???global.info.a_carregar???
Doutora em História (UFMA), Doutora em Políticas Públicas (UFMA), Mestra em Cultura e Sociedade (UFMA) Licenciada em PEDAGOGIA, HISTÓRIA e FILOSOFIA, Bacharela em PSICOLOGIA com formação de psicóloga, graduanda em GEOGRAFIA, SOCIOLOGIA, LETRAS, COMUNICAÇÃO SOCIAL RÁDIO E TV com Especializações em áreas das Ciências Humanas além de Formação em Mídias digitais e tecnologias educacionais pela Universidade de Coimbra. Realiza pesquisas sobre currículo, ensino-aprendizagem, mídias, redes sociais, tecnologias educacionais digitais, gamificação, história da educação, história da Psicologia, história do Maranhão, políticas públicas em saúde e educação, psicologia clínica, saúde mental, arqueologia lacustre maranhense e educação patrimonial. Tem experiência em docência, supervisão e gestão escolar em todos os níveis da Educação Básica, bem como, aprofundamento em informática e comunicação na educação. Professora da rede municipal de São Luís MA, Especialista em Educação da Secretaria de Estado da Educação SEDUC MA, atuando no setor de Recursos Humanos da Unidade Regional de Educação de São Luís. Psicóloga Clínica de abordagem fenomenológica, CRP 22/03627. Docente externa permanente do Programa de Pós-graduação em Psicologia PPGPSI UFMA - Mestrado, atuando na Linha de Pesquisa História, Epistemologia e Fenômenos Psicológicos com estudos sobre Fenomenologia husserliana; fenômenos psicopatológicos e corpo no mundo da vida contemporâneo; Clínica social e políticas públicas; Redes sociais, tecnologias digitais e subjetividade, psicologia escolar e educacional, história da Psicologia no Maranhão. Pesquisadora, Membra Efetiva, segunda secretária da Academia Maranhense de Ciências ocupando a cadeira 42, patroneada por Claude Abbeville. Membra Efetiva Fundadora e primeira presidente da Academia Penalvense de Letras e Artes, cadeira 02, patroneada por Aldo Leite. Membra internacional da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes, cadeira 385, patroneada por Laura Rosa. Membra da União Brasileira de Mulheres (UBM) no Maranhão, atuando como suplente no Conselho Estadual de Saúde do Maranhão.
Identification

Personal identification

Full name
Dayse Marinho Martins

Citation names

  • Martins, Dayse

Author identifiers

Ciência ID
6A19-A6F3-4176
ORCID iD
0000-0002-3774-7824

Telephones

Mobile phone
  • (5598) 992513045 (Professional)
  • (5598) 981156584 (Personal)

Addresses

  • R. CMDT GAUDENCIO, CJ SANTOS DUMONT QF CASA 7, 65045220, São Luís, MA, Brazil (Personal)

Websites

  • @daysemm (Social media)

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences
  • Social Sciences - Political Sciences - Public Administration
  • Humanities - History and Archaeology
  • Social Sciences - Psychology
  • Social Sciences - Media and Communications - Media and Socio-cultural Communication
  • Social Sciences - Sociology - Ethnology
  • Humanities - Philosophy, Ethics and Religion - History and Philisophy of Science and Technology
  • Social Sciences - Economic and Social Geography - Cultural Geograpphy

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese (Mother tongue)
English Elementary (A2) Advanced (C1) Upper intermediate (B2) Intermediate (B1) Intermediate (B1)
Spanish; Castilian Elementary (A2) Advanced (C1) Intermediate (B1) Intermediate (B1) Intermediate (B1)
Education
Degree Classification
2019/04/19 - 2024/02/28
Concluded
HISTÓRIA (Doctor)
Universidade Federal do Maranhão, Brazil
"A CIDADE DOS LAGOS: narrativas ancestrais sobre as estearias no município de Penalva MA" (THESIS/DISSERTATION)
2015/03/03 - 2020/03/10
Concluded
PSICOLOGIA (Bachelor)
Universidade Federal do Maranhão, Brazil
"UMA FENOMENOLOGIA DA ESCUTA COM PESSOAS QUE SE AUTOLESIONAM NA CLÌNICA EM PSICOLOGIA DO NPA/UFMA" (THESIS/DISSERTATION)
2015/03/03 - 2019/03/19
Concluded
POLÍTICAS PÚBLICAS (Doctor)
Universidade Federal do Maranhão, Brazil
"AS REPERCUSSÕES DO ENEM NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS ESTADUAIS NO MARANHÃO: o caso do CINTRA" (THESIS/DISSERTATION)
2012/08/01 - 2014/11/03
Concluded
CULTURA E SOCIEDADE (Master)
Universidade Federal do Maranhão, Brazil
"Currículo e historicidade: a disciplina História do Maranhão no sistema público estadual de ensino (1902 - 2013)" (THESIS/DISSERTATION)
Outputs

Publications

Book
  1. Dayse M. MARTINS. CONEXÕES INTERDISCIPLINARES. Arco Editores. 2022.
    10.48209/978-65-5417-045-1
  2. Dayse M. MARTINS; Y. G. A. S. MATEUS. CIÊNCIA E INOVAÇÃO: UM OLHAR INTERDISCIPLINAR. Arco Editores. 2022.
    10.48209/978-65-89949-62-6
  3. DAYSE MARINHO MARTINS. UMA FENOMENOLOGIA DA ESCUTA COM PESSOAS QUE SE AUTOLESIONAM NA CLÍNICA EM PSICOLOGIA DO NPA/UFMA. Arco Editores. 2022.
    10.48209/978-65-89949-91-6
  4. Dayse Marinho Martins; Yuri Givago Alhadef Sampaio Mateus. História e historiografia: novos problemas, novas abordagens e novos objetos. Libroe. 2021.
    10.35417/978-65-995908-1-8
  5. Dayse Marinho Martins; Yuri Givago Alhadef Sampaio Mateus. DIREITOS HUMANOS E MOVIMENTOS SOCIAIS. Editora Inovar. 2021.
    10.36926/editorainovar-978-65-80476-76-3
  6. Dayse M. MARTINS. ENSINO REMOTO/HÍBRIDO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Arco Editores. 2021.
    10.48209/978-65-89949-15-2
  7. DAYSE MARINHO MARTINS. AS REPERCUSSÕES DO ENEM NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS ESTADUAIS NO MARANHÃO. Quip{\'{a. 2021.
    10.36599/qped-ed1.087
  8. Dayse Marinho Martins; Yuri Givago Alhadef Sampaio Mateus. Ensino de História local / regional: abordagens e práticas. Dictio Brasil. 2021.
    10.35417/978-65-86953-23-7
  9. Dayse Marinho MARTINS. MEMÓRIAS NOTURNAS: PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. {RFB. 2021.
    10.46898/rfb.9786558891604
  10. Dayse Marinho Martins; Y. G. A. S. MATEUS. O livro didático no Brasil: história, saberes e práticas. Dictio Brasil. 2020.
    10.35417/978-65-86953-14-5
Book chapter
  1. Dayse Marinho Martins. "Um diálogo intersetorial entre as políticas de saúde mental e de educação inclusiva no brasil". 2021.
    10.53012/hipotese.978-65-995030-0-9.c6
Edited book
  1. Dayse Marinho Martins; Sandra Regina Rodrigues dos Santos. EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E CURRÍCULO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO. Editora Inovar. 2023.
    10.36926/editorainovar-978-65-5388-120-4
  2. Dayse Marinho Martins. ESTUDOS SOBRE OS IMPACTOS DA PANDEMIA NO BRASIL. Editora Inovar. 2023.
    10.36926/editorainovar-978-65-5388-092-4
  3. Dayse Marinho Martins. LITERATURA E CONTEMPORANEIDADE: O QUE OS CLÁSSICOS DE ONTEM NOS DIZEM HOJE?. Editora Inovar. 2022.
    10.36926/editorainovar-978-65-5388-042-9
  4. Dayse Marinho Martins. CIÊNCIAS HUMANAS EM DIÁLOGO SOBRE DIVERSIDADE. Editora Inovar. 2022.
    10.36926/editorainovar-978-65-5388-010-8
  5. Dayse Marinho Martins. EDUCAÇÃO EM FOCO: DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS. Editora Inovar. 2022.
    10.36926/editorainovar-978-65-5388-023-8
Journal article
  1. Dayse Marinho Martins. "Gamificação e ensino no Brasil: estado da arte". Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento (2022): 130-139. http://dx.doi.org/10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/psicologia/gamificacao-e-ensino.
    10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/psicologia/gamificacao-e-ensino
  2. Dayse Marinho Martins. "As políticas públicas de saúde no Brasil e o enfrentamento à autolesão e à violência contra as mulheres / Public health policies in Brazil and the fight against self-injury and violence against women". Brazilian Journal of Development 8 4 (2022): 30902-30915. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv8n4-531.
    10.34117/bjdv8n4-531
  3. Dayse Marinho Martins. "Um olhar sob o ENEM no modelo do instituto de educação, ciência e tecnologia do Maranhão (IEMA)". Latin American Journal of Development 4 2 (2022): 567-577. http://dx.doi.org/10.46814/lajdv4n2-024.
    10.46814/lajdv4n2-024
  4. Dayse Marinho Martins. "Estado da arte das pesquisas sobre ENEM no Brasil". Latin American Journal of Development 3 5 (2021): 2898-2907. http://dx.doi.org/10.46814/lajdv3n5-018.
    10.46814/lajdv3n5-018
  5. Alexandre Navarro; Dayse Marinho Martins; João Costa Gouveia Neto. "O imaginário do mundo das águas: lendas, narrativas e histórias ancestrais sobre a vida dos povos das estearias". Revista Nordestina de História do Brasil 2 4 (2021): 45-61. http://dx.doi.org/10.17648/2596-0334-v2i4-1358.
    10.17648/2596-0334-v2i4-1358
  6. DAYSE MARINHO MARTINS; YURI GIVAGO ALHADEF SAMPAIO MATEUS. "UM OLHAR SOBRE OS LIVROS DIDÁTICOS NO ENSINO DE HISTÓRIA DO MARANHÃO". Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História 17 30 (2020): 43-68. http://dx.doi.org/10.18817/ot.v17i30.804.
    10.18817/ot.v17i30.804
  7. "A GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA: O JOGO “LEGEND OF ZELDA” NA ABORDAGEM SOBRE MEDIEVALISMO". (2016): http://dx.doi.org/10.15628/holos.2016.1978.
    10.15628/holos.2016.1978
  8. "The Legend of Zelda: Jogos Eletrônicos e Intervenções Pedagógicas na Abordagem sobre Medievalismo". (2014): http://dx.doi.org/10.18249/2236-515x/hipertexto.v4n3p21-52.
    10.18249/2236-515x/hipertexto.v4n3p21-52