???global.info.a_carregar???
Identification

Personal identification

Full name
Susana Barros Fonseca

Citation names

  • Fonseca, Susana

Author identifiers

Ciência ID
531E-AD4E-8058
ORCID iD
0000-0002-5930-5381

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1)
English Intermediate (B1) Intermediate (B1) Intermediate (B1) Intermediate (B1)
French Intermediate (B1) Intermediate (B1) Beginner (A1) Intermediate (B1)
Spanish; Castilian Intermediate (B1) Advanced (C1) Intermediate (B1) Intermediate (B1)
Education
Degree Classification
2014
Concluded
Programa Doutoral em Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Modelo de stresse e satisfação no trabalho: Estudo com professores do ensino superior português" (THESIS/DISSERTATION)
Aprovado por unanimidade com distinção
2003
Concluded
Licenciatura em Psicologia (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Psicologia do Trabalho e das Organizações" (THESIS/DISSERTATION)
15
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2014/05/09 - Current Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2009 - 2014 Assistant (Polytechnic Teacher) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2004 - 2009 Invited Assistant (Polytechnic Teacher) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2018/03/06 - Current Coordenação do Mestrado em Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2018/03/06 - Current Membro do Conselho Pedagógico Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
2007 - Current Investigação Instituto Politécnico de Viseu Centro de Estudos em Educação Tecnologia e Saúde, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2016 - 2018 MENTHA - Mental Health and Ageing: Bridging knowledge through generations Projeto MentHA
DGS-O-15-10
Researcher
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal, Portugal
Direção-Geral da Saúde
Concluded

Other

Designation Funders
2021 - Current Impacto psicossocial da pandemia COVID-19 em estudantes do ensino superior e seus familiares
sem referência
Researcher
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
Outputs

Publications

Book chapter
  1. Fonseca, Susana; Araújo, Lia; Amante, Maria João; Xavier, Paula. "Perceções sobre desafios e facilitadores para as pessoas com demência e seus cuidadores no contexto da pandemia COVID-19". In Demência e COVID-19: Contributos do IV Seminário Internacional Alzheimer e outras Demências. Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, 2021.
    Published
  2. Fonseca, Susana. "O Stress Ocupacional. Perspetivas teóricas e interventivas.". In Psicologia Aplicada à Segurança e Saúde Ocupacional, 56-98. Lisboa, Portugal: Coisas de Ler, 2020.
    Accepted
  3. Alves, Ana Berta Correia dos Santos; Fonseca, Susana Barros da; Araújo, Lia João Pinho. "ADAPTAÇÃO E VALIDAÇÃO DA ESCALA PARA AVALIAR AS CAPACIDADES DE AUTOCUIDADO, PARA PROFISSIONAIS PORTUGUESES DO CONTEXTO SOCIAL". In Psicologia da saúde: teoria e intervenção, 79-93. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019.
    10.22533/at.ed.7011912036
Conference abstract
  1. Fonseca, Susana. "COVID-19 Pandemic and Quality of Life: Perceptions of Portuguese higher education students"". Paper presented in International Conference on Multidisciplinary Research - CMR, Viseu, 2021.
    Published
  2. Fonseca, Susana. "Mental health of Portuguese higher education students assessed through the general health questionnaire in the COVID-19 pandemic". Paper presented in International Conference on Multidisciplinary Research - CMR, Viseu, Viseu, 2021.
    Published
  3. Fonseca, Susana. "Intervention with Families at Psychosocial Risk: perceptions of Portuguese and Galician technicians". Paper presented in International Conference on Multidisciplinary Research - CMR, Viseu, Viseu, 2021.
    Accepted
  4. Fonseca, Susana. "PAIS E FILHOS PARA SEMPRE! - PROPOSTA DE PROJETO DE INTERVENÇÃO E DE PROMOÇÃO E PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS EM RISCO PARA UMA CPCJ DA REGIÃO CENTRO". Paper presented in 8.º Congresso Olhares Sobre a Educação, 2020.
  5. Fonseca, Susana. "Eustress in higher education teachers: cognitive evaluation of a situation as a enhancer of well-being". Paper presented in International Congress of Health and Well-Being Intervention, 2019.
  6. Fonseca, Susana. "Cognitive Stimulation for Successful Aging - perceptions of Social Educators". Paper presented in International Congress of Health and Well-Being Intervention, 2019.
Conference paper
  1. Fonseca, Susana. "Estratégias de Savoring em Professores do Ensino Superior Português". Coruña, 2019.
    Published
  2. Fonseca, Susana. "As dinâmicas de grupo na intervenção socioeducativa". 2019.
    Published
  3. Fonseca, Susana. "Vantagens e desvantagens da utilização das técnicas de dinâmicas de grupo: a perceção dos estagiários de Educação Social". 2019.
  4. Fonseca, Susana. "El alumnado de educación social ante la intervención con personas mayors: n estudio comparativo entre España y Portugal.". Paper presented in XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía, Coruña, 2019.
    Published
  5. Fonseca, Susana. "Café memória: uma pausa com atividades em grupo e palestras com especialistas para cuidadores de pessoas com demência.". Paper presented in 31 Congreso Internacional de Geriatría y Gerontología: Galicia, Liderando la Longevidad Europea. Oportunidades y Retos, Coruña, 2019.
    Published
  6. Fonseca, Susana. "Café memória em Portugal 2013 a 2018 - um projeto comunitário de apoio a pessoas com demência e cuidadores.". Paper presented in 31 Congreso Internacional de Geriatría y Gerontología: Galicia, Liderando la Longevidad Europea. Oportunidades y Retos, Coruña, 2019.
    Published
  7. Fonseca, Susana. "O Educador Social na Intervenção Socioeducativa com Pessoas Idosas – Que benefícios?". Paper presented in 31 Congreso Internacional de Geriatría y Gerontología: Galicia, Liderando la Longevidad Europea. Oportunidades y Retos, Coruña, 2019.
    Published
  8. Fonseca, Susana. "Dinâmicas de Grupo em Contextos de Intervenção com Pessoas Idosas.". Paper presented in 31 Congreso Internacional de Geriatría y Gerontología: Galicia, Liderando la Longevidad Europea. Oportunidades y Retos, Coruña, 2019.
    Published
Edited book
  1. Fonseca, Susana. Demência e COVID-19: Contributos da IV edição do Seminário Internacional Alzheimer e outras Demências.. Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. 2021.
    Published • Editor
  2. Fonseca, Susana. Reflexões em torno da COVID-19: Famílias, Crianças e Jovens em Risco | Thoughts on COVID-19: Families, Children and Youth at Risk.. Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. 2021.
    In press • Editor
Journal article
  1. Fonseca, Susana. "Comparative analysis of the child welfare systems of Portugal and Galician". Millenium 2 16 (2021): 23-30.
    Open access • Published
  2. Fonseca, Susana. "Institution, school, future and satisfaction with life under the perspective of institutionalized young people". Millenium 33 6 (2020): 33-41.
    Published
  3. Fonseca, Susana. "STRESSE EM PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR: PERSPETIVA HOLÍSTICA". Millenium 57 5 (2020): 57-64.
    Published
  4. Barros Fonseca, Susana; Amante, Maria João; Araújo, Lia. "Atelier Convívio - um espaço comunitário para pessoas idosas". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 08 (2017): 51. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.08.2428.
    10.17979/reipe.2017.0.08.2428
  5. Amante, Maria João; Fonseca, Susana; Araújo, Lia. "Visitas domiciliárias a pessoas idosas - uma oportunidade de intervenção socioeducativa". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 08 (2017): 17. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.08.2299.
    10.17979/reipe.2017.0.08.2299
  6. Araújo, Lia; Amante, Maria João; Fonseca, Susana. "Factos e mitos sobre envelhecimento em alunos no início de licenciatura em educação social". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 08 (2017): 21. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.08.2328.
    10.17979/reipe.2017.0.08.2328
  7. Barros Fonseca, Susana; Amante, Maria João; Araújo, Lia. "Atelier Convívio - um espaço comunitário para pessoas idosas". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 08 (2017): 51. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.08.2428.
    10.17979/reipe.2017.0.08.2428
  8. Araújo, Lia; Amante, Maria João; Fonseca, Susana. "Factos e mitos sobre envelhecimento em alunos no início de licenciatura em educação social". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 08 (2017): 21. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.08.2328.
    10.17979/reipe.2017.0.08.2328
  9. Amante, Maria João; Fonseca, Susana; Araújo, Lia. "Visitas domiciliárias a pessoas idosas - uma oportunidade de intervenção socioeducativa". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 08 (2017): 17. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.08.2299.
    10.17979/reipe.2017.0.08.2299
  10. Amante, Maria João; Fonseca, Susana; Araújo, Lia; Pereira, Andreia; Nunes, Micaela; Rodrigues, Tânia. "“Making a difference” na promoção do envelhecimento bem sucedido". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 08 (2015): 058. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2015.0.08.326.
    10.17979/reipe.2015.0.08.326
  11. Fonseca, Susana Barros; Araújo, Lia; Amante, Maria João; Rodrigues, Ana Raquel; Vieira, Diana; Marques, Helena. "Potencialidades da construção de Programas de Estimulação na formação de Educadores Sociais". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 06 (2015): 128. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2015.0.06.327.
    10.17979/reipe.2015.0.06.327
  12. Fonseca, Susana Barros; Araújo, Lia; Amante, Maria João; Rodrigues, Ana Raquel; Vieira, Diana; Marques, Helena. "Potencialidades da construção de Programas de Estimulação na formação de Educadores Sociais". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 06 (2015): 128. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2015.0.06.327.
    10.17979/reipe.2015.0.06.327
  13. Fonseca, Susana; Jordão, Filomena. "Adaptation and validation study of the Eustress Scale for Portuguese teachers". Psychologica 1 57 (2014): 93-112. http://dx.doi.org/10.14195/1647-8606_57_1_6.
    10.14195/1647-8606_57_1_6
  14. Fonseca, Susana. "IMPACT OF THE SOCIAL EDUCADOR ACADEMIC SKILLS IN THE ACTIVE AGEING PROMOTION". Journal of Aging and Physical Activity (2012):
    Published
Preface / Postscript
  1. Fonseca, Susana. "Prefácio". Preface to Perceção do Stresse, burnout e autocuidado – um olhar sobre os profissionais do trabalho social. 2018.
    Published
Thesis / Dissertation
  1. Fonseca, Susana. "MODELO DE STRESSE E SATISFAÇÃO NO TRABALHO: ESTUDO COM PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR PORTUGUÊS". PhD, Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2014.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2021 Pandemia COVID-19 e Qualidade de Vida: Perceções de estudantes de ensino superior portugueses International Conference on Multidisciplinary Research - CMR
Instituto Politécnico de Viseu (Viseu, Portugal) (Viseu, Portugal)
2021 Mental health of Portuguese higher education students assessed through the general health questionnaire in the COVID-19 pandemia ( International Conference on Multidisciplinary Research - CMR
Instituto Politécnico de Viseu (Viseu, Portugal) (Viseu, Portugal)
2020 PAIS E FILHOS PARA SEMPRE! - PROPOSTA DE PROJETO DE INTERVENÇÃO E DE PROMOÇÃO E PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS EM RISCO PARA UMA CPCJ DA REGIÃO CENTRO 8.º Congresso Olhares Sobre a Educação
2019/09 As dinâmicas de grupo na intervenção socioeducativa. XV Congreso Internacional Galego- Portugués de Psicopedagoxía
Universidade da Coruña (Coruña, Spain)
2019/09 Vantagens e desvantagens da utilização das técnicas de dinâmicas de grupo: Perceção dos estagiários de Educação Social. XV Congreso Internacional Galego- Portugués de Psicopedagoxía
Universidade da Coruña (Coruña, Spain)
2019/09 El alumnado de educación social ante la intervención con personas mayores. Un studio, set comparativo entre España y Portugal. XV Congreso Internacional Galego- Portugués de Psicopedagoxía
Universidade da Coruña (Coruña, Spain)
2019/06 Café memória: uma pausa com atividades em grupo e palestras com especialistas para cuidadores de pessoas com demência. 31 Congreso Internacional de Geriatría y Gerontología da Sociedade Galega de Xerontologia e Xeriatria
Sociedade Galega de Xerontologia e Xeriatria (Pontevedra, Spain)
2019/06 Café memória em Portugal 2013 a 2018 - um projeto comunitário de apoio a pessoas com demência e cuidadores. 31 Congreso Internacional de Geriatría y Gerontología da Sociedade Galega de Xerontologia e Xeriatria
Sociedade Galega de Xerontologia e Xeriatria (Pontevedra, Spain)
2019/06 Dinâmicas de grupo em contextos de intervenção com pessoas idosas. 31 Congreso Internacional de Geriatría y Gerontología da Sociedade Galega de Xerontologia e Xeriatria
Sociedade Galega de Xerontologia e Xeriatria (Pontevedra, Spain)
2019/05 Cognitive Stimulation for Successful Aging - perceptions of Social Educators. International Congress of Health and Well-being Intervention
Instituto Piaget, Viseu (Viseu, Portugal)
2019/05 Eustress in higher education teachers: cognitive evaluation of a situation as a enhancer of well-being. International Congress of Health and Well-being Intervention
Instituto Piaget, Viseu (Viseu, Portugal)

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2020 - Current Paralisia Cerebral e o impacto do diagnóstico para a família
Supervisor
2020 - Current A comunidade migrante em Viseu: o papel da comunidade na promoção de competências e de resiliência familiar
Supervisor
2020 - Current Estágio EAPN
Supervisor
2019/06/04 - Current Vulnerabilidade ao Stress e o Burnout nos Trabalhadores Sociais que Trabalham com Crianças e Jovens em Risco/Perigo
Supervisor
Mestrado em Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Master)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2019 - Current Autonomização LIJ’s – análise comparativa entre Portugal e Espanha
Supervisor
2019 - Current A importância do brincar em crianças com Perturbação do Espectro do Autismo
Co-supervisor
2018 - Current Perceções de docentes/formadores sobre o futuro de crianças e jovens em situações de risco.
Supervisor
Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Master)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2018 - Current Intervenção de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens em Risco duma CPCJ da Região Centro
Supervisor
2018 - Current A Instituição, Escola, Perspetivas de Futuro e Satisfação com a Vida Sob a Perspetiva de Jovens Institucionalizados
Supervisor
2018 - Current O processo de inclusão social de um jovem imigrante com Perturbação do Espetro do Autismo – Um Estudo de Caso
Supervisor
2017/09/01 - Current Tradução e adaptação cultural do instrumento WHODAS 2.0 Child and Youth
Co-supervisor
Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Master)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2019 - 2021 Intervenção com Famílias em Risco Psicossocial: Perceções de Técnicos Portugueses e Galegos Presidente do júri
Supervisor
Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2021 O Papel do Voluntariado nas Motivações e Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais
President of the jury
Dário Filipe Gomes (Master)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2020 Perceções de docentes/formadores sobre o futuro de crianças e jovens em situações de risco.
Supervisor
Ana Isabel Correia Teixeira (Master)
2020 A importância da formação parental para a promoção de comportamentos parentais positivos no desenvolvimento linguístico da criança com perturbação do espetro do autismo (PEA)
President of the jury
Sandra Maria Fernandes Figueiredo Loureiro (Master)
2020 Intervenção de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens em Risco duma CPCJ da Região Centro
Supervisor
Sara Manuela Duarte Rocha (Master)
2020 O processo de inclusão social de um jovem imigrante com Perturbação do Espetro do Autismo – Um Estudo de Caso
Supervisor
Rosane Rubim de Magalhães (Master)
2019 Vinculação, memórias de vergonha e comportamentos antissociais em jovens
President of the jury
Vilma Manuela de Albuquerque Silvestre (Master)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2019 Perceção dos técnicos (da CPCJ e dos LIJ) sobre os constrangimentos legais e outros, inerentes aos processos de promoção e proteção
President of the jury
Márcia Filipa Martinho Antunes (Master)
2019 A Instituição, Escola, Perspetivas de Futuro e Satisfação com a Vida Sob a Perspetiva de Jovens Institucionalizados
Supervisor
Andresa Silva (Master)

Association member

Society Organization name Role
2018 - Current EAPN - Portugal (Núcleo de Viseu) Vice-presidente da mesa do Conselho Geral
2016/11 - Current Ordem dos Psicólogos

Committee member

Activity description
Role
Institution / Organization
2019 - Current I Seminário de Políticas e Respostas para Crianças e Jovens em Risco - comissão organização
2018 - Current III Seminário Alzheimer e outras demências - Comissão Científica
2017 - Current 6th International M-SPHERE Conference - Comissão Científica
2017 - Current Fórum Internacional em Educação e Pedagogia Social - Comissão Científica
2017 - Current Fórum Internacional em Educação e Pedagogia Social - Comissão Organizadora
2017 - Current Encontro@Viseu2017: Alzheimer e outras Demências - Comissão Organizadora

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2018/09/15 - Current Respostas de Apoio Social para a Infância e Juventude Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado integrado) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2016/09/15 - Current Psicossociologia das Organizações Socioeducativas Educação Social (Licenciatura) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2016/09/15 - Current Relações Interpessoais e Dinâmicas de Grupo Educação Social (Licenciatura) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2011/09/15 - Current Estágio Educação Social (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2011/09/15 - Current Dinâmicas de Grupos no Desporto Desporto e Atividade Física (Licenciatura) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2011/09/15 - Current Relações, Conflitos e Mediação Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado integrado) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2010/09/15 - Current Dissertação-Projeto-Estágio Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado integrado) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal

Evaluation committee

Activity description
Role
Institution / Organization Funding entity
2018 - Current III Seminário Alzheimer e outras demências - Comissão de Organização

Journal scientific committee

Journal title (ISSN) Publisher
2021 - Current Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria (1989-9742)
2021 - Current Millenium
Distinctions

Award

2018 Prémio 2018 D. José Pedro da Silva – Orientação da dissertação “Perceção do Stresse, burnout e autocuidado – um olhar sobre os profissionais do trabalho social”.
Cáritas Diocesana de Viseu, Portugal