Identification
Personal identification
- Full name
- Anabela Cruz-Santos
Citation names
- Cruz-Santos, Anabela
- Cruz dos Santos, Anabela
- Santos, Anabela
- Santos, A.C.
Author identifiers
- Ciência ID
- 6C15-15C7-DA96
- ORCID iD
- 0000-0002-9985-8466
- Researcher Id
- A-6250-2013
- Scopus Author Id
- 55486913400
Email addresses
- acs@ie.uminho.pt (Professional)
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2009/03/16
Concluded
|
Estudos da Criança, Especialidade de Educação Especial (Doutoramento)
Major in Especialidade de Educação Especial
Universidade do Minho, Portugal
|
Aprovado |
2009
Concluded
|
Child Studies, Special Education (Doutoramento)
Major in Special Education
Universidade do Minho, Portugal
"Cognitive-Linguistic Processing Markers in European Portuguese-Speaking School-Age Children with Specific Language Impairment" (THESIS/DISSERTATION)
|
Aproved |
2002
Concluded
|
Mestrado em Educação Especial- Dificuldades de Aprendizagem/Master Special Education- Learning Disabilities (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"Perturbações da linguagem: Para a construção de um instrumento de avaliação. " (THESIS/DISSERTATION)
|
Muito Bom/Very Good |
1993
Concluded
|
Special Education and Rehabilitation (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
"Special Education and Rehabilitation in Visual Impairment" (THESIS/DISSERTATION)
|
14- Bom /Good |
Affiliation
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2009/03 - Current | Assistant Professor (University Teacher) | Universidade do Minho, Portugal |
2015/08 - 2016/07 | Visiting Professor (University Teacher) | Université du Luxembourg, Luxembourg |
Université du Luxembourg, Luxembourg | ||
2002/03 - 2009/02 | Assistant (University Teacher) | Universidade do Minho, Portugal |
Universidade do Minho, Portugal | ||
1999/02 - 2002/02 | Trainee Assistant (University Teacher) | Universidade do Minho, Portugal |
Universidade do Minho, Portugal |
Positions / Appointments
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2019/07 - 2022/02 | Diretora de Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial do Instituto de Educação | Universidade do Minho, Portugal |
Universidade do Minho, Portugal | ||
2018 - 2019/07 | Diretora Adjunta do Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial do Instituto de Educação | Universidade do Minho, Portugal |
Universidade do Minho, Portugal | ||
2014 - 2015/07 | Membro da Comissão Diretiva do Doutoramento em Estudos da Criança | Universidade do Minho, Portugal |
Universidade do Minho, Portugal | ||
2014 - 2015/06 | Coordenadora do itinerário de Psicologia da Educação e Desenvolvimento e Educação Especial do Programa de Doutoramento em Estudos da Criança | Universidade do Minho, Portugal |
Universidade do Minho, Portugal |
Projects
Grant
Designation | Funders | |
---|---|---|
2019/01 - 2021/12 | AuTrain-Development of a certificated training course for "autism officers" plus an open online-platform for non-professionals
dealing with autistic people
2019-1-AT01-KA202-051218
Researcher
Universidade do Minho, Portugal
|
Erasmus Plus
Concluded
|
2015/10/01 - 2016/08/30 | A Preschool Oral Language Intervention for Language-Minority Children: A Randomised Controlled Trial
SFRH/BSAB/114339/2016
Researcher
Université du Luxembourg, Luxembourg
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2011/01 - 2013/12 | European Passport for the Education of Teachers/Therapists Working with People with Dyslexia
LLP-LDV-TOI-11-AT-0009
Researcher
Universidade do Minho, Portugal
|
Conseil de l'Union Europeenne
Concluded
|
2010/01 - 2013/12 | The effects of socioeconomic status and multilingualism on children’s cognitive development
CO09/LM/07-FNR-CORE-DEVPOLUX
Integration into Research Grant Fellow
Universidade do Minho, Portugal
|
Fonds National de la Recherche
Concluded
|
2004/10/01 - 2008/09/30 | AVALIAÇÃO DA MEMÓRIA FONOLÓGICA EM CRIANÇAS C/ PERTURBAÇÕES DA LINGUAGEM EM IDADE ESCOLAR - PERTURBAÇÕES DA COMUNICAÇÃO- EDUCAÇÃO
ESPECIAL
SFRH/BD/19604/2004
PhD Student Fellow
University of Wisconsin-Madison, United States
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
Outputs
Publications
Book chapter |
|
Conference paper |
|
Journal article |
|
Report |
|
Thesis / Dissertation |
|
Other
Other output |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2022/09/13 | Understanding the influence of the COVID-19 pandemic on preschool children’s experiences and their subjective well-being in Portugal | 1st International Conference on Child Studies
(Braga, Portugal)
|
2022/09/08 | Rastreio e Avaliação em Comunicação e Linguagem em Idades Precoces | I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação
(Braga, Portugal)
|
2022/09/08 | Rastreio e Avaliação em Comunicação e Linguagem em Idades Precoces | I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação
(Braga, Portugal)
|
2022/07/20 | O desenvolvimento da linguagem oral na educação infantil: Resultados preliminares de um estudo na cidade de santos, Brasil | 3rd edition of Porto International Conference on Research in Education ESE- IPP
(Porto, Portugal)
|
2022/07/14 | Mediador para a PEA. Poster apresentado no congresso luso brasileiro de educação inclusiva | CONLUBRA
(Braga, Portugal)
|
2022/07/14 | Modelo de organização da transição para a vida adulta para alunos com necessidades educativas especiais. | Comunicação apresentada no congresso luso brasileiro de educação inclusiva – CONLUBRA
(Braga, Portugal)
|
2022/07/14 | Moderadora da sala programa | congresso luso brasileiro de educação inclusiva – CONLUBRA
(Braga, Portugal)
|
2022/07/13 | Adaptações para alunos com deficiências sensoriais no ensino a distância em Portugal | Congresso Luso Brasileiro de Educação Inclusiva (CONLUBRA)
(Braga, Portugal)
|
2022/07/13 | Caraterização do perfil linguístico de crianças em risco: Um estudo exploratório na região norte. | Congresso Luso Brasileiro de Educação Inclusiva (CONLUBRA)
(Braga, Portugal)
|
2022/07/13 | Rastreio de Literacia Emergente Pré-Escolar (RaLEPE): Instrumento de deteção precoce em Portugal. | Congresso Luso Brasileiro de Educação Inclusiva (CONLUBRA)
(Braga, Portugal)
|
2022/07/13 | Early Communication Indicator – Portugal: Prova de avaliação da comunicação expressiva para idades precoces | Congresso Luso Brasileiro de Educação Inclusiva (CONLUBRA)
(Braga, Portugal)
|
2022/07/12 | Perturbação do desenvolvimento da linguagem: Abordagem ao conceito | Congresso Luso Brasileiro de Educação Inclusiva (CONLUBRA)
(Braga, Portugal)
|
2022/07 | FOCUS 34 - Portugal: Tradução, adaptação e aplicação em crianças com Perturbações da Comunicação dos 3 aos 10 anos | Congresso Luso Brasileiro de Educação Inclusiva.
(Braga, Portugal)
|
2022/06/23 | Language Use Inventory | Comunicações orais por convite
CADIN
|
2021/11/29 | Caracterização e Rastreio de Crianças em Idade pré-escolar e escolar | Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem
Hospital São Francisco Xavier (Lisboa, Portugal)
|
2021/11 | Recursos, serviços e formação continuada: Diálogos entre saúde e educação na promoção de acessibilidade em seus diversos âmbitos. | I Encontro de Redes Internacionais em Pesquisa sobre Acessibilidade e Inclusão
(Brazil)
|
2021/10/20 | Desenvolvimento da linguagem na criança: Orientações para a avaliação e intervenção. | 9th Intemational Congress of Educational Sciences and Development |
2021/09/01 | Rastreio de literacia emergente pré-escolar | XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
(Braga, Portugal)
|
2021/09/01 | Avaliação da comunicação expressiva em idades precoces: Um estudo de caso com o early communication indicator | XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
(Braga, Portugal)
|
2021/09/01 | Participação comunicativa em crianças com perturbações da comunicação desde a idade pré-escolar até à idade escolar | XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
(Braga, Portugal)
|
2021/09/01 | Avaliação das perturbações da linguagem e da fala em crianças dos 6 aos 10 anos | XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia que decorreu na Universidade do Minho
(Braga, Portugal)
|
2021/09/01 | Perspetivas dos empregadores portugueses sob a eficácia dos percursos de formação no processo de TVA dos alunos com NEE | XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
(Braga, Portugal)
|
2021/09/01 | Um estudo com a working memory rating scale- (wmrs)-versão português europeu em alunos com e sem necessidades educativas especiais. | XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
(Braga, Portugal)
|
2021/09 | Construção e validação do Inventário de Competências de Comunicação Social (ICCS) para crianças entre os quatro e os seis anos | 2° Congresso da Sociedade Portuguesa dos Terapeutas da Fala
(Lisboa, Portugal)
|
2021/09 | Participação Comunicativa em crianças com Perturbações da Comunicação em Idade Escolar | 2º Congresso da Sociedade Portuguesa dos Terapeutas da Fala
(Lisboa, Portugal)
|
2021/07/14 | Mesa Redonda - Educação Inclusiva, Moderação de mesa, Conlubra Pré-Congresso Luso-Brasileiro de Educação Inclusiva |
Centro de Investigação em Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Núcleo de Estudo e Pesquisa em Cognição
e Aprendizagem da Universidade Federal de Pelotas e pela Pró-Inclusão
|
2021/06/14 | Moderadora da Mesa | VI Jornadas em Estudos da Criança
(Braga, Portugal)
|
2021/06 | Comunidades surdas no interior do Brasil | VI Jornadas em Estudos da Criança
(Braga, Portugal)
|
2021/06 | Análise das perceções de Tradutores e Intérpretes de Libras/Língua Portuguesa quanto à atuação no ensino remoto: um estudo piloto | VI Jornadas em Estudos da Criança
(Braga, Portugal)
|
2021/06 | Desenvolvimento comunicativo em idades precoces - Estudos de caso com o Early Communication Indicator | VI Jornadas em Estudos da Criança.
(Braga, Portugal)
|
2021/06 | Construção e Validação do Rastreio de Literacia Emergente Pré-Escolar (RaLEPE) | VI Jornadas de Estudos da Criança.
(Braga, Portugal)
|
2021/06 | Avaliação da linguagem em crianças com deficiência visual: procedimentos de adaptação de uma Prova de Vocabulário | VI Jornadas de Estudos da Criança. Instituto de Educação
(Braga, Portugal)
|
2021/01/13 | Acompanhamento de crianças com tpac através de telerreabilitação: Resultados preliminares. | 7.º Congresso Internacional em Saúde
(Braga, Portugal)
|
2021 | Transtorno do processamento auditivo central e telerreabilitação. | 5º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil |
2020/10/21 | Pragmatic language assessment and development in children before the age of 4: Cross linguistic insights using the Language Use Inventory | Any paths to language (MPAL)-Online, organized by the Max Planck Institute for Psycholinguistics in Nijmegen |
2020/05/08 | A formação docente na Educação Bilíngue para alunos com surdez | Encontro Internacional de Formação na Docência
(Bragança, Portugal)
|
2020 | Telerreabilitação em crianças com tpac: resultados preliminares. | Apresentação de Poster no XXVIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e V Congresso Ibero Americado de Fonoaudiologia Online |
2019/11 | Desenvolvimento e aplicação do software educativo “Descobre os sons das palavras: Um contributo para a intervenção no âmbito da consciência fonológica” | Conferência “Vozes da Inclusão! - Dos alunos às famílias e dos profissionais às entidades –chave”
(Braga, Portugal)
|
2019/11 | Padrão de competências comunicativas de crianças com cegueira e baixa visão: Um estudo exploratório no estado do rio de janeiro, Brasil | Conferência “Vozes da Inclusão! - Dos alunos às famílias e dos profissionais às entidades –chave”
(Braga, Portugal)
|
2019/11 | Estudo do vocabulário em crianças dos 3 aos 7 anos com e sem perturbação do desenvolvimento da linguagem | Conferência “Vozes da Inclusão! – Dos alunos às famílias e dos profissionais às entidades –chave”
(Braga, Portugal)
|
2019/11 | Transição para a vida adulta: Fatores de inclusão no processo de formação, | Conferência “Vozes da Inclusão! - Dos alunos às famílias e dos profissionais às entidades –chave”
(Braga, Portugal)
|
2019/10 | Perceções dos profissionais relativamente ao processo de TVA como fator de inclusão dos alunos com NEE: um estudo nacional | VI Congresso Internacional Educação Inclusiva: Olhares pelo Caminho
(Santarém, Portugal)
|
2019/09 | Padrão de competências comunicativas de crianças com cegueira e baixa visão: Um estudo exploratório no Estado do Rio de Janeiro Brasil | XV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
(Corunha, Spain)
|
2019/09 | Validação da Lista de Verificação da Fala e da Linguagem para crianças de 6 a10 anos: Um estudo exploratório no 1º ciclo do Ensino Primário no Lubango, Província da Huíla-Angola | XV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
(Corunha, Spain)
|
2019/09 | Transição para a vida adulta dos alunos com NEE: Percursos de formação no sistema educativo português | XV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia.
(Corunha, Spain)
|
2019/09 | Estudo do vocabulário em crianças dos 3 aos 7 anos com e sem Perturbações do Desenvolvimento da Linguagem: Resultados preliminares | XV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia.
(Coruña, Spain)
|
2019/09 | Ensino de Libras como segunda língua: Análise do processo de ensino/aprendizagem dos estudantes do Projeto ASAS. | I Encontro Nacional de Linguística Aplicada.
(Alagoas, Brazil)
|
2019/07/03 | Intervenção em linguagem oral pré-escolar em contextos inclusivos: Um estudo de controlo randomizado | IV Jornadas em Estudos da Criança. Universidade do Minho
(Braga, Portugal)
|
2019/07 | Communication mediated by Portuguese sign language and its influence in students with hearing impairment learning mathematics: Two case studies, paper presented at CIEAEM71 | Connections and understanding in mathematics education: Making sense of a complex world
(Braga, Portugal)
|
2019/07 | Avaliação da comunicação expressiva de crianças em idades precoces: Aferição do Early Communication Indicator em Portugal. | IV Jornadas em Estudos da Criança
(Braga, Portugal)
|
2019/07 | Comunicação entre fonoaudiólogos e professores no caso das alterações fonoaudiológicas: Uma revisão da literatura | IV Jornadas Doutorais em Estudos da Criança-Construindo pontes entre o conhecimento científico e as políticas e praticas efetivas
para a infância
(Braga, Portugal)
|
2019/07 | Adaptações do teste de linguagem infantil ABFW para crianças com deficiência visual: Um estudo com crianças dos 3 aos 7 anos, no Estado do Rio de Janeiro | IV Jornadas Doutorais em Estudos da Criança- Construindo pontes entre o conhecimento científico e as políticas e praticas
efetivas para a infância, Instituto de Educação, Universidade do Minho
(Braga, Portugal)
|
2019/05/13 | Education of Students with Special Needs in Portugal" no Congresso: "The International Staff Week: Credit Mobility – Crossing borders, joining cultures" | Transilvania University of Brasov
(Romania)
|
2019/05 | O software CLAN: Transcrição e análise de narrativas orais de crianças | XI Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação
(Braga, Portugal)
|
2019/05 | Vamos brincar com o Kiko: Um jogo para o desenvolvimento da consciência fonológica | Challenges 2019 – XI Conferência Internacional de TIC na Educação
(Braga, Portugal)
|
2019/05 | Dança das Sílabas: Uma ferramenta digital de intervenção sobre a consciência fonológica da linguagem | Challenges 2019 – XI Conferência Internacional de TIC na Educação
(Braga, Portugal)
|
2019/04 | Learning mathematics by students with hearing impairment that use Portuguese sign language: Two case studies | ATEE Winter Conference “Science and Mathematics Education in the 21st century”
(Braga, Portugal)
|
2019/01 | Educação bilíngue para pessoas com surdez: Do que estamos falando e como acontece no Brasil | 3º Congresso Internacional da Revista de Psicologia, Educação e Cultura
(Porto, Portugal)
|
2019 | Moderadora no painel 10 - Educação Especial |
(Braga, Portugal)
|
2018/11 | Perturbação do Desenvolvimento a Linguagem (PDL): Caracterização e Rastreio | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
(Vila Real, Portugal)
|
2018/11 | Análise de narrativas orais através da extensão média do enunciado: Um estudo com crianças em idade pré-escolar em contextos inclusivos na Região Norte | IV SLBEI - Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância e no I CLABIE - Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e
Educação
(Aveiro, Portugal)
|
2018/11 | Promoção para uma educação bilingue para crianças com surdez: uma análise do Brasil | IV SLBEI - Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância e no I CLABIE - Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e
Educação
(Aveiro, Portugal)
|
2018/11 | Desempenho do vocabulário em crianças de 5 e 6 anos de idade: Um estudo quantitativo exploratório no Norte de Portugal |
(Aveiro, Portugal)
|
2018/11 | Adaptação do teste de linguagem infantil: Um estudo com crianças dos 3 aos 7 anos no Estado do Rio de Janeiro | IV SLBEI - Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância e no I CLABIE - Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e
Educação
(Aveiro, Portugal)
|
2018/09 | Aferição para a população portuguesa de instrumentos de avaliação de desenvolvimento que visam capacitar os pais em Intervenção Precoce | 10º Congresso da AIDEP/AIDAP
(Coimbra, Portugal)
|
2018/07 | Transição para a Vida Adulta de alunos com Necessidades Educativas Especiais: Percursos de formação no sistema educativo português | Jornadas em Estudos da Criança (JEC 2018)
(Braga, Portugal)
|
2018/06 | Assessment of young children within 18-to-47-months-old: Standardization of the Language Use lnventory -LUJ | Child Language Symposium
(United Kingdom)
|
2018/05 | Adaptação do Teste ABFW para crianças com baixa visão e cegueira: resultados preliminares | VI Seminário Conectando Conhecimentos Adaptações curriculares: estratégias avaliativas na área da deficiência visual
Instituto Benjamin Constant (Brazil)
|
2018/05 | Gestures and communicative functions in Portuguese toddlers (8-18 months): Does hearing impairment make a difference? | 10th European Congress of Speech and Language Therapy
(Cascais, Portugal)
|
2018/05 | Portuguese version of the language use inventory: apparent-report measure for pragmatic language skills | 10th European Congress of Speech and Language Therapy
(Cascais, Portugal)
|
2018/04 | Aquisição do gesto precoce | Jornada sobre Estudos do Gesto
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2018/01 | Letramentos de jovens cegos: estudo de caso em escolas do distrito de Braga | IV Colóquio Luso-Brasileiro de Educação - COLBEDUCA e II Seminário Currículo, Inclusão e Educação Escolar - CIEE
(Braga, Portugal)
|
2017/09 | Avaliação da Participação Comunicativa em crianças com Perturbações da Comunicação em idade escolar. | XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia' 2017
(Braga, Portugal)
|
2017/09 | As tecnologias de informação e comunicação na comunicação aumentativa e alternativa: um estudo quantitativo exploratório, | IV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
(Braga, Portugal)
|
2017/09 | O uso das TIC no apoio a estudantes com Necessidades Educativas Especiais em Manaus, Amazónia | IV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Universidade do Minho
(Braga, Portugal)
|
2017/09 | "Viagem ao mundo das sílabas": Intervenção na consciência fonológica | IV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
(Braga, Portugal)
|
2017/09 | Desenvolvimento e aplicação do jogo interativo "Vogais Saltitantes": Intervenção no âmbito da Disnomia | IV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
(Braga, Portugal)
|
2017/09 | Avaliação da fluência oral em crianças do 3º ano do ensino básico, | IV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
(Braga, Portugal)
|
2017/09 | Impacto da implementação da estratégia Semantic Feature Analysis em turmas inclusivas | IV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Universidade do Minho
(Braga, Portugal)
|
2017/09 | Avaliação da comunicação expressiva em crianças dos 6 aos 41 meses de idade na região norte de Portugal: Um estudo exploratório com o Early Communication lndicator | IV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
(Braga, Portugal)
|
2017/09 | Gesto e intencionalidade comunicativa em crianças dos 8 aos 18 meses | IV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
(Braga, Portugal)
|
2017/07 | Análise da eficácia dos percursos de formação no processo de TVA dos alunos com NEE em Portugal | V Congresso Internacional Educação, Inclusão e Inovação
(Lisboa, Portugal)
|
2017/06 | Avaliação da Participação Comunicativa em crianças com Perturbações da Comunicação entre os 6 e os 12 anos nos seus contextos de vida | II Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação' 2017 (II ENJIE)
(Braga, Portugal)
|
2017/05 | As tecnologias de informação e comunicação na comunicação aumentativa e alternativa: Um estudo em unidades de educação especial | X Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2017
(Braga, Portugal)
|
2017/02 | Acquisition of gesture and communicative function in Portuguese toddlers (8-18 month): Preliminary data | iGesto'17 International Conference on Gesture and Multimodality, Faculty of Arts and Humanities
(Porto, Portugal)
|
2017/02 | Avaliação da comunicação expressiva em crianças dos 6 aos 41 meses de idade na região norte de Portugal: Um estudo exploratório com o Early Communication Indicator | iGesto'l 7 International Conference on Gesture and Multimodality, Faculty of Arts and Humanities
(Porto, Portugal)
|
2017/02 | Avaliação das Competências Pragmáticas em Crianças Portuguesas dos 18 aos 47 meses | iGesto'17 International Conference on Gesture and Multimodality, Faculty of Arts and Humanities
(Porto, Portugal)
|
2016/12 | Avaliação da linguagem e crianças com deficiência visual em idades precoces no Brasil | I Encontro de Pesquisadores do Instituto Benjamin Constant
(Rio de Janeiro, Brazil)
|
2016/10 | A abordagem conceptual da Educação Especial | I Encontro de Educação Especial e Empregabilidade do Ave- Escola-Formação e Empregabilidade das Pessoas com Deficiência
(Guimarães, Portugal)
|
2016/07 | Avaliação da linguagem em crianças com deficiência visual, dos 3 aos 7 anos: Um estudo com o Teste ABFW no Estado do Rio Janeiro, Brasil | II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância - Investigação, formação docente e culturas da infância
(Braga, Portugal)
|
2016/07 | A prática educativa de educação física e sua importância no processo de alfabetização da criança com deficiência visual | XII Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde (SIEFLAS)
(Germany)
|
2016/05 | Avaliações das competências pragmáticas em crianças portuguesas dos 18 aos 47 meses | I Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala
(Santo Tirso, Portugal)
|
2016/05 | Avaliação da fluência oral em crianças do 3° ano do Ensino Básico |
I Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala (Santo Tirso, Portugal)
|
2016/02 | Adulthood Transition of students with Special Educational Needs in Portugal: Preliminary results of Professionals Perceptions | 8th World Conference on Educational Sciences. University of Alcalá
(madrid, Spain)
|
2015/07 | Acquisition and use of gestures in Portuguese toddlers: Preliminary data | Gesture in Language Development Workshop, University of Warwick,
(Coventry, United Kingdom)
|
2015/07 | A Transição para a vida ativa dos alunos com NEE: Estudo da realidade nacional | ISEC2015 Lisbon "Equidade e Inclusão em Educação"
(Lisboa, Portugal)
|
2015 | Perturbação Específica da Linguagem: Da teoria à prática | XIII Congreso Internacional GalegoPortugués de Psicopedagoxía
(Coruña, Spain)
|
2015 | Bilingualism and Specific Language Impairment: A crosscultural study with low in come children | Simpósio- “Learning and assessment in multilingual settings”
(Limassol , Cyprus)
|
2015 | Acquisition and use of gestures in Portuguese toddlers: Preliminary data | Child Language Symposium, University of Warwick
(Coventry, United Kingdom)
|
2015 | Teacher’s perceptions toward the education of students with SEN in northern Portugal, | CEC 2015 Annual Convention and Expo
(San Diego, United States)
|
2014 | Desenvolvimento e implementação do jogo “corrida da química” em alunos do 8º ano com e sem nee, painel iv - organização de serviços INCLUSIVO | 1º congresso cabo-verdiano de educação inclusiva
(Praia, Cape Verde)
|
2014 | Social communication assessment in preschool children | University of Minho
(Braga, Portugal)
|
2014 | Supporting students with language disorders in Portugal. | University of Minho, CIEd
(Braga, Portugal)
|
2014 | Acquisition and use of gestures in Portuguese toddlers: A pilot study | University of Minho, CIEd
(Braga, Portugal)
|
2014 | Teacher’s perceptions of the education of children with special needs | University of Minho, CIEd & IPODINE
(Braga, Portugal)
|
2014 | Development and implementation of an educational software: “Discover sounds of words” | University of Minho
(Braga, Portugal)
|
2014 | Development and implementation of an educational software "Discover sounds of words”: | A contribution to intervention in phonological awareness Poster presented at the University of Minho
(Braga, Portugal)
|
2014 | The transition to adulthood process of students with special educational needs |
(Lisboa, Portugal)
|
2013/11 | Projeto EUPALT- Passaporte Europeu para a Formação de Terapeutas/ Professores na Área da Dislexia | III Congresso internacional educação inclusiva e Equidade
(Lisboa)
|
2013/10 | Leitura, dislexia e formação profissional: O projeto EUPALT- Passaporte Europeu para a Formação de Terapeutas/ Professores na Área da Dislexia | Congreso Internacional Lectura 2013: para leer el XXI. Se ha de conocer las fuerzas del mundo para ponerlas a trabaja
(La Habana, Cuba)
|
2013/09 | A influência dos gestos naturais no desenvolvimento de competências comunicativas precoces: Estudo piloto. | XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Universidade do Minho
(Braga, Portugal)
|
2013/09 | Perceção de professores face à educação de alunos com NEE | XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Universidade do Minho
(Braga, Portugal)
|
2013/09 | O inventário parental (LUI-PT) como instrumento de avaliação das competências pragmáticas em idades precoces | XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia,
(Braga, Portugal)
|
2013/09 | Comunicação nas aulas de matemática: Um estudo de caso numa turma do 6º ano | XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
(Braga, Portugal)
|
2013/09 | Risk for specific learning disabilities: Assessment of phonological awareness in preschool children in the Algarve, south region of Portugal. | 4th All-European Dyslexia Conference, Linnaeus University
(Sweden)
|
2013/09 | Bilingualism enriches the poor: Enhanced cognitive control in low-income minority children. | Joint Annual Conference of the BPS Cognitive and Developmental Sections
(United Kingdom)
|
2013/07 | Estudo do potencial das TIC na educação de uma criança com ataxia: O caso da Bia | VIII Conferência Internacional de TIC na Educação- Challenges
(Braga, Portugal)
|
2013/07 | Desporto para pessoas com necessidades especiais: O estado da arte em Portugal | IX Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde
(Braga, Portugal)
|
2013/06 | O processo de transição para a vida ativa dos alunos com NEE: Um estudo nacional | 1º Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura Desafios Sociais e Educação: Culturas e Práticas, ISP
(Gaia, Portugal)
|
2013/06 | Can measures of executive function disentangle language disorder and disadvantage? | European Child Language Disorders (EUCLDIS) Conference
(Netherlands)
|
2013/06 | Bilingualism enriches the poor: Enhanced cognitive control in low – income minority children. | Child Language Seminar, University of Manchester
(United Kingdom)
|
2013 | Desporto adaptado para pessoas com necessidades especiais em Portugal | Seminário: Integrando-passos e caminhos na deficiência intelectual
(Faro, Portugal)
|
2013 | As aulas de matemática com alunos com deficiência auditiva: perspetivas de uma professora e uma intérprete | XXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática, Universidade do Minho
(Braga, Portugal)
|
2013 | Executive functions in language minority children with specific language impairment - Evidence from bi- and monolingual children from low-income families in Luxembourg and Portugal | COST action IS0804 meeting
(Lisboa, Portugal)
|
2012/11 | Efeitos de Contextos Ambientais Desfavoráveis na Memória Operacional | XX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia
(Brasilia, Brazil)
|
2012/10 | Proposta de um projeto de investigação sobre a comunicação matemática com alunos com deficiência auditiva: Um estudo de caso numa turma do 7.º ano | XXIII Seminário de investigação em educação matemática, Associação de Professores de Matemática
(Lisboa, Portugal)
|
2012/09 | Assessment of pragmatic skills in children from 18 to 47 months: A pilot study with the "Language Use Inventory" | 1st International Early Childhood Intervention Conference
(Portugal)
|
2012/09 | Acquisition of gestures: Support for communication development in toddlers | 1st International Early Childhood Intervention Conference
(Portugal)
|
2012/07 | A comunicação matemática com alunos com deficiência auditiva: Um estudo de caso numa turma do 3.º ciclo do ensino básico | II Seminário Internacional: Contributos da Psicologia em Contextos Educativos, Instituto de Educação
(Braga, Portugal)
|
2012/07 | Development of the language use inventory: An assessment for pragmatic skills in Portuguese | 5th Annual International Conference on Literature, Languages and Linguistics
(Athens, Greece)
|
2012/07 | TIC e problemas de comunicação graves, a propósito da procura de um sintetizador de voz | II Seminário Internacional Contributos da Psicologia em Contextos Educativos,
(Braga, Portugal)
|
2012/07 | Modelo de atendimento à diversidade: Como responder com eficácia às necessidades dos alunos | II Seminário Internacional: Contributos da Psicologia em Contextos Educativos, Instituto de Educação
(Braga, Portugal)
|
2012/07 | Inventário para o uso da linguagem (LUI): Estudo piloto do instrumento de avaliação das competências pragmáticas em português | II Seminário Internacional: Contributos da Psicologia em Contextos Educativos, Instituto de Educação
(Braga, Portugal)
|
2012/07 | As competências sociais de crianças em idade pré-escolar com perturbações do desenvolvimento da linguagem (PDL) | II Seminário Internacional: Contributos da Psicologia em Contextos Educativos, Instituto de Educação
(Braga, Portugal)
|
2012/07 | O processo de transição para a vida ativa dos alunos com NEE: Um estudo nacional | II Seminário Internacional: Contributos da Psicologia em Contextos Educativos, Instituto de Educação
(Braga, Portugal)
|
2012/07 | O processo de transição para a vida ativa dos alunos com NEE: Percursos de formação no sistema educativo português | Jornadas Doutorais em Estudos da Criança, Instituto de Educação
(Braga, Portugal)
|
2012/06 | Acquisition and use of gestures in infants with and without hearing impairment | 5th Language, Culture, and Mind Conference
(Lisboa, Portugal)
|
2012/06 | Modelo de atendimento à diversidade: Como responder com eficácia às necessidades dos alunos | I Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança: Perspetivas sociológicas e educacionais, Instituto de Educação
(Braga, Portugal)
|
2012 | A formação de professores no contexto do movimento inclusivo | VII Congresso Ibero-americano: Ensino Superior: Inovação e qualidade na docência
(Porto)
|
2011/12 | As competências sociais de crianças entre os 4 e os 6 anos de idade com perturbações do desenvolvimento da linguagem | IX Congresso Nacional de Intervenção precoce - Família: principal mediadora da aprendizagem e desenvolvimento da criança,
Associação Nacional de Intervenção Precoce
(Funchal, Portugal)
|
2011/11 | The potential of Information Communications Technology (ICT) in the education of a child with Ataxia | International Conference for Academic Disciplines in Gottenheim
(Germany)
|
2011/11 | Language acquisition in early childhood inclusive settings: How well do teachers understand child language development? | International Conference for Academic Disciplines in Gottenheim
(Germany)
|
2011/09 | O impacto da equitação terapeûtica em crianças em idade pré-escolar com necessidades educativas especiais: Um estudo single-subject | XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagogía
(Coruña, Spain)
|
2011/09 | O impacto das estratégias naturais (Milieu) na intervenção com uma criança com Perturbações da Linguagem | XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagogía
(Coruña, Spain)
|
2011/07 | O impacto da equitação terapêutica em crianças em idade pré-escolar com necessidades educativas especiais: Um estudo single-subject | VII Seminário internacional de Educação física, lazer e saúde
(Braga, Portugal)
|
2011/07 | Avaliação das competências pragmáticas em crianças dos 18 aos 47 meses, com e sem Perturbações do Desenvolvimento da Linguagem: Estudo com o “Language Use Inventory” | Jornadas Doutorais em Estudos da Criança
(Braga, Portugal)
|
2011/07 | Estudo da aquisição e do uso do gesto natural em crianças, dos 18 aos 47 meses, com e sem Deficiência Auditiva | Jornadas Doutorais em Estudos da Criança
(Braga, Portugal)
|
2011/07 | As competências sociais de crianças entre os 4 e os 6 anos de idade com perturbações do desenvolvimento da linguagem | Jornadas Doutorais em Estudos da Criança, Universidade do Minho
(Braga, Portugal)
|
2011/05 | Intervenção na linguagem: Atividades práticas. | II Encontro Internacional- Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especiais
(Braga, Portugal)
|
2011/05 | Repair strategies intervention in young children with language impairments: A case study | Third Conference of the International Society on Early Intervention
(New York, United States)
|
2011/05 | A Case Study of a Young Deaf Child's Communication Development: Focus on Pragmatics | Third Conference of the International Society on Early Intervention
(New York, United States)
|
2011/03 | Perturbação Específica da Linguagem vs Dificuldades de Aprendizagem Específicas: Mutuamente exclusivos ou denominador comum? | II Congresso Internacional do CADIn, “Neurodesenvolvimento: As Peças do Puzzle”
(Estoril, Portugal)
|
2011/03 | Identificação de crianças com perturbações da linguagem e idade escolar. | II Congresso Internacional do CADIn, “Neuro desenvolvimento: As Peças do Puzzle”
(Estoril, Portugal)
|
2011/01 | Dificuldades na Linguagem em Crianças em Idade Escolar: Orientações genéricas para uma intervenção eficaz | Congresso: O Otimismo da vontade: Dificuldades de Aprendizagem Específicas - O desafio de ser diferente
(Lisboa, Portugal)
|
2011 | Bilingualism enriches the poor? Enhanced cognitive control in low-income minority children |
(Canada)
|
2010/11 | O uso das tecnologias de apoio em crianças com problemas graves de comunicação | III Encontro da Pessoa Excecional do Algarve
(Albufeira, Portugal)
|
2010/10 | Avaliação das funções executivas em alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico e suas implicações no contexto das aulas de estudo acompanhado | 2.º Congresso Internacional de Avaliação em Educação
(Braga, Portugal)
|
2010/10 | Assessing executive functions of Portuguese school-age students using the BRIEF | World Conference Learning Teaching Administration, American University of Cairo
(Cairo, Egypt)
|
2010/07 | Cognitive-linguistic processing markers in European Portuguese-speaking school-age children with SLI | Conference Embracing Inclusive Approaches for Children and Youth with Special Education Needs
(Riga, Latvia)
|
2010/07 | Marcadores do processamento cognitivo-linguístico em Português Europeu para crianças em idade escolar com Perturbações da Linguagem | I Seminário Internacional Contributos da Psicologia em Contextos Educativos
(Braga, Portugal)
|
2010/06 | Pragmatic abilities in young children with hearing impairment: A case study | Third Interdisciplinary Symposium on Early Development and Communication, Juraj Dobrila University of Pula
(Pula, Croatia)
|
2010/06 | Repair strategies intervention in young children with Language Impairments: A case study | Third Interdisciplinary Symposium on Early Development and Communication
(Pula, Croatia)
|
2010/05 | Competências fonológicas: Da avaliação à intervenção em alunos com necessidades educativas especiais | no I Encontro Internacional- Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especiais
(Braga, Portugal)
|
2010/05 | Marcadores do processamento cognitivo-linguístico em Português Europeu para crianças em idade escolar com Perturbações da Linguagem: Resultados da Região Norte | Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
(São Paulo, Brazil)
|
2010/04 | Problemas de Comunicação, da Linguagem e da Fala | Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina,
(São Paulo, Brazil)
|
2009/06 | Cognitive-linguistic processing markers in European Portuguese speaking school-age children with SLI | Symposium in Child and Language Disorders, Madison
(Wisconsin, United States)
|
2009/03 | Memória de trabalho verbal em crianças portuguesas de idade escolar com e sem Perturbações da Linguagem | Congresso Internacional CADIn sobre Perturbações do Desenvolvimento da Infância à Idade Adulta
(Estoril, Portugal)
|
2008/06 | Performance of school-age children with and without Language Impairment on the European Portuguese Formulated Sentences Task | Symposium in Child and Language Disorders, Madison
(Wisconsin, United States)
|
2008/06 | Validity of the European Portuguese Recalling Sentences Task: Performance of school-age children with and without Language Impairment | Symposium in Child and Language Disorders, Madison
(Wisconsin, United States)
|
2008 | Educação Especial: Tendências Atuais | IEC, UM
(Braga, Portugal)
|
2006/12 | “Pensar a diferença”, Seminário, "Viver a Diferença: uma realidade em Viana do Castelo" | APACRINE e o Núcleo de Formação e Emprego do Despertar |
2005/07/10 | Toward a Model of Inclusive Teacher Education and Teacher Development |
(Halifax, Canada)
|
2005/07 | Inclusion in Portugal: Practices and Trends | 9th Biennial Conference da International Association of Special Education
(Halifax, Canada)
|
2005/03/10 | Communication Development Assessment: A Screening Test for Portuguese Children 0-60 months | MSHA Annual Conference
(Michigan, United States)
|
2003/06/05 | Language Disorders Assessment: A Screening Test for Portuguese Children (0 to 60 months) | “24th Annual Symposium on Research in Child Language Disorders”
(Wisconsin, United States)
|
Event organisation
Event name Type of event (Role) |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2021 - 2021 | Congresso Luso-Brasileiro de Educação Inclusiva (2021 - 2021)
Congress
|
|
2020/06/15 - 2020/06/18 | Comissão Científica do I Seminário Online em Estudos da Criança (2020/06/15 - 2020/06/18)
Congress
|
Universidade do Minho, Portugal |
2019/09/28 - 2019/09/30 | Formação de Professores para a Inclusão “2°Congresso Luso-Brasileiro sobre TEA e Educação Inclusiva”, Pelotas (2019/09/28 - 2019/09/30)
Congress (Member of the Organising Committee)
|
|
2019/09/28 - 2019/09/30 | Práticas de Inclusão “2°Congresso Luso-Brasileiro sobre TEA e Educação Inclusiva”, realizado na cidade de Pelotas (2019/09/28 - 2019/09/30)
Congress (Co-organisor)
|
|
2019/09/04 - 2019/09/06 | XV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (2019/09/04 - 2019/09/06)
Congress (Member of the Organising Committee)
|
Universidade da Coruña, Spain |
2019/09/04 - 2019/09/06 | Comunicação e as suas alterações do XV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (2019/09/04 - 2019/09/06)
Congress (Co-organisor)
|
Universidade da Coruña, Spain |
2019/09 - 2019/09 | II Congresso Luso Brasileiro de Educação Inclusiva e Transtorno do Espectro do Autismo(CONLUBRA), Pelotas, Brasil (2019/09 - 2019/09)
Congress (Member of the Organising Committee)
|
|
2017/04/05 - 2017/04/07 | 1º Congresso Luso-Brasileiro sobre TEA e Educação Inclusiva, realizado na cidade de Pelotas (2017/04/05 - 2017/04/07)
Congress
|
|
2015/12/03 - 2015/12/04 | II Congresso Cabo-Verdiano de Educação Inclusiva (ConCEI) As Necessidades Educativas Especiais na Família, Educação e Comunidade-
Praia, Campus do Palmarejo (2015/12/03 - 2015/12/04)
Congress
|
|
2015/09/02 - 2015/09/04 | XIII CONGRESO INTERNACIONAL GALLEGO-PORTUGUÉS DE PSICOPEDAGOGÍA (2015/09/02 - 2015/09/04)
Congress
|
Universidade da Coruña, Spain |
2014/07/04 - 2014/07/05 | Iº Congresso Cabo-Verdiano de Educação Inclusiva (ConCEI): Desafiando os Caminhos da Educação Inclusiva em Cabo Verde (2014/07/04 - 2014/07/05)
Congress
|
Jury of academic degree
Topic Role |
Candidate name (Type of degree) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2022/11/03 | O Desenvolvimento da Linguagem: do conhecimento dos professores às práticas pedagógicas no contexto da educação infantil.
(Thesis) Arguer
|
Jessica Blanca Santos (Master)
Universidade Federal de São Paulo, Brazil
|
2022/09/12 | Uma imagem vale quantas palavras? com um estudo comparativo sobre conceções e práticas visualmente orientadas na educação
para surdos
(Thesis) Arguer
|
Filipa Alexandra dos Reis Machado Rodrigues (PhD)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2022 | Estudo dos Perfis Comportamentais Típicos da Perturbação do Espetro do Autismo e sua relação com as Funções Executivas e Empatia.
(Thesis) Arguer
|
Evelina Brígido (PhD)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
2022 | Uma imagem vale quantas palavras? com um estudo comparativo sobre conceções e práticas visualmente orientadas na educação
para surdos
(Thesis) Arguer
|
Filipa Alexandra dos Reis Machado Rodrigues (PhD)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2022 | Educar para a resiliência: um percurso com crianças e adolescentes surdos
(Thesis) Arguer
|
Eunice de Jesus Ferreira Leite Fernandes Freitas (PhD)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2020/09/24 | A Perceção de profissionais e de país acerca da utilização do Ages & Stages Questionnaires
(Thesis) Arguer
|
Rita Adriana Simões Ralha Laranjeira (PhD)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2020/09/24 | Modelo de Atendimento à Diversidade: Um estudo qualitativo sobre a sua operacionalização no apoio a alunos com dificuldades
de aprendizagem específicas na leitura (dislexia)
(Thesis) Arguer
|
Andréa Tonini (PhD)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2020/06/23 | O papel das Unidades de Ensino Estruturado na inclusão de Alunos com Perturbação do Espectro do Autismo: Perceção de pais
e de profissionais
(Thesis) Arguer
|
Sandra Daniela Ferreira Barbosa (PhD)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2020/06/22 | Eficácia de um programa de ensino meta textual para desenvolver a narrativa escrita de estudantes com deficiência intelectual
President of the jury
|
Ana Paula Zaboroski Oleinik (PhD)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências, Brazil
|
2020/04/14 | Psicologia da Educação e Educação Especial
(Thesis) Arguer
|
Ruth Maria Mariani Braz (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2020/02/20 | Psicologia da Educação e Educação Especial
(Thesis) Arguer
|
de Helena Maria Martins da Silva (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2020/01/14 | Colaboração da família na Intervenção Precoce: Perspetivas de pais e de profissionais
President of the jury
|
Ivone do Céu da Silva Gonçalves (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2020 | Colaboração da família na Intervenção Precoce: Perspetivas de pais e de profissionais
(Thesis) Arguer
|
Gilda Eduarda Martins Da Silva (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2019/11 | Terapia da Fala
(Thesis) Arguer
|
Joana Filipa Rosa Vaz (Master)
Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal
|
2019 | programa de ensino meta textual para desenvolver a narrativa escrita de estudantes com deficiência intelectual
President of the jury
|
Ana Paula Zaboroski Oleinik (PhD)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências, Brazil
|
2019 | Estudos da criança
(Thesis) Arguer
|
Rosário de Araújo Ferreira (PhD)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2019 | Educação Especial
(Thesis) Arguer
|
Evelise Stuart da Silva (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2019 | Educação Especial
(Thesis) Arguer
|
Aline Cristina Pereira da Silva Camelo (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2019 | Educação Especial
(Thesis) Arguer
|
Ana Lúcia Siqueira Di Blasi (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2019 | Ciências da Educação
(Thesis) Arguer
|
Sandra Isabel Oliveira Reis e Cunha (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2018/09/21 | lmproving oral language skills in language-minority children: A randomized controlled
(Thesis) Arguer
|
Rute carina cordeiro tomas (PhD) |
2018/05/16 | A avaliação e intervenção da fonologia em contexto escolar
(Thesis) Arguer
|
Ana Cláudia Lobato Cervantes (Master)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2017/12/14 | Avaliação e treino cognitivo de crianças com incapacidades intelectuais
(Thesis) Arguer
|
Eliane Maria Montenegro Monteiro (PhD)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2017/07/18 | Consciência Fonológica. Do constructo à avaliação
(Thesis) Arguer
|
Ângela Sofia Martins Meira (PhD)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2017/07/18 | Desenvolvimento da inteligência na inrancia: A emergência da diferenciação cognitiva e o seu impacto no percurso escolar
(Thesis) Arguer
|
Ana Cristina Azevedo Martins (PhD)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2017/05/30 | A Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção (PHDA): do conhecimento dos professores às práticas educativas no l.º ciclo
do ensino básico
(Thesis) Arguer
|
Luís Carlos Martins de Oliveira (PhD)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2017 | "Auto-deteminação e qualidade de vida em adolescentes com deficiência intelectual e outra de desenvolvimento"
Supervisor
|
Luisa Losada Puente (PhD) |
2015/12/01 | Intervenção Precoce
Supervisor
|
Raquel Sampaio Pinto (Master) |
2015/07/16 | Dificuldades de Aprendizagens
(Thesis) Arguer
|
Ana Paula Souza de Oliveira (Master) |
2015/07/09 | Estudos da Criança
(Thesis) Arguer
|
Paula Marisa Fortunato Vaz (PhD) |
2015/07/06 | Dificuldades de Aprendizagens Especificas
(Thesis) Arguer
|
Licenciada Lilian Christina Veiga Mota (Master) |
2015/06/26 | Doutoramento
(Thesis) Arguer
|
Susana Maria Capitão da Silva Alves (PhD) |
2015/05/26 | Motricidade Humana
(Thesis) Arguer
|
Lúcia Maria Neto Canha (PhD)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
2015/01/16 | Intervenção Precoce
(Thesis) Arguer
|
Francisca Araújo Fernandes (Master) |
2015 | Motricidade Humana
Supervisor
|
Lúcia Maria Neto Canha (PhD)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
2014/11/03 | Intervenção Precoce
(Thesis) Arguer
|
Tamára de Carvalho Brandão (Master) |
2014/07/24 | Avaliação diferencial e intervenção no espectro do autismo: A complementaridade de pais e profissionais
(Thesis) Arguer
|
Helena Isabel da Silva Reis. (PhD) |
2014/02/02 | Dificuldades de Aprendizagem Especificas
(Thesis) Arguer
|
Waslany Bittencourt Saraiva (Master) |
2014/02/02 | Educação Especial, Área de Especialização em Dificuldades de Aprendizagem Especificas
(Thesis) Arguer
|
Esther de Oliveira Barbosa (Master) |
2014/01/19 | Dificuldades de Aprendizagem Especificas
(Thesis) Arguer
|
Raimunda Mota dos Santos (Master) |
2014/01/16 | Educação Especial, Área de Especialização em Intervenção Precoce
(Thesis) Arguer
|
Maria Isabel Azevedo Costa (Master) |
2013/07/29 | Dificuldades de Aprendizagem Específicas na Leitura: Um estudo de single-subject design sobre Práticas Eficazes
President of the jury
|
Albertina de Jesus Martins Silva (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2013/07/19 | Aferição para a população portuguesa da Escala de Desenvolvimento: Ages & Stages Questionnaires (ASQ-3) dos 14 aos 27 meses
(Thesis) Arguer
|
Maria de La Salete Cunha Teixeira (PhD)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2013/05/13 | Caracterização das práticas de apoio precoce nas Associações de Paralisia Cerebral em Portugal Continental: Perceções dos
pais, profissionais e serviços
(Thesis) Arguer
|
Maria de Fátima Serdouro Maia (PhD)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2013 | Análise da Semântica através de narrativas orais em Crianças com e sem Perturbações da Linguagem
(Thesis) Arguer
|
Sónia Alexandra Registo da Cunha (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2013 | Avaliação da compreensão gramatical em alunos com Perturbações da Comunicação: Um estudo no 1.º Ciclo do Ensino Básico no
Concelho de Guimarães
(Thesis) Arguer
|
Graciosa Maria Lopes Casimiro dos Santos (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2013 | Análise do desempenho do vocabulário em crianças com 4 e 5 anos de idade: Um estudo com o ABFW-Teste de linguagem
(Thesis) Arguer
|
Suzel Cabreiro Bilber (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2012/11/15 | A Intervenção Precoce no Distrito de Braga: Que benefícios e apoios para as famílias apoiadas?
President of the jury
|
Carina Sofia Correia Leite (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2012/06/27 | Inclusion of Students with Special Education Needs: A Quantitative Study Regarding Lao Elementary Regular Teachers’ Perceptions.
(Thesis) Arguer
|
Kehsakda Khamsuvannong. (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2012/06/27 | Inclusion of Students with Special Education Needs: A Quantitative Study Regarding Lao Secondary Regular Teachers’ Perceptions
(Thesis) Arguer
|
Sisamout Saenbouttaraj (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2012/06/11 | Estúdio de caso em intervención precoz: Una experiencia en Portugal.
(Thesis) Arguer
|
Maria Cleofe Yallico Madge (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2012/03/13 | Dificuldades de aprendizagem específicas: Um estudo quantitativo sobre o uso de estratégias de autorregulação numa turma inclusiva
President of the jury
|
Catarina. L. T. C. Araújo (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2012/03/13 | Dificuldades de Aprendizagem Específicas: Um estudo quasi-experimental sobre a utilização de mnemónicas em contexto inclusivo
(Thesis) Arguer
|
Marta Isabel Marques da Silva (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2012/02/07 | As perspetivas de professores sobre o atendimento aos alunos com dislexia que frequentam a escola regular
(Thesis) Arguer
|
Maria Julieta Silva (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2011/11/25 | Monitorização com Base no Currículo: Um estudo sobre Dificuldades de Aprendizagem Específicas na Matemática
(Thesis) Arguer
|
Ângela Cristina Marques Anfilóquio (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2011/11/25 | Monitorização com Base no Currículo: Um estudo sobre Dificuldades de Aprendizagem Específicas na Matemática
(Thesis) Arguer
|
Maria de Lurdes Moura Esteves (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2011/10/07 | Percepções dos Professores Quanto à Educação dos Alunos com Necessidades Educativas Especiais.
(Thesis) Arguer
|
Ana Isabel da Silva Magalhães (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2011/07/11 | Dificuldades de aprendizagem específicas na leitura: Um estudo quantitativo sobre a monitorização com base no currículo.
(Thesis) Arguer
|
Daniela Maria de Barros Mourão (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2011/03/10 | Contributo para a Construção de um Currículo Cognitivo de Intervenção Precoce na Faixa Etária dos 3 aos 6 anos.
(Thesis) Arguer
|
Ana Isabel Sousa e Silva (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2011/02/10 | Inventário sobre o Conhecimento que Pais/ Prestadores de Cuidados detêm acerca do Desenvolvimento da Linguagem - Faixa Etária
dos 5 Anos.
(Thesis) Arguer
|
Ana Filipa de Oliveira Santos (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2011/02/10 | Inventário sobre o Conhecimento que Pais/ Prestadores de Cuidados detêm acerca do Desenvolvimento da Linguagem - Faixa Etária
dos 3/4 Anos.
(Thesis) Arguer
|
Ana Isabel Antunes de Sousa (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2011/02/08 | Impacto de um programa competências Pessoais e Sociais em crianças de risco.
(Thesis) Arguer
|
Eunice de Jesus Ferreira Leite Fernandes Freitas (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2011 | Desenvolvimento profissional: Perceções e experiências de professores de educação especial.
(Thesis) Arguer
|
Francisca M. G. C. C Azevedo (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2011 | Risco em Dificuldades de Aprendizagem Específicas: Um estudo quantitativo sobre a avaliação da consciência fonológica em crianças
em idade pré-escolar da Região do Algarve.
(Thesis) Arguer
|
Maria Conceição Chendo (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2011 | Avaliação do vocabulário em crianças com e sem Necessidades Especiais no concelho de Fafe: Um contributo para a construção
do Teste de Avaliação da Linguagem e Fala (TALF).
(Thesis) Arguer
|
Ivone Patrícia Ramos Carvalho Cunha (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2011 | Avaliação da fonologia em crianças com e sem Necessidades Especiais no concelho de Fafe: Um contributo para a construção do
Teste de Avaliação de Linguagem e Fala (TALF).
(Thesis) Arguer
|
Ana Sofia Ferreira Silva Mendes Fernandes (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2011 | Avaliação da pragmática em crianças com e sem Necessidades Especiais no concelho de Fafe: Um contributo para a construção
do Teste de Avaliação de Linguagem e Fala (TALF).
(Thesis) Arguer
|
Orlanda Manuela Martins Costa (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2011 | Análise do desempenho nos processos da atenção em crianças com Necessidades Educativas Especiais no contexto Pré-Escolar e
no 1º ano de escolaridade do Ensino Básico
(Thesis) Arguer
|
Bernardete Cunha Enes (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2011 | Avaliação de Vocabulário Receptivo e Expressivo em Crianças com e sem Perturbação da Comunicação, dos 2 aos 6 anos: Um Estudo
Exploratório no Concelho de Braga
(Thesis) Arguer
|
Vanessa Leitão da Silva (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2011 | Efeitos da Equitação Terapêutica nos Factores Psicomotores em Crianças com Necessidades Educativas Especiais
(Thesis) Arguer
|
Vanessa Filipa Carolino Martinho (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2011 | O Impacto das Estratégias Naturais (Milieu) nas Perturbações da Linguagem: Um Estudo de Caso
(Thesis) Arguer
|
Margarida Amorim (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2010/12/20 | Articulação Curricular na Educação Básica: discursos e práticas dos professores
(Thesis) Arguer
|
Ana Maria de Sousa Martins (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2010/12/14 | Monitorização com base no currículo: Um estudo quantitativo sobre a utilização de provas MAZE no contexto do nível I do Modelo
de Atendimento à Diversidade
(Thesis) Arguer
|
Marta Silva Gonçalves Patrão (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2010/12/14 | Avaliação das funções executivas em alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico com dificuldades de aprendizagem específicas e as
suas implicações no contexto das aulas de Estudo Acompanhado
(Thesis) Arguer
|
Isabel Gonçalves Ribeiro (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2010/10/07 | Estudo de caso de exploração do potencial das tecnologias de informação e comunicação no processo educativo de uma aluna com
ataxia
(Thesis) Arguer
|
Ana Teresa Lobo Pinto de Oliveira (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2010/10/06 | Os cursos de educação formação como resposta aos problemas de aprendizagem: perspetivas dos professores
(Thesis) Arguer
|
Maria Helena Pires Gonçalves Pereira (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2010/07/02 | Perspetivas dos pais dos alunos do 4º ano do ensino básico sobre dificuldades de aprendizagem específicas: Um inquérito realizado
na cidade de Viana do Castelo
(Thesis) Arguer
|
Catherine Ruivo Borlido (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2010/07/02 | Inclusão de crianças com NEE severas na classe regular: Perspectivas de professores.”
(Thesis) Arguer
|
Zita Neto de Miranda (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2010/02/22 | Dificuldades de aprendizagem específicas centradas na leitura e práticas eficazes de intervenção
(Thesis) Arguer
|
Maria da Conceição Pacheco Sampaio Martins (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2010/02/22 | Advocacia parental: Um estudo qualitativo sobre as perspectivas dos pais de alunos com dificuldades de aprendizagem específicas
(Thesis) Arguer
|
Judite Marília Fernandes Ferreira (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2010 | Impacto da utilização do software educativo nos processos de motivação
(Thesis) Arguer
|
Inês do Vale Afonso (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2009/12/18 | Perspectivas dos pais de alunos do 4.º ano do ensino básico sobre dificuldades de aprendizagem específicas: Um inquérito por
questionário realizado na cidade de Braga
(Thesis) Arguer
|
Alexandra Lobo Araújo (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2009/07/29 | O modelo de atendimento à diversidade: Da teoria à prática. Um estudo de caso único
(Thesis) Arguer
|
Cecília Pereira dos Santos (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2009/07/29 | O papel do professor do ensino regular no processo de encaminhamento de alunos com dificuldades de aprendizagem específicas
para os serviços de educação especial
(Thesis) Arguer
|
Amanda Fernandes Santos (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2009/07/07 | A habilitação profissional para a docência generalista e as necessidades educativas especiais : As mudanças à luz da nova
legislação e do processo de Bolonha
(Thesis) Arguer
|
Mónica Cristina Ferreira de Freitas (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2009/07/07 | Dificuldades de aprendizagem específicas e desordem por défice de atenção e hiperatividade : um estudo single- subject sobre
monitorização da atenção
(Thesis) Arguer
|
Ana Sofia Pereira Rodrigues (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2009/07/07 | Desenvolvimento e validação do teste de avaliação da caligrafia: Um estudo de no concelho de Cascais
(Thesis) Arguer
|
Leonor Chaveiro Duarte Ribeiro (Master)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
Conference scientific committee
Conference name | Conference host | |
---|---|---|
2022 - Current | Congresso Internacional sobre Educação: Literacias, Inclusão e Tecnologias Evento online | Universidade do Minho |
2022/09/13 - 2022/09/15 | 1st International Conference on Child Studies | Universidade do Minho |
2021/10/20 - 2021/10/22 | 9th INTERNATIONAL CONGRESS of EDUCATIONAL SCIENCES and DEVELOPMENT | |
2021/09/01 - 2021/09/03 | XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Universidade do Minho | |
2020/07 - 2020/07 | Universidade do Minho | |
2019/07 - 2019/07 | Jornadas em Estudos da Criança no Instituto de Educação | Universidade do Minho |
2018/07 - 2018/07 | Jornadas em Estudos da Criança no Instituto de Educação | Universidade do Minho |
2017/07/03 - 2017/07/05 | III Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil, Políticas, direitos e Pedagogias das Infâncias | Universidade Federal de Alagoas |
2017/07 - 2017/07 | Jornadas em Estudos da Criança no Instituto de Educação | Universidade do Minho |
2017/02/02 - 2017/02/03 | iGesto'17-Intemational Conference on Gesture and Multimodality | Faculty of Arts and Humanities, University of Porto |
2016/07/13 - 2016/07/15 | II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância - Investigação, formação docente e culturas da infância | Universidade do Minho |
2016/07 - 2016/07 | I Seminário de Currículo, Inclusão e Educação Escolar - CIEE | Universidade do Minho |
2014/07/14 - 2014/07/17 | Embracing Inclusive Approaches for Children and Youth with Special Education Needs | Braga, Portugal, Universidade do Minho |
2011/05/27 - 2011/05/27 | II Encontro Internacional - Educação Inclusiva e necessidades educativas especiais | Universidade do Minho |
2010/05/28 - 2010/05/29 | I Encontro Internacional - Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especiais Instituto de Educação | Universidade do Minho |
Distinctions
Other distinction
2016 | Bolsa de Licença Sabática/Formação Avançada
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
2015 | First place for the best cientific paper - Federação Portuguesa Desporto para Deficientes Journal |
2007 | Graduate student award for the Symposium on Research in Language Disorders (SRCLD) |
2004 | Bolseira Formação Avançada para a Ciência/Doutoramento SFRH / BD / 19604 / 2004./ Grant scholar for PHD studies in the USA.
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|