???global.info.a_carregar???
João Pedro Lopes Reigado. Doutorado em Ciências Musicais (Universidade NOVA de Lisboa, 2013), ramo de Ensino e Psicologia da Música e Mestre em Ciências Musicais, especialização em Psicologia e Pedagogia Musical (Universidade NOVA de Lisboa, 2007). Licenciatura emEnsino variante de Educação Musical (Escola Superior de Educação de Lisboa, 2000). Professor do Quadro de Nomeação Definitiva do ME, a exercer funções no Agrupamento de Escolas da Boa Água, Quinta do Conde. Tem publicado em revistas especializadas na área do desenvolvimento musical e psicologia da música (4 artigos em revistas científicas, 1 capítulo de livros e 1 livro), co-organizando eventos nas mesmas áreas. Co-orientou 18 dissertações de mestrado. Recebeu 1 prémio(s) e/ou homenagens. Participa e/ou participou como Investigador em 1 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Humanidades com destaque nas Artes e Ciências Sociais e nas Ciências da Educação. Desenvolve projetos de sensibilização à música com crianças com necessidades específicas de aprendizagem.
Identification

Personal identification

Full name
João Pedro Lopes Reigado

Citation names

  • Reigado, João Pedro

Author identifiers

Ciência ID
721C-FFA1-DB57
ORCID iD
0000-0002-0777-7344

Email addresses

  • joaoreigado@fcsh.unl.pt (Professional)
  • prof.joao.reigado@aeboaagua.org (Professional)

Knowledge fields

  • Humanities - Arts
  • Social Sciences - Educational Sciences
  • Social Sciences - Educational Sciences - Education, Special
  • Social Sciences - Educational Sciences
  • Social Sciences - Educational Sciences - Education, Special

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Spanish; Castilian Intermediate (B1) Advanced (C1) Intermediate (B1) Advanced (C1)
French Intermediate (B1) Advanced (C1) Intermediate (B1) Advanced (C1)
English Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1)
Education
Degree Classification
2023/07/18 - 2023/07/18
Concluded
Inteligência Artificial como Ferramenta Educativa (Outros)
Centro de Formação da Ordem de Santiago, Portugal
2022/10/22 - 2022/10/22
Concluded
Crescer e Ser com cegueira e Baixa Visão: Pontos de Partida (6h) (Outros)
Centro de Formação da Pró-Inclusão, Portugal
2022/04/18 - 2022/05/30
Concluded
Cantar Palavras – Estratégias para a criação de canções em sala de aula (Outros)
Centro de Formação da Associação Portuguesa de Educação Musical, Portugal
Excelente - 10 valores
2021/05 - 2021/07
Concluded
Capacitação Digital de Docentes (Outros)
Centro de Formação da Ordem de Santiago, Portugal
2021/04/27 - 2021/04/29
Concluded
Estratégias de acesso ao currículo propostas pelo CAA no âmbito do De. Lei 54/2018 (Outros)
Centro de Formação da Ordem de Santiago, Portugal
2021/03/10
Concluded
Música para a saúde e o bem-estar (Outros)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/12/09 - 2020/12/12
Concluded
Música na Educação presencial e à distância (Outros)
Centro de Formação da Associação Portuguesa de Educação Musical, Portugal
2020/10/22 - 2020/12/03
Concluded
Avaliação nos Ensinos Básico e Secundário: Como Avaliar para o Sucesso Educativo? (Outros)
Centro de Formação da Ordem de Santiago, Portugal
Excelente - 9.4
2020/09/11
Concluded
Ferramentas Digitais no E@D (Outros)
Centro de Formação da Ordem de Santiago, Portugal
2019/10/24 - 2019/10/26
Concluded
VI Congresso Internacional - Educação Inclusiva: Olhares pelo Caminho (Outros)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
8,6 (Muito Bom)
2019/04/19 - 2019/06/15
Concluded
Ferramentas digitais essenciais no ensino da música (Outros)
Centro de Formação da Associação Portuguesa de Educação Musical, Portugal
Excelente - 10 valores
2019/05/22 - 2019/05/22
Concluded
(N)O Princípio é a avaliação (Outros)
Centro de Formação de Escolas do Concelho do Seixal, Portugal
2019/03/16 - 2019/03/23
Concluded
Aprendizagens Essenciais e a Interdisciplinaridade em Música (Outros)
Centro de Formação da Associação Portuguesa de Educação Musical, Portugal
Excelente - 10 valores
2019/01/04
Concluded
Autonomia e Flexibilidade Curricular - Propostas e Estratégias de Ação (Outros)
Porto Editora, Portugal
2018/02/23 - 2018/02/23
Concluded
Aprender não é só reproduzir - Metodoligas ativa de ensino aprendizagem (Outros)
Agrupamento de Escolas da Boa Água, Portugal
2018
Concluded
1º Encontro Interdisciplinaridade: projetos e desafios (Outros)
Universidade de Lisboa, Portugal
2013/01
Concluded
Ciências Musicais (Doutoramento)
Major in Ensino e Psicologia da Música
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Desenvolvimento vocal na infância: análise acústica de vocalizações de bebés face a estímulos musicais e linguísticos durante o segundo ano de vida" (THESIS/DISSERTATION)
Muito Bom, por unanimidade
2010 - 2010
Concluded
Pedagogia e didáctica do canto para a voz infantil e adolescente (Outros)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2010 - 2010
Concluded
Video observation and the role of video microanalysis (...) (Outros)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2007
Concluded
Ciências Musicais (Mestrado)
Major in Psicologia e Pedagogia Musical
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Análise acústica das vocalizações de bebés de 9 a 11 meses face a estímulos musicais e linguísticos" (THESIS/DISSERTATION)
Muito Bom
2004
Concluded
As competências essenciais em Música e a sua operacionalização (Curso médio)
Ministério da Educação, Portugal
2000
Concluded
Professores do Ensino Básico, variante de Educação Musical (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
15,0
1998
Concluded
Curso de Piano orientado pelo Prof. Fausto Neves (Outros)
Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, Portugal
1998
Concluded
Música como Pensamento ou a Arte do Possível, orientado por John Paynter (Curso médio)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
1997
Concluded
Curso de Piano orientado pelo Prof. Fausto Neves (Outros)
Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, Portugal
1996
Concluded
Curso de Piano orientado pelo Prof. Fausto Neves (Outros)
Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, Portugal
Affiliation

Science

Category
Host institution
Employer
2007/09 - 2011/07 Researcher (Research) Ministério da Educação, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2023/09/01 - Current Invited Assistant Professor (University Teacher) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021/11/16 - Current Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Escola Superior de Educação de Setúbal, Portugal
2014/09 - 2016/06 Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2013/09 - 2016/06 Invited Assistant Professor (University Teacher) Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2011/09 - 2012/02 Invited Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
2011/09 - Current Professor do Quadro de Nomeação Definitiva Ministério da Educação, Portugal
2016/09/01 - 2018/07 Membro da equipa de coordenadores do Projeto Piloto de Inovação Pedagógica Ministério da Educação, Portugal
2000/09 - 2007/08 Professor contratado (Docente) Ministério da Educação, Portugal
Projects

Other

Designation Funders
2015 - Current aMUSe - Sensibilização à Música
Technical development
Agrupamento de Escolas da Boa Água, Portugal
Ongoing
2016 - 2017 Projeto Piloto de Inovação Pedagógica - Agrupamento de Escolas da Boa Água
Other
Agrupamento de Escolas da Boa Água, Portugal
2007/09 - 2011/08 Desenvolvimento Musical na Infância e Primeira Infância
PTDC/EAT/68361/2006
Researcher
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
Outputs

Publications

Book
  1. Reigado, João Pedro. Análise acústica de vocalizações de bebés de 9 a 11 meses face a estímulos musicais e linguísticos. Lisboa, Portugal: Edições Colibri. 2009.
    Published
Book chapter
  1. Reigado, João Pedro; Rodrigues, Helena. "Voz Cantada e Voz Falada no Germinar da Comunicação Humana: Estudo Sobre Vocalizações de Bebés no Segundo Ano de Vida". In Ecos de Opus Tutti – Arte para a Infância e Desenvolvimento Social e Humano, 187-215. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian, 2015.
    Published
Conference abstract
  1. Reigado, João Pedro. "Desenvolvimento musical na infância: aquisição da voz cantada no segundo ano de vida". Paper presented in ENIM 2012 - Encontro Nacional de Investigação em Música, Castelo Branco, 2012.
    Published
  2. Rocha, António; Reigado, João Pedro; Silva, Dárcio; Rodrigues, Helena. "Is there a specific infant vocalization for music? An exploratory study of the acoustical patterns of 9 to 11 months old infants’ vocal productions". Paper presented in Performa'09 - Encontros de Investigação em Performance, Aveiro, 2009.
    Published
  3. Reigado, João Pedro; Rocha, António; Rodrigues, Helena. "Acoustical Analysis of vocalizations 9 to 11 moths infants submitted to musical and linguisitc stimulus". Paper presented in 28th ISME World Conference, Bolonha, 2008.
    Published
  4. Reigado, João Pedro; Rocha, António; Rodrigues, Helena. "Acoustical analysis od 9 to 11 motnhs infants submitted to musical and linguistic stimulus". Paper presented in 13th International ISME in Early Child Music Education Comission Seminar, Frascati, 2008.
    Published
  5. Rocha, António; Reigado, João Pedro; Rodrigues, Helena. "The 9 to 11 months old infants vocalisations to music and language stimuli: Analysis by expert judges". Paper presented in 28th ISME World Conference, Bolonha, 2008.
    Published
Conference paper
  1. Reigado, João Pedro. "Segmental properties in the vocalizations of babies (12-24 months old) in response to speaking and singing stimuli". Paper presented in 6th Conference of the European Network for Music Educators and Researchers of Young Children (EuNet MERYC), The Hague, 2013.
    Published
  2. Rocha, António; Reigado, João Pedro; Rodrigues, Helena. "Vocalisations in regard to music and language stimuli by 9-11 months old infants: an analysis by expert". Paper presented in International Seminar on Research in Music Education, Porto, 2008.
    Published
  3. Reigado, João Pedro; Rocha, António; Rodrigues, Helena. "O que os bebés nos contam, o que os bebés nos cantam”". Paper presented in I Congresso Internacional em Estudos da Criança, Braga, 2008.
    Published
  4. Rocha, António; Reigado, João Pedro; Rodrigues, Helena. "As vocalizações de bebés de 9 a 11 meses face à música e à linguagem: análise efectuada por juízes especializados". Paper presented in I Congresso Internacional em Estudos da Criança, Braga, 2008.
    Published
  5. Reigado, João Pedro; Rocha, António; Rodrigues, Helena. "Reflexões sobre a aprendizagem musical na primeira infância". Paper presented in Conferência Nacional de Educação Artística, Porto, 2007.
    Published
  6. Rocha, António; Reigado, João Pedro; Rodrigues, Helena. "Projectos de orientação musical para bebés: uma nova perspectiva da vivência musical". Paper presented in Conferência Nacional de Educação Artística, Porto, 2007.
    Published
Conference poster
  1. Reigado, João Pedro. "Acoustical analysis of 9 to 11 months infants’ vocalizations submitted to musical and linguistic stimulu". Paper presented in ISME - Early Childhood Music Education Commission Seminar (Music in the early years: Research, theory and practice), 2008.
Journal article
  1. Reigado, João Pedro Lopes. "Desenredando fios da fala e do canto infantis: diferentes matizes da mesma cor (Unraveling threads of children's speech and singing: different shades of the same color)". Estudos da Língua(gem) 21 1 (2023): 355-372. http://dx.doi.org/10.22481/el.v21i1.13373.
    Published • 10.22481/el.v21i1.13373
  2. Reigado, João Pedro. "Na ausência da fala, um rasgo de voz que cantando, comunica". Revista Portuguesa de Educação Musical 148 (2022): 55-63.
    Published
  3. Reigado, João Pedro. "aMUSe - entre margens de expressão corre um rio inexplorado. Projeto de sensibilização à música para crianças com multideficiência". Educação Inclusiva - Revista da Pró-Inclusão 12 2 (2021): 10-14.
    Published
  4. Reigado, João Pedro. "Novos referenciais curriculares e implicações na Educação Musical". Revista de Educação Musical da Associação Portuguesa de Educação Musical 144 (2018): 12-22.
    Published
  5. Reigado, João; Rodrigues, Helena. "Vocalizations produced in the second year of life in response to speaking and singing". Psychology of Music 46 5 (2017): 626-637.
    Published • 10.1177/0305735617719335
  6. Reigado, João Pedro. "Ouvir, comunicar, cantar - orientações musicais para a 1.ª infância". Revista de Educação Musical, da Associação Portuguesa de Educação Musical 140-141 (2015): 26-33.
    Published
  7. Reigado, J.; Rocha, A.; Rodrigues, H.. "Vocalizations of infants (9--11 months old) in response to musical and linguistic stimuli". International Journal of Music Education 29 3 (2011): 241-256.
    Published • 10.1177/0255761411408507
Newspaper article
  1. Reigado, João Pedro; Lourenço, Dídia Alexandra Carregosa. "A (in)diferença na inclusão", Observador, 2023, Educação
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2023/11/25 (Re)cantos da comunicação: harmonizando vozes XIII Encontro Internacional Arte Para a Infância e Desenvolvimento Social e Humano
Companhia de Música Teatral e Grupo de Educação e Desenvolvimento Humano do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, NOVA-FCSH (Lisboa, Portugal)
2023/11/17 Elementos de musicalidade na promoção da comunicação de crianças com multideficiência XVII Encontro Nacional da APEM
Associação Portuguesa de Educação Musical (Portugal)
2023/10/21 Educação, arte e participação: a voz, o silêncio e o espaço de relação 24.º Congresso Português de Arte-Terapia
Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia (Lisboa, Portugal)
2021/05/08 Música e Desenvolvimento Infantil A música na deficiência visual
Associação Bengala Mágica / Pró-Inclusão (Portugal)
2021/03/26 Cantar e falar... Duas variações e uma só voz? Doutoramento em Ciências Musicais, especialidade Ensino e Psicologia da Música
Universidade NOVA de Lisboa (Portugal)
2015/07/04 Early musicality: snapshots of vocal behavior in children aged 1 to 2. Seminário Doutoral "A música como cultura e cognição". FCSH Seminário doutoral de Verão "A Música como Cultura e Cognição”
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Portugal)
2013 Desenvolvimento vocal na primeira infância III Encontro Arte para a Infância e Desenvolvimento Social e Humano
Companhia de Música Teatral; LAMCI - Laboratório de Música e Comunicação na Infância (FCSH-UNL) (Lisboa, Portugal)
2011 Ouvir a infância na voz do bebé Arte para a Infância e Desenvolvimento Humano
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
2011 Desenvolvimento da voz cantada na infância: acerca da produção vocal de bebés entre os 12 e os 18 meses de idade face a estímulos musicais cantados I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento
ISPA - Instituto Universitário (Lisboa, Portugal)
2010 Desenvolvimento Musical na Primeira Infância Jornadas de Apoio à Infância
Escola Profissional Magestil (Lisboa, Portugal)
2010 Aspectos relativos ao desenvolvimento do comportamento musical em crianças I Colóquio Internacional Música, Comunicação e Desenvolvimento Humano
Linha de Investigação em Educação e Desenvolvimento Humano, CESEM - Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (FCSH - UNL) (Lisboa, Portugal)
2009 A produção musical do bebé: apontamentos sobre o comportamento vocal
Centro de Linguística da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2009 As vocalizações de bebés em relação à música e à linguagem verbal: relato de dois estudos exploratórios Ciclo das Quintas – Seminários de Formação Avançada
CESEM - Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)
2009 Vocalizations' analysis of infants aged 9-11 months towards musical and language stimuli 1as Jornadas de Ciência Vocal
DeCA - Departamento de Comunicação e Arte (Aveiro, Portugal)
2009 Is there a specific infant vocalization for music? An exploratory study of the acoustical patterns of 9 to 11 months old infants’ vocal productions PERFORMA'09 - ENCONTROS DE INVESTIGAÇÃO EM PERFORMANCE
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2008 Acoustical analysis of 9 to 11 months infants’ vocalizations submitted to musical and linguistic stimulus 28° World Conference of the International Society for Music Education
ISME - International Society for Music Education; SIEM - Societa Italiana Per l'Educazione Musicale (Bolonha, Italy)
2008 Acoustical analysis of 9 to 11 months infants’ vocalizations submitted to musical and linguistic stimulus As Lições dos Mestres
CESEM - Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)
2008 O que os bebés nos contam, o que os bebés nos cantam I Congresso em Estudos da Criança.
(Braga, Portugal)
2008 As vocalizações de bebés de 9 a 11 meses face à música e à linguagem: análise efectuada por juízes especializados I Congresso Internacional em Estudos da Criança
(Braga, Portugal)
2007 Reflexões sobre a aprendizagem musical na primeira infância Conferência Nacional do Ensino Artístico.
(Porto, Portugal)
2007 Projectos de orientação musical para bebés: uma nova perspectiva da vivência musical Conferência Nacional de Educação Artística
(Porto, Portugal)
2005 Como o bebé ouve: elementos sobre o "cenário" auditivo do bebé IV Encontro de Educação Musical Jean Piaget
(Almada, Portugal)

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2016 - 2016 Projeto de investigação-ação: vozes tocadas... bandas cantadas
Co-supervisor
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2016 - 2016 Estudo exploratório sobre a utilização de estratégias multissensoriais na aprendizagem do solfejo tonal
Co-supervisor
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2016 - 2016 Improvisação no modo maior e menor harmónico e a aprendizagem musical
Co-supervisor
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2016 - 2016 A interacção entre pares na aprendizagem de melodias na educação musical
Co-supervisor
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2016 - 2016 Música e identidade de género: conceções a respeito de papéis sociais na sala de música
Co-supervisor
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2016 - 2016 Improvisação na sala de aula
Co-supervisor
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2016 - 2016 A importância da música na vida dos alunos do 2º Ciclo: envolvência emocional e afetiva em contexto de aprendizagem
Co-supervisor
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2016 - 2016 A importância da música na vida dos alunos do 2.o ciclo: memória, emoção e cognição na prática musical, 2016
Co-supervisor
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2016 - 2016 A importância da música nos alunos do 2º Ciclo Ensino Básico: Prática Instrumental de conjunto na escola, 2016
Co-supervisor
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2016 - 2016 A importância da música na vida dos alunos do 2º Ciclo: a prática vocal, 2016
Co-supervisor
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2016 - 2016 A importância da música na vida dos alunos do 2º Ciclo: a prática instrumental Orff, 2016
Co-supervisor
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2016 - 2016 Do movimento em educação musical no ensino básico ao envolvimento nas atividades musicais: construção de identidades musicais
Co-supervisor
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2016 - 2016 A música na vida dos alunos do 2º Ciclo: as actividades práticas na Educação Musical
Co-supervisor
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2016 - 2016 Educação musical no 2.o ciclo: o ensino da música através da sua prática
Co-supervisor
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2015 - 2015 Relatório de Estágio da Prática do Ensino Supervisionado - Reflexão sobre a Aprendizagem Rítmica
Co-supervisor
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2015 - 2015 O Contributo da Teoria de Aprendizagem Musical nas Aprendizagens de Conteúdo Rítmico no 2º e 3º Ciclo de Ensino Básico
Co-supervisor
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2014 - 2014 O ensino informal da música: a voz cantada como um recurso no desempenho instrumental
Co-supervisor
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2014 - 2014 O uso do software de edição áudio Audacity 2.0.5: aprendizagens decorrentes da sua utilização
Co-supervisor
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2021/11/10 - 2021/11/12 Simpósio Diálogos entre os estudos musicais, musicoterapêuticos e linguísticos, do VIII ECLAE - Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino: a teoria na prática. (2021/11/10 - 2021/11/12)
Symposium (Co-organisor)
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Brazil
2016 - 2016 A Sense of Belonging: Developing Social, Cultural, Emotional and Intellectual Understanding through Audiation (2016)
Seminar (Other)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016 - 2016 Developing Musicianship through Improvisation; Teaching Improvisation: How to Get Started and Beyond (2016)
Seminar (Other)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2021/07/23 - Current Apresentação da comunicação "Cantar e falar... duas variações e uma só voz?" 1º Workshop "Diálogos entre estudos de (Psico)Linguística, Música e Musicoterapia
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Brazil
2021/03/10 - Current "Mudar a escola: realidade ou utopia", apresentação do plano de inovação em curso no AE da Boa Água Webinar "Vamos conversar com"
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2017/07 - Current Conferência final do projecto Europeu STEAM - “Innovative Teacher - Motivated Student: Collaborative Problem Solving (Erasmus + Programme Strategic Partnerships project)”, no Centro de Recursos Educativos de Formação de Sesimbra
Conference
STEAM - “Innovative Teacher - Motivated Student: Collaborative Problem Solving (Erasmus + Programme Strategic Partnerships project)”
Ministério da Educação, Portugal
2021/10/16 - 2021/10/16 Comunicação "aMUSE - estreitando pontes entre a musicalidade e a comunicação"
Congress
22.º Congresso de Arte-Terapia. A arte como Terapia Formativa: das escolas às empresas
Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia, Portugal
2013 - 2013 III Encontro Nacional de Investigação em Música
Meeting
III Encontro Nacional de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Portugal

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2023/02/06 A identidade musical do professor e a sua influência em sala de aula
(Thesis) Main arguer
Bárbara Gonçalves Pedro de Andrade Marques (Master)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023/02/06 Inclusão na Educação Musical: A Teoria de Aprendizagem Musical no desenvolvimento de estratégias de integração
(Thesis) Main arguer
Patrícia Isabel Bailhote Paiva (Master)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023/02 A importância da música em salas de pré-escolar. As perspetivas de quatro educadoras de infância de diferentes modelos pedagógicos
(Thesis) Main arguer
Paula Margarida Marques da Silva de Almeida Coelho (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2017 Importância da iniciação musical no desenvolvimento da criança. Práticas e resultados
(Thesis) Main arguer
Marta Alves (Master)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Instituto Piaget de Almada, Portugal
2015 Desenvolvimento de Competências Musicais no 2.º Ciclo do Ensino Básico: Práticas Pedagógicas
(Thesis) Main arguer
Isabel Maria Lopes Figueiredo (PhD)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Association member

Society Organization name Role
Current Associação Portuguesa de Educação Musical
Current Associação Portuguesa de Musicoterapia
Current International Society for Music Education

Conference scientific committee

Conference name Conference host
2021/11/10 - 2021/11/12 VIII ECLAE - Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino: a teoria na prática Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Brasil

Consulting

Activity description Institution / Organization
2003 - 2004 Consultor científico de Educação Musical da empresa Texto Editora para o ano lectivo 2003/2004, para a edição dos manuais escolares de Educação Musical do 5º ano de escolaridade.

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2021/11 - Current Didática das Expressões; Didática do Português e das Expressões; Língua Portuguesa, Artes e Motricidade na Educação de Infância; Artes e Motricidade na Educação da Criança; e Didática da Educação de Infância II (nos Mestrados em Educação Pré-Escolar; em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo EB; em Ensino do 1º Ciclo EB e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo EB; em Ensino do 1.º Ciclo EB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo EB) Mestrado (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Escola Superior de Educação de Setúbal, Portugal
2021/03/26 - Current Aula "Duas variações e uma só voz?", no Doutoramento em Ciências Musicais (especialidade de Ensino e Psicologia da Música) Ciências Musicais Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2020 - Current Autonomia e Flexibilidade Curricular - Plano de Inovação
2015/09 - Current Educação Musical / Música em contexto de Multideficiência Ministério da Educação, Portugal
2013/05 - Current Aula aberta - licenciatura em Educação Básica, da Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich Educação Básica (Licenciatura) Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2013 - Current Aula a convite do Professor Paulo Maria Rodrigues, no Programa Doutoral em Música, da Universidade de Aveiro. Programa Doutoral em Música (Doutoramento) Universidade de Aveiro, Portugal
2011/09 - Current Educação Musical; Expressão Musical no pré-escolar e 1º ciclo; Sensibilização à música em contextos de apoio à multideficeincia
2009 - Current Acção "Fazer Música na Escola: o repertório tradicional português"
2021/01/05 - 2021/02/02 Música na Infância e Primeira Infância Centro de Formação Pin-ANDEE, Portugal
2018/09/10 - 2018/10/22 Oficina de Formação "Música na Infância e Primeira Infância", destinada a Educadores de Infância (grupo 100); Professores do 1.º ciclo do EB (grupo 110); Professores de Educação Musical (grupo 250); Professores de Música (grupo 610); e Professores de Educação Especial (910) (Outros) Agrupamento de Escolas da Boa Água, Portugal
2014/09 - 2016/06 Psicologia da Música Música na Comunidade (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2014/09 - 2016/06 Psicologia da Música (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2013/09 - 2016/06 Seminário de Prática de Ensino Supervisionada Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2013/09 - 2016/06 Práticas Educativas em Música Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2013/09 - 2016/06 Música e Desenvolvimento Humano Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2011/09 - 2014/07 Educação Musical / Música no Ensino Pré-escolar e no 1.º ciclo Ensino Básico Ministério da Educação, Portugal
2014 - 2014 Workshop "Ouvir, comunicar, cantar - orientações musicais para a primeira infância" Outra (Curso médio)
2012/09 - 2013/06 Seminário de Metodologia de Investigação Doutoramento em Ciências Musicais (Doutoramento) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2011/09 - 2012/02 Psicologia da Música Música na Comunidade (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2011/06 - 2011/06 Música na infância: desenvolvimento da voz cantada e observação do comportamento Especialização (Curso médio)
2011/02 - 2011/06 Seminário de Psicolinguística - Patologias da Linguagem Mestrado em Ciências da Linguagem (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2007/09 - 2011/06 Equiparado a Bolseiro pelo Ministério da Educação Ministério da Educação, Portugal
2009/10/07 - 2009/10/11 Workshop "Innovation - Educ@tion - Inclusion - new challenges for Górno District"
2008 - 2009 Orientações Musicais para Bebés (0-3 anos) e Expressão Musical (3-6 anos)
2000/09 - 2007/06 Educação Musical / Música no Ensino Pré-escolar e no 1.º ciclo Ensino Básico (Outros) Ministério da Educação, Portugal

Mentoring / Tutoring

Topic Student name
2011 - Current Seminário de Psicolinguística - Patologias da Linguagem Mariana Silva
Distinctions

Other distinction

2011 Segundo Prémio (ex aequo) Internacionalização