???global.info.a_carregar???
Licenciada em Novas Tecnologias da Comunicação pela Universidade de Aveiro (2020) e Mestre em Comunicação Multimédia no ramo Audiovisual Digital (2022) pela mesma instituição a doutoranda frequenta atualmente o programa doutoral em Novos Media lecionado no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, tal como simultaneamente frequenta cadeiras isoladas do mestrado de Ciência Política no Departamento de Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território. Enquanto frequentou o mestrado a doutoranda iniciou a sua atividade profissional na DCTR ¿ Associação Cultural (2021-2022) onde desempenhava a função de criadora de conteúdos de comunicação, o que permitiu colocar em práticas as aprendizagens adquiridas durante a sua formação académica. Paralelamente, no segundo ano do mestrado desenvolveu a sua dissertação intitulada: ¿Da Relação entre Consumo mediático, Solidão e Participação Política ¿ o caso dos Jovens em Portugal¿ que defendeu em Julho de 2022 com uma avaliação de 18 valores. Foi no decorrer do processo de realização da investigação de mestrado que surgiu o interesse no estudo da relação entre os jovens e os novos media e como esta afeta o seu consumo de informação e participação política. A dissertação de mestrado deu origem ao artigo: ¿The correlation between Media Consumption and Loneliness: the case of young people in Portugal¿ aceite na conferência Complexis e apresentado em Abril de 2023 em Praga e o artigo ¿As Redes Sociais como meio de expressão política dos jovens em Portugal¿ submetido na revista Observatorio (OBS*) que encontra à espera de resposta. Faz parte dos seus interesses a relação entre os jovens e os novos media, o estudo dos hábitos de consumo de notícia e de participação política das gerações mais novas e os temas da literacia mediática, noticiosa e política.
Identification

Personal identification

Full name
Catarina Feio

Citation names

  • Feio, Catarina

Author identifiers

Ciência ID
761C-A3A2-126B
ORCID iD
0000-0002-6255-8128

Telephones

Mobile phone
  • 965249824 (Personal)

Addresses

  • Manuel Firmino, 30, 3800-213, Aveiro, Aveiro, Portugal (Personal)

Knowledge fields

  • Social Sciences - Media and Communications

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese (Mother tongue)
English Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Upper intermediate (B2)
Education
Degree Classification
2022/09 - 2025
Ongoing
Novos Média (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020/07 - 2022/07/13
Concluded
Comunicação Multimédia (Mestrado)
Major in Audiovisual Digital
Universidade de Aveiro, Portugal
17
2017/09 - 2020/06/26
Concluded
Novas Tecnologias da Comunicação (Licenciatura)
Universidade de Aveiro, Portugal
15
Affiliation

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2021/06 - 2022/09 Criadora de Conteúdos de Comunicação e Professora de Dança DCTR - Associação Cultural , Portugal
Outputs

Publications

Conference paper
  1. Feio, Catarina; Oliveira, Lídia. "Media Literacy – a systematic literature review". Paper presented in DigiCom 2023, Barcelos, 2023.
    Submitted
  2. Feio, Catarina; Silva, Lídia; Martins, Jose. "The correlation between Media Consumption and Loneliness: the case of young people in Portugal". Paper presented in COMPLEXIS – The International Conference on Complexity, Future Information Systems and Risk, Praga, 2022.
    Published
Journal article
  1. Feio, Catarina; Silva, Lídia; José Manuel Gaspar Martins. "As Redes Sociais como meio de expressão política dos jovens em Portugal". Observatorio (OBS*) (2024):
    Submitted
Thesis / Dissertation
  1. Feio, Catarina Maria Dias Pinheiro Peralta. "Da relação entre consumo mediático, solidão e participação política: o caso dos jovens em Portugal". Master, 2022. http://hdl.handle.net/10773/35403.
Activities

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2023/02/14 - Current No dia 14 de fevereiro de 2022 participai na palestra em formato online “Métodos participativos de pesquisa em mídias digitais” com a Profa. Dra. Amanda Alencar, realizada pelo Grupo de Pesquisa Deslocar - interculturalidade, cidadania, comunicação e consumo (PPGCOM ESPM-SP).
Seminar
Métodos participativos de pesquisa em mídias digitais
Escola Superior de Propaganda e Marketing, Brazil