???global.info.a_carregar???
Identification

Personal identification

Full name
Susana Barros Fonseca

Citation names

  • Fonseca, Susana

Author identifiers

Ciência ID
531E-AD4E-8058
ORCID iD
0000-0002-5930-5381

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1)
English Intermediate (B1) Intermediate (B1) Intermediate (B1) Intermediate (B1)
French Intermediate (B1) Intermediate (B1) Beginner (A1) Intermediate (B1)
Spanish; Castilian Intermediate (B1) Advanced (C1) Intermediate (B1) Intermediate (B1)
Education
Degree Classification
2024/05/20
Concluded
Curso de Formação Profissional de Formação de E-Formadores (Outros)
Índice ICT & Management, Lda, Portugal
5
2024/03/22
Concluded
Curso de Formação Profissional de Introdução ao modelo de ensino EaD (Outros)
Índice ICT & Management, Lda, Portugal
5
2024/01/16 - 2024/02/26
Concluded
Microcredencial em Educação a Distância e Digital: Projeto de UC em Ambiente Digital (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
20
2023/11/21 - 2023/12/18
Concluded
Módulo E-atividades no desenho de cursos online (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
20
2023/10/03 - 2023/11/06
Concluded
Microcredencial em Educação a Distância e Digital - Docência Digital em Rede (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
19
2020/01/01 - 2020/10/17
Concluded
MBA em Direção Técnica | Serviços nas Organizações Sociais (Outros)
Instituto Politécnico de Coimbra Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra, Portugal
19
2014
Concluded
Programa Doutoral em Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Modelo de stresse e satisfação no trabalho: Estudo com professores do ensino superior português" (THESIS/DISSERTATION)
Aprovado por unanimidade com distinção
2003
Concluded
Licenciatura em Psicologia (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Psicologia do Trabalho e das Organizações" (THESIS/DISSERTATION)
15
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2014/05/09 - Current Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2009 - 2014 Assistant (Polytechnic Teacher) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2004 - 2009 Invited Assistant (Polytechnic Teacher) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2018/03/06 - Current Coordenação do Mestrado em Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2018/03/06 - Current Membro do Conselho Pedagógico Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
2020/01/01 - Current Equipa Ténica Alzheimer Portugal - Café Memória , Portugal, Portugal
2019 - Current Membro da mesa do Conselho Geral do núcleo de Viseu Rede Europeia Anti Pobreza, Portugal, Portugal
2007 - Current Investigação Instituto Politécnico de Viseu Centro de Estudos em Educação Tecnologia e Saúde, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2023/09 - Current COBLAGES - Using Community- Based Learning to Prepare Higher Education Students for an Ageing World
2023-1-PT01-KA220-HED-000165596
Researcher
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
Ongoing
2024/04 - 2026/04 Move Forward With Us
Investimento RE-C06-i07 | Impulso Mais Digital 06/C06-i07/2024
Other
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
Ongoing
2016 - 2018 MENTHA - Mental Health and Ageing: Bridging knowledge through generations Projeto MentHA
DGS-O-15-10
Researcher
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal, Portugal
Direção-Geral da Saúde
Concluded

Other

Designation Funders
2021/01/15 - Current Impacto psicossocial da pandemia COVID-19 em estudantes do ensino superior e seus familiares
sem referência
Researcher
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
Ongoing
2020/01/20 - Current Café Memória Viseu
n.a.
Other
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal

Obras Sociais de Viseu, Portugal
Ongoing
Outputs

Publications

Book
  1. Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina; Fonseca, Susana. Modelos e projetos de inclusão social. Escola Superior de Educação de Viseu. 2015.
    https://doi.org/10.34633/978-989-96261-4-0
Book chapter
  1. Fátima Sousa; Magalhães, Cátia; José Sargento; Alves, Ana Berta; Fonseca, Susana. "Adolescência e comportamentos aditivos sem substância: do Gaming ao Gambling". In Modelos e Práticas nos Comportamentos Aditivos e Dependências: da Prevenção à Reinserção Social, 73-102. Edições Esgotadas, 2024.
    Published
  2. Fonseca, Susana. "Intervenção Socioeducativa: Desafios e potencialidades para a Educação Social". In Desafios e Perspetivas na Intervenção Social. Portugal: Edições Esgotadas, 2023.
    Published
  3. Fonseca, Susana. "SEGURANÇA E PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS EM ÂMBITO ESCOLAR E COMUNITÁRIO: UM ESTUDO EM CINCO CONCELHOS DO CENTRO DE PORTUGAL.". In La escuela promotora de derechos, buen trato y participación. Revisiones, estudios y experiencias. Spain: Editorial Octaedro, 2023.
    Accepted
  4. Fonseca, Susana. "O Direito à Participação na Infância e Juventude: Perceções de adolescentes portugueses.". Spain: Editorial Thomson Reuters Aranzadi, 2023.
    Accepted
  5. Fonseca, Susana. "Segurança e proteção de crianças e jovens em âmbito escolar e comunitário: Um estudo em cinco concelhos do centro de Portugal". In La escuela promotora de derechos, buen trato y participación. Revisiones, estúdios y experiencias, 684-693. Barcelona, Spain: Octaedro, 2023.
    Published
  6. Fonseca, Susana Barros; Jordão, Filomena. "HIGHER EDUCATION TEACHER’S EUSTRESS: COGNITIVE EVALUATION OF A SITUATION AS ENHANCER OF WELL-BEING". In A psicologia no Brasil: Teoria e pesquisa 3, 102-107. Atena Editora, 2022.
    10.22533/at.ed.49022200410
  7. Edgar Correia Campos, Susana Fonseca, Deibe Fernández-Simo y María Victoria Carrera Fernández. "A PARTICIPAÇÃO DOS JOVENS NA ESCOLA, NA FAMÍLIA E NA COMUNIDADE: UM ESTUDO NUM CONCELHO DO CENTRO DE PORTUGAL.". In Participación, innovación y emprendimiento en la escuela. Spain: Editorial Dykinson, 2022.
    Accepted
  8. Gomes, Dário; Magalhães, Cátia; Xavier, P.; Amante, Maria João; Fonseca, Susana. "O papel do Voluntariado Jovem nas Motivações e Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais". In Políticas e Respostas para Crianças e Jovens em Risco III - Da Prevenção à promoção da Autonomia, 32-48. Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Viseu, 2022.
    Published
  9. Fonseca, Susana; Araújo, Lia; Amante, Maria João; Xavier, Paula. "Perceções sobre desafios e facilitadores para as pessoas com demência e seus cuidadores no contexto da pandemia COVID-19". In Demência e COVID-19: Contributos do IV Seminário Internacional Alzheimer e outras Demências. Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, 2021.
    Published
  10. Xavier, P.; Amante, Maria João; Araújo, Lia; Fonseca, Susana; Magalhães, Cátia; Silva, Carla; Cordeiro, Leandra. "Pandemia COVID-19 e Qualidade de Vida: Perceções de Estudantes de Ensino Superior Portugueses". In Reflexões em torno da COVID-19: famílias, crianças e jovens em risco, edited by Magalhães, Cátia; Amante, Maria João; Xavier, P.; Fonseca, Susana, 44-58. Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, 2021.
    Published
  11. Amante, Maria João; Xavier, Paula; Fonseca, Susana; Araújo, Lia. "Seminário Internacional de Alzheimer e outras Demências - reflexões finais". In Ebook Demência e Covid-19: Contributos do IV Seminário Internacional Alzheimer e Outras Demências, 94-105. Viseu, Portugal: Instituto Politécnico de Viseu, 2021.
    Published
  12. Fonseca, Susana. "O Stress Ocupacional. Perspetivas teóricas e interventivas.". In Psicologia Aplicada à Segurança e Saúde Ocupacional, 56-98. Lisboa, Portugal: Coisas de Ler, 2020.
    Accepted
  13. Alves, Ana Berta Correia dos Santos; Fonseca, Susana Barros da; Araújo, Lia João Pinho. "ADAPTAÇÃO E VALIDAÇÃO DA ESCALA PARA AVALIAR AS CAPACIDADES DE AUTOCUIDADO, PARA PROFISSIONAIS PORTUGUESES DO CONTEXTO SOCIAL". In Psicologia da saúde: teoria e intervenção, 79-93. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019.
    10.22533/at.ed.7011912036
Conference abstract
  1. Fonseca, Susana; Tiago Caio; Marília More; Maria Júlia Sousa. "Literacia Financeira no combate à pobreza e exclusão social". Paper presented in 2nd International Congress on 21st Century Literacies, Santarém, 2022.
    Published
  2. Fonseca, Susana. Corresponding author: Fonseca, Susana. "Digital storytelling experiences promoted by the official websites of Peru". Paper presented in TMS ALGARVE 2022: Sustainability Challenges in Tourism, Hospitality and Management – Tourism & Management Studies International Conference, Olhão, 2022.
    Published
  3. Fonseca, Susana. "The Tourist (Pre) Experience Promoted by Dark Tourism Destinations". Paper presented in TMS ALGARVE 2022: Sustainability Challenges in Tourism, Hospitality and Management ¿ Tourism & Management Studies International Conference, Olhão, 2022.
    Published
  4. Fonseca, Susana. "COVID-19 Pandemic and Quality of Life: Perceptions of Portuguese higher education students"". Paper presented in International Conference on Multidisciplinary Research - CMR, Viseu, 2021.
    Published
  5. Fonseca, Susana. "Mental health of Portuguese higher education students assessed through the general health questionnaire in the COVID-19 pandemic". Paper presented in International Conference on Multidisciplinary Research - CMR, Viseu, Viseu, 2021.
    Published
  6. Fonseca, Susana. "Intervention with Families at Psychosocial Risk: perceptions of Portuguese and Galician technicians". Paper presented in International Conference on Multidisciplinary Research - CMR, Viseu, Viseu, 2021.
    Accepted
  7. Araújo, Lia; Fonseca, Susana; Amante, Maria João; Xavier, Paula; Silva, Carla; Cordeiro, Leandra; Magalhães, Cátia. "Mental health of Portuguese hiegher education students assessed through the general health questionnaire in the COVID-19 pandemic". Paper presented in Millenium, 2(ed espec no8), 2021.
  8. Xavier, Paula; Amante, Maria João; Araújo, Lia; Fonseca, Susana; Magalhães, Cátia; Cordeiro, Leandra. "COVID-19 Pandemic and Quality ofeLife: Perceptions of Portuguese higher education students". Paper presented in Millenium, 2(ed espec no8), 2021.
  9. Fonseca, Susana. "PAIS E FILHOS PARA SEMPRE! - PROPOSTA DE PROJETO DE INTERVENÇÃO E DE PROMOÇÃO E PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS EM RISCO PARA UMA CPCJ DA REGIÃO CENTRO". Paper presented in 8.º Congresso Olhares Sobre a Educação, 2020.
  10. Fonseca, Susana. "Eustress in higher education teachers: cognitive evaluation of a situation as a enhancer of well-being". Paper presented in International Congress of Health and Well-Being Intervention, 2019.
  11. Fonseca, Susana. "Cognitive Stimulation for Successful Aging - perceptions of Social Educators". Paper presented in International Congress of Health and Well-Being Intervention, 2019.
  12. Mendes, Francisco; Martins, Emília; Amante, Maria; Fernandes, Rosina; Fonseca, Susana; Xavier, Paula; Magalhães, Cátia; Araújo, Lia. "Household, sports and leisure time activities in a sample of portuguese community-dwelling older adults". Paper presented in 5º Congreso Internacional de Actividad Físico-Deportiva para Mayores, Málaga, 2013.
    Published
  13. Araújo, Lia; Amante, Maria; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fonseca, Susana; Fernandes, Rosina; Xavier, Paula; Magalhães, Cátia. "Household activities and nutricion status.". Paper presented in 5º Congreso Internacional de Actividad Físico-Deportiva para Mayores, Málaga, 2013.
    Published
Conference paper
  1. Fonseca, Susana. "Trabalho de equipa na intervenção social: Perspetivas de Educadores/as Sociais Portugueses/as.". Paper presented in XVII Congresso Galego-Portugués de Psicopedagogia, 2023.
    Published
  2. Fonseca, Susana. "Interdependência intragrupal na intervenção social: Um estudo com Educadores/as Sociais Portugueses/as.". Paper presented in XVII Congresso Galego-Portugués de Psicopedagogia, Corunha, 2023.
    Published
  3. Fonseca, Susana. "Promoção da saúde psicológica no ensino superior: proposta do projeto piloto IPViver". Paper presented in XVII Congresso Galego-Portugués de Psicopedagogia, 2023.
    Accepted
  4. Fonseca, Susana. "Opening the doors of University: experiential learning with older persons in Social Education degree". Paper presented in XVII Congresso Galego-Portugués de Psicopedagogia, 2023.
    Published
  5. Araújo, Lia; Amante, Maria João; Fonseca, Susana. "Opening The Doors of Higher Education Institutions: Experiential Learning In Social Education Degree". Paper presented in XVII Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía, 2023.
    Published • https://doi.org/10.17979/spudc.000026
  6. ARAÚJO, LIA, AMANTE, MARIA JOÃO; FONSECA, SUSANA Y XAVIER, PAULA. "O QUE PENSAM ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO SOCIAL SOBRE AS PESSOAS MAIS VELHAS? UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE O ANTES E O DEPOIS DA PANDEMIA". Paper presented in 32 CONGRESO ANUAL INTERNACIONAL DE XERONTOLOGÍA E XERIATRÍA, Pontevedra, 2022.
    Published
  7. FONSECA, SUSANA; AMANTE, MARIA JOÃO; ARAÚJO, LIA Y XAVIER, PAULA. "IMPORTÂNCIA DAS COMPETÊNCIAS DE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NA INTERVENÇÃO SOCIOEDUCATIVA COM PESSOAS IDOSAS". Paper presented in 32 CONGRESO ANUAL INTERNACIONAL DE XERONTOLOGÍA E XERIATRÍA, Pontevedra, 2022.
  8. AMANTE, MARIA JOÃO; ARAÚJO, LIA; FONSECA, SUSANA Y XAVIER, PAULA. "REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOS EDUCADORES SOCIAIS NAS CONCEÇÕES SOBRE A DEMÊNCIA". Paper presented in 32 CONGRESO ANUAL INTERNACIONAL DE XERONTOLOGÍA E XERIATRÍA, Pontevedra, 2022.
  9. Fonseca, Susana. "Estratégias de Savoring em Professores do Ensino Superior Português". Coruña, 2019.
    Published
  10. Fonseca, Susana. "As dinâmicas de grupo na intervenção socioeducativa". 2019.
    Published
  11. Fonseca, Susana. "Vantagens e desvantagens da utilização das técnicas de dinâmicas de grupo: a perceção dos estagiários de Educação Social". 2019.
  12. Fonseca, Susana. "El alumnado de educación social ante la intervención con personas mayors: n estudio comparativo entre España y Portugal.". Paper presented in XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía, Coruña, 2019.
    Published
  13. Fonseca, Susana. "Café memória: uma pausa com atividades em grupo e palestras com especialistas para cuidadores de pessoas com demência.". Paper presented in 31 Congreso Internacional de Geriatría y Gerontología: Galicia, Liderando la Longevidad Europea. Oportunidades y Retos, Coruña, 2019.
    Published
  14. Fonseca, Susana. "Café memória em Portugal 2013 a 2018 - um projeto comunitário de apoio a pessoas com demência e cuidadores.". Paper presented in 31 Congreso Internacional de Geriatría y Gerontología: Galicia, Liderando la Longevidad Europea. Oportunidades y Retos, Coruña, 2019.
    Published
  15. Fonseca, Susana. "O Educador Social na Intervenção Socioeducativa com Pessoas Idosas – Que benefícios?". Paper presented in 31 Congreso Internacional de Geriatría y Gerontología: Galicia, Liderando la Longevidad Europea. Oportunidades y Retos, Coruña, 2019.
    Published
  16. Fonseca, Susana. "Dinâmicas de Grupo em Contextos de Intervenção com Pessoas Idosas.". Paper presented in 31 Congreso Internacional de Geriatría y Gerontología: Galicia, Liderando la Longevidad Europea. Oportunidades y Retos, Coruña, 2019.
    Published
  17. Fonseca, Susana; Amante, Maria João; Araújo, Lia; Morgado, Mónica; Nunes, Tânia. "O Impacto de um Programa de Estimulação Cognitiva em Pessoas Idosas a Residir na Comunidade vs. Institucionalizadas". 2016.
  18. Lopes, Cristina; Quinteiro, Isabel; Matos, Liane; Mendes, Francisco; Martins, Emília; Fonseca, Susana; Fernandes, Rosina. "Consumo de álcool numa amostra portuguesa em idade". 2015.
  19. Antunes, Beatriz; Pinho, Ana Carina; Peralta, Kristina; Rodrigues, Daniela; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina; Fonseca, Susana. "Comportamento alimentar restritivo e excesso de peso em jovens portugueses". 2015.
  20. Amante, Maria João; Araújo, Lia; Fernandes, Rosina; Fonseca, Susana; Magalhães, Cátia; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Xavier, Paula. "A prática do Educador Social no envelhecimento: da formação à ação". 2014.
  21. Fernandes, Rosina; Xavier, Paula; Martins, Emília; Amante, Maria; Mendes, Francisco; Fonseca, Susana; Araújo, Lia; Magalhães, Cátia. "Razões de escolha do curso e valorização de competências em estudantes de educação social: Um estudo exploratório". Paper presented in XII Congresso Internacional Galego Português de Psicopedagogia, Braga, 2013.
    Published
Conference poster
  1. Martins, Emília; Fonseca, Susana; Fernandes, Rosina; Amante, Maria; Araújo, Lia; Mendes, Francisco. "Mediterranean Adequacy Index in the last five decades". 2013.
  2. Araújo, Lia; Amante, Maria; Fonseca, Susana; Fernandes, Rosina; Mendes, Francisco; Martins, Emília. "Age-friendly community support and health services in the city of Viseu.". 2013.
  3. Fernandes, Rosina; Martins, Emília; Fonseca, Susana; Mendes, Francisco; Araújo, Lia; Amante, Maria. "Unhealthy food behaviors in youth and adults: An exploratory study". 2013.
Edited book
  1. Fonseca, Susana. Desafios e Perspetivas na Intervenção Psicossocial. Portugal: Edições Esgotadas. 2023.
    Published • Editor
  2. Magalhães, Cátia; Amante, Maria João; Xavier, P.; Fonseca, Susana. Políticas e Respostas para Crianças e Jovens em Risco III - Da Prevenção à promoção da Autonomia. Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Viseu. 2022.
    Published
  3. Fonseca, Susana. Demência e COVID-19: Contributos da IV edição do Seminário Internacional Alzheimer e outras Demências.. Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. 2021.
    Published • Editor
  4. Fonseca, Susana. Reflexões em torno da COVID-19: Famílias, Crianças e Jovens em Risco | Thoughts on COVID-19: Families, Children and Youth at Risk.. Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. 2021.
    Published • Editor
  5. Carreira, José; Araújo, Lia; Amante, Maria João; Xavier, Paula; Fonseca, Susana. Ebook Demência e Covid-19: Contributos do IV Seminário Internacional Alzheimer e Outras Demências. Viseu, Portugal: Instituto Politécnico de Viseu. 2021.
    Published
Journal article
  1. Edgar C. Campos; Susana Fonseca; Deibe Fernández-Simo; Carlos Rosón. "The Influence of Psychosocial Factors on the Successful Formal Education Trajectories of Young Spanish People in Vulnerable Situations". Behavioral Sciences 14 4 (2024): 342. https://doi.org/10.3390/bs14040342.
    Open access • Published • 10.3390/bs14040342
  2. Carlos Dosil-Díaz; Lia Araújo; Jeannette Moreira; Maria João Amante; Fonseca, Susana; César Bugallo-Carrera. "VARIABLES PREDICTORAS DE LOS ESTEREOTIPOS HACIA LAS PERSONAS MAYORES EN ESTUDIANTES DE EDUCACIÓN SUPERIOR DE CABO VERDE, ESPAÑA Y PORTUGAL". International Journal of Developmental and Educational Psychology 2 (2023): 51-60.
    Open access • Published
  3. Araújo, Lia; Fonseca, Susana; Amante, Maria; Xavier, Paula; Silva, Carla; Cordeiro, Leandra; Magalhães, Cátia; et al. "Saúde mental em estudantes do ensino superior politécnico na pandemia COVID-19". Revista de Enfermagem Referência VI Série Nº 1 (2022): http://dx.doi.org/10.12707/rv21109.
    10.12707/rv21109
  4. Araújo, Lia; Fonseca, Susana; Amante, Maria; Xavier, Paula; Silva, Carla; Cordeiro, Leandra; Magalhães, Cátia. "Saúde mental em estudantes do ensino superior politécnico na pandemia COVID-19". Revista de Enfermagem Referência VI Série Nº 1 (2022): http://dx.doi.org/10.12707/rv21109.
    10.12707/rv21109
  5. Fonseca, Susana. "Comparative analysis of the child welfare systems of Portugal and Galician". Millenium 2 16 (2021): 23-30.
    Open access • Published
  6. Fonseca, Susana. "Institution, school, future and satisfaction with life under the perspective of institutionalized young people". Millenium 33 6 (2020): 33-41.
    Published
  7. Fonseca, Susana. "STRESSE EM PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR: PERSPETIVA HOLÍSTICA". Millenium 57 5 (2020): 57-64.
    Published
  8. Silva, Andresa; Fonseca, Susana; Amante, Maria João; Silva,Andresa; Fonseca,Susana; Amante,Maria João. "Instituição, escola, futuro e satisfação com a vida sob a perspetiva de jovens institucionalizados". (2020): https://doi.org/10.29352/mill0206e.03.00345.
    https://doi.org/10.29352/mill0206e.03.00345
  9. Barros Fonseca, Susana; Amante, Maria João; Araújo, Lia. "Atelier Convívio - um espaço comunitário para pessoas idosas". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 08 (2017): 51. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.08.2428.
    10.17979/reipe.2017.0.08.2428
  10. Araújo, Lia; Amante, Maria João; Fonseca, Susana. "Factos e mitos sobre envelhecimento em alunos no início de licenciatura em educação social". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 08 (2017): 21. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.08.2328.
    10.17979/reipe.2017.0.08.2328
  11. Amante, Maria João; Fonseca, Susana; Araújo, Lia. "Visitas domiciliárias a pessoas idosas - uma oportunidade de intervenção socioeducativa". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 08 (2017): 17. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.08.2299.
    10.17979/reipe.2017.0.08.2299
  12. Amante, Maria João; Fonseca, Susana; Araújo, Lia; Pereira, Andreia; Nunes, Micaela; Rodrigues, Tânia. "“Making a difference” na promoção do envelhecimento bem sucedido". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 08 (2015): 058. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2015.0.08.326.
    10.17979/reipe.2015.0.08.326
  13. Fonseca, Susana Barros; Araújo, Lia; Amante, Maria João; Rodrigues, Ana Raquel; Vieira, Diana; Marques, Helena. "Potencialidades da construção de Programas de Estimulação na formação de Educadores Sociais". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 06 (2015): 128. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2015.0.06.327.
    10.17979/reipe.2015.0.06.327
  14. Fonseca, Susana; Jordão, Filomena. "Adaptation and validation study of the Eustress Scale for Portuguese teachers". Psychologica 1 57 (2014): 93-112. http://dx.doi.org/10.14195/1647-8606_57_1_6.
    10.14195/1647-8606_57_1_6
  15. Fonseca, Susana; Martins, Emília; Fernandes, Rosina; Amante, Maria; Mendes, Francisco; Araújo, Lia. "Emotional dimensions of eating behavior.". Atención Primaria 45 (2013): 83-83.
    Published
  16. Mendes, Francisco; Fernandes, Rosina; Martins, Emília; Amante, Maria; Araújo, Lia; Fonseca, Susana. "Physical activity and sedentary lifestyle in young people and adults.". Atención Primaria 45 (2013): 87-87.
    Published
  17. Fonseca, Susana. "IMPACT OF THE SOCIAL EDUCADOR ACADEMIC SKILLS IN THE ACTIVE AGEING PROMOTION". Journal of Aging and Physical Activity (2012):
    Published
Preface / Postscript
  1. Fonseca, Susana. "Prefácio". Preface to Perceção do Stresse, burnout e autocuidado – um olhar sobre os profissionais do trabalho social. 2018.
    Published
Thesis / Dissertation
  1. Fonseca, Susana. "MODELO DE STRESSE E SATISFAÇÃO NO TRABALHO: ESTUDO COM PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR PORTUGUÊS". PhD, Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2014.
  2. Lopes, Ana Isabel Rodrigues; Amante, Maria João; Fonseca, Susana. "Intervenção dos educadores sociais de equipas multidisciplinares de RSI no desenvolvimento de competências em famílias multidesafiadas - perceção dos técnicos". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.19/1823.
  3. Carvalho, Daniela Filipa Cardoso de; Amante, Maria João, orient.; Fonseca, Susana. "Alcoolismo parental e o desenvolvimento psicossocial da criança no período pré-escolar: implicações das diferenças de género". Master, 2011. http://hdl.handle.net/10400.19/2136.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2023/10/19 O Direito à Participação na Infância e Juventude: Perceções de adolescentes portugueses I Congreso internacional sobre a transición á vida adulta dos mozos e mozas no sistema de protección
Faculdade de Trabalho Social da Universidade de Vigo (Ourense) (Ourense, Spain)
2022/11/30 A PARTICIPAÇÃO DOS JOVENS NA ESCOLA, NA FAMÍLIA E NA COMUNIDADE: UM ESTUDO NUM CONCELHO DO CENTRO DE PORTUGAL IV CONGRESO MUNDIAL sobre INFANCIA y ADOLESCENCIA: “Participación, innovación y emprendimiento en la escuela”
Consejo Independiente de Protección de la Infancia (Sociedad Internacional, Científica y Profesional), con la colaboración de la Facultad de Ciencias de la Educación y del Deporte de Melilla (Universidad de Granada) y el Grupo Extremeño de Investigación e (Spain)
2022 Acompañamento socioeducativo e vulnerabilidades: retos para a Educación Social Seminario Internacional de Educación Social
Colexio de Educadoras e Educadores Sociais de Galicia (Spain)
2022 Literacia financeira no combate à pobreza e exclusão social 2nd International Congress on 21st Century Literacies
Institutos Politécnicos de Santarém, Portalegre e Beja (Portugal)
2022 REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOS EDUCADORES SOCIAIS NAS CONCEÇÕES SOBRE A DEMÊNCIA 32 CONGRESO ANUAL INTERNACIONAL DE XERONTOLOGÍA E XERIATRÍA
Sociedade Galega de Xerontoloxía e Xeriatría (Spain)
2022 O QUE PENSAM ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO SOCIAL SOBRE AS PESSOAS MAIS VELHAS? UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE O ANTES E O DEPOIS DA PANDEMIA 32 CONGRESO ANUAL INTERNACIONAL DE XERONTOLOGÍA E XERIATRÍA
Sociedade Galega de Xerontoloxía e Xeriatría
2022 IMPORTÂNCIA DAS COMPETÊNCIAS DE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NA INTERVENÇÃO SOCIOEDUCATIVA COM PESSOAS IDOSAS 32 CONGRESO ANUAL INTERNACIONAL DE XERONTOLOGÍA E XERIATRÍA
Sociedade Galega de Xerontoloxía e Xeriatría (Spain)
2022 Projeto Café Memória de Viseu Colóquio “Boas práticas na demência – os dez sinais de alerta”
Obras Sociais Viseu (Centro Apoio às Pessoas com Alzheimer ou outras Demências) e a Santa Casa da Misericórdia de Viseu (Museu Tesouro da Misericórdia) (Portugal)
2021 Pandemia COVID-19 e Qualidade de Vida: Perceções de estudantes de ensino superior portugueses International Conference on Multidisciplinary Research - CMR
Instituto Politécnico de Viseu (Viseu, Portugal) (Viseu, Portugal)
2021 Mental health of Portuguese higher education students assessed through the general health questionnaire in the COVID-19 pandemia ( International Conference on Multidisciplinary Research - CMR
Instituto Politécnico de Viseu (Viseu, Portugal) (Viseu, Portugal)
2020 PAIS E FILHOS PARA SEMPRE! - PROPOSTA DE PROJETO DE INTERVENÇÃO E DE PROMOÇÃO E PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS EM RISCO PARA UMA CPCJ DA REGIÃO CENTRO 8.º Congresso Olhares Sobre a Educação
2019/09 As dinâmicas de grupo na intervenção socioeducativa. XV Congreso Internacional Galego- Portugués de Psicopedagoxía
Universidade da Coruña (Coruña, Spain)
2019/09 Vantagens e desvantagens da utilização das técnicas de dinâmicas de grupo: Perceção dos estagiários de Educação Social. XV Congreso Internacional Galego- Portugués de Psicopedagoxía
Universidade da Coruña (Coruña, Spain)
2019/09 El alumnado de educación social ante la intervención con personas mayores. Un studio, set comparativo entre España y Portugal. XV Congreso Internacional Galego- Portugués de Psicopedagoxía
Universidade da Coruña (Coruña, Spain)
2019/06 Café memória: uma pausa com atividades em grupo e palestras com especialistas para cuidadores de pessoas com demência. 31 Congreso Internacional de Geriatría y Gerontología da Sociedade Galega de Xerontologia e Xeriatria
Sociedade Galega de Xerontologia e Xeriatria (Pontevedra, Spain)
2019/06 Café memória em Portugal 2013 a 2018 - um projeto comunitário de apoio a pessoas com demência e cuidadores. 31 Congreso Internacional de Geriatría y Gerontología da Sociedade Galega de Xerontologia e Xeriatria
Sociedade Galega de Xerontologia e Xeriatria (Pontevedra, Spain)
2019/06 Dinâmicas de grupo em contextos de intervenção com pessoas idosas. 31 Congreso Internacional de Geriatría y Gerontología da Sociedade Galega de Xerontologia e Xeriatria
Sociedade Galega de Xerontologia e Xeriatria (Pontevedra, Spain)
2019/05 Cognitive Stimulation for Successful Aging - perceptions of Social Educators. International Congress of Health and Well-being Intervention
Instituto Piaget, Viseu (Viseu, Portugal)
2019/05 Eustress in higher education teachers: cognitive evaluation of a situation as a enhancer of well-being. International Congress of Health and Well-being Intervention
Instituto Piaget, Viseu (Viseu, Portugal)

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2020 - Current Paralisia Cerebral e o impacto do diagnóstico para a família
Supervisor
2020 - Current A comunidade migrante em Viseu: o papel da comunidade na promoção de competências e de resiliência familiar
Supervisor
2020 - Current Estágio EAPN
Supervisor
2019/06/04 - Current Vulnerabilidade ao Stress e o Burnout nos Trabalhadores Sociais que Trabalham com Crianças e Jovens em Risco/Perigo
Supervisor
Mestrado em Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Master)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2019 - Current Autonomização LIJ’s – análise comparativa entre Portugal e Espanha
Supervisor
2019 - Current A importância do brincar em crianças com Perturbação do Espectro do Autismo
Co-supervisor
2018 - Current Perceções de docentes/formadores sobre o futuro de crianças e jovens em situações de risco.
Supervisor
Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Master)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2018 - Current Intervenção de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens em Risco duma CPCJ da Região Centro
Supervisor
2018 - Current A Instituição, Escola, Perspetivas de Futuro e Satisfação com a Vida Sob a Perspetiva de Jovens Institucionalizados
Supervisor
2018 - Current O processo de inclusão social de um jovem imigrante com Perturbação do Espetro do Autismo – Um Estudo de Caso
Supervisor
2017/09/01 - Current Tradução e adaptação cultural do instrumento WHODAS 2.0 Child and Youth
Co-supervisor
Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Master)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2022 - 2023 Relatório de estágio: Contributos das Organizações não-governamentais
Supervisor
Mestrado em Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Master)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2022 - 2023 Relatório de estágio
Supervisor
Mestrado em Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Master)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2022 - 2023 Relatório de estágio - Núcleo Distrital de Viseu da EAPN Portugal
Supervisor
Mestrado em Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Master)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2020 - 2022 Inclusão e Promoção de Competências Socioemocionais no âmbito do trabalho Pedagógico em crianças com NSE.
Co-supervisor
Mestrado em Educação Especial, Área de Especialização Domínio Cognitivo e Motor (Master)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2019 - 2021 Intervenção com Famílias em Risco Psicossocial: Perceções de Técnicos Portugueses e Galegos Presidente do júri
Supervisor
Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2022 - Current III Seminário Internacional de Políticas e Respostas para Crianças e Jovens em Risco - I Jornadas Internacionais da Prevenção à Promoção da Autonomia (2022 - 2022)
Seminar (Member of the Organising Committee)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2023/06/02 - 2023/06/02 IV Seminário Internacional de Políticas e Respostas para Crianças e Jovens em Risco - II Jornadas Internacionais da Prevenção à Intervenção na Violência, que decorreu em formato on-line, no dia 2 de junho de 2023, entre as 9h30 e as 18h. (2023/06/02 - 2023/06/02)
Seminar (Member of the Organising Committee)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2023/03/28 - 2023/03/28 Membro da Comissão Organizadora do Simpósio Internacional de Prevenção de Comportamentos Aditivos: Perspetivas e Desafios, organizado pela Escola Superior de Educação de Viseu, no dia 28 de março de 2023, entre as 15:30h e as 18:30h. (2023/03/28 - 2023/03/28)
Symposium (Member of the Organising Committee)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2023/03/27 - 2023/03/27 Formação subordinada ao tema "comportamentos aditivos sem substâncias: programa de prevenção QTJ?", orientada pelo Prof. Doutor Daniel Lloret, que decorreu na Escola Superior de Educação de Viseu, no dia 27 de março de 2023, das 10h às 14h.
Workshop
Comportamentos aditivos sem substâncias: programa de prevenção QTJ?"
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2023/05/24 Relatório de estágio num Agrupamento Escolas TEIP
(Thesis) Main arguer
Sara Cristina Rama Sorrilha (Master)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2023/03/23 Relatório de estágio do Mestrado em Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco
(Thesis) Main arguer
Telma Silva Ferreira (Master)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2023/03/10 Comportamentos aditivos sem substância numa amostra de adolescentes da região centro
President of the jury
Maria de Fátima Jesus Sousa (Master)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2023/02/07 Relatório de estágio num agrupamento de escolas
President of the jury
Rita Mangana Rodrigues (Master)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2022/12/14 Avós e netos no contexto da Lei de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo
President of the jury
Regina Maria Saião de Almeida Figueiredo (Master)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2022 Forças, Resiliência e Coping Familiar em Contextos de Vulnerabilidade
(Thesis) Arguer
Érica Amaral Fonseca (Master)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2022 Perceções em torno das Vivências do Acolhimento Residencial de Crianças e Jovens em Risco
President of the jury
Paula Cristina do Amaral Pereira (Master)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2022 Relatório Final de Estágio na CPCJ de Viseu
(Thesis) Arguer
Armanda Filipa Lopes Branquinha (Master)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2022 Storytelling Digital no destino turístico Perú
(Thesis) Main arguer
Alexandra de Almeida Castillo (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal
2021 O Papel do Voluntariado nas Motivações e Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais
President of the jury
Dário Filipe Gomes (Master)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2020 Perceções de docentes/formadores sobre o futuro de crianças e jovens em situações de risco.
Supervisor
Ana Isabel Correia Teixeira (Master)
2020 A importância da formação parental para a promoção de comportamentos parentais positivos no desenvolvimento linguístico da criança com perturbação do espetro do autismo (PEA)
President of the jury
Sandra Maria Fernandes Figueiredo Loureiro (Master)
2020 Intervenção de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens em Risco duma CPCJ da Região Centro
Supervisor
Sara Manuela Duarte Rocha (Master)
2020 O processo de inclusão social de um jovem imigrante com Perturbação do Espetro do Autismo – Um Estudo de Caso
Supervisor
Rosane Rubim de Magalhães (Master)
2019 Vinculação, memórias de vergonha e comportamentos antissociais em jovens
President of the jury
Vilma Manuela de Albuquerque Silvestre (Master)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2019 Perceção dos técnicos (da CPCJ e dos LIJ) sobre os constrangimentos legais e outros, inerentes aos processos de promoção e proteção
President of the jury
Márcia Filipa Martinho Antunes (Master)
2019 A Instituição, Escola, Perspetivas de Futuro e Satisfação com a Vida Sob a Perspetiva de Jovens Institucionalizados
Supervisor
Andresa Silva (Master)

Association member

Society Organization name Role
2021 - Current Associação De Pais E Encarregados De Educação Do Agrupamento De Escolas Penalva Do Castelo Vice-presidente da direção
2019 - Current Núcleo de Viseu da EAPN Portugal Vice-presidente da mesa do Conselho Geral
2018 - Current EAPN - Portugal (Núcleo de Viseu) Vice-presidente da mesa do Conselho Geral
2016/11 - Current Ordem dos Psicólogos

Committee member

Activity description
Role
Institution / Organization
2019 - Current I Seminário de Políticas e Respostas para Crianças e Jovens em Risco - comissão organização
2018 - Current III Seminário Alzheimer e outras demências - Comissão Científica
2017 - Current 6th International M-SPHERE Conference - Comissão Científica
2017 - Current Fórum Internacional em Educação e Pedagogia Social - Comissão Científica
2017 - Current Fórum Internacional em Educação e Pedagogia Social - Comissão Organizadora
2017 - Current Encontro@Viseu2017: Alzheimer e outras Demências - Comissão Organizadora

Conference scientific committee

Conference name Conference host
2022/10/22 - Current Congresso Internacional sobre Educação: Literacias, Inclusão e Tecnologias Viseu
2022 - Current Sentidos ESEV
2022 - Current III Seminário Internacional de Políticas e Respostas para Crianças e Jovens em Risco - I Jornadas Internacionais da Prevenção à Promoção da Autonomia ESEV
2023/06/02 - 2023/06/02 IV Seminário Internacional de Políticas e Respostas para Crianças e Jovens em Risco - II Jornadas Internacionais da Prevenção à Intervenção na Violência, que decorreu em formato on-line, no dia 2 de junho de 2023, entre as 9h30 e as 18h. Viseu
2023/03/25 - 2023/03/25 VRI23 - 1st IPViseu Research & Innovation Summit Viseu

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2018/09/15 - Current Respostas de Apoio Social para a Infância e Juventude Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado integrado) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2016/09/15 - Current Psicossociologia das Organizações Socioeducativas Educação Social (Licenciatura) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2016/09/15 - Current Relações Interpessoais e Dinâmicas de Grupo Educação Social (Licenciatura) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2011/09/15 - Current Estágio Educação Social (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2011/09/15 - Current Dinâmicas de Grupos no Desporto Desporto e Atividade Física (Licenciatura) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2011/09/15 - Current Relações, Conflitos e Mediação Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado integrado) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2010/09/15 - Current Dissertação-Projeto-Estágio Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado integrado) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal

Evaluation committee

Activity description
Role
Institution / Organization Funding entity
2018 - Current III Seminário Alzheimer e outras demências - Comissão de Organização

Journal scientific committee

Journal title (ISSN) Publisher
2022 - Current Millenium
2021 - Current Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria (1989-9742)
2021 - Current Millenium
Distinctions

Award

2018 Prémio 2018 D. José Pedro da Silva – Orientação da dissertação “Perceção do Stresse, burnout e autocuidado – um olhar sobre os profissionais do trabalho social”.
Cáritas Diocesana de Viseu, Portugal