Identification
Personal identification
- Full name
- Carla Patrícia Rodrigues de Sousa Teixeira dos Santos
Citation names
- Teixeira, Carla
Author identifiers
- Ciência ID
- 501F-7AFD-E034
- ORCID iD
- 0000-0002-8721-812X
Email addresses
- carla.teixeira@fcsh.unl.pt (Professional)
Websites
- http://www.clunl.edu.pt/pt/home.asp (Professional)
- https://www.researchgate.net/profile/Carla_Teixeira12 (Scholar)
- https://unl-pt.academia.edu/CarlaTeixeira (Scholar)
Knowledge fields
- Humanities - Languages and Literatures
- Humanities - Languages and Literatures - Linguistics
- Humanities - Languages and Literatures - Specific Languages
- Social Sciences
Languages
Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
English | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | |
Spanish; Castilian | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | |
French | Intermediate (B1) | Advanced (C1) | Intermediate (B1) | Advanced (C1) | |
Portuguese (Mother tongue) |
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2022 - 2023
Concluded
|
Educação Digital (Pós-Graduação)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
17 |
2020/05 - 2020/06
Concluded
|
The New Role of the Educator: Best Practices in Online Education (Outros)
Banco Santander Portugal, Portugal
IE Foudation, Spain |
|
2020/05/21
Concluded
|
Literatura e Animação de Histórias (Outros)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
19 |
2018 - 2018
Concluded
|
Competência digital docente: inovação no ensino de línguas estrangeiras (Outros)
Universidade do Porto, Portugal
|
|
2009 - 2014
Concluded
|
Linguística do Texto e do Discurso (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
""A Formulação e a Indução de Experiências. Análise de textos da área do vinho"" (THESIS/DISSERTATION)
|
Muito bom por unanimidade |
2000 - 2005
Concluded
|
Mestrado em Estudos Portugueses, Literatura Comparada (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"A construção textual do erotismo. Análise de narrativas literárias”" (THESIS/DISSERTATION)
|
Bom com Distinção |
1998 - 2000
Concluded
|
Ramo de Formação Educacional (Pós-Graduação)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
16 |
1994 - 1998
Concluded
|
Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
15 |
Affiliation
Science
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2014/01 - Current | Researcher (Research) | Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2010/01 - 2013/12 | Researcher (Research) | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2021/09 - Current | Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal | ||
2020/10/01 - 2022/06 | Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico da Lusofonia, Portugal |
Instituto Politécnico da Lusofonia Escola Superior de Educação da Lusofonia, Portugal (...) |
||
2019/10 - 2020/06 | Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal | ||
2017/09 - 2020 | Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) | Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal |
2018/09 - 2019 | Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2017 - 2018 | Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
Others
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2009 - Current | Investigador | Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal |
2010/01 - 2012/12 | Investigadora (Investigação Científica) | Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2007/01 - 2009/12 | investigadora (Investigação Científica) | Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
Projects
Grant
Designation | Funders | |
---|---|---|
2010/01 - 2014/12 | A indução e formulação de experiências. Análise linguística de textos da área do vinho.
SFRH / BD / 61439 / 2009
|
Fundação para a Ciência e Tecnologia, Portugal |
Contract
Designation | Funders | |
---|---|---|
2021/01/01 - Current | Projeto CLUNL
UIDB/LIN/03213/2020
UIDP/LIN/03213/2020
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Ongoing
|
2021/01 - Current | HisTel, Historicidade dos Textos e Ensino da Língua
Researcher
Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brazil
|
Ongoing
|
2020 - Current | Projeto estratégico UID/03213/2020
UID/03213/2020
Researcher
CLUNL/ FCT, Portugal
|
Ongoing
|
2015/01 - 2020/12 | CoRUs - Projeto Estratégico 2015-2020
PEst-OE/LIN/UI3213/2015
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa
UID/LIN/03213/2019
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2013 - 2019 | Projeto estratégico UID/LIN/03213/2013
UID/LIN/03213/2013
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2011/01/01 - 2013/12/31 | Projecto Estratégico - UI 3213 - 2011-2012
PEst-OE/LIN/UI3213/2011
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
Outputs
Publications
Book |
|
Book chapter |
|
Conference abstract |
|
Conference paper |
|
Journal article |
|
Journal issue |
|
Translation |
|
Working paper |
|
Other
Other output |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2023/12 | Direitos Humanos na Perspectiva das Ciências da Linguagem: O papel da escola na construção da cidadania. | III Congresso Internacional Educare + Educere: formação de professores para o século XXI
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Brazil)
|
2023/10/24 | Recursos digitais para o desenvolvimento de práticas de Escrita Académica em Português. | Oradora convidada em sessão síncrona da Unidade Curricular Aprendizagem, Pedagogia e Currículo em Ambientes Digitais da Pós-Graduação
em Educação Digital
Coordenação da Pós-graduação em Educação Digital (Portugal)
|
2023/09 | A construção do discurso interativo por estudantes do ensino superior: mecanismos enunciativos e modalidade epistémica. | ENDA 3. Encontro Nacional sobre o Discurso Académico.
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Portugal)
|
2023/06 | A apropriação do discurso teórico por estudantes do ensino superior: posicionamento enunciativo e uso da modalidade. | 8.ª Conferência Internacional Gramática & Texto ¬– GRATO 2023
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022/11/08 | Literacia Mediática e Dinâmicas de Linguagem na Construção de Textos de Alunos do Ensino Superior. | VII SENAL, Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento
(Brazil)
|
2022/11/06 | Ensino e Multimodalidade: o WhatsApp como recurso informal de aprendizagem. | 13.º Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. Simpósio Gêneros multimodais como instrumentos de ensino em contexto pandêmico
(Brazil)
|
2022/10/12 | Uma abordagem histórico-discursiva para a didatização de textos argumentativos no painel Historicidade dos textos e ecos intergeracionais. | Nonas Jornadas Internacionais de Análise do Discurso e no Quarto Congresso Internacional de Estudos do Discurso – JADIS IX
- CIED IV
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto)
|
2022/07/07 | Media literacy of humor column in higher education students: Language dynamics and thematic content. | 2nd International Congress on 21st Century Literacies.
Instituto Politécnico de Santarém
|
2021/09/10 | A sinopse: Um percurso didático para apropriação do género. | ENDA 2. Encontro Nacional sobre Discurso Académico: Conhecimento Disciplinar e Apropriação Didática.
CELGA-ILTEC/DPDA e CLUP (Coimbra, Portugal)
|
2021/07 | Media literacy of humor in times of pandemic. Assessing the comprehension. | ICCL2021. International Congress on 21st Century Literacies.
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
|
2021/07 | Crónicas de humor em tempo de pandemia. Caracterização de género e análise de texto. | CICLC 2021. IV Congresso Internacional de Cultura Lusófona Contemporânea
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
|
2021/07 | Cidadania e ensino: uma proposta de participação democrática. | ISD 2021. VII Congreso Internacional del Interacionismo Sociodiscursivo. El linguaje como actividad: investigaciones y práticas
didáticas em um mundo multingüe.
UDA IKASTAROAK Cursos de Verano (Donostia, San Sebastian, Spain)
|
2021/07 | Voto de Ministro do Supremo Tribunal Federal como gênero da tradição jurídica: didatização da história do gênero para a a formação dos juristas. | ISD 2021. VII Congreso Internacional del Interacionismo Sociodiscursivo. El linguaje como actividad: investigaciones y práticas
didáticas em um mundo multingüe.
UDA IKASTAROAK Cursos de Verano (Donostia, San Sebastian, Spain)
|
2019/11 | Notas sobre o género textual carta de apresentação de resposta a anúncio de emprego: perceções e práticas textuais de sala de aula. | GRATO 2019, 6.ª Conferência Internacional em Gramática & Texto
Grupo Gramática & Texto, Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, FCSH/NOVA (Lisboa, Portugal)
|
2019/07 | O agir jornalístico e representações sobre o racismo: contribuições do Interacionismo Sociodiscursivo para uma análise multimodal. | VI.º Encontro Internacional do Interacionismo Sociodiscursivo
Universidade do Vale do Rio de Sinos, Porto Alegre. (Porto Alegre)
|
2019/06/22 | O ensino da escrita para contextos profissionais: a produção de carta de apresentação de resposta a anúncio de emprego. | VI.º Encontro Internacional de Reflexão sobre a Escrita – Algumas décadas de investigação e ensino.
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2019/06 | Writing abstracts in higher education: types of discourse. | The 12th ARLE Conference Languages and texts: learning and developmental approaches.
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019/03/23 | Apreciação crítica em contexto escolar: estratégias de ensino-aprendizagem. |
Universidade de Aveiro, Grupo ProTextos (Aveiro, Portugal)
|
2019/01 | “OK, então acho está bom”: reflexão sobre a interação de alunos numa atividade de produção de resumo ensino superior. | FLAEL, VI Fórum de Linguística Aplicada – Ensino e Aprendizagem de Línguas.
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/ NOVA (Lisboa, Portugal)
|
2019/01 | Ensinar a escrever o resumo de artigo científico no ensino superior: as perceções e as produções dos alunos. | 9.º Seminario Internacional El aula como ámbito de investigación.
Universitat Autònoma de Barcelona (Barcelona, Spain)
|
2018 | Percursos de escrita no ensino superior: o resumo no artigo científico. | 17º WGT (Novos) Balanços e Perspetivas. Organização de Maria Teresa Brocardo & Clara Nunes Correira
Grupo Gramática & Texto, CLUNL (Lisboa, Portugal)
|
2018 | Contribuições do interacionismo sociodiscursivo para a formação de professores. Questões sobre trabalho, géneros de texto e gramática. | VIII Encontro de Investigação e I Encontro Internacional de Investigação
Centro de Investigação e Publicações da Escola Superior de Educação Almeida Garrett (Lisboa, Portugal)
|
2018 | A multimodalidade na escrita académica. | 1.º ENDA, Encontro Nacional sobre Discurso Académico
CELGA-ILTEC (Leiria, Brazil)
|
2018 | O agir dos alunos em práticas de escrita colaborativa no ensino superior. | 1.º ENDA, Encontro Nacional sobre Discurso Académico
CELGA-ILTEC (Leiria , Portugal)
|
2018 | Escrita colaborativa no ensino superior: a negociação no processo de produção de um resumo de artigo científico. | III Encontro Temático APL/ESE
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
2018 | Para o desenvolvimento da Multiliteracia: o ensino do texto multimodal em Portugal. | III Encontro Temático APL/ESE
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, 12 e 13 de julho. (Setúbal, Portugal)
|
2018 | As Constituições Portuguesas de 1933 e 1976 e os seus ecos intertextuais:a linguagem enquanto poder. | Congresso Internacional Linguagens de Poder
Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2018 | Portuguese Academic Writing: Peer interaction in abstract production task | SIG EduLing Seminar Linguistics for Language Teaching and Learning.
ARLE, International Association for Research in L1 Education (Bialystok, Poland)
|
2017 | Marcadores de género e representação do sujeito: análise de comentários políticos em televisão. | GRATO 2017, 5ª Conferência Internacional em Gramática & Texto
Grupo Gramática & Texto, CLUNL (Lisboa, Portugal)
|
2017 | O comentário político em televisão: gramática e texto em ação. | Encontro Ciência 2017. Sessão Media, Comunicação e Cidadania. Representação Grupo Gramática & Texto.
FCT (Lisboa, Portugal)
|
2017 | Empoderamento do ator no testamento vital: interfaces nos contextos jurídico e da saúde | VI SIMELP, Simpósio Mundial de Estudos de Língua
Escola Superior de Santarém, Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
|
2016 | Questões de gramática para o ensino dos géneros textuais: o caso do(s) comentário(s) ou da opinião. | 1º Encontro Temático APL/ESE: Formação par a promoção de competências em Língua Materna. 1-2 julho de 2016.
Organização APL/ESELx, ESE Porto, ESE Setúbal. (Lisboa, Portugal)
|
2016 | Representações, opiniões e comentários. | WGT Representação.
Grupo Gramática & Texto, CLUNL. (Lisboa, Portugal)
|
2016 | O poder da opinião. Análise comparada de comentários televisivos. | JADIS VI/ CIED II – Sextas Jornadas de Análise do Discurso e Segundo Congresso Internacional de Estudos do Discurso da Universidade
de São Paulo
Faculdade de Letras do Porto (Porto, Portugal)
|
2016 | Multimodalité dans les médias lusophones: une étude comparative de la valeur du signe ‘Zika’ dans la presse écrite. | ALAPP 2016/ The 6th International Applied Linguistics and Professional Practice Conference
International Applied Linguistics and Professional Practice (Copenhaga, Denmark)
|
2015 | Texto e gramática na mídia publicitária: avaliação de práticas linguístico-textuais | GRATO 2015, Julho 2015
Gramática & Texto (CLUNL) (Lisboa, Portugal)
|
2015 | O preâmbulo da constituição como texto indutor de comportamento acional | Congresso Internacional Linguagem e Interação 3, 18, 19, 20 junho 2015
Unisinos, São Leopoldo (São Leopoldo, Brazil)
|
2015 | A prática profissional jurídica no género acórdão | SIMELP, Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Università del Salento (Lecce, Italy)
|
2014 | O hedonismo em géneros e textos sobre o vinho. Análise em diferentes patamares linguísticos. | Grupo de leituras G&T.Leituras do grupo Gramática & Texto,
Grupo de leituras G&T.Leituras do grupo Gramática & Texto, CLUNL (Lisboa, Portugal)
|
2014 | Para uma análise linguística de textos da área do vinho sobre indução e formulação de experiências. | Aula de Teoria do Texto do curso de Mestrado de Ciências da Linguagem, Revisão e consultoria linguística.
FCSH—UNL. (Lisboa, Portugal)
|
2013 | A Atividade e a descrição do objeto em géneros de texto da área do vinho | 4ème Rencontres de l’Interacionisme Socio-Discursive
Universidade de Genebra (Genebra, Switzerland)
|
2013 | O valor das formas verbais em textos da area do vinho | VIII Fórum de Partilha Linguística dos Jovens Investigadores do CLUNL
Núcleo de Jovens Investigadores do CLUNL (Lisboa, Portugal)
|
2013 | A referência nominal e a organização textual no rótulo de garrafa de vinho | GRATO, 3ª Conferência Internacional em Gramática & Texto
Grupo Gramática & Texto do CLUNL (Lisboa, Portugal)
|
2013 | How are consumer experiences induced? A linguistic perspective of texts analysis on wine | Apresentação a alunos do 1º ano de Linguística da Universidade de Utreque (convite).
CLUNL (Lisboa, Portugal)
|
2012 | Argumentação em textos indutores de comportamento | X Congreso Internacional de Lingüistica General (18 a 20 abril de 2012)
Universidad de Zaragoza (Zaragoza, Spain)
|
2011 | A atividade e a agentividade na caracterização do género | 2ª Conferência Internacional sobre Gramática e Texto: Grato
Grupo Gramática & Texto do CLUNL (Lisboa, Portugal)
|
2011 | Genre and activity: Examples of innovation and creativity on thematic and compositionality | 38 th International Systemic Functional Congress
Grupo de Linguística Sistémico-Funcional da Faculdade de Letras (Lisboa, Portugal)
|
2011 | A agentividade no agir publicitário: uma análise multimodal | IV Seminário Internacional de Linguística da Universidade Cruzeiro do Sul/IV SIL: Discurso, Gênero e Memória
Universidade Cruzeiro do Sul (Cruzeiro do Sul, Brazil)
|
2011 | Nem só e apenas fazem este texto! | WGT
Grupo Gramática & Texto do CLUNL (Lisboa, Portugal)
|
2011 | Ser e estar em figuras de acção em textos sobre o vinho | WGT Ser e Estar
Grupo Gramática & Texto do CLUNL (Lisboa, Portugal)
|
2011 | A indução e a Formulação de Experiências. Análise Linguística de Textos da Área do Vinho | WGT Formação Avançada
Grupo Gramática & Texto do CLUNL (Lisboa, Portugal)
|
2010 | O vinho é festa! Análise de uma crónica radiofónica | Vº Fórum de Partilha Linguística dos Jovens Investigadores do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa
Núcleo de Jovens Investigadores do CLUNL (Lisboa, Portugal)
|
2010 | Pistas para o ensino do género anúncio publicitário | Encontro Pretexto/CLUNL — GEPLA/UFC Formação Docente: Textos, Teorias e Práticas
Pretexto/CLUNL-GEPLA/UFC (Lisboa, Portugal)
|
2010 | Marcas de género de incitação à acção: o caso da recensão crítica enológica | Work/shops) em Gramática & Texto
Grupo Gramática & Texto do CLUNL (Lisboa, Portugal)
|
2010 | Ser e estar em figuras de acção nos textos. Xº WGT Ser e estar, FCSH-UNL, 13 de novembro de 2010 | Xº WGT Ser e estar
GRupo Gramática & Texto (Lisboa, Portugal)
|
2010 | Da aplicabilidade da noção de figura de acção. Análise de textos de autor | 26é Congrés de Lingüística i Filologia Romàniques
Sociedade de Linguística Românica (Valencia, Spain)
|
2010 | A atividade e a agentividade na caraterização do género | 2ª Grato, Conferência em Gramática & Texto
Grupo Gramática & Texto (Lisboa, Portugal)
|
2009 | Argumentação e composicionalidade em folheto postal e comentário crítico sobre o vinho | WGT Argumentação
Grupo Gramática & Texto do CLUNL (Lisboa, Portugal)
|
2009 | O contributo da noção de coerência e de unidades verbais e não verbais para a definição de um género textual | Grato, Conferência Internacional em Gramática & Texto
Grupo Gramática & Texto (Lisboa, Portugal)
|
2008 | Aspectos composicionais da recensão crítica enológica | Caderno WGT Composicionalidade
Grupo Gramática & Texto do CLUNL (Lisboa, Portugal)
|
2007 | Apontamentos sobre a citação como elemento de género e de argumentação em cartaz sindical | IIº Fórum de Partilha Linguística do Núcleo de Jovens Investigadores do CLUNL
Núcleo de Jovens Investigadores do CLUNL (Lisboa, Portugal)
|
2007 | La dynamicité de la langue dans des textes de différents genres | Révolutions Saussuriennes
Facultés des lettres; Faculté de Psychologie et des Sciences d'Éducation (Genebra , Switzerland)
|
2007 | Entre unidades verbais e não verbais: a construção do conteúdo temático e a literatura como actividade de linguagem | II Encontro Internacional do Interacionismo Sociodiscursivo
CLUNL/Grupo Langage, Formation, Action, Universidade de Genebra (Lisboa, Portugal)
|
2007 | O intertexto na dinamicidade da produção textual | XXIII Encontro nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (Évora, Portugal)
|
2006 | “Até os comemos”: análise de primeira página de jornal desportivo através do conceito de esquematização | II Jornadas de Estudo em Teoria do Texto (JETT)
Grupo Pretexto (Lisboa, Portugal)
|
2005 | «A Gigana», de Manuel Teixeira-Gomes, O conceito de género através de análise de narrativa literária | I Jornadas de Estudo em Teoria do Texto (JETT)
Grupo Pretexto (Lisboa, Portugal)
|
Event organisation
Event name Type of event (Role) |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2021/01 - Current | 7.ª Conferência em Gramática & Texto/ 4th Conference on Grammar and Text (2021/11/18 - 2021/11/20)
Congress (Member of the Organising Committee)
|
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2019/11/14 - 2019/11/16 | 6.ª Conferência em Gramática & Texto/ 4th Conference on Grammar and Text (2019/11/14 - 2019/11/16)
Congress (Member of the Organising Committee)
|
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2015 - 2015 | 4ª Conferência em Gramática & Texto/ 4th Conference on Grammar and Text
Congress (Co-organisor)
|
CLUNL/ FCT, Portugal |
2011 - 2011 | Formação Docente: Textos, Teorias e Práticas. Encontro Pretexto/CLUNL — GEPLA/UFC, Lisboa, 9 a 12 de março de 2011.
Workshop (Other)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal |
2008/07/14 - 2008/07/15 | III.º Fórum de Partilha Linguística dos Jovens Investigadores do CLUNL (2008 - 2008)
Conference (Member of the Organising Committee)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal |
2007 - 2007 | II.º Fórum de Partilha Linguística dos Jovens Investigadores do CLUNL (2007 - 2007)
Conference (Member of the Organising Committee)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal |
2006/07/01 - 2006/07/01 | I.º Fórum de Partilha Linguística dos Jovens Investigadores do CLUNL (2006 - 2006)
Conference (Member of the Organising Committee)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal |
Jury of academic degree
Topic Role |
Candidate name (Type of degree) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2022/06/28 | As vozes de combate à Covid-19. O discurso de divulgação científica em contexto de pandemia.
(Thesis) Arguer
|
Sónia Mesquita (Master)
Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2018 | Dificuldades de Escrita em Diferentes Níveis de Ensino: Um Caso Angolano
Thesis Member
|
Natália Valentina Viti (PhD)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Association member
Society Organization name | Role | |
---|---|---|
2007 - Current | Associação Portuguesa de Linguística | Membro |
2006 - 2008 | Núcleo de Jovens Investigadores do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa |
Conference scientific committee
Conference name | Conference host | |
---|---|---|
2023/09/07 - 2023/09/08 | Membro da Comissão Científica do ENDA 3. Encontro Nacional sobre Discurso Académico: Complexidade Teórica e Diversidade Didática. CELGA-ILTEC/CLUNL. | Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa |
2021 - 2021 | Encontro Nacional sobre Discurso Académico: Conhecimento Disciplinar e Apropriação Didática. CELGA-ILTEC/DPDA e CLUP. 9 e 10 de setembro. | Coimbra |
2019/10/09 - 2019/10/11 | Membro da Comissão Científica do ENAPL2019 (XXXV.º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística) | Universidade do Minho |
2019/07/06 - 2019/07/06 | XIV.º Fórum de Partilha Linguística, organização do Núcleo de Jovens Investigadores do CLUNL | Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
2019/01/16 - 2019/01/18 | Comissão Científica do FLAEL, Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas: Perspetiva didáticas e formativas em gramática e texto | Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
Course / Discipline taught
Academic session | Degree Subject (Type) | Institution / Organization | |
---|---|---|---|
2022 - Current | Didática da Língua Portuguesa em Educação Básica | Didática da Língua Portuguesa em Educação Básica (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2021 - 2025 | Escrita Académica em Português | Educação Básica (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2023/09 - 2024/06 | Portuguese Culture, Erasmus | Portugueses Culture Erasmus (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2023 - 2024 | Técnicas de Escrita | Artes Visuais e Tecnologias (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2022 - 2024 | Prática de Ensino Supervisionada II | Prática de Ensino Supervisionada II (Mestrado) | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2021 - 2024 | Perspetivas Integradas Sobre a Realidade Social | Educação Básica (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2020/11 - 2021/01 | Língua Portuguesa | CTeSP em Cibersegurança (Curso Técnico Superior Profissional) | Instituto Politécnico da Lusofonia Escola de Engenharia e Tecnologias, Portugal |
2020/11 - 2021/01 | Língua Portuguesa: Comunicação e Diversidade | CTeSP Acompanhamento em Crianças e Jovens (Curso Técnico Superior Profissional) | Instituto Politécnico da Lusofonia Escola Superior de Educação da Lusofonia, Portugal |
2020/11 - 2021/01 | Língua Portuguesa, Cultura e Identidade | licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico da Lusofonia Escola Superior de Educação da Lusofonia, Portugal |
2020/01 - 2020/06 | Técnicas de Escrita | Licenciatura em Artes Visuais e Tecnologia (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2019 - 2020 | Escrita Académica em Português | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2018 - 2020 | Perspetivas Integradas em Realidades Sociais | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2017 - 2020 | Literatura e Cultura Literária Lusófonas | Educação Básica (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal |
2017/09 - 2019 | Português | Intervenção Educativa em Creche (Curso Técnico Superior Profissional) | Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal |
2017 - 2019 | Técnicas de Expressão Oral e Escrita | Intervenção Social e Comunitária (Curso Técnico Superior Profissional) | Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal |
2017/09 - 2018 | Escrita Académica em Português | Educação Básica (regime pós-laboral) (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2012 - 2012 | Argumentação e desenvolvimento profissional | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Escola de Verão da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
Evaluation committee
Activity description Role |
Institution / Organization | Funding entity | |
---|---|---|---|
2018 - Current | Comissão Científica do XIII.º Fórum de Partilha Linguística dos Jovens Investigadores do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa | Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Portugal | |
2017 - Current | Comissão Científica de Grammar and text: Selected papers from the 10th and 11th Forums for Linguistic Sharing (Cambridge Scholars Publishing) | Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Portugal | |
2017 - Current | 12.º Fórum de Partilha Linguística, FCSH-UNL, organização do Núcleo de Jovens Investigadores do CLUNL, 23 e 24 novembro de 2017 | Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Portugal | |
2016 - Current | Comissão Científica do Xº Fórum de Partilha Linguística dos Jovens Investigadores do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa | Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Portugal | |
2016 - Current | Elemento da comissão de avaliação da obra Textos e discursos no direito e na política: análises e perspectivas interdisciplinares, Rosalice Pinto e Maria das Graças Rodrigues (org.), Grácio Editor [ISBN 978-989-8377-98-2] | ||
2015 - Current | Comissão Científica da 4ª Conferência em Gramática & Texto/ 4th Conference on Grammar and Text | Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
Journal scientific committee
Journal title (ISSN) | Publisher | |
---|---|---|
2023 - Current | Intercâmbios (Pontíficia Universidade de São Paulo) (2237-759X) | |
2023 - Current | EUTOMIA: Revista de Literatura e de Linguística (Universidade Federal de Pernambuco) (1982-6850) | |
2023 - Current | Entrepalavras, Revista de Linguística do Departamento de Letras Vernáculas da UFC (Universidade Federal do Ceará) (2237-6321) | |
2023 - Current | Revista Eletrónica de Linguística dos estudantes da Universidade do Porto (ElingUP). | |
2020/08 - Current | Entrepalavras, Revista de Linguística do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Ceará, n.º 1, vol. 11 (2237-6321) | Programa de Extensao TEIA Entrepalavras |
2015 - Current | Nonada — Letras em Revista, nº 25, “Ciência como Paixão: tributo a Anna Rachel Machado”, Dinorá Fraga e Rosalice Pinto (eds.) (2176-9893) | |
2021 - 2021 | Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional (2182-1372) | CIED, Escola Superior de Educação de Lisboa |
2019/01 - 2019/04 | Entrepalavras, Revista de Linguística do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Ceará | |
2019 - 2019 | Letras em Revista, v. 10, do Mestrado Acadêmico em Letras, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). (2318-1788) |
Distinctions
Other distinction
2014 | 5.º lugar Prémio de Empreendedorismo (com Audria Leal)
Centro de Inovação da FCSH-UNL, Portugal
|