Identification
Personal identification
- Full name
- Henrique Ramalho
Citation names
- Ramalho, H.
Author identifiers
- Ciência ID
- 6E1E-CADF-B228
- ORCID iD
- 0000-0002-5512-1278
Languages
Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
French | Beginner (A1) | Intermediate (B1) | Beginner (A1) | Beginner (A1) | |
English | Beginner (A1) | Intermediate (B1) | Beginner (A1) | Beginner (A1) |
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2012
Concluded
|
Especialidade de Administração e Organização Escolar (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"ESCOLA, PROFESSORES E AVALIAÇÃO: narrativas e racionalidades da avaliação do desempenho docente na escola básica portuguesa" (THESIS/DISSERTATION)
|
APROVADO POR UNANIMIDADE |
2008
Concluded
|
Licenciatura em Professores do Ensino Básico - 1.º Ciclo (Licenciatura)
Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras, Portugal
"(Estágio Pedagógico no Ensino Básico)" (THESIS/DISSERTATION)
|
16 valores (18 no estágio pedagógico) |
2002
Concluded
|
Mestrado em Educação - Sociologia da Educação e Políticas Educativads (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"Políticas Educativas e curriculares: análise das lógicas de construção e gestão curriculares num agrupamento de escolas" (THESIS/DISSERTATION)
|
Muito Bom |
1998
Concluded
|
Licenciatura em Educação (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
"Ensaio de Avaliação de Acções de Formação" (THESIS/DISSERTATION)
|
15 valores |
Affiliation
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2012/06 - Current | Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
2006 - 2012 | Assistant (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
2003 - 2006 | Assistant (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
2000/10/02 - 2003 | Invited Assistant (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
Positions / Appointments
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2015 - Current | Coordenador da Formação em Contexto de Trabalho (Estágio) do Curso Técnico Superior Profissional de Apoio à Infância | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal | ||
2013 - Current | Auditor da Qualidade do Instituto Politécnico de Viseu | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
2015 - 2018 | Coordenador do Curso Técnico Superior Profissional de Apoio a Infância | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
2014 - 2018 | Coordenador da Área Disciplinar de Ciências da Educação | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal | ||
2012 - 2014 | Membro do Conselho Pedagógico | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
2012 - 2014 | Coordenador do curso de Mestrado em Supervisão Pedagógica | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
2009 - 2011 | Avaliador Especialista Externo do Centro de Formação da Associação de Escolas Coimbra Interior. | Centro de Formação da Associação de Escolas Coimbra Interior., Portugal |
2002 - 2004 | Avaliador Especialista Externo do Centro de Formação da Associação de Escolas de Fafe | Centro de Formação da Associação de Escolas de Fafe, Portugal |
Centro de Formação da Associação de Escolas de Fafe, Portugal | ||
2000 - 2002 | Avaliador Especialista Externo da Universidade Católica Portuguesa | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
Universidade Católica Portuguesa, Viseu, Portugal |
Others
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
1999 - 2000 | Consultor Sénior | TecMinho Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento, Portugal |
1998 - 1999 | Consultor sénior | TecMinho Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento, Portugal |
Projects
Grant
Designation | Funders | |
---|---|---|
2011 - 2012 | Reordenação da Rede Escolar e Pós-Ruralização
1.4. Escola e coesão dos espaços rurais
Research Fellow
Centro de Estudos Ibéricos, Portugal
|
Centro de Estudos Ibéricos
Concluded
|
Contract
Designation | Funders | |
---|---|---|
2019/10 - 2022/10 | NEW APPROACHES IN INSPECTION: A POLYCENTRIC MODEL - EXCHANGE OF THE GOOD PRACTICES PROJECTS
2019-1-TR01-KA201-077307
Principal investigator
Instituto Politécnico de Viseu Centro de Estudos em Educação Tecnologia e Saúde, Portugal
|
Comissão Europeia
Concluded
|
2019 - 2022 | New Approaches to Inspection: A Polycentric Model Project – 2019-1-Tr01-Ka201-077307
Principal investigator
|
Concluded
|
2018 - 2020 | Distributed Evaluation and Planning in Schools (DEAPS).
referência 2017-1-IE01-KA201-025693
Researcher
Instituto Politécnico de Viseu Centro de Estudos em Educação Tecnologia e Saúde, Portugal
|
Comissão Europeia
Concluded
|
2017 - 2020 | https://www.researchgate.net/publication/345053542_The_Enactment_of_Parent_and_Student_Voice_in_School_Evaluation_-Cases_Across_European_Frontiers
Researcher
|
|
2017/01/01 - 2018/01 | Supervisão, apoio e regulação do processo de ensino-aprendizagem: Uma análise das práticas pedagógicas e didáticas em contexto
de sala de aula
PROJ/CI&DETS/2016/0016
Researcher
|
Instituto Politécnico de Viseu
Concluded
|
2011 - 2012 | WBEE Web Based e-inspection and e-performance
Researcher
|
Comissão Europeia
Concluded
|
Other
Designation | Funders | |
---|---|---|
2023/11/01 - 2025/12/31 | PROJETO CAAD COOPERAR E AVALIAR PARA APRENDER E DESENVOLVER Investigação-ação participativa em autoavaliação como instrumento
de desenvolvimento organizacional da escola
PROJ/I&DI/CI&DEI/014
Principal investigator
|
Outputs
Publications
Book |
|
Book chapter |
|
Conference paper |
|
Conference poster |
|
Edited book |
|
Journal article |
|
Magazine article |
|
Report |
|
Thesis / Dissertation |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2023/05/06 | Políticas de formação contínua de professores, educação inclusiva e desenvolvimento | VII Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE’23)
(Bragança, Portugal)
|
2023 | Formação contínua de professores e educação inclusiva para o desenvolvimento: uma compreensão crítica | |
2023 | Formação contínua de professores, educação inclusiva e desenvolvimento: contributos para a construção de um quadro analítico e compreensivo | INCTE - VII Edição Desafios na Formação de Professores e nas Escolas num Mundo Interconectado |
2023 | A Construção dos Territórios Educativos Locais: sentidos, lógicas e evoluções da gestão descentralizada da educação | |
2023 | Cartas Educativas e Cidades Educadoras e Construção das Políticas Educativas: que relação? | |
2023 | A Escola como Espaço e Território de Governação Educativa: uma discussão meta-analítica | |
2023 | A Avaliação Organizacional como Instrumento de Governança e Regulação da Educação: desocultando os propósitos de accountability da avaliação de escolas | |
2023 | A formação de professores do 1.º CEB: das políticas às práticas | |
2022 | COMPREENDER AS POLÍTICAS EDUCATIVAS À LUZ DO ATUAL PROJETO DE GLOBALIZAÇÃO | |
2022 | A META NARRATIVA DOS DIREITOS HUMANOS E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA COMO DIREITO HUMANO NO QUADRO DE UMA GLOBALIZAÇÃO EXCLUDENTE | |
2022 | Formação docente em Portugal sob o vulto europeísta: (des)alinhamentos freireanos | |
2021/11/27 | Crenças, preconceitos e expetativas das famílias de crianças com PEA em relação ao processo ensino-aprendizagem das suas crianças | 9.º CONGRESSO OLHARES SOBRE A EDUCAÇÃO/2nd INTERNATIONAL CONGRESS PERSPECTIVES ON EDUCATION
Politécnico de Viseu, in Viseu, Portugal (Viseu, Portugal)
|
2021/11/26 | REFLEXÃO CRÍTICA EM TORNO DA EXPERIÊNCIA DE SER AUDITOR INTERNO DA QUALIDADE 1. ÉTICA E RESPONSABILIDADE 2. O VELHO CONFLITO ENTRE INDIVÍDUO E ORGANIZAÇÃO 3. RACIONALIDADE, AFETIVIDADE/EMOÇÃO E TRADIÇÃO 4. RACIONALIDADE FUNCIONAL/INSTRUMENTAL vs RACIONALIDADE SUBSTANCIAL | Conference between Higher Education Institutions with Certified Internal Quality Assurance Systems
Politécnico de Viseu, in Viseu, Portugal (Viseu, Portugal)
|
2021/11/26 | Efeitos da (não) retenção escolar dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico: perceções dos professores |
Politécnico de Viseu, in Viseu, Portugal (Viseu, Portugal)
|
2021/11/20 | A administração escolar entre a velha jaula de ferro e a recém emergida jaula virtual: um ensaio de reconcetualização da regulação da educação | “A gestão da incerteza na Educação: (des)continuidades e desafios”, o X Simpósio de Organização e Gestão Escolar
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2021/11/20 | O projeto de intervenção na escola do diretor como instrumento de gestão escolar: análise de sete experiências | “A gestão da incerteza na Educação: (des)continuidades e desafios” - X Simpósio de Organização e Gestão Escolar”
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2021 | A literacia política dos professores: um estudo preliminar a partir dos programas oficiais da formação docente |
IPG (Portugal)
|
2021 | A administração escolar do futuro: um ensaio de reconcetualização entre a velha jaula de ferro e a nova tecnoburocracia escolar da jaula virtual |
IPG (Portugal)
|
2021 | Escola e práticas organizacionais: estudos dos processos de articulação do trabalho docente numa escola privada |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. (Portugal)
|
2021 | Proposta de uma Genealogia de Análise da Avaliação das Escolas: o contributo das teorias organizacionais |
Universidade do Minho (Portugal)
|
2021 | Avaliação Externa das Escolas e os Processos Contemporâneos de Accountability: entre convergências e contradições de sentidos e significados. |
Universidade do Minho (Portugal)
|
2021 | A administração escolar entre a velha jaula de ferro e a recém emergida jaula virtual: um ensaio de reconcetualização da regulação da educação | |
2021 | O projeto de intervenção na escola do diretor como instrumento de gestão escolar: análise de quatro experiências | |
2021 | Efeitos da (não) retenção escolar dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico: perceções dos professores | |
2021 | Crenças, preconceitos e expetativas das famílias de crianças com PEA em relação ao processo ensino-aprendizagem das suas crianças | |
2020/11/20 | Autodeterminação em jovens com incapacidade: estudo piloto da versão portuguesa da escala ARCINICO de Evaluación de la Autodeterminación. | 8.º CONGRESSO OLHARES SOBRE A EDUCAÇÃO/1st INTERNATIONAL CONGRESS PERSPECTIVES ON EDUCATION.
(Portugal)
|
2020/09/10 | A ANATOMIA DO GOVERNO DA ESCOLA PÚBLICA PORTUGUESA: notas de uma evolução normativa e concetual. | XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – liberdade, equidade e emancipação
(Portugal)
|
2020/09/10 | AVALIAÇÃO E PARTICIPAÇÃO: análise à tecnologia da participação policêntrica na escola portuguesa. | XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
(Portugal)
|
2020/05/09 | Educação para o desenvolvimento face à agenda de desenvolvimento da OCDE. | INCTE 2020, V Encontro Internacional Formação na Docência/5th International Conference on Teacher Education.
(Portugal)
|
2020/05/09 | Análise aos descritores oficiais da formação docente na linha do desenvolvimento cívico. | INCTE 2020, V Encontro Internacional Formação na Docência/5th International Conference on Teacher Education.
(Portugal)
|
2019 | Pedagogia e política como vocações do professor: dilemas atuais da formação docente | |
2019 | A construção sociocultural do (in)sucesso escolar: uma abordagem sociológica no 1.º CEB | |
2019 | A Anatomia do Regime de Administração, Gestão e Autonomia Organizacional da Escola Pública Portuguesa: a institucionalização do gerencialismo educacional ou o auge de uma tecnocracia disfarçada | |
2019 | Perfis de Desempenho de Professores e Habilitação para a Docência no Contexto Europeu: bases da formação e profissionalização de professores em perspetiva comparada | |
2019 | (In)sucesso Escolar e Participação dos Pais/encarregados de Educação na Escola Pública do 1.º CEB: Interseções Teóricas e Empíricas. |
(Portugal)
|
2019 | Avaliação e planeamento distribuídos em escolas portuguesas: uma exploração de práticas e significados. |
(Lisboa, Portugal)
|
2019 | Políticas educativas performativas: análise às políticas de combate ao insucesso escolar enquanto medidas de apoio ao desenvolvimento do currículo instituído. | II Seminário Internacional "Currículo, Avaliação e Formação e Tecnologias educativas" (II CAFTe). |
2019 | A Nnova Gestão Flexível como política curricular: entre a insularidade e a hibridez curriculares. | II Seminário Internacional "Currículo, Avaliação e Formação e Tecnologias educativas" (II CAFTe). |
2019 | Envolvimento e Interações entre Alunos e Professores: perceções sobre o feedback pedagógico em sala de aula. | III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação. |
2019 | A SUBLIMAÇÃO INSTRUMENTAL E TECNOLÓGICA DA AVALIAÇÃO DAS ESCOLAS: entre a heteronomia da avaliação externa e a autonomia da autoavaliação. | IX Simpósio de Organização e Gestão Escolar: (Re)pensar a qualidade das organizações educativas: olhares sobre a educação básica, secundária e superior. |
2019 | A avaliação de escolas como artefacto centro administrativo: análise ao processo de referencialização no quadro de uma diacronia de três ciclos avaliativos. | |
2019 | O Governo da Educação e os Direitos Humanos: uma análise crítica às interseções e (des)conexões das narrativas oficiais. | I Conferência Euroamericana para o Desenvolvimento dos Direitos Humanos – OIT, 100 anos depois (CEDH2019). |
2019 | Entre o Ato de Governar e o Exercício da Cidadania: exercer a cidadania para influenciar a governação ou governar para normalizar a cidadania? | |
2018 | A Formação Docente e Educação para o Desenvolvimento | |
2018 | Escola e Práticas Organizacionais: estudo dos processos de articulação do trabalho docente numa escola privada. | |
2018 | A Escola Pública entre a Democracia Prescrita e a Burocracia Monocrática: análise ao discurso da colegialidade, da eleição e da participação. | |
2018 | A Matriz Curricular da Formação de Professores no Vulto Ideológico da A3ES. | |
2018 | Perfis de Desempenho de Professores e Habilitação para a Docência no Contexto Europeu: bases da formação e profissionalização de professores em perspetiva comparada. | |
2018 | Meritocracia Escolar e Suas Influência(s) na Condição de Jovem Centralmente Normalizada dos Alunos da Escola Pública Portuguesa: uma análise às narrativas e racionalidades oficiais. | |
2018 | Políticas Educativas, Escolarização, Alunos e Fabricação de Identidades Juvenis | |
2018 | A anatomia do regime de administração, gestão e autonomia organizacional da escola pública portuguesa: a institucionalização do gerencialismo educacional ou o auge de uma tecnocracia disfarçada? | |
2017 | A Descentralização do Sistema Educativo entre a Autonomia das Escolas e a Agenda da Municipalização | |
2017 | O Projeto Educativo dos Agrupamentos: entre a feição de instrumental de gestão curricular e a de um mecanismo de regulação centroperiférica | |
2017 | Mudança e inovação na liderança e gestão das escolas em discurso oficial | |
2017 | A avaliação docente laconizada no refencial politico e a narrativa do dissentimento | |
2016 | O CONTRATO PEDAGÓGICO E DIDÁTICO - Transgressões, Ruturas e Dialogicidades: um ensaio sociocrítico | |
2016 | A Avaliação do Desempenho Docente entre o Efeito Macrodiscursivo e as Lógicas Periféricas Diferenciadoras: o engajamento burocrático orientado para o consentimento calculista da participação. | |
2015 | AUTONOMIA E GOVERNO DAS ESCOLAS: uma análise aos efeitos (des)centralizadores do contrato de autonomia | |
2015 | A Organização e Gestão Pedagógica Inseridas na Noção de Contrato | |
2014 | A Avaliação do Desempenho como Fator Intensificador do Trabalho Docente: a perspetiva do referencial técnico profissional e da narrativa do profissionalismo | |
2014 | Currículo e Gestão Curricular: a matriz díptica da “reforma” curricular do ensino básico em Portugal | |
2014 | Avaliação e Liderança Escolar | |
2014 | Avaliação e Accountability: a avaliação de professores como estratégia de controlo de um profissionalismo recentralizado | |
2013 | Organização Escolar e Gestão Curricular: revisitando o debate da participação na decisão educativa e curricular | |
2013 | Avaliação do Desempenho Docente: dilemas e (im)possibilidades de uma referencialização multifocalizada | |
2013 | Dinâmicas do Jogo da Avaliação do Desempenho Docente: lógicas de competição e colaboração entre pares | |
2013 | Da Política Educativa às Práticas Curriculares | |
2013 | As Intermitências entre a Educação Formal e Não Formal | |
2013 | Projetos de Ocupação de Tempos Livres na Infância | |
2011 | A Avaliação de Desempenho de Professores como Sedimento Técnico e Cultural da Gestão de Recursos Humanos |
Supervision
Thesis Title Role |
Degree Subject (Type) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2019 - Current | A Participação dos Pais/Encarregados de Educação na Escola Pública do 1.º Ciclo do Ensino Básico: interseções teóricas e empíricas
Supervisor
|
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2018 - Current | A Gestão Periférica do Currículo e Sucesso Escolar dos Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico: perspetivas e (des)articulações
Supervisor
|
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2020 - 2022 | Crenças, preconceitos e as expetativas das famílias de crianças com PEA em relação ao processo ensino-aprendizagem das suas
crianças.
Supervisor of Elisangela Gomes Iop
|
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2020 - 2022 | Para uma tipificação das políticas e práticas de educação especial, à luz das perceções dos professores dos 1.º, 2.º e 3.º
ciclos do ensino básico
Supervisor
|
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2019 - 2021 | Gestão Curricular e a Promoção de Competências Académicas dos Alunos com Necessidades de Saúde Especiais (NSE): estudo sobre
as perspetivas de prosseguimento de estudos no ensino superior.
Supervisor
|
Mestrado em Educação Especial (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2018 - 2019 | Profissionalidade Docente e Práticas Pedagógicas: uma análise ao trabalho do professor do 1.º ciclo do ensino básico
Supervisor
|
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2018 - 2019 | A Construção Sociocultural do Sucesso Escolar: uma abordagem sociológica em contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Supervisor
|
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2017 - 2019 | Gestão Flexível do Currículo e seus Contributos para uma Educação Inclusiva: interseções e (des)articulações teóricas e empíricas
Supervisor
|
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2017 - 2019 | Recetividade das Práticas Investigativas em Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico
Supervisor
|
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2015 - 2017 | A Participação dos Pais na Vida Escolar: formas, contextos e impactos
Supervisor
|
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2015 - 2016 | A Avaliação do Desempenho na Escola Básica Portuguesa: entre o desenvolvimento profissional e a resistência à sua retaylorização
Supervisor
|
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2014 - 2015 | Práticas de Ensino Supervisionadas e a Influência dos Contextos Socioculturais no 1.º CEB
Supervisor
|
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2013 - 2014 | Práticas Artísticas Multidisciplinares: uma proposta teórica e empírica
Supervisor
|
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
Event organisation
Event name Type of event (Role) |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2022/10/21 - 2022/10/22 | SENTIDOS - CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO: LITERACIAS, INCLUSÃO E TECNOLOGIAS (2022/11/21 - 2022/11/22)
Congress (Member of the Organising Committee)
|
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
2021 - 2021 | Comissão organizadora do seminário subordinado ao tema "Educação Inclusiva: O
Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho e o Desenho Universal para a
Aprendizagem", integrado no 3.º Ciclo de Seminários Temáticos em Educação
Especial, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu (2021 - 2021)
Seminar
|
|
2021 - 2021 | Comissão
Organizadora do Seminário subordinado ao tema “O planeamento centrado na pessoa no
quadro do Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho”, integrado no 3.º Ciclo de Seminários
Temáticos em Educação Especial, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de
Viseu (2021 - 2021)
Seminar (Member of the Organising Committee)
|
|
2021 - 2021 | Comissão Organizadora do Seminário Temático Perspetivas Culturais sobre Educação Inclusiva: ente o Pará (Brasil) e a Finlândia),
integrado no 3.º Ciclo de Seminários Temáticos em Educação Especial, da Escola Superior de Educação de Viseu (2021 - 2021)
Seminar
|
|
2020/10/22 - 2020/10/22 | Comissão Organizadora do Simpósio Internacional "Desconstruindo Políticas e Práticas para a Promoção da Voz de Pais e Alunos
na Avaliação Escolar - Casos Através das Fronteiras Europeias ", no âmbito do projeto Avaliação Distribuída e Planeamento
nas Escolas (DEAPS) (2017-1-IE01-KA201-025693). (2020/10 - 2020/10/22)
Symposium (Member of the Organising Committee)
|
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
2020 - 2020 | International Symposium "Deconstructing Policies and Practices for The Enactment of
Parent and Student Voice in School Evaluation - Cases Across European Frontiers (2020 - 2020)
Symposium (Member of the Organising Committee)
|
|
2019 - 2019 | Comissão Organizadora do Seminário temático Desenvolvimento de Projetos Comunitários com Adultos apresentação do projeto
internacional CIRCLE com worshop. Viseu, ESEV/Quinta da Cruz (Centro de Arte Contemporânea), 4 de maio de 2019. (2019 - 2019)
Seminar (Co-organisor)
|
|
2018 - 2018 | Comissão Organizadora do Ciclo de Conferências (2.ª edição) – Aprender é Coisa Séria: outras fronteiras de aprendizagem a
partir da autonomia e da flexibilidade curricular. Viseu, ESEV/SPZC, outubro e novembro de 2018. (2018 - 2018)
Conference (Co-organisor)
|
|
2016 - 2016 | Organização do Ciclo de Conferências (2.ª edição) – Aprender é Coisa Séria: interações e sinuosidades do trabalho de sala
de aula. Viseu, ESEV/SPZC, outubro e novembro de 2016. (2016 - 2016)
Conference (Co-organisor)
|
|
2016 - 2016 | Comissão Organizadora do XIII CONGRESSO DA SOCIEDADE PORTUGUESA DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO – Fronteiras, Diálogos e Transições
na Educação. Viseu, ESEV – Instituto Politécnico de Viseu, 6 a 8 de outubro de 2016. (2016 - 2016)
Congress (Co-organisor)
|
|
2014 - 2014 | Comissão Organizadora do Encontro: Olhares Sobre Educação, promovido pela Escola Superior de educação de Viseu, no dia 20
de março de 2014. (2014 - 2014)
Meeting (Member of the Organising Committee)
|
|
2008 - 2008 | Conferência proferida pelo Professor Doutor Licínio Lima, subordinada ao tema: Educação ao Longo da Vida¿, realizada na Escola
Superior de Educação, do Instituto Superior Politécnico de Viseu. (2008 - 2008)
Conference (Co-organisor)
|
|
2004 - 2004 | Comissão Organizadora do IV Simpósio Internacional do GEDEI (Grupo de Estudos para o Desenvolvimento da Educação de Infância),
subordinado ao tema “Avaliação em Educação de Infância: contextos, processos e produtos”, promovido pelo GEDEI e pela Escola
Superior de Educação de Viseu, a realizar em 23 e 24 de Janeiro de 2004, na Aula Magna do Instituto Superior Politécnico de
Viseu. (2004 - 2004)
Symposium (Member of the Organising Committee)
|
|
2001 - 2001 | Comissão Organizadora dos Ateliers Pedagógicos em Educação Pré-Escolar, subordinados ao tema ¿A Face dos Afectos no Jardim
de Infância, realizados no dia 08 de Maio de 2001. (2001 - 2001)
Workshop (Member of the Organising Committee)
|
|
1996 - 1996 | Comissão Organizadora do Congresso ¿100 Anos de Pedagogia, realizado pelo Instituto de Estudos da Criança nos dias 11 e 12
de Novembro de 1996, na Universidade do Minho, Braga. (1996 - 1996)
Congress (Member of the Organising Committee)
|
Event participation
Activity description Type of event |
Event name Institution / Organization |
|
---|---|---|
2020/09/11 - 2020/09/11 | Coordenação/moderação da Sessão de Comunicações - SC C3 - online (2020-09-11 - 09:00), do XV Congresso da Sociedade Portuguesa
de Ciências da Educação.
Congress
|
XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – liberdade, equidade e emancipação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Jury of academic degree
Topic Role |
Candidate name (Type of degree) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2023 | As Perceções de Professores de 1.º CEB sobre uma Sala de Aula do Futuro
(Thesis) Arguer
|
Lusitana Maria Pimentel Martins (Master)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2023 | (Re)pensar o Trabalho numa ERPI: Formação, Funções e Avaliação de Desempenho dos Trabalhadores
(Thesis) Arguer
|
Flávia Raquel Silva Esteves (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2023 | Políticas Públicas para a educação Especial: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal, a partir dos referenciais normativos.
Supervisor
|
Isabel Barreto Rangel Ribeiro (Master)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2023 | A Relação entre a Participação dos Pais e o (In)sucesso escolar.
(Thesis) Arguer
|
Ana Cristina Silvestre Santos (Master)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2023 | Contributos para uma Compreensão da Formação Contínua em Avaliação Externa do Desempenho
Docente: Um Estudo de Caso
(Thesis) Arguer
|
Eliane Moreira Marques (Master)
Universidade Aberta, Portugal
|
2022/11/25 | A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE
NUM ESTUDO DE CASO:
Uma abordagem sociológica organizacional
(Thesis) Main arguer
|
Maria Inês Ribeiro de Sousa (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2022/11/21 | Desafios Para a Educação de Surdos em Escola Pública do
Distrito Federal
(Thesis) Main arguer
|
Jefferson Teixeira Maciel (Master)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Braga, Portugal
|
2022/11/21 | Políticas Públicas de Educação para o Trânsito: Uma
Análise das Demandas dos Conselhos Comunitários de
Segurança Pública do Distrito Federal, Brasil
(Thesis) Main arguer
|
Carla Silva Barbosa (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2022 | Necessidades de Saúde Especiais no Ensino Básico
(Thesis) Arguer
|
Ana Isabel Silva (Master)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2021/10/28 | Profissionalização docente e o Ensino Superior Público:
Análise da Profissionalização do Engenheiro e os Impactos
sócio econômicos na sua formação
(Thesis) Main arguer
|
Aleksandra Lyra Pessoa dos Reis Caldas (Master)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos, Portugal
|
2021 | Avós, crianças e livros: relato crítico de práticas e investigação na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico
(Thesis) Main arguer
|
Joana Andreia Lourenço Rodrigues (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2021 | Rotina educativa e literatura para a infância: relato crítico de práticas e investigação na educação pré-escolar
President of the jury
|
Marlene Lopes Alves (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2020/10/22 | Exames Nacionais e Organização Escolar: um estudo sobre os impactos dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
nas práticas de gestão escolar.
(Thesis) Main arguer
|
Dorivan Ferreira Gomes (Master) |
2020/10/22 | Inserção Profissional: estudo sobre o processo de inserção profissional dos egressos das universidades de Brasília.
(Thesis) Main arguer
|
Lizane Soares Ferreira (Master) |
2020/09/15 | A Literatura para a Infância e a Área de Formação Pessoal e Social na Educação Pré-Escolar: um percurso formativo e investigativo
no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada
President of the jury
|
Ana Catarina Domingues da Costa Fernandes (Master) |
2020/09/15 | A Literatura para a Infância e a Área de Formação Pessoal e Social na Educação Pré-Escolar: um percurso formativo e investigativo
no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada
President of the jury
|
Ana Catarina Domingues da Costa Fernandes (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2020/07/14 | Conceções dos Supervisores sobre as Práticas de Supervisão no 1.º CEB
(Thesis) Main arguer
|
Tânia Daniela Barros Coimbra Rogg (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2019 | TRANSFORMAÇÕES NA DINÂMICA DA GESTÃO ESCOLAR: Artes de fazer em modelos organizacionais de Portugal e do Brasil
(Thesis) Arguer
|
Danieli Tavares (PhD) |
2019 | Desenvolvimento de metodologias comportamentais diferenciadas e complementares no ensino de administração: uma visão humanista
para futuros gestores utilizando métodos ativos de aprendizagem
Thesis Member
|
Sefisa Quixadá Bezerra (PhD)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - Escola de Ciências Sociais, Portugal
|
2019 | Gestão Escolar, Eficiência e Emancipação
(Thesis) Arguer
|
Marcela Pinheiro Camilo (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2019 | Intervenção e investigação em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico: o tempo das crianças entre a escola e a família
(Thesis) Arguer
|
Adriana Patrícia de Andrade Mendes (Master)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2019 | Gestão de Desempenho de Recursos Humanos: contribuições e implicações da análise e descrição de funções
(Thesis) Main arguer
|
Cláudia Sofia Ferreira Palha (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019 | Sistema de Avaliação do Desempenho: um caso empresarial
(Thesis) Main arguer
|
Cristiana Isabel Barros Rodrigues (Master) |
2019 | Gestão Flexível do Currículo e seus Contributos para uma Educação Inclusiva: interseções e (des)articulações teóricas e empíricas
Supervisor
|
Andreia Silva da Costa dos Santos (Master)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2019 | Recetividade das Práticas Investigativas em Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico
Supervisor
|
Carla Alexandra Rocha Fernandes (Master)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2019 | Interações Sociopedagógicas nos Processos de Ensino e de Aprendizagem da Matemática
Supervisor
|
Carolina de Almeida Braz Marques (Master)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2018 | Avaliação de desempenho: conceções e práticas organizacionais
(Thesis) Main arguer
|
Ana Isabel Ribeiro Pereira (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 | Escola e Formação Profissional: entre a teoria e a prática – uma análise do quarto curso de formação de praças da polícia
militar do distrito federal
(Thesis) Main arguer
|
Luiz Carlos Magalhães (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2017 | Gestão Educacional e Cidadania: análise da gestão educacional na promoção da cidadania
(Thesis) Main arguer
|
Marilene Corrêa Nascimento Leite de Faria (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2016 | A Participação dos Pais/Encarregados de Educação e o Papel do Diretor de Turma
(Thesis) Main arguer
|
Helena Manuela Faria Monteiro (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2016 | O Papel da Formação em Contexto de Trabalho: uma avaliação dos efeitos da formação no currículo dos cursos tecnológicos e
profissionais em duas escolas do Grande Porto
(Thesis) Main arguer
|
Paula Cristina Gomes Dias Capelo Antunes (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2016 | Ensino-Aprendizagem no 1.º Ciclo do Ensino Básico em Contextos Socioeducativos Diferenciados
Supervisor
|
Filipa Raquel Fontinha Duarte (Master)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2016 | Perceção sobre o ‘feedback’ em contexto de sala de aula
Supervisor
|
Alexandra Cristina Almeida Lopes (Master)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2015 | O Trabalho de Grupo como fator Potenciador de Integração Curricular no 1.º Ciclo do Ensino Básico
(Thesis) Main arguer
|
Cândida Filipa Paradela Pereira (Master)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2015 | Supervisão Pedagógica: a sua articulação na docência entre professores do 1.º CEB e o professor de apoio educativo
Supervisor
|
Fernanda Lourenço Perpétuo Rodrigues (Master)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2014 | Gestão Empresarial, Educação Profissional e Cidadania: um estudo da gestão em escolas de ensino médio integrado no Estado
do Ceará
(Thesis) Arguer
|
Zirlânea da Silva Gonçalves (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 | Prática de Ensino Supervisionada e o Impacto das Atividades de Enriquecimento Curricular no 1.º CEB
Supervisor
|
Antonella Belen Carugati (Master)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2013 | A Canção como meio Facilitador da Aquisição de Vocabulário de Crianças em Idade Infantil
(Thesis) Main arguer
|
Cátia Sofia Soares dos Santos (Master)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2012 | Perfil de Professor de Educação Tecnológica: da teoria à prática
(Thesis) Main arguer
|
Marisa Isabel Amaral da Silva (Master)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
2012 | Escola, Qualidade e Profissionalidade Docente: representações de professores e do órgão de direção/gestão de uma escola privada
(Thesis) Main arguer
|
Esmeraldina Maria Carvalho Gomes da Costa Maio (Master)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | Contributos da EVT no Processo de Ensino com Dificuldades de Aprendizagem
(Thesis) Main arguer
|
Branca Flor Rodrigues da Silva (Master)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
|
Ad Hoc journal article review
Journal title (ISSN) | Publisher | |
---|---|---|
2024 - 2024 | Revista Educação em Revista | ANPEd |
2024 - 2024 | RPEC | |
2024 - 2024 | RBE | |
2024 - 2024 | RIAEE | |
2023/08/29 - 2023/08/30 | RBE (1809-449X) | ANPEd |
2023/07/16 - 2023/07/17 | RBE (1809-449X) | ANPEd |
2023/07/02 - 2023/07/03 | RBE (1809-449X) | ANPEd |
2022/09/07 - 2022/10/05 | Revista Brasileira de educação (1809-449X) | ANPEd |
Conference scientific committee
Conference name | Conference host | |
---|---|---|
2022/11/24 - 2022/11/27 | 10,º Congresso Olhares Sobre a Educação, 3th Internacional Congress Perspectives on Education | Escola Superior de educação de Viseu |
2022 - 2022 | VI Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação | |
2021/11 - 2021/11 | X Simpósio de Gestão Escolar | Universidade de Aveiro |
2021 - 2021 | V Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. |
2021 - 2021 | International Conference on Multidisciplinary Research | Politécnico de Viseu, in Viseu, Portugal |
2021 - 2021 | 9.º Congresso Olhares sobre Educação/2nd International Congress Perspectives on Education | Politécnico de Viseu, in Viseu, Portugal |
2020 - 2020 | IV Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação | |
2019 - 2019 | IX Simpósio de Organização e Gestão Escolar: (Re)pensar a qualidade das organizações educativas: olhares sobre a educação básica, secundária e superior | |
2017 - 2017 | IX Simpósio de Organização e Gestão Escolar: rede escolar, (re)configurações, tensões e desafios | |
2017 - 2017 | Fórum Internacional em Educação e Pedagogia Social: identidade e prática profissional | |
2004 - 2004 | IV Simpósio do GEDEI |
Evaluation committee
Activity description Role |
Institution / Organization | Funding entity | |
---|---|---|---|
2013 - 2017 | Membro da Comissão de Avaliação e da Qualidade da Escola Superior de Educação de Viseu - IPV.
Member
|
Journal scientific committee
Journal title (ISSN) | Publisher | |
---|---|---|
2022 - 2022 | Revista Brasileira de Educação | |
2021 - 2021 | Revista Brasileira de Educação | |
2021 - 2021 | Education Journal (EDU) | |
2020 - 2020 | Revista Portuguesa de Educação | Instituto de Educação - - Centro de Investigação em Educação |
2020 - 2020 | Linhas Críticas | Faculdade de Educação da Universidade de Brasília |
2020 - 2020 | Revista Extramuros | Extensão da UNIVASF - Pró-Reitoria de Extensão |
2019 - 2019 | Revista Brasileira de Estudos da Presença | |
2017 - 2017 | Revista de Educação do Vale do São Francisco REVASF | |
2016 - 2016 | Revista de Educação do Vale do São Francisco REVASF | |
2015 - 2015 | Revista Millenium - IPV | |
2014 - 2014 | Revista Millenium - IPV |
Other jury / evaluation
Activity description | Institution / Organization | |
---|---|---|
2019/10 - 2020/07 | Júri para atribuição do prémio De Facto Editores 2018 (da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação) | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal |
Scientific expedition
Activity description | Institution / Organization | |
---|---|---|
2019 - 2022 | Coordenador da delegação portuguesa no âmbito do projeto Erasmus + Ka201 da União Europeia, sob a execução da Agência Nacional Turca, com a configuração de um Conselho de Inspeção Escolar Internacional. O projeto envolve produção e transferência de conhecimento sobre a avaliação e inspeção das escolas ao nível internacional. | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
2018 - 2021 | Membro do grupo de trabalho da delegação portuguesa no âmbito do projeto europeu Distributed Evaluation and Planning in Schools (DEAPS). DEAPS é um projeto de 3 anos financiado pelo programa Erasmus +, da União Europeia, que envolve, aproximadamente, 20.000 participantes educacionais em toda a Europa. O objetivo principal do DEAPS é abordar questões sobre as práticas das escolas operadas nas áreas da avaliação e garantia da qualidade da educação escolar. Tem como principal objetivo contribuir para a organização de informação e propostas subsequentes | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
Distinctions
Award
1997 | Prémio de mérito académico
Universidade do Minho, Portugal
|
1996 | Prémio de mérito académico
Universidade do Minho, Portugal
|
1995 | Prémio de mérito académico
Universidade do Minho, Portugal
|
1994 | Prémio de mérito académico
Universidade do Minho, Portugal
|