Identification
Personal identification
- Full name
- Margarida da Silva Damião de Serpa
- Gender
- Female
Citation names
- Serpa, M. S. D.
- Serpa, Margarida S. D.
- Serpa, Margarida D.
- Serpa, M.
- Serpa, M. D.
Author identifiers
- Ciência ID
- 6117-D1ED-F277
Websites
- http://www.uac.pt (Professional)
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2005
Concluded
|
Educação (Doutoramento)
Universidade dos Açores, Portugal
"Avaliação da aprendizagem escolar. Perspectivas de professores do ensino básico" (THESIS/DISSERTATION)
|
Muito Bom, louvor, unanimidade |
1985 - 1988
Concluded
|
Patologia da Linguagem, Voz e Fala (Graduado)
Universidade Pontifícia de Salamanca, Spain
|
|
1985 - 1986
Concluded
|
Doutoramento em Ciências da Educação - conclusão de unidades curriculares (Doctor)
Universidade Pontifícia de Salamanca, Spain
|
|
1978 - 1983
Concluded
|
Filosofia e Ciências da Educação, Secção de Pedagogia (Graduado)
Universidade Pontifícia de Salamanca, Spain
"Las diferencias entre sexos" (THESIS/DISSERTATION)
|
Affiliation
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2005/01 - Current | Assistant Professor (University Teacher) | Universidade dos Açores, Portugal |
1995/06 - 2005/01 | Assistant (University Teacher) | Universidade dos Açores, Portugal |
1984/10 - 1985/10 | Trainee Assistant (University Teacher) | Universidade dos Açores, Portugal |
Positions / Appointments
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2011/10 - 2013/10 | Director de Unidade DCE | Universidade dos Açores, Portugal |
Others
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
1989/10 - 1995/06 | Outra Situação (Docente Universitário) | Universidade dos Açores, Portugal |
1983/10 - 1984/10 | Outra Situação (Docente Universitário) | Universidade dos Açores, Portugal |
Projects
Contract
Designation | Funders | |
---|---|---|
2019 - 2020 | Estudo de identificação das perspetivas dos principais intervenientes nos CATL (Estudo2)
0937 - (PS) CATL II (CICS)
Researcher
Universidade dos Açores Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais Pólo da Universidade dos Açores, Portugal
|
Secretaria Regional da Solidariedade Social (SRSS)
Ongoing
|
Other
Designation | Funders | |
---|---|---|
2016 - Current | O MEM como rede social – dimensões relacionais e pedagógicas
Sem Financiamento
Researcher
Universidade dos Açores, Portugal
|
Ongoing
|
2009/07 - 2012/06 | Projecto " GenARE- Generations of Azoreans and renewable energy: A Comparative Study"
MIT Portugal
Researcher
Universidade dos Açores, Portugal
|
Concluded
|
2007/03 - 2010/03 | Projecto APPLE – Avaliação e Intervenção em Problemas Promotores de Aprendizagens
DRCT (M2.1.2/I/030/2006)
Principal investigator
Universidade dos Açores, Portugal
|
Concluded
|
2007/01 - 2009/12 | Projecto ECE – Escolas, Contextos e Experiências
DRCT (M2.1.2/I/032/2006)
Researcher
Universidade dos Açores, Portugal
|
Concluded
|
Outputs
Publications
Book |
|
Book chapter |
|
Conference abstract |
|
Conference paper |
|
Conference poster |
|
Edited book |
|
Journal article |
|
Newspaper article |
|
Report |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2019/07/02 | A avaliação promotora de sucesso educativo | 2º ciclo de conferências “Liceu d’Antero”
Escola Secundária Antero de Quental (Ponta Delgada, Portugal)
|
2018 | Exploring Azorean Traditions in Kindergarten and School | International Scientific Conference The role of tradition in early childhood
University of Oradea (Oradea, Romania)
|
2016/01/22 | A avaliação como suporte das aprendizagens | IX JORNADAS DA INFÂNCIA – LUGAR À VOZ DA CRIANÇA
C.A.S.A. (Ribeira Grande, Portugal)
|
2015/06 | Currículo, políticas curriculares e avaliação | Ciclo de Conferências - Currículo escolar - Uma questão essencialmente política?
SPRA (Ponta Delgada, Portugal)
|
2015/01 | Contributos para a compreensão das relações entre diferentes tipos de avaliação das aprendizagens | XXII COLÓQUIO AFIRSE PORTUGAL
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2014/09 | Controvérsias nas Práticas de Avaliação do Desempenho Docente | II Encontro Regional "PARTILHAR BOAS PRÁTICAS DE ENSINO
Universidade dos Açores (Ponta Delgada, Portugal)
|
2014/09 | Avaliação Interativa no Discurso de Docentes e em Práticas de Estagiários | II Encontro Regional PARTILHAR BOAS PRÁTICAS DE ENSINO
Universidade dos Açores (Ponta Delgada, Portugal)
|
2013 | Relações entre Avaliação e Trabalhos de Casa | Jornadas Lúdico-Pedagógicas
Santa casa da Misericórdia de Vila Franca do Campo ( "Vila Franca do Campo", Portugal)
|
2013 | Linhas de investigação e projetos em curso em Educação e Psicologia na UAc | Ciência nos Açores, que futuro?
SRECC (Ponta Delgada, Portugal)
|
2012 | The Green Generation Contest: Generations of Azoreans and Energy Efficiency | International Workshop on Energy and Efficiency for a More Sustainable World
Universidade dos Açores (Ponta Delgada, Portugal)
|
2012 | Energia e a dinâmica de gerações nos Açores: um estudo comparativo | IX Encontro de Sociologia dos Açores “Velhas e Novas Tendências Populacionais”
Universidade dos Açores (Ponta Delgada, Portugal)
|
2012 | Perspetivas de alunos sobre o desenvolvimento do currículo | XIX Colóquio da AFIRSE/AIPELF
AFIRSE/AIPELF (Lisboa, Portugal)
|
2012 | Experiencias de Formación del Profesorado en el Marco de Bolonia | Programa Erasmus
Universidad de Santiago de Compostela - Sección de Lugo (Lugo, Spain)
|
2012 | Resolução de problemas: um modo de concretização do currículo | XIX Colóquio da AFIRSE/AIPELF
AFIRSE/AIPELF (Lisboa, Portugal)
|
2011 | Estudo das perspetivas de educadores de infância sobre a avaliação e sua relação com o desenvolvimento profissional do investigador | Encontro Internacional de Educação, Currículo e Didácticas
Universidade dos Açores (Ponta Delgada, Portugal)
|
2010 | Relações entre as avaliações da aprendizagem e da escola | 2.º Colóquio de Avaliação de Escolas
(Universidade dos Açores, Portugal)
|
2010 | A avaliação como instrumento de aprendizagem |
Escola Básica Integrada de Lagoa (Lagoa, Portugal)
|
2009 | Percepção de alunos sobre factores contextuais associados à aprendizagem e ao comportamento disciplinar | Colóquio intitulado Desigualdades no Sistema Educativo: Percursos, Transições e Contextos
Universidade dos Açores (Universidade dos Açores, Portugal)
|
2009 | Students perspectives on itself and on the school work | 11th International Conference on EDUCATION - ATINER
ATINER (Athens, Greece)
|
2009 | Análise Classificatória Hierárquica no Contexto da Identificação de Aspectos do Funcionamento do Aluno | no XVI Congresso JOCLAD - Classification and Data Analysis Journeys
JOCLAD (Faro, Portugal)
|
2009 | Evaluative Scales of the student’s functioning: Two instruments to support teaching | International Conference of Education, Research and Innovation - ICERI
ICERI (Madrid, Spain)
|
2009 | Dimensões do funcionamento do aluno: implicações para o trabalho na escola | XVII Colóquio da AIPELF/AFIRSE
AIPELF/AFIRSE (Lisboa, Portugal)
|
2009 | Students’ perspectives on themselves and on school work – Contributing to the construction of evaluation scales | 11th International Conference on EDUCATION - ATINER
ATINER (Atenas, Portugal)
|
2008 | Problemas dos alunos: uma abordagem exploratória. | Colóquio Escola & Resolução de Problemas, realizado a 5 de Abril, em
Universidade dos Açores (Ponta Delgada - Açores, Portugal)
|
2008 | Particularidades na construção de sistemas de categorias em resolução de problemas | Colóquio Internacional em “Sistémica Qualitativa”
Universidade dos Açores (Ponta Delgada, Portugal)
|
2007 | Educar resolvendo problemas com os alunos | IX Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía
Universidade da Corunha/Universidade do Minho (Corunha, Spain)
|
2007 | Contextos de escolarização e sucesso da experiência escolar dos alunos: o mapeamento dos Açores | IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – Educação para o sucesso: políticas e actores
(Funchal, Portugal)
|
2006 | Realidades docentes em avaliação da aprendizagem. | XIV Colóquio da AFIRSE/AIPELF
AFIRSE/AIPELF (Lisboa, Portugal)
|
Supervision
Thesis Title Role |
Degree Subject (Type) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2019 - Current | Estratégias de Promoção do Desenvolvimento do Sentido de Número na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Co-supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2017 - 2019 | O Número e a Forma numa interligação de conteúdos no processo de aprendizagem na Educação Pré-Escolar e no Ensino Básico
Co-supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2017 - 2019 | Potencialidades e Dificuldades das Aprendizagens Individual e em Grupo na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2016 - 2018 | Da Experiência de Estágio em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico às Perceções do Erro na Aprendizagem
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2015 - 2017 | Práticas educativas em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico e o papel do feedback na sua reorientação
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2015 - 2017 | Currículo e valores veiculados na Educação de Infância e no 1.º ciclo do Ensino Básico
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2015 - 2017 | O ensino-aprendizagem na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico e dificuldades e erros das crianças em matemática
Co-supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2014 - 2017 | Práticas Formativas e Avaliação das Aprendizagens em História e Geografia em Contexto de Estágio Pedagógico
Supervisor
|
Ensino de História e de Geografia no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino (Master)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2014 - 2016 | Da Docência de Estagiário em História e Geografia ao Papel do Erro na Avaliação e na Aprendizagem
Supervisor
|
Ensino de História e de Geografia no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino (Master)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2014 - 2015 | Visão sobre as aprendizagens das crianças e o que estas dizem sobre o que aprendem na escola
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2014 - 2015 | O currículo nos processos de ensino-aprendizagem e procedimentos de avaliação dos alunos na Educação Pré-Escolar e no 1.º
Ciclo do Ensino Básico
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2013 - 2015 | Dificuldades inerentes à aprendizagem na Língua Portuguesa na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico
Co-supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2013 - 2015 | Contributos do coordenador do departamento de ciências experimentais na avaliação e desenvolvimento profissional dos professores
Co-supervisor
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Master)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2012 - 2014 | Intervenção Pedagógica do Futuro Educador/Professor e Avaliação Interativa nas Práticas de Estagiários e no Discurso de Docentes
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2013 - 2013 | Necessidades de formação em educação para a saúde em contexto escolar. Contributos para os currículos de enfermagem.
Co-supervisor
|
Doutoramento em Educação/ Desenvolvimento Curricular (PhD)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2013 - 2013 | Abordagens à escrita: relações entre programas de ensino, manuais escolares e processos de produção de texto
Co-supervisor
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Master)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2013 - 2013 | Práticas de ensino e abordagem aos afetos e às emoções na Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
Co-supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2013 - 2013 | Práticas educativas do futuro educador/ professor e promoção da autoestima dos alunos
Co-supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2013 - 2013 | Aprendizagem escolar e sua avaliação em educação de infância e 1.º ciclo
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2013 - 2013 | Processos supervisivos do avaliador do desempenho docente nas Ciências
Supervisor
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Master)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2013 - 2013 | Auto-regulação em crianças do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2013 - 2013 | A Perspectiva da comunidade docente sobre a relação entre a Auto-avaliação da Escola e o seu Projecto Curricular. Um Estudo
de Caso numa Escola Básica e Secundária
Co-supervisor
|
Mestrado em Educação (Master)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2011 - 2013 | Projetos educativos e sua avaliação na intervenção em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do EB
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2012 - 2012 | A Educação como promotora do desenvolvimento do raciocínio
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2012 - 2012 | Práticas educativas e jogo como instrumento de aprendizagem no pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2012 - 2012 | Desenvolvimento da linguagem oral em contexto pré escolar e primeiro ciclo do ensino básico
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2012 - 2012 | Educação básica e aprendizagem cooperativa
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2011 - 2011 | A escola e o CATL: Dois mundos para a mesma criança? Um Estudo de caso com crianças de 1º ciclo do ensino básico
Supervisor
|
Mestrado em Psicologia da Educação (Master)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2010 - 2010 | A Expressão e Educação Físico-Motora como Instrumento Didáctico-Pedagógico no desenvolvimento de aprendizagens significativas
no Pré-Escolar e no 1º Ciclo
Co-supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2010 - 2010 | A Prática Educativa e a Diferenciação como meio de promover o sucesso educativo
Supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2009 - 2009 | Direcção de Turma e Tutoria. Contributos da Supervisão
Supervisor
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Master)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2008 - 2008 | Avaliação em Educação Pré-Escolar: perspectivas de educadores de Infância cooperantes e não cooperantes
Supervisor
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Master)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2008 - 2008 | O trabalho de projecto na sala de aula. Estratégias de intervenção pedagógica
Co-supervisor
|
Mestrado em Educação (Master)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2008 - 2008 | A interacção comportamental das crianças quanto às regras de convivência face aos seus pares e ao professor
Supervisor
|
Mestrado em Educação (Master)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2007 - 2008 | Transição do Pré-Escolar para o Ensino Básico. Interacção da criança com os seus pares e o professor
Supervisor
|
Universidade dos Açores, Portugal
|
Event organisation
Event name Type of event (Role) |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2012 - 2012 | "Geração Verde"
Call (Other)
|
MIT PORTUGAL - FCT - Universidade dos Açores, Portugal |
2011 - 2011 | II Encontro de Currículo e Didáticas
Meeting (Member of the Organising Committee)
|
Universidade dos Açores, Portugal |
2008 - 2008 | Escola e Resolução de Problemas
Meeting (Other)
|
Direção Regional da Ciência e Tecnologia/DRCT, Portugal |
Jury of academic degree
Topic Role |
Candidate name (Type of degree) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2016 | A importância dos manuais escolares de história e de geografia no ensino e na aprendizagem: perspetivas de alunos, professores e pais | Carlos Fernando Machado Costa (Master)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2016 | As questões de género nos materiais Pedagógico-Didáticos ao serviço do ensino de História e Geografia | Débora da Conceiçao Cardoso Martins (Master)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2016 | A comunicação verbal na aprendizagem da matemática na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico | Vanessa Viveiros Amaral Freitas (Master)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2016 | Teorias curriculares, modelos de planificação e suas implicações no ensino da história e da geografia | Pedro Miguel Silva Cordeiro (Master)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2015/10 | Avaliação do desempenho docente e desenvolvimento profissional dos professores de Ciências: o papel do coordenador de departamento
(Thesis) Main arguer
|
Maria João Moreira Tavares da Silva (Master)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2015 | A construção de experiências de aprendizagem promotoras da diferenciação curricular na Educação Pré-Escolar e no 1.º ciclo do Ensino Básico: contributos para a reflexão sobre os processos de tomada de decisão | Maria do Carmo Oliveira Cabral Silva (Master)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2015 | O questionamento em sala de aula: práticas educativas e curriculares na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico | Cláudia Maria Medeiros Galego (Master)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2015 | O Desenvolvimento da Expressão Oral no Jardim-de-Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico | Mariana Ferreira Simões (Master)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2014/06/30 | Competências associadas ao ensino das Ciências no âmbito da Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
(Thesis) Main arguer
|
Fátima Margarida Costa Sardinha (Master)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2014 | Abordagens ao desenvolvimento de competências científicas em contexto Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | Telma Filipa Rodrigues Santos (Master)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2014 | A resolução de problemas e o cálculo mental na Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | Rui Filipe Meireles Ferreira (Master)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2014 | As práticas educativas em contexto Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico: A consciências fonológica e a aprendizagem da leitura | Vanessa Sofia da Roias Cordeiro (Master)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2013 | A resolução de problemas como processo matemático promotor de aprendizagens. Uma reflexão em contexto de estágio | Marie Stephanie Moreira Cabral (Master)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2013 | A incidência da avaliação sumativa externa (Provas de aferição) nas práticas docentes do 1.º ciclo do ensino básico e nos projetos curriculares de turma | Sandra Andreia de Pinho Leite (Master)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2013 | A resolução de problemas, no âmbito do ensino das ciências, em contexto pré-escolar e ensino do 1.º cilco EB | Teresa Jacob (Master)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2012 | À Descoberta da Profissão Docente – Cultura de Escola e Aprendizagem Profissional do Professor do 1º Ciclo do Ensino Básico | Adolfo Fernando da Fonte Fialho (PhD)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2012 | O desenvolvimento das Expressões na escola. Olhares de Educadores e Professores do 1.º CEB | Ana Maria Miranda Melo (Master)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2012 | O Ensino da Matemática na Educação Pré-escolar e no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | Sra Saraiva Fogaça da Mata (Master)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2012 | Educação ambiental: Identificação e resolução de problemas conducentes à sustentabilidade – Uma intervenção no âmbito do Pré-Escolar e 1.º ciclo do ensino básico | Cidália Silva Arruda (Master)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2012 | A Gestão de Conflitos na Promoção do Desenvolvimento de Capacidades: Relatos, em Contexto de Prática Supervisionada | Paulo César Cabral Silva (Master)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2012 | Da experiência de estágio no pré-escolar e 1.º ciclo ao contributo da interdisciplinaridade na educação para a cidadania | Rita Maria da Silva Medeiros (Master)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2011 | Inspecção em educação: controlo e/ou supervisão? | Ana Gamboa (Master)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2011 | Experiências de supervisão pedagógica: Contributos para o desenvolvimento profissional dos professores cooperantes do 1.º ciclo EB | Ana Oliveira Alves (Master)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2011 | Apropriação escolar da vertente de formação do programa de informatização educativa escolas digitais. Formação nas escolas digitais | Ana Rosa Almeida Faria Furtado (Master)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2011 | O ensino das ciências no 1.º ciclo do ensino básico. Intervenção pedagógica no âmbito da temática “Os vulcões” | Telma Teves (Master) |
2011 | A motivação no sucesso educativo: Dinâmicas em contexto Pré-Escolar e 1.º ciclo | Ana Isabel de Mesquita Correia Carvalho Martins (Master)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2011 | Transversalidade da aprendizagem na escola: A linguagem e a leitura como factores de integração das aprendizagens | Fábio Goulart (Master)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2011 | As potencialidades didácticas das actividades da área das expressões | Nemésia Furtado (Master)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2011 | Leitura | Pedro Gago da Câmara Costa (Master)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2011 | Uma intervenção em contexto educativo. A Expressão musical e o Ensino da Educação Pré-Escolar e Escolar | Rita de Lima Pereira (Master)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2011 | Escola e formação integral. As Expressões artísticas e a educação e expressão Físico-Motora no contexto educacional | Verónica Fialho Pereira (Master)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2008 | A abordagem à leitura e à escrita no Jardim de infância: concepções e práticas dos educadores de infância. | Ana Isabel da Silva Santos (PhD)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2007 | A avaliação do processo de formação, uma estratégia formativa? Da análise das práticas ao esboço de um modelo de formação | Teresa Maria de Sousa dos Santos Leite (PhD)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2007 | Fama e Proveito da Formação | Jorge Manuel de Almeida Moreira Branquinho Lopes (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2007 | Enunciados dos exames nacionais e enunciados dos testes sumativos de Português do 12º ano: uma análise comparativa. | Cristina Maria Fernandes Teixeira Martins das Neves (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2007 | Etnobotânica de São Jorge: valores, recursos e sustentabilidade | Ana Maria Pires Estrela Vilela (Master)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2006 | Mastery Learning e Resolução de Problemas: efeitos de uma estratégia LFM em dois níveis diferenciados de resolução de problemas | Teresa Margarida de Jesus Duarte Azevedo Neves Nunes (Master)
Universidade dos Açores, Portugal
|
2006 | Inteligência Emocional | Gidélia Alencar da Silva (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2006 | Abordagem curricular por competências no ensino superior: um estudo exploratório nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Economia no Estado da Bahia – Brasil | António Carlos Ribeiro da Silva (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2006 | As perspectivas dos educadores de infância sobre a formação contínua. Contributo para o estudo do impacto da formação contínua na acção educativa. Estudo exploratório | Maria Paula Monteiro Leitão de Aguiar (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2005 | Gerir o currículo na encruzilhada das diferenças: contributos para a conceptualização da diferenciação curricular | Francisco José Rodrigues Sousa (PhD)
Universidade dos Açores, Portugal
|
Association member
Society Organization name | Role | |
---|---|---|
2017 - Current | Rede ACIP Asociación Científica Internacional de Psicopedagogía | Asociado |
2015 - Current | Universidade dos Açores, CICS.UAc/CICS.NOVA.UAc | Membro colaborador |
2014 - Current | AFIRSE Portugal | Membro fundador |
2009/07 - 2013/12 | Centro de Estudos Sociais da Universidade dos Açores/ CES-UAC |
Committee member
Activity description Role |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2015/09 - Current | Congresso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía
Member
|
Universidade da Coruña, Spain |
2008 - Current | Conselho Editorial da Revista Estudios e Investigación en Psicologia y Educación
Member
|
Universidade da Coruña, Spain Universidade do Minho, Portugal |
2011/10 - 2013/11 | Membro de Conselho Científico UAc
Member
|
Universidade dos Açores, Portugal |
2009/10 - 2013/10 | Membro de Comissão Científica do DCE
Member
|
Universidade dos Açores, Portugal |
2009/10 - 2013/10 | Outro
Other
|
Universidade dos Açores, Portugal |
2009/07 - 2011/09 | Consultor
Advisor / Consultant
|
Universidade dos Açores, Portugal |
Conference scientific committee
Conference name | Conference host | |
---|---|---|
2019 - 2019 | VI Encontro Internacional de Jovens Investigadores. Investigação, Engajamento e Emancipação Humana | UNEB, Salvador - Brasil |
2017 - 2017 | III Encontro Internacional de Jovens Investigadores. Investigar para transformar | Centro de Humanidades da UECE, Fortaleza - Brasil |
2017 - 2017 | XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia | Universidade do Minho |
2015 - 2015 | XIII Congresso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía | Universidade da Coruña |
2009 - 2009 | X Congresso Galego-Português de Psicopedagogia | Universidade do Minho |
2009 - 2009 | Formação e Trabalho: Diálogos e Práticas em Contexto | Universidade dos Açores |
Course / Discipline taught
Academic session | Degree Subject (Type) | Institution / Organization | |
---|---|---|---|
2013/09 - Current | Seminário II | Educação (Doutoramento) | Universidade dos Açores, Portugal |
2013/02 - 2013/07 | Seminário I | (Outros) | Universidade dos Açores, Portugal |
2012/09 - 2013/01 | Avaliação Educacional | (Outros) | Universidade dos Açores, Portugal |
2012/09 - 2013/01 | Avaliação Educacional | (Outros) | Universidade dos Açores, Portugal |
2012/02 - 2012/07 | Seminário I | (Outros) | Universidade dos Açores, Portugal |
2011/09 - 2012/01 | Avaliação Educacional | (Outros) | Universidade dos Açores, Portugal |
2011/09 - 2012/01 | Seminário II | (Outros) | Universidade dos Açores, Portugal |
2011/02 - 2011/07 | Seminário I | (Outros) | Universidade dos Açores, Portugal |
2011/02 - 2011/07 | Avaliação da Formação | (Outros) | Universidade dos Açores, Portugal |
2011/02 - 2011/07 | Metodologia do Ensino em Educação de Infância/ 1º Ciclo E.B. | (Outros) | Universidade dos Açores, Portugal |
2010 - 2010 | Workshop – A avaliação como instrumento de aprendizagem | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Escola Básica Integrada de Lagoa, Portugal |
2008 - 2008 | Oficina de Formação - Escola e Resolução de Problemas | Especialização (Curso médio) | Secretaria Regional da Educação e Cultura (DREF/ DRCT) e Universidade dos Açores, Portugal |
2008 - 2008 | Organização da Oficina de Formação - Escola e Resolução de Problemas | Especialização (Curso médio) | Secretaria Regional da Educação e Cultura (DREF/ DRCT) e Universidade dos Açores, Portugal |
Journal scientific committee
Journal title (ISSN) | Publisher | |
---|---|---|
2005/02/01 - 2013/12/29 | Revista Arquipélago - Ciências da Educação | |
1998/01/02 - 2013/12/29 | Revista Arquipélago - Ciências da Educação |