Identification
Personal identification
- Full name
- Sónia Maria Cordeiro Valente Rodrigues
Citation names
- Valente Rodrigues, Sónia
Author identifiers
- Ciência ID
- 4F10-1BE5-36A2
- ORCID iD
- 0000-0003-0571-024X
Email addresses
- srodrigues@reit.up.pt (Professional)
Websites
Knowledge fields
- Humanities - Languages and Literatures - Linguistics
Languages
Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
French | Intermediate (B1) | Advanced (C1) | Intermediate (B1) | Advanced (C1) | |
Italian | Intermediate (B1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | |
English | Beginner (A1) | Proficiency (C2) | Upper intermediate (B2) | Advanced (C1) |
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2004/09/01 - 2008/12/16
Concluded
|
Linguística (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
"Estrutura e funcionamento da interacção verbal polémica. Contributo para o estudo da polemicidade em Camilo Castelo Branco" (THESIS/DISSERTATION)
|
Aprovado |
2008
Concluded
|
Linguística (Doutoramento)
Major in Sem especialidade
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"Estrutura e Funcionamento da Interacção Verbal Polémica. Contributo para o Estudo da Polemicidade em Camilo Castelo Branco" (THESIS/DISSERTATION)
|
|
1994/10 - 1998/11/25
Concluded
|
Linguística Portuguesa Descritiva (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
"Polémica em torno de Rumor Branco de Almeida Faria: réplica e contra-réplica" (THESIS/DISSERTATION)
|
Muito Bom |
1989/09/01 - 1994/06/27
Concluded
|
Línguas e Literaturas, variante de Estudos Portugueses (Licenciatura)
Major in Ramo educacional
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
Quinze valores |
Affiliation
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2016/09/01 - Current | Assistant Professor (University Teacher) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2011/09/01 - 2016/08/31 | Invited Assistant Professor (University Teacher) | Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal |
Other Careers
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2007/09/01 - 2016/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola Secundária de Vilela (Paredes), Portugal |
Positions / Appointments
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2022/06/22 - 2026/06/21 | Pro-Rector | Universidade do Porto, Portugal |
Universidade do Porto, Portugal |
Others
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
1996/09/01 - 2007/08/31 | Professora requisitada ao ensino secundário | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
1994/09/01 - 1996/08/31 | Professora do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário | Escola Secundária de Baltar, Portugal |
Projects
Contract
Designation | Funders | |
---|---|---|
2022/01/01 - 2024/12/31 | Fifty years of teaching: factors of change and intergenerational dialogues
PTDC/CED-EDG/1039/2021
Research Fellow
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal Instituto Politécnico de Leiria, Portugal Max-Planck-Institut fur Dynamik komplexer technischer Systeme, Germany Universidade do Minho, Portugal Universidade de Évora, Portugal Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Ongoing
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Centro de Linguística da Universidade do Porto
UID/LIN/00022/2019
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2011/01/01 - 2013/12/31 | Strategic Project - UI 22 - 2011-2012
PEst-OE/LIN/UI0022/2011
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
Outputs
Publications
Book |
|
Book chapter |
|
Conference paper |
|
Conference poster |
|
Dictionary entry |
|
Edited book |
|
Journal article |
|
Journal issue |
|
Manual |
|
Report |
|
Thesis / Dissertation |
|
Other
Other output |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2021/09/10 | Algumas reflexões em torno de processos de revisão e de reescrita em textos académicos | ENDA 2 - II Encontro Nacional sobre Discurso Académico
CELGA-ILTEC & CLUP - Universidade de Coimbra ((online), Portugal)
|
2021/07/10 | Questions didactiques émergentes dans le cadre de l'activité de recherche de professeurs en formation initiale |
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2021/07/09 | Aprender mais e melhor na aula de expressão escrita. O ponto de vista dos alunos | 14.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português "Português: avaliação na aprendizagem"
Associação de Professores de Português / Auditório do Centro Cultural (Chaves, Portugal)
|
2021/06/21 | Formação inicial de professores em período de pandemia: experiência e desafios | Relatórios em relato 3
Faculdade de Letras da Universidade do Porto & Centro de Linguística da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2020/10/09 | Práticas de sala de aula de PLE. Partilha de experiências observadas | Workshop para professores de PLE nos EUA
Coordenação do Ensino Português nos EUA (CEPE-EUA, Camões – Instituto da Cooperação e da Língua) (Boston, United States)
|
2020/09/18 | Conversar em torno dos livros numa prisão feminina: a escola como espaço de cidadania | Colóquio/Workshop Plaisirs de Lire: é/Etats de l’art
Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa [Faculdade de Letras da Universidade do Porto] (Porto, Portugal)
|
2020/08/05 | A escrita no ensino remoto de emergência em Portugal: contributo para uma reflexão |
Gellite - Grupo de Pesquisa da Universidade Federal de Alagoas (Alagoas, Brazil)
|
2019/11/07 | 'Lingua, patrimonio e coñecemento tradicional': uma proposta de trabalho para as aulas |
Instituto de Lingua Galega - Faculdade de Filologia da Universidade de Santiago de Compostela (Santiago de Compostela, Spain)
|
2019/07/19 | Defining and defending: A criteria-based assessment rubric for the public defence of teaching practice final reports in language teacher education at the Faculty of Arts and Humanities, the University of Porto (FLUP) |
Centre for Research and Innovation in Education (inED) - Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
|
2019/05/04 | Domínios de autonomia curricular: aprendizagem interdisciplinar |
Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Paiva (Vila Nova de Paiva, Portugal)
|
2019/04/24 | Comunicar com impacto - comunicação oral e escrita |
Universidade do Porto
|
2019/04/13 | Avaliação de aprendizagens em atividades interdisciplinares no 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário |
Associação de Professores de Português / Auditório da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira (Leiria, Portugal)
|
2019/02/23 | Práticas de interdisciplinaridade: sequências de aprendizagem | 2.º Encontro da Rede Interdisciplinar “Interdisciplinaridade: projetos e desafios”
Rede Interdisciplinar - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019/02/21 | O ensino do Português em contexto de diversidade: algumas reflexões | Comemoração do Dia Internacional da Língua Materna
Reitoria da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2019/01/24 | O laboratório gramatical como método de ensino-aprendizagem da gramática: uma análise do percurso feito e a fazer em Portugal | Simpósio “O ensino da gramática: do currículo às práticas” no III Congreso Internacional sobre enseñanza de la gramática (ConGram)
GREAL - Universidade de Barcelona (Barcelona, Spain)
|
2019/01/24 | A avaliação do conhecimento explícito da língua: resultados de uma investigação centrada nos verbos de comando de testes do 3.º ciclo do ensino básico |
GREAL - Universidade de Barcelona (Barcelona, Spain)
|
2018/12/13 | Contributo para o estudo das construções é + Adj + que X como marcadores argumentativos | Marcadores Discursivos - o português como referência contrastiva
Centro de Linguística da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2018/12/07 | Aprendizagens essenciais: sinais exteriores e interiores de afeto | Conferência Língua Portuguesa – a língua dos nossos afetos - Cerimónia de entrega dos prémios das VI Olimpíadas da Língua
Portuguesa
Direção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular / Faculdade de Letras de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2018/10/19 | 'Lingua, patrimonio e coñecemento tradicional'. Uma proposta de trabalho para as aulas |
Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2018/10/18 | A escrita argumentativa na escolaridade obrigatória: um percurso didático baseado na investigação | VIII Jornadas Internacionais de Análise do Discurso / III Congresso Internacional de Estudos do Discurso
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2018/09/25 | 'Ando a ler um dicionário' (título de uma crónica de José Eduardo Agualusa) | O que significa fazer um dicionário nos dias de hoje? A relação multifacetada Língua-Dicionário. Trilhos de Descoberta - Debate
em torno da edição revista e atualizada do Dicionário da Língua Portuguesa - Léxico, Gramática e Prontuário, de Aldina Vaza
e Emília Amor
Texto Editora e Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
|
2018/09/21 | Emotional support e formação inicial de Professores de PLE: o que dizem os relatórios de Prática Letiva | Encontro Aprolínguas 2018
Associação Aprolínguas & Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2018/09/10 | Três modos de organizar sequências de aprendizagens interdisciplinares com base nas aprendizagens essenciais |
Agrupamento de Escolas de Valongo
|
2018/09/07 | A fundamentação pedagógico-didática como prática discursiva na formação inicial de professores de línguas | ENDA1 - I Encontro Nacional sobre Discurso Académico
Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
|
2018/07/18 | O trabalho colaborativo como dispositivo para o desenvolvimento profissional: uma experiência em Didática do Português |
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2018/07/13 | Reflexões em torno da construção de oficinas gramaticais: dados de uma experiência didática monitorizada |
Associação Portuguesa de Linguística & Escola Superior de Educação de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
2018/07/13 | Aprender a ensinar gramática: um modelo para o desenvolvimento de conhecimento profissional de futuros professores |
CNaPPES & Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2018/04/14 | Para uma articulação entre texto e gramática: proposta de percursos didáticos |
Associação de Professores de Português / Auditório da Escola Secundária de Paredes (Paredes, Portugal)
|
2018/04/14 | O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória – Visão, princípios, valores e áreas de competências para a escola, comunidade de aprendizagens |
APEVT Educação Artística e Tecnológica / Escola Secundária Garcia da Orta (Porto, Portugal)
|
2017/11/08 | A escrita argumentativa à saída do ensino secundário: análise de produções textuais e orientações para percursos de ensino-aprendizagem |
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2017/10/20 | Formação de professores de Português: perspectivas |
Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC Lisboa)/Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2017 | Para que serve a didática do Português? | Congresso Internacional O Tempo dos Professores
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2017 | O modelo integrado Pedagogia dos Discursos e Laboratório Gramatical numa aprendizagem baseada em projetos (InTeGra) | 3.º Encontro "A Linguística na Formação do Professor: das teorias às práticas educativas"
Centro de Linguística da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2017 | O potencial formativo das fundamentações pedagógico-didáticas nas práticas reflexivas dos professores em formação inicial: contributo para o seu estudo | 3.º Encontro "A Linguística na Formação do Professor – das teorias às práticas educativas"
Centro de Linguística da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2017 | Análise da eficácia pedagógico-didática de uma oficina gramatical aplicada a uma turma de 9.º ano | 3.º Encontro "A Linguística na Formação do Professor – das teorias às práticas educativas"
Centro de Linguística da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2017 | Construção de um referencial de desempenho do estudante de línguas em estágio pedagógico: problemas e desafios | International Conference on Research in Education
Instituto Politécnico do Porto/Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
|
2017 | O verbo 'explicar' como instrução de enunciados de testes: contributos para o seu estudo | I Jornada sobre Testes de Avaliação. Análise e construção de itens de teste: questões de linguagem
Centro de Linguística da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2017 | Constituinte de frase: uma aprendizagem essencial desde o 1.º ciclo do ensino básico | Colóquio Internacional de Homenagem ao Professor Óscar Lopes
Centro de Linguística da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2017 | Aprendizagens essenciais: consolidação e articulação | Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular - Reuniões Regionais Norte e Centro
Direção-Geral da Educação/Ministério da Educação (Amarante; Coimbra, Portugal)
|
2017 | Formação de professores de Português: perspetivas | Contra a Literatura - Programas (e metas) na escola
Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC Lisboa)/Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2017 | A polémica como confronto de ideias - Teolinda Gersão e Maria Helena Mira Mateus acerca do ensino do Português | Sétimas Jornadas de Análise do Discurso (JADIS VII) e MEMITÀ
Centro de Linguística da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2017 | O processo de elaboração do Relatório de Estágio: dificuldades na articulação entre a teoria e a prática |
(Portugal)
|
2017 | Da competência comunicativa às competências em educação | IV Jornadas da Educação – A comunicação em educação
Câmara Municipal de Lousada (Lousada, Portugal)
|
2017 | O domínio da língua materna como fator de sucesso na escola - contributo a partir de um estudo sobre testes de avaliação | III Fórum Pedagógico de Felgueiras
Câmara Municipal de Felgueiras (Felgueiras, Portugal)
|
2016/11/24 | O verbo 'explicar' em enunciados de testes de avaliação no ensino básico: estudo de valores semânticos e pragmáticos |
Centro de Linguística da Universidade do Porto e Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2016/07/01 | O ensino da gramática: uma abordagem integrada |
Associação Portuguesa de Linguística & Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2016/06/16 | Ensinar Português Língua Estrangeira com provérbios |
Associação Aprolínguas e Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2016/01/29 | A expressão de conhecimentos e aprendizagens na escrita escolar: um caso em estudo |
Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2016/01/28 | Referencial de qualificação profissional do docente de português língua não materna: proposta de um quadro teórico e metodológico para a sua construção |
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2016 | A Queda dum Anjo como eixo estruturador de um projeto de leitura escolar | 3.os Encontros Camilianos de São Miguel de Seide
Casa de Camilo/Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão (São Miguel de Seide/Vila Nova de Famalicão, Portugal)
|
2016 | O ensino do Português: contributo para uma visão integradora | Ciclo de seminários Lei de Bases do Sistema Educativo “Currículo e conhecimento: o que ensinar e como ensinar?
Conselho Nacional de Educação (Lisboa, Portugal)
|
2016 | E se trocássemos algumas ideias sobre o assunto? | FADO_Follow Up - “Promover a oralidade na aula de língua estrangeira”
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2015/10/26 | O comentário em relatórios de observação de aulas. Observações para reflexão sobre a profissionalidade docente | V Jornadas de Análise do Discurso (JADIS V)
Centro de Linguística da Universidade do Porto e Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2015/06/05 | A expressão linguística de relações retóricas na escrita argumentativa: estudo comparativo entre estudantes do ensino secundário e do ensino superior |
Université de Rouen (Rouen, France)
|
2015 | Os marcadores discursivos na escrita argumentativa escolar | II Jornadas sobre Marcadores Discursivos
Centro de Linguística da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2015 | O conhecimento linguístico na organização discursiva da escrita argumentativa no final do ensino secundário | Língua e Literatura: questões científicas e pedagógicas
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2014/11/06 | A fundamentação pedagógica como género de escrita académica | IV Jornadas de Análise do Discurso (JADIS IV)
Centro de Linguística da Universidade do Porto e Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2014/10/22 | O conhecimento linguístico na organização discursiva da escrita argumentativa no final do ensino secundário |
Associação Portuguesa de Linguística e Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2014 | O trabalho colaborativo e o ensino do Português | I Jornadas Pedagógicas “Articulação e Dinâmicas Colaborativas: refletir para melhorar
Agrupamento de Escolas de Valongo (Valongo, Portugal)
|
2014 | 'Só um minuto, por favor.' | Jornadas sobre Atenuação
Centro de Linguística da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2014 | Para uma análise enunciativa do discurso publicitário português: deixis pessoal, vozes e pontos de vista | Colóquio Internacional “Tempo, espaço e identidade na cultura portuguesa. 40 anos de estudos lusófonos na Roménia: desafios
e perspetivas
Universidade de Bucareste (Bucareste, Romania)
|
2014 | O que há de novo no ensino da escrita? | Curso de formação “Língua e Literatura: questões científicas e pedagógicas”
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2013/12/06 | A escrita argumentativa à saída do ensino secundário: análise de produções textuais e orientações para percursos de ensino-aprendizagem |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2013/10/29 | Formação de professores de PL2/PLE na FLUP: um modelo integrado de saberes |
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2013/10/28 | Marcas modais de distanciamento enunciativo em relatórios de avaliação de atividade formativa | III Jornadas de Análise do Discurso (JADIS III)
Centro de Linguística da Universidade do Porto e Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2013/05/29 | Algumas propriedades temporais das sequências de retoma em textos de polémica |
Université de Montpellier (Montpellier, France)
|
2012/11/05 | 'Lá para as três e tal', 'daqui a uma horita' e outras expressões de medição temporal: algumas reflexões sobre o tempo português | II Jornadas de Análise do Discurso (JADIS II)
Centro de Linguística da Universidade do Porto e Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2012/11/05 | O uso do Presente do Indicativo no relato do discurso em textos de polémica | II Jornadas de Análise do Discurso (JADIS II)
Centro de Linguística da Universidade do Porto e Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2012/09/05 | A cortesia na polémica escrita |
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
|
2012 | O trabalho colaborativo na escola: da supervisão à intervisão | Seminário sobre Supervisão Pedagógica
Centro de Formação de Escolas de Paços de Ferreira, de Paredes e de Penafiel e Escola Secundária de Penafiel (Penafiel, Portugal)
|
2012 | Reflexões sobre práticas de escrita na aula de Português do Ensino Secundário: a escrita argumentativa | 12.º Encontro de Professores de Português – O valor da língua materna
Areal Editores (Porto, Portugal)
|
2012 | A avaliação da oralidade na aula de Português | O Português (n)a língua que somos – Conferências
Centro de Formação da Associação de Escolas de Gondomar (Gondomar, Portugal)
|
2011/12/12 | O texto argumentativo no ensino secundário | I Jornadas de Análise de Discurso (JADIS I)
Centro de Linguística da Universidade do Porto e Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2011 | O discurso político na imprensa: notas sobre uma investigação em curso | Jornadas sobre o discurso político português em perspetiva: abordagens plurais
Centro de Linguística da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2010/10/21 | A centralidade dos verbos performativos, no uso relatado, em texto de polémica |
Associação Portuguesa de Linguística e Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2010 | Articulação entre o Ensino da Gramática e o desenvolvimento da Competência da Oralidade | 2.º Encontro A Linguística na Formação do Professor de Português
Centro de Linguística da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2010 | The reported speech in polemic discourse | Jornadas sobre Manipulação e Discurso
Centro de Linguística da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2010 | Estrutura e funcionamento da interacção verbal polémica. Contributo para o estudo da polemicidade em Camilo Castelo Branco | Quid Novi? 11 – 11.º Ponto de Encontro de Investigação em Linguística
Centro de Linguística da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2010 | Provérbios: algumas sugestões pedagógicas | Jornadas Linguísticas dedicadas a Sérgio Matos e a Joaquim Barbosa
Centro de Linguística da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2009 | Investigação e Ensino da Língua Portuguesa | Conferência de Valorização PROALV Criar e Inovar ao Longo da Vida
Ministério da Educação (Lisboa, Portugal)
|
2008/11/20 | O desenvolvimento da competência linguística como factor de qualificação no processo de escrita. Um estudo no âmbito do projecto IELP |
Associação Portuguesa de Linguística e Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2008 | Projecto Investigação e Ensino da Língua Portuguesa: uma experiência de trabalho colaborativo como factor de qualificação do Ensino do Português | 1.º Encontro Internacional do Ensino da Língua Portuguesa
Escola Superior de Educação/Instituto Politécnico de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2008 | Pedagogia dos Discursos e Laboratório Gramatical no ensino da gramática: uma proposta de articulação | Colóquio Gramática, História, Teorias, Aplicações
Centro de Linguística da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2008 | Dificuldades dos alunos: resultados dos estudos realizados no âmbito do projecto IELP | II Seminário Programas de Português para o Ensino Básico
Ministério da Educação - Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (Lisboa, Portugal)
|
2007/07/12 | A polémica: aspectos configuracionais da estrutura dialogal |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2007 | O ensino da escrita como projecto interdisciplinar | Jornadas Pedagógicas do Concelho de Gondomar
Centro de Formação do Concelho de Gondomar (Gondomar, Portugal)
|
2007 | Dialogar escrevendo ou escrever dialogando. A polémica como forma específica de diálogo | Colóquio O Fascínio da Linguagem – Homenagem a Fernanda Irene Fonseca
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2007 | Os números da leitura ou a leitura dos números: a leitura como propósito educativo | V Encontro de Educação de Arouca – “A Escola à Conquista da Autonomia”
Escola Secundária de Arouca (Arouca, Portugal)
|
2007 | Fonética e Fonologia: modos de operacionalização | Encontro sobre Terminologia Linguística: das Teorias às Práticas
Centro de Linguística da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2005 | A Queda dum Anjo como texto de polémica | 2.º Congresso Internacional de Estudos Camilianos – ‘A Retórica na Ficção Camiliana’
Casa de Camilo/Centro de Estudos Camilianos (Vila Nova de Famalicão/São Miguel de Seide, Portugal)
|
2002 | A descrição na aula de Português: exercícios de análise e de produção textual | Encontro ´Linguística e Ensino do Português Língua Materna e Língua Não Materna´
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2000 | A consciencialização linguística como componente fundamental na formação inicial do professor de português | Colóquio ‘A Linguística na Formação do Professor de Português’
Centro de Linguística da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
Supervision
Thesis Title Role |
Degree Subject (Type) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2016/09 - Current | A avaliação Formativa na aula de LE - supervisão, estratégias e concretização - estudo de caso
Supervisor
|
Ciências da Linguagem (PhD)
Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal
|
2016 - Current | A contribuição da gramática para a compreensão do texto literário
Supervisor
|
Línguas e Literaturas Modernas - variante Estudos Portugueses (Master)
Universidade do Porto, Portugal
|
2016 - Current | A avaliação formativa como estratégia para o desenvolvimento da escrita em Espanhol Língua Estrangeira
Supervisor
|
Estudos em Ciências da Linguagem (PhD)
Universidade do Porto, Portugal
|
2017/11 - 2018/11/26 | O intercâmbio escolar como estratégia no ensino do Português
Supervisor
|
Ensino de Português no 3.º CEB e no Ensino Secundário (Master)
Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal
|
2017/12 - 2018/07 | As lendas da Amazônia como recurso no ensino-aprendizagem intercultural de Português Língua Estrangeira
Supervisor
|
Português Língua Segunda/Língua Estrangeira (Master)
Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal
|
2016/12 - 2017/11 | Melhoria da produção escrita de alunos do ensino básico e secundário: uma estratégia de ensino baseada em suporte inicial
Supervisor
|
Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º C. do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização
de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês (Master)
Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal
|
2016/01 - 2016/12 | Os mapas conceptuais nas disciplinas de Português e de Latim: contributo para uma reflexão pedagógico-didática
Supervisor
|
Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3.º C do Ensino Básico e Secundário (Master)
Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal
|
2016 - 2016 | Melhoria da produção escrita de alunos do ensino básico e secundário: uma estratégia de ensino baseada em suporte inicial
Supervisor
|
Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º CEB e no Ens. Sec. (Master)
Universidade do Porto, Portugal
|
2016 - 2016 | Desenvolvimento da competência de escrita em ensino de PLE: produção textual
Co-supervisor
|
Português Língua Segunda/Língua Estrangeira (Master)
Universidade do Porto, Portugal
|
2015 - 2015 | Os mapas conceptuais nas disciplinas de Português e de Latim: contributo para uma reflexão pedagógico-didática
Supervisor
|
Ensino do Português e Línguas Clássicas no 3.º CEB e no Ensino Secundário (Master)
Universidade do Porto, Portugal
|
2013/09 - 2014/12 | O erro como ferramenta pedagógico-didática no ensino de línguas | Ensino de Português no 3.º C Ensino Básico e Ensino Secundário e Língua Estrangeira no Ensino Básico e Secundário (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2014 - 2014 | O erro como ferramenta pedagógico-didática no ensino de línguas
Supervisor
|
Ensino do Português no 3.º CEB e Ens. Sec. e de Língua Estrangeira no Ens. (Master)
Universidade do Porto, Portugal
|
2010/09 - 2012/02 | O Círculo da Escrita. o Texto Argumentativo e a Consciência (Meta)linguística no Ensino Secundário
Co-supervisor
|
Educação (PhD)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
|
2012 - 2012 | O círculo da escrita. O texto argumentativo e a consciência (meta)linguística no ensino secundário
Co-supervisor
|
Ciências da Educação (PhD)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
|
Event organisation
Event name Type of event (Role) |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2021/09 - 2021/09 | 2.º Encontro Nacional sobre Discurso Académico (2021/09/09 - 2021/09/10)
Congress (Member of the Organising Committee)
|
Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada da Universidade de Coimbra, Portugal Universidade do Porto Centro de Linguística, Portugal |
2020/01/27 - 2020/01/28 | 2.ª Jornada sobre Instrumentos de Avaliação em Português (2020/01/27 - 2020/01/28)
Meeting (Co-organisor)
|
Centro de Linguística da Universidade do Porto, Portugal Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal |
2019/10/09 - 2019/10/11 | XXXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística (2019/10/09 - 2019/10/11)
Congress (Member of the Organising Committee)
|
Associação Portuguesa de Linguística, Portugal |
2018/09/26 - 2018/09/28 | XXXIV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística (2018/09/26 - 2018/09/28)
Congress (Member of the Organising Committee)
|
Associação Portuguesa de Linguística, Portugal |
2017 - 2017 | 3.º Encontro "A Linguística na Formação do Professor - das teorias às práticas educativas"
Congress (Other)
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
2017 - 2017 | 1.ª Jornada sobre Testes de Avaliação - Análise e construção de itens de teste: questões de linguagem
Meeting (Other)
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia; Centro de Linguística da Universidade do Porto; Universidade do Porto; Santander; Associação de Professores de Português, Portugal |
2017 - 2017 | XXXIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Meeting (Other)
|
Associação Portuguesa de Linguística, Portugal |
2016 - 2016 | Que conhecimento gramatical avaliar na escola?
Seminar (Other)
|
Associação Portuguesa de Linguística, Portugal |
2013 - 2013 | I Ciclo de Conferências Línguas, Literaturas e Ensino
Conference (Other)
|
Escola Secundária de Vilela (Paredes), Portugal |
2007 - 2007 | Audição Pública sobre a Terminologia Linguística nos Ensinos Básico e Secundário na aula de Português
Meeting (Other)
|
Event participation
Activity description Type of event |
Event name Institution / Organization |
|
---|---|---|
2015 - 2015 | 6.º Seminário Internacional de Linguística (SIL) “Memória, Discurso e Tecnologias”
Seminar
|
6.º Seminário Internacional de Linguística (SIL) “Memória, Discurso e Tecnologias” |
2015 - 2015 | 11.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português - Literatura e Gramática: um diálogo infinito
Meeting
|
11.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português - "Literatura e Gramática: um diálogo infinito"
Associação de Professores de Português, Portugal
|
2014 - 2014 | XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Meeting
|
XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística, Portugal
|
2014 - 2014 | Quartas Jornadas de Análise do Discurso
Congress
|
Quartas Jornadas de Análise do Discurso
Centro de Linguística da Universidade do Porto, Portugal
|
2010 - 2010 | XXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Meeting
|
XXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística, Portugal
|
Jury of academic degree
Topic Role |
Candidate name (Type of degree) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2023/11/10 | Relação entre a competência de leitura e o conhecimento explícito da língua. Um estudo de caso numa turma do 8º ano de escolaridade
Supervisor
|
Ana Filipa Correia Ramalho (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2022/06/22 | As crônicas de 'Bons Dias!' e a formação dos leitores
(Thesis) Main arguer
|
Leila Tombini (PhD)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2022/06/14 | Os Novos Géneros Discursivos como Instrumentos para a Promoção de Competências de Leitura: um Estudo em Contexto de Preparação
para o Acesso ao Ensino Superior no Brasil
(Thesis) Arguer
|
Najla Fouad Saghié (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2022/05/02 | Ensino de Português em Timor-Leste: Uma Análise dos Manuais de Português para o Ensino Secundário Geral
(Thesis) Arguer
|
António José de Oliveira Soares (PhD)
Universidade do Porto, Portugal
|
2021/11/08 | Aprendizagens Essenciais de Português: documentos (des)orientadores? Contributo da revisão textual para a estabilização das
noções de texto, género e sequência
(Thesis) Main arguer
|
Gonçalo Gonçalves Faustino (Master) |
2021/10/27 | Os Provedores dos Leitores: alguns exemplos da imprensa portuguesa e espanhola
(Thesis) Main arguer
|
Ana Filipa Rocha Monteiro (Master) |
2021/07/20 | Cartas, tradições discursivas e mudança sintática: uma análise linguística de orações relativas produzidas por moradores de
uma cidade do sertão do Brasil
(Thesis) Arguer
|
Afonso Henrique Novaes Menezes (PhD)
Universidade do Porto, Portugal
|
2021/06/28 | A gestão do ethos político: estudo das estratégias argumentativas de descredibilização e persuasão no debate sobre o estado
da Nação
(Thesis) Main arguer
|
Ana Isabel Serra Gonçalves Viola (PhD)
Universidade Aberta, Portugal
|
2021/02/16 | O uso da língua inglesa: a implementação de atividades com fantoches na sala de aula do 1.º ciclo do ensino básico
(Thesis) Main arguer
|
Telma Filipa Gomes Monteiro (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2021/02/08 | A construção do ethos no discurso político do governador Flávio Dino, nos media sociais Facebook e Twitter
(Thesis) Arguer
|
Josenilde Cidreira Vieira (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2020/12/02 | O conhecimento gramatical no desenvolvimento da competência da escrita: um estudo com o modelo integrado Pedagogia dos Discursos
e Laboratório Gramatical
(Thesis) Main arguer
|
Mónica Alexandra Saraiva da Costa (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2020/11/20 | A importância da linguagem não-verbal em situações formais de oralidade
(Thesis) Main arguer
|
Vânia de Oliveira Tavares (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2020/11/16 | (O)usar a team based learning e a flipped classroom na aula de PLE
(Thesis) Main arguer
|
Maria Luís VanZeller Campos Feijó Queirós (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2020/10/26 | A utilização do género textual crónica para o desenvolvimento de atividades de interação oral nas aulas de PLE
(Thesis) Main arguer
|
Ana Marta Guerra Vieira (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2020/04/29 | A didatização do humor em aula de língua materna e de francês língua estrangeira
(Thesis) Main arguer
|
Maria Inês Farto Miranda (Master)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020/02/28 | Texto de opinião: a escrita enquanto processo na aula de Português
(Thesis) Main arguer
|
Ana Sofia Maltinha Martins (Master)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020/01/06 | O Sentido da Vida: análise retórico-discursiva de discursos inspiradores
(Thesis) Main arguer
|
Sónia Maria Daniel De Melo Ochôa (Master)
Universidade Aberta, Portugal
|
2020/01/06 | O sentido da vida: análise retórico-discursiva de discursos inspiradores
(Thesis) Main arguer
|
Sandra Maria Daniel de Melo Ochôa (Master) |
2019/11/27 | O desenvolvimento da escrita criativa: o blogue como fonte de motivação para a expressão escrita
(Thesis) Main arguer
|
Filipa Manuela Vilas Boas Pessoa (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2019/11/05 | Treino e desenvolvimento da aptidão argumentativa na escrita através da produção das apreciações críticas
(Thesis) Main arguer
|
Cláudia Eugénia Espinha Braga da Cruz Silva (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2019/05/14 | La (auto)evaluación y el desarrollo de la competencia docente: análisis de la aplicación de la Parrilla del profesor de idiomas
(European Profiling Grid) en un programa de formación inicial de profesores de Español como Lengua Extranjera en Portugal
(Thesis) Arguer
|
Marta Pazos Anido (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2019/04/15 | O Discurso Acadêmico de Validação de Conhecimento no Ensino Superior Brasileiro: a Construção dos Atos Diretivos
(Thesis) Main arguer
|
Maria Fernanda de Faria Von Sydow Bittencourt (Master)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
|
2019/04/15 | O Discurso Acadêmico de Validação de Conhecimento no Ensino Superior Brasileiro: a Construção dos Atos Diretivos
(Thesis) Main arguer
|
Maria Fernanda de Faria Von Sydow Bittencourt (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018/11/28 | JABA-Translations
(Thesis) Main arguer
|
Renata Cláudia Guerra Soares (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2018/11/21 | Linguagem visual e linguagem verbal: contributos para o ensino do português e do espanhol
(Thesis) Main arguer
|
Joana Cristina Santos Oliveira (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2018/11/14 | O documento audiovisual em apoio às competências de compreensão e expressão do oral, no ensino aprendizagem do PLE
(Thesis) Main arguer
|
Denise Agonia Faria Robalo (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2018/07/19 | Discurso, media e construção de identidade: as mulheres que lutam pela posse da terra no Estado do Pará sob a ótica do jornal
Diário do Pará
(Thesis) Arguer
|
Valéria Cristian Silva Soares (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2018/05/16 | Relações entre conhecimento explícito da língua e a competência de língua
(Thesis) Arguer
|
Joana Maria Rodrigues Batalha Marchão (PhD)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2018/03/27 | Formação inicial, conhecimento profissional e práticas em ensino e aprendizagem da gramática
(Thesis) Main arguer
|
Patrícia do Nascimento Casanova Santos Ferreira Tomaz Coelho (PhD)
Universidade Lusíada de Lisboa Instituto de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2017/11/29 | Ensino de PLE em contexto de migração: reflexões sobre experiências de ensino e aprendizagem no CNAIM
(Thesis) Main arguer
|
Ana Raquel Carvalho Pereira (Master)
Universidade do Porto, Portugal
|
2017/11/10 | O uso do vídeo como ferramenta de reflexão sobre a prática letiva no ensino do Inglês como língua estrangeira
(Thesis) Main arguer
|
Mónica Zita dos Santos Brandão (Master)
Universidade do Porto, Portugal
|
2017/11/08 | Desenvolvimento de uma oficina de escrita numa turma de Literatura Portuguesa
(Thesis) Main arguer
|
Sílvia Reis Ribeiro (Master)
Universidade Lusíada de Lisboa Instituto de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2017/07/20 | A compreensão da oralidade ao serviço da aprendizagem de línguas (Português e Espanhol)
(Thesis) Main arguer
|
Rui Diogo Faria Pinheiro (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2017/07/19 | As diferentes regras de uso das formas tu e você e suas influências na compreensão de narrativas literárias: PB e PE
(Thesis) Arguer
|
Valéria Mourales Cavalheiro (PhD)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2016/12/16 | O material oral autêntico como potenciador de aprendizagem em Português Língua Estrangeira
(Thesis) Main arguer
|
Marília Martins Laranjeira (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2016/11/11 | O tom confessional e autobiográfico na epistolografia de Machado de Assis
(Thesis) Main arguer
|
Sandra de Brito Bezerra Zimbrão (Master)
Universidade Aberta, Portugal
|
2016/11/04 | Algumas estratégias cognitivas ao serviço do desenvolvimento da competência de aprendizagem
(Thesis) Main arguer
|
João Miguel Carneiro dos Santos (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2016/11/02 | A Oralidade: ferramenta para ensinar e para aprender! (Trabalho de investigação-ação aplicado às aulas de Português)
(Thesis) Main arguer
|
Emanuel Paulo Ferreira Carvalho (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2016/10/17 | A figuração do enunciador nos discursos políticos
(Thesis) Arguer
|
Sara Topete de Oliveira Pita (PhD)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2015/12/16 | Pedagogia da escrita: revisão entre pares no ensino-aprendizagem do português e espanhol
(Thesis) Main arguer
|
Nádia Filipa Pereira Monteiro (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2015/12/14 | Estratégias de motivação para a leitura em contexto de sala de aula
(Thesis) Main arguer
|
Marta Filipa Ferreira Moreira (Master)
Universidade do Porto, Portugal
|
2015/12/07 | Verbos de movimento e preposições: conhecimento explícito da língua materna e principais dificuldades na aprendizagem de espanhol
língua estrangeira
(Thesis) Main arguer
|
Célia Helena Carneiro Fraga (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2015/11/30 | A utilização do laboratório gramatical nas aulas de Português, como língua materna, e Espanhol, como língua estrangeira
(Thesis) Main arguer
|
Ana Alexandra Rocha Pereira Rodrigues Queiroz (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2015/11/25 | Produção de material didático apelativo para a aprendizagem da Língua Materna e Língua Estrangeira
(Thesis) Main arguer
|
Marta Alexandra da Silva Oliveira (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2015/09/15 | As perífrases verbais no ensino-aprendizagem de PLE: um estudo de caso
(Thesis) Main arguer
|
Nguyen Thi Hai (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2015/04/23 | O texto polémico nos meios de comunicação social – criação de um espaço de conflitualidade em torno dos novos Programas de
Português
(Thesis) Main arguer
|
Vera Lúcia Caetano Mendes Alves Barbosa (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014/12/15 | Aquisição dos clíticos no Ensino Simultâneo de PLE e PB a alunos universitários da Suécia
(Thesis) Main arguer
|
Catarina Stichini Vilela Carvalhosa (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2014/11/24 | Prática de língua – uma proposta de ensino - aprendizagem baseada em géneros textuais
(Thesis) Main arguer
|
Joana Marisa da Silva Martins (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2014/11/24 | Os recursos audiovisuais nas aulas de língua estrangeira (PLE)
(Thesis) Main arguer
|
Niagara Otília Dionísio (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2014/11/10 | O papel do professor nas aulas de LM e LE segundo o enfoque por tarefas
(Thesis) Main arguer
|
Dinis Dias Rebelo Leitão (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2014/11/10 | O texto coletivo em aula de Português e Língua Estrangeira (Espanhol)
(Thesis) Main arguer
|
Ana Rita Ferreira Pais (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2014/07/02 | Gramática e competência: contributos para a expressão do tempo em textos de alunos | Maria Filomena Beata Viegas (PhD)
Universidade do Porto, Portugal
|
2014/03/06 | Ensino e aprendizagem da escrita – EOPAVO(S)!* - contributos da utilização de um código de apoio à revisão para o desenvolvimento de competências | Isabel Manuela de Sousa Barbosa (PhD)
Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2013/11/25 | Oficina lexical: um contributo para o desenvolvimento da competência lexical no ensino/aprendizagem do Português Língua Estrangeira
(Thesis) Main arguer
|
Hugo Miguel Lopes Silva (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2012/12/21 | Da leitura à oralidade. Desenvolvimento da expressão oral a partir de contos breves no nível A2
(Thesis) Main arguer
|
Maria Madalena Fernandes Simões Reis (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2012/01/06 | Leitura, leitores e contratos de leitura. Os novos caminhos da motivação à leitura no ensino secundário
(Thesis) Main arguer
|
Margarida Branca Cardoso Bastos da Silva Lino (Master)
Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Psicologia Educação e Desporto, Portugal
|
2010/06/28 | Uma proposta sócio-interacionista para o estudo dos textos bíblicos
(Thesis) Main arguer
|
Camile Maria Botelho Regadas Tanto (Master)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
Association member
Society Organization name | Role | |
---|---|---|
Current | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação | |
Current | Associação Portuguesa de Linguística | |
Current | Associação de Professores de Português | |
Current | Associação Portuguesa de Professores de Línguas Estrangeiras do Ensino Superior |
Committee member
Activity description Role |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2018/12/20 - 2020/03/09 | Coordenação do grupo de trabalho que produziu as Aprendizagens Essenciais de Português para os cursos profissionais do ensino secundário, constituído pela Associação Nacional de Professores de Português e pela Associação de Professores de Português. | Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino, Portugal Direção-Geral da Educação/Ministério da Educação, Portugal |
2016/12/01 - 2018/07/19 | Coordenação do grupo de trabalho que produziu as Aprendizagens Essenciais de Português para todos os níveis da escolaridade
obrigatória ensino básico e ensino secundário), constituído pela Associação Nacional de Professores de Português e pela Associação
de Professores de Português.
AE - Português - Ensino básico - https://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-basico
AE - Português - Ensino secundário - https://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-secundario
Coordinator
|
Direção-Geral da Educação/Ministério da Educação, Portugal |
2016/07/01 - 2017/07/28 | Construção do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, sob coordenação de Guilherme de Oliveira Martins, como
membro do Grupo de Trabalho, nomeado por despacho do Sr. Secretário de Estado da Educação.
https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf
Member
|
Direção-Geral da Educação/Ministério da Educação, Portugal |
Conference scientific committee
Conference name | Conference host | |
---|---|---|
2022/11/15 - 2023/01/20 | Faculdade de Letras da Universidade do Porto | |
2022/02/01 - 2022/10/29 | Faculdade de Letras da Universidade do Porto | |
2022/01/04 - 2022/07/02 | Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa | |
2021/03/01 - 2021/11/20 | Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa | |
2021/03/01 - 2021/09/10 | II Encontro Nacional sobre Discurso Académico (ENDA2) | Instituto Politécnico de Leiria |
2021/01/02 - 2021/07/10 | Auditório do Centro Cultural de Chaves |
Course / Discipline taught
Academic session | Degree Subject (Type) | Institution / Organization | |
---|---|---|---|
2023/09/20 - 2023/12/06 | Responder a desafios da sala de aula de Português | Didática do Português, Formação Contínua de Professores (Outros) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2023/05/25 - 2023/07/13 | Responder a desafios da sala de aula de Português | Didática do Português, Formação de Professores (Outros) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2023/05/15 - 2023/05/26 | Metodologia do Ensino da Gramática | Didática da Gramática, Didática do Português, Formação de Professores (Master) | |
2017 - 2017 | Didática da Oralidade | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Centro de Formação de Associação de Escolas de Paços de Ferreira, de Paredes e de Penafiel, Portugal |
2016 - 2016 | Planeamento da ação estratégica de promoção da qualidade das aprendizagens | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Direção-Geral da Educação/Ministério da Educação, Portugal |
2016 - 2016 | Metodologias nos programas de EPE: aplicação ao desenvolvimento da competência de leitura | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Ensino de Português no Reino Unido e Ilhas do Canal - Instituto Camões, I. P., United Kingdom |
2016 - 2016 | A oralidade na aula de língua materna: sugestões para intervenção e avaliação | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | E. B. 2, 3 Dr. João de Meira, Guimarães, Portugal |
2014 - 2014 | Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Secundário | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Direção-Geral da Educação/Ministério da Educação, Portugal |
2014 - 2014 | Oficina de Escrita, Curso intensivo de Atualização de Professores de Português Língua Materna, Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal |
2013 - 2013 | Plano Nacional para o Ensino do Português, Programa de Português para o Ensino Básico, Metas Curriculares de Português: dos textos às práticas letivas | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Centro de Formação da Associação de Escolas Sousa Nascente, Portugal |
2013 - 2013 | Plano Nacional para o Ensino do Português, Programa de Português para o Ensino Básico, Metas Curriculares de Português: dos textos às práticas letivas. | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Centro de Formação de Associação de Escolas de Baião, Portugal |
2013 - 2013 | Técnicas de observação de aulas | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Centro de Formação da Associação de Escolas de Matosinhos, Portugal |
2012 - 2012 | Para uma Escola de Sucesso(s) | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Centro de Formação da Associação de Escolas de Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel, Portugal |
2012 - 2012 | Da leitura literária à escrita argumentativa - Encontros Pedagógicos da Areal Editores | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Areal Editores, Portugal |
2011 - 2011 | Projecto de formação para o novo Programa de Português do Ensino Básico II – aprofundamento | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular/Ministério da Educação, Portugal |
2010 - 2010 | Oficina de Oralidade no Ensino Secundário | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Areal Editores, Portugal |
2010 - 2010 | O Funcionamento da Língua no Ensino Secundário: o laboratório gramatical | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Areal Editores, Portugal |
2008 - 2008 | Trabalho oficinal de aperfeiçoamento de texto na aula de Português | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Colégio de Nossa Senhora do Rosário, Portugal |
2008 - 2008 | O trabalho de funcionamento da língua em sala de aula e a Terminologia Linguística | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Direção_Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular/Ministério da Educação, Portugal |
2008 - 2008 | O trabalho de funcionamento da língua em sala de aula e a Terminologia Linguística. Formação de formadores | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular/Ministério da Educação, Portugal |
2006 - 2006 | O Ensino da Escrita como Projecto Interdisciplinar | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Centro de Formação de Associação de Escolas Sousa Nascente, Portugal |
2005 - 2005 | Ensinar a escrever... É possível? | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Centro de Formação das Escolas do Concelho de Paredes, Portugal |
2002 - 2002 | Narrar, descrever e argumentar: dispositivos didáticos para a produção e a aprendizagem da escrita | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Grande Colégio Universal, Portugal |
2001 - 2001 | A descrição: algumas propostas de trabalho para a aula de língua materna | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas, Portugal |
2001 - 2001 | Reflexões em torno da escrita | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos Dr. Ferreira da Silva (Couto, Cucujães), Portugal |
2000 - 2000 | Contributos da Linguística de Texto para o ensino-aprendizagem da língua materna | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Centro de Formação das Escolas do Concelho de Paredes, Portugal |
2000 - 2000 | Contributos da Linguística de Texto e da Pragmática para a abordagem do discurso publicitário na aula de língua materna | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Escola Secundária Dr. Serafim Leite (S, João da Madeira), Portugal |
1997 - 1997 | O Texto Poético no Ensino Básico | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Escola do Ensino Básico do 2.º e 3.º ciclo de Sever do Vouga, Portugal |
1995 - 1995 | O Texto Poético no Ensino Básico | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Escola Secundária de Baltar, Portugal |
1994 - 1994 | O Texto Poético no Ensino Básico | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Escola Secundária da Maia, Portugal |
Interview (newspaper / magazine)
Activity description | Newspaper / Forum | |
---|---|---|
2020 | Entrevista a Sónia Valente Rorigues | Palavras – revista em linha v. 3, n. 3, pp. 3-8 |
Interview (tv / radio show)
Program | Topic | |
---|---|---|
2024/02/11 - 2024/02/11 | Páginas de Português - Antena 2 | O diálogo entre a linguística e a literatura |
2020/08/16 - 2020/08/16 | Páginas de Português - Antena 2 | As vantagens da interdisciplinaridade no ensino da língua portuguesa |
2019/07/14 - 2019/07/14 | Páginas de Português - Antena 2 | Sobre interdisciplinaridade |
2019/01/11 - 2019/01/11 | Páginas de Português - Antena 2 | O legado do Professor Joaquim Fonseca da Faculdade de Letras da Universidade do Porto |