
Curriculum Vitae
António Ângelo Vasconcelos
PhD in Education, studied Music and Musicology. His research interests include, among others, music education policies, music
and community, creativities, music teaching and the professionality of musicians and music teachers. He has participated in
various meetings, conferences in different fields of music, education and culture, and has published different types of work
that stands out "The Music Conservatory: teachers, organization and policies”. Professionally he worked as a music teacher
at various levels of education, from pre-school to higher education, led a professional music school and participated in working
groups of the Ministry of Education related to restructuring the teaching of music at conservatoires. At the present time
he is Associate Professor in the Department of Arts, School of Education of Polytechnic Institute of Setúbal, head of the
Department of Arts, former President of ISME Portugal and editor of the “Revista de Educação Musical” (Journal of Music Education).
Identification
Personal identification
- Full name
- António Ângelo Vasconcelos
Citation names
- Vasconcelos, António Ângelo
Author identifiers
- Ciência ID
- 761F-81B8-2707
- ORCID iD
- 0000-0002-1888-310X
Email addresses
- antonio.vasconcelos@ese.ips.pt (Professional)
- aavasconcelos@sapo.pt (Personal)
Telephones
- Fax
-
- (351) 265710891 Ext.: 811 (Professional)
- Mobile phone
-
- (351) 961735146 (Personal)
- Telephone
-
- (351) 265710800 Ext.: 811 (Professional)
- (351) 212720787 (Personal)
Addresses
- Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Campus do IPS, Estefanilha, 2914 504, Setúbal, Setúbal, Portugal (Professional)
- Rua Francisco Sá de Miranda n.º 10, 5.º , 2800-087, Almada, Almada, Portugal (Personal)
Websites
- http://www.si.ips.pt/ese_si/web_page.inicial (Professional)
- http://antonioangelovasconcelos.blogspot.pt/ (Personal)
Knowledge fields
- Humanities - Arts
- Humanities - Other Humanities
- Humanities - Arts - Performing Arts Studies (Musicology, Theater Science, Dramaturgy)
- Social Sciences - Educational Sciences
Languages
Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
French | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Intermediate (B1) | Advanced (C1) | |
English | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Intermediate (B1) | Advanced (C1) | |
Spanish; Castilian | Intermediate (B1) | Advanced (C1) | Beginner (A1) | Advanced (C1) |
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2011
Concluded
|
Educação - Administração e Política Educacional (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
"A educação artístico-musical: cenas, actores e políticas" (THESIS/DISSERTATION)
|
Distinção e Louvor |
2000
Concluded
|
Ciências da Educação - Administração Educacional (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
"O Conservatório de Música: actores, organização e políticas" (THESIS/DISSERTATION)
|
Muito Bom |
1995
Concluded
|
Administração Educacional (Pós-Graduação)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
Muito Bom |
1992
Concluded
|
Ciências Musicais (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Bom |
1986
Concluded
|
Curso Geral de Composição ao abrigo da Experiência Pedagógica de 1971 (Bacharelato)
Major in Música
Conservatório de Música de Calouste Gulkbenkian, Portugal
|
Suficiente |
Affiliation
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2020/12 - Current | Teacher Coordinator (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
1996/09/26 - 2020 | Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
1988/09 - 1994/07 | Assistant (Polytechnic Teacher) | Instituto Piaget, Portugal |
Others
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
1992/09 - 1996/07 | Diretor | Escola Profissional de Música de Almada, Portugal |
1992/09 - 1993/08 | Professor de Música | Escola Secundária Rainha D. Leonor, Portugal |
1991/09 - 1992/08 | Professor de Música | Escola Secundária D. Pedro V, Portugal |
1988/09 - 1989/07 | Professor de Música | Academia de Múisca Luisa Todi, Portugal |
1984/09 - 1986/08 | Professor de Música | Escola Secundária José Estevão, Aveiro, Portugal |
1980/09 - 1984/07 | Professor e Diretor | Escola de Música Teclado, Portugal |
1979/09 - 1980/08 | Professor de Música | Escola Preparatória João Grave, Vagos, Aveiro, Portugal |
Projects
Contract
Designation | Funders | |
---|---|---|
2019 - Current | PRECASE - Programa de Reforço de Capacidades do Sistema Educativo
Sem referência
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua
Ongoing
|
2019 - 2024 | Aprendizagens Baseadas nas Criatividades
ABCria
Principal investigator
|
Ongoing
|
2021 - 2023 | Investigar e avaliar o projeto ReCriar-Se
IAReCriAr-se
Principal investigator
|
Ongoing
|
2020 - 2023 | As políticas públicas de educação em tempos incertos (pandémicos e pós-pandémicos)-um olhar através da imprensa
PPEdu
Principal investigator
|
Ongoing
|
2019 - 2023 | Programa de Reforço de Capacidades do Sistema Educativo da Guiné-Bissau (PRECASE)
PRECASE
Researcher
|
|
2019 - 2020 | Artes na cidade: os 25 anos do Sementes – Mostra Internacional de Artes para o pequeno público
Semear as Artes na Cidade
Principal investigator
|
Ongoing
|
2015 - 2019 | Artes, Inclusão, Bem Estar e Democracia
AIBInDe
Principal investigator
|
Concluded
|
2014 - 2019 | A Educação Artística e Musical e as aprendizagens formais, não formais e informais.
EAM-Afin
Principal investigator
|
|
2014 - 2019 | A Educação para a Criatividade.
A Educação para a Criatividade.
Principal investigator
|
Concluded
|
2016/01/02 - 2018/12/22 | Outras Bandas - Instrumentos de Inclusão
OBiN
Principal investigator
|
Concluded
|
2012 - 2015 | Cantar Mais - Mundos com Voz
Cantar Mais Mundos com Voz
|
N/A |
2011/01/01 - 2012/12/31 | Projecto Estratégico - UI 657 - 2011-2012
PEst-OE/ELT/UI0657/2011
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Estudos de Literatura e Tradição, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2006 - 2011 | O Ensino da Música em Portugal nos últimos 30 anos
O Ensino da Música em Portugal nos últimos 30 anos
Principal investigator
|
|
2004 - 2006 | Gabinete Coordenador de Educação Artística: memórias de um percurso ao serviço da educação artística.
Gabinete Coordenador de Educação Artística: memórias de um percurso ao serviço da educação artística.
Principal investigator
|
|
2003 - 2003 | Evaluación de la Formación en los Conservatórios y Escuelas de Música de Espanha
Evaluación de la Formación en los Conservatórios y Escuelas de Música de Espanha
Researcher
|
|
2001 - 2002 | Entre margens: rostos, memórias e saberes
Entre margens: rostos, memórias e saberes
Principal investigator
|
Concluded
|
1999 - 2002 | Revisão Curricular do Ensino Vocacional da Música
Revisão Curricular do Ensino Vocacional da Música
Researcher
|
|
1997 - 2000 | O Conservatório de Música: Atores, Organização e Políticas
O Conservatório de Música: Atores, Organização e Políticas
Principal investigator
|
Concluded
|
1997 - 1998 | Revisão Participada do Currículo, Encontros no Secundário – Ensino Especializado de Música
Revisão Participada do Currículo, Encontros no Secundário – Ensino Especializado de Música
Researcher
|
|
1997 - 1998 | Revisão Participada do Currículo, Encontros no Secundário ¿ Ensino Especializado de Música
Revisão Participada do Currículo, Encontros no Secundário Ensino Especializado de Música
|
N/A |
1995 - 1996 | História da Academia de Amadores de Música
História da Academia de Amadores de Música,
Researcher
|
Other
Designation | Funders | |
---|---|---|
2019 - 2026 | A Educação Artística e a Democracia: por uma ecologia de ação e de formação
EAD-EcoA
Principal investigator
|
Ongoing
|
2020 - 2024 | Ensino Especializado de Música - Perspetivas políticas e pedagógicas . Um olhar a partir de teses de mestrado (2010-2020)
EEM-PPP
Principal investigator
|
Ongoing
|
Outputs
Publications
Book |
|
Book chapter |
|
Conference abstract |
|
Conference paper |
|
Edited book |
|
Journal article |
|
Magazine article |
|
Newspaper article |
|
Report |
|
Thesis / Dissertation |
|
Other
Other output |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2023/12 | As Práticas Artísticas, As Crianças e as Imaginações: Potenciar o que não se conhece | V Encontro Formação Inicial de Professores do 1.º e 2.º CEB Reflexão e Prática
(Lisboa)
|
2023 | Música e Inclusão: O Projeto Recriar-se e os desafios das práticas artístico-musicais na educação não formal | Música e Inclusão: O Projeto Recriar-se e os desafios das práticas artístico-musicais na educação não formal
Associação Portuguesa de Educação Musical (Lisboa, Portugal)
|
2023 | Investigação sobre as práticas: Aprendizagens integradoras em Educação Artística e História | III Seminário Dar Asas ao Saber: Comunidades de formação e educação ao longo da vida
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de setúbal (Portugal)
|
2023 | Práticas Artísticas Comunitárias e Participação Coletiva: Cultura como Meio e Ato de Cidadania | Encontros com a Cultura. Armazém UR-GENTE
UR-GENTE, Centro de Artes Cénicas Transdisciplinares de Bissau (Bissau, Guinea-Bissau)
|
2023 | As Práticas Culturais e Artísticas sem barreiras: uma questão de democracia | Seminário Setúbal, Cultura sem Barreiras
Câmara Municipal de Setúbal (Portugal)
|
2023 | O Ensino Profissional Artístico de Música: Uma Experiência Sem Precedentes | V Encontro do Ensino Artístico Especializado da Música do Vale do Sousa: Ensino Artístico Especializado de Música: Do Pop
ao Rock: Contextos, Realidades e Perspetivas
Conservatório de Música do Vale do Sousa (Portugal)
|
2023 | Educação não-formal, práticas artísticas e inclusão social: o caso do Recriar-se |
XXX Colóquio AFIRSE 2023
|
2023 | Contributos para a História do Ensino de Música em Portugal- o caso do Decreto-Lei 310-83, de 1 julho e as lutas políticas e de políticas | XII Encontro de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Portugal)
|
2022 | Falando sobre: música e movimento na infância | Falando sobre: música e movimento na infância
Universidade de Aveiro
|
2022 | Eu queria que os outros dissessem de mim: Olha um homem! – Caracterização do projeto Recriar-se | XI Encontro de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Portugal)
|
2022 | O Projeto Recriar-se, as práticas musicais e os desafios dos processos de reencantamento | XI Encontro de Investigação em Música,
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Portugal)
|
2022 | Música, Bem-Estar e Inclusão: o projeto Recriar-se e os desafios das práticas artísticas, investigativas e formativas | REM Talks - Reflexões sobre o Ensino de Música
Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco (Portugal)
|
2022 | As artes, as crianças e a escola: por uma ecologia de ação | Formação e Capacitação de Profissionais de Educação do Projeto Somos Moçambique
(Mozambique)
|
2022 | Aprendizagens baseadas nas criatividades: re-imaginando mundos na construção de um otimismo crítico e transformador | XXIX Congresso AFIRSE
XXIX Congresso AFIRSE (Portugal)
|
2022 | Ensinar e aprender no ensino especializado de música: uma rede diferenciada e interdependente de problemáticas | 2.º Congresso do Ensino Artístico Especializado |
2022 | Pensar e agir na complexidade gerindo o imprevisível: por uma ecologia de ação e de formação | Dar Asas ao Saber - Diálogos Multi, Inter e Transdisciplinares
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de setúbal
|
2022 | O Ensino Artístico Especializado no Interior Norte: Passado, Presente e Futuro | II Jornadas de Musicologia
Conservatório Regional de Vila Real. (Portugal)
|
2022 | As Artes, as Imaginações e as Escolas: por uma ecologia de ação criativa | IX Jornadas da Educação – Mais Arte para uma melhor Escola
do CFAE Sousa Nascente, dos quatro Agrupamentos de Escolas de Lousada e do Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Lousada (Portugal)
|
2022 | As Artes na Cidade e as Crianças: das práticas curiosas e da pedagogia do encontro em contextos dialógicos | XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Portugal)
|
2022 | O Ensino Especializado de Música e a Democracia: entre diferentes mundos e desafios | II Academia dos Professores
Academia de Música de Lisboa.
|
2022 | Passados, Presentes e Futuros | XVI Encontro Nacional da APEM
Associação Portuguesa de Educação Musical (Portugal)
|
2022 | O projeto Recriar-se, as práticas musicais e os desafios dos processos de reencantamento | XI Encontro Nacional de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Portugal)
|
2022 | Educação Musical, Redes e Imaginações: desafios e diálogos de uma Ecologia de Ação Criativa | XIV Encontro Regional Sudoeste da ABEM||VI Encontro de Educação Musical do Colégio D. Pedro
XIV Encontro Regional Sudoeste da ABEM||VI Encontro de Educação Musical do Colégio D. Pedro (Brazil)
|
2021 | As Artes, as Crianças e a construção de uma cidadania cosmopolita: o caso do festival sementes – mostra internacional de artes para o pequeno público | XXVIII Colóquio da AFIRSE Portugal “Educação e Idades da Vida –Problemáticas de Investigação e Desafios na Sociedade Contemporânea
AFIRSE Portugal
|
2021 | Investigação, construção de saberes e práticas profissionais: 5 notas breves em forma de desafios | Dar asas ao saber – Investigação, construção de saberes e práticas profissionais
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de setúbal
|
2021 | O Ensino Especializado de Música e os futuros: contributos para o debate | O Ensino Especializado de Música e os futuros
Plataforma de Professores do Ensino Artístico Especializado (Portugal)
|
2021 | Políticas públicas da educação em tempos de pandemia - um olhar através da imprensa | Cultura Digital e Educação na década de 20
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de setúbal
|
2021 | Artes, Educação e Territórios: por uma ecologia de ação artística e formativa | Artes e Territórios
Direção Geral de Educação-Programa de Educação Estética e Artística
|
2021 | Re-Imaginando mundos: práticas criativas e pedagogias digitais | 7º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
(Portugal)
|
2021 | O Projeto Recriar-se e as pessoas sem abrigo: dimensões criativas, ecológicas, políticas e sociais das práticas artísticas comunitárias | IV Encontro Internacional de Reflexão Sobre Práticas Artísticas Comunitárias. Práticas Artísticas e Risco no Contemporâneo
Universidade do Porto (Portugal)
|
2021 | Música, Emoções e Bem-Estar: o Projeto Recriar-se e as pessoas em situação de sem abrigo | International Conference IC CIPEM 2021 - "Perspectives in Psychology of Music and Music Education
CIPEM (Portugal)
|
2019 | A aprendizagem do desconhecido através do risco e da criatividade: a convivialidade entre diferentes | 9.º Encontro do CiED
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa. (Lisboa, Portugal)
|
2019 | A Educação Artística em tempos incertos: por uma ecologia de ação e de formação | Simpósio ‘Cultura e Sustentabilidade’,
Festival DME - Dias de Música Eletroacústica - e Lisboa Incomum (LIsboa, Portugal)
|
2019 | Outras Bandas - instrumentos de inclusão: o IPS e a intervenção pedagógica, artística e social | 2.º Congresso IPS-40 anos do Instituto Politécnico de Setúbal,
Instituto Politécnico de Setúbal, (Setúbal, Portugal)
|
2019 | Territórios Educativos de Intervenção Prioritária. A batalha da Inclusão pelo sucesso escolar | 2.º Congresso IPS-40 anos do Instituto Politécnico de Setúbal, Setúbal
Instituto Politécnico de Setúbal, Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
2019 | Uma ponte entre o ensino superior e os contextos de intervenção pessoal e/ou profissional dos formandos no âmbito da Pós-Graduação em Intervenção Social e Práticas Artísticas (PGISPA) | EIRPAC 2019, 3º Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitárias
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2019 | Da aprendizagem coletiva de instrumentos e da ecologia de ação artística e musical | Conferência Internacional CIPEM 2019 “Desafios em Educação Musical”
Escola Superior de Educação do InstitutoPolitécnico do Porto (Porto, Portugal)
|
2019 | As Artes performativas e a aprendizagem do desconhecido - o envolvimento dos estudantes através da criatividade e do risco | III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação
Instituto De Educação da Universidade de Lisboa (LIsboa, Portugal)
|
2019 | Aprender o que não se conhece através das Artes Performativas: da criatividade, do risco e da colaboração | 6.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Santarém, Portugal)
|
2019 | Composição e Análise Musical: as políticas públicas e a criatividade | ENCAPE 2019, Encontro Nacional de Composição e Análise Musical – Perspetivas Educacionais
Universidade de Aveiro, Conservatório de Música de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2019 | Das garagens aos palcos do outro lado do rio: aprender a tocar em contextos não formais e periféricos | VI Symposium on the Paradigms of Teaching Musical Instruments in 21st Centuy
CESEM-Évora, Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2019 | Música, Educação Artístico-Musical e Cidadania: uma perspetiva ecológica | III Colóquio Internacional Ler e Ser
Ajudaris (Lisboa, Portugal)
|
2018 | Ensino especializado de música: percursos e alternativas | Ensino especializado de música: percursos e alternativas
de Música de Castelo de Paiva, (Castelo de Paiva)
|
2018 | Património sonoro e musical: por uma ecologia de ação criativa | Encontro de Património, Educação e Cultura,
Centro de Investigação em Património, Educação e Cultura (CIPEC) do IPCB, Escola Superior de Educação de Castelo Branco (Castelo Branco, Portugal)
|
2018 | Formação de professores em Artes: espanto, sonhos e identidades na co-construção da profissionalidade docente | VI Congresso Internacional Sesc de Arte/Educação - Utopias Pedagógicas em Artes como Gesto de (Re)Existência
Sesc de Arte/Educação, Universidade Federal de Pernanbuco (Recife, Brazil)
|
2018 | Investigação e Inovação Responsável nas Artes e Comunidades: da inquietação, da colaboração e da partilha | 6th International Congress of Educational Sciences and Development.
Universidade de Granada e Universidade do Minho (Setúbal, Portugal)
|
2017 | Investigación e Innovación Responsable en Educación Artístico-Musical: inquietud, colaboración y compartir | CIMIE 2017, Congreso Internacional Multidisciplinar de Investigación Educativa |
2017 | Artes e Inclusão Social | Artes e Inclusão Social |
Supervision
Thesis Title Role |
Degree Subject (Type) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2018 - 2019 | Histórias com arte. As histórias infantis como indutoras à expressão plástica
Co-supervisor
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015 - 2017 | A música portuguesa como fonte indutora do desenvolvimento da criança no 2º ano de escolaridade
Supervisor
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015 - 2017 | A obra de arte como indutor motivacional das aprendizagens de alunos de 1º Ciclo
Supervisor
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015 - 2017 | A música portuguesa como fonte indutora do desenvolvimento da criança no 2º ano de escolaridade,
Supervisor
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015 - 2017 | A obra de arte como indutor motivacional das aprendizagens de alunos de 1º Ciclo,
Supervisor
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2016 - 2016 | Concerto com Banda Filarmónica e Instrumental Orff no 1º Ciclo. Aprendizagens artístico-musicais e sociais
Supervisor
|
|
2015 - 2016 | Concerto Coral com repertório da Walt Disney e músicos profissionais
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015 - 2016 | Produção e realização de um teatro musical. Estudo sobre aprendizagens e perceções em crianças do 1º ciclo
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015 - 2016 | Concerto Musical com a participação de um músico ‘pop’: Aprendizagens e perceções em contexto de 2º ciclo
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015 - 2016 | A Expressão Musical na Educação de Infância
Supervisor
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar, (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015 - 2016 | Música de Conjunto no 1º Ciclo,
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2015 - 2016 | Concerto com Banda Filarmónica e Instrumental Orff no 1º Ciclo. Aprendizagens artístico-musicais e sociais
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2015 - 2016 | Concerto Coral com repertório da Walt Disney e músicos profissionais
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2015 - 2016 | Produção e realização de um teatro musical. Estudo sobre aprendizagens e perceções em crianças do 1º ciclo
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2015 - 2016 | Concerto Musical com a participação de um músico ‘pop’: Aprendizagens e perceções em contexto de 2º ciclo
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015 - 2016 | A Expressão Musical na Educação de Infância
Supervisor
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2014 - 2016 | Música de Conjunto no 1º Ciclo
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2014 - 2015 | Rotinas: Momentos de Transição em Creche e Jardim-de-Infância
Supervisor
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2014 - 2015 | A Expressão Musical na Creche e Jardim-de-Infância
Supervisor
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013 - 2015 | Denominadores Comuns e Culturas Musicais – possíveis trajectórias e consequências para disciplina Música de Conjunto
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Música, Variante de Formação Musical e Música de Conjunto (Master)
Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
|
2013 - 2014 | Música Timorense no 2.º ciclo. Aprendizagens artísticas e culturais
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013 - 2014 | A Vida de Carolina. Criação de Música Teatral no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013 - 2014 | Concerto de Natal: Construção Social e Desenvolvimento da musicalidade
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013 - 2014 | A Expressão Musical em Creche e em Jardim-de-Infância
Supervisor
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013 - 2014 | Música Pop-Rock na sala de aula
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013 - 2014 | A expressão musical na educação de infância, Conceções e práticas das educadoras
Supervisor
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar, (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012 - 2014 | A Música e a Inclusão
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012 - 2013 | Composição Musical no 1.º ciclo do Ensino Básico. Escrita de Canções em Sala de Aula
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012 - 2013 | Bandas Pop/Rock em Contexto Extracurricular
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012 - 2013 | Orquestra Orff Pegonini: Aprendizagens e Processos de Interpretação Musical
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012 - 2013 | Criação e Interpretação de um Conto de Natal
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012 - 2013 | Música teatral – Aprendizagens envolvidas na produção e realização de uma ópera ligeira infantil
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012 - 2013 | A Integração de Crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico num Orfeão e Banda Locais
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012 - 2013 | A música tradicional Portuguesa no contexto do ensino especializado da dança
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012 - 2013 | Música e Dança: Aprendizagens Musicais no 3.º ciclo do Ensino Básico
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012 - 2013 | A Música Tradicional Portuguesa no contexto do ensino especializado da dança
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2011 - 2012 | Práticas Instrumentais Conjuntas dos seis aos dez anos no âmbito do ensino especializado
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2011 - 2012 | Práticas instrumentais diversificadas no 2.º ciclo do ensino Básico
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2011 - 2012 | Canções Pop/Rock. Composição de Canções Pop/Rock no 3.º ciclo
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2011 - 2012 | Iniciação ao Jazz no 1.º ciclo, Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2011 - 2012 | Música entre Gerações
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2011 - 2012 | Processos criativos no Clube de Música
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master) |
2011 - 2012 | Práticas Instrumentais em Contextos Educativos Especiais
Supervisor
|
Sílvia Oliveira Ramos (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2011 - 2012 | A construção de um teatro musical no 1.º ciclo de ensino básico em contexto de AEC
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2010 - 2011 | A Música, as crianças e os jovens com Deficiência Mental Profunda e Borderline
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical do Ensino Básico (Master) |
2010 - 2011 | A Música que nos toca. A escola para além de um lugar de saber
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2010 - 2011 | O Teatro Musical na escola
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2010 - 2011 | O Clube de Música na escola
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2010 - 2011 | Composição de canções no 1.º ciclo
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2010 - 2011 | Projectos artísticos em contextos educativos de reinserção escolar e social
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2010 - 2011 | O Cavaquinho no 1.º ciclo do ensino básico
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master) |
2010 - 2011 | Agrupamento musical Tuna
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2010 - 2011 | Os instrumentos pop rock na aproximação ao cante alentejano
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2010 - 2011 | Música Tradicional Portuguesa na formação musical dos alunos no 2,º ciclo de escolaridade
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2010 - 2011 | A percussão na disciplina de Educação Musical
Supervisor
|
Maria de Fátima Valido Correia (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2010 - 2011 | As práticas artístico-musicais em contexto escolar: bastidores, performance e aprendizagens
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2010 - 2011 | Juntos também na música
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2010 - 2011 | Práticas artísticas no 1.º ciclo do Ensino Básico. Preparação e realização de um concerto de música coral com crianças, músicos
e membros da comunidade educativa
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master) |
2010 - 2011 | Música, Movimento e Dança
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | Coro Infantil em contexto do Ensino Básico
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | Bandas Pop em contexto de sala de aula
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | Um concerto de Natal: Um projecto de interligação de diferentes práticas musicais e artísticas
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | Bandas Pop-Rock em sala de aula: Um estudo sobre a autonomia musical dos alunos
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | Educar/Transformar: um projecto de percussão na promoção da formação musical e da socialização
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | A composição musical em agrupamento instrumental e com recurso a software musical: um estudo sobre as possíveis influências
entre os dois territórios composicionais
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | Ópera para crianças em contexto de Ensino Básico
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | Bandas Pop em sala de aula: um estudo sobre recursos e processos de aprendizagens autónomas
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | A utilização de guitarras em agrupamentos instrumentais
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | A composição musical em sala de aula: Indutores musicais e extra-musicais
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | A tuna em contexto escolar
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | Um Clube de Teatro Musical na escola: Um projecto de desenvolvimento pessoal e social
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | Espectáculo de escola como contributo para uma educação mais inclusiva
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | Produção e realização de uma Ópera para crianças. Projecto de integração de saberes artísticos da escola e da comunidade
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | Ópera infantil: Um projecto de integração
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | Orquestra Geração na EB 2,3 Miguel Torga – Amadora e a disciplina de Educação Musical
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | A composição musical em sala de aula
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | A composição musical em sala de aula
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | Perspectivas de uma ópera ligeira infantil em contexto escolar
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | Música tradicional portuguesa no 2º ciclo do Ensino Básico
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | A composição no projecto de teatro musical: projecto de criação artística com uma turma de 6º ano do Ensino Básico
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master) |
2009 - 2010 | Audição Musical Participada ao vivo: Aprendizagens significativas no 1º ciclo do Ensino Básico
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | Comunicação e interacção social através da música em jovens com autismo,
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | O coro infantil do 2º ciclo do Ensino Básico: Condicionantes e possibilidades
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | O potencial educativo do cavaquinho
Supervisor
|
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | Bandas Pop em contexto de enriquecimento curricular
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | A composição musical em sala de aula: Um projecto em torno de imagem e de texto
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2009 - 2010 | Projectos de óperas para crianças em contexto de Ensino Básico
Supervisor
|
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
Event participation
Activity description Type of event |
Event name Institution / Organization |
|
---|---|---|
2017 - 2017 | Ensino de um instrumento, profissionalidade docente e conhecimento: uma análise crítica a partir de trabalhos académicos
Meeting
|
VII Encontro de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Portugal
|
2017 - 2017 | Ensinar e aprender música: por uma ecologia da ação educativo-artística e musical
Seminar
|
Seminário
Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2017 - 2017 | Cooperação com a autarquia e instituições de formação, cultura e recreio: o projeto Outras Bandas - Instrumentos de Inclusão
em Almada
Meeting
|
Fórum Politécnico |
2017 - 2017 | Partilhar práticas, criar laços
Meeting
|
Partilhar práticas, criar laços
Agrupamento de Escolas da Trafaria, Portugal
|
2017 - 2017 | Promovendo a mudança pedagógica e incentivando a imaginação: a criatividade na formação de professores
Congress
|
CNAPPES, Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Escola Superior de Educação de Setúbal, Portugal
|
2017 - 2017 | O ensino especializado de música e o desenvolvimento local: perspetivas
Meeting
|
O ensino especializado de música e o desenvolvimento local: perspetivas
Academia de Música de Almada, Portugal
|
2017 - 2017 | A escola e a construção de um bem comum - perspetivas de estudantes
Meeting
|
A escola e a construção de um bem comum - perspetivas de estudantes
Agrupamento de Escolas da Trafaria, Portugal
|
2017 - 2017 | O ensino e a aprendizagem de um instrumento nos conservatórios e a academias: problemáticas e desafios
Congress
|
I Congresso do Ensino Artístico Especializado
AEEP, Portugal
|
2017 - 2017 | Artes, Criatividades e Cidade: diálogos, complementaridades e desafios
Meeting
|
Ciclos de S. Vicente, Cruzamentos |
2016 - 2016 | Publicar ou Perecer: desafiando o modelo atual de disseminação de conhecimento em música e dança
Round table
|
Fórum INET-MD AVEIRO
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
|
2016 - 2016 | A escola como laboratório de cidadania: a participação dos estudantes na construção de um bem comum
Congress
|
XIII Congresso SPCE
SPCE, Portugal
|
2016 - 2016 | O ensino especializado de música e os territórios: da imaginação ao centro e dos localismos cosmopolitas
Meeting
|
Conservatório de Música e de Artes do Montijo, Portugal
|
2016 - 2016 | Artisticidades, criatividades e contextos: por uma ecologia de saberes no ensino de música
Workshop
|
V Congresso Internacional SESC de Arte/Educação
SESC/Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
|
2016 - 2016 | As práticas artísticas na educação e a convivialidade entre diferentes: desafios para uma ecologia aprendente
Congress
|
V Congresso Internacional SESC de Arte-Educação
l SESC de Arte-Educação/ Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
|
2016 - 2016 | Aprendizagens colaborativas, multipolares e criatividades: a formação de compositores no ensino superior
Congress
|
CNaPPES.2016 – 3.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior |
2016 - 2016 | As Artes Performativas e a motivação dos estudantes para os desempenhos académicos: perspectivas teóricas e práticas
Congress
|
II Congresso Internacional Envolvimento dos alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia da Educação, |
2016 - 2016 | Do Conhecimento, das Políticas e das micropolíticas
Meeting
|
I Encontro Distrital CPCJ EPIS sobre a temática do Absentismo e Abandono Escolar |
2016 - 2016 | Investigação em Organização e Gestão do Ensino da Música: conhecer para intervir
Seminar
|
Instituto Piaget, Campus Universitário de Almada, Portugal
|
2016 - 2016 | Organização do Ensino da Música: entre as políticas públicas e as micro-políticas organizacionais
Seminar
|
Instituto Piaget, Campus Universitário de Almada, Portugal
|
2016 - 2016 | Gestão da escola de música: uma organização em rede
Seminar
|
Instituto Piaget, Campus Universitário de Almada, Portugal
|
2016 - 2016 | Arts education: a question of democracy between different worlds and imaginaries
Conference
|
The 2016 European Teacher Educational Network Conference, Instituto Politécncio de Setúbal,
uropean Teacher Educational Network, Portugal
|
2016 - 2016 | Abordagem Orff-Schulwerk: um olhar subjectivo, crítico e prospectivo
Meeting
|
|
2016 - 2016 | A música na infância - as crianças como artistas
Seminar
|
Formação OCEPE ARTES
Organização AlmadaForma-Centro de Formação de Associação de Escolas do Concelho de Almada] Monte de Caparica, Portugal
|
2016 - 2016 | A educação artística como: uma questão de cidadania
Conference
|
Conferência "Educação e Cidadania. Pode a Escola ser outra coisa?.
Organização SNAP Sampaio da Nóvoa a PresidenteOeiras, Portugal
|
2016 - 2016 | As artes, a Cultura e a Escola: tudo o que não invento é falso
Conference
|
Ciclo de Conferências: Para que serve a Escola?-
Escola EB2,3 Piscinas – Olivais , Lisboa, Portugal
|
2015 - 2015 | O trabalho coral com crianças e jovens: desafios e dificuldades
Round table
|
V Encontro Nacional da APEM - Cantar Mais e a Criatividade no Ensino da Música,
APEM, Portugal
|
2015 - 2015 | O ensino das artes e a aprendizagem pela descoberta: perspectivas teóricas, práticas e críticas
Meeting
|
Encontro “Bruner na Escola”
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2015 - 2015 | Música, sistema educativo e políticas: mudanças, permanências e desafios
Meeting
|
Instituto de Etnomusicologia, Música e Dança, Portugal
|
2015 - 2015 | Música na escola e na comunidade: participação, criatividade, democracia
Meeting
|
Encontro “Arte, Escola, Comunidade”
Teatro da Trindade, Portugal
|
2015 - 2015 | O Ensino Especializado de Música entre Diferentes Mundos, Complexidades e Desafios
Meeting
|
II Encontro do Ensino Artístico Especializado de Música do Vale de Sousa, Olhares e Geografias Sobre o Ensino da Música
Conservatório de Música do Vale de Sousa, Portugal
|
2015 - 2015 | Músicas, memórias e identidades: há muitos mundos numa só música
Meeting
|
Imagens e Memórias
Museu do Trabalho, Setúbal, Portugal
|
2015 - 2015 | As artes, a cultura e o trabalho artístico numa era de incertezas: problemáticas e desafios
Meeting
|
Forum IPCB/ESART, Castelo Branco,
Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
|
2014 - 2014 | A educação para a criatividade e a Pedagogia para a autonomia no ensino superior de música: o caso da formação de compositores
Meeting
|
Pedagogia para a Autonomia. Imaginar e fazer a mudança em tempos difíceis” - 6º Encontro do ,
GT-PA , Braga, Portugal
|
Jury of academic degree
Topic Role |
Candidate name (Type of degree) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2024 | Ver o mundo através do canto em conjunto: por uma prática guiada pela ética do cuidado
(Thesis) Main arguer
|
Ágata Cernadas Ricca Gonçalves (PhD) |
2023 | Reportório de Música Portuguesa para Quarteto de Cordas dos séculos XX e XXI-Recensão e adequação ao nível de ensino
(Thesis) Main arguer
|
Diogo Simões Martins (Master)
Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
|
2021 | Prevalência de lesões músculo-esqueléticas nos membros superiores em alunos de cordas friccionadas: Estratégias de prevenção
(Thesis) Main arguer
|
Sara Salvador Lopes Ramalho (Master) |
2021 | Avaliação das Aprendizagens na Educação Musical
(Thesis) Main arguer
|
Andreia Filipa Alves Carrinho (Master)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2021 | Criação de Materiais Pedagógicos para o 1º Grau de Formação Musical – Versatilidade e Ludicidade.
(Thesis) Main arguer
|
Joana Madeira da Costa e Silva. (Master)
Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
|
2021 | Impacto da Pandemia por Covid-19 no Ensino da Educação. Musical no 2.º Ciclo do Ensino Básico: a perspetiva docente
(Thesis) Main arguer
|
Sérgio Luís Carvalho Salgueiro (Master)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2021 | Motivação dos alunos para as atividades de Educação Musical no 2º Ciclo
(Thesis) Main arguer
|
Hélder Jorge do Campo Magalhães (Master)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2021 | Licenciatura em Música - inter-relação e aplicabilidade entre ensino, pesquisa e extensão universitária em Roraima – Brasil
(Thesis) Main arguer
|
Licenciatura em Música - inter-relação e aplicabilidade entre ensino, pesquisa e extensão universitá (PhD)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2021 | A Formação Musical no contexto da Orquestra Geração - Manual de apoio para a Iniciação Musical
(Thesis) Main arguer
|
Ana Cristina Ferreira de Sousa Urbano (Master)
Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
|
2021 | Gestão da Qualidade na Educação através do Ensino da Música
(Thesis) Main arguer
|
Pedro Emanuel de Figueiredo (Master) |
2020 | Avaliação da Performance Musical – Prática Avaliativa no Ensino Especializado de Música
(Thesis) Main arguer
|
André Xavier da Cruz Ribeiro (Master)
Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
|
2020 | Abordagem Musical ao Desenvolvimento Cognitivo e Social de Crianças com PEA
(Thesis) Main arguer
|
Daniel Filipe da Costa Domingues (Master)
Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
|
2020 | O ensino da música erudita ocidental contemporânea: o estudo de dois casos
(Thesis) Main arguer
|
Maria Inês Nunes Pires (Master)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
|
2019 | Os Novos Standards: pianistas de Jazz e o repertório Pop-Rock
(Thesis) Arguer
|
Alexandre Henrique de Sousa Diniz (PhD)
Universidade de Évora, Portugal
|
2019 | A música do quotidiano dos alunos do ensino artístico vocacional como potenciadora da motivação nas aulas de Classe de Conjunto
Coral
(Thesis) Main arguer
|
Ricardo Nuno Chéu Figueira Líbano (Master)
Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
|
2019 | Onda de Ritmo - Aprendizagem não-formal no contexto de educação em Música Popular
(Thesis) Main arguer
|
Ronald David McLeod Goodman (PhD)
Universidade de Évora, Portugal
|
2019 | O programa de alfabetização e aceleração escolar numa escola de Luanda: funcionamento e resultados académicos
President of the jury
|
Rosa Vivânia Capitão Ambrósio (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
|
2019 | Análise do papel de gestão do coordenador de estabelecimento em instituições de dimensão diversa – estudo de caso
President of the jury
|
Sandra Maria Ventura de Sousa (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
|
2019 | Autonomia e Flexibilidade Curricular ao alcance do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória: a potencialidade
do projeto de intervenção
(Thesis) Main arguer
|
Maria Clara Marques Rosa (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
|
2019 | O Papel do Coordenador de Departamento: Liderança e Supervisão. “Estudo de Caso”
(Thesis) Main arguer
|
Abílio Leonel da Silva Ferreira (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
|
2019 | Histórias com arte. As histórias infantis como indutoras à expressão plástica
Supervisor
|
Iolanda Maria Libório de Carvalho (Master) |
2018 | Desenvolvimento das Práticas de Leituras na Aprendizagem dos Instrumentos de Percussão
(Thesis) Main arguer
|
Pedro Nuno Contente Martins (Master) |
2018 | Poesia e Música - A Poesia aplicada como estratégia para o aumento dos níveis da motivação, em alunos de classes de conjunto
iniciação e de Guitarra
(Thesis) Main arguer
|
José Rodrigo Pinho Barros (Master) |
2018 | Estratégias para o um estudo individual eficaz: os meios audiovisuais enquanto estratégia de autorregulação durante a prática
individual de violino
(Thesis) Main arguer
|
Daniel de Jesus Miguéis (Master)
Instituto Piaget, Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
|
2018 | Aprendizagem do Trompete através da Tradição Oral Portuguesa e Músicas Infantis
(Thesis) Main arguer
|
André Filipe Mateus Marçal (Master)
Instituto Piaget, Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
|
2018 | A Inserção de Músicas Populares no Repertório Didático para Guitarra Clássica no Ensino Especializado da Música
(Thesis) Main arguer
|
Abel Coito Beja (Master)
Instituto Piaget, Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
|
2018 | Inovar na Escola Atual: Avaliar para Aprender na Diversidade através do Portefólio
President of the jury
|
Maria da Conceição Padrão Paulo Moura (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
|
2017 | O ensino-aprendizagem instrumental e as dificuldades de aprendizagem: contextualização no ensino artístico especializado de música | (Other) |
2017 | O ensino da guitarra portuguesa: práticas da fase inicial da aprendizagem na tradição oral versus ensino oficial em contexto de conservatório | (Master) |
2017 | “Dificuldades desejáveis” como estratégia de estudo na Guitarra | (Master) |
2017 | A disciplina de Formação Musical e a sua componente Interdisciplinar: uma reflexão | (Master) |
2017 | Os conservatórios de música públicos de Portugal: um contributo para a compreensão das suas práticas na perspetiva dos seus atores | (Other) |
2017 | Evaluación del plan de estudios del título de maestro de primaria 2010 en la Universidad de Granada. El papel de la educación musical en la formación del professorado | (Other) |
2017 | O Impacto do Festival/Concurso Internacional de Guitarra de Amarante no contexto local e nacional e no ensino de Guitarra Clássica | (Master) |
2016 | Aptidão Musical: Inata ou Adquirida? | (Master) |
2016 | A classe de conjunto: da não existência à centralidade do processo | (Master) |
2016 | A Comunicação de Instruções no Ensino e Aprendizagem do Instrumento: o uso de pistas pedagógicas em aulas de violino | (PhD) |
2016 | Double Bass and Electric Bass: The case Study of John Patitucci | (PhD) |
2016 | Repensar o lugar da Formação Musical no Ensino Artístico Especializado de Música em Portugal | (Master) |
2016 | Estratégias para o desenvolvimento da Perceção Auditiva na Formação Musical | (Master) |
2016 | A Prática da Leitura Como Contributo Para o Ensino de Instrumento | (Master) |
2016 | O ensino especializado da música nas escolas profissionais e nas escolas do ensino vocacional: estudo comparativo dos modelos pedagógicos | (Master) |
2015 | Sedentarismo | (Other) |
2015 | Autoavaliação da Leitura Oral com Recurso ao Registo Audiovisual | (Master) |
2015 | Provas públicas para Especialista na área da Música | (Other) |
2015 | Processo de Reconhecimento e Validação de Competências | (Other) |
2015 | A Aprendizagem Musical no Desenvolvimento Pessoal e Social de uma Jovem com Síndrome de Down | (Master) |
2015 | Cultura a Brincar | (Other) |
2015 | Critérios de Seleção de Material para Clarinete: Manual de Orientação | (Master) |
2015 | Cordofones e Reportório Tradicional Madeirense em Estilo Pop-Rock: Aprendizagens e Perceções no 3.º Ciclo | (Master) |
2015 | Sequenciação Musical em Computador no contexto do 1.º ciclo | (Master) |
2015 | A Música de Conjunto no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Perceções e Aprendizagens Musicais e Sociais | (Master) |
2015 | Cordofones Tradicionais Madeirenses em Música Pop: Aprendizagens e Perceções | (Master) |
2015 | Hip-Hop, uma cultura de influência | (Other) |
2015 | Orquestra de Cordofones no 1.º ciclo: Aprendizagens Musicais e Sociais | (Master) |
2015 | Teatro Musical com Repertório Tradicional Português com Crianças e Músicos Profissionais: Aprendizagens Musicais, Sociais e Culturais no 1.º Ciclo | (Master) |
2015 | Realização de uma Cantata em Contexto de 2.º Ciclo: Aprendizagens Musicais, Sociais e Culturais | (Master) |
2015 | Coro do 3ºB da escola da Fonte Santa: estudo sobre aprendizagens musicais e dinâmicas escolares desenvolvidas numa turma de 3º ano do 1º ciclo em contexto de coro em sala de aula | (Master) |
2014 | O Trabalho em Equipa em Contexto de Educação de Infância. Conceções e Práticas das Equipas pedagógicas | (Master) |
2014 | O Processo de Integração/Inclusão de um Novo Membro nas Equipas Pedagógicas em Contextos de Educação de Infância | (Master) |
2014 | A expressão plástica. A reflexão pedagógica nos momentos de trabalho com a expressão plástica. Uso dos objetos do quotidiano como potenciadores da expressão plástica | (Master) |
2014 | Sopa de Miúdos | (Other) |
2014 | Desenvolvimento técnico do aluno de flauta de bisel: Contribuições da música contemporânea na execução do repertório antigo | (Master) |
2014 | A Higiene na Primária | (Other) |
2014 | Vamos salvar o planeta | (Other) |
2014 | O Trabalho Colaborativo em Equipa. Conceções e Práticas das Equipas pedagógicas | (Master) |
2013 | A disciplina na creche e no jardim-de-infância | (Master) |
2013 | Disciplina na creche e no jardim de infância: conceções e práticas | (Master) |
2013 | Pintar a música: da fruição musical à criação plástica | (Master) |
2013 | As Relações de Amizade em Creche e Jardim-de-Infância | (Master) |
2013 | A Importância da Arte na Educação de Infância | (Master) |
2012 | As festividades escolares: Perceções da Comunidade Educativa, | (Master) |
2012 | Relação Escola e Família: Realização de um espetáculo musical com alunos e pais | (Master) |
2012 | Improvisação musical no 1º ciclo do ensino básico. Estudo sobre o pensamento musical de crianças de 9 anos através das suas improvisações | (Master) |
2012 | Teatro Musical em contexto de 1º Ciclo do Ensino Básico. Perspectivas dos Atores e do Público | (Master) |
2012 | O braguinha e a música tradicional madeirense em ambiente extraescolar: Estudo sobre motivações e aprendizagens | (Master) |
2012 | Aprendizagem de conceitos musicais na teoria e na prática: Projeto com iniciantes de um instrumento de sopro numa banda filarmónica | (Master) |
2012 | Criação de História Musicada em Contexto de 1º Ciclo do Ensino Básico: Estudo sobre Dinâmicas Musicais e Relacionais | (Master) |
2012 | Sustentabilidade e inclusão no ensino especializado da música. Um currículo alternativo para as crianças distanciadas geograficamente dos centros de ensino especializado da música na região autónoma da Madeira | (Master) |
2012 | Composição Musical no 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. O Contributo dos Indutores | (Master) |
2012 | Realização de um espetáculo musical multicultural: estudo sobre estratégias facilitadoras de inclusão | (Master) |
2012 | Sensibilização para os Instrumentos musicais, Estudo sobre estratégias de aprendizagem e motivação | (Master) |
2012 | Grupo coral na escola do 1º ciclo: Perceções da Comunidade Educativa | (Master) |
2012 | Playback Instrumental como Suporte Musical no Ensino do Piano: Estudo sobre Competências Instrumentais e Motivação | (Master) |
2012 | Criação no Ensino Extraescolar. Composições de braguinha com alunos do Ensino Básico | (Master) |
2012 | Estratégias de promoção de melhorias comportamentais em educação musical | (Master) |
2012 | O bandolim no 1º ciclo do Ensino Básico. Uma experiência nas atividades de enriquecimento curricular / modalidades artísticas | (Master) |
2012 | Música e Inclusão. Realização de um concerto com jovens com NEE e músicos profissionais do GCEA | (Master) |
2011 | Dinâmicas de Grupo em Educação Musical | (Master) |
2011 | Educação musical a adolescentes com deficiência mental: formação de um grupo de percussões | (Master) |
2011 | Do silêncio ao som: estudo de caso sobre a recuperação auditiva de uma criança surda | (Master) |
2011 | Composição em sala de aula: A imagem como indutora da composição musical, | (Master) |
2011 | Composição musical no 3º ciclo do ensino básico | (Master) |
2011 | Composição musical em contexto de 2º e 4º ano do ensino básico | (Master) |
2011 | A composição musical no 2º ciclo; estudo sobre o desenvolvimento musical | (Master) |
2011 | A música nos percursos escolares alternativos em contexto de 2º ciclo do ensino básico | (Master) |
2011 | Estudo sobre o desenvolvimento de competências, comportamentos e atitudes através do projecto centrado na ópera | (Master) |
2011 | A criação musical de crianças em idade pré-escolar | (Master) |
2011 | A composição musical a partir de pinturas abstractas: estudo sobre as influências da interpretação de partituras gráficas no desenvolvimento do pensamento musical | (Master) |
2011 | Improvisação em grupo instrumental diversificado com jovens entre os 12 e os 15 anos | (Master) |
2010 | Projecto educativo Festival da Canção na Turma (Composição, interpretação e análise crítica) | (Master) |
2010 | Composição musical livre em instrumentos musicais diversificados: projecto em sala de aula | (Master) |
2010 | Metodologia Jazz em sala de aula: Improvisação com utilização de 12 compassos na forma blues | (Master) |
2010 | A flauta de bisel num teatro musical: uma proposta de metodologia em Educação Musical | (Master) |
2010 | A aprendizagem da leitura das notas musicais na pauta: Uma estratégia centrada em pequenos ensembles de flautas de bisel | (Master) |
2010 | Composição em grupos de flautas e grupos de instrumentos diversificados | (Master) |
2010 | Clube de cordofones madeirenses: Projecto de integração em espectáculos com grupos profissionais | (Master) |
2010 | Clubes de Música Pop/Rock e de Música Tradicional: Projectos extra-curriculares assentes na música popular | (Master) |
2010 | A composição em sala de aula: Estudo comparativo entre composição escrita e de memória | (Master) |
2010 | Será que existem diferenças significativas entre as qualidades das composições de crianças do 6º ano realizadas no software e em instrumentos? | (Master) |
2010 | Educação Musical, Clube de Sopros e Banda Filarmónica: um projecto de articulação escola/meio | (Master) |
2010 | Ensembles instrumentais em sala de aula: Dinâmicas desenvolvidas em pequeno grupo | (Master) |
2010 | Plateia Activa | (Master) |
2010 | Realização de um projecto interdisciplinar em torno de uma ópera ligeira infantil/teatro musical em contexto escolar numa turma de 6º ano de escolaridade | (Master) |
2010 | Música tradicional madeirense: Factores de adesão/rejeição dos alunos do 6º ano no Ensino Básico | (Master) |
2010 | Actividades artísticas diversificadas na área de Expressão Musical e Dramática no 1º ciclo do Ensino Básico: Estudo comparativo entre rapazes e raparigas | (Master) |
2010 | “Vozes de Primavera”: um festival na escola | (Master) |
2010 | Grupo Coral no contexto do 1º ciclo do Ensino Básico: factores educativos, sociais e culturais | (Master) |
2010 | Agrupamentos instrumentais em contexto da disciplina de Música no 3º ciclo do Ensino Básico: Projecto de valorização dos cordofones tradicionais madeirenses | (Master) |
2010 | Inclusão de diferentes competências artísticas dos alunos em sala de aula: um projecto de diferenciação pedagógica | (Master) |
Association member
Society Organization name | Role | |
---|---|---|
2020 - Current | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação | |
2018 - Current | Centro de Investigação em Educação e Formação do Instituto Politécnico de Setúbal - CiEF-IPS | Co-Coordenação |
2013/01 - Current | Instituto de Etnomusicologia - Música e Dança | |
Current | Associação Portuguesa de Educação Musical | |
Current | Fórum Português de Administração Educacional | |
Current | Sociedade Portuguesa de Investigação em Música | |
Current | Instituto das Comunidades Educativas - Setúbal |
Consulting
Activity description | Institution / Organization | |
---|---|---|
2014 - 2020 | Perito Externo no âmbito Projeto TEIP (Territórios Educativos de Intervenção Comunitária) |
Journal scientific committee
Journal title (ISSN) | Publisher | |
---|---|---|
Current | Revista Medi@ções | |
Current | Revista Internacional de Educación Musical | |
Current | Revista Portuguesa de Educação Musical | |
Current | Revista do Fórum Português de Administração Educacional | |
Current | Revista Portuguesa de Educação Artística |