???global.info.a_carregar???
Maria Luísa Frazão Rodrigues Branco is an Associate Professor in the Department of Psychology and Education at the University of Beira Interior, since 2017, and she is a full member of the Centre for Research in Education and Psychology at the University of Évora (CIEP-EU), since 2020. She holds a degree in Philosophy (1987), a master's degree in Education Sciences, specialisation in Personal and Social Development (1997), obtained at Portuguese Catholic University, and a PhD in Education Sciences (2004) obtained at University of Beira Interior. In 2020 she obtained the Habilitation Title in Education Sciences at the same universityity. Since 2017, she has been Director of the 3rd Cycle in Educational Sciences at the University of Beira Interior and an elected member of the Scientific Council of the Faculty of Social Sciences and Humanities of the same university, without interruption since 2008/2009. She has supervised 12 doctoral theses in Education and co-supervised one. She regularly publishes book chapters and articles in peer-reviewed journals. Her main research interests are in Citizenship Education, teacher education and training, and educational theory and she has been involved in projects on these topics.
Identification

Personal identification

Full name
Maria Luísa Frazão Rodrigues Branco

Citation names

  • Branco, Maria Luísa
  • Branco, Maria
  • L. Branco

Author identifiers

Ciência ID
7613-8CD9-4712
ORCID iD
0000-0002-8589-1310

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
English Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Proficiency (C2) Advanced (C1)
French Advanced (C1) Proficiency (C2) Advanced (C1) Proficiency (C2) Proficiency (C2)
Spanish; Castilian Advanced (C1) Proficiency (C2) Advanced (C1) Proficiency (C2) Proficiency (C2)
Education
Degree Classification
2020
Concluded
Educação/ Education Sciences (Título de Agregado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
"A escola comunidade democrática: Problematização de um modelo [The democratic community school: Problematizing a model]" (THESIS/DISSERTATION)
Aprovado por unanimidade
2004
Concluded
Educação (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
"A escola-comunidade educativa e a formação dos novos cidadãos [A escola-comunidade educativa e a formação dos novos cidadãos ]" (THESIS/DISSERTATION)
Aprovado por unanimidade
1997
Concluded
Ciências da Educação (Mestrado)
Major in Formação Pessoal e Social
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
"O diplomado do ensino secundário e a autonomia de valores num quadro de maturidade global" (THESIS/DISSERTATION)
Muito Bom
1992
Concluded
Pós-Graduação em Desenvolvimento Pessoal e Social (Diploma de especialização)
Major in Desenvolvimento Pessoal e Social
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
15
1987
Concluded
Licenciatura em Filosofia (Licenciatura)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
15,45
Affiliation

Science

Category
Host institution
Employer
2020/09 - Current Researcher (Research) Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
2013/09 - 2020/09 Researcher (Research) Universidade da Beira Interior LabComIFP Comunicação Filosofia e Humanidades, Portugal
Universidade da Beira Interior LabComIFP Comunicação Filosofia e Humanidades, Portugal

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2017 - Current Associate Professor (University Teacher) Universidade da Beira Interior, Portugal
2021/09 - 2021/12 Associate Professor (University Teacher) Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Educação, Brazil
2004 - 2021 Assistant Professor (University Teacher) Universidade da Beira Interior, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2017 - Current Diretor 3º Ciclo (Doutoramento) em Educação [Director 3rd Cycle (PhD) in Education] Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
2019 - 2020 Vice-President Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
2008 - Current Membro (eleito)Conselho Científico da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas [Member (elected)of the Scientific Council of the Faculty of Social and Human Sciences] Universidade da Beira Interior Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade da Beira Interior, Portugal
2011/02 - 2011/06 Visiting Scholar Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
Long Island University - Brooklyn Campus, United States
Projects

Grant

Designation Funders
2011/02 - 2011/05 Lessons from progressive education
SFRH / BSAB / 1098 / 2010
Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
Concluded

Contract

Designation Funders
2022 - 2023 Communicating Roots: Co-aprendizagem para melhorar a resiliência rural e a governança (CoRoots) [Communicating Roots: Co-learning to improve rural resilience and governance (CoRoots)]
2022-1-PT01-KA210-ADU-000083781
Researcher
Universidade da Beira Interior Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Concluded
2018 - 2019 "Reflexo" - Imagens Positivas ["Reflex" - Positive Images]
FAPE2018-0021
Researcher
Concluded
2013 - 2014 Public and Private in Mobile Communications (Programa Hermes 2020 - Enhancing Human Environments Through Mobile Communication, (CENTRO-07ST24-FEDER-002017
CENTRO-07ST24-FEDER-002017
Researcher
Universidade da Beira Interior LabComIFP Comunicação Filosofia e Humanidades, Portugal
Concluded
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 738 - 2011-2012
PEst-OE/FIL/UI0738/2011
Universidade da Beira Interior, Portugal

Universidade de Évora, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded

Other

Designation Funders
2025/02/15 - Current Educação Ética e Educação para a Cidadania na Formação Inicial de Professores: Contributos para a definição de um perfil de competências - EDUECIFIP
N/A
Principal investigator
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
Outputs

Publications

Book chapter
  1. Branco, Maria Luísa. "Dos tempos e dos modos". In A escola e o 25 de abril – visões de professores, edited by José Matias Alves; Cristina Palmeirão, 133-136. Porto, Portugal: Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa – Serviço de Apoio à Melhoria da Educação (SAME). ISBN 978-989-53707, 2024.
    Published
  2. Fonseca, Tatiana Guedes da; Branco, Maria Luísa. Corresponding author: Fonseca, Tatiana Guedes da. "A transdisciplinaridade e a aprendizagem baseada em projetos no ensino da literatura". In Ensaios sobre letras, linguística e artes. Ensino, Pesquisa e extensão, 9-22. 2023.
    Published
  3. Branco, Maria Luísa. "Revisitando a obra Educação e Democracia de John Dewey". In Percursos nas ciências da educação: Lugar para a utopia.. 2022.
    Published
  4. Ana Carolina Gomes Coimbra; Branco, M.L.. "A luta pela educação nas histórias de vida dos professores indígenas Pipipã de Kambixuru, Floresta, Pernambuco". In .), Práticas comunitárias educacionais brasileiras e suas territorialidades, edited by G.K.Araújo de Sousa. Brazil: Flacso Brasil, 2021.
    Published
  5. Ngio, Fernando; Silva, Sofia ; Malheiro, S.; Branco, Maria Luísa; Silva, Sofia M. da; Ngio, Fernando. Corresponding author: Ngio, Fernando. "O CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA ESCOLA DE MAGISTÉRIO DAS IRMÃS DE SÃO CLUNY: PERSPETIVAS E DESAFIOS DOS FUTUROS PROFESSORES PRIMÁRIOS, EM ANGOLA". In FORMAÇÃO, MEDIAÇÃO E SUPERVISÃO- DESAFIOS, DESIGUALDADES, EMERGÊNCIAS E RESPOSTAS EM TEMPO DE COVID-19, edited by CIEC–Centro de Investigação em Estudos da Criança, Universidade do Minho, Portugal Universidade do Minho, Instituto de E, 297-317. Braga, Portugal: Ciec, 2021.
    Published
  6. Branco, M.L.. "O longo caminho da não discriminação: os direitos das pessoas com deficiência". In Ética: dos fundamentos filosóficos aos princípios de ação - Direitos Humanos, educação e intervenção social, edited by E. Nascimento; J. L. Gonçalves; M. P. Gomes. Porto, Portugal: ESEPF, 2018.
  7. Branco, Maria Luísa; Ana Tellería; Sandra Carina Guimarães. "Educating for privacy in the digital and mobile ecosystems: Towards a proposed syllabus.". In Between the public and the private in mobile communication. Routledge, 2017.
    Published
  8. Branco, M.L.; Domingues, J A.. "Currículo e cidadania: contributos para pensar a educação do cidadão no mundo globalizado.". In Currículo e cidadania, edited by J. A. Domingues. Rio de Janeiro, Brazil: Dialogarts, 2015.
    Published
  9. M.L. Branco. "Compreender” a diversidade: da diferença como valor". In Da exclusão à excelência: Caminhos organizacionais para a qualidade da educação, edited by M. F. Patrício; L. Sebastião; J. M. M. Justo. AEPEC, 2012.
    Published
  10. Branco, Maria Luísa. "Educar para a cidadania: Uma experiência de formação de professores dos ensinos básico e secundário com base na concepção de experiência educativa de John Dewey.". In . In Teresa Estela et al. (Eds). Deontologia, ética e valores na educação: Utopia e realidade, 1058-1063. Lisboa, Portugal: EDUCA/Secção Portuguesa da AFIRSE., 2011.
    Published
  11. Branco, Maria Luísa. "Towards a pedagogical reading of Richard Wright’s autobiographical Black Boy.". In In P. Mesquita (Ed.). Richard Wright at 100 (pp. 117- 122). Lisboa: Edições Colibri., 117-122. Lisboa: Colibri, 2009.
    Published
Conference abstract
  1. Branco, Maria Luísa; Anabela Baptista Costa Guerreiro; Sant’Ana Lopes Malheiro da Silva, Sofia. Corresponding author: Branco, Maria Luísa. "O caminho da inclusão na (uni)diversidade: Políticas e desafios no contexto português.". Paper presented in CUICCIID 2024 (Congresso Universitario Internacional sobre Comunicación, Innovación, Investigación Y Docencia), online, 2024.
    Published
  2. Branco, Maria Luísa. Corresponding author: Branco, Maria Luísa. "Cuidar a(s) diferença(s) ou como educar cidadãos plenos.". Paper presented in 6th International Congress of Educational Sciences and Development, Setúbal, 2018.
    Published
Conference paper
  1. Branco, Maria Luísa; Anabela Baptista Costa Guerreiro; Sofia Sant’Ana Lopes Malheiro da Silva. "Incluir na (uni)diversidade.". Paper presented in 8º Congresso Internacional 50 anos após abril: Diversidade, Equidade e Inclusão, Lisboa, 2024.
    Published
  2. Sónia Balau; António Magalhães; Maria Luísa Branco. "INTERNAL ADVISORY SERVICES IN EDUCATION: INFLUENCE AND CONTRIBUTIONS IN PORTUGUESE HIGHER EDUCATION INSTITUTIONS". 2021.
    10.21125/edulearn.2021.1211
  3. Branco, Maria Luísa; Fonseca, Tatiana Guedes da. Corresponding author: Fonseca, Tatiana Guedes da. "21st century bookmarks: An action research in a Portuguese professional school.". Paper presented in EDULEARN20. 12th International Conference on Education and New Learning Technologies Online Conference, 2020.
    Published
  4. Branco, Maria Luísa; Coimbra, Ana C.. "Histórias de vida: Uma experiência com mulheres da comunidade indígena Pipipã de Kambixuru - Educação escolar, saberes tradicionais, e resistência étnica". Paper presented in III ENJIE - Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação. Desigualdades sociais e educativas: que lugar na investigação?, Lisboa, 2019.
    Published
  5. Branco, Maria Luísa; Correia, Jeremias. "Formação contínua de professores generalistas e especialistas no ensino primário angolano". Paper presented in III ENJIE - Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação. Desigualdades sociais e educativas: que lugar na investigação?, Lisboa, 2019.
    Published
  6. Branco, Maria Luísa; PRAZERES, SIMONE. "A Expressão e Educação Plástica: Diegese do seu percurso no Ensino Primário Português (1835-1990)". Paper presented in III ENJIE - Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação. Desigualdades sociais e educativas: que lugar na investigação?, Lisboa, 2019.
    Published
  7. Branco, Maria Luísa; Carlos, Mário. "Mobilidade e identidade docente. In, In S. Vladimira, M. M. Ricardo & R. S. Duarte (". Paper presented in III Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, Lisboa, 2019.
    Published
  8. Branco, Maria Luísa; Fortunato Pedro Talani Diambo. Corresponding author: Fortunato Pedro Talani Diambo. "School context: A shared space between family and school.". Paper presented in INTED2018 Conference,, 2018.
    Published
  9. Branco, Maria Luísa; Chipaco, Eliseu. "Professional culture and teacher professionality in higher education". Paper presented in . EDULEARN18 , 10th International Conference on Education and New Learning Technologies, 2018.
    Published
  10. O'Hara, K.; Reis, P.; Esteves, D.; Brás, R.; Branco, L.. "Science, sport and technology - A contribution to educational challenges". 2010.
Journal article
  1. Baptista Costa Guerreiro, Anabela; Branco, Maria Luísa; Sant’Ana Lopes Malheiro da Silva, Sofia. "Educação Inclusiva em Portugal, do ensino básico ao ensino superior|Inclusive Education in Portugal from primary to higher education: An analysis of legislation". European Public & Social Innovation Review 10 (2025): 1-18. https://doi.org/10.31637/epsir-2025-1121.
    10.31637/epsir-2025-1121
  2. Patrícia Damas Beites; Maria Luísa Branco; Cecília Costa. "Errors in proof schemes with complex numbers|Erros em esquemas de demonstração com números complexos". Educação e Pesquisa (2022): https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248235587.
    Open access • 10.1590/s1678-4634202248235587
  3. Mário Carlos Rodrigues; Maria Luísa Branco. "Turnover and professional identity|Mobilidade docente e identidade profissional". Education Policy Analysis Archives 29 (2021): 139-139. https://doi.org/10.14507/epaa.29.6287.
    Open access • 10.14507/epaa.29.6287
  4. Fortunato Pedro Talani Diambo; Maria Luísa Branco. "Relação família-escola: perceções de professores e pais/encarregados de educação numa escola pública em Angola". Revista Iberoamericana de Educación (2021): https://doi.org/10.35362/rie8523718.
    Open access • 10.35362/rie8523718
  5. Marta, A.; Branco, M. L.; Carreira, R.; Sá, S.; Santos, A. L.; Branco, Maria Luísa; ALVES, Marta; Carreira, Rosa; Santos, Ana Leonor. "O processo de reflexão sobre o projeto reflexo: análise de trabalho colaborativo IEC-OSC sobre a escola e as comunidades ciganas". Sinergias ED 11 (2020): 125-135.
    Published
  6. Ana Carolina Gomes Coimbra; Maria Luisa Branco. "Indigenous school education and traditional knowledge: The perception of Pipipã de Kambixuru teachers|Educação escolar indígena e saberes tradicionais: A percepção dos professores Pipipã de Kambixuru". education policy analysis archives (2020): https://doi.org/10.14507/epaa.28.4728.
    Open access • 10.14507/epaa.28.4728
  7. Patricia Damas Beites; Maria Cecília Rosas Pereira Peixoto da Costa; Maria Luísa Frazão Rodrigues Branco. "Proof schemes for linear algebra with logical value true|Esquemas de demonstração para proposições de Álgebra Linear com valor lógico verdade". Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa (2020): https://doi.org/10.12802/relime.20.2312.
    Open access • Published • 10.12802/relime.20.2312
  8. Branco, Maria Luísa; ALVES, Marta; Sá, Sónia; Carreira, Rosa; Santos, Ana Leonor. "O processo de reflexão sobre o processo Reflexo: Análise do trabalho colaborativo IES-OSC sobre a escola e as comunidades ciganas". Sinergias 11 (2020): 125-135.
    Published
  9. Maria Cecilia Mendonça Melo Da Rocha; Maria Luísa Frazão Rodrigues Branco; Maria de Fátima De Jesus Simões; Gilliatt Hanois Falbo. "CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM AMBIENTE DIGITAL: A IMPORTÂNCIA DA PERSPECTIVA DIALÓGICA". HOLOS (2018): https://doi.org/10.15628/holos.2018.4659.
    Open access • 10.15628/holos.2018.4659
  10. Armando Esteves; Maria Luísa Frazão Branco. "Vocational education in the Portuguese public secondary school: perceptions of its main agents|O ensino profissional na escola secundária pública portuguesa: Percepções dos seus principais agentes educativos". education policy analysis archives 26 (2018): 78-78. https://doi.org/10.14507/epaa.26.2791.
    Open access • 10.14507/epaa.26.2791
  11. Branco, Maria Luísa; Beites, P. D.; Bento, Sandra. Corresponding author: Beites, P. D.. "Perguntas (mais ou menos) frequentes sobre primitivas. Educação e Matemática,". Educação e Matemática 141 (2017): 16-21.
    Published
  12. Veríssimo, Manuela Maria; Branco, Maria Luísa; Monteiro, Samuel. "A criação de um clima moral de escola: o papel dos coordenadores de departamento curricular". Revista Iberoamericana de Educación 71 2 (2016): http://dx.doi.org/10.35362/rie71215.
    Open access • 10.35362/rie71215
  13. Branco, M.L.. "O especificamente pedagógico". Educação & Filosofia 29 58 (2015): 797-810.
    Open access • Published
  14. Branco, M.L.F.R.. "Progressive education today: The legacy of John Dewey | A educação progressiva na atualidade: O legado de John Dewey". Educacao e Pesquisa 40 3 (2014): 783-798. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84907589203&partnerID=MN8TOARS.
    Open access • 10.1590/S1517-97022014005000013
  15. Branco, M.L.. "Progressive education as an alternative: The educators' voices | A educação progressiva como alternativa: As vozes dos educadores". Educacao e Sociedade 35 127 (2014): 475-489. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84905496731&partnerID=MN8TOARS.
    Open access • 10.1590/S0101-73302014000200008
  16. Branco, Maria Luísa. "Para uma ética pública do cuidado". Itinerários de Filosofia da Educação 12 (2013): 127-137.
    Published
  17. Souto-e-Melo, A. L.; Branco, Maria Luísa. "A formação inicial de professores no âmbito do processo de Bolonha: o caso da formação inicial de professores de educação visual e tecnológica". Saber & Educar 18 (2013): 22-35. http://dx.doi.org/10.17346%2Fse.vol18.24.
    Open access • Published
  18. Rodrigues, Mário Carlos; Luísa Branco, Maria. "O portefólio enquanto instrumento de (auto)avaliação docente: imagens, concepções e representações dos professores". Revista Iberoamericana de Educación 60 3 (2012): 3. http://dx.doi.org/10.35362/rie6031301.
    Open access • 10.35362/rie6031301
  19. O'Hara, K.; Reis, P.; Brás ,R.; Esteves, D.. "Science, sport and technology - A contribution to educational challenges". Electronic Journal of e-Learning 9 1 (2011): 87-97.
    Published
  20. Branco, M.L.. "The meaning of democratic education: Revisiting the concept of educative experience in John Dewey | O sentido da educação democrática: Revisitando o conceito de experiência educativa em John Dewey". Educacao e Pesquisa 36 2 (2010): 599-610. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-78649510105&partnerID=MN8TOARS.
    Open access • 10.1590/S1517-97022010000200012
  21. Branco, Maria Luísa; Rosa Marina Afono; Maria de Fátima De Jesus Simões; Henrique Pereira; Graça Esgalhado. "Considerações sobre os programas intergeracionais em Portugal". INFAD 1 4 (2010): 751-756.
    Open access
  22. Branco, Maria Luísa; Urbano, Maria José. "A importância da aprendizagem baseada na resolução de problemas em EVT.". Revista Portuguesa de Pedagogia 43 2 (2009): 261-274.
    Open access • Published
  23. Branco, Maria Luísa. "O modelo da escola cultural como exemplo de uma perpectiva integradora e democrática de Educação Cívica". EDUCAÇÃO E FILOSOFIA 19 38 (2008): 97-113. http://dx.doi.org/10.14393/revedfil.v19n38a2005-558.
    Open access • 10.14393/revedfil.v19n38a2005-558
  24. Branco, Maria Luísa. "A educação para a cidadania e a recuperação das narrativas". Itinerários de Filosofia da Educação 6 (2007): 65-76.
    Published
  25. Branco, Maria Luísa; Tomás, Catarina. "A democracia como utopia necessária1". Utopia and Utopianism (2006): 153-160.
    Published
  26. Branco, Maria Luísa. "A construção da autonomia moral: a contribuição da teoria do desenvolvimento do ego de Jane Loevinger". Paidéia (Ribeirão Preto) 13 25 (2003): 5-12. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-863x2003000200002.
    Open access • 10.1590/s0103-863x2003000200002
  27. Branco, Maria Luísa. "O que significa educar para a democracia? (shortpaper).". Psicologia e Educação 2 1 (2003): 113-114.
    Open access • Published
  28. Simões, Fátima; Branco, Maria Luísa; Franco, C.. "Papel da resolução de conflitos na auto-regulação socioemocional.". Inovação 15 1-2-3 (2002): 131-148.
  29. Branco, Maria Luísa. "Narrativa e educação moral.". À Beira 0 (2001): 247-260.
    Published
  30. Branco, Maria Luísa. "O professor como educador moral.". Educare/Educere, 5, 101-106. 5 (1999): 101-106.
    Published
Manual
  1. Carreira, Rosa; Santos, Ana Leor; Branco, Maria Luísa; Sá, Sónia; ALVES, Marta. Reflexo - Ferramenta Pedagógica para uma nova relação entre a escola e as comunidades ciganas. Covilhã, Portugal: Coolabora. 2020.
    Published
Activities

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2020 - 2023 O pensamento crítico e a criatividade dos diretores e os referenciais a que se reporta a sua ação nos diferentes mundos
Supervisor of Nelson Leitão de Castro
3º Ciclo em Educação (PhD)
Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
2019 - 2021 Do desenho linear à expressão e educação plástica: Diegese do seu percurso no ensino primário português (1835-1990).
Supervisor of Simone Martins dos Prazeres
Educação (PhD)
2018 - 2021 Mobilidade docente e identidade profissional
Supervisor of Mário Carlos Rodrigues
Educação (PhD)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2017 - 2021 Proposta para a implementação de uma educação intercultural em Angola: Desafios e possibilidades à inclusão da tribo San no sistema educativo
Supervisor of Helder Rodrigues Maiunga
3º Ciclo Educação (PhD)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2012 - 2021 A Experiência Portefólio Reflexivo na Formação Inicial de Estudantes de Enfermagem: Perceções dos Principiantes acerca da Metodologia
Supervisor of Júlia Maria Correia Coelho Moura.
Educação
Universidade da Beira Interior, Portugal
2017 - 2020 Educação Escolar Indígena e Saberes Tradicionais: Identidade e Reconhecimento Étnico nas Histórias de Vida da Comunidade Pipipã de Kambixuru, Floresta, Pernambuco.
Supervisor of Ana Carolina Gomes Coimbra
Educação (PhD)
2015 - 2020 Repensando novas estratégias e cenários para a construção do conhecimento.
Supervisor of Maria Cecília Mendonça Melo da Rocha
Educação (PhD)
2017 - 2019 Envolvimento da família no contexto escolar: Um estudo de caso numa escola pública em Angola
Supervisor of Fortunato Pedro Talani Diambo
Educação (PhD)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2013 - 2019 Sentir, Pensar e Agir: Núcleo de Apoio à Inserção de Indivíduos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental no Mercado de Trabalho no Concelho da Covilhã
Supervisor of Joana Gomes Pinheiro
Educação (PhD)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2013 - 2017 Políticas educativas e construção de uma nova profissionalidade docente: avanços e recuos no desenvolvimento profissional.
Supervisor of Mónica Cristina Cerqueira Râmoa
Educação (PhD)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2012 - 2015 Formação de professores para a educação especial: motivações, expectativas e impacto.
Co-supervisor of João Adelino Matias Lopes dos Santos
Educação (PhD)
2010 - 2013 O impacto do processo de Bolonha na formação de professores de Educação Visual e Tecnológica
Supervisor of Ana Luísa Pinto do Souto e Melo
Educação (PhD)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2007 - 2010 “Governância da educação em Portugal: o local e os modos de regulação da oferta educativa (2º e 3º ciclos do ensino básico e secundário)”.
Supervisor of Isaura Machado dos Reis,
3º Ciclo em Educação (PhD)
Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2023 - Current Metodologias de Investigação em Educação II [Educational Research Methodologies II] 3º Ciclo (Doutoramento) em Educação [3rd Cycle (PhD) in Education] Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
2018 - Current História e Teoria da Educação [History and Theory of Education] Mestrado em Ensino da Educação Física no Ensinos Básico Secundário (Mestrado) Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
2017 - Current Temas Contemporâneos da Educação {Contemporary Issues in Education] 3º Ciclo (Doutoramento) em Educação [3rd Cycle (PhD) in Education] Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
2017 - Current Tese I [Thesis I] 3ª Ciclo (Doutoramento) em Educação [3rd Cycle (PhD in Education] Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
2015 - Current Educação, Cidadania e Ética da Profissão Docente [Education, Citizenship and Ethics of the Teaching Profession] Mestrado em Ensino do Português-Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário; Mestrado em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário; Mestrado em Ensino da Física-Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
2015 - Current Investigação e Análise Qualitativa [Qualitative Research and Analysis] Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde
2017 - 2023 Seminário de Investigação Educacional [Educational Research Seminar] 3º Ciclo (Doutoramento) em Educação [3rd Cycle (PhD) in Education Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
2012 - 2022 Políticas Educativas e Organização da Educação [Educational Policies and Education Organization] Mestrado em Ensino do Português-Espanhol no 3º Ciclo do ensino básico e ensino secundário; Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Universidade da Beira Interior Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
2021/09 - 2021/12 Pesquisa narrativa (auto)biográfica em educação e formação de professores/as Pós-Graduação em Educação (Postgraduate Certificate) Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Educação, Brazil