Identification
Personal identification
- Full name
- Luciana Cabral Pereira Bessa
Author identifiers
- Ciência ID
- 591E-0E24-5B49
- ORCID iD
- 0000-0001-9602-9729
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2018/07
Concluded
|
Mestrado em Ensino de Inglês do 1ºCEB (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"A leitura expressiva de histórias infantis em língua inglesa." (THESIS/DISSERTATION)
|
18 |
2011/03
Concluded
|
Didáctica das Línguas (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
|
2001 - 2005
Concluded
|
Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses (Licenciatura)
Major in Científico
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
16 |
Affiliation
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2023/03/01 - Current | Assistant Professor (University Teacher) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2022/09 - 2023/02 | Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal |
2021/09 - 2022/09 | Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal |
2021/10 - 2022/07 | Invited Assistant (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2020/09 - 2021/09 | Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal |
2020/10 - 2021/07 | Invited Assistant (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2019/10 - 2020/07 | Invited Assistant (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2018/10 - 2019/07 | Invited Assistant (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2017 - 2018 | Lecturer (University Teacher) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2016/10 - 2017/07 | Invited Assistant (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2016 - 2017 | Invited Assistant Professor (University Teacher) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2015/10 - 2016/07 | Invited Assistant (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2015 - 2016 | Lecturer (University Teacher) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais Chaves, Portugal |
2015/02 - 2015/06 | Invited Assistant (University Teacher) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais Chaves, Portugal |
2010/11 - 2014/11 | Lecturer (University Teacher) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
Projects
Other
Designation | Funders | |
---|---|---|
2020 - 2024/10/05 | LITHME- “Language in the Human-Machine Era” (CA19102)
CA19102
Researcher
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
|
Ongoing
|
2021 - 2023/02/28 | QuiLL - Quality Language Learning
is part of the teaching team in the internal working group within the scope of the QuiLL - Quality in Language Learning project
|
Concluded
|
Outputs
Publications
Book review |
|
Conference paper |
|
Conference poster |
|
Journal article |
|
Magazine article |
|
Report |
|
Thesis / Dissertation |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2024/04/12 | VR and EFL Teaching and Learning: Massive Lab Experiences | Conferência sobre Realidade Virtual e ensino de língua estrangeira”
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2023/10/27 | The didactic potential of VR Tools in EFL teaching and learning: some contributions in the area of Listening | CILE´23
ESE, IPB (Bragança, Portugal)
|
Supervision
Thesis Title Role |
Degree Subject (Type) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2022 - Current | Creating immersive authentic experiences for Foreign Language Learning
Co-supervisor
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2019 - 2022 | Gamificação na aprendizagem de Língua Inglesa: desenvolvimento de conteúdos imersivos de realidade virtual
Co-supervisor
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2019 - 2021 | Realidade Virtual no Ensino: Desenvolvimento de conteúdos imersivos para o Ensino de Língua Estrangeira
Co-supervisor
|
Universidade de Trás-os-Montes Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento, Portugal
|
2017 - 2018 | A importância do contacto escolar com a literatura como motivação para a leitura
Supervisor
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2012 - 2017 | A educação em Francisca Senhorinha
Co-supervisor
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Associação Portuguesa de Estudantes de Agricultura, Portugal
|
2013 - 2014 | Análise Didática da Produção Textual de alunos do 4ºano do Ensino Básico
Supervisor
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2011 - 2012 | Atividades propícias para o Desenvolvimento de Competências Comunicativas Orais e Escritas em crianças da Educação Pré-Escolar
Supervisor
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2011 - 2012 | A Leitura de histórias literárias como Auxílio na Resolução de Conflitos Interiores de crianças da Educação Pré-Escolar
Supervisor
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2011 - 2012 | A Leitura e a Escrita nas crianças da Educação Pré-Escolar
Supervisor
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Event organisation
Event name Type of event (Role) |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2013 - 2013 | EIRI,- Encontros de Investigação e Reflexão Internacional, DLAC. (2013 - 2013) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
Ad Hoc journal article review
Journal title (ISSN) | Publisher | |
---|---|---|
2024/04/22 - 2024/04/25 | Tecnhology in Society | |
2023/03 - 2023/10 | Theory and Practice of Second Language acquisition Journal | |
2022/11 - 2022/11 | Learning and Instruction |
Conference scientific committee
Conference name | Conference host | |
---|---|---|
2023/10/26 - 2023/10/27 | Cile- V Colóquio Internacional de Línguas Estrangeiras | ESE, IPB. |
2023/05/05 - 2023/05/06 | INCTE- International conference on teacher education, VII Edição, Desafios na Formação de Professores e nas Escolas num Mundo interconectado | |
2021/10/28 - 2021/10/29 | Cile- IV Colóquio Internacional de Línguas Estrangeiras | ESE, IPB. |
Interview (newspaper / magazine)
Activity description | Newspaper / Forum | |
---|---|---|
2010/04/16 | À conversa com | Correio de Educação, Edições Asa, |