???global.info.a_carregar???
Adriana Lima de Oliveira. É Investigador no(a) Escola Superior de Propaganda e Marketing. Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Comunicação. Doutoranda e Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pelo PPGCOM | ESPM- SP (2014 | 2017), Pós-graduada em Gestão da Comunicação: Política, Educação e Cultura pela ECA-USP (2009) e graduada em Comunicação Social com especialização em Publicidade e Propaganda pela Universidade Anhembi Morumbi (2000). Membro do Comitê Gestor ESPM de Direitos Humanos, vinculado ao Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos. Uma iniciativa do Ministério da Educação e do Ministério da Cultura e Cidadania para a promoção dos direitos humanos no ensino superior. 2017-atual
Identification

Personal identification

Full name
Adriana Lima de Oliveira

Citation names

  • Oliveira, Adriana

Author identifiers

Ciência ID
5914-B458-AC02
ORCID iD
0000-0003-3731-0611

Knowledge fields

  • Social Sciences - Media and Communications
  • Social Sciences - Media and Communications - Media and Socio-cultural Communication

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Spanish; Castilian Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1)
English Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Upper intermediate (B2)
Education
Degree Classification
2017/03/01 - 2022
Ongoing
Comunicação e Práticas de Consumo (Doctor)
Major in Comunicação e Consumo
Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing, Brazil
"Projetos de cidades e de subjetividades no âmbito da comunicação e do consumo: inspiração, futurologia e cultura empreendedora" (THESIS/DISSERTATION)
2018/10/01 - 2019/03/01
Concluded
Investigadora bolsista - CAPES/PDSE (Outros)
Major in Ciências Sociais - Comunicação
Universidade Nova de Lisboa Centro de Investigação em Comunicação Informação e Cultura Digital Pólo FCSHNOVA, Portugal
2014/01/01 - 2016/12/01
Concluded
Comunicação e Práticas de Consumo (Master)
Major in Comunicação Social - Comunicação e Consumo
Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing, Brazil
"Discurso da criatividade: convocações midiáticas para consumo" (THESIS/DISSERTATION)
2008/01/01 - 2009/12/01
Concluded
Gestão da Comunicação: Política, Educação e Cultura (Postgraduate Certificate)
Major in Ciencias Sociais - Comunicação Sócio-Cultural
Universidade de São Paulo, Brazil
"Propaganda além da Mídia" (THESIS/DISSERTATION)
1997/01/01 - 2000/01/01
Concluded
Ciências Sociais (Licence)
Major in Publicidade e Propaganda
Universidade Anhembi Morumbi, Brazil
Affiliation

Science

Category
Host institution
Employer
2017/01/06 - Current Researcher (Research) Escola Superior de Propaganda e Marketing, Brazil
2018/10/01 - 2019/03/31 Visiting Researcher (Research) Universidade Nova de Lisboa Centro de Investigação em Comunicação Informação e Cultura Digital Pólo FCSHNOVA, Portugal

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2014/01/01 - 2017/01/01 Associate Professor (University Teacher) Faculdade Campo Limpo Paulista, Brazil
Faculdade Campo Limpo Paulista, Brazil
2012/01/01 - 2017/01/01 Associate Professor (University Teacher) Universidade Anhanguera de São Paulo, Brazil
Universidade Anhanguera de São Paulo, Brazil
2006/01/01 - 2012/01/01 Associate Professor (University Teacher) Faculdade Campo Limpo Paulista, Brazil
Faculdade Campo Limpo Paulista, Brazil
2007/01/01 - 2009/01/01 Associate Professor (University Teacher) Faculdade das Americas, Brazil
Projects

Grant

Designation Funders
2014/01/01 - 2016/01/01 Discurso da criatividade: Lógicas de produção, convocações para o consumo e gestão de si.
-
Master Student Fellow
Escola Superior de Propaganda e Marketing, Brazil
Concluded

Other

Designation Funders
2017/01/01 - 2022 Projetos de cidades e de subjetividades no âmbito da comunicação e do consumo: inspiração, futurologia e cultura empreendedora
-
Researcher
Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing, Brazil
Ongoing
Outputs

Publications

Conference abstract
  1. Oliveira, Adriana. "A globalização do m2: a disputa por um lugar na cidade". Paper presented in Seminário Direito à Cidade: revisitação da noção do Direito à Cidade de Lefebvre, Lisboa, 2019.
    Published
Conference paper
  1. Oliveira, Adriana. "O futuro da cidade e a cidade do futuro: comunicação e consumo articulados à realidade urbana". Paper presented in COMUNICON, São Paulo, 2018.
    Published
  2. Oliveira, Adriana. "Discurso da Criatividade: discurso, consumo e gestão de si.". Paper presented in XV CONGRESSO INTERNACIONAL IBERCOM, Lisboa, 2017.
    Published
  3. Oliveira, Adriana. "Olhares sobre a Cidade: fronteiras visíveis e invisíveis.". Paper presented in XL Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Curitiba, 2017.
    Published
  4. Oliveira, Adriana. "A criatividade nas culturas do consumo: um dispositivo biopolítico". Paper presented in COMUNICON, São Paulo, 2016.
  5. Oliveira, Adriana. "Somos todos criativos: a institucionalização da criatividade e o dispositivo midiático". Paper presented in XXXIX Congresso Intercom, São Paulo, 2016.
    Published
  6. Oliveira, Adriana. "O sujeito na era da criatividade: colaborativo, cultural e espiritual". Paper presented in COMUNICON, São Paulo, 2015.
    Published
  7. Oliveira, Adriana; Jimenez, Daniel. "Narrativas publicitárias em contextos mercadológicos contemporâneos". Paper presented in VI PRÓ-PESQ PP, São Paulo, 2015.
    Published
  8. REIS COMINATO DE LIMA, ADRIANO; ELINALDO TEIXEIRA, FRANCISCO. "Imagem da velhice: imperativo moral anti-envelhecimento para a modificação de um corpo sem memória". Paper presented in SIMPÓSIO INTERNACIONAL COMUNICAÇÃO E CULTURA, São Paulo, 2015.
    Published • 10.19146/pibic-2016-51786
  9. Oliveira, Adriana; Jimenez, Daniel; Hoff, Tania. "Blogs de Viagem: a criatividade como um dispositivo biopolítica na promoção de um consumo alternativo". Paper presented in XIV Congresso Ibero-Americano de Comunicação - IBERCOM, São Paulo, 2015.
    Published
  10. Oliveira, Adriana. "A Configuração Fragmentada do Consumo na Construção de Regimes de Visibilidade". Paper presented in COMUNICON 2014, São Paulo, 2014.
    Published
Journal article
  1. Oliveira, Adriana; Castro, Gisela. "Smart Cities: comunicação e consumo de um futuro prescrito no espaço urbano". Revista Interin 24 1 (2019): 209-225. https://seer.utp.br/index.php/i/issue/view/120.
    Open access • Published
Working paper
  1. Oliveira, Adriana. 2016. "Somos todos criativos: a institucionalização da criatividade e o dispositivo midiático". http://portalintercom.org.br/anais/nacional2016/resumos/R11-1772-1.pdf.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2016/06/01 A representação da mulher na publicidade. Semana da Comunicação
Universidade Brás Cubas (Mogi das Cruzes, Brazil)
2016/01/01 Precisamos falar 'delas' e 'com elas': o estereótipo do feminino na publicidade Curso Superior de Licenciatura em Letras
FACCAMP (Campo Limpo Paulista, Brazil)
2010/06/01 Propagada além da mídia Conversações ESPM
Escola Superior de Propaganda e Marketing (São Paulo, Brazil)