???global.info.a_carregar???
Identification

Personal identification

Full name
Jesus Maria Angélica Fernandes Sousa

Citation names

  • Sousa, Jesus Maria

Author identifiers

Ciência ID
6213-31CC-FF2E
ORCID iD
0000-0002-1931-8858
Education
Degree Classification
1996
Concluded
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Major in Outra:Formação de Professores
Universidade da Madeira, Portugal
"A Dimensão Pessoal na Formação de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico na Madeira" (THESIS/DISSERTATION)
1990/12 - 1995/12
Concluded
Lettres et Sciences Humaines (Doctorat)
Major in Éducation
Université de Caen Basse-Normandie UFR Sciences de l'Homme, France
"La dimension personnelle dans la formation des enseignants de l'enseignement de base du 1er cycle à Madère" (THESIS/DISSERTATION)
Très honorable avec félicitations
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2004/11/02 - Current Full Professor (University Teacher) Universidade da Madeira Centro de Investigação em Educação, Portugal
2001/01 - 2004/11 Associate Professor (University Teacher) Universidade da Madeira, Portugal
Universidade da Madeira, Portugal
1998/02 - 2001/01 Assistant Professor (University Teacher) Universidade da Madeira, Portugal
Universidade da Madeira, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2016 - 2019 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Universidade da Madeira, Portugal
2013 - 2019 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Universidade da Madeira, Portugal
2013 - 2016 Conselho geral ou orgão correspondente Universidade da Madeira, Portugal
2004 - 2016 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Universidade da Madeira, Portugal
Universidade da Madeira Centro de Investigação em Educação, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2023/10/10 - Current HAWKING - Harvesting (digital) Alternation in Ways that Knock-down Inaccessibility of New Generations
ERASMUS-EDU-2022-CBHE-STRAND-1
Researcher
Universidade da Madeira Centro de Investigação em Educação, Portugal
Ongoing
2021/05/05 - Current STATUS – Steering Transition and Advancement of Tertiary Underrepresented Students
2021-1-SK01-KA220-HED-000023528
stakeholder (consultora)
Universidade da Madeira, Portugal
Ongoing
2023/03/01 - 2026/02/28 Avaliação e Promoção da Cultura Ambiental no Ensino Superior
2022.03754.PTDC
Universidade da Madeira, Portugal

Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Max-Planck-Institut fur Dynamik komplexer technischer Systeme, Germany

Universidade do Minho, Portugal

Universidade da Beira Interior, Portugal

Universidade do Algarve, Portugal

Universidade do Minho Laboratório de Paisagens Património e Território, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Ongoing
2021/10/20 - 2025/10/20 BELONG - Better Education through long-term investment into inclusiveness and student & staff wellbeing
2021-1-SK01-KA220-HED-000023528
Researcher
Universidade da Madeira Centro de Investigação em Educação, Portugal
Ongoing
2018/09 - 2022 REIMac (Rede Educativa Interdisciplinar para a Conservação da Natureza na Macaronésia)
MAC2/4.6d/349
Principal investigator
Universidade da Madeira Centro de Investigação em Educação, Portugal
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação em Educação
UID/CED/04083/2019
Universidade da Madeira, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2014/01/01 - 2015/03/31 Projecto Estratégico - UI 4083 - 2014
PEst-OE/CED/UI4083/2014
Universidade da Madeira, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 4083 - 2011-2012
PEst-OE/CED/UI4083/2011
Universidade da Madeira, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded

Other

Designation Funders
2019 - Current CIE-UMa
UIDB/04083/2020
Researcher
Outputs

Publications

Book
  1. Sousa, Jesus Maria. Teorias Críticas e Pós-Críticas do Currículo. Uma reflexão a duas. Funchal, Portugal: Imprensa Académica. 2022.
    Published
  2. Sousa, Jesus Maria. Construindo investigação em Ciências da Educação. Os doutoramentos portugueses com Louis Marmoz.. Lisboa, Portugal: EDUCA. 2018.
    Published
  3. Sousa, Jesus. Il professore come persona. 2007.
  4. Sousa, Jesus. Educação: textos de intervenção. 2004.
  5. Sousa, Jesus. O Professor como Pessoa. 2000.
Book chapter
  1. Sousa, Jesus Maria. "Currículo e etnografia da educação: um diálogo necessário". Portugal: Universidade da Madeira, Centro de Investigação em Educação,
  2. Mendonça, Deolinda; Sousa, Jesus Maria. "Um estudo etnográfico numa organização educativa: a influência da liderança no contexto escolar". Portugal: Universidade da Madeira, Centro de Investigação em Educação,
  3. Sousa, Jesus Maria; Fino, Carlos Nogueira. "Portugal: das portugiesische bildungssystem". Portugal: Schneider Verlag Hohengehren,
  4. Sousa, Jesus Maria. "A inadequação da escola num cenário de transição paradigmática". Portugal: Edições ASA,
  5. Fino, Carlos Nogueira; Sousa, Jesus Maria. "O manifesto para a educação da República: avaliar o sistema educativo no “tribunal” da praça pública?". Portugal: Universidade de Aveiro,
  6. Sousa, Jesus Maria. "Práticas investigativas na formação inicial de professores e educadores. Prefácio". In Práticas investigativas na formação inicial de professores e educadores. Santarém, Portugal: Instituto Politécnico de Santarém, 2024.
    Published
  7. Sousa, Jesus Maria. "O papel da educação no empoderamento da pessoa". Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa), 2023.
    10.34640/universidademadeira2023sousa
  8. Sousa, Jesus Maria. "A Educação Superior como Mercadoria: política econômica de estado e instrumento de formação de identidade". In Pedagogia: a ciência da educação, 184-205. Brazil, 2023.
    Published
  9. Sousa, Jesus Maria. "O papel de Paulo Freire no currículo para o desenvolvimento comunitário". Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa), 2022.
    10.34640/universidadmadeira2022sousa
  10. Sousa, Jesus Maria. "Quando a ciência dialoga com a vida no currículo". Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa), 2021.
    10.34640/universidademadeira2021sousa
  11. Sousa, Jesus Maria. "Artes no currículo: expressão ou educação?". Universidade da Madeira, Centro de Investigação em Educação, 2020.
  12. Sousa, Jesus Maria. "O Currículo à luz das exigências do séc. XXI". In Tecendo Inovação e Construindo Aprendizagem, 134-156. Olinda, Brazil: Livro Rápido Editora, 2020.
    Published
  13. Sousa, Jesus Maria. "A regulação da qualidade do ensino superior como uma questão de poder". In Avaliação (externa) da qualidade do ensino superior e autonomia científica: tensões e desafios, 15-21. Funchal, Portugal: Imprensa Académica, 2020.
    Published
  14. Sousa, Jesus Maria. "Os desafios da Universidade da Madeira". In 31 Desafios para o ensino superior. Funchal, Portugal: Imprensa Académica, 2020.
    Published
  15. Sousa, Jesus. "Currículo, Inovação e Flexibilização na perspetiva académica". In Currículo, Inovação e Flexibilização, 73-81. Santo Tirso, Portugal: De Facto Editores, 2019.
    Published
  16. Sousa, Jesus Maria. "A regulação da profissionalidade docente em andamentos". Universidade da Madeira, Centro de Investigação em Educação, 2019.
  17. Sousa, Jesus Maria. "Escola em sofrimento?". In Didática da Educação Física: Perspetivas, interrogações e alternativas, 08-17. Funchal, Portugal: Universidade da Madeira, 2018.
    Published
  18. Sousa, Jesus Maria. "O impacto do doutoramento de Caen". In Construindo investigação em Ciências da Educação. Os doutoramentos portugueses com Louis Marmoz, 99-118. Lisboa, Portugal: Educa - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2018.
    Published
  19. Sousa, Jesus. "Currículo, Fronteiras e Migrações". In Currículo, Formação e Internacionalização: Desafios Contemporâneos, 41-51. Braga, Portugal: CIEd, Instituto de educação, Universidade do Minho, 2018.
    Published
  20. Sousa, Jesus Maria; Cavalcanti, Rilva; Jófili, Zélia; Gomes, Fátima. "Círculo de cultura na classe multisseriada". In Diálogos com Paulo Freire… É tempo de quefazer, 271-293. Recife, Brazil: EDUFPE – Editora da Universidade Federal de Pernambuco, 2018.
    Published
  21. Sousa, Jesus Maria. "Currículo e cidadania". Universidade da Madeira. Centro de Investigação em Educação, 2018.
  22. Sousa, Jesus Maria; Fino, Carlos Nogueira; Sousa, Jesus. "Portugal". Portugal: Springer, 2017.
    10.1007/1-4020-4874-2_39
  23. Sousa, Jesus. "A relação de poder entre o Currículo e a Didática. O caso da Universidade da Madeira". 2017.
  24. Sousa, Jesus. "A avaliação dos cursos em ciências da educação de uma universidade da ultraperiferia: o caso da Universidade da Madeira". 2017.
  25. Sousa, Jesus. "A prática pedagógica indígena como perspectiva de inovação". In Anais do Encontro Internacional Trabalho e Perspetiva de Formação de Trabalhadores, 1469-1482. Fortaleza, Brazil: Netbiblo, 2017.
    Published • 10.4272/978-84-9745-925-9.ch2
  26. Sousa, Jesus. "Revoluções, Paradigmas e Inovação Pedagógica: provocações para um debate contemporâneo". In Anais do Encontro Internacional Trabalho e Perspetiva de Formação de Trabalhadores, 1713-1724. Fortaleza, Brazil: LABOR/UFC - Núcleo de Pesquisa em Educação Profissional - NUPEP/IFCE, Universidade Federal do Ceará, 2017.
    Published
  27. Sousa, Jesus Maria. "Educação e democracia: utopia por realizar?". Centro de Investigação em Educação, Universidade da Madeira, 2017.
  28. Sousa, Jesus Maria. "A relação de poder entre o currículo e a didática: o exemplo da UMa". CIE-UMa - Centro de Investigação em Educação, 2016.
  29. Sousa, Jesus Maria; Sousa, Jesus. "O que resta da investigação em educação em Portugal?". In A Escola Restante, 146-172. Funchal, Portugal: CIE-UMa - Centro de Investigação em Educação, 2015.
    Published
  30. Sousa, Jesus. "O currículo e a identidade cultural". 2015.
  31. Sousa, Jesus. "A Resposta de Jesus Maria Sousa, José Sílvio Fernandes, Ana Catarina Fernando, Helder Arsénio Lopes". 2015.
  32. Sousa, Jesus. "Estado Mínimo-Escola Mínima: Como fica o Currículo?". 2014.
  33. Sousa, Jesus; Sousa, Jesus Maria; Fino, Carlos. "O pecado original do currículo". Portugal: UTAD, 2014.
  34. Sousa, Jesus. "Lehrerbildung in Frankreich, Italien, Spanien und Portugal". 2014.
  35. Sousa, Jesus Maria. "Estado mínimo - escola mínima: como fica o currículo?". CIE-UMa - Centro de Investigação em Educação, 2014.
  36. Mendes, Guida; Sousa, Jesus Maria. "Políticas de educação de infância: a educação primeiro". Universidade da Madeira, Centro de Investigação em Educação, 2013.
  37. Sousa, Jesus Maria. "Artes no Currículo: Expressão ou Educação?". In Educação. Artes, Cultura. Discursos e Práticas, 83-92. Funchal, Portugal: CIE-UMa, 2012.
    Published
  38. Sousa, Jesus Maria. "Currículo-como-vida". Editora CRV, 2012.
Conference paper
  1. Soares, Rogéria; Sousa, Jesus Maria. "A responsabilidade social nos sistemas de regulação e avaliação da qualidade do ensino superior no Brasil e em Portugal". 2022.
  2. Sousa, Jesus Maria. "(Re)thinking education out of the box". Paper presented in IEEE 4th International Conference on Universal Village UV 2018, Boston, 2018.
    10.1109/uv.2018.8709305
  3. Sousa, Jesus Maria; Sousa, Jesus. "O percurso do CIE-UMa". 2015.
    O percurso do CIE-UMa / Jesus Maria Sousa . - Funchal, 2015. - 167 p.: il.; 21 cm. - In: Atas do 1º Encontro de alunos investigadores de ciências da educação/ org. António V. Bento, Nuno Fraga. - Funchal: CIE-UMa - Centro de Investigação em Educação, 2015
  4. Sousa, Jesus Maria; Fino, Carlos. "O pecado original do currículo". 2014.
  5. Sousa, Jesus Maria. "Que professor no futuro? A técnica de scenario planning". 2013.
  6. Sousa, Jesus Maria. "The ethnography of education as a new path for curriculum studies". 2013.
  7. Sousa, Jesus Maria. "Curriculum studies in Europe: future directions". 2013.
  8. Sousa, Jesus Maria. "The ethnography of education as a new path for curriculum studies". 2013.
  9. Sousa, Jesus Maria. "Trabalho docente: contextos e práticas. Professor de outrora, professor de agora.". 2011.
  10. Fraga, Nuno Silva; Sousa, Jesus Maria. "A dimensão europeia da educação: percursos alternativos de acolhimento". 2009.
  11. Sousa, Jesus Maria. "Que espaço para o professor na definição de políticas educativas e curriculares?". 2008.
  12. Sousa, Jesus Maria; Fino, Carlos Nogueira. "Inovação e incorporação de novos saberes: o desenho curricular de um mestrado em inovação pedagógica". 2007.
  13. Sousa, Jesus Maria. "A etnografia ao serviço do currículo". 2007.
  14. Sousa, Jesus Maria. "Que currículo para a pós-modernidade?". 2007.
  15. Sousa, Jesus Maria; Fino, Carlos Nogueira. "Distribuição de uma "biblioteca essencial de literatura madeirense" pelas escolas da RAM: legitimidade ou arbitrariedade curricular?". 2005.
  16. Sousa, Jesus Maria. "Walls to be demolished: a reflection from a critical perspective". 2003.
  17. Sousa, Jesus Maria; Fino, Carlos Nogueira. "Portugal: manifest for the republic education or teacher education under scrutiny". 2002.
  18. Sousa, Jesus Maria. "O papel do professor face à tensão entre globalização e diversidade". 2002.
  19. Sousa, Jesus Maria. "As dinâmicas do global e do particular: o dilema do currículo". 2002.
  20. Sousa, Jesus Maria. "Em busca de uma teoria da pessoa: relato de uma investigação". 2002.
  21. Sousa, Jesus Maria; Fino, Carlos Nogueira. "As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional". 2001.
  22. Sousa, Jesus Maria. "Currículos alternativos: um olhar etnográfico". 2000.
  23. Sousa, Jesus Maria. "Les scénarios: un sens projectif pour l’organisation de l’enseignement". 2000.
  24. Sousa, Jesus Maria. "The portuguese experience". 1999.
  25. Sousa, Jesus Maria. "La dimension personnelle dans la formation des enseignants". 1998.
  26. Sousa, Jesus Maria. "Investigação em educação: novos desafios". 1997.
  27. Sousa, Jesus Maria. "La dimension personnelle dans l’identité de l’enseignant. Les représentations des acteurs dans le monde de formation". 1996.
Edited book
  1. Rodrigues, Liliana; Sousa, Jesus Maria. Educação e desenvolvimento comunitário. Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa). 2023.
    10.34640/universidademadeira2023rodriguesousa
  2. Sousa, Jesus Maria. Avaliação (externa) da qualidade do ensino superior e autonomia científica: tensões e desafios. Funchal, Portugal: Imprensa Académica. 2020.
    Published • Editor
  3. Fino, Carlos Nogueira; Sousa, Jesus Maria. (Contra) tempos de educação e democracia, evocando John Dewey. CIE-UMa - Centro de Investigação em Educação. 2017.
  4. Fino, Carlos Manuel Nogueira ; Sousa, Jesus Maria. Pesquisar para mudar (a educação). 2011.
Encyclopedia entry
  1. Sousa, Jesus. "Escola Superior de Educação". In Grande Dicionário Enciclopédico da Madeira., 2018.
    Published
Journal article
  1. Sousa, Jesus Maria. "Políticas Públicas do Ensino Superior Universitário Português: a compreensão dos significados que os significantes carregam em si". Revista de Administração Educacional (2024):
    Open access • In press
  2. Sousa, Jesus Maria. "Duas Faces de uma Mesma Moeda: estudo de caso comparado das percepções discentes de duas universidades públicas, uma de Portugal e uma do Brasil, sobre a avaliação da qualidade do ensino superior". Revista Brasileira de Educação (RBE) (2024):
    Open access • In press
  3. Sousa, Jesus Maria. "A ruptura de paradigma na educação". RIAICES, Universidad de Oviedo 5 1 (2023): 81-85.
    Open access • Published
  4. Sousa, Jesus Maria. "The Feeling of Belonging and Inclusion in a European Outermost University". Asian Journal of Education and Social Studies 45 4 (2023): 36-46.
    Open access • Published
  5. Sousa, Jesus Maria. "Educação escolar quilombola: perspectivas de práticas pedagógicas inovadoras no contexto de uma escola no interior da Bahia". Brazilian Journal of Development 9 5 (2023): 16049-16065.
    Published
  6. Gregório Magno de Vasconcelos de Freitas; Jesus Maria Angélica Fernandes Sousa; Liliana Maria Gonçalves Rodrigues de Góis. "Educação para a proteção civil: políticas e práticas em Portugal". Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo (2022): https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49145.
    10.47149/pemo.v4.e49145
  7. Sousa, Jesus Maria. "Admirável mundo pós-moderno: que futuro para a educação?". (2020): http://hdl.handle.net/10400.13/4248.
  8. Sousa, Jesus Maria; Chilcoat, George W.; Ligon, Jerry A.. "Aiming at an Emancipatory Curriculum". Education Journal 8 3 (2019): 89-96. http://www.sciencepublishinggroup.com/journal/archive.aspx?journalid=196&issueid=-1.
    Published • 10.11648
  9. Sousa, Jesus. "Uma escola que se esgotou". Revista Mátria Digital 6 (2018): 825-839.
    Open access • Published
  10. Sousa, Jesus Maria; Sousa, Jesus. "Discutindo conceitos em torno do Currículo". Revista Tempos e Espaços em Educação 10 23 (2017): 15-25. https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/7441.
    Open access • Published • doi:10.20952/revtee.2016vl9iss17pp 15-25
  11. Sousa, Jesus Maria. "Knowledge and Curriculum Boundaries?". European Journal of Curriculum Studies 4 2 (2017): 644-655. http://pages.ie.uminho.pt/ejcs/index.php/ejcs/article/view/160.
    Open access • Published
  12. Sousa, Jesus; Sousa, Jesus Maria. "Um olhar etnográfico sobre o currículo". Práxis Educacional (2017):
  13. "Um olhar etnográfico sobre o currículo". Práxis Educacional (2017):
  14. Sousa, Jesus; Sousa, Jesus Maria. "Apresentação: Currículo, Ortodoxia e Transgressão". Revista Tempos e Espaços em Educação, vol. 9 (18) 9 18 (2016): 11-12. https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/4958.
    Published • doi:10.20952/revtee.2016vl9iss17pp 11-12
  15. Sousa, Jesus Maria; Sousa, Jesus Maria. "Repensar o Currículo como emancipador". Revista Tempos e Espaços em Educação, vol. 9 (18), 111-120 9 18 (2016): 111-120. https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/4969.
    Published • doi:10.20952/revtee.2016vl9iss17pp 111-120
  16. Sousa, Jesus Maria; Sousa, Jesus. "Currículo em tempo de mestiçagem". Revista Estudos Curriculares, 7 (1) (2016):
  17. Sousa, Jesus Maria; Sousa, Jesus. "Scenario Planning and the teacher’s future role". Asian Journal of Management Sciences & Education (AJMSE), vol. 5 (3) (2016):
  18. Sousa, Jesus Maria. "Curriculum and Didactics: a matter of power. The case of the University of Madeira". (2016): http://pages.ie.uminho.pt/ejcs/index.php/ejcs/article/view/92.
  19. "Curriculum and Didactics: a matter of power. The case of the University of Madeira". European Journal of Curriculum Studies, Vol. 02 (02), 282-296 (2016):
  20. Sousa, Jesus Maria; França, Ana Maria. "Que avaliação na educação de infância?". (2015): https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/6347.
    10.25755/int.6347
  21. Sousa, Jesus Maria. "Curriculum and didactics: a matter of power. The case of the University of Madeira". (2015): http://hdl.handle.net/10400.13/4253.
  22. Jesus Maria Sousa. "Post modernity and creation of knowledge". Journal of Education Modern Review, 4 (3) (2014): http://www.academicstar.us/onlineupload.asp?shaction=show..
  23. Sousa, Jesus Maria; França, Ana Maria; Sousa, Jesus Maria; Sousa, Jesus. "Que avaliação na educação de infância?". Revista Interacções 10 32 (2014): 40-53. https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/6347.
    Open access • Published
  24. Sousa, Jesus Maria; Sousa, Jesus Maria; Sousa, Jesus. "Avaliação Curricular e Paradigmas". Revista Tempos e Espaços em Educação 11 (2014): 09-16. https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/2557.
    Open access • Published
  25. Sousa, Jesus Maria; Jesus Maria Sousa. "Post Modernity and Creation of Knowledge". Journal of Modern Education Review 4 3 (2014): 190-199. http://hdl.handle.net/10400.13/778.
    Open access • Published
  26. Sousa, Jesus Maria. "Apresentação: Currículo, Ortodoxia e Transgressão". (2014): https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/4958.
  27. Sousa, Jesus Maria. "Professor de outrora e professor de agora". (2013): http://hdl.handle.net/10400.13/774.
  28. Sousa, Jesus Maria. "Avaliação curricular e paradigmas". (2013): http://hdl.handle.net/10400.13/4267.
    10.20952/revtee.v0i0.2557
  29. Sousa, Jesus. "L’innovation pédagogique vue de l’intérieure". Hommage à Georges Lapassade (2010):
  30. Sousa, Jesus. "As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional". Revista Educação & Cultura Contemporânea (2008):
  31. Sousa, Jesus. "Alterar o currículo: mudar a identidade". Revista de Estudos Curriculares (2003):
  32. Sousa, Jesus. "As TIC redesenhando as fronteiras do currículo". Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación (2003):
  33. Sousa, Jesus. "Os Jesuítas e a Ratio Studiorum: as raízes da formação de Professores na Madeira". Islenha (2003):
  34. Sousa, Jesus. "O olhar etnográfico da escola perante a diversidade cultural". PSI (Revista de Psicologia Social e Institucional) (2000):
  35. Sousa, J.M.. "Education policy in Portugal: Changes and perspectives". Education Policy Analysis Archives 8 (2000): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-3042573780&partnerID=MN8TOARS.
Journal issue
  1. Sousa, Jesus. "Revista Tempos e Espaços em Educação, vol. 9 (18)". Revista Tempos e Espaços em Educação (2016):
    doi:10.20952/revtee.2016vl9iss17
Magazine article
  1. Sousa, Jesus Maria. "A formação do Professor como Pessoa", Reflexõesque transformam e inspiram, 2020, https://laconexao.net.br/site/wp-content/uploads/2020/05/Reflex%C3%A3o-pedag%C3%B3gica-01-A-forma%C3%A7%C3%A3o-do-professor-como-pessoa-Jesus-Maria-Sousa-1.pdf.
  2. "A aposta na Educação Sénior. Construção de uma nova profissionalidade", Tribuna da Madeira. Educação, 2005
Preface / Postscript
  1. Sousa, Jesus Maria. "Apresentando "A corporeidade dançante do Frevo Pernambucano"". Preface to A corporeidade dançante do Frevo Pernambucano. Recife, Brazil: Editora Massagana da Fundação Joaquim Nabuco/FUNDARJ. 2021.
    Published
  2. Sousa, Jesus. "Apresentação". Preface to Pesquisa Contrastiva: da crítica à razão comparativa ao método contrário às ciências sociais e educação, 09-14. Salvador, Brazil: EDUFBA - Editora da Universidade Federal da Bahia. 2018.
    Published
  3. Sousa, Jesus Maria. "Prefácio". Preface to Teatro de Cultura Popular: uma prática teatral como inovação pedagógica e cultural no Recife (1960-1964), 22-25. Recife, Brazil: CEPE, Companhia Editora de Pernambuco. 2017.
    Published
Thesis / Dissertation
  1. Souto, Virgínia Maria de Paula Frota. "Farmácia viva como inovação pedagógica: um estudo etnográfico na Escola de Cidadania Anísio da Frota". Master, 2021. http://hdl.handle.net/10400.13/3427.
  2. Chaves, Maria do Carmo Martins da Silva Figueira. "A avaliação do desempenho docente - (im)possibilidades de desenvolvimento profissional: estudo de caso numa escola secundária". Master, 2021. http://hdl.handle.net/10400.13/3330.
  3. Soares, Rogéria Pereira Fernandes. "A3ES e SINAES/MEC: estudo comparado dos contextos institucionais e políticos de avaliação e regulação do sistema de qualidade da educação superior em Portugal e no Brasil - Sentidos e identidades dos dois lados de uma mesma moeda". PhD, 2021. http://hdl.handle.net/10400.13/4104.
  4. Pestana, Tânia Cristina Vieira. "Entre o internacional e o local: a educação de infância na encruzilhada das políticas de globalização: um estudo de caso na Ilha da Madeira". PhD, 2020. http://hdl.handle.net/10400.13/2857.
  5. Araújo, Samuel de. "A prática pedagógica de educação popular no sertão de pernambuco". Master, 2020. http://hdl.handle.net/10400.13/3127.
  6. Mendes, Guida Reis Rodrigues. "Linhas curriculares e práticas de educação de infância: um estudo pelas vozes das crianças". PhD, 2020. http://hdl.handle.net/10400.13/2726.
  7. Macedo, Suzana Benedita de. "A dinâmica de uma classe multisseriada caracteriza inovação pedagógica?". Master, 2020. http://hdl.handle.net/10400.13/3083.
  8. Araújo, Hemetério Segundo Pereira. "A prática pedagógica do teatro na formação de crianças e adolescentes no ensino fundamental: as possibilidades de uma educação transformadora". Master, 2020. http://hdl.handle.net/10400.13/2727.
  9. Silva, Luciana Maria da. "Diversidade cultural: o lugar dos etnossaberes na formação do professor". Master, 2020. http://hdl.handle.net/10400.13/2756.
  10. Santos, Francisco Miguel Azinhais Abreu dos. "Regionalização da educação e currículo. Uma questão ideológica e de afirmação de poder. O caso da Madeira em Portugal". PhD, 2020. http://hdl.handle.net/10400.13/3131.
  11. Amorim, Rosania Maria Sacramento de. "Educação escolar Quilombola na Comunidade de Santiago do Iguape/Ba: um olhar reflexivo sobre a interculturalidade e (re)construção de identidade de educandos em perspectiva inovadora". PhD, 2020. http://hdl.handle.net/10400.13/5140.
  12. Camacho, Maria José de Jesus. "Modelo de educação especial na Madeira de 1965 a 2011: conhecimento, cenários e propósitos, numa perspectiva diacrónica: um estudo na Região Autónoma da Madeira". PhD, 2019. http://hdl.handle.net/10400.13/2674.
  13. Ribeiro Junior, João Bosco dos Santos. "Amigos do Zippy: educação em busca da consciência emocional. Um estudo etnográfico". Master, 2019. http://hdl.handle.net/10400.13/2349.
  14. Padilha, Érica Oliveira Ramos de Souza. "Práticas pedagógicas de história no ensino médio em uma escola pública estadual na cidade de Bom Conselho-PE/Brasil: existe inovação pedagógica?". Master, 2019. http://hdl.handle.net/10400.13/2337.
  15. Veloso, Simone Maria Lopes. "A prática pedagógica na escola municipal indígena de educação básica do povo Pitaguary". Master, 2019. http://hdl.handle.net/10400.13/2689.
  16. Pereira, Patrícia Carla Rocha Duarte. "A capoeira na Escola Helena Araújo". Master, 2019. http://hdl.handle.net/10400.13/2691.
  17. Lopes, Aluísio Wagner de Araújo. "Inovação pedagógica numa escola pública: as práticas pedagógicas inovadoras mediadas pelas atividades da oficina Rádio Escola". PhD, 2018. http://hdl.handle.net/10400.13/2217.
  18. Oliveira, Nilzete Meyer Pinheiro. "EDISCA - Escola de Dança e Integração Social para Crianças e Adolescentes: uma prática pedagógica inovadora?". Master, 2017. http://hdl.handle.net/10400.13/1574.
  19. Freitas, Georgete Lopes. "O estado da arte das discussões sobre currículo na pós-moderna sociedade da informação: estudo de caso e análise de conteúdo da produção científica dos pesquisadores em educação no período de 2001 a 2011". PhD, 2016. http://hdl.handle.net/10400.13/1509.
  20. Lobão, Regina Célia Marques. "Aprendizagem cooperativa: uma experiência com células cooperativas em sala de aula". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10400.13/1869.
  21. Silva, José Rudimar Constâncio da. "Teatro de cultura popular: uma prática teatral como inovação pedagógica e cultural no Recife (1960-1964)". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10400.13/1095.
  22. Silva, José Rudimar Constâncio da. "Teatro de cultura popular: uma prática teatral como inovação pedagógica e cultural no Recife (1960-1964)". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10400.13/1095.
  23. Santos, Magnólia Pereira dos. "Cadernos de ensino e aprendizagem de ciências: reflexões sobre uma prática no programa escola ativa em classes multisseriadas". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10400.13/1000.
  24. Santos, Magnólia Pereira dos. "Cadernos de ensino e aprendizagem de ciências: reflexões sobre uma prática no programa escola ativa em classes multisseriadas". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10400.13/1000.
  25. Santos, Magnólia Pereira dos. "Cadernos de ensino e aprendizagem de ciências: reflexões sobre uma prática no programa escola ativa em classes multisseriadas". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10400.13/1000.
  26. Leite, Adriana Antero. "A prática pedagógica alfabetizadora bilíngue numa escola indígena: um estudo de caso na Escola Diferenciada de Ensino Fundamental e Médio Maria Venâncio". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10400.13/1097.
  27. Gouveia, Maria Fernanda Batista Pestana. "Gestão flexível do currículo rumo à diferenciação pedagógica. Contributos para a promoção de aprendizagens significativas: um estudo numa escola do 1º Ciclo do Ensino Básico da RAM". PhD, 2014. http://hdl.handle.net/10400.13/568.
  28. Perregil, Eva Sandrina Sousa. "O papel do supervisor pedagógico na avaliação de desempenho dos educadores de infância na R.A.M.". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10400.13/684.
  29. Succi, Maria Adalgiza Albuquerque. "Inovação pedagógica: um estudo emergente sobre as práticas pedagógicas na Escola Municipal de Frevo Maestro Fernando Borges. Recife - Pernambuco - Brasil". PhD, 2014. http://hdl.handle.net/10400.13/1022.
  30. Santos, Maria Natalina Faria Cristóvão. "Património musical madeirense: a preservação da identidade através do currículo". PhD, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/1131.
  31. Mendonça, Deolinda Jesus Marques. "A influência da liderança no contexto escolar: um estudo etnográfico numa organização educativa". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/364.
  32. Rocha, Divania Freire dos Santos. "A prática pedagógica no contexto da sala de aula em educação de jovens e adultos". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/1125.
  33. Basílio, Helda Maria Carvalho. "O papel do supervisor pedagógico na transição do pré-escolar para o 1º ciclo, nas escolas de 1ºciclo com pré-escolar do Concelho de Santa Cruz Madeira". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/360.
  34. Silva, João Carlos de Jesus Manique da, 1965-. "Estratégias de liderança de um diretor escolar". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10451/10281.
  35. Oliveira, Francisco Salgueiro de. "A voz dos alunos como potencial transformador da formação e prática dos professores". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/356.
  36. Leonardo, Rita Catarina Garcia. "Liderança e projecto educativo: estudo de caso numa escola de 1º ciclo com pré-escolar da Região Autónoma da Madeira". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/379.
  37. Rodrigues, Cátia de Jesus Sousa. "Os recursos didáticos na aprendizagem do oral e do escrito na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.3/2280.
  38. Silva, Maria Isabel Jardim da. "A (re)construção do PCT: uma abordagem às práticas dos professores no âmbito da gestão/flexibilização curricular. Um estudo numa turma do 1º Ciclo do Ensino Básico RAM". PhD, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/1136.
  39. Araújo, Márcia Neves dos Santos. "A utilização pedagógica das inteligências múltiplas como inovação da prática formativa: um estudo etnográfico realizado com professores da educação infantil". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/1047.
  40. Silva, Reinilva Barreto Lins da. "O uso do lúdico como inovação pedagógica na aprendizagem de genética: um facilitador no desempenho do aprendiz". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/1138.
  41. Gouveia, Natércia Fabíola Vieira da Luz. "Arquivo Regional da Madeira – Implementação e desenvolvimento de projectos educativos e culturais: um estudo de caso". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/429.
  42. Sá, Naira Antunes Camargos de. "Práticas pedagógico-culturais voluntárias no contexto social de crianças em situação de pobreza de Caruaru-Pe". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/1143.
  43. Kot-Kotecki, Ana Maria França Freitas. "Modelos curriculares na educação de infância: o enfoque na expressão dramática: da teoria às práticas". PhD, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/737.
  44. Lucena, Jojemima Estevão de Mesquita. "Aprendizagem dos estudantes com "altas habilidades" no contexto da inovação pedagógica: estudo de uma prática". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/1606.
  45. Virgens Filho, Cândido Santos. "O que a universidade faz com a cultura popular : o caso da capoeira como inovação pedagógica". PhD, 2012. http://hdl.handle.net/10400.13/1455.
  46. Pereira, Luísa Isabel Nobre. "Aprender inglês no ensino pré-escolar: um desafio à inovação pedagógica?". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10400.13/294.
  47. Machado, Glória Maria Alves. "A colaboração entre estudantes em classe multisseriada: um caminho para pensar a inovação pedagógica?". PhD, 2012. http://hdl.handle.net/10400.13/1454.
  48. Cavalcanti, Rilva José Pereira Uchôa. "O círculo de cultura na classe multisseriada: uma inovação pedagógica?". PhD, 2012. http://hdl.handle.net/10400.13/1450.
  49. Saho, Mari. "O currículo de formação profissional de enfermeiros: aspecto inovador no processo de implementação". PhD, 2012. http://hdl.handle.net/10400.13/1452.
  50. Nunes, Maria do Carmo Fernandes Góis. "Escola a tempo inteiro e formação docente: qual o contributo no desenvolvimento de competências das crianças em idade pré-escolar da Região Autónoma da Madeira (RAM)?". Master, 2011. http://hdl.handle.net/10400.13/1602.
  51. Santos, Simone Verónica Serrão dos. "O desenvolvimento da reflexão em contexto de supervisão da prática pedagógica". Master, 2011. http://hdl.handle.net/10400.13/1595.
  52. Silva, Betty Concepcion Gonçalves Gomes da. "Diferenciação pedagógica no primeiro ciclo do ensino básico: o contributo da formação contínua de professores". Master, 2011. http://hdl.handle.net/10400.13/1607.
  53. Gouveia, Natércia Fabíola Vieira da Luz. "Arquivo Regional da Madeira-Implementação e desenvolvimento de projectos educativos e culturais: um estudo de caso". Master, 2008. http://hdl.handle.net/10174/17921.
  54. Silva, Maria Isabel Jardim da. "Projecto curricular de turma e inovação pedagógica: uma abordagem reflexiva e construtiva sobre as concepções e as práticas dos professores no âmbito da inovação curricular: um estudo numa escola do 1º ciclo do ensino básico da RAM". Master, 2007. http://hdl.handle.net/10400.13/1648.
  55. Gonçalves, Glória Josefina Rodrigues Leça. "Colaboração e educação: colaboração entre docentes do 1º Ciclo do Ensino Básico: influências no desenvolvimento profissional e no desenvolvimento curricular". Master, 2004. http://hdl.handle.net/10400.13/746.
  56. Sousa, Jesus Maria Angélica Fernandes. "La dimension personelle dans la formation des enseignants de l'enseignement de base du 1er cycle à Madère". PhD, 1995. http://hdl.handle.net/10400.13/9.

Other

Other output
  1. Preâmbulo. In Rudimar Constâncio. Teatro de Cultura Popular: uma prática teatral como inovação pedagógica e cultural no Recife (1960-1964). 2017. Sousa, Jesus.
  2. Professor de outrora e professor de agora. 2013. Sousa, Jesus Maria. http://hdl.handle.net/10400.13/774.
  3. Educação para o sucesso: Políticas e actores. 2008. Sousa, Jesus.
  4. A escola sob suspeita. 2007. Sousa, Jesus.
  5. A aposta na educação sénior: construção de uma nova profissionalidade. 2005. Sousa, Jesus Maria; Fino, Carlos Nogueira. http://hdl.handle.net/10400.13/510.
  6. Os Jesuítas e a Ratio Studiorum: as raízes da formação de professores na Madeira. 2003. Sousa, Jesus Maria. http://hdl.handle.net/10400.13/761.
  7. Teacher education in Portugal: analysing changes using ATEE-RDC19 scenario methodology. This paper presents an overview of the development of teacher education in Portugal since the Revolution of 25 April 1974, which brought the country to democracy. Making use of the scenario model created by the ATEE-RDC19, it is an attempt to make clearer the hidden philosophies underlying the changes that are undertaken and show how teacher education has evolved from a romantic and idealistic soc. 2003. Sousa, Jesus Maria. http://hdl.handle.net/10400.13/762.
    10.1080/0261976032000065616
  8. O currículo à luz da etnografia. O artigo começa por ressaltar o contributo da etnografia na área do currículo, numa altura de passagem de uma perspectiva técnica e prática, centrada nas metodologias de ensino(o como ensinar?), para uma perspectiva mais crítica que questiona o conhecimento monolítico veiculado pela escola (o quê ensinar?). Aponta também para a relação estreita entre a profissionalidade docente e a autonomia do pr. 2003. Sousa, Jesus Maria. http://hdl.handle.net/10400.13/501.
  9. As TIC redesenhando as fronteiras do currículo. 2003. Fino, Carlos Nogueira; Sousa, Jesus Maria. http://hdl.handle.net/10400.13/781.
  10. Revista Europeia de Etnografia da Educação, 3. 2003. Sousa, Jesus.
  11. Future scenarios in the context of global and local dynamics. 2002. Sousa, Jesus Maria. http://hdl.handle.net/10400.13/759.
  12. Un regard ethnographique sur l’école. 2001. Sousa, Jesus Maria. http://hdl.handle.net/10400.13/756.
  13. Education policy in Portugal: changes and perspectives. 2000. Sousa, Jesus Maria. http://hdl.handle.net/10400.13/754.
  14. O olhar etnográfico da escola perante a diversidade cultural. 2000. Sousa, Jesus Maria. http://hdl.handle.net/10400.13/755.
  15. Desenvolvimento e formação dos alunos em percurso de alta competição. 1999. Sousa, Jesus Maria. http://hdl.handle.net/10400.13/750.
    SOUSA, J. M. (1999). Desenvolvimento e formação dos alunos em percurso de alta competição. Painel Desportivo. 3 (10). 6-10.
Distinctions

Other distinction

2013 Medalha de Mérito Penitenciário (Recife, Brasil)