Identification
Personal identification
- Full name
- António João Cruz
Citation names
- Cruz, António João
Author identifiers
- Ciência ID
- 411C-A14B-142F
- ORCID iD
- 0000-0001-6396-5027
- Google Scholar ID
- 7LaKupMAAAAJ
- Researcher Id
- A-3764-2008
- Scopus Author Id
- 10039472900
Websites
- http://www.cr.estt.ipt.pt/pessoal/ajcruz.html (Professional)
- http://www.ciarte.pt (Personal)
Knowledge fields
- Humanities - Arts
- Humanities - History and Archaeology
- Exact Sciences - Chemical Sciences
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
1993
Concluded
|
Química (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
"Estudo Geoquímico de Preenchimentos Sedimentares de Grutas da Estremadura com Vestígios de Ocupação Humana Pré-histórica" (THESIS/DISSERTATION)
|
Aprovado com distinção e louvo |
1986
Concluded
|
Química (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
15 |
Affiliation
Science
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2014/01 - Current | Researcher (Research) | Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal |
2008/01 - 2013/12 | Researcher (Research) | Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal |
1992/09 - 1997/12 | Researcher (Research) | Instituto José de Figueiredo, Portugal |
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2010 - Current | Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico de Tomar, Portugal |
2013 - 2016 | Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal |
2004/09 - 2010 | Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico de Tomar, Portugal |
2004/01 - 2004/08 | Assistant Professor (University Teacher) | Universidade de Lisboa, Portugal |
Positions / Appointments
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2016 - 2019 | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Instituto Politécnico de Tomar, Portugal |
2016 - 2019 | Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente | Instituto Politécnico de Tomar, Portugal |
2013 - 2016 | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal |
2013 - 2016 | Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente | Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal |
Others
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
1999/09 - 2001/08 | Outra Situação (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
1995/09 - 1999/08 | Outra Situação (Docente-Ens. Sup. Politécnico) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
Projects
Contract
Designation | Funders | |
---|---|---|
2019/01/01 - 2019/12/31 | ARTIS - Instituto de História da Arte, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa
UID/EAT/04189/2019
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Universidade de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes
UID/EAT/00622/2019
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Laboratório HERCULES - Herança Cultural Estudos e Salvaguarda
UID/Multi/04449/2019
Universidade Nova de Lisboa Instituto Português de Relações Internacionais, Portugal
Universidade de Évora, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2011/03/01 - 2014/08/31 | TACELO - Estudos para a conservação das esculturas monumentais em terracota do mosteiro de Alcobaça
PTDC/HIS-HEC/111825/2009
Universidade de Aveiro GeoBioTec Geobiociências Geotecnologias e Geo-engenharias, Portugal
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal Instituto Gestao do Patrimonio Arquitectonico e Aqueologico, Portugal Universidade de Aveiro, Portugal Republica Portuguesa Direção-Geral do Património Cultural, Portugal Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2011/01/01 - 2014/06/30 | Eneias - A colecção de pintura da Biblioteca Nacional de Portugal: do resgate do património artístico conventual na implantação
do Liberalismo ao estudo integrado de conservação e divulgação
PTDC/HIS-HEC/113226/2009
Universidade de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal Instituto Politécnico de Tomar, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2011/01/01 - 2013/12/31 | Projecto Estratégico - UI 622 - 2011-2012
PEst-OE/EAT/UI0622/2011
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2011/01/01 - 2012/12/31 | Projecto Estratégico - UI 612 - 2011-2012
PEst-OE/QUI/UI0612/2011
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
Universidade de Lisboa Centro de Química e Bioquímica, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2005/10/01 - 2008/06/30 | CATHEDRAL - Caracterização e Conservação de Argamassas Tradicionais Históricas de Edifícios Religiosos do Alentejo
POCI/HEC/57915/2004
Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Portugal
Universidade de Évora, Portugal Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2005/10/01 - 2008/03/15 | As matérias da imagem: os pigmentos na tratadística portuguesa entre a Idade Média e 1850
POCI/EAT/58065/2004
Universidade de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
Other
Designation | Funders | |
---|---|---|
2011/03 - 2014/06 | TACELO - Estudos para a conservação das esculturas monumentais em terracota do mosteiro de Alcobaça
PTDC/CTE-GIX/111825/2009
Researcher
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
|
Concluded
|
2011/01 - 2014/06 | Eneias - A colecção de pintura da Biblioteca Nacional de Portugal: do resgate do património artístico conventual na implantação
do Liberalismo ao estudo integrado de conservação e divulgação
PTDC/HIS-HEC/113226/2009
Researcher
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
|
Concluded
|
2005/10 - 2009/03 | The materials of the image: pigments on Portuguese treatises from the Middle Ages to 1850
POCTI/EAT/58065/2004
Researcher
Universidade de Lisboa, Portugal
|
Concluded
|
2005 - 2008 | CATHEDRAL – Characterisation and conservation of traditional historical mortars from Alentejo’s religious buildings
POCTI/HEC/57915/2004
Researcher
Universidade de Lisboa, Portugal
|
Concluded
|
Outputs
Publications
Book |
|
Book chapter |
|
Conference abstract |
|
Conference paper |
|
Conference poster |
|
Edited book |
|
Journal article |
|
Newspaper article |
|
Thesis / Dissertation |
|
Other
Other output |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2014 | SR-XRD analysis of bole layers in popular and erudite Portuguese gilded Baroque retables | Synchrotron Radiation and Neutrons in Art and Archaeology Conference
Musée du Louvre (Paris)
|
2014 | Study and intervention on two plain chant choir books from the Convent of Christ of Tomar, Portugal: the problems of the treatment of overlarge books | Men and Books: From Microorganisms to Megaorganisms
European Research Centre for Book and Paper Conservation-Restoration (Horn)
|
2014 | Os materiais da cor no mosteiro de Alcobaça: tradição ou descontinuidade? | International Seminar ‘Terracotta Monumental Sculpture of Alcobaça Monastery: Tacelo Project’
Instituto Politécnico de Tomar (Tomar)
|
2013 | A matéria de que é feita a arte: a cor na pintura portuguesa, do século XV ao século XX, segundo a análise laboratorial | Seminários do DQB
Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Lisboa)
|
2013 | Del Mediterráneo al Atlántico: algunas consideraciones sobre las preparaciones de la pintura sobre tabla en la Península Ibérica | Colóquio Internacional sobre As Preparações na Pintura Portuguesa dos Séculos XV e XVI
Instituto de História da Arte da Facuildade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa)
|
2013 | Os estratos preparatórios das obras do pintor eborense Francisco João (activo entre 1563 e 1595) | Colóquio Internacional sobre As Preparações na Pintura Portuguesa dos Séculos XV e XVI
Instituto de História da Arte da Facuildade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa)
|
2013 | As preparações das pinturas atribuídas a Nuno Gonçalves | Colóquio Internacional sobre As Preparações na Pintura Portuguesa dos Séculos XV e XVI
Instituto de História da Arte da Facuildade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa)
|
2013 | A proveniência dos pigmentos utilizados em pintura em Portugal antes da invenção dos tubos de tintas: problemas e perspectivas | Colóquio Internacional sobre As Preparações na Pintura Portuguesa dos Séculos XV e XVI
Instituto de História da Arte da Facuildade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa)
|
2012 | Os azuis na pintura de Nuno Gonçalves | IV Congresso de História da Arte Portuguesa
Associação Portuguesa de Historiadores da Arte (Lisboa)
|
2012 | Historical and material approach to the paintings at the Portugal National Library: contributions to the history of conservation and restoration of easel painting in the 19th century | Euromed 2012 - International Conference on Cultural Heritage and Digital Libraries
(Lemesos, Chipre)
|
2012 | As cores do Políptico de São Vicente, de Nuno Gonçalves | 2nd International Workshop Physical and Chemical Analytical Techniques in Cultural Heritage
Centro de Física Atómica da Universidade de Lisboa (Lisboa)
|
2011 | Sobre os materiais utilizados na talha da época barroca do noroeste de Portugal: primeiros resultados | I Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro
Universidade Católica Portuguesa (Porto)
|
2011 | Ciência e Conservação: Alguns problemas de uma relação frequentemente conflituosa, mas necessária | I Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro
Universidade Católica Portuguesa (Porto)
|
2011 | A detecção de pinturas falsas | Crime no Museu
Ciência Viva (Lisboa)
|
2011 | Verdadeiro ou falso? A química e a falsificação das obras de arte | Tertúlias Química e Sociedade
Universidade de Évora (Évora)
|
2011 | An unusual glazing technique on a Portuguese panel painting from the second half of the 16th century: materials, technique and reconstructions | ICOM-CC 16th Triennial Conference
ICOM-CC (Lisboa)
|
2010 | The diffusion of modern red pigments during the 19th century: analysis of portuguese technical literature | Reusing the Industrial Past, ICOHTEC, TICCIH & Worklab Joint Conference
(Tampere)
|
2010 | Green pigments: Tradition and modernity in painting according to Portuguese 19th century technical literature | YOCOCU 2010. Youth in Conservation of Cultural Heritage
( Palermo)
|
2010 | Problemas de conservación en pintura contemporánea: estudio de dos pinturas de Pedro Cabrita Reis con contaminación por microorganismos | Conservación de Arte Contemporáneo. 11ª Jornada
Museo Reina Sofía (Madrid)
|
2009 | Em busca da origem das cores do Livro de Como se Fazem as Cores | As Matérias da Imagem: antigos receituários e tratados portugueses para preparação de pigmentos aplicados na pintura
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa)
|
2009 | Teoria vs. Prática. Problemas associados à produção artesanal do branco de chumbo | As Matérias da Imagem: antigos receituários e tratados portugueses para preparação de pigmentos aplicados na pintura
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa)
|
2009 | Teoria vs. Prática.Problemas associados à produção artesanal do vermelho de chumbo | As Matérias da Imagem: antigos receituários e tratados portugueses para preparação de pigmentos aplicados na pintura
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa)
|
2009 | Painting on cardboard in the beginning of the XX century, in Portugal: Aurélia de Souza, a forgotten artist on a time of technical changes | VIII Congreso Ibérico de Arqueometría
(Teruel)
|
2009 | O desenvolvimento da ciência e da técnica no séc. XIX e os pigmentos amarelos usados em pintura em Portugal segundo a literatura técnica | Scientiarum Historia II. Encontro Luso-Brasileiro de História das Ciências
Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro)
|
2008 | A investigação em Conservação e Restauro na geografia e na prática dos saberes | V Jornadas de Arte e Ciência
Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa (Porto)
|
2008 | Existe investigação em Conservação e Restauro? | Da Prática à Teoria - 1.ªs Jornadas ARP: Investigações de Mestrados e Doutoramentos
ARP - Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal (Lisboa)
|
2008 | Traditional and modern blue pigments in Portuguese 19th century technical literature | YOCOCU 2008. Youth in Conservation of Cultural Heritage
Italian Association of Conservation Scientists (Rome)
|
2008 | Energy dispersive X-ray fluorescence spectrometry study of the paintings attributed to Nuno Gonçalves | Cultural Heritage: Applications on Conservation-Restoration
Centro de Física Atómica da Universidade de Lisboa (Lisboa)
|
2008 | Characterization of historical mortars from Alentejo’s religious buildings | HMC08 - 1st Historical Mortars Conference
LNEC (Lisboa)
|
2008 | The colours of the 15th century paintings attributed to Nuno Gonçalves | Colours 2008 - Bridging Science with Art
Universidade de Évora (de Évora)
|
2008 | New pigments in the 19th century painting according to the technical treatises published in Portugal | Colours 2008 - Bridging Science with Art
Universidade de Évora (Évora)
|
2008 | The colours of a 16th century panel painting, attributed to Francisco João, from the Church of Pavia (Mora, Portugal) | Colours 2008 - Bridging Science with Art
Universidade de Évora (Évora)
|
2008 | A rare pigment in an unexpected place: realgar in a Portuguese baroque sculpture with non-erudite features | Colours 2008 - Bridging Science with Art
Universidade de Évora (Évora)
|
2008 | Pigment identification on artworks by EDXRF | Colours 2008 - Bridging Science with Art
Universidade de Évora (Évora)
|
2007 | Ver o não visível: O uso da radiografia no estudo das pinturas de cavalete | III Jornadas Técnicas de Imagiologia
Universidade de Aveiro (Aveiro)
|
2007 | Forma e matéria: a escultura barroca de Santo Estêvão do Museu de Santa Maria de Lamas, Portugal | V Congresso do CEIB - Centro de Estudos da Imaginária Brasileira
CEIB (Vitória)
|
2007 | Synthesis of Artists’ Pigments Following Ancient Recipes: White Lead | 41th IUPAC World Chemistry Congress
IUPAC (Turin)
|
2007 | Materials and techniques used in three polychrome Baroque wooden sculptures from Baião, Portugal | Technart 2007 - Non-destructive and Microanalytical Techniques in Art and Cultural Heritage Research
(Lisboa)
|
2006 | Imagens em transformação: os painéis da igreja de Santa Maria, de Tavira, encontrados na ermida de São Pedro, e os problemas colocados pelo seu restauro e estudo laboratorial | II Feira do Livro de Conservação e Restauro
Núcleo de Conservação e Restauro da Associação de Estudantes da Escola Superior de Tecnologia de Tomar (Tomar)
|
2006 | Estudos de adsorção de azoto em argamassas antigas da Igreja de S. Gião (Nazaré) | XXXI Reunión Ibérica de Adsorción
(Tarragona)
|
2005 | Os pigmentos naturais utilizados em pintura | Pigmentos & Corantes Naturais. Entre as artes e as ciências
Universidade de Évora (Évora)
|
2005 | Ibn Hayyim's O Livro de Como se Fazen as Cores (1262) | Craft treatises and handbooks: the Dissemination of technical knowledge in the Middle Ages. International Symposium
(Córdoba)
|
2003 | Utilização de materiais adsorventes na prevenção da alteração dos objectos metálicos expostos em museus – O caso do chumbo | Encontro Internacional “Ligas metálicas: Investigação e conservação”,
Departamento de Ciências e Técnicas do Património da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto)
|
2002 | Diálogo imperfeito: problemas de comunicação entre a ciência e a arte manifestados no estudo laboratorial da pintura portuguesa | Ciência & Arte
Núcleo de Conservação e Restauro (nCoRes) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (Monte da Caparica)
|
2002 | Estudo da capacidade de materiais para adsorver vapores de ácido acético com vista à prevenção da alteração dos objectos de chumbo conservados em museus | XVII Reunión Ibérica de Adsorción
Universidad de Léon (Léon)
|
2000 | O risco da arte – A toxicidade dos materiais utilizados na execução e conservação das pinturas de cavalete | II Encontro Nacional da Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal
ARP - Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal (Lisboa)
|
2000 | A matéria de que é feita a cor – Os pigmentos utilizados em pintura e sua identificação e caracterização | 1.os Encontros de Conservação e Restauro – Tecnologias
Instituto Politécnico de Tomar (Tomar)
|
1998 | A arte e a ciência | Viver a Ciência
Escola António Arroio (Lisboa)
|
1995 | Imagens perdidas, imagens achadas: pinturas reveladas pelos raios X no Instituto José de Figueiredo | Simpósio Comemorativo do Centenário da Descoberta dos Raios X
Universidade de Coimbra (Coimbra)
|
1995 | Imagens perdidas, imagens achadas: pinturas reveladas pelos raios X no Instituto José de Figueiredo | Simpósio Comemorativo dos 100 Anos da Descoberta dos Raios X
Museu da Ciência da Universidade de Lisboa (Lisboa)
|
1994 | O estudo laboratorial das obras de arte: princípios, problemas e limites | Ciclo de conferências “Questões contemporâneas sobre conservação e restauro”
Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva (Lisboa)
|
Supervision
Thesis Title Role |
Degree Subject (Type) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2015 - Current | A Técnica e a Materialidade da Pintura de Abel Salazar e a Crítica de Arte em Portugal na Primeira Metade do Século XX
Co-supervisor
|
Conservação de Pintura (PhD)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
2021 - 2021 | "Estudo e intervenção dum conjunto de mapas murais da Biblioteca Real da Bélgica"
Supervisor
|
Conservação e Restauro (Master)
Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal
|
2018/09/01 - 2020/01/15 | Estudo e Intervenção Dum Conjunto de Mapas Murais da Biblioteca Real da Bélgica
Supervisor
|
Mestrado em Conservação e Restauro (Master) |
2019 - 2019 | Estudo e intervenção das pinturas representando São Sebastião e Santa Luzia, de Belchior de Matos, constituintes de um díptico
da Ermida de Geraldes, em Peniche
Supervisor
|
Conservação e Restauro (Master)
Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal
|
2019 - 2019 | Trindade (ou: Padre Eterno): Estudo e intervenção de conservação e restauro de uma pintura sobre madeira do Museu Nacional
Machado de Castro, Coimbra
Supervisor
|
Conservação e Restauro (Master)
Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal
|
2018 - 2019 | Estudo e intervenção das pinturas representando São Sebastião e Santa Luzia, de Belchior de Matos, constituintes de um díptico
da Ermida de Geraldes, em Peniche
Supervisor
|
Mestrado em Conservação e Restauro (Master)
Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal
|
2018 - 2019 | Trindade (ou: Padre Eterno): Estudo e intervenção de conservação e restauro de uma pintura sobre madeira do Museu Nacional
Machado de Castro, Coimbra
Supervisor
|
Mestrado em Conservação e Restauro (Master)
Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal
|
2018 - 2018 | Estudo dos materiais e técnicas aplicadas em papéis perfurados e intervenção num exemplar de bordado com missangas
Supervisor
|
Conservação e Restauro (Master)
Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal
|
2017 - 2018 | Estudo de Materiais e Técnicas Aplicadas em Papéis Perfurados e Intervenção Num Exemplar de Bordado com Missangas
Supervisor
|
Mestrado em Conservação e Restauro (Master)
Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal
|
2015 - 2017 | Estudo e Tratamento de Conservação e Restauro de um Biombo Oriental em Madeira Policromada
Supervisor of Ana Cristina Seco de Morais
|
Mestrado em Conservação e Restauro (Master)
Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal
|
2016 - 2016 | A Matéria da Arte e as Suas Circunstâncias: Estratégias Adaptativas do Pintor Maneirista Diogo Teixeira
Co-supervisor
|
Conservação de Pintura (PhD)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
2015 - 2016 | Caracterização de Argamassas Históricas do Convento de Cristo - Tomar
Co-supervisor
|
Química (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2015 - 2015 | Caracterização de Materiais e de Técnicas de Policromia da Talha Portuguesa de Produção Erudita e de Produção Popular da Época
Barroca do Noroeste de Portugal
Co-supervisor
|
Geociências (PhD)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014 - 2015 | O Tríptico da Vida de Cristo - Estudo e Tratamento de Pintura sobre Madeira da Igreja de São João Baptista, em Tomar, Atribuída
À Oficina de Quentin Metsys
Supervisor
|
Conservação e Restauro (Master)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
|
2014 - 2014 | O Pintor Francisco João (act. 1562-1595). Materiais e técnicas de pintura de cavalete em Évora, na segunda metade do século
XVI
Supervisor
|
Conservação de Pintura (PhD)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
2013 - 2013 | Introdução e Circulação de Novos Materiais de Pintura em Portugal no Século XIX
Supervisor
|
Conservação de Pintura (PhD)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
2013 - 2013 | Estudo de Técnicas Pictóricas e Problemas de Conservação na Arte Contemporânea Portuguesa
Co-supervisor
|
Conservação de Pintura (PhD)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
2013 - 2013 | Estudo Material e Técnico da Obra de Aurélia de Souza e a sua Relação com a Conservação
Co-supervisor
|
Conservação de Pintura (PhD)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
2013 - 2013 | A Obra de Nuno Gonçalves – Estudo Técnico
Supervisor
|
Conservação de Pintura (PhD)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
2013 - 2013 | Estudo e intervenção de códices dos séculos XVII - XVIII do Convento de Cristo, de Tomar
Supervisor
|
Conservação e Restauro (Master)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
|
2010 - 2010 | Estudo das Argamassas da Igreja do Colégio, de Portimão
Co-supervisor
|
Química Aplicada ao Património Cultural (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2010 - 2010 | Avaliação de uma Metodologia de Tratamento de Desenhos a Pastel
Supervisor
|
Conservação e Restauro (Master)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2008 - 2008 | Síntese de Pigmentos Segundo os Procedimentos Descritos em Antigos Tratados de Pintura e sua Caracterização
Co-supervisor
|
Química Aplicada ao Património Cultural (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2008 - 2008 | Caracterização de Materiais e de Técnicas da Escultura sobre Madeira de Produção Popular e de Produção Erudita da Época Barroca
Co-supervisor
|
Química Aplicada ao Património Cultural (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2007 - 2007 | O pintor Francisco João (act.1563-1595). Materiais e técnicas na pinturas de cavalete em Évora na segunda metade do século
XVI
Supervisor
|
Conservação de Pintura (PhD)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2007 - 2007 | A Obra de Nuno Gonçalves - Estudo Técnico
Supervisor
|
Conservação de Pintura (PhD)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2007 - 2007 | Introdução e circulação de novos materiais de pintura em Portugal no Século XIX
Supervisor
|
Conservação de Pintura (PhD)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2006 - 2006 | Obra Gráfica de Rafael Bordalo Pinheiro – Problemas de Alteração de Suportes em Papel
Co-supervisor
|
Química Aplicada ao Património Cultural (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2006 - 2006 | Caracterização de Argamassas Antigas da Igreja de São Gião – Nazaré
Co-supervisor
|
Química Aplicada ao Património Cultural (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
Event participation
Activity description Type of event |
Event name Institution / Organization |
|
---|---|---|
2015 - 2015 | Colours 2015: Bridging Science with Art
Conference
|
Colours 2015: Bridging Science with Art
Universidade de Évora, Portugal
|
2015 - 2015 | III Encontro Luso Brasileiro de Conservação e Restauro
Meeting
|
III Encontro Luso Brasileiro de Conservação e Restauro
Universidade de Évora, Portugal
|
2015 - 2015 | GILT-EnArt 2015 — Gilding Materials and Techniques in European Art
Conference
|
GILT-EnArt 2015 — Gilding Materials and Techniques in European Art
Universidade de Évora, Portugal
|
2014 - 2014 | International Seminar ‘Terracotta Monumental Sculpture of Alcobaça Monastery: Tacelo Project’
Seminar
|
International Seminar ‘Terracotta Monumental Sculpture of Alcobaça Monastery: Tacelo Project’
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
|
2014 - 2014 | O Património Artístico das Ordens Religiosas: Entre o Liberalismo e a Atualidade
Conference
|
O Património Artístico das Ordens Religiosas: Entre o Liberalismo e a Atualidade
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2013 - 2013 | 1st International Conference on Innovation in Art Research and Technology
Conference
|
1st International Conference on Innovation in Art Research and Technology
Universidade de Évora, Portugal
|
2008 - 2008 | HMC08 - Historical Mortars Conference
Congress
|
HMC08 - Historical Mortars Conference
Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Portugal
|
Jury of academic degree
Topic Role |
Candidate name (Type of degree) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2014 | O Pintor Francisco João (act. 1562-1595). Materiais e técnicas de pintura de cavalete em Évora, na segunda metade do século XVI | Helena Pinheiro de Melo (PhD)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
2014 | Policromias sobre Alabastro e Suas Propriedades Físico-químicas. Relevo de São Jerónimo Penitente | Raquel Saraiva Nogueira Diogo (Master)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
|
2014 | Licença de Obras de 1924 do Arquivo Municipal do Porto – Casa do Infante: Intervenções de Conservação e Restauro em Desenhos Técnicos, Impressões e Papéis Manuscritos | Ivone Oliveira Vaz (Master)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
|
2014 | Estudo e intervenção de esculturas em terracota policromada da Casa-Museu José Régio, em Portalegre | Sara Catarina Almeida Mariano (Master)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
|
2014 | Conjunto escultórico da Sagrada Família atribuído à oficina de Machado de Castro - Estudo comparativo e intervenção de carácter conservativo | Maria Margarida Toscano Lopes Dias Manarte (Master)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
|
2014 | Intervenção de duas esculturas em terracota policromada da Casa-Museu José Régio (Portalegre) e de uma escultura em madeira policromada do Museu de Aveiro | Francesca Paba (Master)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
|
2014 | Urania: a conservação e restauro de um teatro de marionetas do final do século XIX | Cátia Vanessa Seara e Silva (Master)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
|
2014 | Estudo, conservação e divulgação do espólio cerâmico do Quarteirão das Artes, Montemor-o-Velho | Ânia Liberato Chasqueira (Master)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
|
2014 | Estudo iconográfico e técnico da faiança de Coimbra | Filipa Antunes Formigo (Master)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
|
2013 | Introdução e Circulação de Novos Materiais de Pintura em Portugal no Século XIX | Sónia Barros dos Santos (PhD)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
2013 | Estudo de Técnicas Pictóricas e Problemas de Conservação na Arte Contemporânea Portuguesa | Ana Isabel Falcão Burmester Cudell Silva Pinto (PhD)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
2013 | Estudo Material e Técnico da Obra de Aurélia de Souza e a sua Relação com a Conservação | Maria Aguiar (PhD)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
2013 | A Obra de Nuno Gonçalves – estudo técnico | José Manuel de Oliveira Mendes (PhD)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
2013 | Estudo e intervenção de códices dos séculos XVII – XVIII do Convento de Cristo em Tomar, | Ana Cristina Machado (Master)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
|
2013 | Estudo, Diagnóstico e Conservação das Esculturas em Terracota da Sala do Capítulo do Mosteiro de Alcobaça | João Miguel Reis Ramos (Master)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
|
2013 | Atmosfera de Baixo Oxigénio Aplicada a Placas Autochrome em Exibição | Maria Luísa da Silveira Casella (Master)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
|
2013 | Estudo, Montagem e Conservação e Restauro das Esculturas em Terracota Policromada no Espaço de Reserva do Mosteiro de Alcobaça | Sónia Patrícia Guedes Tavares (Master)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
|
2013 | Conservação e Restauro de Cerâmica Arqueológica. Problemáticas - Estudo - Intervenções | Mara Fabiana Portela Domingues (Master)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
|
2013 | Conservação e Restauro de Talha da Igreja de Freixo de Numão | Catarina Patrícia Alves Sério (Master)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
|
2013 | Intervenção e Estudo Comparativo de Obras de Joaquim Rodrigo - C4, Quintais, Vau 2 e 6H (1952 a 1964) | Ana Sofia Moreira Tavares de Azevedo (Master)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
|
2013 | Estudo e Intervenção de Conservação e Restauro de uma Pintura sobre Madeira, do Museu Municipal de Tomar, Representando uma Natureza-Morta | Lígia Salgueiro Coutinho Mateus (Master)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
|
2013 | Conservação e Restauro de uma Trompa em Marfim e Participação no Tratamento de Conservação e Restauro de um Presépio com Maquineta e Trempe | Joana Sofia Quaresma Figueiredo Gonçalves (Master)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
|
2013 | A Representação do Anjo Custódio em Portugal - Estudo e Intervenção de uma Escultura em Madeira Policromada Proveniente de Fronteira, Portalegre | Ana Cristina Ferreira Fonseca (Master)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
|
2013 | Estudo, Conservação e Restauro e Divulgação da Cerâmica Utilitária, do Século XVI ao Século XVIII, da Região de Tomar | Cristina Margarida Salgueiro da Silva Reis (Master)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
|
2013 | Intervenção em Espólio Pétreo do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha | Ana Margarida Alves Ferreira Quinteira (Master)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
|
2013 | Quinta da Anunciada Velha - Antigo Convento Franciscano: Estudo dos Materiais de Execução e Proposta de Intervenção | Adriano José Mendes Machado (Master)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
|
2012 | Escultura de madeira policromada - Pietá (Nossa Senhora da Piedade) | Sílvia Luís (Master)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
|
2012 | Conjunto escultórico em alabastro: seu estudo e intervenção | Marta Oliveira (Master)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
|
2012 | S. Roque: estudo iconográfico, material, técnico e estético de uma escultura da época barroca | Susana Teixeira (Master)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
|
2012 | Estudo de uma escultura luso-flamenga do século XV-XVI | Helena Pereira (Master)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
|
2012 | Estudo de esculturas do século XV em madeira, representando a Virgem entronizada, do Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa | Melissa Machado (Master)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
|
2012 | Da Teoria à Prática: a musealização do património desportivo. intervenções de conservação e restauro na Reserva de Conservação e Restauro do Sport Lisboa e Benfica | Inês Mendes (Master)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
|
2012 | Moagem A Nabantina - património industrial a conservar e a musealizar | Rita Malaca (Master)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
|
2012 | Conservação e restauro das pinturas "Retrato de Maria Cristina Bordalo Pinheiro" (1922) e "Alegoria à Poesia" (1893), de Columbano Bordalo Pinheiro | Sylvie Ferreira (Master)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
|
2012 | Conservação e restauro de pintura de cavalete | Sandra Almeida (Master)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
|
2012 | Inventário e acondicionamento da colecção de bens móveis do conjunto arqueológico de Carmona | Joana Madureira (Master)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
|
2011 | Preservação de Colecções em Contexto de Arquivo - Projecto para a criação de um Laboratório de Conservação e Restauro de Documentos | Diana Pires (Master)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
|
2011 | Painel D. Nuno Álvares Pereira | Ana Sofia Caldeira (Master)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
|
2011 | Nossa Senhora da Assunção (Escultura em Madeira Policromada – Cristo Crucificado (Escultura em Cartapesta) | Leonel Costa (Master)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
|
2011 | Azulejaria de Fachada de Ovar - Formas e Agentes de Alteração | Liliane Ribeiro (Master)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
|
2011 | Museu Municipal de Óbidos - Preservação, Conservação e Restauro de Colecções Museológicas | Rute Marques (Master)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
|
2011 | Caracterização de suportes em papel vegetal | Sofia Vargas Costa (Master)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
|
2011 | Conservação e restauro de pergaminho | Daniela Alves de Sousa (Master)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
|
2011 | A caixa de relógio de pé alto com pintura de acharoado | Ana Isabel Vilas Boas Cordeiro (Master)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
|
2011 | Conservação e restauro de escultura policromada | Carina Isabel dos Anjos Saraiva (Master)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
|
2011 | A Anunciação. Estudo e conservação de uma pintura do séc. XVI | Ana Rita Calcado Gonçalves Gordo (Master)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
|
2011 | Estudo da cor e de argamassas de revestimento de edifícios do centro histórico de Tomar | Carolina Ribeiro de Carvalho (Master)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
|
2011 | Painel de Azulejos da Quinta Nova | Tânia Cláudia Soares e Esteves (Master)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
|
2010 | Estudo das Argamassas da Igreja do Colégio, de Portimão | Sílvia Falcão (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2010 | Avaliação de uma Metodologia de Tratamento de Desenhos a Pastel | Vera Lory (Master)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2010 | Arquivo Pessoal do Arquitecto José Cottinelli Telmo: Intervenção de Conservação em Duas Peças Complementares | Ester Pais Martins (Master)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
|
2009 | aracterização dos Taninos Usados na Curtimenta Vegetal de Cabedais Europeus dos Séculos XVII a XIX | Lina Paula Bento Falcão (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2009 | A Conservation Study of an Eighteen-century Chinese Wallpaper | Rita Castro Oliveira (Master)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2008 | Síntese de Pigmentos Segundo os Procedimentos Descritos em Antigos Tratados de Pintura e sua Caracterização | Tânia Alexandra Lima da Costa (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2008 | Caracterização de Materiais e de Técnicas da Escultura sobre Madeira de Produção Popular e de Produção Erudita da Época Barroca | Carolina Barata (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2008 | Caracterização de Faianças Arqueológicas dos Séculos XVI e XVII | Maria Júlia Sobral da Fonseca (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2008 | Gravura Pré-Histórica da Praia do Pedrógão e sua Alteração | Anabela Gomes Carvalho (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2007 | Controlo da Poluição em Espaços Museológicos | Alice Isabel de Jesus Mosca (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2006 | Obra Gráfica de Rafael Bordalo Pinheiro – Problemas de Alteração de Suportes em Papel | Aida Maria Rodrigues Pereira Nunes (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2006 | Caracterização de Argamassas Antigas da Igreja de São Gião – Nazaré | Maria de Lourdes de Andrade e Pinto de Almeida Crespo Matias (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2005 | Corrosão do Latão em Água do Mar Sintética e Natural | Cláudia Santos (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
Association member
Society Organization name | Role | |
---|---|---|
2022/03/07 - Current | IIC - International Institute for Conservation of Historic and Artistic Works | Fellow |
Course / Discipline taught
Academic session | Degree Subject (Type) | Institution / Organization | |
---|---|---|---|
2008 - 2008 | Escrita de um Artigo e Pesquisa e Gestão Bibliográfica em Conservação e Restauro | Especialização (Curso médio) | ARP – Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal, Portugal |
2007 - 2007 | Escrita de um Artigo Científico em Conservação e Restauro | Especialização (Curso médio) | ARP – Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal, Portugal |
2007 - 2007 | Pesquisa Bibliográfica em Conservação e Restauro | Especialização (Curso médio) | ARP – Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal, Portugal |
2007 - 2007 | A Imagem Não Visível: Métodos Laboratoriais de Exame de Pinturas | Aperfeiçoamento (Curso médio) | ARP – Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal, Portugal |
Evaluation committee
Activity description Role |
Institution / Organization | Funding entity | |
---|---|---|---|
2014 - Current | Comissão de Avaliação dos relatórios finais dos projectos de IC&DT | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | |
2013 - Current | Conselho de Coordenação de Avaliação do Pessoal Docente | Instituto Politécnico de Tomar, Portugal |
Journal scientific committee
Journal title (ISSN) | Publisher | |
---|---|---|
2020 - Current | Scientific Reports (2045-2322) | Springer Nature |
2020 - Current | Minerals (2075-163X) | MDPI |
2018 - Current | Journal of Raman Spectroscopy (1097-4555) | Wiley (John Wiley & Sons) |
2016 - Current | Applied Physics A (1432-0630) | Springer-Verlag |
2011 - Current | Archaeometry (1475-4754) | Wiley (Blackwell Publishing) |
2010 - Current | Journal of Cultural Heritage (1296-2074) | Elsevier |
2009 - Current | Journal of Thermal Analysis and Calorimetry (1572-8943) | Springer-Verlag |
2005/01/01 - Current | Conservar Património | ARP - Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal |
Current | ECR – Estudos de Conservação e Restauro | CITAR |
Current | International Journal of Conservation Science | |
Current | Museologia.pt | Instituto dos Museus e da Conservação |