Identification
Personal identification
- Full name
- Paulo Maria Ferreira Rodrigues da Silva
Citation names
- Rodrigues, Paulo
Author identifiers
- Ciência ID
- 6419-D9E6-B4C0
- ORCID iD
- 0000-0003-1959-629X
Education
Degree | Classification | |
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1993 - 1995
Concluded
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Postgraduated Studies in Opera (Pós-Graduação)
Royal Academy of Music, United Kingdom
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NA |
1990 - 1994
Concluded
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John Innes Institute (Doutoramento)
University of East Anglia, United Kingdom
"STARCH METABOLISM DURING EMBRYO DEVELOPMENT OF OIL SEED RAPE" (THESIS/DISSERTATION)
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NA |
1994
Concluded
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Engenharia Agronómica (Doutoramento)
Major in Sem especialidade
University of East Anglia, United Kingdom
"Starch Metabolism During Embryo Development of Gilseed Rape" (THESIS/DISSERTATION)
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1988 - 1990
Concluded
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Mestrado em Produção Vegetal (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
"stree hidrico em lupinus alba" (THESIS/DISSERTATION)
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18 |
1982 - 1987
Concluded
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Agronomia (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
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15 |
Affiliation
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
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2000/03 - Current | Assistant Professor (University Teacher) | Universidade de Aveiro, Portugal |
1999/09/01 - Current | Assistant Professor (University Teacher) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2013 - 2019 | Assistant Professor (University Teacher) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2000/09 - 2002/08 | Assistant Professor (University Teacher) | Universidade Católica Porto, Portugal |
Positions / Appointments
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2016 - 2019 | Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente | Universidade de Aveiro, Portugal |
Others
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2010/09 - 2011/08 | Outra Situação (Docente Universitário) | University of Plymouth, United Kingdom |
2006/09 - 2010/08 | Outra Situação (Docente Universitário) | Fundação Casa da Música, Portugal |
Projects
Contract
Designation | Funders | |
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2018 - 2021 | Experimentation in music in Portuguese culture: History, contexts and practices in the 20th and 21st centuries
PTDC/ART-PER/31380/2017
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Ongoing
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2019/01/01 - 2019/12/31 | Ethnomusicology Institute - Center for Studies in Music and Dance
UID/EAT/00472/2019
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
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Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
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2019/01/01 - 2019/12/31 | Research Centre for the Sociology and Aesthetics of Music
UID/EAT/00693/2019
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
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Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
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2013/07/01 - 2015/12/02 | Skopeofonia - Pesquisa Participativa e Dialógica sobre as Práticas Musicais no bairro Kova M
PTDC/CPC-MMU/4500/2012
Universidade de Aveiro, Portugal
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
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2007/09/01 - 2011/08/31 | Musical Development in Infancy and Early Childhood
PTDC/EAT/68361/2006
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
Other
Designation | Funders | |
---|---|---|
2019/01/01 - 2019/12/31 | CESEM - Strategic project - UID/EAT/00693/2019
UID/EAT/00693/2019
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
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Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
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Outputs
Publications
Book |
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Book chapter |
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Conference abstract |
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Conference paper |
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Conference poster |
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Edited book |
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Journal article |
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Manual |
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Artistic / Performance
Artistic performance |
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Musical composition |
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Video recording |
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Other
Other output |
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Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
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2020/02 | Artistic practices for infancy, early childhood education and GermInArte |
OsloMet University (Oslo, Norway)
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2020/01 | Artistic practices for infancy, early childhood education and GermInArte | KINDknow – Kindergarthen Knowledge Centre for Systemic Research on Diversity and Sustainable Futures,
Western Norway University of Applied Sciences (Bergen, Norway)
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2015 | The Making of Art of Fugue | Seminário de Doutoramento em Digital Media
FEUP
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2014 | POLISPhone: creating and performing with flexible soundmaps | 11th Sound and Music Computing Conference 40th International Computer Music Conference
(Portugal)
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2014 | Formação imersiva na procura de respostas às necessidades actuais no Ensino de Música na Educação Básica - do projecto Grande Bichofonia ao projecto Opus Tutti | VII Simpósio de Educação Musical e VII Encontro de Monografias da UFRJ / IV Simpósio de Educação Musical da UFG, Rio de Janeiro, Brasil. |
2014 | Opus Tutti- Criação de raízes sociais e educativas desde a primeira infância | Conferência Crianças globais? Potenciar capacidades num mundo global e local,Lisboa |
2013 | Música, instrumento de desenvolvimento humano | XX Cursos Internacionais de Verão de Cascais |
2013 | Music as a tool for human development | International Symposium Music, Poetry and the Brain. Celebrating Wagner’s Bicentennial
(Lisboa)
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2013 | Giving birth to intergenerational community practices: the music’s “domino effect” in the Opus Tutti project " | Presented in 6th Conference of the EuNet MERYC European Network of Music Educators and Researchers of Young Children,
( The Hague)
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2013 | Arte e Ciência em diálogo na observação do comportamento de díades pais-bebés face à apresentação de peças músico-teatrais direcionadas à infância | Colóquio Internacional Artes e Ciências em Diálogo |
2012 | “Opus Tutti” and “Peaceful Sunday”: Intergenerational transmission between Infants, Children and Parents | International Conference Bringing together people of all ages through opera and dance |
2012 | Do Roseiral a Babelim – Os fios da Música e os afectos da infância na construção da intersubjectividade. | II Encontro Internacional Arte para a Infância e Desenvolvimento Humano |
2012 | Nuvens, linhas e outras questões sobre recursos educativos e formação numa arte para a infância | II Encontro Internacional Arte para a Infância e Desenvolvimento Humano |
2011 | Aren’t smiling faces enough? | Third edition of European Symposium Culture and Education, Evaluation of cultural projects, In Festival d’Aix-en-Provence
–Les Rencontres Européennes Culture et Education. / Third edition of European Symposium Culture and Education, Evaluation
of cultura
Festival d’Aix-en-Provence
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2011 | Scenical music productions for families with very young children; from an overview of past creations to new perspectives and challenges on artistic creation for infancy. | International Conference Performing Arts Training Today |
2011 | Towards a new-gesamt-gesamtkunstwerke: artistic experiments and the engineering of social consciousness | Sixth International Conference on the Arts in Society |
2011 | Diaries of Syncretic Music Experiments #3: making Music with Glass and Ceramics | IV Portuguese Spanish Congress on Ceramics and Glasses |
2011 | Diaries of Syncretic Music Experiences # 2: the beauty of enabling expression | II Festival de Musica Viseu |
Supervision
Thesis Title Role |
Degree Subject (Type) Institution / Organization |
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2019 - Current | Criação de um senso de possibilidade: o impacto da prática coral no quotidiano de um campo de refugiados
Supervisor
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2019 - 2020 | Estimular a criatividade musical através da imagem: relatos de um projeto de criação musical coletiva e expressão plástica
individual.
Supervisor
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2018 - 2019 | Tocar com sentido(s): Música na Comunidade numa unidade de cuidados continuados
Supervisor
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2018 - 2019 | O mundo da Margarida: estratégias de comunicação musical com uma criança com necessidades especiais
Supervisor
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2018 - 2019 | Uma casa chamada mar: Um projeto com pessoas portadoras de deficiência e refugiados
Supervisor
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2018 - 2019 | A descoberta da Sala Verde: estratégias lúdicas de iniciação e comunicação musical com crianças do ensino pré-escolar
Supervisor
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2018 - 2018 | Cavaquinho Português em Performance Solo
Supervisor
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Música (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
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2017 - 2018 | Cavaquinho português em performance solo
Supervisor
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2017 - 2017 | Música na primeira infância: um olhar cruzado entre a experiência de mãe e professora na creche
Supervisor
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Ensino de Música (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
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2017 - 2017 | Vibração Comum - um projeto musical com surdos
Supervisor
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Ensino de Música (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
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2017 - 2017 | A Formação Musical e a sua componente interdisciplinar - uma reflexão
Supervisor
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Ensino de Música (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
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2017 - 2017 | Viagem à Fragilândia: Um projeto comunitário com pessoas da Cerci-Feira
Supervisor
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Ensino de Música (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
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2016 - 2017 | Viagem à Fragilândia: Um projeto comunitário com pessoas da Cerci-Feira
Supervisor
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2014 - 2017 | Reclusão e experiência musical: a prática de piano em contexto prisional.
Supervisor
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2016 - 2016 | Pianoscópio - uma visão do processo criativo
Supervisor
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Ensino de Música (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
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2016 - 2016 | Multiplicasensações: um projeto de música na comunidade em sala snoezelen
Supervisor
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Ensino de Música (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
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2016 - 2016 | Dificuldades e Estratégias de Superação do Músico com baixa visão
Supervisor
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Ensino de Música (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
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2016 - 2016 | MISSÃO SONOSFERA - um projeto de criação musical em sala de aula a partir do conceito de paisagem sonora
Supervisor
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Ensino de Música (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
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2016 - 2016 | Música e memórias em palco: um projeto de música na comunidade
Supervisor
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Ensino de Música (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
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2015 - 2016 | Música e Memórias em Palco: um projeto de Música na Comunidade
Supervisor
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2015 - 2016 | Vibração Comum: um projeto musical com surdos
Supervisor
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2015 - 2016 | Missão Sonosfera: projeto de criação musical em sala de aula a partir do conceito de paisagem sonora
Supervisor
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2015 - 2016 | Criação de pontes entre teatro e canto através da exploração criativa da voz. Uma abordagem prática
Supervisor
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2015 - 2016 | Pianoscópio, uma análise do processo criativo
Supervisor
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2014 - 2014 | Música da Comunidade: Um projeto comunitário e Intergeracional realizado no Centro Social de S. Tiago de Lobão
Supervisor
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Ensino de Música (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
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2013 - 2013 | Reclusão e experiência musical: A prática de piano em contexto prisional
Supervisor
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Música (PhD)
Universidade de Aveiro, Portugal
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2013 - 2013 | Acordes de Esperança
Supervisor
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Ensino de Música (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
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2012 - 2013 | Acordes de Esperança: um projecto de Música na Comunidade no Estabelecimento Prisional de Aveiro
Supervisor
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