Book |
- Simpósio Internacional de Didáctica de las Ciencias Sociales en el Ámbito Iberoamericano, 5, Barcelona, 2013; Congresso Internacional
das Jornadas de Educação Histórica, 13, Barcelona, 2013; Prats, Joaquín; Barca, Isabel; López Facal, Ramón. Historia e
identidades culturales: atas. Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd). 2015.
|
Book chapter |
- Barca, Isabel. "As Ciências Sociais e o ensino da História em Portugal: perspetiva e desafios atuais.". In Las Ciencias
Sociales e su Didactica: pensamento histórico y educacion democrática, 269-281. 2023.
Published
|
Conference paper |
- Barca, Isabel. "pensamiento histórico, compromiso cívico y alfabetización digital". Paper presented in XXII Congreso Internacional
Jornadas de Educaçao Histórica, Murcia, 2023.
- Barca, Isabel. "Educação Histórica em tempos de negacionismos e pandemias: teorias, práticas e pesquisas". Paper presented
in XXI Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica e VI Congresso Ibero Americano, conjuntamente com o IV
Seminário Nacional de Ensino de História da UFAL, Maceío, Alagoas, 2022.
- Solé, Maria Glória Parra Santos; Barca, Isabel; Squinelo, Ana. "Using textbook resources to constructing ideas in history:
a study with portuguese students about ideas on slavery and the slavery traffic from Africa to Brazil". 2017.
- Barca, Isabel; Solé, Maria Glória Parra Santos; Pinto, Helena; Lopez, Rámon Facal; Gil, Tània Martinéz; Sabaté, Miquel. "Educação
histórica e educação patrimonial - Novos desafios". 2015.
- Flores, Maria Assunção; Carvalho, Ana Amélia Amorim; Vilaça, Teresa; Ferreira, Fernando Ilídio; Alves, Palmira; Viana, Isabel
Carvalho; Barca, Isabel; et al. "Proceedings of the 15th biennial of the international study association on teachers and teaching
(ISATT), back to the future: legacies, continuities and changes in educational policy, practice and research". 2011.
- Rodrigues, Aline; Carvalho, Ana Amélia Amorim; Barca, Isabel. "Os podcasts na construção do conhecimento da História Local:
um estudo de caso sobre evidência histórica com alunos do 5º ano de escolaridade". 2009.
- Barca, Isabel; Gago, Marília. "Usos da narrativa em História". 2004.
- Barca, Isabel. "Museus e identidades". 2003.
|
Journal article |
- Vita Emanuel; Isabel Barca; Nilza Costa. "A Educação Histórica no Ensino Primário angolano: uma análise centrada no programa
da 6.ª classe". Revista Angolana de Ciencias (2021): https://doi.org/10.54580/R0301.08.
10.54580/R0301.08
- Gomes Barca Oliveira, Maria Isabel. "Narrativas históricas de los jóvenes: Una cara de su orientación temporal". Historia
y Espacio 15 53 (2019): http://dx.doi.org/10.25100/hye.v15i53.8741.
Open access • 10.25100/hye.v15i53.8741
- Jorge Sáiz Serrano; Isabel Barca. "NATIONAL NARRATIVES OF SPANISH AND PORTUGUESE STUDENTS". Cadernos de Pesquisa 49
172 (2019): 78-95. https://doi.org/10.1590/198053145414.
10.1590/198053145414
- Isabel Barca. "Investigar em educação histórica em Portugal: opções metodológicas". Educar em Revista 35 74 (2019):
109-126. https://doi.org/10.1590/0104-4060.64403.
10.1590/0104-4060.64403
- Serrano,Jorge Sáiz; Barca,Isabel. "NATIONAL NARRATIVES OF SPANISH AND PORTUGUESE STUDENTS". (2019): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742019000200078.
- Barca,Isabel. "Investigar em educação histórica em Portugal: opções metodológicas". (2019): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602019000200109.
- Squinelo, Ana Paula; Solé, Maria Glória Parra Santos; Barca, Isabel. "O conceito “escravidão” nos manuais didáticos de história:
diálogos, itinerários e narrativas em Brasil e Portugal". (2018): http://hdl.handle.net/1822/58923.
10.5433/2238-3018.2018v24n2p55
- Cainelli,Marlene; Barca,Isabel. "A aprendizagem da história a partir da construção de narrativas sobre o passado". (2018):
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022018000100437.
- Baptista,Maria Alice Tourinho; Santos,Raquel Luiza; Kimura,Nathália; Lacerda,Isabel Barbeito; Johannenssen,Aud; Barca,Maria
Lage; Engedal,Knut; Dourado,Marcia Cristina Nascimento. "Quality of life in young onset dementia: an updated systematic review".
(2016): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-60892016000100006.
- Barca Lozano, Alfonso. "No caminho do sucesso escolar: o caso da turmamais". (2011): http://hdl.handle.net/10174/3498.
- Barca,Isabel. "Educação Histórica: vontades de mudança". (2011): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602011000500005.
- Barca, I.; Castro, J.; Amaral, C.. "Looking for conceptual frameworks in history: The accounts of Portuguese 12-13 year-old
pupils". Education 3-13 38 3 (2010): 275-288. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-79958068515&partnerID=MN8TOARS.
10.1080/03004279.2010.497277
- Barca,Isabel; Barca, Isabel. "Literacia e consciência histórica". (2006): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602006000400006.
10.1590/0104-4060.401
|
Thesis / Dissertation |
- Lagarto, Mariana de Jesus Serrano. "Desenvolver e avaliar competências em História: um estudo com professores do 3º ciclo
do ensino básico". PhD, 2017. http://hdl.handle.net/1822/48700.
- Afonso, Maria Isabel. "O papel do manual de História no desenvolvimento de competências : um estudo com professores e alunos
do ensino secundário". PhD, 2014. http://hdl.handle.net/1822/34606.
- Costa, Sara de Jesus Oliveira Matos. "Construção de esquemas mentais em história e em geografia por alunos do 7º ano de escolaridade".
Master, 2013. http://hdl.handle.net/1822/29073.
- Correia, Flávia Maria Pinto. "Competências interpretativas de fontes históricas e de documentos geográficos no ensino de História
e de Geografia : um estudo com alunos do 3º ciclo do ensino básico". Master, 2013. http://hdl.handle.net/1822/29159.
- Castro, Manuel António Salgado da Silva. "Os contributos da Webquest para a aprendizagem dos alunos nas disciplinas de história
e de geografia: uma exploração com uma turma de 8º ano de história e uma turma do 11º ano de geografia". Master, 2013. http://hdl.handle.net/1822/29032.
- Carvalho, Carla Fernanda Salazar. "O contributo das ideias prévias dos alunos no desenvolvimento da aprendizagem conceptual
em História e em Geografia : um estudo com alunos do 3º ciclo do ensino básico". Master, 2013. http://hdl.handle.net/1822/29058.
- Veríssimo, Maria Helena Oliveira Ângelo. "A avaliação de competências históricas através da interpretação da evidência : um
estudo com alunos do ensino secundário". PhD, 2013. http://hdl.handle.net/1822/28672.
- Ribeiro, Ana Rita Gonçalves da Silva. "O papel da WebQuest no processo de aprendizagem, nas disciplinas de História e Geografia
: uma intervenção pedagógica com alunos do 9º ano de escolaridade". Master, 2013. http://hdl.handle.net/1822/30137.
- Pires, Regina Soraia Pereira. "O uso da WebQuest nas aulas de História e de Geografia para a promoção de competências nos
alunos : um estudo com alunos do 9º ano de escolaridade". Master, 2013. http://hdl.handle.net/1822/30148.
- Pereira, Pedro D. M.. "O cinema enquanto recurso educativo na aprendizagem de história e de geografia : uma exploração com
alunos do 8º ano de História e alunos de 11º ano de Geografia". Master, 2012. http://hdl.handle.net/1822/24660.
- Pinto, Maria Helena Mendes Nabais Faria. "Educação histórica e patrimonial: conceções de alunos e professores sobre o passado
em espaços do presente". PhD, 2012. http://hdl.handle.net/1822/19745.
- Afonso, Maria Manuela Gonçalves Alves. "Contributo do ensino da geografia na descodificação dos signos do ambiente circundante
: um estudo com alunos de geografía no 3º ciclo do ensino básico". Master, 2012. http://hdl.handle.net/1822/23648.
- Tavares, Maria de Fátima Gonçalves. "Conceções dos alunos no estudo da história e da geografia do 3º ciclo do ensino básico".
Master, 2012. http://hdl.handle.net/1822/24188.
- Kok, Mingas Eduardo. "Os objectos museológicos e a construção da memória local : um estudo com alunos da 8ª classe da Escola
Secundária de Nampula, Moçambique". Master, 2012. http://hdl.handle.net/1822/23736.
- Ferreira, Catarina Elisa dos Santos. "Estórias da nossa história : um projecto de educação histórica e para o património na
cidade de Vila Nova de Famalicão". Master, 2011. http://hdl.handle.net/1822/20345.
- Ronaldo Cardoso Alves. "Aprender história com sentido para a vida: consciência histórica em estudantes brasileiros e portugueses".
PhD, 2011. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-05072011-150223/.
- Machado, Evaristo Vieira. "A guerra fria e o culto da personalidade na década de 60 do século XX : Cuba e os EUA em confronto
: um estudo com alunos do 9º ano de escolaridade". Master, 2011. http://hdl.handle.net/1822/19632.
- Rodrigues, Isabel Maria Fernandes. "Olhar o ensino da História e da Geografia : um estudo de caso". Master, 2010. http://hdl.handle.net/1822/15101.
- Pereira, Ricardo Manuel Fernandes. "A construção do conhecimento histórico e geográfico e o desenvolvimento de competências
de aprendizagem dos alunos a partir do uso do manual escolar : um projecto com alunos do 3.º ciclo do ensino básico". Master,
2010. http://hdl.handle.net/1822/14913.
- Lima, João Carlos Silva Felgueiras de. "Tendências no uso dos manuais escolares de História e de Geografia : um estudo caso".
Master, 2010. http://hdl.handle.net/1822/15093.
- Oliveira, Fernanda Sónia Dias de Azevedo. "Comunidade piscatória de Vila Chã : povo de barba rija". Master, 2009. http://hdl.handle.net/10400.2/1431.
- Fernandes, Carmen da Conceição Melo. "Explicação histórica com base nos artefactos : um estudo com alunos do 7º ano de escolaridade".
Master, 2009. http://hdl.handle.net/1822/11115.
- Melo, Maria do Carmo Barbosa de. "O labirinto da epistemologia e do ensino de história : um estudo em Recife". PhD, 2007.
http://hdl.handle.net/1822/6304.
- Alves, Maria Olinda Pereira. "Concepções de professores e alunos sobre significância histórica : um estudo no 3.º ciclo do
ensino básico". Master, 2007. http://hdl.handle.net/1822/7522.
- Martins, Hugo Manuel Oliveira. "A WebQuest como recurso para aprender história: um estudo sobre significância histórica com
alunos do 5.º ano". Master, 2007. http://hdl.handle.net/1822/7745.
- Simão, Ana Catarina Gomes Lage Ladeira. "A construção da evidência histórica: concepções de alunos do 3.º ciclo do ensino
básico e secundário". PhD, 2007. http://hdl.handle.net/1822/7116.
- Quintal, Marília José do Gago Alves. "Consciência histórica e narrativa na aula de história: concepções de professores". PhD,
2007. http://hdl.handle.net/1822/6752.
- Silva, Ricardo Manuel Alves da. "A construção do conhecimento histórico a partir das actividades propostas pelos manuais :
um estudo com alunos do 2.º ciclo do ensino básico". Master, 2007. http://hdl.handle.net/1822/7384.
- Melo, Maria do Carmo Barbosa de. "O labirinto da epistemologia e do ensino de história : um estudo em Recife". PhD, 2007.
http://hdl.handle.net/1822/6304.
- Machado, Elvira Maria Machado. "Mudança em história: concepção de alunos do 7.º ano de escolaridade". Master, 2006. http://hdl.handle.net/1822/6537.
- Chaves, Fátima Rosário Costa. "A significância histórica de personagens na perspectiva de alunos portugueses e brasileiros".
Master, 2006. http://hdl.handle.net/1822/6716.
- Morais, Maria dos Anjos Lima Félix de Carvalho. "Formação para a cidadania e educação histórica: perspectivas de professores
em formação". Master, 2005. http://hdl.handle.net/1822/2973.
- Parente, Regina da Conceição Alves. "A narrativa na aula de história : um estudo com alunos do 3º ciclo do Ensino Básico".
Master, 2004. http://hdl.handle.net/1822/702.
- Moreira, Maria Gorete. "As fontes históricas propostas no manual e a construção do conhecimento histórico : um estudo em contexto
de sala de aula". Master, 2004. http://hdl.handle.net/1822/2631.
- Afonso, Maria Isabel. "Os currículos de história no ensino obrigatório : Portugal, Inglaterra, França". Master, 2004. http://hdl.handle.net/1822/3250.
- Teixeira, Ana Paula Félix. "Estratégias de auto-regulação na aprendizagem em história : estudo no 2.º C.E.B.". Master, 2004.
http://hdl.handle.net/1822/3261.
- Santos, Laurentina de Jesus Alves dos. "A análise da complexidade estrutural do conceito de património em alunos do 3º ciclo
do ensino básico". Master, 2004. http://hdl.handle.net/1822/642.
|