Identification
Personal identification
- Full name
- LÚCIA DA GRAÇA CRUZ DOMINGUES AMANTE
Citation names
- AMANTE, LÚCIA
Author identifiers
- Ciência ID
- 4511-5D40-4988
- ORCID iD
- 0000-0003-3210-7980
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.pt/citations?user=66NLfKEAAAAJ&hl=pt-PT
- Scopus Author Id
- 56560249400
Email addresses
- lucia.amante@uab.pt (Professional)
- luciaamante@gmail.com (Personal)
Addresses
- Rua Almirante Barroso, 38, 1000-13, Lisboa, Lisboa, Portugal (Professional)
Websites
Knowledge fields
- Social Sciences - Educational Sciences
Languages
Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Portuguese (Mother tongue) | |||||
Spanish; Castilian | Upper intermediate (B2) | Upper intermediate (B2) | Upper intermediate (B2) | Upper intermediate (B2) | Upper intermediate (B2) |
English | Intermediate (B1) | Upper intermediate (B2) | Upper intermediate (B2) | Upper intermediate (B2) | Upper intermediate (B2) |
French | Upper intermediate (B2) | Upper intermediate (B2) | Upper intermediate (B2) | Upper intermediate (B2) | Upper intermediate (B2) |
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2004/01/26
Concluded
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Major in Comunicação Educacional
Universidade Aberta, Portugal
"A integração das novas tecnologias no pré-escolar : um estudo de caso" (THESIS/DISSERTATION)
|
Muito Bom com Distinção e Louvor |
1994/04/20
Concluded
|
Mestrado em Comuicação Educacional Multimédia (Mestrado)
Major in Ciências da Educação
Universidade Aberta, Portugal
"Desenvolvimento de uma Aplicação em Hipertexto Multimédia: O Desenho Infantil" (THESIS/DISSERTATION)
|
Muito bom |
1987/11/19
Concluded
|
Psicologia (Licenciatura)
Major in Especialidade Psicologia Educacional
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal
"O Texto Live no 2º Ano de Escolaridade: A enunciação e a predicação" (THESIS/DISSERTATION)
|
15 valores |
Affiliation
Science
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2007 - Current | Researcher (Research) | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
1991 - 2006 | Researcher (Research) | Universidade Aberta, Portugal |
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2021 - Current | Associate Professor (University Teacher) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal | ||
2004 - 2021 | Assistant Professor (University Teacher) | Universidade Aberta, Portugal |
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal | ||
1994 - 2004 | Assistant (University Teacher) | Universidade Aberta, Portugal |
1989 - 1994 | Trainee Assistant (University Teacher) | Universidade Aberta, Portugal |
1987 - 1989 | Trainee Assistant (University Teacher) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
1986 - 1987 | Tutor (University Teacher) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
Other Careers
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
1981 - 1982 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola Secundária de Moura, Portugal |
1980 - 1981 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola Secundária Nº 1 de Beja, Portugal |
Positions / Appointments
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2024/01/07 - Current | Vice-coordenadora do Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2023/10/04 - 2024/10/09 | Coordenadora do Doutoramento em Educação a Distância e Elearning - DEDeL | Universidade Aberta, Portugal |
2024/06 - 2024/10 | Membro do Conselho Coordenador do Departamento de Educação e Ensino a Distância | Universidade Aberta, Portugal |
2020 - 2021 | Coordenadora da Licenciatura em Educação | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal | ||
2016 - 2021 | Membro do Conselho Coordenador do Departamento de Educação e Ensino a Distância | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2013 - 2021 | Coordenadora do Mestrado em Comunicação Educacional e Média Digitais | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2016 - 2018 | Membro efetivo do Conselho Pedagógico | Universidade Aberta, Portugal |
2013 - 2018 | Membro da Comissão Científica do Doutoramento em Educação, especialidade Educação a Distância e Elearning | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2013 - 2017 | Membro efetivo do Conselho Geral | Universidade Aberta, Portugal |
2013 - 2014 | Membro do Conselho Coordenador do Departamento de Educação e Ensino a Distância | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2009/01 - 2011/02 | Organic Unit President | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2008 - 2011 | Coordenadora da Licenciatura em Educação | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2006 - 2008 | Membro do Conselho Permanente do Departamento de Educação e Ensino a Distância | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
Others
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2019 - 2021 | Membro do Conselho Científico | Universidade Aberta, Portugal |
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
Projects
Grant
Designation | Funders | |
---|---|---|
2018 - 2022 | Project KLM 2: Laboratory of technologies and learning of programming and robotics for preschool and primary school
Researcher
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2017 - 2019 | Project MINE: Mobile learning in higher education
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Erasmus Plus
Concluded
|
2009 - 2011 | Projeto @ssess: E-learning e Avaliação no Ensino Superior
PTDC/CPE-CED/104373/2008
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT),
Concluded
|
Contract
Designation | Funders | |
---|---|---|
2025/03 - 2027/03 | Aprender Através do Brincar: transformar a Educação em Portugal
Codigo a definir
Researcher
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
|
2021 - 2024 | Modernisation and internationalisation of Iranian HEIs via collaborative TEL-based curriculum development in engineering and
STEM/UNI-TEL (UNI-TEL)
Researcher
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Concluded
|
2022 - 2023 | Capacity building for the development of Teaching and Learning Centers for Latin American Universities in the 21st Century
(PROF XXI)
Researcher
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Concluded
|
2018/01/01 - 2021/05/31 | European Short Learning Programms e) SLP
Researcher
|
Ongoing
|
2017 - 2020 | Observatório Virtual de Supervisão Pedagógica e Autoavaliação de Escolas
-
Researcher
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal |
Universidade Aberta Universidade de Coimbra Concluded
|
2015 - 2019 | DigilitEY: The Digital Literacy and Multimodal Practices of Young Children
Researcher
|
Concluded
|
Other
Designation | Funders | |
---|---|---|
2017 - Current | Avaliação Digital de Competências, @DiC
Principal investigator
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning
Ongoing
|
2002 - 2005 | @duline- Tutoring Adults Online
101102-CP-1-2002-1-FI
Technical development
Universidade Aberta, Portugal
|
Concluded
|
Outputs
Publications
Book |
|
Book chapter |
|
Conference paper |
|
Conference poster |
|
Edited book |
|
Journal article |
|
Journal issue |
|
Online resource |
|
Preface / Postscript |
|
Report |
|
Thesis / Dissertation |
|
Other
Other output |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2024/11/15 | Educação a Distância e Educação Aberta: Inovação, Partilha e Inclusão | VIII Congresso Amazónico de Educação a Distância
Instituto Federla - Rondônia (Brazil)
|
2024/09/18 | A Arte de Educar na Era da Inteligência Artificial | Humanitas 2024
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR Curitiba (Curitiba, Brazil)
|
2024/09/16 | Abordar a IA na Educação Agora | Humanitas 2024
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR Curitiba (Curitiba, Brazil)
|
2024/05/21 | Desafios e Oportunidades na Avaliação dos Programas Profissionais de Pós-Graduação | Seminário de Autoavaliação e Planejamento Estratégico
PPGCLIP - MPED, Universidade Federal da Bahía (Salvador da Bahía, Brazil)
|
2023/11/06 | Palestra de Abertura: Educação pós-digital e avaliação autêntica | 3.º Congresso Internacional Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
|
2023/09/25 | Para uma Educação Pós-digital Transformadora | ·XVI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE , Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC PR, 25 a 28 de setembro de
2023
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR Curitiba (Curitiba, Brazil)
|
2023/06/18 | Transforming the Culture and Innovating the Practices of Digital Assessment: How MOOCs Can Scale Up the Impac | “Yeswecan!”-DigitalEducationforBetterFutures(EDEN2023 AnnualConference)
EDEN (Dublin, Ireland)
|
2023/05/26 | Avaliação Alternativa Digital no Ensino Superior: Desafios para Implementação de práticas Inovadoras no 1º Ciclo | 2º Encontro de Investigadores do LE@D - Inovação e Ciência (Meet.UP23)
Lisboa, Universidade Aberta, (Lisboa, Portugal)
|
2023/05/26 | MOOC Programação e Robótica na Educação Básica e Pré-Escolar: testagem do desenho de aprendizagem | 2º Encontro de Investigadores do LE@D - Inovação e Ciência (Meet.UP23)
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
|
2023/04/18 | Nueva Cultura de Evaluación: Contribuciones a la evaluación abierta del aprendizaje | Prof XXI Global Symposium, Lx23
Projeto Prof XXI - Museu do Oriente
|
2023/03/14 | Avaliação da Aprendizagem em Contextos Digitais | Congresso, Universidade Federal da Bahia - UFBA
Universidade Federal da Bahía (Salvador da Bahía, Brazil)
|
2023/02/06 | Uma avaliação para as aprendizagens | VII CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO e X CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO
DA EDUCAÇÃO
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação (Lisboa, Portugal)
|
2022/09 | DESAFIOS PEDAGÓGICOS, TECNOLÓGICOS E INFORMACIONAIS DA APRENDIZAGEM UBÍQUA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA | I Congresso Luso Brasileiro de Educação, Congresso Humanitas 2022
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR Curitiba
|
2022/05/19 | Projeto KML II-Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem da Programação e Robótica no Pré-Escolar e 1º Ciclo | II Seminário de Internacionalização
Universidade Federal de Sergipe
|
2022/03/19 | ADiC – Avaliação Digital de Competências | 1ª Encontro de Investigadores do LE@D Inovação e Ciência
Universidade Aberta
|
2022/03/19 | Um Olhar sobre os Games na Educação Um Olhar sobre os Games na Educa | MeetUp22
Universidade Aberta
|
2022/03/19 | Potencialidades do eLearning na formação contínua de professores de Escolas Comunitárias | MeetUp22
Universidade Aberta
|
2022/03/19 | Avaliação do projeto Atividade “teste” na Moodle: Projeto piloto | MeetUp22
Universidade Aberta
|
2022/03/18 | Competências socioemocionais ressignificadas pela pandemia – visões e experiências de diretores de escolas – Brasil e Portugal | MeetUp22
Universidade Aberta (Portugal)
|
2022/03/18 | KML II -Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem da Programação e Robótica no Pré-Escolar e 1º Ciclo | MeetUp22
Universidade Aberta
|
2022/02/22 | DA CULTURA DO TESTE À CULTURA DA AVALIAÇÃo | Nova Quality Day
Universidade Nova de Lisboa
|
2022/02/19 | Para lá da Pandemia: Avaliação Digital e Aprendizagem | Desafios e caminhos da Escola Digital: Ação de formação de curta duração (Nova Ágora - CFAE) |
2022 | Avaliação para a aprendizagem e autorregulação: papel do feedback | I CONGRESSO INTERNACIONAL DE INVESTIGAÇÃO E INTERVENÇÃO EM PSICOLOGIA ESCOLAR E DA EDUCAÇÃO
Universidade do Minho - Braga
|
2021/12/10 | Da Transformação Digital à Transformação Pedagógica no Ensino Superior Painel I | IX Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior (eL@IES 2021)
Instituto Politécnico de Tomar (Tomar, Portugal)
|
2021/10/01 | Um Recurso Pedagógico Aberto para apoio à Avaliação Digital no Ensino Básico e Secundário. | EDU Summit
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
|
2021/09/29 | E Agora? Vamos Finalmente Redesenhar a Escola? | Congresso Nacional de Educação – EDUCERE 2021
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR Curitiba (Curitiba, Brazil)
|
2021/09/27 | Não à “Educação Bancária”: A avaliação enquanto questão ética | II Encontro Internacional de Educação Online - 100 anos de Paulo Freire
UNIMES - Universidade metropolitama de Santos (Brazil)
|
2021/09 | Avaliação Digital no Ensino Básico e Secundário: Recurso Pedagógico Aberto | XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia |
2021/06/23 | Escola e Tecnologias Digitais na Infância: Boas práticas | Programa Agrinho - 3º Seminário de Formação de Professores
(Curitiba, Brazil)
|
2021/05/28 | Participação na mesa: Perspectivas da Educação Pós-pandemia: diálogos entre Moçambique, Portugal, Brasil, Espanha, Itália | SENID 2021 - Seminário Internacional de Cultura Digital
Universidade de PAsso Fundo (Passo Fundo, Brazil)
|
2021/05/27 | Avaliação Digital para promover a Aprendizagem: Sustentabilidade e Participação | VII SENID - Seminário Internacional de Cultura Digital
(Psso Fundo, Brazil)
|
2021/05/03 | Educação na Pandemia: Ações, tecnologias e Estratégias | Live - VII SENID - Seminário Internacional de Cultura Digital
Universidade de Passo Fundo (Passo Fundo, Brazil)
|
2021/03/08 | EMPOWERING EDUCATORS IN DIGITAL ASSESSMENT | INTED 2021 |
2020/11/09 | Transparency in the Assessment of Competencies Process in online Technical Vocational Courses |
ICERI - International Conference of Education, Research and Innovation (Spain)
|
2020/11 | Evaluation of a b-Learning Training for Teachers in Computational Thinking, Programming and Robotics: Preparing the Design of a MOOC | ICERI - International Conference of Education, Research and Innovation
International Conference of Education, Research and Innovation (Spain)
|
2020/07/03 | Mesa Redonda - Avaliação da Aprendizagem Online: Avaliação Digital no Ensino Básico e Secundário: Um Recurso Pedagógico Aberto para apoio aos professores | I Seminário Virtual da UFRPE
Universidade Federal Rural de Pernanbuco (Pernambuco, Brazil)
|
Supervision
Thesis Title Role |
Degree Subject (Type) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2016 - Current | “A interculturalidade e o uso das TIC na Educação pré-escolar na Região Autónoma da Madeira”
Supervisor
|
Doutoramento em Educação, especialidade Educação Intercultural (PhD)
Universidade Aberta, Portugal
|
2014 - Current | “Os Adolescentes e os Sites das Redes Sociais: Comportamento, Atitudes, Intenções, Variáveis Preditoras, Representações Sociais
das Tecnologias de Informação e Comunicação e Capital Social”
Supervisor
|
Doutoramento em Psicologia Educacional (PhD)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2013 - Current | "Avaliação das Aprendizagens: a utilização do Portfólio na disciplina de Matemática no Ensino Secundário”
Supervisor
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Master)
Universidade Aberta, Portugal
|
2022 - 2024/03/06 | Conceções e práticas de feedback
Supervisor
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Master)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
2021/09 - 2023/06/05 | Perceções e práticas de feedback no ensino e aprendizagem de Física e Química: estudo de caso num agrupamento de escolas
Supervisor
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Master)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
2022/04/01 - 2023/06/01 | Pressupostos Formativos com Foco na Gestão e em Competências Sócio-Emocionais
Supervisor
|
Pós-doutoramento (Other)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
2017 - 2022/09/19 | Desafios pedagógicos, tecnológicos e informacionais da aprendizagem ubíqua: uma revisão integrativa
Supervisor
|
Doutoramento em Educação, especialidade Educação a Distância e Elearning (PhD)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
2019 - 2021/10/19 | “Práticas da Avaliação Formativa no Desenvolvimento da Aprendizagem da Língua Inglesa:um estudo de caso em Cabo Verde”.
Supervisor
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica. (Master)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
2019 - 2021 | “A Interculturalidade e o uso das TIC na Educação Pré-escolar na Região Autónoma da Madeira”.
Supervisor
|
Doutoramento em Educação, especialidade Educação Intercultural (PhD)
Universidade Aberta, Portugal
|
2018 - 2021 | “O uso de Games na Educação Brasileira: uma análise de artigos científicos”.
Supervisor
|
Mestrado em Comunicação Educacional e Média Digitais (Master)
Universidade Aberta, Portugal
|
2018 - 2021 | eLearning como estratégia para a formação contínua de professores de escolas comunitárias
Supervisor
|
Mestrado em Pedagogia do Elearning (Master)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
2017 - 2019 | “Avaliação Alternativa Digital: estudo de caso em um curso Técnico em Administração da Rede Nacional EaD Senac – Brasil”.
- Dissertação de . Mestrado em Pedagogia do Elearning, Universidade AbertaMestrado em Pedagogia do Elearning, Universidade
Aberta
Supervisor
|
Mestrado em Pedagogia do Elearning (Master)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
2017 - 2019 | “Utilização das TIC pelos estudantes do ensino a distância do centro de recursos de Chimoio: um estudo de caso”. Mestrado
em Comunicação Educacional e Média Digitais,
Supervisor
|
Mestrado em Comunicação Educacional e Média Digitais (Master)
Universidade Aberta, Portugal
|
2016 - 2019 | Intervenções Educativas e Sociais Baseadas em Jogos Digitais de Produção Simplificada
Supervisor
|
Doutoramento em Eucação, especialidade Educação a Distância e Elearning (PhD) |
2016 - 2019 | “Avaliação da Aprendizagem na Educação Online. Construindo elementos para um avaliar interativo-mediador”
Co-supervisor
|
Educação Matemática e Tecnológica (PhD)
Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
|
2017 - 2018 | “Avaliação Formativa Digital: Um Estudo sobre perspetivas de alunos”,
Supervisor
|
Pós-Doutoramento (Other)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
2017 - 2018 | Avaliação Formativa. Um Estudo sobre Formação de Professores em Contexto Blearning
Co-supervisor
|
Pós Doutoramento (Other) |
2016 - 2018 | “O Blogue da Biblioteca de Turma como uma Atividade Promotora da Leitura e da Escrita”
Supervisor
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Master)
Universidade Aberta, Portugal
|
2016 - 2018 | “O Uso das Tecnologias Digitais nos Primeiros Anos do Ensino Fundamental: Estudo de Caso em santa Maria de Itabira”
Supervisor
|
Mestrado em Pedagogia do Elearning (Master)
Universidade Aberta, Portugal
|
2014 - 2017 | “Continuum: Um modelo de design de interação de AVEA”, Programa intercalar de doutoramento realizado em Portugal entre fevereiro
e agosto de 2015
Co-supervisor
|
Universidade Federal de Santa Catarina, Brazil
|
2014 - 2017 | “Tecnologias de Comunicação Digital no Processo de Mediação da Aprendizagem na Educação Superior”.
Supervisor
|
Mestrado em Comunicação Educacional e Média Digitais (Master)
Universidade Aberta, Portugal
|
2014 - 2017 | “A utilização da WEB Social na disciplina de Português numa turma do 5º ano do Ensino Básico”.
Supervisor
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Master)
Universidade Aberta, Portugal
|
2013 - 2016 | Mundos Virtuais e Realidade Aumentada – Desenvolvimento e implementação de um artefacto de média-arte digital para o ensino
de Educação Musical no 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
Co-supervisor
|
|
2013 - 2016 | “Cultura Digital: Letramentos Digitais em Cursos de Graduação em Modalidades Presenciais e a Distância”.
Co-supervisor
|
|
2014 - 2015 | "A Integração das TIC em contexto pedagógico: A experiência da Escola Secundária Abílio Duarte em Cabo Verde”.
Supervisor
|
Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia (Master)
Universidade Aberta, Portugal
|
2013 - 2015 | “Uso do Facebook pelos Estudantes do Ensino Secundário: Evidências da participação cívica e política”
Supervisor
|
Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia (Master)
Universidade Aberta, Portugal
|
2012 - 2014 | “O portefólio e o teste em duas fases na avaliação de aprendizagens da disciplina de Inglês no 2º Ciclo.”
Supervisor
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Master)
Universidade Aberta, Portugal
|
2012 - 2014 | “Alunos com Necessidade Educativas Especiais: o digital storytelling como estratégia de aprendizagem da língua materna”. Mestrado
em Comunicação Educacional Multimédia
Supervisor
|
Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia (Master)
Universidade Aberta, Portugal
|
2011 - 2014 | Ensino-Aprendizagem na Cibercultura – A mediação Pedagógica da Modalidade Vídeo no Ensino Superior
Co-supervisor
|
Programa intercalar de doutoramento realizado na Universidade Aberta em Portugal entre outubro de 2013 e fevereiro de 2014.
(PhD)
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brazil
|
2012 - 2013 | "Avaliação e Aprendizagem no 2.º ano de escolaridade: um estudo de caso".
Supervisor
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica, (Master)
Universidade Aberta, Portugal
|
2012 - 2013 | “A utilização do Portefólio como instrumento de avaliação e aprendizagem na disciplina de Geografia – estudo de caso”.
Supervisor
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Master)
Universidade Aberta, Portugal
|
2011 - 2013 | “O E-portefólio: Avaliação digital no 1º Ciclo”.
Supervisor
|
Mestrado em Pedagogia do Elearning (Master)
Universidade Aberta, Portugal
|
2011 - 2013 | “A autoavaliação como instrumento de regulação da aprendizagem – estudo de caso na aula de língua estrangeira no ensino secundário”.
Supervisor
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Master)
Universidade Aberta, Portugal
|
2011 - 2013 | “Práticas avaliativas no 2º Ciclo, na disciplina de Matemática”.
Supervisor
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica, Universidade Aberta (Master)
Universidade Aberta, Portugal
|
2011 - 2013 | Blog didático. Integração na prática pedagógica.
Supervisor
|
Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia (Master)
Universidade Aberta, Portugal
|
2010 - 2013 | “Clima Organizacional Escolar, Stress Profissional, Autoeficácia e Colaboração entre Professores: Que relações?”
Supervisor
|
Doutoramento em Psicologia Educacional (PhD)
Universidade Aberta, Portugal
|
2009 - 2013 | “Literacia(as) familiar(es): desenvolvimento dos conhecimentos emergentes de literacia de crianças de meios socioculturais
diferenciados”
Supervisor
|
Ciências da Educação (PhD)
Universidade Aberta, Portugal
|
2009 - 2011 | "O e-portefólio como ferramenta de avaliação colaborativa".
Supervisor
|
Mestrado em pedagogia do Elearning (Master)
Universidade Aberta, Portugal
|
2008 - 2010 | "O Espaço da Coordenação de Curso num Contexto Online: Uma componente distinta ou um mero elemento organizacional".
Supervisor
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica
Universidade Aberta, Portugal
|
Event organisation
Event name Type of event (Role) |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2024/05/09 - 2025/05/10 | Organização e moderação do Painel Eixo III - Ética, gestão e governança, financiamento, avaliação e investigação Challenges
25 anos (Informação – Espaços e Caminhos Onlife (uminho.pt) XIII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e
Comunicação na Educação (2024/05/09 - 2024/05/10)
Congress (Other)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2025/01/10 - 2025/01/10 | Preparação da visita presencial do painel de avaliação da FCT à Unidade de Investigação e Desenvolvimento - Laboratório de
Educação a Distância e Elearning. Preparação de materiais, organização dos espaços da visita e exposição das atividades e
projetos desenvolvidos durante o período em avaliação. (2025/01/10 - 2025/01/10)
Other
|
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2024/09/16 - 2024/09/20 | IV Congresso Humanitas (2024 - 2024/09/20)
Congress (Member of the Organising Committee)
|
Pontifícia Universidade Católica do Paraná Escola de Educação e Humanidades, Brazil |
2022/10/03 - 2022/10/06 | III Congresso Humanitas e I Congresso Luso Brasileiro de Educação - Escola de Humanidades da PUCPR, Paraná, Brasil (2022/10/03 - 2022/10/06)
Congress (Member of the Organising Committee)
|
Editora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brazil Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2021/12/10 - 2021/12/10 | IX Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior - eL@IES. (2021/12/10 - 2021/12/10)
Meeting (Member of the Organising Committee)
|
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal Instituto Politécnico de Tomar, Portugal |
2020/10/21 - 2020/10/23 | EDEN 2020 Online Research Workshop (2020/10/21 - 2020/10/23)
Workshop (Co-organisor)
|
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2018/10/29 - 2018/11/01 | Coordenador da Comissão Organizadora (equipa portuguesa) do IV Colóquio Luso Brasileiro de Educação a Distância e Elearning,
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 29 de outubro a 1 de novembro de 2018. http://cienciaefe.pucpr.br/2018/09/26/iv-coloquio-luso-brasileiro-de-educacao-a-distancia-e-elearning/ (2018/10/29 - 2018/11/01)
Congress (Co-organisor)
|
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brazil Universidade Aberta, Portugal |
2018/05 - 2018/11 | Co-Chair of the Technical Program do 3rd EAI DLI - International Conference on Design, Learning & Innovation, 24 a 26 de outubro
de 2018 http://designlearninginnovation.org/organizing-committee/ (2018/10/24 - 2018/10/26)
Congress (Member of the Organising Committee)
|
|
2013 - 2014/02 | Presidente da Comissão Organizadora do III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, Laboratório de Educação
a Distância e Elearning, Universidade Aberta, Realizado no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, em Lisboa, dias 6 e 7
de dezembro de 2013 (2013/12/06 - 2013/12/07)
Congress (President of the Organising Committee)
|
|
2013 - 2013 | Membro da Comissão Organizadora da 1ª Conferência Internacional Avaliação e Tecnologias no Ensino Superior, promovida pelo
projeto @ssess, Laboratório de Educação a Distância e Elearning, Universidade Aberta, realizada no Museu das Comunicações
em Lisboa, dias 18 e 19 de julho de 2013 (2013/07/18 - 2013/07/19)
Conference (Member of the Organising Committee)
|
|
2010 - 2010 | -Presidente da Comissão organizadora do I Encontro da Licenciatura em Educação. Universidade Aberta, Abrantes, 1 e 2 de outubro
de 2010. (2010/10/01 - 2010/10/02)
Meeting (President of the Organising Committee)
|
|
2007 - 2007 | Membro da Comissão organizadora do IIº Colóquio Luso-Brasileiro de Ensino a Distância e Online, realizado em Lisboa, no Museu das Comunicações, em novembro de 2007. (2007/11/10 - 2007/11/11) | |
2006 - 2006 |
Membro da Comissão Organizadora das I Jornadas Internacionais sobre Inovação em Educação: Paradigmas em Mudança, Lisboa, Centro
de Estudos em Educação e Inovação (CEEI) Fundação Calouste Gulbenkian, 20 e 21 de abril de 2006. (2006/04/20 - 2006/04/21)
Congress
|
Event participation
Activity description Type of event |
Event name Institution / Organization |
|
---|---|---|
2023/05/24 - Current | Looking at Assessment for Learning through the Lenses of the PrACT Model
Other
|
Peer Learning Activity : Assessing learners’ competences: policies and practices to support successful and inclusive education - Direção Geral da Administração Escolar (DGAE) |
2022/11/10 - Current | Participação na mesa: Tecnologia e docência na contemporaneidade: dilemas e desafios
Intervenção: Queremos voltar à “normalidade”?
Meeting
|
IV Seminário do GEICS & I encontro dos Grupos de Pesquisa em Currículo, Didática e Formação de Professores |
2020/12/09 - Current | Quando o presencial não é opção: Educação em contexto social de emergência | XIV e-encontro da APEM 2024 |
2020/11/11 - Current | Tecnologias, Infâncias e Educação Atual - Mesa redonda | I Jornada Integrada da Pesquisa e Extensão no Campus JIPE - UNEB |
2020/10/01 - Current | Avaliação da Aprendizagem, Contextos Digitais e Ensino Superior
Meeting
|
|
2020/08/27 - Current | Um testemunho docente em tempos de pandemia...
Meeting
|
Educação Remota Emergencial: Experiências no Brasil, Europa e América Latina - Universidsade do Estado da Bahía |
2020/06/16 - Current | Palestra: A construção da presença do Professor digital | Educação Pandêmica: Desafios, possibilidades e implicações
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brazil
|
2019/11/14 - Current | Cultura da Avaliação e Contextos Digitais de Aprendizagem no Ensino Superior: Fundamentos e Práticas
Workshop
|
Oficina de Formação: Práticas Avaliativas ao Serviço da Aprendizagem |
2019/02/07 - Current | Modelo PrACT: Fundamentos e Práticas de Avaliação Alternativa Digital - Workshop
Congress
|
Congresso Internacional sobre Avaliação no Ensino Superior
Universidade do Minho, Portugal
|
2024/05/10 - 2024/05/10 | Moderação do Painel Eixo III - Ética, gestão e governança, financiamento, avaliação e investigação Challenges 25 anos (Informação
– Espaços e Caminhos Onlife (uminho.pt))
Conference
|
XIII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação - Challenges 25 anos
Universidade do Minho, Portugal
|
2023/02/19 - 2023/02/19 | Para lá da pandemia: avaliação digital e aprendizagem
Other
|
Desafios e caminhos da Escola Digital: Ação de formação de curta duração (Nova Ágora - CFAE) |
2022/05/09 - 2022/05/09 | Participação na mesa de aberturado IV Seminário de Educação a Distância: Cenários da EaD no Mundo
Seminar
|
IV Seminário de Educação a Distância
Universidade Federal de Goiás Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, Brazil
|
2019/11/09 - 2019/11/09 | - Práticas familiares, sociais e pedagógicas conducentes à construção de um projeto pessoal de “leitor/escritor. Painel Pedagogicamente
Literário.
Meeting
|
|
2019 - 2019 | - Supervisão, Inovação e Desenvolvimento profissional. Mesa Redonda. 2º Colóquio Supervisão Pedagógica e Acompanhamento da Prática Letiva | SPAPL. Desenvolvido no âmbito do projeto de investigação ‘Observatório Virtual de Supervisão e Autoavaliação de Escolas’, Auditório Camões, Lisboa, 11 de maio de 2019. | |
2018/05/21 - 2018/05/25 | Em busca de uma nova Cultura de Aprendizagem. 2º Seminário Regional de Formação de Professores, Programa Agrinho, SENAR PR, Paraná, Brasil, 21 a 25 de maio de 2018. | |
2017 - 2017 | - Cultura da Avaliação e Contextos Digitais de Aprendizagem: O modelo PrACT. Palestra proferida a convite do Núcleo de Tecnologia Educacional da o, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) 5 de dezembro de 2017. | |
2017 - 2017 | - O Modelo PrACT: Um novo olhar sobre concepção e práticas de avaliação alternativa digital. Palestra proferida a convite do Instituto Federal do Paraná, Curitiba, 24 de novembro de 2017. | |
2017 - 2017 | - Aprendizagem e Avaliação em Contextos Digitais. Palesta proferida a convite da Direção de Ensino de Graduação do Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) Florianópolis, 22 de novembro de 2017. | |
2017 - 2017 | - Da educação a distância à educação aberta: Caminhos de inclusão, criação e partilha. Palestra proferida no II Encontro Internacional Docência e Cibercultura. Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 6 de novembro de 2017. | |
2017 - 2017 | - Tecnologias, Educação e Contemporaneidade. Palestra proferida no âmbito do 1º Congresso Internacional de Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade. Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Instituto Anísio Teixeira, São Salvador da Bahia, 16 de novembro de 2017. | |
2017 - 2017 | - Avaliar para aprender na escola do Século 21. Conferência Plenária proferida no âmbito do 2º Encontro Estadual de Tecnologias Educacionais, Inovação e criatividade na educação Paranaense. Curitiba. 9 de novembro de 2017. | |
2017 - 2017 | Da Educação a Distância à Educação Aberta. Novos caminhos de Aprendizagem. Palestra proferida no âmbito do “3º Seminário Avançado Recursos Digitais na Educação”. Comemoração dos 25 anos do programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC PR). 3 de outubro de 2017. | |
2017 - 2017 | - O impacto da tecnologia nas escolas, professores, alunos e encarregados de educação. Palestra proferida no âmbito do Welcome Microsoft Innovative Educator Experts & Microsoft Schools PORTUGAL – Microsoft, Parque das Nações, Lisboa, 14 de janeiro de 2017. | |
2016 - 2016 | Educação a Distância: O modelo pedagógico virtual da Universidade Aberta. Palestra proferida no Simpósio Pedagogia no Ensino Superior, Universidade Lusófona, 12 de dezembro de 2016. | |
2016 - 2016 | - Experiências Digitais e Aprendizagem. Conferência plenária de abertura do 4º Simpósio Internacional de Educação – Tecnologia educacional, interatividade e participação social, proferida a convite da Prefeitura de São José dos Campos. São José dos Campos – São Paulo, 10 de agosto de 2016. | |
2016 - 2016 | - Digital Practices in homes and community settings. The Digital Literacy and Multimodal Pratices of Young Children Mesa Redonda - 1st DigiLitEY Training School, Univ. Minho, Braga, junho 2016 | |
2015 - 2015 | Literacia Digital e Universidade: Contributos da Educação a Distância Conferência plenária de abertura do SemiEdu 2015, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, novembro de 2015. | |
2015 - 2015 | Universidades - lugares inúteis? Palestra realizada para os alunos da Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora – Minas Gerais, Brasil, maio de 2015 | |
2015 - 2015 | - Cultura da Convergência, Escola e Tecnologias Móveis. Oradora convidada para a iniciativa “A Educação à Luz do Digital” conjunto de eventos promovidos no âmbito do Projeto TEA (Tablets no Ensino e na Aprendizagem), sob o auspício da Fundação Calouste Gulbenkian. Museus da Comunicações, 26 de novembro de 2015. | |
2015 - 2015 | - Redes Sociais e Universidade, Pensar e Partilhar Práticas de Qualidade no Ensino Superior. Mesa Redonda, Universidade de Aveiro/Universidade Aberta, (Project Nº 517706-LLP-1-2011-1-UK-ERASMUS-EMGR), março de 2015. | |
2014 - 2014 | - Aprendizagem e Inovação Social. Oradora convidada para o Ciclo de Diálogos - Aprendizagem e Inovação Social. Programa Institucional de Aprendizagem e Inovação Social na UnB - criação do Centro de aprendizagem e Inovação Social (CAIS) da UnB no Paranoá e Itapoá. Universidade de Brasília, 1 e 2 de dezembro de 2014. | |
2014 - 2014 | Novas Tecnologias. Novas possibilidades ou novas desigualdades? 7ª Conferência Encontro Nacional de Educação. “Um novo Rumo para Portugal”. Escola Secundária Padre António Vieira, 8 de março de 2014. | |
2013 - 2013 | A Ambientação”. Formação para os processos virtuais de aprendizagem. Oradora convidada para o SIMPOSIUM: O Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta portuguesa - Em torno de uma experiência de inovação no Ensino Superior. III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, Pavilhão do Conhecimento, Lisboa, dezembro de 2013 | |
2013 - 2013 | Escola Digital é uma Escola mais igual? Intervenção na Mesa-Redonda: ESCOLA E INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS EM DIFERENTES PERSPECTIVAS: EUROPA E ESTADOS UNIDOS. II Seminário Aulas Conectadas: Inovação Curricular e Aprendizagem Colaborativa no Ensino Básico. Universidade Estadual de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil, outubro de 2013 | |
2013 - 2013 | - Princípios e práticas pedagógicas na UAb - Portugal: Desenvolvimento do Modelo Pedagógico Virtual. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 7 de maio de 2013. | |
2013 - 2013 | - Modelo Pedagógico Virtual da UAb: Princípios e desenvolvimento, Palestra proferida a convite da Escola de Educação e Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, Brasil, 2 de maio de 2013. | |
2013 - 2013 | - As Novas Tecnologias e os Desafios para uma Educação Humanizadora. Conferência plenária realizada no V Congresso Internacional de Educação, Santa Maria, Brasil - 24 a 27 de abril de 2013. | |
2013 - 2013 | - TIC na Escola e na Educação Infantil Palestra realizada para os alunos da Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora – Minas Gerais, Brasil, 25 de fevereiro de 2013. | |
2013 - 2013 | - Fundamentos da Avaliação Digital - Projeto @ssess. Oradora convidada no Painel - Conferência Avaliação e Tecnologias no Ensino Superior - CATES, Lisboa, julho de 2013. | |
2012 - 2012 | - Aprender na Era Digital, conferência plenária proferida na Abertura do Programa de Pós-graduação em Educação Stricto Sensu, Escola de Educação e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) 6 de agosto de 2012. | |
2012 - 2012 | - Novos Espaços e Nova Cultura de Aprendizagem. Orador convidada na Mesa Educação na Contemporaneidade. “2º Congresso Sergipano de Ciências, Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2 a 6 de junho de 2012. | |
2012 - 2012 | - Planeando e acompanhando a aprendizagem em EaD. Conferência plenária proferida a convite da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (CAPES) no Encontro dos Fórum de Área - Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 21 e 22 de maio de 2012. | |
2011 - 2011 | - Aprendizagem na era digital. Oradora convidada no âmbito do II Seminário “Comunicação, trabalho e educação: Perspectivas teórico-metodológicas” TIC em Contextos Educacionais – Universidade do Estado de Santa Catarina e Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil, dezembro de 2011. | |
2011 - 2011 | - Modelos Alternativos de Avaliação no Quadro de Uma Pedagogia Inovadora. Educador/Futuro, São Luís do Maranhão, 26 a 28 de maio de 2011. | |
2011 - 2011 | - O Lugar das Tecnologias Digitais no Projeto Pedagógico. Educador/Educar, São Paulo, Brasil, 18 a 21 de maio de 2011. | |
2011 - 2011 | - Uma Escola mais Digital. Palestra por videoconferência dirigida aos gestores Escolares do Município de São José dos Campos (Estado de São Paulo), 6 de abril de 2011. | |
2011 - 2011 | - Avaliação Digital: as suas dimensões. Conferência plenária proferida no âmbito da 2ª Conferência do Mestrado em Pedagogia do Elearning, myMPeL, Universidade Aberta, outubro de 2011. | |
2011 - 2011 | - Tecnologias Digitais na Escola e no Jardim de Infância. Palestra proferida no âmbito do Colóquio “Potencialidades Pedagógicas das TIC” Associação Nacional de Professores, Futurália, março de 2011. | |
2011 - 2011 | - A Utilização das TIC em Contextos de Aprendizagem Não Formal. Oradora convidada pela Rede Sociedade da Informação - RSIA – Lagoa, S. Miguel – Açores, 28 de abril de 2011. | |
2011 - 2011 | - Aprendizagem e Avaliação em contexto online. Conferência plenária realizada no I Congresso E-learning Madeira. Funchal, janeiro de 2011. | |
2010 - 2010 | - Geração Digital, intervenção como oradora convidada no I Encontro @rca Comum, Universidade do Minho, Braga, janeiro de 2010. | |
2009 - 2009 | - A avaliação das Aprendizagens em Contexto Online: O Modelo Pedagógico da UAb. Conferência plenária proferida na VI Conferência Internacional de TIC na Educação, Challenges 2009, Braga, maio de 2009. | |
2009 - 2009 | - Nativos Digitais. Palestra realizada no Fórum Cidadania, Torres Novas, 25 de novembro de 2009. - | |
2009 - 2009 | O perfil do Nativo Digital. Palestra realizada a convite do Projeto “Maré Alta, Peniche, 30 de outubro de 2009. | |
2008 - 2008 | - Novos Contextos de Aprendizagem e Educação Online, oradora convidada no evento “Rumo à Escola sem Muros”, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Lisboa. Abril de 2008. | |
2005 - 2005 | - As Novas Tecnologias na Educação Pré-Escolar. Conferência plenária no âmbito do V Simpósio Internacional – Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico, Os Caminhos da Aprendizagem, GEDEI. Beja, janeiro de 2005. | |
2005 - 2005 | - Novas Tecnologias, Nova Escola, Novos Desafio, palestra proferida no a convite da Divisão de Educação da Câmara Municipal da Azambuja no âmbito das 4ªs Jornadas Pedagógicas, Azambuja, setembro de 2005. | |
2005 - 2005 | - Novas Tecnologias e Equidade, oradora convidada no Workshop – Rumo à inclusão digital: Software Livre e Educação. Universidade Aberta, janeiro de 2005. | |
2002 - 2002 | - Explorando as Novas Tecnologias em Contexto de Educação Pré-Escolar, oradora convidada no XI Colóquio de Psicologia e Educação, “Experiência Social, Educação e Desenvolvimento”, I.S.P.A. Lisboa, novembro de 2002. |
Jury of academic degree
Topic Role |
Candidate name (Type of degree) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2024/11/20 | “Formação Inicial de professores - para uso das TIC em
sala de aula, um estudo de caso na Escola Pedagógica de Lunda-Norte”
(Thesis) Main arguer
|
Domingos Paulo Pedrocha Deque (PhD)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2024/07/23 | Engenharia de Prompts e práticas pedagógicas no Ensino Superior.
Supervisor
|
Manuele Jossias (Other)
Universidade do Minho, Portugal
|
2024/07/22 | Apropriação da Inteligência Artificial pelos professores da Universidade Pedagógica de Moçambique
Supervisor
|
Aurélio Armando Pires (Other)
Universidade do Minho, Portugal
|
2024/03/06 | Conceções e Práticas de Feedback
Supervisor
|
Olímpio Olegário Tavares (Master)
Universidade Aberta, Portugal
|
2024/02/27 | Direitos Sexuais e Reprodutivos e Paulo Freire: A Emergência dos Círculos Ciberculturais
(Thesis) Main arguer
|
Janaína Rodrigues de Freitas Machado Eduardo (PhD)
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Brazil
|
2023/12/19 | "Alfabetizatión Digital Universal. Enseñar y Aprender en Escenarios Educativos Digitales Interactivos Y Inclusivos"
(Thesis) Main arguer
|
Desiree Ayuso Del Puerto (PhD) |
2023/12/15 | Alfabetização na perspectiva dos Letramentos: uma proposta sociointeracionista de formação docente
(Thesis) Arguer
|
Priscila Alves Nova (Other)
Universidade do Estado da Bahia, Brazil
|
2023/10/03 | “Desenvolvimento de competências de literacia emergente e de literacia familiar através da valorização cultural e das narrativas
da comunidade. Construção, implementação e testagem de um programa na Ilha de Moçambique"
(Thesis) Arguer
|
Tatiana Ferreirim Gaspar (Other)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2023/09/18 | Desafios para implementação de Práticas Avaliativas Digitais Inovadoras no Ensino Superior: uma perspetiva do 1º Ciclo - Doutoramento
em Educação a Distância e Elearning
Supervisor
|
Elizabeth Batista de Souza (Other)
Universidade Aberta, Portugal
|
2023/05/29 | “Divulgação de conhecimento científico em rede: análise das vivências acadêmicas na pós-graduação, de professores com deficiência,
sob a ótica da inclusão”
Thesis Member
|
Maria Cristina Barbosa Mendes (Other)
Universidade Federal Fluminense, Brazil
|
2023/01/20 | Contributos para a inclusão de estudantes com surdez em ambientes virtuais de aprendizagem
(Thesis) Main arguer
|
Liliane de Melo Brito Amorim Pereira (PhD) |
2022/09/19 | “Aprendizagem Ubíqua: desafios pedagógicos, tecnológicos e informacionais”
Supervisor
|
Pedro Araújo de Amorim Fernandes (PhD)
Universidade Aberta, Portugal
|
2020/07/22 | A interculturalidade e o uso das TIC na Educação pré-escolar na Região Autónoma da Madeira
Supervisor
|
Eva Sandrina Sousa Perregil (PhD)
Universidade Aberta, Portugal
|
2020/04 | Ensinar e aprender inglês no ensino secundário com recurso a estratégia de aprendizagem invertida
(Thesis) Arguer
|
Sandra Emília Barros Sousa (PhD)
Universidade de Évora, Portugal
|
2020 | Contributos para um ensino explícito da compreensão da leitura no 1º ciclo do ensino básico
(Thesis) Main arguer
|
Betina Astride Martins Ferreira Aldinhas dos Santos (PhD)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2020 | Tecnologias e Infâncias: Contribuições para a construção de saberes das crianças do grupo 5 no contexto da creche. Programa
de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia – UNEB.
(Thesis) Arguer
|
Sheila Carine Souza Santos (Master)
Universidade do Estado da Bahia, Brazil
|
2019/07 | Aprendizagem Significativa no Ensino Superior. A Utilização de Mapas de Conceitos no Curso de Terapia Ocupacional.
(Thesis) Main arguer
|
Susana Cristina Costa Pestana (PhD)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2019/07 | Formação de Professores para a Fluência Tecnológico-Pedagógica em Tecnologia Assistiva no Curso de Pedagogia. Universidade
Federal de Santa Maria, 10 de julho de 2019.
(Thesis) Arguer
|
Edilma Machado de Lima (PhD)
Universidade Federal de Santa Maria, Brazil
|
2019/01 | Gestão da Avaliação Online do Ensino-Aprendizagem por meio da Integração entre as Plataformas de E-Learning e as Tecnologias
Móveis
(Thesis) Main arguer
|
Wlahilma Maria de Queiroz Bezerra (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019 | Narrativas Digitais em Podcast: Dinâmica avaliativa na Disciplina de História.
(Thesis) Arguer
|
Raphael de França e Silva (Master)
Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
|
2018/05 | Controvérsias na Política de 20% a Distância: A Caixa-Preta
(Thesis) Arguer
|
Kelly Aparecida Gomes (PhD)
Universidade Federal de Santa Catarina, Brazil
|
2018/02 | Metodologia de Projeto para o Ensino de Design: uma proposta de Aprendizagem Colaborativa na Perspetiva da Pesquisa Inovação
Responsáveis
(Thesis) Arguer
|
Raquel Pasternak Glitz Kowalski (PhD)
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brazil
|
2017/07 | As Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos de Trabalho de Escola: Gestão, Estruturas Intermédias e Professores
(Thesis) Main arguer
|
Luís Miguel Folgado Ferreira (PhD)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2017/03 | Continuum. Um modelo de design de interação em AVA.
Supervisor
|
Luciana dos Santos Rosenau (PhD)
Universidade Federal de Santa Catarina, Brazil
|
2017/02 | Formação Pedagógica de Professores Universitários numa Visão Paradigmática Inovadora: A Utilização de Recursos encontrados
na Web 2.0.
(Thesis) Arguer
|
Deise Marques Chotti (PhD)
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brazil
|
2017/01 | Violência nas escolas. Representações e práticas de violência entre alunos em duas escolas de Portugal e duas escolas no Brasil
(Thesis) Main arguer
|
Fabiana Maria Roque Chaves (PhD)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016/12 | O caso do ProUCA no Estado de Santa Catarina
(Thesis) Main arguer
|
Luiz Antônio da Rocha Andrade (PhD)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2016/11 | Videojuegos Educativos para el desarollo de las inteligências Múltiples en Aulas de Educación Primaria.
(Thesis) Main arguer
|
Tese Laura Carlota García (PhD)
Universidad de Oviedo, Spain
|
2016/03 | Ondas em Ressonância: letramentos Digitais de Estudantes da Universidade Aberta de Portugal
Supervisor
|
Terezinha Fernandes Martins de Souza (PhD)
Universidade Federal de Santa Catarina, Brazil
|
2016 | B-Learning. Estratégias de Aprendizagem no Ensino do Português Língua Estrangeira.
(Thesis) Arguer
|
Miguel Coelho (Master) |
2015/05 | Gerir Salas de Aula Culturalmente Diversas
(Thesis) Main arguer
|
Ana Carla Cunha da Conceição (PhD)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2015/03 | Interação Social em Rede e nas Redes: contributos para uma educação em rede
(Thesis) Arguer
|
Cristiane Koehler (PhD)
Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
|
2015/02 | Enquadramento de Atividades de Programação com Robôs de Solo na Educação Pré-escolar
(Thesis) Main arguer
|
Clotilde Sampaio dos Santos (PhD)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | A Plataforma Moodle ao serviço da articulação de professores.
(Thesis) Arguer
|
Sofia Reis Trindade Santos (Master) |
2014/11 | A Mediação Pedagógica na Modalidade Video no Ensino Superior,
Supervisor
|
Suyanne Tolentino de Souza (PhD)
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brazil
|
2014/11 | Formação de Professores no Contexto do Projeto um Computador por Aluno – UCA, no Estado do Tocantins: Uma proposta de pesquisa
partindo de uma reflexão sobre a prática pedagógica, Brasileiro e Formação de Professores, da Escola de Educação e Humanidades,
da Pontifícia Universidade Católica do Paraná
(Thesis) Arguer
|
Marisilvia dos Santos (PhD)
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brazil
|
2014/07 | Develloping and Evaluaing Pedagogical Digital Manipulatives for Preschool: The case of TOK – Touch, Organize, Create
(Thesis) Main arguer
|
Cristina Maria dos Santos Moreira da Silva Sylla (PhD)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2014/07 | Tecnologias digitais no Jardim de infância: comunicação, aprendizagem e desenvolvimento profissional docente
(Thesis) Main arguer
|
Ádila Ferreira Lopes de Faria (PhD)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2014/03 | As tecnologias de Informação e Comunicação e os Processos de reconfiguração de Modelos de Educação a Distância de Educação
Superior
(Thesis) Arguer
|
Selma dos Santos Rosa (PhD)
Universidade Federal de Santa Catarina, Brazil
|
2014/02 | Brincar de Internet: a vivência lúdica infantil em ambiente virtual
(Thesis) Main arguer
|
Alessandra Alcântara Velásquez (PhD)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2014 | As tecnologias Digitais na promoção da leitura e da Escrita. Estudo de caso sobre as perceções e práticas de leitura e escrita
associadas às tecnologias digitais entre os encarregados de educação e alunos do 3.º Ano
(Thesis) Arguer
|
Susana Fernandes Alentejano (Master) |
2013/11 | A Modalidade da EaD na Formação Continuada do Pedagogo – Um Olhar sobre a Pedagogia Social.
(Thesis) Arguer
|
Suzete Terezinha Orzechowski (PhD)
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brazil
|
2013/01 | Os Professores como Autores e Editores de Recursos Educativos Digitais: Uma investigação ação na Escola”
(Thesis) Arguer
|
Fernando Rui Pinheiro Campos (PhD)
Universidade de Lisboa Instituto para a Investigação Interdisciplinar, Portugal
|
2013 | Autoconceito Profissional dos Educadores de Infância e Atitudes Face à Educação Inclusiva.
(Thesis) Arguer
|
Mafalda Sofia Gonçalves Borges Coito (Master) |
2013 | Docência na Educação a Distância: Um Estudo sobre Identidade Docente em um Curso de Licenciatura em Espanhol. Programa de
Pós-Graduação em Educação.
(Thesis) Arguer
|
Karina Bernardes de Oliveira e Silva (Master)
Universidade do Estado de Santa Catarina, Brazil
|
2012 | Podcast na Visita de Estudo ao Museu e no Apoio ao Estudo Autónomo – uma iniciação ao mobile learning no 6º ano de escolaridade.
Mestrado em Ciências da Educação, Área de Especialização em Tecnologia Educativa, Instituto de Educação, Universidade do Minho.
(Thesis) Arguer
|
Maria Manuela Lopes de Oliveira (Master) |
2012 | A Influência de Diferentes Níveis de Apetrechamento Tecnológico em Duas Escolas do 1º Ciclo nas Práticas Educativas dos Professores
e nas Conceções dos Alunos Relativas às TIC. Mestrado em Educação, Área de Especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação
em Educação, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.
(Thesis) Arguer
|
Joana Cristina Vilela Gonçalves (Master) |
2012 | O Impacto da Web 2.0 na Sala de Aula – Um estudo de caso.
(Thesis) Arguer
|
Raquel Maria Perpétuo Ramalho (Master) |
2009/05 | Um Programa de Educação Parental
(Thesis) Arguer
|
Eva Silva Delgado Martins (PhD)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2007/06 | Programa de Treino em Suporte Multimédia para Indução do Princípio Alfabético
(Thesis) Arguer
|
Maria de Lurdes de Oliveira dos Reis Moreira (PhD)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2007 | A Motivação para a Aprendizagem em Crianças do 1º Ano de escolaridade – Comparação de Dois Currículos.
(Thesis) Arguer
|
Ana Margarida da Silva Gonçalves Barata (Master) |
2007 | O Computador como Recurso numa Escola Isolada do Alentejo.
(Thesis) Arguer
|
Dulce Helena Lopes Cotrim (Master) |
2006 | Motivação para a Aprendizagem e Autoconceito em Crianças do 1º Ano de Escolaridade de um Concelho Interior Rural.
(Thesis) Arguer
|
Vanda Raquel Mansinho Serra (Master) |
2006 | Contributo para a Concepção de um Protótipo Multimédia para a Aprendizagem do Português, Língua Materna.
(Thesis) Arguer
|
Paula Maria Dinis Pereira Rosa (Master) |
2005 | Descobrindo a Linguagem Escrita aos 3 Anos: Evolução de conhecimentos de um grupo de crianças ao longo de um ano.
(Thesis) Arguer
|
Laura Garcia Miguez (Master) |
2005 | Programas de intervenção de escrita e a génese do processo de fonetização da escrita.
(Thesis) Arguer
|
Miguel Leite Borges da Mata Pereira (Master) |
Conference scientific committee
Conference name | Conference host | |
---|---|---|
2024/12/13 - 2024/12/13 | XII Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior (eL@IES 2024) | Instituto Politécnico de Santarém |
2024/10/15 - 2024/10/18 | Universidade Federal da Bahía (UFBA), Salvador da Bahía | |
2024/05/24 - 2024/05/25 | 6º Encontro Internacional sobre Jogos e Mobile Learning | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra |
2024/05/09 - 2024/05/10 | Challenges 2024 – Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação | Universidade do Minho - Braga |
2023/10/30 - 2023/11/01 | VII Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil e o III Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias · | Universidade Federal de Alagoas, Maceió |
2023/09/25 - 2023/09/28 | XVI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE | · Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 25 a 28 de setembro de 2023 · Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC PR) LE@D/UAb, entre outros parceiros. |
2022/10/03 - 2022/10/06 | I Congresso Luso Brasileiro de Educação, Congresso Humanitas 2022 | Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR Curitiba |
2021/09/27 - 2021/09/30 | XV Congresso Nacional de Educação – EDUCERE | Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR Curitiba |
2021/09/10 - 2021/09/17 | “XII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Challenges 2021: Desafios do Digital” | Universidade do Minho, Braga, Portugal |
2020/12/10 - 2020/12/11 | DLI 2020 - 5rd EAI International Conference on Design, Learning & Innovation. | TEAI, Aalborg University |
2019 - 2019 | V Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil/ II Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação. Universidade de São Paulo, São Paulo, 10 a 13 de dezembro de 2019. Sítio Web do Evento (URL): https://doity.com.br/clabie2019/blog/comissao-cientifica | |
2019 - 2019 | Technical Programme Committee da DLI 2019 - 3rd EAI International Conference on Design, Learning & Innovation. TEAI, Universidade do Minho, Aalborg University. Universidade do Minho, 6 a 8 de novembro de 2019. Sítio Web do Evento (URL): http://designlearninginnovation.org/ | |
2019 - 2019 | Comissão Científica do XIV Congresso Nacional de Educação- EDUCERE. Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) Curitiba, 16 a 19 de setembro de 2019. Sítio Web do Evento (URL): https://educere.pucpr.br | |
2019 - 2019 | Comissão Científica do 2º Colóquio Supervisão Pedagógica e Acompanhamento da Prática Letiva | SPAPL. Desenvolvido no âmbito do projeto de investigação Observatório Virtual de Supervisão e Autoavaliação de Escolas, Auditório Camões, Lisboa, 11 de maio de 2019. http://lead.uab.pt/wp-content/uploads/s | |
2019 - 2019 | Membro da Comissão Científica da XI Conferência Internacional Challenges 2019, Instituto de Educação, Universidade do Minho, 13, 14 e 15 de maio de 2019. Sítio Web do Evento (URL): https://www.nonio.uminho.pt/challenges/ | |
2018 - 2018 | Comissão Científica do XX Encuentro Internacional Virtual Educa Argentina 2018, 10 a 14 de setembro de 2018, Buenos Aires – Argentina. Sítio Web do Evento (URL): https://virtualeduca.org/argentina2018/ | |
2018 - 2018 | - Membro da Comissão Científica do ticEDUCA2018 V Congresso Internacional TIC e Educação, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 6, 7 e 8 de setembro de 2018 Sítio Web do Evento (URL): Sítio Web do Evento (URL): http://ticeduca2018.ie.ulisboa.pt/ | |
2018 - 2018 | - Membro da Comissão Científica da 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso na Ciência (SBPC), Universidade Federal de Alagoas (UFA), 22 a 28 de julho de 2018. Sítio Web do Evento (URL): http://ra.sbpcnet.org.br/maceio/sobre-a-reuniao/realizacao-apoio-e-patrocinio/ | |
2018 - 2018 | - Membro da Comissão Científica do Virtual Educa Bahia, 2018. Salvador da Bahia, 4 a 8 de junho de 2018 Sítio Web do Evento (URL): https://virtualeduca.org/encuentros/bahia2018/ | |
2018 - 2018 | - Membro da Comissão Científica do IV Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Universidade Aberta (UAb), Curitiba, 28 de outubro a 1 de novembro de 2018. Sítio Web do Evento | |
2018 - 2018 | da Comissão Científica do 4º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Promovido pela Universidade de Coimbra e Universidade de Sevilha. Sítio Web do Evento (URL): https://ejml2018.wixsite.com/fpceuc | |
2018 - 2018 | do Technical Programme Committee da DLI 2018 - 3rd EAI International Conference on Design, Learning & Innovation. TEAI, Universidade do Minho, Aalborg University. Universidade do Minho, 24 a 26 de outubro de 2018. Sítio Web do Evento (URL): http://designlearninginnovation.org/ | |
2017 - 2017 | Comissão Científica da X Conferência Internacional Challenges 2017, Instituto de Educação, Universidade do Minho, 8 a 10 de maio de 2017. Sítio Web do Evento (URL): http://www.nonio.uminho.pt/challenges/ | |
2017 - 2017 | Membro da Comissão Científica do XIII Congresso Nacional de Educação (EDUCERE). Tema: Formação de professores: contextos, sentidos e práticas. Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) Curitiba, 28 a 31 de agosto de 2017. Sítio Web do Evento (URL): https://educere.pucpr.br/ | |
2017 - 2017 | Comissão Científica do III Seminário Luso-Brasileiro de Educação de infância. Universidade Federal de Alagoas - Brasil, 3 a 5 de julho de 2017. Promovido pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), GEPPECI (Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias e Culturas Infantis) e Universidade do Minho | |
2016 - 2016 | Membro da Comissão Científica da 9ª Conferência de Ciências e Artes dos Videojogos – Videojogos 2016. Organização da Universidade da Beira Interior e SPCVJ (Sociedade Portuguesa de Ciências e Videojogos), Covilhã, 24 e 25 de novembro de 2016. http://vj2016.di.ubi.pt/VJ2016_Atas.pdf | |
2015 - 2015 | Comissão Científica do ticEDUCA2016 IV Congresso Internacional TIC e Educação, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 8 a 10 de setembro de 2016 Sítio Web do Evento (URL): http://ticeduca2016.ie.ulisboa.pt/ | |
2015 - 2015 | Membro da Comissão Científica do XII Congresso Nacional de Educação – EDUCERE - “Formação de Professores, Complexidade e Trabalho Docente” Pontifícia Universidade Católica do Paraná/PUCPR – Campus Curitiba/Brasil - 26 a 29 de outubro de 2015. Sítio Web do Evento (URL): http://educere.pucpr.br/pt/apr | |
2015 - 2015 | Comissão Científica da COIED 2015 – Conferência Online de Informática Educacional (3ª Edição) - Mudando paradigmas - as práticas TIC na escola. Conferência online promovida pela Universidade Católica - 12 a 23 outubro 2015. Sítio Web do Evento (URL): http://www.coied.com/2015 | |
2015 - 2015 | Comissão Científica da Challenges 2015 - IX Conferência Internacional de TIC na Educação, Instituto de Educação da Universidade do Minho, 14 e 15 de maio de 2015. Sítio Web do Evento (URL): https://www.nonio.uminho.pt/challenges2015/ |
Consulting
Activity description | Institution / Organization | |
---|---|---|
2025/01/27 - 2025/01/29 | Elaboração de parecer sobre as atividades desenvolvidas pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Stricto Sensu da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) 2023-2024 | Editora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brazil |
2022/05/26 - 2022/11/09 | Parecer elaborado no âmbito da minha participação no Grupo Científico do Ensino a Distância do Instituto Politécnico de Beja, tendo em conta os dois documentos que foram disponibilizados para análise. A saber: O documento relativo ao Modelo Pedagógico do Curso de Solicitadoria; o documento relativo ao conjunto de Descritores das Unidades Curriculares do Curso. | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2016 - 2017 | Consultora do projeto Inquérito Municipal Violência e Género, no município de Lisboa, realizado pelo Observatório Nacional da Violência de Género (ONVG/CICS.NOVA), da Universidade Nova de Lisboa, sob a coordenação de Manuel Lisboa. Consultadoria sobre questões especialmente relacionadas com violência na escola. 2016-2017. | |
2015/05 - 2015/05 | Consultora do CNPq/Brasil - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil). Realizou a análise técnica e científica do projeto: Process number: 465437/2014-1 Project title: INCT- Education: National Institute of Science and Technology in Teaching and Communication: Creativity, Innovation and Digital Technologies Supporting professional Development of Teachers. | |
2015/04 - 2015/04 | - Consultora do CNPq/Brasil - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil). Realizou a análise técnica e científica do projeto: Process number: 466955/2014-6 Project title: Educommunication National Institute | |
2014 - 2014 | - Realização de pareceres pedagógicos e científicos para Lusoinfo Multimédia (desenvolvimento de conteúdos pedagógicos multimédia) | |
2012 - 2014 | Consultora externa do Projeto: Gestão e Práticas pedagógicas no âmbito do Programa UCA: Desafios, estratégias à consolidação de uma política pública para a Educação Básica. Centro de Ciências Humanas e da Educação - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC); Centro de Educação - Universidade Federal de Santa Catarina - (UFSC) e Faculdade de Educação - Universidade Federal da Bahia (UFBA). |
Course / Discipline taught
Academic session | Degree Subject (Type) | Institution / Organization | |
---|---|---|---|
2024/10 - Current | Avaliação Educacional | Mestrado em Supervisão Pedagógica | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2024/03/01 - Current | Temas Avançados em Educação a Distância e Elearning II : Módulo Avaliação Digital | Doutoramento em Educação a Distância e Elearning | Universidade Aberta, Portugal |
2013 - Current | Conceção, desenvolvimento e supervisão do Módulo de Ambientação Online, Curso LE@D para todos os novos alunos do 1º Ciclo, CQES e CPS que ingressam na UAb. O curso, com a duração de 2 semanas decorre antes do início de cada um dos semestres letivos. | Módulo de Ambientação Online | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2009 - Current | Psicopedagogia da Leitura e da Escrita | Licenciatura em Educação (Licenciatura) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2009 - Current | Avaliação em Elearning | Mestrado em pedagogia do Elearning (Mestrado) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2006 - Current | Modelos de Avaliação das Aprendizagens | Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado) | |
2023/09/01 - 2024/03/01 | Modelos de Educação a Distância | Mestrado em Pedagogia do Elearning (Ensino básico 2º ciclo) | Universidade Aberta, Portugal |
2017 - 2019 | Projetos de Intervenção em Pedagogia Social e da Formação | Licenciatura em Educação | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2017 - 2017 | Avaliação e Aprendizagem na Sociedade Digital | Programa de Pós-Graduação em Educação (Doktor (PhD)) | Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brazil |
2015 - 2017 | Seminário de Dissertação e de Projeto | Mestrado em Comunicação Educacional e Média Digitais (Mestrado) | |
2015 - 2017 | Media Digitais | (Mestrado) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2014 - 2017 | Seminário de Investigação Doutoral | Doutoramento em Educação, especialidade Educação a Distância e Elearning (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares)) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2015 - 2016 | Seminário de Investigação em Métodos e Técnicas de Recolha de Dados | Doutoramento em Educação (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares)) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2014 - 2016 | Seminário de E-research e Problemáticas de Investigação em Elearning e Educação a Distância | Doutoramento em Educação - Especialidade Educação a Distância e Elearning | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2007 - 2014 | Media Digitais e Socialização | Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares e Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia (Mestrado) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2010 - 2013 | Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em Contextos Educacionais | Doutoramento em Educação, Especialidade Educação a Distância e Elearning (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares)) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2008 - 2011 | Seminário de Investigação | Licenciatura em Educação | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2004 - 2011 | Psicologia da Motivação | Mestrado em Supervisão Pedagógica | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2006 - 2008 | Avaliação das Aprendizagens Online | Mestrado em Pedagogia do Elearning (Mestrado) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2004 - 2007 | Avaliação de Produtos Educacionais Multimédia | Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2002 - 2004 | Diferenciação Pedagógica para a Diversidade na Infância | Licenciatura de Complemento de Habilitações Científicas e Pedagógicas de Professores do 1º Ciclo e Educadores de Infância (Outros) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
1994 - 2002 | Métodos e Técnicas da Educação/Planificação e Avaliação do Ensino-Aprendizagem | Curso de Profissionaliação em Serviço (Outros) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
1987 - 1989 | Psicologia Educacional | Psicologia (Licenciatura) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
1986 - 1989 | Psicolgia da Criança e do Desenvolvimento | Psicologia (Licenciatura) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
Journal scientific committee
Journal title (ISSN) | Publisher | |
---|---|---|
2024/10 - Current | Tecnologias, Sociedade e Conhecimento (2318-8839) | NIED - Universidade Estadural de Campinas (UNICAMP) |
2024 - Current | European Journal of Open, Distance and E-Learning | (EDEN) published by Sciendo |
2023/05 - Current | Revista Educação da Universidade Federal de Santa Maria | Universidade Federal de Santa Maria |
2022/02/11 - Current | European Journal of Open, Distance and E-Learning | (EDEN) published by Sciendo |
2019/05 - Current | Revista de Educação do Vale do Arinos (RELVA) (ISSN: 2359-0041) | Universidade do Estado do Mato Grosso |
2019/04 - Current | Revista Prometeu (2175-0920) | Centro de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
2017/01 - Current | Periferia. Educação, Cultura & Comunicação (1984-9540) | Editora: PPGECC/UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
2014/01 - Current | Multimedia Technology Journal | Editora: Science and Engineering Publishing Company |
2013/06 - Current | Coleção Educação, Tecnologia e Transdisciplinaridade | Editora Appris - Curitiba |
2024/05/10 - 2024/05/20 | Revista Portuguesa de Educação. ( 0871-9187/ E-ISSN: ) | Centro de Investigação em Educação (CIEd) do Instituto da Educação (IE) da Universidade do Minho (UM). |
2024/01/10 - 2024/01/22 | Revista Sensos-e | inED – Centro de Investigação e Inovação em Educação, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto |
2023/04 - 2023/05 | Revista Brasileira de Iniciação Científica | Coordenadoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFSP campus Itapetininga e do Grupo de Pesquisas Formação de Professores para o Ensino básico, técnico, tecnológico e superior (FoPeTec) |
2023/01 - 2023/02 | European Journal of Open, Distance and E-Learning | (EDEN) published by Sciendo. |
2017/02 - 2017/02 | Revista Docência e Cibercultura (2594-9004) | Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ |
2014/03 - 2014/03 | Tecnologias, Sociedade e Conhecimento ( 2318-8839) | , NIED – UNICAMP, Campinas |
Distinctions
Other distinction
2023 | Bolsa CAPES Print
Universidade Federal da Bahia, Brazil
|
2014 | Best Research Paper of International Conference on Education Social Technological Sciences EDURE'14 |
2009 | EDEN 2009 Best Research Paper Award |