???global.info.a_carregar???
Identification

Personal identification

Full name
Elisa do Rosário Fernandes Dias

Citation names

  • Dias, Elisa

Author identifiers

Ciência ID
581E-3C86-BCC9
ORCID iD
0000-0002-8585-9775
Affiliation

Science

Category
Host institution
Employer
2016 - Current Researcher (Research) Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
2007 - 2015 Researcher (Research) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2023 - Current Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2016/03/01 - 2022/07/31 Invited Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
1999/10/01 - 2015/05/15 Teacher Coordinator (Polytechnic Teacher) Instituto Piaget, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2013 - 2015/05/15 Diretor - Adjunto Instituto Piaget, Portugal
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros, Portugal
2005/09/01 - 2015/05/15 Presidente da Direcção Instituto Piaget, Portugal
Escola Superior de Saúde Jean Piaget Nordeste, Portugal
2004/11/02 - 2005/08/31 Presidente da Direcção Instituto Piaget, Portugal
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros, Portugal
2002 - 2003 Vogal da Direcção Instituto Piaget, Portugal
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros, Portugal
Outputs

Publications

Book
  1. Dias, Elisa. O Relógio sem horas. Porto, Portugal: Estratégias Criativas Júnior. 2018.
    Published
  2. Dias, Elisa. Imagens de Cera. Coimbra, Portugal: Edições Sagesse - Terra Ocre Edições. 2015.
    Published
  3. Dias, Elisa. Pedagogia do Imaginário Infantil- Análise na Região de Trás-os-Montes. Lisboa, Portugal: Edições Piaget. 2008.
    Published
Book chapter
  1. Dias, Elisa. "Para uma Cultura de leitores da Cultura". In Aprender a Ler na Vida da Terra Quente Transmontana. Portugal: Edições Imaginarium, 2007.
    Published
Conference paper
  1. Dias, Elisa. "Contributos para uma cultura colaborativa de formação no ensino superior: exemplo prático". Paper presented in III Encontro Internacional de Formação na Docência, Bragança, 2018.
    Published
  2. Dias, Elisa; Madureira, Cristiana. "Ensinar a aprender: a corresponsabilização da escola-família na autorregulação das aprendizagens". Bragança, 2017.
    Published
  3. Dias, Elisa; Madureira, Cristiana; Tomaz, Joaquim. "A cultura da mediação como fundamento da educação para a convivência pacífica". Paper presented in Atas do II Encontro Internacional de Formação na Docência, Bragança, 2017.
    Published
Journal article
  1. Dias, Elisa; Bonifácio, Evangelina. "O Iceberg do Educador Social: Contributos reflexivos de futuros profissionais". Revista de Educación Social 28 (2019): 238-254. ttp://www.eduso.net/res/28/articulo/o-iceberg-do-educador-social-contributos-reflexivos-de-futuros-profissionais.
    Published
  2. Dias, Elisa. "A visão do sagrado pelos millennials: a idolatria dos Youtubers". Journal of the Sociology and Theory of Religion 8 (2019): 131-145. https://doi.org/10.24197/jstr.0.2019.131-145.
    Published • 10.24197/jstr.0.2019.131-145
  3. Dias, Elisa; Madureira, Cristiana. Corresponding author: Madureira, Cristiana. "Vidas significantes: o caso de Bernardo Teixeira de Morais Leite Velho, emigrante que fez história na História". CEPIHS 7 (2017): 101-120.
    Published
  4. Dias, Elisa. "Leituras de afetividade e norma nas representações da saúde em crianças do nordeste de Portugal: contributos para a Educação". Revista Hipótese 2 1 (2016): 45-57. https://revistahipotese.editoraiberoamericana.com/revista/article/view/115.
    Published
  5. Dias, Elisa; Madureira, Cristiana; Rodrigues, Ana Maria. "A Escola do Futuro sem receio do passado - Heranças de um património histórico". CEPIHS 6 (2016): 338-357.
    Published
  6. Dias, Elisa; Madureira, Cristiana. "Itinerários do imaginário infantil - estudo no nordeste transmontano". CEPIHS 3 (2013): 183-199.
    Published
Activities

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2017/06 Desplazarse en silencio. Retos de la igualdad y la inclusion educativa de niñas y niños victimas del desplazamiento forzado en Colombia
(Thesis) Main arguer
Esther Vega Blanco (PhD)
Universidad de Salamanca, Spain
2014/03/14 A Inclusão de Crianças com Dislexia, Perspetivas e Práticas dos Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico
President of the jury
António Miguel Fernandes (Master)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros, Portugal
2014/03/14 Inclusão/Integração Social de Pares em Âmbito Escolar
President of the jury
Elisabete Vieira do Cabo (Master)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros, Portugal
2013/09/06 Inclusão de alunos com deficiência no processo de transição para a vida ativa
(Thesis) Arguer
Alfredo José Ramos Ruano (Master)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros, Portugal
2013/03/11 Património Material e Imaterial das Escolas Primárias do Concelho de Bragança: As Memórias dos Idosos
Supervisor
Ana Maria de Sá Rodrigues (Master)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros, Portugal
2013/02/22 A Atitude dos Professores do 1º Ciclo Face à Inclusão de Alunos com NEE
(Thesis) Arguer
Anabela de Jesus Branco (Master)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros, Portugal
2013/02/19 Articulação entre o Projeto de Intervenção do Diretor e o Projeto Educativo do Agrupamento: um estudo de caso
(Thesis) Arguer
Rogério Paulo Castro Ferreira (Master)
Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal
2012/06/29 A criminalização da juventude pobre no Brasil e ascensão de um Estado de Direito Penal maximo
(Thesis) Arguer
Ana Paula Correa de Sales (PhD)
Universidad de Salamanca, Spain
2012/04/09 Práticas Inclusivas em Educação Pré-Escolar
(Thesis) Arguer
Vera Mónica dos Reis Salgado (Master)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros, Portugal
2012/03/10 Inclusão e Tecnologias - O papel inclusivo das Tecnologias da informação e Comunicação na inclusão de certos tipos de necessidades educativas especiais
(Thesis) Arguer
Ângela Maria Neto Carneiro (Master)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros, Portugal
2011/04/02 O impacto da criança deficiente na família: representações dos irmãos
(Thesis) Arguer
Ausenda Maria de Jesus Costa Sá (Master)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros, Portugal
2009/03/27 El tráfico de influencias: una respuesta penal frente a la corrupción política e administrativa
(Thesis) Arguer
Elzamir Gonzaga Silva (PhD)
Universidad de Salamanca, Spain
2009 O Lado Oculto da Escola - Um Estudo qualitativo sobre histórias de vida de professoras
Thesis Member
Cristiana de Sousa Pizarro Madureira (PhD)
Universidade de Vigo, Spain

Ad Hoc journal article review

Journal title (ISSN) Publisher
2023 - Current Revista de Investigación Educativa Asociación Interuniversitaria de Investigación Pedagógica (AIDIPE)
2021 - Current Revista EduSer Instituto Politécnico de Bragança - Escola Superior de Educação
2019 - Current Pedagogia Social. Revista Intreuniversitaria Sociedad Iberoamericana de Pedagogia Social

Committee member

Activity description
Role
Institution / Organization
2021/12/14 - 2021/12/15 Comissão Organizadora do Encontro: Educação e Direitos Humanos
Member
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2018/04/19 - 2018/04/19 Organização da Conferência (Re)viver e (re)contar uma experiência de cooperação em Timor-leste - Ciclo de Conferências: Educação e Cultura(s)
Member
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal

Consulting

Activity description Institution / Organization
2023/03/01 - 2025/03/01 Elemento do national advisory board do IPB- integrando a equipa de investigação no Instituto Politécnico do Projeto DISmode “Digital training for NGO's youth workers to become disability support moderators for youth with disabilities” Project number: 2022-2-PT02-KA220-YOU-000095234) financiado pelo programa Eramus+ Instituto Politécnico de Bragança, Portugal

Other jury / evaluation

Activity description Institution / Organization
2022/07/29 - 2022/07/29 Arguente - Júri de Avaliação pública de Projeto do Curso de Pós-Graduação em Educação Especial: Domínio da Intervenção Precoce na Infância Tema: Sinais de alerta no desenvolvimento infantil: perceções de encarregados de educação e educadores de infância para uma intervenção precoce atempada Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal
2022/07/28 - 2022/07/28 Arguente - Júri de Avaliação pública de Projeto do Curso de Pós-Graduação em Educação Especial: Domínio da Intervenção Precoce na Infância Tema: Práticas inclusivas no Contexto Pré-escolar: diferenciação pedagógica Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal
2022/06/30 - 2022/06/30 Arguente - Júri de Avaliação pública de Projeto do Curso de Pós-Graduação em Educação Especial: Domínio Cogniyivo e Motor Tema: Comunicação parental com crianças autistas Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal
2021/11/06 - 2021/11/06 Arguente - Júri de Avaliação pública de Projeto do Curso de Pós-Graduação em Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor Tema: As estratégias utilizadas pelos educadores, em contexto de sala, são verdadeiramente inclusivas? Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal