Identification
Personal identification
- Full name
- Paulo Alexandre Ferreira Chaló
Citation names
- Chaló, Paulo Alexandre Ferreira
- Chalo, P.
Author identifiers
- Ciência ID
- 7313-3D43-1DC9
- ORCID iD
- 0000-0003-2162-0244
- Google Scholar ID
- LkNChsoAAAAJ
- Scopus Author Id
- 57193694738
Email addresses
- paulo.chalo@ua.pt (Professional)
Addresses
- Campus Universitário, Quinta da Granja Monte de Caparica, 2829-511, Caparica, Almada, Portugal (Professional)
Knowledge fields
- Social Sciences - Psychology
- Social Sciences - Psychology
- Social Sciences - Psychology
- Social Sciences - Educational Sciences
Languages
Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Portuguese (Mother tongue) | |||||
English | Advanced (C1) | Proficiency (C2) | Proficiency (C2) | Advanced (C1) | Advanced (C1) |
French | Intermediate (B1) | Upper intermediate (B2) | Intermediate (B1) | Intermediate (B1) | |
Spanish; Castilian | Elementary (A2) | Intermediate (B1) | Beginner (A1) | Elementary (A2) |
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2017/09/01 - 2024/04/26
Concluded
|
Doctor of Philosophy in Health, Social Care, Education (PhD) (Doctor of Philosophy)
Major in Education
Kingston and St George's Faculty of Health Social Care and Education, United Kingdom
"Developing a framework on the students’ essential competencies to complete the PhD and strategies for their development:
A study in England and Portugal." (THESIS/DISSERTATION)
|
|
2014/09/01 - 2017/06/09
Concluded
|
Psicologia (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Gestão de ansiedade no ensino superior: O contributo de um programa de biofeedback" (THESIS/DISSERTATION)
|
Aprovado com distinção e louvor |
2012/06/22 - 2013/07/09
Concluded
|
Psicologia (Mestrado)
Major in Psicologia Clinica e da Saude
Universidade de Aveiro, Portugal
"Biofeedback na prevenção da ansiedade em alunos universitários" (THESIS/DISSERTATION)
|
18 |
2000/09/20 - 2005/08/04
Concluded
|
Psicologia Clinica e de Aconselhamento (Licenciatura)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
"Estudo do traço agressivo na activação fisiológica em diferentes estimulos visuais" (THESIS/DISSERTATION)
|
16 |
Affiliation
Science
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2012/09/20 - 2017/08/31 | Researcher (Research) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2023/09 - Current | Assistant Professor (University Teacher) | Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz, Portugal |
Others
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2023/07 - Current | Wellness coach | Trabalhador Independente, Portugal |
Pulso Portugal, Portugal | ||
2023/03 - Current | Desempenho, a título de trabalhador independente, de funções de Psicólogo Clinico e Psicoterapeuta | Trabalhador Independente, Portugal |
2023/01 - Current | Consultoria e colaboração em projetos de investigação | Trabalhador Independente, Portugal |
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal | ||
2023/04 - 2023/06 | Formador | Universidade Aberta, Portugal |
2007/07/01 - 2017/08/31 | Desempenho, a título de trabalhador independente, de funções de Psicólogo Clinico e Psicoterapeuta | Trabalhador Independente, Portugal |
2015/02/23 - 2015/03/31 | Consultoria na preparação de candidaturas a projectos de Financiamento Internacionais, nomeadamente programa Horizon 2020 | Universidade de Aveiro, Portugal |
2009/05/01 - 2014/05/31 | Educador Social | Instituto da Segurança Social, Portugal |
2008/01/01 - 2008/09/30 | Desenvolvimento e Implementação de Projectos de Intervenção na Comunidade. | Instituto de Educação e Cidadania IEC, Portugal |
2006/07/01 - 2007/06/30 | Estágio Profissional em Psicologia. Avaliação e acompanhamento psicológico. Participação na equipa multiprofissional. | Instituto da Segurança Social, Portugal |
Projects
Grant
Designation | Funders | |
---|---|---|
2017/09/01 - 2024/04/26 | Developing a framework on the students’ essential competencies to complete the PhD and strategies for their development: A
study in England and Portugal
SFRH/BD/120013/2016
PhD Student Fellow
Kingston and St George's Faculty of Health Social Care and Education, United Kingdom
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
Contract
Designation | Funders | |
---|---|---|
2023/01 - Current | BIOSMAD - Programa de Biofeedback para a Promoção da Saúde Mental dos Alunos de Doutoramento
UIDB/04312/2020
Consultoria e colaboração
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
|
Ongoing
|
Other
Designation | Funders | |
---|---|---|
2024/03 - Current | Efeitos da estimulação elétrica transcraniana por corrente contínua no córtex pré-frontal dorsolateral direito e esquerdo
associada ou não a estimulação não invasiva do nervo vago em indivíduos adultos com estresse crônico
.
|
Ongoing
|
Outputs
Publications
Book |
|
Conference abstract |
|
Conference paper |
|
Conference poster |
|
Dictionary entry |
|
Journal article |
|
Thesis / Dissertation |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2023 | Biofeedback e intervenção na Ansiedade e Depressão |
Egas Moniz School of Health & Science
|
2021 | Are there key competencies for PhD completion? Perceptions of English and Portuguese supervisors | SRHE International Research Conference 2021 - (Re)connecting, (Re)building: Higher Education in Transformative Times
Society for Research into Higher Education (United Kingdom)
|
2020/12/12 | Saúde Mental dos alunos de Doutoramento: Desafios de um ciclo em mudança | V Congresso da RESAPES: Mudam-se os Tempos, Mudam-se as Vontades: Contributos da Psicologia no Ensino Superior
Rede de Serviços de Apoio Psicológico no Ensino Superior (Portugal)
|
2020/02/01 | Biofeedback e bem-estar na universidade: 6 anos de estudos na intervenção sobre stresse e ansiedade elevada | 13º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde
Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde
|
2020 | Which competencies are essential to achieving a PhD degree? The perceptions of Portuguese PhD supervisors | Simpósio Internacional de Psicologia da Educação: passado, presente e futuro
Universidade de Aveiro
|
2016/06 | Gestão da ansiedade na adaptação ao ensino superior: O contributo do biofeedback | IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Associação Portuguesa de Psicologia
|
2016/04 | Biofeedback na prevenção da ansiedade no ensino superior: Impacto da duração na eficácia | 1as Jornadas Internacionais de Saúde da Escola Superior de Saúde
Universidade de Aveiro, Escola Superior de Saúde
|
2016/01 | Biofeedback e ansiedade no ensino superior: Comparação da eficácia entre dois programas breves | 11º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde
Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde
|
2014/10 | Personal biofeedback: E-health technology promoting self-wellbeing | 2nd World congress of health research
Escola Superior de Saúde de Viseu
|
2014/09 | Contributo do Biofeedback na gestão do stress e ansiedade no ensino superior | 2º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses e IX Congresso Ibero-Americano de Psicologia
Ordem dos Psicólogos Portugueses
|
2013/06 | Promoção da saúde no ensino superior: Revisão sistemática | VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Associação Portuguesa de Psicologia
|
2013/06 | A eficácia do biofeedback na prevenção e redução do stress e ansiedade em alunos no primeiro ano do ensino superior: Estudo exploratório | VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Associação Portuguesa de Psicologia
|
2013/05 | Anxiety prevention and intervention in university students: The impact of a brief biofeedback program | 1º Congresso Mundial de Comportamentos de Saúde Infanto-Juvenis
Escola Superior de Saúde de Viseu
|
Event organisation
Event name Type of event (Role) |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2024/01/31 - 2024/02/03 | 15º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde (2024/01/31 - 2024/02/03)
Congress (Member of the Scientific Committee)
|
Instituto Universitário Egas Moniz Escola Superior de Saúde Egas Moniz, Portugal |
Jury of academic degree
Topic Role |
Candidate name (Type of degree) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2023/12/04 | Mapeamento da ansiedade na performance musical: Estudo quantitativo e qualitativo da sua prevalência no ensino superior
Thesis Member
|
Samuel de Freitas Barros Neto (PhD)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2023/01 | Os fatores psicossociais de risco do intérprete de língua gestual portuguesa em contexto educativo
(Thesis) Main arguer
|
Ana Catarina Freitas de Oliveira (PhD)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2022/03 | A intervenção cognitivo-comportamental mediada por uma aplicação móvel para a ansiedade social no apoio psicológico universitário
(Thesis) Arguer
|
Carla Andreia Rocha de Oliveira Pratas (PhD)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Association member
Society Organization name | Role | |
---|---|---|
2019/10/17 - Current | Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento | Sócio Efectivo |
2018/03/09 - Current | Society for Research into Higher Education | Member |
2010/02/17 - Current | Ordem dos Psicologos Portugueses | Membro Efectivo. |
Conference scientific committee
Conference name | Conference host | |
---|---|---|
2020 - 2020 | Simpósio Internacional de Psicologia da Educação: passado, presente e futuro | Universidade de Aveiro |
Journal scientific committee
Journal title (ISSN) | Publisher | |
---|---|---|
2021 - Current | Asian Journal of Education and Social Studies | |
2020 - Current | Studies in Higher Education | |
2019 - Current | Studies in Higher Education (1470-174X) | Taylor & Francis |
Distinctions
Award
2016 | Prémio Investigador de Mérito
Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde, Portugal
|
2016 | Prémio de melhor comunicação livre
Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro, Portugal
|
2014 | Prémio de melhor comunicação |
Title
2017 | Especialista em Psicología Clinica e da Saúde
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|