Identification
Personal identification
- Full name
- Daniel Moreira
Citation names
- Moreira, Daniel Filipe Pinto
Author identifiers
- Ciência ID
- 431A-2DC0-8938
Knowledge fields
- Humanities - Arts - Performing Arts Studies (Musicology, Theater Science, Dramaturgy)
Languages
Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Portuguese | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | |
English | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | |
French | Intermediate (B1) | Advanced (C1) | Intermediate (B1) | Intermediate (B1) | |
Italian | Intermediate (B1) | Intermediate (B1) | Intermediate (B1) | Intermediate (B1) | |
Spanish; Castilian | Beginner (A1) | Intermediate (B1) | Beginner (A1) | Beginner (A1) | |
German | Beginner (A1) | Beginner (A1) | Beginner (A1) | Beginner (A1) |
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2017
Concluded
|
PhD in Music Research (Composition) (Doutoramento)
King's College London Faculty of Arts and Humanities, United Kingdom
"A portfolio of compositions and a technical commentary" (THESIS/DISSERTATION)
|
Approved |
2010 - 2010
Concluded
|
8. Workshop da Orquestra Gulbenkian para Jovens Compositores Portugueses (Outros)
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
|
|
2010
Concluded
|
Mestrado em composição e teoria musical (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
"Um modelo de transformação harmónica, hierarquizada com base no intervalo de quinta perfeita" (THESIS/DISSERTATION)
|
20 |
2009 - 2009
Concluded
|
Aulas extracurriculares e seminário (Docente: Jonathan Harvey) (Outros)
Casa da Música, Portugal
|
|
2008 - 2008
Concluded
|
Aulas extracurriculares e seminário (Docente: Magnus Lindberg) (Outros)
Casa da Música, Portugal
|
|
2007 - 2007
Concluded
|
Workshop de Composição (Docente: Helmut Lachenmann) (Curso médio)
Casa da Música, Portugal
|
|
2007 - 2007
Concluded
|
Workshop para leitura de obras musicais (Remix Ensemble | Dir: Rolf Gupta) (Outros)
Casa da Música, Portugal
|
|
2007 - 2007
Concluded
|
Workshop de leitura de obras musicais (Quarteto Diotima) (Outros)
Casa da Música, Portugal
|
|
2006 - 2007
Concluded
|
Aulas extracurriculares e seminário (Docente: Klaas de Vries) (Outros)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
|
2006 - 2006
Concluded
|
Curso Livre de Orquestração (Docente: Dimitris Andrikopoulos) (Curso médio)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
|
2006
Concluded
|
Economia (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
""n/a"" (THESIS/DISSERTATION)
|
18 |
Affiliation
Science
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2020/06/01 - Current | Researcher (Research) | Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal |
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal | ||
2018/01 - 2020/01/01 | Researcher (Research) | Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal |
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal |
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2023/02/01 - Current | Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo, Portugal | ||
2018/09 - 2023/01/31 | Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo, Portugal | ||
2017/09/11 - 2019/09/11 | Invited Assistant Professor (University Teacher) | Universidade do Minho, Portugal |
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal | ||
2010/09 - 2018 | Assistant (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Positions / Appointments
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2022/06/29 - Current | Sub-director of the Music Department | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal | ||
2022/01/19 - Current | Member of the Pedagogic Council | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2019/10/29 - Current | Head of the Music Theory Department | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2021/04 - 2023/02 | Co-coordinator of Group 4 "Artistic and Intellectual Currents". | Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal |
Others
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2010/09 - 2012 | Outra Situação (Técnica) | Academia de Música de Costa Cabral, Portugal |
2009/09 - 2011/08 | Outra Situação (Técnica) | Escola de Música Óscar da Silva, Portugal |
2009/09 - 2010/07 | Outra Situação (Docente-Ens. Sup. Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2009/01/01 - 2009/12/31 | Young Composer in Residence | Casa da Música, Portugal |
2005/09 - 2006/07 | Outra Situação (Técnica) | Universidade do Porto, Portugal |
Outputs
Publications
Book chapter |
|
Conference abstract |
|
Conference paper |
|
Journal article |
|
Artistic / Performance
Musical composition |
|
Other
Other output |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2024/01/12 | Fusão espectral e estratificação da textura: reflexões sobre um modelo composicional | Olhar, Pensar, Sentir, Escutar. Jornadas de Práticas de Investigação em Artes
Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
|
2023/11/26 | "O que é um concerto para orquestra?" Concerto comentado (Concerto da Orquestra Sinfónica do Porto). Obra comentada: Witold Lutoslawski: Concerto para orquestra. Sala Suggia, Casa da Música. |
Casa da Música (Porto, Portugal)
|
2023/10/23 | Espaço, movimento e gesto na música [curso livre em 3 sessões: 09.10, 16.10 e 23.10] |
Casa da Música (Porto, Portugal)
|
2023/06/04 | "Valsas nobres." Concerto comentado (Concerto da Orquestra Sinfónica do Porto.) Obras comentadas: Maurice Ravel: Valsas Nobres e Sentimentais; Richard Strauss: Suite de O Cavaleiro da Rosa. |
Casa da Música (Porto, Portugal)
|
2023/05/05 | Temporalidade, Repetição e Processos Dinâmicos na Música | Ciclo de Aulas Abertas “Práticas Artísticas Contemporâneas — Olhares Diversos de Origens Várias
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2023/01/19 | Da análise à composição: metamorfoses de uma ideia músico-dramática para cinema. | Olhar, Pensar, Sentir, Escutar. Jornadas de Práticas de Investigação em Artes
Instituto Politécnico do Porto. (Porto, Portugal)
|
2023/01/13 | Made in Germany: Conferência/debate “Música, uma história da Alemanha”. Com Augusto Santos Silva e Jana Binder. |
Casa da Música (Porto, Portugal)
|
2022/09/28 | Nova música para filmes antigos? Desafios, dilemas e oportunidades para o compositor contemporâneo (uma perspetiva pessoal) | 1ª Jornadas de Música e Interpretação em tempo real
Teatro Helena Sá e Costa, ESMAE (Porto, Portugal)
|
2022/09/17 | Concertos para dois pianos. Palestra pré-concerto. Obras comentadas: J. S. Bach: Concerto para dois cravos, cordas e contínuo, BWV 1061; Wolfgang Rihm: La musique creuse le ciel; Felix Mendelssohn: Sinfonia nº 3, “Escocesa”. | Palestra pré-concerto
Casa da Música (Porto, Portugal)
|
2022/06/04 | "Mar sedutor." Palestra pré-concerto, concerto da Orquestra Sinfónica do Porto. Obras comentadas: Benjamin Britten: Sinfonia da Requiem; Rebecca Saunders: Still; Claude Debussy: La mer. | Palestra pré-concerto
Casa da Música (Porto, Portugal)
|
2022/04/30 | Musicalidade no Cinema de David Lynch: comentários ao filme “Mulholland Drive” (real. David Lynch, 2001). | Ciclo de Cinema Atrás do Som.
O’Culto da Ajuda. Miso Music Portugal. (Lisboa, Portugal)
|
2022/03/27 | "Suite Carmen." Concerto comentado. (Concerto da Orquestra Sinfónica do Porto.) Obras comentadas: Georges Bizet/Rodion Shchedrin: Suite Carmen. | Concerto comentado
Casa da Música (Porto, Portugal)
|
2022/03 | Guia de audição para a música dos séculos XX e XXI [curso livre em 3 sessões: 07.03, 14.03 e 21.03]. | Curso Livre de História da Música
Serviço Educativo da Casa da Música (Porto, Portugal)
|
2022/02/02 | Comentários ao filme “Twin Peaks: Fire Walk With Me” (real. David Lynch, 1992). | Ciclo de cinema “David Lynch, Alma Selvagem”
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2021/09/24 | Participação numa conversa em torno do lançamento de um CD dos Drumming com música de Jorge Peixinho e Eduardo Luís Patriarca. | Lançamento de CD dos Drumming
Teatro Municipal de Vila do Conde (Vila do Conde, Portugal)
|
2021/03/06 | Descortinar Steve Reich por Daniel Moreira. Conferência gravada no Teatro Campo Alegre e transmitida online no dia 6 de Março de 2021. | Descortinar Steve Reich
Teatro do Campo Alegre (Porto, Portugal)
|
2020/12/11 | "A minha música." Palestra no âmbito da disciplina “Fórum de Composição”. [participação online] | Fórum de Composição
Escola de Música da Universidade de Minas Gerais (Belo Horizonte, Brazil)
|
2020/11 | Música e matemática [curso livre em 3 sessões: 09.11, 16.11 e 23.11]. | Curso Livre de História da Música
Serviço Educativo da Casa da Música (Porto, Portugal)
|
2020/03/01 | "O pássaro de fogo." Concerto comentado. (Concerto da Orquestra Sinfónica do Porto.) Obras comentadas: John Williams: Concerto para tuba e orquestra; Igor Stravinsky: O pássaro de fogo. | Concerto comentado
Casa da Música (Porto, Portugal)
|
2020/01/26 | "A sétima de Dvorák." Concerto comentado. (Concerto da Orquestra Sinfónica do Porto.) Obras comentadas: Antonín Dvorák: Sinfonia nº 7. | Concerto comentado
Casa da Música (Porto, Portugal)
|
2019/12/16 | "As músicas do cinema e o cinema como música." Seminário de Doutoramento em Estudos Artísticos, no âmbito da unidade curricular Hibridismo e Transdisciplinaridade das Artes. | Seminário de Doutoramento em Estudos Artísticos
Universidade de Coimbra (Porto, Portugal)
|
2019/11 | A arte da fuga [curso livre em 3 sessões: 21.10, 28.10 e 05.11]. | Curso Livre de História da Música
Serviço Educativo da Casa da Música (Porto, Portugal)
|
2019/10/26 | "Widmann total." Palestra pré-concerto. (Concerto do Remix Ensemble.) Obras comentadas: Jorg Widmann: Air, para trompa solo; Estudo II, para violino solo; Quinteto, para sopros e piano; Drei Schattentanze, para clarinete solo; Freie Stucke, para ensemble. | Palestra pré-concerto
Casa da Música (Porto, Portugal)
|
2019/07/18 | Quem é o criador em música? (Apresentação conjunta com Daniela Coimbra) | International Conference on Research in Education, ISEP – IPP, Porto |
2019/06/27 | Para além do formalismo: propostas para o ensino da Análise a nível superior | Encontro Nacional de Composição e Análise Musical: Perspectivas Educacionais (ENCAPE)
Conservatório de Música de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2019/06/16 | "Na casa de Strauss." Concerto comentado. (Concerto da Orquestra Sinfónica do Porto.) Obras comentadas: Richard Strauss, Sinfonia Doméstica, op. 53. | Concerto comentado
Casa da Música (Porto, Portugal)
|
2019/05/24 | O homem e a floresta: a temporalidade cíclica na música do filme Vertigo (Hitchcock/Herrmann, 1958) | Congresso “Paisagens Sonoras”, Braga |
2019/04/14 | "Canções de juventude de Strauss, Messiaen e Berg." Concerto comentado. (Concerto de Raquel Mendes e Angel González.) Obras comentadas: Richard Strauss: 8 Gedichte aus “Letzte Blater”; Olivier Messiaen: Trois Mélodies; Alban Berg: Jugendlieder; Sieben Fruhe Lieder. | Festival ESMAE
ESMAE (Porto, Portugal)
|
2019/04/07 | "Grande Schubert." Concerto comentado. (Concerto da Orquestra Sinfónica do Porto.) Obras comentadas: Franz Schubert: Sinfonia nº 9, D. 944. | Concerto comentado
Casa da Música (Porto, Portugal)
|
2019/04 | Cinema e música [curso livre em 2 sessões: 27.04 e 28.04]. |
Cineclube do Porto (Porto, Portugal)
|
2019/03/23 | "Dó-Ré-Mi." Palestra pré-concerto. (Concerto da Orquestra Sinfónica do Porto.) Obras comentadas: György Kurtag: Petite musique solennelle (em hommage à Pierre Boulez 90); Peter Eötvös: DoReMi, concerto para violino e orquestra nº 2; Béla Bartók: O mandarim maravilhoso. | Palestra pré-concerto
Casa da Música (Porto, Portugal)
|
2019/03/14 | "Música e cinema: interacções, convergências e influências mútuas." Palestra. | Ciclo de 20 a 20000 Hz.
Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD)-IPP. (Porto, Portugal)
|
2019/02/13 | Música e cinema: interacções, convergências e influências mútuas |
Reitoria da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2019/02 | Música e linguagem [curso livre em 3 sessões: 11.02, 18.02 e 25.02]. | Curso Livre de História da Música
Serviço Educativo da Casa da Música (Porto, Portugal)
|
2019/01/19 | "Viagem na América." Palestra pré-concerto. (Concerto do Remix Ensemble.) Obras comentadas: Mauricio Kagel: Die Stucke der Windrose: Westen; Claude Vivier: Trois airs pour un ópera imaginaire; Steve Reich: Tehilim. | Palestra pré-concerto
Casa da Música (Porto, Portugal)
|
2019/01/13 | "Sinfonia do novo mundo." Concerto comentado. (Concerto da Orquestra Sinfónica do Porto.) Obras comentadas: Antonín Dvorák: Sinfonia nº 9, op. 95. | Concerto comentado
Casa da Música (Porto, Portugal)
|
2019 | The Impact of the Secondary Parameters in the Perception of Harmonic Stability: 3 Dialogues Between Analysis and Performance”. (apresentação conjunta com Miguel Borges Coelho) | Música Analítica: Porto International Symposium on the Analysis and Theory of Music, Universidade Católica, Porto
Universidade Católica Portuguesa
|
2018/12/16 | "Mahler explicado." Concerto comentado. (Concerto da Orquestra Sinfónica do Porto.) Obras comentadas: Gustav Mahler, Sinfonia nº 6. Sala Suggia, Casa da Música. | Concerto comentado
Casa da Música (Porto, Portugal)
|
2018/11/24 | Connecting musical shots: a film-inspired model of continuity in moment-time compositions of Debussy, Stravinsky and Messiaen | Journées d’Analyse Musicale, Aix-en-Provence, França. |
2018/11/22 | Time and memory, desire and obsession: Bernard Herrmann’s music for Hitchcock’s Vertigo | Nova Contemporary Music Meeting, Lisboa. |
2018/11/10 | Tempo e memória, desejo e nostalgia: a música de Bernard Herrmann para o filme “Vertigo” de Alfred Hitchcock | VIII Encontro Nacional de Investigação em Música, ESMAE-IPP, Porto |
2018/09/30 | "A quarta de Beethoven." Concerto comentado. (Concerto da Orquestra Sinfónica do Porto.) Obras comentadas: Ludwig van Beethoven: Sinfonia nº 4, op. 60. | Concerto comentado
Casa da Música (Porto, Portugal)
|
2018/07/03 | O corte e a junção: a ideia de momento em música, arquitectura e cinema do século XX | Encontro Ciência 2018, Lisboa. |
2018/06/29 | "Quarteto para o fim do tempo." Concerto comentado. (Concerto de Pedro Burmester, José Pereira, Marco Pereira e Márcio Pereira.) Obras comentadas: Olivier Messiaen: Quarteto para o fim do tempo. | 44º Festival Internacional de Música de Espinho
Igreja Matriz de Espinho (Espinho, Portugal)
|
2018/06/17 | "O quinteto de Shostakovich." Concerto comentado. (Concerto do Quarteto Verazin e Sérgio de A.) Obras comentadas: Dmitri Chostakovich: Quinteto com piano. | Concerto comentado
Cine-Teatro Garrett (Póvoa de Varzim, Portugal)
|
2018/05/12 | "Áustria: Tradição e Actualidade." Palestra pré-concerto. (Concerto da Orquestra Sinfónica do Porto.) Obras comentadas: Franz Schubert/Georg Friedrich Haas: Torso, segundo a Sonata para piano, D. 840; Georg Friedrich Haas: Natures mortes; Alban Berg: Três peças para orquestra, op. 6. | Palestra pré-concerto
Casa da Música (Porto, Portugal)
|
2018/04/07 | "O génio no século XXI. "Palestra pré-concerto. (Concerto da Orquestra Sinfónica do Porto.) Obras comentadas: Philippe Manoury/Claude Debussy: Rêve; Unsuk Chin: Mannequin; Magnus Lindberg: Concerto para orquestra. | Palestra pré-concerto
Casa da Música (Porto, Portugal)
|
2018/03 | O tempo e a música [curso livre em 3 sessões: 19.02, 26.02 e 05.03]. | Curso Livre de História da Música
Serviço Educativo da Casa da Música (Porto, Portugal)
|
2018/01/21 | "O primeiro quarteto de Beethoven." Concerto comentado. (Concerto do Quarteto Verazin.) Obras comentadas: Ludwig van Beethoven: Quarteto nº 3, op. 18, nº 3. | Concerto comentado
Cine-Teatro Garrett (Póvoa de Varzim, Portugal)
|
2018/01/14 | "A sétima de Bruckner." Concerto comentado. (Concerto da Orquestra Sinfónica do Porto.) Obras comentadas: Anton Bruckner: Sinfonia nº 7. Sala Suggia, Casa da Música. | Concerto comentado
Casa da Música (Porto, Portugal)
|
2017/12/17 | "Brahms comentado." Concerto comentado. (Concerto da Orquestra Sinfónica do Porto.) Obras comentadas: Johannes Brahms: Sinfonia nº 2. | Concerto comentado
Casa da Música (Porto, Portugal)
|
2017/12/16 | As “Canções Regionais Portuguesas” de Lopes-Graça: do diatonismo folclórico à harmonia moderna | Simpósio Lopes-Graça em retrospectiva, Cascais. |
2017/12/02 | "Episódios sinfónicos." Palestra pré-concerto. (Concerto da Orquestra Sinfónica do Porto.) Obras comentadas: Luís Neto da Costa: Curvatório; Leos Janacek: Taras Bulba; Magnus Lindberg: Two Episodes; Igor Stravinsky: O pássaro de fogo. | Palestra pré-concerto
Casa da Música (Porto, Portugal)
|
2017/11/11 | Consistências harmónicas entre momentos e estratos contrastantes | VII Encontro Nacional de Investigação em Música, Braga |
2017/10/22 | "Passeio nos Alpes." Concerto comentado. Concerto da Orquestra Sinfónica do Porto.) Obras comentadas: Richard Strauss: Uma sinfonia alpina. | Concerto comentado
Casa da Música (Porto, Portugal)
|
2017/09/28 | Harmonic consistency across contrasting moments and strata | XIV Convegno Internazionale di Analisi e Teoria Musicale, Rimini, Itália |
2017/07/20 | Entre a análise e a performance (reflexões de um analista). | IV Jornadas do Fagote
Escola Profissional de Música de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
|
2017/07/14 | "Speaking Drums de Peter Eötvös." Palestra pré-concerto. (Concerto da Orquestra Metropolitana de Lisboa.) Obras comentadas: Peter Eotvos: Speaking Drums. | Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim
Cine-Teatro Garrett (Póvoa de Varzim, Portugal)
|
2017/06/28 | Making Sense of Pitch in the ‘Free Atonal’ Second Viennese School Repertoire: a Teleological Approach Based on Salience Conditions | 9th European Music Analysis Conference (EuroMAC), Estrasburgo, França |
2017/06/11 | "Sinfonia órgão." Concerto comentado. (Concerto da Orquestra Sinfónica do Porto.) Obras comentadas: Camille Saint-Saens: Sinfonia nº 3. | Concerto comentado
Casa da Música (Porto, Portugal)
|
2017/02/11 | Perspectivas sobre o ensino da harmonia tonal em ATC. | Encontros de ATC
Associação Interferência (Porto, Portugal)
|
2017/02 | Música e emoções [curso livre em 4 sessões: 30.01, 06.02, 13.02 e 20.02]. | Curso Livre de História da Música
Serviço Educativo da Casa da Música (Porto, Portugal)
|
2017/01/21 | "Inglaterra hoje." Palestra pré-concerto. (Concerto do Remix Ensemble.) Obras comentadas: Julian Anderson: Van Gogh Blue; Rebecca Saunders: Skin; Harrison Birtwistle: Theseus Game. | Palestra pré-concerto
Casa da Música (Porto, Portugal)
|
2016/12/17 | Fernando Lopes-Graça: política, arte e vida. | Festival de Música de Fânzeres e São Pedro da Cova
Junta de Freguesia de São Pedro da Cova (São Pedro da Cova, Portugal)
|
2016/11/17 | Reframing Tonal Resonance and Directionality in Schoenberg’s Op. 11/1 | IX Congreso de la Sociedad Española de Musicologia, Madrid |
2016/10/22 | "Êxtase sinfónico." Palestra pré-concerto. (Concerto da Orquestra Sinfónica do Porto.) Obras comentadas: Alfred Schnittke: Pianissimo; Georges Aperghis: Concerto para acordeão e orquestra; Alexander Scriabin: Poema do êxtase. | A Música no Espaço: Diálogos entre a Música e a Arquitectura | Casa da Música
Casa da Música (Porto, Portugal)
|
2016/10/08 | Música e cinema: convergências estruturais e influências recíprocas | Festival Guimarães Cinema Som
Centro Cultural Vila Flor (Guimarães, Portugal)
|
2016/10/01 | Pitch Structure in the Early Post-Tonal Repertoire: a Teleological Approach Based on Salience Conditions | XIII Convegno Internazionale di Analisi e Teoria Musicale, Rimini, Itália |
2016/09/24 | "Transcrições." Palestra pré-concerto. (Concerto da Orquestra Sinfónica do Porto.) Obras comentadas: Johann Sebastian Bach/Leopold Stokowski: Fantasia e fuga, BWV 542; Prelúdio em Si menor do Cravo Bem Temperado – Livro I; Johann Sebastian Bach/Arnold Schoenberg: Prelúdio e fuga em Mi bemol maior, “St. Anne”; Johannes Brahms/Arnold Schoenberg: Quarteto com piano nº1, op. 25. | Palestra pré-concerto
Casa da Música (Porto, Portugal)
|
2016/08/14 | Tarde para pais e filhos. Concerto comentado. | Tarde para pais e filhos.
Xiquitsi (Maputo, Mozambique)
|
2016/06/18 | "A última sinfonia." Palestra pré-concerto. (Concerto da Orquestra Sinfónica do Porto.) Obras comentadas: Sándor Veress, Quatro danças Transilvanas; Heinz Holliger: (S)irató – in memoriam Sándor Veress; António Breitenfeld Sá-Dantas: perante sonora flor esta; Sergei Prokofiev: Sinfonia nº 7. | Palestra pré-concerto
Casa da Música (Porto, Portugal)
|
2016/06/05 | "O carteiro de Mozart." Concerto comentado. (Concerto da Orquestra Sinfónica do Porto.) Obras comentadas: Wolfgang Amadeus Mozart: Serenata nº 9, “Corneta de postilhão”. Sala Suggia, Casa da Música. | Concerto comentado
Casa da Música (Porto, Portugal)
|
2016/04/16 | O tempo na música: medição objetiva, percepção subjetiva e construção cultural. | Um objecto e seus discursos
Casa da Música (org. Câmara Municipal do Porto) (Porto, Portugal)
|
2016/02 | A arte da orquestração [curso livre em 4 sessões: 01.02, 15.02, 22.02 e 29.02]. | Curso Livre de História da Música
Serviço Educativo da Casa da Música (Porto, Portugal)
|
2016/01/31 | "A quinta de Prokofiev." Concerto comentado. (Concerto da Orquestra Sinfónica do Porto.) Obras comentadas: Sergei Prokofieff: Sinfonia nº 5. | Concerto comentado
Casa da Música (Porto, Portugal)
|
2015/12/02 | Temporal Structure in Music and Architecture: a Comparative Analysis (apresentação conjunta com Luís Ribeiro da Silva) | 3rd Symposium Formal Methods in Architecture, Escola Superior Artística do Porto (ESAP) |
2015/11/14 | Modelos teóricos para a composição musical | V Encontro Nacional de Investigação em Música, Évora. |
2015/10/24 | "Descoberta clássica." Palestra pré-concerto. (Concerto da Orquestra Sinfónica do Porto.) Obras comentadas: Wolfgang Amadeus Mozart: Abertura da ópera Così fan tutte; Helmut Lachenmann: Accanto; Nuno da Rocha: PITCH; Ludwig van Beethoven: Concerto para piano e orquestra nº 2. | Palestra pré-concerto
Casa da Música (Porto, Portugal)
|
2015/10/18 | "À descoberta de Fausto." Concerto comentado. (Concerto da Orquestra Sinfónica do Porto.) Obras comentadas: Richard Wagner: Abertura Fausto; Charles Gounod: Música de bailado de Fausto; Franz Liszt: Mefistófeles da Sinfonia Fausto. | Concerto comentado
Casa da Música (Porto, Portugal)
|
2015/07/08 | Tonal remanence and directionality in Schoenberg’s ‘kaleidoscopic masterwork’, Op. 11/1 | Keele Music Analysis Conference, Keele, Reino Unido |
2015/04/19 | "A quarta de Brahms." Concerto comentado. (Concerto da Orquestra Sinfónica do Porto.) Obras comentadas: Johannes Brahms: Sinfonia nº 4. | Concerto comentado
Casa da Música (Porto, Portugal)
|
2015/03/07 | "Génio alemão." Palestra pré-concerto. (Concerto da Orquestra Sinfónica do Porto.) Obras comentadas: Helmut Lachenmann: Kontrakadenz; Wolfgang Rihm: Magma; Ludwig van Beethoven: Concerto para piano e orquestra nº 3. | Palestra pré-concerto
Casa da Música (Porto, Portugal)
|
2015/02/21 | "Widmann em concerto." Palestra pré-concerto. (Concerto da Orquestra Sinfónica do Porto.) Obras comentadas: Richard Wagner: Abertura de O navio fantasma; Carl Maria von Weber: Concerto para clarinete e orquestra nº 1; Jörg Widmann: Labyrinth III. | Palestra pré-concerto
Casa da Música (Porto, Portugal)
|
2015/02 | Princípios básicos de teoria musical [curso livre em 3 sessões: 09.02, 16.02 e 23.02]. | Curso Livre de História da Música
Serviço Educativo da Casa da Música (Porto, Portugal)
|
2014/11/22 | Linearidade não direccionada e narrativas modulatórias no Klavierstuck Op. 11/1 de Schoenberg | IV Encontro Nacional de Investigação em Música, Lisboa. |
2014/09/17 | Harmonic motion in post-tonal music: set-class progression and functional change | 8th European Music Analysis Conference (EuroMAC), Leuven, Bélgica. |
2014/07/08 | Entre a música e a economia, a teoria e a prática, a discência e a docência: breves reflexões sobre o meu percurso como compositor | Simpósio Nacional Percursos do Ensino da Música, Ponte de Lima. |
2014/05/18 | "História de vida." Concerto comentado. (Concerto da Orquestra Sinfónica do Porto.) Obras comentadas: Dmitri Chostakovich: Sinfonia nº 4. | Concerto comentado
Casa da Música (Porto, Portugal)
|
2014/05/16 | "Música em Dó menor." Palestra pré-concerto. (Concerto da Orquestra Sinfónica do Porto.) Obras comentadas: Joseph Haydn: Sinfonia nº 78; Dmitri Chostakovich: Sinfonia nº 4. | Palestra pré-concerto
Casa da Música (Porto, Portugal)
|
2014/02 | Música e cinema [curso livre em 3 sessões: 03.02, 10.02 e 17.02]. | Curso Livre de História da Música
Serviço Educativo da Casa da Música (Porto, Portugal)
|
2013/12/06 | "Transfiguração." Palestra pré-concerto. (Concerto da Orquestra Sinfónica do Porto.) Obras comentadas: Gustav Mahler: Sinfonia nº 9. | Palestra pré-concerto
Casa da Música (Porto, Portugal)
|
2013/11/27 | Fellini e as óperas de Verdi, Puccini e Rossini. | Música e Cinema
Theatro Circo (Braga, Portugal)
|
2013/11/03 | Movimento harmónico em música pós-tonal: um modelo baseado no círculo de quintas | III Encontro Nacional de Investigação em Música, Cascais. |
2013/10/25 | "Polichinelo na Rússia." Palestra pré-concerto. (Concerto da Orquestra Sinfónica do Porto.) Obras comentadas: Ludwig van Beethoven: Abertura nº 3 de Leonora; Friedrich Cerha: Concerto para percussão e orquestra; Igor Stravinsky: Petrushka. | Palestra pré-concerto
Casa da Música (Porto, Portugal)
|
2013/09/18 | Conversas com compositores: Daniel Moreira e Daniel Moreira | Conversas com compositores
MPMP, Biblioteca Nacional (Lisboa, Portugal)
|
2013/06/26 | A música para cinema de Nino Rota, Ennio Morricone e Nicola Piovani. | Música e cinema
Theatro Circo (Braga, Portugal)
|
2013/02 | Estilos musicais [curso livre em 4 sessões: 28.01, 04.02, 18.02 e 25.02]. | Curso Livre de História da Música
Serviço Educativo da Casa da Música (Porto, Portugal)
|
2012/11/10 | Conversas com compositores: Daniel Moreira e Nuno da Rocha. | Conversas com compositores.
MPMP, Biblioteca Nacional. (Lisboa, Portugal)
|
2012/01 | As formas da música [curso livre em 3 sessões: 16.01, 23.01 e 30.01]. | Curso Livre de História da Música
Serviço Educativo da Casa da Música (Porto, Portugal)
|
2012 | Música: Elementos Essenciais da sua Conceptualização e Percepção | Teoria das Artes | Universidade Católica
Universidade Católica (Porto, Portugal)
|
2011/09/10 | A música no espaço do cinema | A música no espaço: diálogos entre a música e a arquitectura
Casa da Música (Porto, Portugal)
|
2011/09/10 | A música no espaço do cinema | A música no espaço: diálogos entre a música e a arquitectura
Casa da Música (Porto, Portugal)
|
2011 | Música: Elementos Essenciais da sua Conceptualização e Percepção | Teoria das Artes | Universidade Católica
Universidade Católica (Porto, Portugal)
|
2011 | A Música no Espaço do Cinema | A Música no Espaço: Diálogos entre a Música e a Arquitectura | Casa da Música
Casa da Música (Porto, Portugal)
|
2011 | A Quinta Perfeita, o Meio Tom e a Seta do Tempo: Prática e Teoria de um Modelo de Transformação Harmónica | Oficina | ESMAE
Curso de Composição da Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo (Porto, Portugal)
|
Supervision
Thesis Title Role |
Degree Subject (Type) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2023 - Current | A introdução de música clássica contemporânea e de técnicas estendidas no ensino do violino: um estudo de caso
Supervisor of João Ferreira de Sá
|
Mestrado em Ensino da Música, especialização Instrumento Violino (Master)
Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo, Portugal
Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2023 - Current | El análisis musical como herramienta para la construcción de una interprétacion pianística
Supervisor of Eliezer Gutiérrez
|
Mestrado em Música — Interpretação Artística, especialização Piano (Master)
Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo, Portugal
Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2022 - 2023 | Analogia sonora na música vocal contemporânea
Supervisor of Isabella da Silva Oliveira
|
Mestrado em Composição (Master)
Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo, Portugal
Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2021 - 2023 | Upper Structures and their Locus within Extended Harmony
Supervisor of Ema Lecomte
|
Mestrado em Interpretação Artística (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2021 - 2022 | Morton Feldman's early clarinet works: a study on temporality and audience perception
Supervisor of Martijn Susla
|
Mestrado em Interpretação Artística (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2020 - 2021 | Concerto para oboé e pequena orquestra de B. A. Zimmermann
Supervisor
|
Mestrado em Interpretação Artística (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2020 - 2021 | The Sarabande in Leo Brouwer’s Work for the Classical Guitar
Supervisor
|
Mestrado em Interpretação Artística (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2020 - 2021 | Processos de repetição e temporalidade em composições surround
Supervisor
|
Mestrado em Artes e Tecnologias do Som (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2020 - 2021 | Linhas de fuga: a música pop como material para uma prática composicional
Co-supervisor
|
Mestrado em Composição (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2018 - 2021 | Processos composicionais e escrita idiomática no guitarrista-compositor contemporâneo: os casos de Nuccio d¿Angelo e Dusan
Bodganovic
Supervisor
|
Mestrado em Interpretação Artítica (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2018 - 2021 | O violino no cinema: análise da banda sonora do filme “A Lista de Schindler”
Supervisor
|
Mestrado em Interpretação Artística (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2019 - 2020 | Leitura à primeira vista na marimba: o reconhecimento de padrões musicais no caminho para a autonomia
Co-supervisor
|
Mestrado em Ensino da Música (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2017 - 2019 | Uma proposta de Análise Formal e Técnico-interpretativa da peça Petals para violoncelo e eletrônica, de Kaija Saariaho
Supervisor
|
Mestrado em interpretação artística (Master)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2017 - 2019 | Sinestesia em Quatour pour la fin du Temps: o confronto entre a realidade subjetiva de Messiaen e a perceção do público geral
Supervisor
|
Mestrado em interpretação artística (Master)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2013 - 2015 | 35 anos de composição para oboé em Portugal (1980-2015)
Supervisor
|
Mestrado em interpretação artística (Master)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
Event participation
Activity description Type of event |
Event name Institution / Organization |
|
---|---|---|
2023/10/14 - Current | Moderação da sessão “Cross-parameter, cross-dimentional, cross-modal”, 2nd International Conference MÚSICA ANALÍTICA, Coimbra.
Conference
|
2nd International Conference MÚSICA ANALÍTICA, Coimbra |
2023/09/29 - Current | Moderação da sessão “Limites”, XII Encontro de Investigação em Música (EnIM), Mafra.
Conference
|
XII Encontro de Investigação em Música (EnIM), Mafra |
2022/11/20 - Current | Moderação da sessão “Theory, emotion, expression…”, 18. Dani Teorije Glazbe (18th Days of Music Theory), Poucavanje Teorije
Glazbe Danas (Teaching Music Theory Today).
Conference
|
Conferência internacional por ocasião do 25º aniversário da Associação Croata de Teoria Musical |
2021/11/13 - Current | Moderação da sessão “Espaço, silêncio e expressividade na música contemporânea”.
Conference
|
IX Encontro de Investigação em Música (ENIM).
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2021/09/24 - Current | Moderação da sessão “Analyses of Film Music, Musique en Image”, EURO-MAC, Moscovo (participação na conferência via Zoom).
Conference
|
10th European Music Analysis Conference |
2019/11/15 - Current | Moderação da sessão “Ópera e criação musical no século XX”
Conference
|
IX Encontro de Investigação em Música (ENIM).
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2019/09/13 - Current | Moderação da sessão “Cinematic Narratives and Other Arts III”
Conference
|
12th Screenwriting Research Network Conference.
Universidade Católica Portuguesa Católica Porto Business School, Portugal
|
2019/06/27 - Current | Moderação da sessão “Articulação da Análise e Composição com outras disciplinas”
Conference
|
Encontro Nacional de Composição e Análise Musical: Perspectivas Educacionais (ENCAPE) |
2019/03/21 - Current | Moderação da sessão “Post-Tonal Music and Mathematics”
Conference
|
Música Analítica: Porto International Symposium on the Analysis and Theory of Music, Universidade Católica, Porto
Universidade Católica Portuguesa Católica Porto Business School, Portugal
|
2018/11/09 - Current | Moderação da sessão “Lopes-Graça: aspectos internacionais na vida e na obra”
Conference
|
VIII Encontro de Investigação em Música (ENIM).
Instituto Politécnico da Maia Escola Superior de Ciências Sociais Educação e Desporto, Portugal
|
Jury of academic degree
Topic Role |
Candidate name (Type of degree) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2023/12/20 | Acústicas virtuais na obra sinfónica de Marc-André Dalbavie: de Color a La source d’um regard
(Thesis) Main arguer
|
Ernesto Donoso Collado (PhD)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2023/11/22 | Trombone Alto no Ensino do Trombone em Portugal: A Perceção dos Docentes e Alunos
President of the jury
|
Tiago Manuel Ferreira Nunes (Master)
Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo, Portugal
Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2022/10/25 | The Shaping of Meaning Through a Culturally Distant Approach to Fado Singing: An Exploratory Case Study Among Chinese Listeners
(Thesis) Arguer
|
Yang Chen (Master)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2022/05/06 | Entre miniatura e magnitude: um caminho percorrido através da ópera
(Thesis) Arguer
|
• Eliana Raquel Lima Caramalho (Master)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2021/12/13 | Exercícios sonoros sobre a emancipação do som mediados pela tecnologia do século XX/XXI
(Thesis) Arguer
|
João Afonso de Matos Alves Pinto Churro (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2021/11/19 | Toru Takemitsu: influências orientais e ocidentais em Rain Tree Sketch e Rain Tree Stketch II – in memoriam Olivier Messiaen
(Thesis) Arguer
|
Ana Isabel da Silva Santos (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2021/11/17 | A análise musical como estratégia para uma interpretação ao piano
(Thesis) Arguer
|
João Manuel Vieira Alves Queirós Bastos (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2021/03/23 | A música e o som na Trilogia de Deus de João César Monteiro
(Thesis) Arguer
|
• José Miguel Nicolau Pinto (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2020/07/27 | Francis Kleynjans: o contributo didático dos estudos para guitarra Estudines e Cinq Nouvelles Estudines
(Thesis) Arguer
|
António Maria Mendes do Vale (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2020/02/11 | 'A change in the language, a change in the thinking, a change in the music': a música na obra de Alan Moore adaptada ao cinema
(Thesis) Arguer
|
Rodrigo Fernández Durán (Master)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2018/07/02 | Análises simultâneas de compositores portugueses e estrangeiros em ATC
(Thesis) Main arguer
|
Luís Neto da Costa (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Association member
Society Organization name | Role | |
---|---|---|
2004 - 2018 | Coral de Letras da Universidade do Porto | Choralist; President of the Direction in 2009 and 2012; Vice-President of the Direction in 2007-08, 2010-11, 2013-14 and 2018. |
Committee member
Activity description Role |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2022/07 - Current | Co-Editor da Revista Portuguesa de Musicologia |
Conference scientific committee
Conference name | Conference host | |
---|---|---|
2023/10/19 - 2023/10/22 | XX International Conference of Music Analysis and Theory | Conservatorio di Salerno |
2023/10/12 - 2023/10/14 | 2nd International Conference MÚSICA ANALÍTICA, Coimbra | Universidade de Coimbra |
2020 - 2020 | 10th European Music Analysis Conference | Moscovo |
2019 - 2019 | IX Encontro Nacional de Investigação em Música | Lisboa, Universidade Nova |
2019 - 2019 | XVI Convegno Internazionale di Analisi e Teoria Musicale | Rimini, Itália |
Course / Discipline taught
Academic session | Degree Subject (Type) | Institution / Organization | |
---|---|---|---|
2023 - Current | Estética e Análise da Música do Cinema | (Licenciatura) | Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo, Portugal Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2020 - Current | Análise da Música Tonal III | Licenciatura em Música | Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo, Portugal Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2017 - Current | Seminário de Teoria e Análise I | Mestrado em Composição (Mestrado) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo, Portugal |
2011/09 - Current | Análise da Música Contemporânea II | (Outros) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2011/09 - Current | Técnica Composicional de 1900 a 1945: Módulo Segunda Escola de Viena | Licenciatura em Música (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2011/09 - Current | Curso Livre em Análise da Música Tonal | (Outros) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2010/09 - Current | Composição | Licenciatura em Música (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo, Portugal |
2010/09 - Current | Estética Musical II | Licenciatura em Música (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo, Portugal |
2010/09 - Current | Teoria e Análise Musical | (Outros) | Academia de Música de Costa Cabral, Portugal |
2009/09 - Current | Análise da Música Tonal I | Licenciatura em Música (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo, Portugal |
2009/09 - Current | Análise da Música Contemporânea I | Licenciatura em Música (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo, Portugal |
2009/09 - Current | Análise da Música Tonal II | Licenciatura em Música (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo, Portugal |
2009/09 - Current | Análise da Música Contemporânea II | Licenciatura em Música (Outros) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo, Portugal |
2018 - 2022 | Tópicos de História e Estética do Cinema | Licenciatura em Música (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo, Portugal |
2015 - 2022 | Estética Musical I | Licenciatura em Música (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo, Portugal |
2017 - 2019 | Composição | Mestrado em Composição (Mestrado) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo, Portugal |
2017 - 2019 | Ciências Musicais II | Mestrado em Ensino de Música - Ciências Musicais (Mestrado) | Universidade do Minho, Portugal |
2017 - 2019 | Seminário de Estudos Musicológicos III | Licenciatura em Música - Curso de Ciências Musicais (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo, Portugal |
2017 - 2019 | Seminário de Estudos Musicológicos IV | Licenciatura em Música - Curso de Ciências Musicais (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo, Portugal |
2016 - 2019 | Seminário de Teoria e Análise II | Mestrado em Composição (Mestrado) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo, Portugal |
2011/09 - 2012 | Técnica Composicional depois de 1945: Módulo Espectralismo | Licenciatura em Música (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2010/09 - 2012 | Análise e Técnicas de Composição | (Outros) | Academia de Música de Costa Cabral, Portugal |
2009/09 - 2011/08 | Análise e Técnicas de Composição | (Outros) | Escola de Música Óscar da Silva, Portugal |
2005/09 - 2006/07 | Contabilidade de Custos | (Outros) | Universidade do Porto, Portugal |
Evaluation committee
Activity description Role |
Institution / Organization | Funding entity | |
---|---|---|---|
2022 - 2022 | Membro do Painel de Avaliação das candidaturas a Bolsa de Doutoramento no Painel das Artes, Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Evaluator
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Interview (newspaper / magazine)
Activity description | Newspaper / Forum | |
---|---|---|
2023/03/31 | Daniel Moreira: “Gosto tanto de cinema como de música” | Jornal de Notícias |
2023/03/28 | Os Faroleiros | Entrevista ao compositor Daniel Moreira | Magazine HD |
2023/03/22 | Os Faroleiros: o filme mudo que esteve perdido durante sete décadas tem agora música. | Público |
2023/03/22 | Filme mudo “Os Faroleiros”, de 1922, volta à sala de cinema restaurado e com música ao vivo | Expresso |
2023/03/22 | Filme mudo “Os Faroleiros” volta à sala de cinema restaurado e com música ao vivo | Visão |
2022/06/16 | SPIM (Daniel Moreira) | O Gerador |
2020/10 | Em foco: Daniel Moreira | MIC: Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa |
2014/01 | Daniel Moreira 83 Daniel Moreira 84: Um encontro improvável na Biblioteca Nacional de Portugal. | Glosas, número 10. |
2009/06/27 | Daniel Moreira: entrevista. | “Actual” (Expresso) |
2009/04/12 | Daniel Moreira pôs a Economia entre parêntesis. | “Pública” (Público) |
2009/02/19 | Daniel Moreira: um jovem compositor a braços com um “meteorito”. | Visão |
Interview (tv / radio show)
Program | Topic | |
---|---|---|
2023/03/22 - Current | Império dos Sentidos, Ep. 58 | |
2022/03/04 - Current | Música de Invenção e Pesquisa – Na 1ª Pessoa com Daniel Moreira. Antena 2. | |
2021/10 - Current | Como é que se ouve música clássica? Podcast “Abertamente”, Episódio 14. | |
2019/09/20 - Current | Música hoje: Na 1ª pessoa. Antena 2. | |
2015/04 - Current | O cavaleiro das mãos irresistíveis. Entrevista de Paulo Alves Guerra a Daniel Moreira, compositor, António Durães, encenador, e Duarte Pereira Martins, produtor. Antena 2. |
Journal scientific committee
Journal title (ISSN) | Publisher | |
---|---|---|
2020 - Current | Rivista internazionale di Analisi e Teoria Musicale RATM | |
2020 - 2020 | Italian Journal of Music Theory and Analysis - RATM | |
2020 - 2020 | CITAR Journal |
Other jury / evaluation
Activity description | Institution / Organization | |
---|---|---|
2019 - Current | 8ª Edição do Prémio Composição SPA|Antena 2, Sociedade Portuguesa de Autores e Antena 2 (org.). FUNÇÃO: Membro do júri. | |
2020 - 2020 | 4ª Edição do Prémio de Composição Acordeão, Associação Folefest (org.). FUNÇÃO: Membro do júri. | |
2020 - 2020 | Prémio Joaquim de Vasconcelos, Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (org.). FUNÇÃO: Membro do júri. | |
2017 - 2017 | 10º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim. FUNÇÃO: Membro do júri. | |
2017 - 2017 | 1ª Edição do Prémio de Composição de Acordeão, Fundação INATEL/Associação Folefest (org.). FUNÇÃO: Membro do júri. | |
2017 - 2017 | Concurso de Composição para Orquestra Juvenil de Sopros – Munícipio de Lousada, Município de Lousada (org.). FUNÇÃO: Membro do júri. |
Distinctions
Other distinction
2017 | Selection for funding in an opera project through Programa Criatório |
2015 | Selected to participate in the Panufnik Composers Scheme
London Symphony Orchestra, United Kingdom
|
2014 | 2nd Prize in the 1st International Composition Competition GMCL/Jorge Peixinho |
2012 | Doctoral Grant (Bolsa de Doutoramento) - SFRH/BD/89295/2012
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
2010 | Selected to participate in the International Composers Tribune |
2009 | Bolsa de Mérito - Licenciatura em Composição - ESMAE/IPP |
2009 | Young-Composer-in-Residence |
2008 | Prémio da Fundação Engenheiro António de Almeida - Licenciatura em Economia |
2008 | Menção Honrosa
3º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim, Portugal
|
2008 | Honorable Mention in the 3rd International Composition Competition at Póvoa do Varzim |
2007 | Merit Grant (Best student in the BA in Composition) |
2007 | 3rd Prize in the Viotti International Composition Competition |
2006 | Prémio do Banco de Portugal - Licenciatura em Economia |
2005 | Bolsa de Mérito - Licenciatura em Economia |
2004 | Bolsa de Mérito - Licenciatura em Economia |
2003 | Bolsa de Mérito - Licenciatura em Economia |