???global.info.a_carregar???
José Manuel Carvalho Vieira. Concluiu o(a) Licenciatura em Filosofia em 1980/07/20 pelo(a) Universidade do Porto Faculdade de Letras e Doctor of Philosophy em Ciencias Economicas y Empresariales em 1997/03/27 pelo(a) Universidade de Santiago de Compostela Facultade de Ciencias Económicas e Empresariais. Orientou 18 dissertação(ões) de mestrado e coorientou 1.
Identification

Personal identification

Full name
José Manuel Carvalho Vieira

Citation names

  • Carvalho Vieira, José Manuel
  • Carvalho Vieira, José

Author identifiers

Ciência ID
5A15-9D83-115A
ORCID iD
0000-0001-8328-3082

Email addresses

  • jvieira@umaia.pt (Professional)

Knowledge fields

  • Social Sciences - Economics and Business
  • Exact Sciences - Mathematics - Statistics and Probability

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
English Intermediate (B1) Advanced (C1) Intermediate (B1) Intermediate (B1)
Spanish; Castilian Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1)
French Intermediate (B1) Advanced (C1) Intermediate (B1) Intermediate (B1)
Portuguese Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1)
Education
Degree Classification
1997/03/27
Concluded
Ciencias Economicas y Empresariales (Doctor of Philosophy)
Major in Empresa - Marketing
Universidade de Santiago de Compostela Facultade de Ciencias Económicas e Empresariais, Spain
1989/07/20
Concluded
Estudos Europeus (Pós-Graduação)
Major in Economia
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
1980/07/20
Concluded
Filosofia (Licenciatura)
Major in Não Aplicável
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2000/09/15 - Current Assistant Professor (University Teacher) Instituto Universitário da Maia, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2016/10/05 - 2018/07/29 Conselho pedagógico Instituto Universitário da Maia, Portugal
2000/09/15 - 2014/09/15 Coordenação ou Direcção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Universitário da Maia, Portugal
Outputs

Publications

Book
  1. Castelo-Branco, F.; Reis, J.L.; Vieira, J.C.; Cayolla, R.. Business Intelligence and Data Mining to Support Sales in Retail. 2020.
    10.1007/978-981-15-1564-4_38
Journal article
  1. Bouçanova, C.; Reis, J.L.; Vieira, J.C.. "Digital marketing and the new age of personal data protection: The case of advertising agencies in Portugal,Marketing digital e a proteção de dados pessoais: O caso das agências de publicidade em Portugal". RISTI - Revista Iberica de Sistemas e Tecnologias de Informacao 2020 E35 (2020): 141-151. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85094623014&partnerID=MN8TOARS.
  2. Carvalho, J.M.S.; Costa, R.V.; Marnoto, S.; Vieira, J.C.; Sousa, C.A.A.. "Resource-based view of city quality: Scales development and validation". Growth and Change 50 3 (2019): 856-879. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85068528431&partnerID=MN8TOARS.
    10.1111/grow.12312
  3. Carvalho, J.M.S.; Costa, R.V.; Marnoto, S.; Sousa, C.A.A.; Vieira, J.C.. "Toward a Resource-Based View of City Quality: A New Framework". Growth and Change 49 2 (2018): 266-285. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85048706549&partnerID=MN8TOARS.
    10.1111/grow.12237
  4. José Manuel Carvalho Vieira; Elisabete De Magalhães Serra; José Antonio Varela Gonzalez. "New services margin/high success discriminators". The Service Industries Journal 24 5 (2004): 91-101. http://dx.doi.org/10.1080/0264206042000276856.
    10.1080/0264206042000276856
Activities

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2017 - 2017 The Rise of Nonmedia Companies Empowered by Content and inbound marketing
Supervisor
Marketing (Master)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2017 - 2017 Estratégias de retenção e satisfação de sócios: estudo aplicado no ginásio elite corpus XVI
Supervisor
Gestão do Desporto (Master)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2017 - 2017 From Outbound Into Inbound a Marketing Paradigm Shift Methodology, Techniques and Resources to be Found Online
Supervisor
Marketing (Master)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2017 - 2017 Hedonismo e utilitarismo o setor automóvel: um estudo empírico com os comsumidores da marca Toyota em Portugal
Co-supervisor
Marketing (Master)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2016 - 2016 Blue - Estratégias de reestruturação e reposicionamento
Supervisor
Marketing (Master)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2016 - 2016 A responsabilidade social no desporto - O panorama do futebol profissional português
Supervisor
Gestão do Desporto (Master)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2015 - 2015 Public Procurement of Innovation
Supervisor
Gestão de Empresas (Master)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2014 - 2014 Necessidade de Inovação para melhorar a competitividade e criação do emprego
Supervisor
Gestão de Empresas (Master)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2014 - 2014 Comunicação não-verbal na força de vendas
Supervisor
Marketing (Master)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2014 - 2014 Plano de Marketing. Estudo de Caso das Salinas War Pone - Moçambique
Supervisor
Marketing e Publicidade (Master)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2014 - 2014 O impacto do arrependimento na lealdade do consumidor.
Supervisor
Marketing e Publicidade (Master)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2013 - 2013 Estratégias de internacionalização de uma PME Portuguesa...
Supervisor
Marketing (Master)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2013 - 2013 PROJECTO PARA A CRIAÇÃO DE UMA REDE SOCIAL DE CONHECIMENTO
Supervisor
Marketing (Master)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2013 - 2013 FRUGAL INNOVATION NO DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS: ESTUDO DE CASO DA ALIANÇA RENAULT/NISSAN
Supervisor
Marketing (Master)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2013 - 2013 CAPACIDADES DE INOVAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO INTERNACIONAL SOBRE OS RECURSOS E CAPACIDADES MAIS RELEVANTES PARA A SUA IMPLEMENTAÇÃO.
Supervisor
Gestão de Empresas (Master)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2013 - 2013 Marketing Desportivo - Estudo das variáveis de comportamento de lealdade nos eventos de futebol profissional em Portugal
Supervisor
Marketing (Master)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2013 - 2013 AS CIDADES CRIATIVAS E O DESAFIO DA CRIATIVIDADE URBANA: IMPULSO E IMPACTO DA ECONOMIA CRIATIVA
Supervisor
Marketing (Master)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2013 - 2013 Nível de responsabilidade social interna da Sogrape Vinos SA na unidade fabril de Avintes, Vila Nova de Gaia
Supervisor
Marketing (Master)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2013 - 2013 Influência da distância psiquica e das carateristicas da relação exportador-importador sobre a performance de exportação.
Supervisor
Marketing (Master)
Instituto Universitário da Maia, Portugal