???global.info.a_carregar???
Ana Cristina Crespo Pires Sequeira. Concluiu o(a) Doutoramento em Educação - Formação de Professores em 2017 pelo(a) Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Mestrado em Ciências da Educação - Educação Intercultural em 2001 pelo(a) Universidade Católica Portuguesa, Licenciatura em Formação Pessoal e Social em 1996 pelo(a) Instituto Politécnico de Lisboa e Bacharelato em Formação de Professores do Ensino Primário em 1978 pelo(a) Escola do Magistério Primário de Lisboa. É Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente no(a) Instituto Politécnico de Setúbal, Conselho pedagógico no(a) Instituto Politécnico de Setúbal, Professor Adjunto no(a) Instituto Politécnico de Setúbal e Coordenação de Departamento no(a) Instituto Politécnico de Setúbal. Publicou 5 artigos em revistas especializadas. Possui 1 capítulo(s) de livros e 5 livro(s). Organizou 8 evento(s). Recebeu 1 prémio(s) e/ou homenagens. Participa e/ou participou como Desenvolvimento técnico em 5 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação com ênfase em Educação Geral e Humanidades com ênfase em Línguas e Literaturas. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Formação Inicial de Professores; Metodologias de Ensino; Formação de professores; formação em alternância; Formação de Professores; formação de formadores; Formação inicial de professores; Construção de um referencial profissional pessoal; O papel da prática pedagógica; Initial teachers training; Construction of a professional personal referential; The role of pedagogical practice; Formation initiale des enseignants; Formação em alternância interativa; Desafios; Problemas; Formation en alternance interactive; Défis; Problèmes; Profissionalidade docente; Competência comunicativa; Portefólio reflexivo; Formação de formadores e de professores; Inovação; Autonomia; Métier d'enseignant; Compétence communicative; Portefólio réflexif; Formation de formateurs; Formation de professeurs; Innovation; Autonomie; Teses de doutoramento - 2017; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação; .
Identification

Personal identification

Full name
Ana Cristina Crespo Pires Sequeira
Gender
Female

Citation names

  • Sequeira, Ana Pires
  • Sequeira, Ana

Author identifiers

Ciência ID
6D19-2AE9-8A04
ORCID iD
0009-0002-8595-2563

Email addresses

  • ana.sequeira@ese.ips.pt (Professional)

Telephones

Telephone
  • (351) 265710800 Ext.: 829 (Professional)

Addresses

  • Escola Superior de Educação, Departamento de Ciências da Comunicação e da Linguagem. Rua Vale de Chaves, 2914-505, Setúbal, Setúbal, Portugal (Professional)

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences - Education, General
  • Humanities - Languages and Literatures

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
English Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1)
French Intermediate (B1) Advanced (C1) Intermediate (B1) Advanced (C1)
Spanish; Castilian Intermediate (B1) Advanced (C1) Beginner (A1) Advanced (C1)
Italian Beginner (A1) Advanced (C1) Beginner (A1) Advanced (C1)
Creole and Pidgin, Portuguese-based (Other) Beginner (A1) Advanced (C1) Beginner (A1) Advanced (C1)
Portuguese Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1)
Education
Degree Classification
2017
Concluded
Educação - Formação de Professores (Doutoramento)
Major in Formação de Professores
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
"Formação Inicial de Professores do 1º ciclo do Ensino Básico: Vários Olhares sobre a Diversidade Cultural" (THESIS/DISSERTATION)
Aprovado com distinção
2010
Concluded
Educação - Formação de Professores (Pós-Graduação)
Instituto da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
17
2007
Concluded
Programa Nacional para o Ensino do Português - 1º ciclo do Ensino Básico (Curso médio)
Ministério da Educação, Portugal
2001
Concluded
Ciências da Educação - Educação Intercultural (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
"Perspectivas de Professores do 1º ciclo do Ensino Básico, sobre o processo de ensino-aprendizagem em classes etnicamente heterogéneas" (THESIS/DISSERTATION)
Muito Bom
1996
Concluded
Formação Pessoal e Social (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
"Avaliação de um Manual Escolar de Língua Portuguesa para a República da Guiné-Bissau – Conteúdo e Propostas Metodológicas " (THESIS/DISSERTATION)
17
1993 - 1993
Concluded
Formação Pessoal e Social - Formadores (Curso médio)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
1989 - 1989
Concluded
Investigação e Avaliação em Educação (Outros)
Gabinete de Estudos e Planeamento, Portugal
1987 - 1987
Concluded
Pesquisa e Instrumentos de Pesquisa (Outros)
Gabinete de Estudos e Planeamento, Portugal
1987 - 1987
Concluded
Processos de Avaliação dos Produtos de Aprendizagem dos Alunos (Outros)
Gabinete de Estudos e Planeamento, Portugal
1975 - 1978
Concluded
Formação de Professores do Ensino Primário (Bacharelato)
Escola do Magistério Primário de Lisboa, Portugal
"Relatório de Estágio" (THESIS/DISSERTATION)
12
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2004 - Current Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1988/09 - 2004 Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2020 - Current Coordenação de Departamento Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2003 - Current Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1992 - Current Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2010 - 2021 Coordenação de Mestrado Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2008 - 2010 Presidente Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1993 - 2010 Coordenação de Licenciatura Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1989 - 1992 Coordenadora do Pólo de Formação Contínua do Concelho de Palmela Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
1986/09 - 1989/08 Outra Situação (Técnica) Gabinete de Estudos e Planeamento, Portugal
1979/01 - 1986/01 Outra Situação (Docente) Escolas do 1º ciclo do Ensino Básico, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2021 - Current RETFOP - Revitalização do Ensino Técnico e da Formação Profissional de Angola
xxx
Technical development
Ongoing

Other

Designation Funders
2020 - Current Programa de Reforço de Capacidades do Sistema Educativo da Guiné-Bissau (PRECASE)
xxx
Technical development
Ongoing
2016 - 2020 Programa de Aprendizagem para Todos (PAT)- Ministério da Educação da República de Angola
xxxxxxx
Technical development
Concluded
2016 - 2018 Projeto de Formação de Formadores de Professores para o Ensino Primário de Angola (PREPA 2)
xxxxxxx
Technical development
2007 - 2010 Projeto de Formação de Formadores de Professores para o Ensino Primário de Angola (PREPA)
xxxxxxx
Technical development
1992 - 1999 Projeto de Ensino-Aprendizagem da Língua Portuguesa na República da Guiné-Bissau
yyy
Outputs

Publications

Book
  1. Sequeira, Ana Pires; Cardoso, Carlos (coord.). Gestão Intercultural do Currículo 1º ciclo. Lisboa, Portugal: Secretariado Coordenador dos Programas de Educação Multicultural. 1998.
    Published
  2. Sequeira, Ana Pires; Abreu, Isaura. Ideias e Histórias - Contributos para uma Educação Participada. Lisboa, Portugal: Instituto de Inovação Educacional. 1990.
    Published
  3. Sequeira, Ana Pires; Abreu, Isaura. Prática Pedagógica - Análise de Situação II. Lisboa, Portugal: Gabinete de Estudos e Planeamento. 1990.
    Published
  4. Sequeira, Ana Pires; Sim-Sim, Inês. Ensaio sobre um estudo nacional sobre literacia. Lisboa, Portugal: Ministério da Educação. 1990.
    Published
  5. Sequeira, Ana Pires; Abreu, Isaura. Prática Pedagógica - Análise de Situação I. Lisboa, Portugal: Ministério da Educação. 1989.
    Published
Book chapter
  1. Sequeira, Ana Pires; Botelho, Fernanda; Solla, Luísa; Soares, Lúcia. "Metodologia do Ensino Da Língua Portuguesa". Angola, 2017.
    Published
Conference paper
  1. Pinto, Jorge; Sequeira, Ana Pires. "Da formação inicial à prática pedagógica: análise de estratégias de ensino da língua portuguesa desenvolvidas no âmbito da prática de ensino supervisionada". 2018.
  2. Sequeira, Ana Pires. "Educação intercultural na formação inicial de professores/as para o 1º ciclo do ensino básico". 2015.
  3. Roseta, Maria Rita; Sequeira, Ana Pires; Pinto, Jorge. "A aprendizagem da escrita e avaliação regulada". 2015.
  4. Sequeira, Ana Pires. "Representações de estudantes sobre a abordagem à diversidade cultural e linguística na formação inicial de professores para o 1º ciclo do ensino básico". 2014.
  5. Sequeira, Ana Pires; Pinto, Jorge. "A construção de um modelo de formação de alternância interativa na formação inicial de professores". 2013.
  6. Sequeira, Ana Pires; Botelho, Fernanda; Camacho, Helena. "O PNEP na região de Setúbal: percursos, histórias e parcerias". 2011.
  7. Sequeira, Ana Pires. "Do Currículo ao manual: sugestões de actividades dos quatro países envolvidos no projecto". Paper presented in Fórum - Escola – Diversidade - Currículo, Vila da Feira, 1999.
    Published
  8. Sequeira, Ana Pires. "Manuais escolares de Língua Portuguesa para a República da Guiné-Bissau: um «caminho» percorrido...". Paper presented in Manuais Escolares – estatuto, funções, história, Braga, 1999.
    Published
Conference poster
  1. Sequeira, Ana Pires; Brito, Maria da Conceição. "As TIC na produção de materiais para o ensino da Língua Portuguesa no 1º ciclo do Ensino Básico". Paper presented in O Ensino das Línguas e a Linguística, 2004.
  2. Sequeira, Ana Pires; Cibele, Carla. "Investigação e prática pedagógica: que interacção?". Paper presented in I Simpósio Nacional sobre Educação Básica: Pré-escolar e 1º ciclo, 2003.
Journal article
  1. Pinto, Jorge; Sequeira, Ana Pires. "Da idealização da prática à construção de balizas para o agir contextualizado". (2018): http://hdl.handle.net/10400.26/20061.
  2. Sequeira, Ana Pires; Souta, Luís. "Um contributo para "desocultar" o percurso da educação multi/intercultural na formação inicial de professores". (2017): http://hdl.handle.net/10400.26/20062.
  3. Sequeira, Ana Pires; Pinto, Jorge. "Projeto de formação: perspetivas de estudantes sobre a construção do seu perfil profissional e pessoal". XI Colóquio sobre Questões Curriculares 1 (2014): 3008-3014.
    Published
  4. Sequeira, Ana Pires. "Recensão crítica do livro Ensino do Português como Língua Não Materna: estratégias, materiais e formação". (2014): http://hdl.handle.net/10400.26/8875.
  5. Botelho, Fernanda; Sequeira, Ana Pires; Solla, Luísa. "PNEP: contributos para o desenvolvimento profissional de professores do 1º ciclo do ensino básico". (2010): http://hdl.handle.net/10400.26/8882.
Magazine article
  1. Sequeira, Ana Pires; Silva, Gomes da Cristina. "Democratic citizenship: a path towards intercultural dialogues", AUTO GENESISMAGAZINE , 2019
  2. Sequeira, Ana Pires. "ENTREVISTA a Luís Souta por Ana Pires Sequeira", Media@oes, 2018
Manual
  1. Sequeira, Ana Pires. Manual de Orientação para o Retorno às Actividades Lectivas. Angola. 2020.
  2. Sequeira, Ana Pires. Práticas de Sala de Aula e Recursos Pedagógicos - Língua Portuguesa. Angola. 2019.
  3. Sequeira, Ana Pires. KIT Pedagógico para Língua Portuguesa e Matemática - Fichas de Trabalho para o Aluno. Angola. 2019.
  4. Sequeira, Ana Pires. Avaliação Pedagógica em sala de aula para Professores do Ensino Primário. 2018.
    Published
  5. Sequeira, Ana Pires. Diferenciação Pedagógica em sala de aula para Professores do Ensino Primário (Vol. II). Angola. 2018.
    Published
  6. Berri Riegel, Ariane. Diferenciação Pedagógica em sala de aula para Professores do Ensino Primário (Vol. I). Angola. 2017.
    Published
  7. Sequeira, Ana Pires; Botelho, Fernanda. Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa. Angola. 2010.
  8. Sequeira, Ana Pires. Supervisão e Prática Pedagógica. Angola. 2010.
  9. Sequeira, Ana Pires; Solla, Luísa. Metodologia do Ensino Da Língua Portuguesa. Setúbal, Portugal: Escola Superior de Educação de Setúbal. 2005.
    Published
  10. Sequeira, Ana Pires; Solla, Luísa. Comunicar... em Português 3. Guinea-Bissau. 2000.
  11. Sequeira, Ana Pires; Solla, Luísa. Comunicar... em Português 4. Guinea-Bissau. 2000.
  12. Sequeira, Ana Pires; Solla, Luísa. Comunicar em Português... Sensibilização à Leitura e à Escrita. Guinea-Bissau. 1999.
  13. Sequeira, Ana Pires; Solla, Luísa. Comunicar... em Português 2. Guinea-Bissau. 1999.
  14. Sequeira, Ana Pires. Comunicar em Português... Actividades Iniciais. Guinea-Bissau. 1998.
  15. Sequeira, Ana Pires. Primary Goes Europe – Vol. II. 1998.
    Published
  16. Sequeira, Ana Pires. Primary Goes Europe – Vol. I. 1997.
    Published
  17. Sequeira, Ana Pires. Primary Goes Europe – Putting «ANCTEDS» into Practice.. 1997.
    Published
  18. Sequeira, Ana Pires; Solla, Luísa; Pinheiro, João. Língua e Escola. Portugal. 1996.
  19. Sequeira, Ana Pires; Solla, Luísa. Guia do Formador de Língua Portuguesa. Portugal. 1995.
  20. Sequeira, Ana Pires; Fortuna, Irene. Metodologias do Ensino da Leitura e da Escrita. Portugal. 1994.
  21. Sequeira, Ana Pires. Aprender a Comunicar – Módulo de Formação de Formadores para a República da Guiné-Bissau – Antologia, Livro de Actividades e Fichas de Trabalho. 1994.
    Published
Newspaper article
  1. Sequeira, Ana Pires. "Manuais Escolares... por onde a multiculturalidade?", Setúbal na Rede, 2012
  2. Sequeira, Ana Pires. "O Português língua não materna e o Despacho Normativo nº7/ 2006", Setúbal na Rede, 2006
  3. Sequeira, Ana Pires. "«Crise na Educação»???", Setúbal na Rede, 2005
  4. Sequeira, Ana Pires. "A formação dos professores", Setúbal na Rede, 2003
  5. Sequeira, Ana Pires. "Em «tempos» de acreditações, avaliações e interrogações...", 2003
  6. Sequeira, Ana Pires. "De formação em formação... o que é difícil é calá-los!", Setúbal na Rede, 2002
Thesis / Dissertation
  1. Sequeira, Ana Cristina Crespo Pires, 1955-. "Formação inicial de professores do 1º ciclo do ensino básico : vários olhares sobre a diversidade cultural". PhD, 2017. http://hdl.handle.net/10451/30388.
  2. Sequeira, Ana Pires. "Perspectivas de Professores do 1º ciclo do Ensino Básico, sobre o Processo de Ensino-Aprendizagem em Classes Etnicamente Heterogéneas". Master, 2000.
  3. Sequeira, Ana Pires. "Avaliação de um Manual Escolar de Língua Portuguesa para a República da Guiné-Bissau – Conteúdo e Propostas Metodológicas". Degree, 1996.

Other

Other output
  1. Guia de Apoio à Formação - para uma Gestão Curricular Diferenciada na Formação de Regresso às Aulas (professores do Ensino Primário). 2020. Sequeira, Ana Pires.
  2. Formação Contínua de Professores nas ZIP (Vol.III) - Planos para Sessões de Formação. 2019. Sequeira, Ana Pires.
  3. Guiões de Utilização de Recursos Didáticos - Língua Portuguesa. 2019. Sequeira, Ana Pires.
  4. Como fazer mais fichas e aumentar o KIT Pedagógico?. 2019. Sequeira, Ana Pires.
  5. POSTER - Diferenciação Pedagógica em Língua Portuguesa e Matemática: da formação à sala de aula. 2019. Sequeira, Ana Pires.
  6. POSTER - Avaliação Pedagógica em Língua Portuguesa e Matemática: da formação à sala de aula. 2019. Sequeira, Ana Pires.
  7. POSTER - O papel dos estágios de futuros professores do 1º ciclo do Ensino Básico: perspetivas de estudantes e professores cooperantes. 2019. Sequeira, Ana Pires.
  8. POSTER - Roteiro para uma Educação Antirracista. 2019. Sequeira, Ana Pires.
  9. Formação Contínua de Professores nas ZIP (Vol.II) - Planos para Sessões de Formação. 2018. Sequeira, Ana Pires.
  10. As TIC na produção de materiais para o ensino da Língua Portuguesa no 1º ciclo do Ensino Básico. CDROM. 2004. Sequeira, Ana Pires.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2017 Da idealização da prática à construção de balizas para um agir contextualizado
(Portugal)
2015 A APRENDIZAGEM DA ESCRITA E AVALIAÇÃO REGULADORA: UMA PRÁTICA INTEGRADA FRUTUOSA?
(Portugal)
2015 EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/AS PARA O 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
(Portugal)
2014 PROJETO DE FORMAÇÃO: CONTRIBUTOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM REFERENCIAL PROFISSIONAL PESSOAL
(Portugal)
2014 Projeto de formação: perspetivas de estudantes sobre a construção do seu perfil profissional e pessoal
(Portugal)
2014 Representações de estudantes sobre a abordagem à diversidade cultural e linguística na formação inicial de professores para o 1º ciclo do Ensino Básico
(Portugal)
2013 A construção de um modelo de formação de alternância interativa na formação inicial de professores: desafios e problemas XX Colóquio AFIRSE
AFIRSE (Lisboa, Portugal)
2012 Formação Inicial de Professores do 1º ciclo do Ensino Básico: Vários Olhares sobre a Diversidade Cultural Seminário “Entre a Teoria os Dados e o Conhecimento
Escola Superior de Educação de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2012 Mestrados em ensino da Escola Superior de Educação de Setúbal 1º Fórum dos mestrados profissionalizantes Educadores de Infância e Professores do 1º e 2º ciclos
Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
2012 Projeto de Investigação sobre práticas: uma ponte entre a teoria e a prática II Encontro Nacional de Educação Básica
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2011 Formação inicial de professores do 1º ciclo do ensino básico: vários olhares sobre a diversidade cultural II Forum de Jovens Investigadores
Instituto da Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2011 A diversidade cultural e linguística na formação inicial de professores: um exemplo CICE Regional CONFERENCE “GLOBALOCAL CITIZENSHIP”
CICE (Coimbra, Portugal)
2010 O PNEP na região de Setúbal - percursos, histórias e parcerias II Encontro de Estudos Locais do Distrito de Setúbal
Escola Superior de Educação de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2003 Dois percursos... uma história! O computador no ensino da Língua Portuguesa As TIC nas EB1
Escola Superior de Educação de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2000 A Língua Portuguesa em Timor Loro Sa `e: relato de uma experiência A ESE em Timor Loro Sa`e
Escola Superior de Educação de Setúbal (Setúbal, Portugal)
1998 Do currículo ao manual: sugestões de actividades de 4 países Forum escola - Diversidade e Currículo
Ministério da Educação (Sta Maria da Feira, Portugal)
1998 Manuais escolares de Língua Portuguesa para a República da Guiné-Bissau: um «percurso» percorrido I Encontro Internacional sobre Manuais Escolares
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
1997 Do Projecto ao manual... EXPOLÍNGUA
EXPOLÍNGUA (Lisboa, Portugal)
1995 O Sistema Educativo Português e a Formação Inicial de Professores da ESE de Setúbal Um programa de colaboração
Programa Erasmus (Heverlee, Belgium)
1995 A Prática Pedagógica no curso de formação de professores do 1º ciclo do Ensino Básico da ESE de Setúbal Seminário de Formação de Professores
Escola de formação de professores de Thico Thé (Bissau, Guinea-Bissau)
1992 Tornar os professores «donos» da sua profissão... um exemplo do concelho de Palmela Congresso Constitutivo da Associação de Pólos da Região Ocidental da Península de Setúbal
Escola Superior de Educação de Setúbal (Palmela, Portugal)
1987 A Formação de Professores em Espanha Projetos em desenvolvimento no GEP
Gabinete de Estudos e Planeamento (Lisboa, Portugal)

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2010 - 2010 PNEP - 4º Encontro Regional - Núcleo de Setúbal
Meeting (Co-organisor)
Ministério da Educação, Portugal
2009 - 2009 PNEP - 3º Encontro Regional - Núcleo de Setúbal
Meeting (Co-organisor)
Ministério da Educação, Portugal
2008 - 2008 PNEP - 1º Encontro Regional - Núcleo de Setúbal
Meeting (Co-organisor)
Ministério da Educação, Portugal
2008 - 2008 PNEP - 2º Encontro Regional - Núcleo de Setúbal
Meeting (Co-organisor)
Ministério da Educação, Portugal
1997 - 1997 Euro-Seminar/ Primary Goes Europe
Seminar (Co-organisor)
Ministério da Educação, United Kingdom
1995 - 1995 Encontro de Professores de Prática Pedagógica
Meeting (Co-organisor)
1992 - 1992 Congresso Constitutivo da Associação de Pólos da Região Ocidental da Península de Setúbal (APROP)
Congress (Co-organisor)
Câmara Municipal de Palmela, Portugal
1988 - 1988 1º Salão Europeu da Juventude
Meeting (Co-organisor)
Instituto da Juventude, France

Association member

Society Organization name Role
Current Associação de Professores de Português

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
1988/09 - Current Estágio no 1º ciclo do Ensino Básico (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2010 - 2010 PNEP - Programa Nacional do Ensino do Português Extensão e divulgação científica (Curso médio) Ministério da Educação, Portugal
2009 - 2009 Programa Nacional do Ensino do Português 1º ciclo Extensão e divulgação científica (Curso médio) Ministério da Educação, Portugal
2008 - 2008 PNEP - Programa Nacional de Ensino do Português Extensão e divulgação científica (Curso médio) Ministério da Educação, Portugal
1999 - 1999 Círculo de Estudos em Torno da Educação Intercultural Aperfeiçoamento (Curso médio) Escola Superior de Educação de Setúbal, Portugal
1998 - 1998 Círculo de estudos em torno da Educação Intercultural Aperfeiçoamento (Curso médio) Escola Superior de Educação de Setúbal, Portugal

Evaluation committee

Activity description
Role
Institution / Organization Funding entity
2010 - Current Avaliação de Manuais Escolares de Língua Portuguesa - 1º ciclo Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Ministério da Educação, Portugal

Journal scientific committee

Journal title (ISSN) Publisher
2011/01/01 - Current Media@ões
2002/04/01 - 2006/04/01 SEtúbal na Rede

Other jury / evaluation

Activity description Institution / Organization
2010 - Current Júri - Provas de acesso Maiores de 23 Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2010 - Current Júri - provas de acesso de Língua Portuguesa aos mestrados em ensino Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
Distinctions

Award

1996 Prémio EXPOLÍNGUA
EXPOLÍNGUA, Portugal