Identification
Personal identification
- Full name
- Maria Francisca da Silva e Sousa
Citation names
- Sousa, Maria
- Sousa, Francisca
Author identifiers
- Ciência ID
- 7815-DA92-5AD0
- ORCID iD
- 0000-0003-0708-5441
- Researcher Id
- Sousa, Francisca
Websites
Knowledge fields
- Humanities - Arts
Languages
Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review |
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Portuguese (Mother tongue) | |||||
English | Proficiency (C2) | Proficiency (C2) | Proficiency (C2) | Proficiency (C2) | Advanced (C1) |
Spanish; Castilian | Upper intermediate (B2) | Advanced (C1) | Upper intermediate (B2) | Advanced (C1) | Upper intermediate (B2) |
French | Upper intermediate (B2) | Upper intermediate (B2) | Intermediate (B1) | Upper intermediate (B2) | Intermediate (B1) |
German | Beginner (A1) | Beginner (A1) | Beginner (A1) | Elementary (A2) | Beginner (A1) |
Italian | Intermediate (B1) | Upper intermediate (B2) | Elementary (A2) | Upper intermediate (B2) | Intermediate (B1) |
Education
Degree | Classification | |
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2021/11/01 - 2025/10/31
Ongoing
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Conservação e Restauro (Doutoramento)
Major in Conservação de novos media
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
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2017/03 - 2018
Concluded
|
Ciências da Conservação (Mestrado)
Major in Gestão de Coleções
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
"Relatório de Actividade Profissional" (THESIS/DISSERTATION)
|
19 |
2001/09 - 2007/07
Concluded
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Conservação e Restauro (Licenciatura)
Major in Conservação Preventiva e Conservação e Restauro de Arte Contemporânea
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
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15 |
Affiliation
Other Careers
Category Host institution |
Employer | |
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2011/07/13 - Current | Técnico Superior (Técnico Superior) | Fundação de Arte Moderna e Contemporânea - Coleção Berardo, Portugal |
Fundação de Arte Moderna e Contemporânea - Coleção Berardo, Portugal | ||
2019/09/15 - 2019/11/15 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Kunstmuseum Basel, Switzerland |
Kunstmuseum Basel, Switzerland | ||
2007/08/08 - 2011/07/12 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Ellipse Foundation - Contemporary Art Collection, Portugal |
Ellipse Foundation - Contemporary Art Collection, Portugal |
Projects
Grant
Designation | Funders | |
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2021/11/01 - 2025/10/31 | A forma do tempo: Mapear a intenção artística para a preservação de novos media no contexto português
2021.05318.BD
PhD Student Fellow
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
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Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Ongoing
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Outputs
Publications
Conference paper |
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Journal article |
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Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
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2020/09 | Aplicação e análise da ferramenta 'índice comportamental' na gestão de uma obra conceptual de Joseph Kosuth | Congresso Ibero-Americano ICP 2020
Universidade de Lisboa - Faculdade de Belas Artes (LISBOA, Portugal)
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2017 | Conservation challenges of contemporary art: preservation issues in the digital era | digital cultural heritage: FUTURE VISIONS
UCL’s Bartlett Real Estate Institute, London and supported by the Architecture Theory Criticism History (ATCH) Research Centre
at the School of Architecture, The University of Queensland. (Londres, United Kingdom)
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Supervision
Thesis Title Role |
Degree Subject (Type) Institution / Organization |
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2019 - Current | Organização num âmbito não-museológico: Caso Prático da Coleção Teixeira de Freitas
Co-supervisor
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Ciências da Conservação (Master)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
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Event participation
Activity description Type of event |
Event name Institution / Organization |
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2021/03/24 - 2021/03/26 | Simpósio e workshops para a preservação de obras nativas-digitais e baseadas em software, focado na documentação.
Workshop
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Transformation Digital Art Symposium 2021
LIMA, Netherlands
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2020/06/09 - 2020/06/30 | Formação em preservação digital: "Documenting Digital Art", digital art preservation workshops, LIMA Amsterdam
Workshop
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“Documenting Digital Art”, digital art preservation workshops |
2017/03/23 - 2017/03/24 | Formação em preservação de novos media: New Media preservation workshops, MAPS, Ludwig Museum, Budapest
Symposium
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MAPS - Media Arts Preservation Symposium |
2016/07 - 2016/08 | Conservação de impressões fotográficas digitais: "Digital Print", modern photographic prints conservation, Getty Conservation
Institute, Los Angeles
Workshop
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“Digital Print”, modern photographic prints conservation
The Getty Conservation Institute, United States
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2014/03 - 2014/03 | Masterclass: Identificação, Degradação e Conservação de Materiais Plásticos
Conference
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Masterclass: Identificação, Degradação e Conservação de Materiais Plásticos, Thea van Oosten
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
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Jury of academic degree
Topic Role |
Candidate name (Type of degree) Institution / Organization |
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2021/02/25 | Estudo para a conservação da instalação em cera de Brígida Mendes, pertencente ao Museu de Arte Contemporânea de Elvas
(Thesis) Arguer
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Catarina Carvão (Master)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
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Association member
Society Organization name | Role | |
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2014 - Current | CEMES - Centro de Estudos Multidisciplinares Ernesto de Sousa | Associada |
Course / Discipline taught
Academic session | Degree Subject (Type) | Institution / Organization | |
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2018/11 - Current | Conservação de Time-based Media | Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea (Mestrado) | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2016/03 - Current | Gestão de Coleções | Conservação (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2019/11/20 - 2019/11/20 | Ellipse Foundation e Museu Coleção Berardo: aspetos de conservação em arte contemporânea | II CURSO LIVRE DE COLECIONISMO, COLEÇÕES E COLECIONADORES (Outros) | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |