???global.info.a_carregar???
Nuno Manuel Fialho Seabra e Melo é professor adjunto na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa (ESELx), tem 26 anos de experiência em Educação em Ciências e Formação de Professores. Licenciado em Bioquímica em 1992 pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, concluiu o Doutoramento em Bioquímica em 2002 pela Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade Nova de Lisboa (ITQB) e Pós-graduação em Ciências da Educação - Educação para a Saúde em 2006 pela Universidade Técnica de Lisboa. Os seus interesses de investigação incluem a educação em Ciências, educação para o desenvolvimento e vida sustentável, educação para a saúde, nomeadamente a educação Alimentar.
Identification

Personal identification

Full name
Nuno Manuel Fialho Seabra e Melo

Citation names

  • Melo, Nuno
  • Melo, N. S.

Author identifiers

Ciência ID
491D-0CCC-2971
ORCID iD
0000-0002-4783-1819

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
English Intermediate (B1) Advanced (C1) Intermediate (B1) Intermediate (B1)
Spanish; Castilian Advanced (C1) Advanced (C1) Intermediate (B1) Advanced (C1)
French Beginner (A1) Beginner (A1) Beginner (A1) Beginner (A1)
Education
Degree Classification
2006/07
Concluded
Ciências da Educação (Especialização pós-licenciatura)
Major in Educação para a Saúde
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
17
2002
Concluded
Bioquímica (Doutoramento)
Major in Especialidade: Bioquímica
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Tecnologia Química e Biológica, Portugal
"Vaccinium Myrtillus Peroxidases: Plant Glycoproteins with Human Lewisª Determinants" (THESIS/DISSERTATION)
Muito Bom
1992
Concluded
Bioquímica (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
16 valores
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2024/09/01 - Current Teacher Coordinator (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2010/05/13 - 2024/08/31 Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2013 - 2014 Visiting Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Superior de Ciencias de Educacao do Sumbe, Angola
2003/01/01 - 2010/05/13 Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
1997/09/01 - 2003/01/01 Invited Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2024/05/01 - Current Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2010 - 2018 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2013 - 2016 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2010 - 2014 Conselho de Representantes Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2003/03 - 2007/05 Conselho Científico Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2004 - 2006 Conselho Pedagógico Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2000 - 2002 Conselho Pedagógico Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
2021/12 - Current Membro da equipa de coordenação da Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2021/09 - Current Coordenador do Domínio das Ciências Físicas e Naturais Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2014/05 - 2018/08 Membro da Equipa de coordenação do Curso de Mestrado em Educação Pré-­-Escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2010/04/14 - 2015/08/31 Presidente do Departmento de Educação em Matemática, Ciência e Tecnologia Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2009 - 2014 Membro da Equipa de coordenação do Curso de Mestrado em Didática das Ciências da Natureza na Educação Pré-­-Escolar e nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Lisboa Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2011/01/04 - 2011/12/31 Coordenator of the Office for Quality Evalution of Escola Superior de Educação de Lisboa Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2006/09/08 - 2010/07/31 Trainner of the Teacher training Program in Experimental Science for Primary teachers. Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2009/10/01 - 2010/07/30 Coordenador Institucional (Distrito de Lisboa) do Programa de Formação em Ensino Experimental das CIências para Professores do Ensino Básico Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
1992/10/13 - 1997/07/09 Investigator (Doctoral Fellow) Universidade Nova de Lisboa Instituto de Tecnologia Química e Biológica, Portugal
Projects

Grant

Designation Funders
1995/10 - 1996/09 CARACTERIZAÇÃO ESTRUTURAL DE DUAS PEROXIDASES CATIÓNICAS PURIFICADAS A PARTIR DE CULTURAS EM SUSPENSÃO DE CÉLULAS DE VACCINIUM MYRTILLUS
Provided by PTCRIS: PRAXIS XXI/BD/5238/95
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Contract

Designation Funders
2023/09 - Current PCK/PST: Ensino das Ciências no 1º ciclo: O desenvolvimento de conhecimento didático de conteúdo na formação inicial de professores
PCK/PST
Researcher
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Ongoing
2022/09 - 2023/09 AE.MAPS: Aprendizagens essenciais: mapear para promover a integração curricular
AE.MAPS
Researcher
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluded
2017/10 - 2019/10 Eco-sensores na promoção da saúde: Apoiar as crianças na criação de escolas eco-saudáveis
Provided by PTCRIS: SAICT-POL/23235/2016
Researcher
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2012 - 2015 Partnership for Education and Research about Responsible Living 2 (PERL-2)
2012_ 3813_526087-LLP-1-2012-1-NO-ERASMUSENW
Researcher
European Union
Concluded
2009 - 2012 Partnership for Education and Research about Responsible Living
155927-LLP-1-2009-1-NO-ERASMUS-ENWA
Researcher
European Union

United Nations Environment Programme

United Nations Educational Scientific and Cultural Organization
Concluded
2006 - 2009 Consumer Citizenship Network (CCN)
CCN
Researcher
Concluded
2003 - 2009 Aprendizagem e Complexidade em Ciências
Aprendizagem e Complexidade em Ciências
Researcher
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Instituto Politécnico de Lisboa
Concluded
1997 - 2000 A Ciência e a Tecnologia na Escola e na Sociedade
133C
Researcher
Concluded

Other

Designation Funders
2019/09 - Current Plant@Eselx: projeto de valorização e requalificação do património vegetal do Campus de Benfica do IPL
Principal investigator
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal
Not funded
2011 - 2015 Concepções de Ciências de Estudantes de Educação Básica: factores que as condicionam. Um estudo comparativo
Concepções de Ciências de Estudantes de Educação Básica: factores que as condicionam. Um estudo comparativo
Researcher
Concluded
Outputs

Publications

Book
  1. Melo, Nuno. The Power of Media Responsible and Sustainable Living Images and Objects Active Methodology Toolkit 6. Norway. 2015.
  2. Images and Objects Active Methodology Toolkit 5: What's the story? Responsible and sustainable Living. Partnership for Education and research about Responsible Living, Hedmar University College, Norway. 2014.
    10.13140/2.1.3230.9767
  3. Images and Objects Active Methodology Toolkit 4 – Resource Usage: Time as a resource. Partnership for Education and research about Responsible Living, Hedmar University College, Norway. 2012.
    10.13140/2.1.1133.8245
  4. Melo, Nuno. Images and Objects Active Methodology Toolkit 2 – Personal Consumption and Climate Change. Partnership for Education and research about Responsible Living, Hedmar University College, Norway. 2011.
    10.13140/2.1.4410.6246
  5. Melo, Nuno. Trabalho de Projecto na Educação de Infância: Mapear Aprendizagens, integrar metodologias. DGIDC - Ministry of Education, Portugal. 2011.
    10.13140/2.1.4803.8400
  6. Melo, Nuno. Images and Objects Active Methodology Toolkit 3 – Financial Literacy: personal finance management. Partnership for Education and research about Responsible Living, Hedmar University College, Norway. 2011.
    10.13140/2.1.1789.1849
  7. Melo, Nuno. Education for Sustainable Development "Images and Objects" Active Methodology Toolkit. Consumer Citizenship Network, Hedmar University College. 2008.
    10.13140/2.1.2313.4725
Book chapter
  1. Ferreira, Patrícia; Leite, Teresa Maria de Sousa dos Santos; Melo, Nuno; Ana Caseiro. "IMPLEMENTAÇÃO DO PERFIL DOS ALUNOS À SAÍDA DA ESCOLARIDADE OBRIGATÓRIA E APRENDIZAGENS ESSENCIAIS: PERSPETIVAS DE PROFESSORES DO 1.º E DO 2.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO". In Aprendizagens essenciais: mapear para promover a integração curricular, 67-105. Lisboa, Portugal: Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa, 2024.
    Published
  2. Valente, Bianor; Ferreira, Nuno Martins; Mendes, Luís; Melo, Nuno; Brunheira, Lina; Cruz Almeida, Pedro; Susana Pereira; et al. "MAPEANDO O CURRÍCULO: CRUZANDO COMPETÊNCIAS E ÁREAS DE CONTEÚDO". In Aprendizagens essenciais: mapear para promover a integração curricular, 40-66. Lisboa, Portugal: Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa, 2024.
    Published • https://doi.org/10.34629/ipl/eselx/ebook.015
  3. Maria João Silva; Margarida Rodrigues; Nuno Melo; Pedro Sarreira. "Mathematics in Environmental Issues: Research-Based Interdisciplinary Practices in Preservice Teacher Education". In Research-Based Interdisciplinary Practices in Preservice Teacher Education. 2023.
    10.4018/978-1-6684-5765-8.ch012
  4. Melo, Nuno. "Plantas e qualidade do ar interior: potencialidades e desafios da utilização do sensor de dióxido de carbono na formação para a docência no ensino básico". CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, 2019.
    10.34629/IPL.ESELX.CAP.LIVROS.006
Conference paper
  1. Melo, Nuno. "Looking at The Food Chain Stakeholders: Challenges and Opportunities for Sustainable Food Strategies in Higher Education Institutions". Paper presented in 4th Sustainable Campus Conference (CCS2022), Leiria, 2022.
    Published
  2. Melo, Nuno. "Plant@Eselx: Um Projeto De Valorização e Exploração Didática De Recursos Vegetais". Paper presented in 3rd Sustainable Campus Conference (CCS2021), 2021.
    Published
  3. Silva, Maria Joao; Caseiro, Ana; Rodrigues, Margarida; Valente, Bianor; Melo, Nuno; Almeida, Antonio; Nunes, Clarisse. "The Eco-sensors4Health project in teacher training: Using sensors to raise awareness in environmental health". 2017.
    10.1109/siie.2017.8259658
  4. Melo, Nuno. "The Eco-sensors4Health project in teacher training: Using sensors to raise awareness in environmental health". Paper presented in Proceedings of the 2017 International Symposium on Computers in Education (SIIE), 2017.
    Published
  5. Ramos, Maria das Mercês; Teodoro, Ana; Valente, Bianor; Melo, Nuno; Maurício, Paulo; Sarreira, Pedro; Ribeiro, Sandra; et al. "Mudanças nas conceções de ciência durante a formação inicial de professores e educadores". 2014.
  6. Melo, Nuno. "O que é a Ciência? Ideias expressas por alunos da formação inicial e por professores em exercício.". Paper presented in V Encontro do CIED: Escola e Comunidade, 2012.
    Published
  7. Melo, Nuno. "A prática pedagógica como projecto transdisciplinar na formação inicial: projecto interdisciplinar/metodologias integradas". 2011.
    10.13140/2.1.2444.5440
  8. Melo, Nuno. "A prática pedagógica como projeto transdisciplinar na formação inicial: projeto interdisciplinar/metodologias integradas". Paper presented in IV Encontro do CIED: Formar professores, investigar práticas, 2011.
    Published
  9. Melo, Nuno. "As concepções de energia reveladas num estudo com alunos do Ensino Superior". Paper presented in XII Encontro Nacional de Educação em Ciências, 2007.
    Published
  10. Melo, Nuno. "Pedagogia de Projeto como Motor de Inovação e de Processos de Participação Democrática: Perspectivas de Alunos de Formação Inicial, de Cooperantes e de Formadores". Paper presented in 3º Encontro de Investigação e Formação: Educação para a Cidadania e Culturas de Formação, 2006.
    Published
  11. Melo, Nuno. "Concepções de Ciência de Alunos de Formação Inicial, o que Revelam, o que Implicam…". Paper presented in 3º Encontro de Investigação e Formação: Educação para a Cidadania e Culturas de Formação, 2006.
    Published
Conference poster
  1. Melo, Nuno. "APRENDIZAGEM E COMPLEXIDADE EM CIÊNCIAS: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E A TEORIA DOS SISTEMAS DINÂMICOS NÃO LINEARES". 2005.
    10.13140/RG.2.1.3990.9368
Journal article
  1. Melo, Nuno; Pedro Sarreira; Carlos Telo. Corresponding author: Melo, Nuno. "O Projeto Plant@ESELx e a participação dos estudantes na caracterização do património vegetal da ESELx". Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional Vol. 12 1 (2022): 185-205. https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/321.
    Open access • Published • 10.25757/INVEP.V12I1.321
  2. Melo, Nuno; Ana Caseiro; Maria João Silva; Gomes, Sara Margarida Rodrigues; Bianor Valente; Clarisse Nunes. "Utilizar eco-sensores na exploração da saúde ambiental: Das salas de aula ao espaço exterior na formação docente". Revista Iberoamericana de Informatica Educativa 27 (2018): 30-42.
    Published
  3. Silva, Maria João; Caseiro, Ana; Rodrigues, Margarida; Valente, Bianor; Melo, Nuno; Almeida, António; Nunes, Clarisse. "O projeto Eco-sensors4Health na formação docente: Os sensores na sensibilização para a saúde ambiental". (2017): http://hdl.handle.net/10400.21/11893.
  4. Melo, Nuno. "O mestrado em Educação de Infância da Escola Superior de Educação de Lisboa". Cadernos de Educação de Infância 95 (2012): 34-38.
    Published
  5. Melo, Nuno. "The Moon Project Science Learning and the workforce: an integrated project". Childreen in Europe 16 (2009): 12-13. http://rgdoi.net/10.13140/2.1.3493.1205.
    Published
  6. "The Moon Project Science Learning and the workforce: an integrated project". Unpublished (2009): http://rgdoi.net/10.13140/2.1.3493.1205.
    10.13140/2.1.3493.1205
  7. Tavares, R.M.; Morais, F.; Melo, N.; Pais, M.S.S.. "Thylakoid membrane reorganization during Zantedeschia aethiopica spathe regreening: Consequence of the absence of ¿3-trans-hexadecenoic acid in photochemical activity". Phytochemistry 47 6 (1998): 979-984. http://dx.doi.org/10.1016/s0031-9422(98)80057-5.
    10.1016/s0031-9422(98)80057-5
  8. Melo, Nuno S; Nimtz, Manfred; Conradt, Harald S; Fevereiro, Pedro S; Costa, Júlia. "Identification of the human Lewisa carbohydrate motif in a secretory peroxidase from a plant cell suspension culture (Vaccinium myrtillus L.)". FEBS Letters 415 2 (1997): 186-191. http://dx.doi.org/10.1016/s0014-5793(97)01121-6.
    10.1016/s0014-5793(97)01121-6
  9. Melo, N.S.; Larsen, E.; Welinder, K.G.; Fevereiro, P.S.. "Characterization of two major cationic peroxidases from cell suspension cultures of Vaccinium myrtillus". Plant Science 122 1 (1997): 1-10. http://dx.doi.org/10.1016/s0168-9452(96)04521-9.
    10.1016/s0168-9452(96)04521-9
  10. Melo, N.; Tavares, R.M.; Morais, F.; Barroso, J.G.; Pais, M.S.S.. "Lipid composition of thylakoid membranes from leaves and regreened spathes of Zantedeschia aethiopica". Phytochemistry 40 5 (1995): 1367-1371. http://dx.doi.org/10.1016/0031-9422(95)00506-3.
    10.1016/0031-9422(95)00506-3
  11. MELO, NUNO S.; FEVEREIRO, PEDRO S.; LARSEN, ERIK. "Magnetic circular dichroism studies on Vaccinium myrtillus cationic peroxidases". Biochemical Society Transactions 23 2 (1995): 149S-149S. http://dx.doi.org/10.1042/bst023149s.
    10.1042/bst023149s
  12. Melo, N.S.; Cabral, J.M.S.; Fevereiro, M.Pedro. "Extracellular peroxidases from cell suspension cultures of Vaccinium myrtillus. Purification and characterization of two cationic enzymes". Plant Science 106 2 (1995): 177-184. http://dx.doi.org/10.1016/0168-9452(95)04078-9.
    10.1016/0168-9452(95)04078-9
Report
  1. Melo, Nuno. 2011. Training Manual for facilitators of teacher training seminars on Education for Responsible Living. http://rgdoi.net/10.13140/2.1.3755.2645.
    10.13140/2.1.3755.2645
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2024/10/18 SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: SAÚDE E SUSTENTABILIDADE 5ª Conferência Campus sustentável
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2023/10/26 Desenvolvimento de Competências para Ensino na Produção e Consumo Alimentar Sustentável 5ª Conferência Campus sustentável
(Lisboa, Portugal)
2023/10/20 Mapeando o currículo português: cruzando competências e conteúdos I Encontro Nacional de Educação Básica: Políticas, Desafios e Práticas Transformadoras
(Porto, Portugal)
2023/10/20 Um olhar sobre os resultados académicos na Licenciatura em Educação Básica I Encontro Nacional de Educação Básica: Políticas, Desafios e Práticas Transformadoras
(Porto, Portugal)
2022/10/26 Looking At The Food Chain Stakeholders: Challenges And Opportunities For Sustainable Food Strategies In Higher Education Institutions 4º Conferência Campus Sustentável
(Leiria, Portugal)
2022/03/11 Matemática nas Temáticas Ambientais: Práticas interdisciplinares para o Desenvolvimento Sustentável Encontro Internacional "Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2022”.
(Santarém, Portugal)
2021/11/12 Cidadania Ambiental no Programa Eco-Escolas da Escola Superior de Educação de Lisboa 10.º Encontro do CIED – Cidadanias: Caminhos, Processos e Desafios no Séc. XXI
(Lisboa, Portugal)
2021/11/12 O Projeto Plant@ESELx e a participação dos estudantes na caracterização do património vegetal da ESELx 10.º Encontro do CIED – Cidadanias: Caminhos, Processos e Desafios no Séc. XXI
(Lisboa, Portugal)
2021/11/09 O projeto Eco-sensors4Health na formação docente: Os sensores na sensibilização para a saúde ambiental 19º Simpósio Internacional de Computadores na Educação (SIIE)
2021/10/28 Plant@Eselx: Um Projeto De Valorização E Exploração Didática De Recursos Vegetais 3ª Conferência Campus Sustentável
(Lisboa, Portugal)
2021/07/15 Escola, Covid-19 e a importância da vacinação 10º Seminário de Matemática e Ciências experimentais da Escola Superior de Educação de Lisboa
(Lisboa, Portugal)
2017/07/04 A Metodologia de trabalho de Projeto – A prática da pedagogia da Infância 6º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
(Lisboa, Portugal)
2016/07/05 A Abordagem de Projeto enquanto modalidade de trabalho com crianças 5º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
(Lisboa, Portugal)
2014/03/02 Mudanças nas conceções de Ciência durante a formação inicial de professores e Educadores XV Encontro Internacional de Educação em Ciências: Tendências atuais em educação em Ciências
(Faro, Portugal)
2013/11/13 Promovendo a qualidade na ESELx para e com os alunos VI Encontro do CIED – I Encontro Internacional em Estudos Educacionais: Avaliação: Desafios e Riscos,
(Lisboa, Portugal)
2011/11/18 O que é a Ciência? Ideias expressas por alunos da formação inicial e por professores em exercício V Encontro de Investigação e Formação do CIED: Escola e Comunidade
(Lisboa, Portugal)
2011/07/08 O mestrado em Educação de Infância da Escola Superior de Educação de Lisboa XII Encontro Nacional da APEI: “Intencionalidade Educativa e Reflexividade
(Lisboa, Portugal)
2009/09/16 The Moon Project. Science Learning and the workforce: an integrated Project Children in Europe Annual Conference: Exploring the world and beyond, young children as scientists
(Edinburgh)
2007/09/22 Os Projetos na Iniciação às Ciências da Natureza no Pré-­-Escolar 5.º Congresso Educação Hoje do Educador de Infância, As Ciências da Natureza na Educação de Infância — Uma abordagem através de projetos
(Porto, Portugal)
2005/11 Pedagogia de Projeto como Motor de Inovação e de Processos de Participação Democrática: Perspectivas de Alunos de Formação Inicial, de Cooperantes e de Formadores 3.º Encontro de Investigação e Formação do CIED, “Formação para a Cidadania e Culturas de Formação
(Lisboa, Portugal)
2005/11 Concepções de Ciência de Alunos de Formação Inicial, o que Revelam, o que Implicam… 3.º Encontro de Investigação e Formação do CIED, “Formação para a Cidadania e Culturas de Formação
(Lisboa, Portugal)

Consulting

Activity description Institution / Organization
2023 - Current É membro da Conselho editorial internacional da revista Brazilian Journal of Science.

Journal scientific committee

Journal title (ISSN) Publisher
2021 - Current Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional
2013 - Current Investigar em Educação Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Distinctions

Other distinction

2015 louvor nº 65/2015 publicado em DR nº 39/2015, serie II de 25/02/2015.
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal