???global.info.a_carregar???
CCO da ICN Agency, agência de neuromarketing. CCO da PsicoSoma, editora e centro de formação. CCO da expertMind, plataforma de LMS internacional. Professor Adjunto no Instituto Politécnico de Viseu, na Escola Superior de Educação de Viseu, em UC como Análise de Mercado, Comportamento do Consumidor, Comunicação Estratégica, ou ainda Inovação/Criatividade e Empreendedorismo (2019-até agora). Professor convidado no ISAG - Instituto Superior de Administração e Gestão no MBA Executivo, Mestrado em Gestão Comercial e Marketing, e no Curso de Especialização em Neuromarketing (2018-até agora). Professor no ISCA - UA, na UC de Comunicação Organizacional (2022-23). Facilitador convidado na Personal Branding Academy - Escola Executiva (Brasil). Facilitador convidado no ISLA na Pós-graduação em Inovação, Desenvolvimento de Projetos e Comunicação no 3º Setor. Consultor em Neurociência Cognitiva Aplicada, Estratégia e Marketing, junto de empresas nacionais e internacionais Formador Profissional e ainda consultor em formação profissional e.m técnicas, recursos e aprendizagens Autor de vários artigos e livros sobre a neurociência cognitiva aplicada à comunicação, design e territórios, com participações em livros como "Princípios de NeuroMarketing"; "Comportamento do Consumidor"; "Porque é que o Marketing é Sexy e Inteligente", Marketing Digital & Ecommerce ou ainda Neurobranding.
Identification

Personal identification

Full name
Julien Diogo

Citation names

  • Diogo, Julien

Author identifiers

Ciência ID
601B-3B3F-7EEE

Telephones

Mobile phone
  • 926681000 (Personal)

Knowledge fields

  • Social Sciences - Media and Communications
  • Social Sciences - Other Social Sciences - Other Social Sciences
  • Social Sciences - Economics and Business
  • Social Sciences - Media and Communications
  • Social Sciences - Other Social Sciences - Other Social Sciences

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
French Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2)
English Intermediate (B1) Upper intermediate (B2) Intermediate (B1) Upper intermediate (B2)
Education
Degree Classification
2023/09/18 - 2026/09/01
Ongoing
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
2022/11 - 2023/01
Concluded
E-Formador - Formadores à distância (Outros)
Major in Formação de Professores e Formadores
Instituto de Emprego e Formação de Braga, Portugal
Muito Bom (5)
2019/12/17
Concluded
Especialista em Marketing (Título de especialista)
Major in Marketing
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2010 - 2012
Concluded
Mestrado em Comunicação e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
"Projeto Final “As cidades como marca territorial – proposta de modelo de comunicação” com nota final de 17 valores" (THESIS/DISSERTATION)
17
2010 - 2010
Concluded
Formação Pedagógica Inicial de Formadores BLearning (Outros)
Nova Etapa, Portugal
Muito Bom
2010 - 2010
Concluded
Formação Contínua de Formadores BLearning (Outros)
Nova Etapa, Portugal
Muito Bom
2005 - 2008
Concluded
Licenciatura Comunicação Social (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
17
2003 - 2005
Concluded
Humanidades (Ensino secundário)
ESCOLA SECUNDARIA COM 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO DR.JOAQUIM DIAS REBELO, Portugal
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2020/09/28 - Current Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2023/02/13 - 2023/06/30 Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2019/09/09 - 2020/07/31 Invited Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
2019/09 - Current Professor Convidado Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2015 - Current Formador e Coordenador Inova Business School, Brazil
2014 - Current Co-Diretor e Sócio ICN Agency, Portugal
2008 - Current Co-Diretor e Sócio PSICO & SOMA LIV. ED. FORMAÇÃO E EMPRESAS LDA, Portugal
PSICO & SOMA LIV. ED. FORMAÇÃO E EMPRESAS LDA, Portugal
2012 - 2013 Fundador BeCity - Place Branding, Portugal
Projects

Other

Designation Funders
2020 - 2020 Descodificação da receção dos anúncios publicitários, em diversas plataformas: a abordagem do neuromarketing
Co-Orientador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Outputs

Publications

Book chapter
  1. Diogo, Julien. "Cérebros ativos têm mais dificuldades em adoecer". In Pedagogia no Ensino Superior: concretizações e inquietações no Instituto Politécnico de Viseu, edited by Instituto politécnico de viseu. Viseu, Portugal: IPV, 2022.
    Published
  2. Diogo, Julien. "O Neuromarketing e as Marcas". In Encontre a sua Marca. Brazil: Livros que marcam, 2022.
    Published
  3. Veiga, Pedro Mota. "Metaverse Applications in Business: A Systematic Literature Review and Integrative Framework". In Implementing Automation Initiatives in Companies to Create Better-Connected Experiences, 110-136. Portugal, 2022.
    Published
  4. Diogo, Julien. "A Economia Comportamental Aplicada à Comunicação". In Economia Comportamental Aplicada aos Negócios. 2021.
    In press
  5. Diogo, Julien. "NeuroCities - um processo de neurociência no place branding". In Cidade Anti-Frágil. Brazil, 2020.
    Published
  6. Diogo, Julien. "A Neurociência na Criatividade, Inovação e Tendências". In Princípios de Neuromarketing. Portugal, 2015.
Conference paper
  1. Diogo, Julien. "Neuromarketing and its benefits for the architecture of a consumer space. case study – the shop window as a stimulus for attention". Paper presented in I Congreso Internacional de Neurocomunicación y Neuromarketing, 2022.
  2. Barros, Teresa; Matias, Mafalda; Mota, Pedro. "LOCALISMO E E-MARKETPLACES COMO PROMOTORES DA SUSTENTABILIDADE: UMA ABORDAGEM ÀS FUNÇÕES DE MARKETING". Paper presented in International Conference on Communication and Environmental Sustainability, Viseu, 2021.
    Accepted
Journal article
  1. Diogo, Julien. "Does caffeine matter for arousal? Affective and autonomic responses induced by caffeine in coffee intake: evidence from a double-blind tasting task". Jornal de Neurociência Cognitiva Aplicada 2 1 (2021): e00143322. https://revistascientificas.cuc.edu.co/JACN/article/view/3322/3740?fbclid=IwAR17Uztcxm1oxHzXkngmi4tr-j0UPONiGEqkgvXBQoLiSxRxNAlxyLDm-l8.
    Open access • Published
Newspaper article
  1. Diogo, Julien. "A Emoção dos Espaços de Consumo num mundo digital", Vida Económica, 2023, https://isagnaimprensa.blogspot.com/2023/11/a-emocao-dos-espacos-de-consumo-num.html.
  2. Veiga, Pedro Mota. "Consumer Social Media Engagement with Video Ad in the Context of the COVID-19 Pandemic", International Journal of Marketing, Communication and New Media Consumer , 2022, 2182-9306, https://doi.org/10.54663/2182-9306.2022.v10.n18.71-87a.
  3. Diogo, Julien. "O passado e o presente futuro: quem será o consumidor ao acordar?", Vida Económica, 2022, https://isagnaimprensa.blogspot.com/2022/04/o-passado-e-o-presente-futuro-quem-sera.html.
  4. Diogo, Julien; Veiga, Pedro. "Consumer Behavior: A Literature Review of the Early Research on the COVID-19 Outbreak", International Journal of Marketing, Communication and New Media, 2022, http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/609.
  5. Diogo, Julien. "O cliente não tem sempre razão, mas tem sempre emoção", Vida Económica, 2021
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2023/10/13 A Importância da Humanização numa era Digital ALSO Channel Trends+Visions 2023
Also (Porto, Portugal)

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2022 - Current EUROPEAN HUB TALK - Change in Progress Visa-se sensibilizar os alunos e futuros profissionais de Comunicação Social para os diferentes contextos políticos, sociais e culturais dos Estados Membro Europeus no que respeita à comunicação pública e ao debate entre instituições comunitárias, governos nacionais e cidadãos europeus. Evento enquadrado na UC Políticas de Informação e Comunicação na EU da Licenciatura de Comunicação Social. (2022)
Meeting (Member of the Scientific Committee)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2022 - 2022 The Future: Talk & Think about Trends No âmbito do Mestrado em Comunicação Aplicada, e da disciplina de Cenários Emergentes de Comunicação da Escola Superior de Educação de Viseu, surge esta iniciativa durante a qual alunos do mestrado e vários convidados nacionais irão debater as tendências de comportamento, comunicação e negócios do futuro. O evento caracteriza-se por ser um momento de partilha e reflexão com base nas tendências de comportamento, comunicação e negócios, encurtando distâncias entre o futuro e o presente. (2022)
Congress (Member of the Scientific Committee)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Ad Hoc journal article review

Journal title (ISSN) Publisher
2023/10/01 - 2033/10/01 IGI Global IGI Global
2021 - 2022 International Journal of Marketing, Communication and New Media

Consulting

Activity description Institution / Organization
2014 - Current Consultoria em Neuromarketing. Estudos de Mercado. Planos de Marketing.
2008 - Current Formação Profissional. Edição de Livros Técnicos. Organização de eventos científicos.

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2019/06 - Current NeuroBusiness
2020/09 - 2021/06 Neuromarketing nos Negócios Neuromarketing nos Negócios (Especialização pós-licenciatura) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2020/09 - 2021/06 Neuromarketing nos Negócios

Interview (newspaper / magazine)

Activity description Newspaper / Forum
2022 Artigo “O passado e o presente futuro: quem será o consumidor ao acordar?" Vida Económica
2021 Artigo "O cliente não tem sempre razão, mas tem sempre EMOÇÃO!" Vida Económica
Distinctions

Award

2008 Prémio de Mérito Académico - Melhor Aluno de Comunicação Social
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal

Other distinction

2021 Nomeação para O Prémio - Global Teacher Prize Portugal
Global Teacher Prize Portugal, Portugal