???global.info.a_carregar???
Possui Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Ciências da Educação, área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Avaliação, na Universidade do Minho. Doutoranda em Ciências da Educação, especialidade em Desenvolvimento Curricular, na Universidade do Minho. Possui bolsa de doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2020.04489.BD). Formadora certificada (CCPFC/RFO-41626/22), pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, na área de Teoria e Desenvolvimento Curricular. Atua na área das Ciências da Educação, sobretudo nos estudos curriculares e avaliação institucional.
Identification

Personal identification

Full name
Ila Beatriz da Silva Maia
Date of birth
1995/02/19
Gender
Female

Citation names

  • Maia, I.B.

Author identifiers

Ciência ID
7213-41D6-DEBB
ORCID iD
0000-0001-5740-8232

Email addresses

  • ib.maia@hotmail.com (Personal)

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese (Mother tongue)
English Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2) Intermediate (B1) Upper intermediate (B2)
Spanish; Castilian Intermediate (B1) Advanced (C1) Intermediate (B1) Intermediate (B1)
Education
Degree Classification
2019/09 - 2024/10
Ongoing
Ciências da Educação (Doutoramento)
Major in Desenvolvimento Curricular
Universidade do Minho, Portugal
2017/10 - 2019/11/19
Concluded
Ciências da Educação (Mestrado)
Major in Desenvolvimento Curricular e Avaliação
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
"Globalização e políticas de accountability: um estudo exploratório no contexto da Avaliação Externa das Escolas " (THESIS/DISSERTATION)
18
2012/03/12 - 2017/07/20
Concluded
Ciências Sociais (Licence)
Major in Bacharelado
Universidade Federal Fluminense, Brazil
"Público x Privado: as diferenças na aplicabilidade do currículo de Sociologia em Campos dos Goytacazes" (THESIS/DISSERTATION)
9.1
2012/03/12 - 2016/08/06
Concluded
Ciências Sociais (Licence)
Major in Licenciatura
Universidade Federal Fluminense, Brazil
"Currículo Mínimo de Sociologia: uma análise a partir das teorias do currículo" (THESIS/DISSERTATION)
9.1
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2021/10 - 2022/02 Invited Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
2019/04 - 2019/07 Apoio à secretaria de Doutoramento Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2018/10/01 - 2018/12/31 Análise e tratamento de dados estatísticos Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
Universidade do Minho, Portugal
2017/01/20 - 2017/03/20 Professora de Sociologia Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo, Brazil
2016/03 - 2016/07 Monitora da disciplina Pesquisa e Prática de Ensino I Universidade Federal Fluminense, Brazil
Universidade Federal Fluminense, Brazil
Projects

Grant

Designation Funders
2020/10/01 - Current Referenciais de avaliação institucional de escolas na era da globalização e políticas de accountability: Um estudo sobre a realidade portuguesa e brasileira
2020.04489.BD
PhD Student Fellow
Universidade do Minho, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Ongoing
2015/10 - 2016/03 As relações com o saber académico de estudantes universitários
Relações com o saber académico
Scientific Initiation Fellow
Universidade Federal Fluminense, Brazil
Universidade Federal Fluminense
Concluded
2014/06 - 2015/01 As relações com o saber académico de estudantes universitários
Relações com o saber académico
Scientific Initiation Fellow
Universidade Federal Fluminense, Brazil
Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Concluded

Contract

Designation Funders
2018/10/01 - 2022/09/30 Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção. Um estudo sobre o 3º ciclo de Avaliação Externa de Escolas no Ensino Não Superior, em Portugal.
PTDC/CED-EDG/30410/2017
Universidade do Minho, Portugal

Universidade de Coimbra, Portugal

Universidade de Évora, Portugal

Universidade Aberta, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Ongoing
2020/01/09 - 2020/07/08 Mind Safety - Safety Matters! II
MS-SM II
Research Fellow
Ongoing
Outputs

Publications

Book chapter
  1. Morgado, J.C.; Costa, N.; Rodrigues, E.; Maia, I.B.; Rodrigues, S.; Queirós, H.; Vieira, S; Santos, A.. "Mudanças da Avaliação Externa nas Escolas e na Inspeção. Estudos de caso". In Avaliação Externa das Escolas. Mecanismos de mudança nas escolas e na Inspeção, 151-197. Portugal: Húmus, 2023.
    Published
  2. Pacheco, J.A.; Sousa, J.; Maia, I.B.; Rodrigues, S.. "Curriculum Studies: a european note on non-epistemological crisis in an era of accountability policies". In Curriculum autonomy policies: international trends, tensions and transformations, edited by Sílvia de Almeida; Francisco Sousa; Maria Figueiredo, 59-75. Portugal, 2022.
    Published
  3. SOUSA, J.; Maia, I.B.; Morgado, J.C.; Pacheco, J.A.. "AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DE ESCOLAS NO QUADRO DA GLOBALIZAÇÃO, INTERNACIONALIZAÇÃO E ACCOUNTABILITY". In Currículo e Avaliação Externa: Entre políticas internacionais e práticas nacionais, 15-40. V.N. Famalicão, Portugal: Edições Húmus, 2021.
    Published
  4. Pacheco, J.A.; Sousa, J.R.; Maia, I.B.. "Avaliação externa de escolas: quadro teórico-conceptual no contexto metodológico de um estudo nacional". In Avaliação institucional e Inspeção: perspetivas teórico-conceptuais, edited by José Augusto Pacheco; José Carlos Morgado; Joana Sousa, 13-62. Porto, Portugal: Porto Editora, 2020.
    Published
  5. Pacheco, J.A.; Sousa, J.; Maia, I.B.. "Ensino superior: desafios para o século XXI (curricular, pedagógico e avaliativo)". In 31 desafios para o ensino superior Ensaios, 131-137. Funchal, Portugal: Imprensa Académica, 2020.
    Published
  6. Sousa, Joana Raquel; Maia, I.B.; Morgado, José Carlos; Pacheco, José Augusto. "Avaliação Institucional de Escolas no Quadro da Globalização, Internacionalização e Accountability". In Currículo e Avaliação Externa: entre políticas internacionais e práticas nacionais, 15-40. Portugal: Edições Húmus, 2020.
    Published
  7. Pacheco, J.A.; Maia, I.B.. "Para uma análise crítica das políticas curriculares no contexto global e no sistema educativo português". In Conhecimentos em disputa na Base Nacional Comum Curricular, edited by Fabiany de Cássia Tavares Silva; Constantina Xavier Filha. Campo Grande, Brazil: Editora Oeste, 2019.
    Published
  8. Pacheco, J.A.; Maia, I.B.. "Formação (inicial e contínua) de professores em contexto de globalização". In Formação contínua de professores em Portugal - de ontem para amanhã, edited by Paulo Cardo, 33-46. Santo Tirso, Portugal: De Facto Editores, 2018.
    Published
Conference paper
  1. "AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E RESULTADOS ESCOLARES: UMA ANÁLISE SOBRE A INFLUÊNCIA DAS POLÍTICAS DE ACCOUNTABILITY". Paper presented in V ENJIE Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, 2021.
    Published
  2. Maia, I.B.; Pacheco, J.A.. "Globalização e políticas de accountability: as perspetivas de professores no contexto da AEE em Portugal". Paper presented in XV Congreso Internacional GalegoPortugués de Psicopedagoxía, La Coruña, 2020.
    Published • 10.17648/egepe-2018-84245
Conference poster
  1. Maia, I.B.. "Globalização e Políticas de Accountability: um estudo exploratório no contexto da avaliação externa de escolas". Paper presented in I Seminário MAEE / IV Seminário Observatório de Autoavaliação de Escolas, 2019.
Journal article
  1. Pacheco, J.A.; Maia, I.B.. "TRANSGLOBALIDADE, COSMOPOLITISMO E INOVAÇÃO COMO LINGUAGENS DA ESCOLA EM TEMPO DE CRISE". Revista Indagações em Educação 1 1 (2021): 1-15. https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/indagacoesemeducacao/article/view/1615.
    Open access • Published
  2. Pacheco, José Augusto; Morgado, José Carlos; Sousa, Joana; Maia, Ila Beatriz. "Educação básica e pandemia. Um estudo sobre as perceções dos professores na realidade portuguesa". Revista Iberoamericana de Educación 86 1 (2021): 187-204. http://dx.doi.org/10.35362/rie8614346.
    Published • 10.35362/rie8614346
  3. Pacheco, José Augusto; Sousa, Joana; Maia, Ila Beatriz. "Conhecimento e aprendizagem na educação superior: desafios curriculares e pedagógicos no século XXI". Revista Diálogo Educacional 20 65 (2020): 528-557. http://dx.doi.org/10.7213/1981-416x.20.065.ds02.
    Published • 10.7213/1981-416x.20.065.ds02
  4. Maia, I.B.. "GLOBALIZAÇÃO E POLÍTICAS DE ACCOUNTABILITY: DOS RESULTADOS DE UM ESTUDO À CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE INVESTIGAÇÃO NO CONTEXTO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DE ESCOLAS". Revista de Estudos Curriculares 2 11 (2020): 129-152. https://www.nonio.uminho.pt/rec/index.php?journal=rec&page=article&op=view&path%5B%5D=110.
    Open access • Published
  5. Maia, I.B.. "Referenciais de avaliação institucional em Portugal e no Brasil: uma abordagem no contexto de globalização e das políticas de accountability". (Syn)thesis 13 1 (2020): 29-41. https://doi.org/10.12957/(syn)thesis.2020.61436.
    Open access • Published
  6. Maia, Ila Beatriz; Pacheco, José Augusto. "Gestão curricular baseada em resultados e standards e seus efeitos na avaliação institucional". Laplage em Revista 5 especial (2019): 18. http://dx.doi.org/10.24115/s2446-622020195especial775p.18-30.
    10.24115/s2446-622020195especial775p.18-30
  7. Pacheco, J.A.; Maia, I.B.. "Avaliação das aprendizagens no contexto de políticas curriculares de accountability". Linhas Críticas 25 (2019): http://dx.doi.org/10.26512/lc.v25i0.23778.
    Published • 10.26512/lc.v25i0.23778
  8. Pacheco, J.A.; Maia, I. B.. "Currículo e formação docente: questões em análise". Hermes Jornal Digital 3 (2018): https://jornalhermes.files.wordpress.com/2018/10/curriculo-e-formac3a7ao-docente-questc3b5es-em-anc3a1lise.pdf.
    Open access • Published
Report
  1. Pacheco, J.A.; Maia, I.B.. 2021. RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO DO CENTRO DE FORMAÇÃO DE BASTO.
  2. Pacheco, J.A.; Maia, I.B.. 2019. Relatório de avaliação da formação do centro de formação Associação de Escolas Vila Nova de Famalicão.
  3. Pacheco, J.A.; Maia, I.B.. 2019. Relatório de avaliação da formação do Centro de Formação de Basto.
  4. Morgado, J.C.; Maia, I.B.. 2018. Relatório de avaliação da formação do Centro de Formação Francisco de Holanda. http://cffh.pt/cffh/public/files/relat-rio-avalia-o-plano-de-forma-o-cffh.pdf.
  5. Pacheco, J.A.; Maia, I.B.; Sousa, J.. 2018. Relatório de avaliação da formação do Centro de Formação do Alto Cávado.
Thesis / Dissertation
  1. Maia, I.B.. "Globalização e políticas de accountability: um estudo exploratório no contexto da Avaliação Externa das Escolas". Master, Universidade do Minho Instituto de Educação, 2019. http://hdl.handle.net/1822/63270.
  2. Maia, I.B.. "Público x privado: as diferenças na aplicabilidade do currículo de Sociologia em Campos dos Goytacazes". Degree, Universidade Federal Fluminense, 2017. https://app.uff.br/riuff/handle/1/4694.
  3. Maia, I.B.. "Currículo mínimo de sociologia: uma análise a partir das teorias do currículo". Degree, Universidade Federal Fluminense, 2016. https://app.uff.br/riuff/handle/1/5035.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2024/02/08 O 3.º ciclo de Avaliação Externa das Escolas (AEE): Um estudo sobre as perspetivas dos professores em relação à suspensão da AEE durante a pandemia de COVID-19 XXXI COLÓQUIO AFIRSE PORTUGAL 2024 Aprendizagem, Diversidade e Equidade: A Investigação em Educação
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2023/11/01 REFERENCIAIS DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NO BRASIL E EM PORTUGAL: ALGUNS RESULTADOS DE INVESTIGAÇÃO Seminário: Diálogos sobre currículo e avaliação
Departamento de Educação PUC-Rio (Rio de Janeiro, Brazil)
2022/03/26 A Prestação do Serviço Educativo na Avaliação Externa das Escolas: Um estudo sobre inovação e articulação curricular. V SEMINÁRIO MAEE e III SEMINÁRIO INTERNACIONAL Mecanismos de Mudança nas Escolas e na Inspeção, no âmbito das atividades do Projeto da FCTPTDC/CED-EDG/30410/2017; Apresentação de comunicação.
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2021/11/27 A AUTOAVALIAÇÃO NA AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS: FUNÇÃO FORMATIVA IV Seminário MAEE e II Seminário Internacional Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção - Sinergias entre autoavaliação e avaliação externa de escolas
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2021/11/10 Práticas de inovação curricular no contexto da globalização: um estudo sobre os relatórios da AEE em Portugal. V Colóquio Luso-AfroBrasileiro de Questões Curriculares
FACED-UFBA (Salvador, Brazil)
2021/11/10 Avaliação Externa das Escolas e as práticas de Autoavaliação, em Portugal V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares
FACED-UFBA (Salvador, Brazil)
2021/09/02 Práticas de autoavaliação. Um estudo sobre os relatórios do 3º ciclo de Avaliação Externa das Escolas em Portugal Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
ACIP (Braga, Portugal)
2021/04/16 Avaliação institucional e resultados escolares: uma análise sobre a influência das políticas de accountability V Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Universidade de Aveiro (Online, Portugal)
2021/03/20 Referenciais de Avaliação Institucional em Portugal e no Brasil III Seminário Internacional Mecanismos de mudança nas escolas e na Inspeção - Olhares sobre o 3º ciclo de Avaliação Externa de Escolas: Fundamentos, Impactos e Contextos
Universidade Aberta (UAb) (Portugal)
2021/01/26 Avaliação Externa das Escolas: que contributos curriculares para o bem-estar das crianças e dos jovens em tempos de pandemia? XXVIII Colóquio da AFIRSE. Educação e Idades da Vida. Problemáticas de Investigação e Desafios na Sociedade Contemporânea
AFIRSE (Lisboa, Portugal)
2019/06/07 Curriculum studies: a note on non-epistemological crisis in an era of accountability policies. 4EuroACS Curriculum: Origins, trajectories and practices
Maynooth University (Maynooth, Ireland)
2019/03/20 Apresentou o projeto "Globalização e políticas de accountability: um estudo exploratório no contexto da Avaliação Externa de Escolas" no Seminário de Pesquisa. Seminário de Pesquisa
Núcleo de Ensino Extensão e Pesquisa em Educação (NEEPEd) (Campos dos Goytacazes, Brazil)
2014/10/19 Introdução à Linguagem Acadêmica 19ª Semana de Extensão
Universidade Federal Fluminense (Niterói, Brazil)

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2023/09/22 - 2023/09/23 Comissão Organizadora do SEMINÁRIO do OBSERVATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO DE ESCOLAS: PROCESSOS E PRÁTICAS DE AUTOAVALIAÇÃO (2023/09/22 - 2023/09/23)
Seminar (Member of the Organising Committee)
Universidade do Minho, Portugal
2022/09/23 - 2022/09/24 Comissão de organização do IV Seminário Internacional Mecanismos de Mudanças nas Escolas e na Inspeção (2022/09/23 - 2022/09/24)
Seminar (Member of the Organising Committee)
Universidade do Minho, Portugal
2022/07/13 - 2022/07/14 Equipa de coordenação do Seminário Transformação Digital na Educação. A OEI (Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura), em parceria com a Universidade do Minho e com o apoio do Ministério da Educação de Portugal, da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), promove o seminário híbrido "Transformação Digital na Educação", no sentido de abordar os desafios e oportunidades da digitalização para a Educação. (2022/07/13 - 2022/07/14)
Seminar (Member of the Organising Committee)
Universidade do Minho, Portugal

Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação a Ciência e a Cultura, Brazil
2022/06/20 - 2022/06/22 Equipa de coordenação internacional na 7th Triennial Conference of the International Association for the Advancement of Curriculum Studies e no VI Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares (2022/06/20 - 2022/06/22)
Congress (Member of the Organising Committee)
Universidade do Minho, Portugal
2019/09/20 - 2019/09/21 Coordenou e colaborou no Secretariado do II Seminário Currículo, Inovação e Flexibilização. (2019/09/20 - 2019/09/21)
Seminar (Other)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2018/10/01 - 2019/03/04 Colaborou no Secretariado do Seminário "Currículo, Avaliação e Práticas Escolares", no âmbito do I Seminário Mecanismos de Mudança nas Escolas e na Inspeção/IV Seminário Observatório de Autoavaliação de Escolas. (2019/02/21 - 2019/02/23)
Seminar (Other)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2020/03/07 - Current Participação em Seminário.
Seminar
II Seminário MAEE - Mecanismos de mudança nas escolas e na Inspeção
Universidade de Coimbra, Portugal
2019/10/18 - Current Participação em Seminário.
Seminar
2º Seminário de Formação CIEd - Avaliação ética de projetos de investigação em educação: Normas e procedimentos
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2019/09/20 - Current Moderou a conferência "Sobre um projeto de inovação e flexibilização: que futuro(s)?" proferida por José Augusto Pacheco (Universidade do Minho).
Seminar
II Seminário Currículo, Inovação e Flexibilização
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2024/07/19 - 2024/07/19 Participação na 9ª sessão dos Diálogos em Rede CIEd - Currículo, Aprendizagem e Classe Docente: Teoria Curricular Itinerante no Epicentro da Justiça Social e Cognitiva
Other
9ª sessão dos Diálogos em Rede CIEd - Currículo, Aprendizagem e Classe Docente: Teoria Curricular Itinerante no Epicentro da Justiça Social e Cognitiva
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2024/06/11 - 2024/06/12 Participação na 2ª edição das Jornadas Doutorais em Ciências da Educação, da Universidade do Minho.
Meeting
2ª edição das Jornadas Doutorais em Ciências da Educação
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2024/02/07 - 2024/02/09 Participação em Colóquio.
Congress
XXXI COLÓQUIO AFIRSE PORTUGAL 2024
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2021/11/09 - 2021/11/11 Participação no V Colóquio Luso-AfroBrasileiro de Questões Curriculares.
Other
V Colóquio Luso-AfroBrasileiro de Questões Curriculares.
Universidade Federal da Bahia Faculdade de Educação, Brazil
2021/09/01 - 2021/09/03 Participação em Congresso.
Congress
XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho, Portugal
2021/07/07 - 2021/07/09 Participação em conferência.
Conference
World Education Research Association - Focal Meeting 2020+1 (WERA 2020+1)
Universidade de Santiago de Compostela, Spain
2021/04/16 - 2021/04/17 Participação no V ENJIE
Meeting
Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Universidade de Aveiro, Portugal
2021/03/20 - 2021/03/20 Participação em Seminário
Seminar
III Seminário Internacional Mecanismos de mudança nas escolas e na Inspeção - Olhares sobre o 3º ciclo de Avaliação Externa de Escolas: Fundamentos, Impactos e Contextos
Universidade Aberta, Portugal
2021/01/26 - 2021/01/29 Participação em Colóquio.
Other
XXVIII Colóquio da AFIRSE. Educação e Idades da Vida. Problemáticas de Investigação e Desafios na Sociedade Contemporânea
2019/09/04 - 2019/09/06 Participação em Congresso.
Congress
XV Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía
Universidade da Coruña - Campus de Elviña, Spain
2019/06/07 - 2019/06/08 Participação em Conferência.
Conference
4ª Conferência Europeia sobre Estudos de Currículo
National University of Ireland Maynooth, Ireland
2018/09/10 - 2018/09/12 Participação em Colóquio.
Other
IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2018/04/06 - 2018/04/07 Participação em Seminário.
Seminar
O futuro da educação e dos educadores-professores
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2017/11/17 - 2017/11/18 Participação em Congresso.
Congress
Congresso Internacional de Avaliação das Aprendizagens e Sucesso Escolar
Universidade do Minho, Portugal
2015/11/04 - 2015/11/04 Participação como ouvinte no evento "Conversas com quem gosta de ensinar".
Round table
Conversas com quem gosta de ensinar
Universidade Federal Fluminense, Brazil
2014/03 - 2014/12 Participação em curso de extensão.
Workshop
Introdução à Linguagem Acadêmica
Universidade Federal Fluminense, Brazil
2014/06/03 - 2014/06/03 Participação como ouvinte das apresentações de trabalho na "Ciranda de conceitos: a produção de vídeos".
Other
Ciranda de conceitos: a produção de vídeos
Universidade Federal Fluminense, Brazil
2014/03/31 - 2014/04/04 Participação como ouvinte na V Semana de Ciências Sociais.
Meeting
V Semana de Ciências Sociais
Universidade Federal Fluminense, Brazil
2013/07/23 - 2013/07/23 Participação como ouvinte da palestra "Questão urbana e periferia: uma perspectiva histórica para a Baixada Fluminense".
Seminar
O lugar das periferias nos estudos urbanos
Universidade Federal Fluminense, Brazil

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2022/02/02 Escola Pública e Escola Privada: Uma análise a partir de duas escolas no município de Campos dos Goytacazes
(Thesis) Arguer
Noemy de Castro Braga da Costa (Other)
Universidade Federal Fluminense, Brazil
2022/02/02 ESCOLA PÚBLICA E ESCOLA PRIVADA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE DUAS ESCOLAS NO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES
(Thesis) Arguer
NOEMY DE CASTRO BRAGA DA COSTA (Other)
Universidade Federal Fluminense, Brazil

Consulting

Activity description Institution / Organization
2018/06 - Current Ações de consultoria a Agrupamentos de Escolas e/ou Escolas não Agrupadas no âmbito do Observatório de Autoavaliação das Escolas, Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho. Universidade do Minho, Portugal

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2024/04/13 - 2024/04/13 Workshop "Autoavaliação da escola: práticas institucionais. Como elaborar, desenvolver e monitorizar o Plano Estratégico de autoavaliação" realizado no âmbito da ação de formação "Em sintonia com a excelência: os olhares das equipas de autoavaliação do ensino especializado em música", na Escola Artística Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga. (Outros) Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, Portugal
2023/02 - 2023/06 Abordagens Curriculares Integradas na Educação Básica Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Universidade do Minho, Portugal
2022/10 - 2023/02 Projetos de Educação e Formação Licenciatura em Educação (Licenciatura) Universidade do Minho, Portugal
2022/05/02 - 2022/05/02 Formação intitulada "A dimensão curricular no referencial do 3º ciclo da AEE", no âmbito do plano de formação do Centro de Formação de Associação de Escolas de Famalicão. (Outros)