Elderly institutionalization implies changes in the daily life with an impact on nutritional status. It is important to evaluate this impact in order to prevent malnutrition among the elderly. This ex-post facto study aims to evaluate the impact of the institutionalization in the elderly nutrition and health, as well as the influence of sociodemographic variables. Additionally, we intend to reflec. 2018. Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina; Martins, Emília; Fernandes, Rosina; Figueiredo, Anabela; Paciência, Eva; et al. http://hdl.handle.net/10400.19/5408.
    https://dx.doi.org/10.15405/epsbs.2018.11.25
  36. Proposing a workplace meditation model based on evidence based programs: An integrative review. Workplace Meditation (WM) practices, focusing on ameliorating occupational-stress, are becoming increasingly popular in organizations. Nevertheless, scientific research is scarce and effective evidence-based programs (EBP) to replicate are hard to find. In this sense, the purpose of this study was to perform a systematic review on WM EBP and to propose a model for interventions using meditation in. 2018. Araújo, Patrícia; Fernandes, Rosina; Martins, Emília; Mendes, Francisco. http://hdl.handle.net/10400.19/5404.
    Araújo, P., Fernandes, R., Martins, E., & Mendes, F. (2018). Proposing a workplace meditation model based on evidence based programs: An integrative review. The European Proceedings of Social & Behavioural Science, XLVIII, 45-54. doi:https://dx.doi.org/10
  37. Institucionalização, regulação emocional e satisfação com a vida numa amostra de adolescentes portugueses. A literatura evidencia o papel da capacidade de regulação emocional no ajustamento e bem-estar dos indivíduos, i.e., para facilitar a ação nas diferentes situações de vida, de modo adaptativo. Há referências a que crianças e adolescentes institucionalizados mostram falhas na capacidade de regulação emocional que radicam na relação com os progenitores, sobretudo em situações de maus tratos. Analiso. 2017. Neves, Susana; Martins, Emília; Magalhães, Cátia; Mendes, Francisco. http://hdl.handle.net/11067/3505.
  38. Bem-estar subjetivo e atividade física em pessoas idosas. ResumoA crescente valorização do envelhecimento como experiência positiva conduziu à investigação de fatores de qualidade de vida nas pessoas idosas, de onde se destacam o bem-estar subjetivo (BES) e a atividade física (AF). Propomo-nos caracterizar e contrastar níveis de BES e AF, em pessoas idosas portuguesas, em função da idade e género. Recorreu-se a uma amostra de conveniência, com 240 sujeit. 2017. Martins, Emília; Fernandes, Rosina; Mendes, Francisco. https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/10372.
  39. Coparentalidade e alienação parental numa amostra de mães/pais portugueses. A coparentalidade positiva encoraja a criatividade, curiosidade e autoconfiança nas crianças/jovens, promovendo, concomitantemente, um desenvolvimento global ajustado, modelado por adultos que valorizam e respeitam as especificidades e interesses dos seus filhos (Dadam, 2011). No entanto, algumas situações da vida familiar (máxime o divórcio) podem resultar em comportamentos menos ajustados por pa. 2017. Pereira, Marina; Fernandes, Rosina; Mendes, Francisco; Martins, Emília. http://hdl.handle.net/11067/3517.
  40. Crianças e jovens em risco/perigo : contributos para a caracterização de uma CPCJ da região norte de Portugal. A promoção e proteção das crianças em risco funda-se na dignidade da pessoa humana que, no nosso ordenamento jurídico, tem consagração constitucional (art.º 1.º CRP) e na lei ordinária, em especial, na Lei 147/99, de 1/9. Na comunidade internacional esta problemática está vazada na Convenção sobre os Direitos da Criança. É objetivo deste trabalho descrever/compreender as situações de perigo da cri. 2017. Marques, Cátia; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina; Martins, Emília; Magalhães, Cátia. http://hdl.handle.net/11067/3506.
  41. Success factors in food education research and intervention programs/projects with school aged children. In school age years, an adequate diet is a determining factor for health promotion, preventing diseases associated with poor diet habits, such as obesity, one of the main challenges of public health in the 21st century. In this sense, WHO elects eficient food education (FE) programs, whose success is attributed to changes in the school environment that include curriculum, longterm intervention and. 2016. Martins, Emília; Fernandes, Rosina; Mendes, Francisco; Magalhães, Cátia. http://hdl.handle.net/10400.19/4042.
  42. Risk of malnutrition in a sample of community-dwelling elderly. Portuguese studies evidence situations of malnutrition risk among the elderly, with negative implications for the aging process. It’s important to increase the diagnosis and to identify variables that may mediate the process, in order to sustain socioeducational interventions.. 2016. Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina; Magalhães, Cátia. http://hdl.handle.net/10400.19/4047.
  43. Physical activity and health state selfperception by portuguese adults. According to the World Health Organization (2015) [1], physical activity translates into significant health benefits and the lack of its practice constitutes a fundamental risk factor in non-transmitted diseases. Objectives: to determine physical activity levels in adults that go (N = 150) or do not go (N = 206) to a gym and relate them with health self-perception (from mediocre to very good).. 2016. Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina; Martins, Emília; Magalhães, Cátia; Araújo, Patrícia. http://hdl.handle.net/10400.19/4048.
    10.1186/s12913-016-1423-5
  44. Being a vegetarian: A systematic review on the effects of vegetarianism on mental health. Vegetarianism is becoming an increasingly popular choice which can be deined as a belief or practice of eating foods obtained mostly from the vegetable kingdom. Most research focus on physical health and there is a dearth of literature about its effects on mental health.. 2016. Araújo, Patrícia; Fernandes, Rosina; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Magalhães, Cátia. http://hdl.handle.net/10400.19/4049.
  45. Mediterranean diet, Health and life quality among portuguese children. The Chronic Diseases Global Action Plan 2013-2020, from WHO (2013) [1], denotes the relevance of urgent implementation of strategies promoting a healthy diet. The Mediterranean Diet (MD), recognized in 2013 by UNESCO as Humanity Immaterial Cultural Heritage, is increasingly considered in the literature as a fundamental eating pattern in the prevention of non-transmittable diseases and with a posit. 2016. Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina; Magalhães, Cátia; Araújo, Patrícia. http://hdl.handle.net/10400.19/4058.
  46. Parenting evidence-based programs (EBP): A study with Portuguese parents. It is apparent that improving parent and child relations should be a major goal of any parental EBP. In other words, parents who care and support their children and have a good relationship and involvement are more willing to invest time in monitoring and supervision them and communicating their expectations that their children.. 2016. Magalhães, Cátia; Martins, Emília; Fernandes, Rosina; Mendes, Francisco; Alves, Ana Berta; Carraça, Bruno. http://hdl.handle.net/10400.19/4044.
  47. A Prática do Educador Social no Envelhecimento: da Formação à Ação. Este estudo exploratório procura analisar o impacto do estágio, integrado do curso de Licenciatura em Educação Social (ESEV-IPV), no que diz respeito aos benefícios da intervenção socioeducativa com pessoas idosas percecionados pelo público- alvo e pelos promotores dos projetos. O estágio surge, no processo de formação, como um contacto formal e estruturado com o mundo do trabalho. Partindo do rec. 2014. Amante, Maria João; Araújo, Lia; Fernandes, Rosina; Fonseca, Susana; Magalhães, Cátia; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Xavier, Paula. http://hdl.handle.net/10400.22/10166.
  48. Evolução do pensamento, raciocínio e desempenho em alunos do ensino superior. O estudo aqui apresentado insere-se no contexto do crescente interesse sobre o impacto do ensino superior no desenvolvimento cognitivo do estudante, despoletado não só pela psicologia do desenvolvimento, mas também pela mudança de paradigma de formação no ensino superior, assente nos desafios da globalização e consolidada na Declaração de Bolonha. Nesse sentido, acompanhámos uma amostra de alunos. 2011. Martins, Emília; Ferreira, Joaquim. http://hdl.handle.net/10400.19/4017.
  49. COGNITIVE DEVELOPMENT, REASONING, AND ACHIEVEMENT IN COLLEGE STUDENTS. In recent years there has been a growing interest in the academic community about the influence of higher education on cognitive development of college students. In addition to the research interest presented to professionals who are interested in studying human development across the life span, in Europe the new challenges of the Bologna Agreement brings to the forefront questions related to the. 2011. Martins, Emília da Conceição Figueiredo; Ferreira, Joaquim Armando Gomes. https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/3046.
Activities

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2015 - Current Necessidades de intervenção das famílias de crianças institucionalizadas: Estudo de caso num CAT
Supervisor
Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2015 - Current Bullying nos espaços escolares
Supervisor
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2015 - Current Valorização e conhecimento dos professores sobre os indicadores do guia de orientações para profissionais da educação na abordagem de situações de maus tratos ou outras situações de perigo
Supervisor
Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2015 - Current A regulação emocional, autoconsciência e satisfação com a vida em jovens institucionalizados e não institucionalizados
Supervisor
Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2014 - Current Implementação de um programa para jovens com défice de competências pessoais e sociais
Supervisor
Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2014 - Current Rendimento Social de Inserção em Portugal entre 2004 e 2013
Supervisor
Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2013 - Current Bullying: um estudo exploratório com alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico em duas escolas do concelho de Seia
Supervisor
Mestrado em ensino de educação física nos ensinos básico e secundário (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 - Current Mediação familiar: a perspetiva dos mediadores familiares
Supervisor
Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2013 - Current Programa de educação parental "(Re)Construir Famílias" : um projeto de investigação-ação
Supervisor
Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2013 - Current Filhos do divórcio:" quando os meus pais se divorciaram"
Supervisor
Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2013 - Current Institucionalização de crianças/jovens : obstáculos à desinstitucionalização na perspetiva dos profissionais
Supervisor
Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2013 - Current Bullying em jovens LGBT
Supervisor
Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2013 - Current Intervenção na promoção da saúde mental: um estudo piloto da aplicação do programa MindMatters com alunos do 9º ano
Supervisor
Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2018 - 2019/12/09 Vinculação aos pais e aos pares: Memórias de vergonha e comportamento antissocial na adolescência
Supervisor of Vilma Manuela de Albuquerque Silvestre
Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2017 - 2019/04/03 Os benefícios do boccia na incapacidade associada ao processo de envelhecimento
Supervisor
Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2017 - 2019/02/27 Educar crianças num ambiente seguro: Papel da parentalidade consciente numa amostra de pais da zona Centro do País
Supervisor of Ana Isabel Pratas Martins dos Santos
Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2016 - 2018/10/17 Musicoterapia e competências de comunicação na síndrome de Dravet: Uma investigação-ação
Supervisor
Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2016 - 2018/04/12 Tomada de decisão dos técnicos da CPCJ na aplicação de medidas de promoção e proteção
Co-supervisor
Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2017 - 2018/02/01 Práticas educativas positivas : aplicação do programa de educação parental (ACT) na região centro
Supervisor
Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2016 - 2018/02/01 Formação parental: Implementação do programa ACT num grupo de pais da região Centro de Portugal
Supervisor
Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Master)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2018 - 2018 Consciência fonológica em crianças do 1º ciclo do ensino básico com perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2016 - 2016 Participação em colónias de férias e promoção da autonomia : perceções de adolescentes e monitores Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2016 - 2016 Estilos parentais e qualidade de vida em crianças e jovens Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2016 - 2016 Delinquência juvenil na perspetiva dos professores e das crianças e jovens Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2016 - 2016 Famílias de crianças com necessidades educativas especiais : bem-estar subjetivo e satisfação com a intervenção precoce Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2015 - 2015 Bullying nos espaços escolares Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2015 - 2015 A regulação emocional, autoconsciência e satisfação com a vida em jovens institucionalizados e não institucionalizados Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2015 - 2015 O rendimento social de inserção em Portugal entre 2004 e 2013 Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2015 - 2015 Necessidades de intervenção das famílias de crianças institucionalizadas : estudo de caso num CAT Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2015 - 2015 Valorização e conhecimento dos professores sobre os indicadores do guia de orientações para profissionais da educação na abordagem de situações de maus tratos ou outras situações de perigo Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2021/12/17 Intervenção psicomotora e desenvolvimento das capacidades motoras e comportamentais das crianças com perturbações de aprendizagem especificas
Supervisor
Isabel Cristina Correia David (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021/11/02 Igualdade de género e inclusão: Percepções e atitudes de professores/as do 2º e 3º ciclos do ensino básico e secundário
President of the jury
Rosana Maria Freitas Silveira (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021/11/02 Exposição de menores à violência doméstica: O caso do distrito de Viseu
Supervisor
João Miguel Marques Clara (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021/07/22 Estágio de licenciatura
Supervisor
Manuel José Moleiro Mirandez (Other)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021/07/22 Estágio de licenciatura
Supervisor
Diana Isabel Capela Fonseca (Other)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021/07/22 Estágio de licenciatura
Supervisor
Ana Maria Gonçalves Ventura (Other)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021/07/22 Estágio de licenciatura
President of the jury
Ana Rita Teixeira Almeida (Other)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021/07/22 Estágio de licenciatura
President of the jury
Marta Filipa Tavares Costa (Other)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021/07/22 Estágio de licenciatura
President of the jury
Sara Marques Silva (Other)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021/07/22 Estágio de licenciatura
(Thesis) Main arguer
Joana Filipa Melo Pereira (Other)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021/07/22 Estágio de licenciatura
(Thesis) Arguer
Liliana Rebelo Silva (Other)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021/07/22 estágio de licenciatura
(Thesis) Arguer
Liliana Rebelo Silva (Other)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021/07/22 Estágio de licenciatura
President of the jury
Ana Rita Lopes Gaspar (Other)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021/07/22 Estágio de licenciatura
President of the jury
Tânia da Costa Pinto (Other)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021/07/22 Estágio de licenciatura
(Thesis) Arguer
Daniela Oliveira Casais (Other)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021/07/22 Estágio de licenciatura
(Thesis) Arguer
Mariana Mendes Pais (Other)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021/07/22 Estágio de licenciatura
(Thesis) Arguer
Patrícia Sofia Garcia Pinto (Other)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021/07/22 Estágio de licenciatura
(Thesis) Arguer
Sara Isabel Figueiredo Pereira (Other)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021/07/15 Estagio de licenciatura em educação social
President of the jury
Andrea Jimenez Ruiz (Other)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021/07/15 Estágio de licenciatura
President of the jury
Valentina Artiaga Perez (Other)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021/07/15 Estágio de licenciatura
President of the jury
Lúcia Montes Grigelmo (Other)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2020/09/15 As perspetivas de família sob o olhar de pais e filhos com incapacidade intelectual
President of the jury
Miram Cláudia Valinho Figueiredo Duque Adão (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2020/09/14 Perceções de profissionais e jovens em situação de vulnerabilidade social sobre a transição para a vida pós escolar
President of the jury
Ana Isabel Correia Teixeira (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2019/12/18 Perceção dos agentes de primeira e segunda linhas da promoção e proteção de crianças relativamente à Lei 147/99 de 1/9
(Thesis) Main arguer
Márcia Filipa Martinho Antunes (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2019/12/11 A inclusão de uma criança com atraso global de desenvolvimento no contexto pré-escolar: Uma abordagem autorreflexiva com base no Dec.-Lei nº 54/2018
President of the jury
Catarina Neves Lopes (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2019/05/23 Consumo de álcool e tabaco numa amostra de adolescentes portugueses: Relevância das memórias de vergonha e de práticas parentais
(Thesis) Main arguer
Joana Rita Vinagre da Eira (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2018/12/13 Perceções de professores sobre práticas inclusivas para alunos com perturbação do desenvolvimento intelectual com currículo específico individual
(Thesis) Main arguer
Eulália Rodrigues de Albuquerque (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2018/12/13 Transição para o mundo do trabalho de jovens com necessidades educativas especiais
President of the jury
Ana Paula Gomes da Costa Martins de Araújo Macário (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2018/12/10 Competências ortográficas em alunos com défice na expressão escrita: Contributos de um estudo de caso
President of the jury
Isabel Maria Brás de Moura (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2018/11/07 Implementação de um programa de treino de competências sociais no âmbito da prevenção de atitudes (anti)sociais em jovens adolescentes
(Thesis) Main arguer
Sandra Maria Lopes Correia (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2018/02/01 Violência doméstica em famílias de crianças sinalizadas numa Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Região Centro do país
(Thesis) Arguer
Andreia Filipa Figueiredo Burgos (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2018/02/01 Crianças e jovens em risco: Caracterização das decisões judiciais
(Thesis) Main arguer
Ana Luísa Carvalho Pinto (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2017/07/03 Educação inclusiva: Perceções e estratégias pedagógicas de professores sobre dislexia
President of the jury
Raquel Grilo de Oliveira Fernandes (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2017/07/03 Literacia em saúde mental e consumo de álcool numa amostra de adolescentes da região centro
President of the jury
Maria Elisabete Lopes Fernandes (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2017/07/03 Bairros sociais: Resiliência, autoconceito, autoestima em jovens adolescentes
(Thesis) Main arguer
Telma Sofia Matos Gomes (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2017/07/03 Regulação emocional e satisfação com a vida: Estudo comparativo entre jovens institucionalizados e não institucionalizados
(Thesis) Main arguer
Beatriz Ferreira Antunes (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2016 Institucionalização e qualidade de vida em crianças e jovens portugueses
(Thesis) Arguer
Diana Raquel Azevedo Gonçalves (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2016 Importância da musicoterapia nas capacidades e dificuldades de uma adolescente com perturbação do espero do autismo
(Thesis) Arguer
Inês Prata Brito (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2016 Fatores promotores e inibidores da intervenção dos técnicos das CPCJ
President of the jury
Sónia Maria Correia Henriques (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2015 O Processo de Promoção e Proteção da criança: o caso de uma CPCL da região centro
(Thesis) Arguer
Ana Isabel Cunha Lopes (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2015 Crianças e jovens em perigo: um estudo de caso sobre o trabalho desenvolvido numa CPCJ da região norte de Portugal
(Thesis) Arguer
Cátia Margarida Oliveira Marques (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2015 A importância da música na perturbação por défice de atenção e hiperatividade: Um estudo de caso
(Thesis) Arguer
Diana Sofia Guimarães Teixeira (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2014 Contributos para a compreensão da alienação parental: Um estudo sobre a coparentalidade em mães e pais portugueses
President of the jury
Marina Vanessa Cardoso Pereira (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2014 As crenças dos profissionais das forças de segurança sobre a violência doméstica
President of the jury
José Afonso Guerra Fernandes (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2014 Lares de Infância e juventude: Contributos para a autonomia
(Thesis) Arguer
Carolina Jorge Veloso (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2013/06/28 Integração nos lares de infância e juventude - percepções dos técnicos e jovens desinstitucionalizados
(Thesis) Arguer
Liliana Almeida Rodrigues (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2013/02/14 Bem-estar subjetivo no (des)emprego: Um estudo sobre o ajustamento pessoa-ambiente profissional
(Thesis) Arguer
Rosina Inês Ribeiro de Sá Fernandes (PhD)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013 Intervenção dos Educadores Sociais de Equipas Multidisciplinares de RSI no desenvolvimento de competências em famílias multidesafiadas - perceção dos técnicos
President of the jury
Ana Isabel Rodrigues Lopes (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2013 Crenças e representações sociais dos adolescentes sobre a violência doméstica
President of the jury
Carla Sandra de Jesus Lourenço Maia Monteiro (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2013 Contributos do RSI na proteção das crianças e jovens em risco : a perspetiva de diferentes agentes
(Thesis) Arguer
Eugénia Eliete Ferreira Ribeiro (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2013 Filhos de ninguém: A devolução no processo de adoção
(Thesis) Arguer
Sónia Alexandra de Figueiredo Brito (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2013 Do outro lado da linha: A visão de um educador social sobre a delinquência juvenil
President of the jury
Vanda Sofia Alves Rodrigues (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2013 Educação parental para famílias de crianças com necessidades educativas especiais: Proposta de projeto de ação
President of the jury
Maria de Fátima Machado Soares (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2012/07/24 Competências pessoais como preditoras do desempenho docente
(Thesis) Arguer
Helena Maria do Vale Victor (Master)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2008/06/30 O bem-estar subjectivo de adultos em processo de RVCC de nível secundário
(Thesis) Arguer
Susana Isabel Janeiro Ambrósio (Master)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Association member

Society Organization name Role
Current Ordem dos Psicólogos

Other jury / evaluation

Activity description Institution / Organization
2021/05/12 - Current Júri de procedimento concursal para recrutamento de um Professor Adjunto para a Escola Superior de Educação de Viseu, área de científica de Psicologia-Intervenção Socioeducativa em Saúde. Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021/05/12 - 2021/06/08 Júri de procedimento concursal para recrutamento de um Professor Adjunto para a Escola Superior de Educação de Viseu, área de científica de Psicologia-Educação e Trabalho Social Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2020/12/02 - 2021/05/14 Procedimento Concursal para Recrutamento, Seleção e Provimento Cargo de Direção Intermédia de 1o Grau Departamento de Educação, Desenvolvimento Social, Desportivo e Cultural da Câmara Municipal de Tondela Câmara Municipal de Tondela, Portugal
2020/03/25 - 2020/10/26 Procedimento de recrutamento de três professores coordenadores para o IPVC na Área Disciplinar de Educação e Ciências Sociais Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2019/05/30 - 2019/09 Júri de procedimento concursal para recrutamento de um Professor Adjunto para a Escola Superior de Educação de Viseu, área de científica de Psicologia-Intervenção Socioeducativa em Saúde. Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2013/04 - 2013/07/23 CONCURSO DOCUMENTAL PARA UM LUGAR DE PROFESSOR COORDENADOR PARA O SETOR DE ÁREAS DISCIPLINARES DE PSICOLOGIA E CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO – ÁREA DISCIPLINAR PSICOLOGIA SOCIAL, COMPORTAMENTO E COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2011/10/28 - 2012/02/20 Procedimento Concursal para recrutamento de um Professor Coordenador para a Escola Superior de Educação, área disciplinar de Psicologia: Psicologia Pedagógica (Edital n.o 1073//2011 publicado em DR n.o 208, II Série de 28 de Outubro de 2011). Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2000/03/21 - 2000/05 • Vogal efectiva do júri para o concurso de Assistente do 1º Triénio na área Científica de Psicologia da Escola Superior de Educação – Pólo de Lamego (D.R. n.º 68, 2ª Serie de 21-03-2000) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2000 - 2000 Vogal efectiva do júri para o concurso de Assistente do 1º Triénio na área Científica de Psicologia da Escola Superior de Educação (D.R. n.º 68, 2ª Serie de 21-03-2000) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal