Identification
Personal identification
- Full name
- Guilherme de Oliveira Barbosa
Citation names
- Barbosa, Guilherme
Author identifiers
- Ciência ID
- 791F-9F59-B952
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2022/03 - 2026/09
Ongoing
|
Doutoramento em Linguística (Doutoramento)
Major in Linguística Geral
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
|
2023
Concluded
|
Mestrado em Ciências da Linguagem (Mestrado)
Major in Linguística
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"A abordagem do vocativo em livros didático brasileiros dos anos finais do ensino fundamental" (THESIS/DISSERTATION)
|
18 (19 na dissertação) |
2020 - 2020
Concluded
|
Língua Portuguesa (Postgraduate Certificate)
Faculdade de Educação São Luís, Brazil
"A IMPRETERÍVEL URDIDURA DE UM ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PAUTADO PELA PEDAGOGIA DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA" (THESIS/DISSERTATION)
|
|
2010 - 2015
Concluded
|
Letras - Licenciatura em Português (Licence)
Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
"Meio Ambiente nas atividades de leitura do Livro Didático de Português" (THESIS/DISSERTATION)
|
18 |
Affiliation
Other Careers
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2017/06 - 2022/02 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Prefeitura Municipal do Jaboatão dos Guararapes, Brazil |
Projects
Grant
Designation | Funders | |
---|---|---|
2011/08 - 2014/07 | Metadiscurso na escrita acadêmica
A Escrita Acadêmica: construção do conhecimento disciplinar
Scientific Initiation Fellow
Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
|
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluded
|
Outputs
Publications
Book chapter |
|
Conference abstract |
|
Conference paper |
|
Edited book |
|
Journal article |
|
Thesis / Dissertation |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2024 | ENSINO DO VOCATIVO PELA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA DA VARIAÇÃO E DO LETRAMENTO CRÍTICO | VI Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários (CIELLI)
Universidade Estadual de Maringá (Maringá, Brazil)
|
2024 | CRENÇAS E ATITUDES LINGUÍSTICAS ATINENTES ÀS VARIEDADES EUROPEIA E BRASILEIRA DO PORTUGUÊS EM COMENTÁRIOS VIRTUAIS EM UM PERIÓDICO LUSITANO | VI Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários (CIELLI)
Universidade Estadual de Maringá (Maringá, Brazil)
|
2023 | A abordagem do vocatico em livros didáticos brasileiros dos anos finais do ensino fundamental | XVII FÓRUM DE PARTILHA LINGUÍSTICA
CLUNL - NÚCLEO DE JOVENS INVESTIGADORES - UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA (Lisboa, Portugal)
|
2022 | PRETO NO BRANCO: REPRESENTAÇÕES NEGRAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS PUBLICADOS NO BRASIL E EM PORTUGAL | XVIII Encontro de Formação de Professoras/es de Línguas (ENFOPLE): Educação Linguística Antirracista e Branquitude: Reconhecendo
Corpos e Experiências para Além da Sala de Aula
Universidade Estadual de Goiás (Brazil)
|
2020 | NÃO É NÃO: LETRAMENTO CRÍTICO, ENSINO DE PORTUGUÊS E ENFRENTAMENTO À IMPORTUNAÇÃO E AO ASSÉDIO | I SIMPÓSIO CURRÍCULO E CULTURA: encontros antifascistas
Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Políticas e Currículos Pós Críticos UFSB (Brazil)
|
2020 | AS REPRESENTAÇÕES DO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA LEITURA CRÍTICA DA RELAÇÃO ENTRE A NEGRITUDE PEDAGÓGICA E A REALIDADE DOS JOVENS NEGROS À LUZ DE ADOLESCER | III COLÓQUIO NACIONAL DA LINHA DE PESQUISA CULTURAS E LINGUAGENS
Programa de Pós-graduação em Educação e Cultura da Universidade Federal do Pará (Brazil)
|
2019 | Aulas de Português amparadas no Letramento Crítico: ensejo e tentativa de enfrentamento à subjugação de gênero | I Encontro Nacional de Linguística Aplicada (Enala)
Universidade Federal de Alagoas (Maceió, Brazil)
|
2019 | Atuação docente engajada: um ensino de língua contestante às estruturas fomentadoras de assimetrias | I Encontro Nacional de Linguística Aplicada (Enala)
Universidade Federal de Alagoas (Maceió, Brazil)
|
2018 | LETRAMENTO CRÍTICO: DISCUTINDO A CRISE DE REFUGIADOS NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA | VII Jornada PET Letras UFPE
Universidade Federal de Pernambuco (Recife, Brazil)
|
2017 | REFLEXÕES SOCIOLINGUÍSTICAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS: A QUESTÃO DA NORMA PADRÃO | V Semana de Letras da UFPE
Universidade Federal de Pernambuco (Recife, Brazil)
|
2017 | Construindo um ensino de português renovado: entraves e avanços de um professor da Rede Municipal de Jaboatão dos Guararapes | VI JORNADA PET LETRAS UFPE
Universidade Federal de Pernambuco (Recife, Brazil)
|
2017 | PESQUISAS EM ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: PERSPECTIVAS DE PROFESSORES QUE TIVERAM SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INVESTIGADAS | V Semana de Letras da UFPE
Universidade Federal de Alagoas (Recife, Brazil)
|
2017 | NORMA E VARIAÇÃO: PERSPECTIVAS DE LICENCIANDOS RECÉM-INGRESSOS E QUASE EGRESSOS DO CURSO DE LETRAS | V Semana de Letras da UFPE
Universidade Federal de Pernambuco (Recife, Brazil)
|
2016 | Ensino de Língua Portuguesa e Meio ambiente: (como) é possível conciliar? | III Congresso Internacional Pelos Mares da Língua Portuguesa
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2016 | ANÁLISE DA MODALIDADE EM NOTAS DE REPÚDIO | V Encontro Pernambucano de Estudante de Letras
Universidade Federal de Pernambuco (Recife, Brazil)
|
2016 | A FORMAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA BÁSICA: UMA INVESTIGAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL 2 | V Encontro Pernambucano de Estudantes de Letras
Universidade Federal de Pernambuco (Recife, Brazil)
|
2014 | Recursos metadiscursivos em dissertações e teses | XXII CONIC - Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pernambuco
Universidade Federal de Pernambuco (Recife, Brazil)
|
2014 | Atividades de Leitura sobre o Meio Ambiente no Livro Didático de Português | III Semana de Letras da UFPE
DALET-UFPE
|
2014 | Análise dos padrões de uso do metadiscurso em dissertações e teses nas disciplinas Antropologia, Linguística e Psicologia | III Semana de Letras da UFPE
Universidade Federal de Pernambuco (Recife, Brazil)
|
2013 | Uma análise comparativa dos marcadores de engajamento no gênero artigo científico nas disciplinas de Antropologia e Linguística | IV Encontro Acadêmico Gêneros na Linguística e na Literatura
Universidade Federal de Pernambuco (Recife, Brazil)
|
2013 | Uma análise comparativa do metadiscurso em artigos de Linguística e História. | I Encontro Interdisciplinar de Linguagem, Discurso e Enunciação - EILDE
Universidade Católica de Pernambuco (Recife, Brazil)
|
2013 | Religião e poder: a constituição de discursos manipuladores no jornal Show da Fé | VIII Congresso Internacional da ABRALIN
Associação Brasileira de Linguística (Natal, Brazil)
|
2013 | Os marcadores metadiscursivos de engajamento no gênero artigo científico na disciplina de Linguística | VIII Congresso Internacional da ABRALIN
Associação Brasileira de Linguística (Natal, Brazil)
|
2013 | Metadiscurso: padrões de interação na escrita disciplinar | XXI CONIC - Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pernambuco
Universidade Federal de Pernambuco (Recife, Brazil)
|
2013 | Estudo comparativo dos padrões de metadiscurso em artigos científicos das disciplinas de Linguística, História e Psicologia | 65ª Reunião Anual da SBPC
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (Recife, Brazil)
|
2012 | O metadiscurso: recurso indispensável em nossa escrita acadêmica | XI Fórum de Estudos Linguísticos
Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brazil)
|
2012 | O metadiscurso no artigo científico de Linguística e História | XX CONIC - Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pernambuco
Universidade Federal de Pernambuco (Recife, Brazil)
|
Event participation
Activity description Type of event |
Event name Institution / Organization |
|
---|---|---|
2022/07/04 - 2022/07/08 | Bilingual children’s syntactic knowledge: Ways of assessing its multifaceted dimensions - curso ministrado pelo Professor
Jacopo Torregrossa, na Lisbon Summer School in Linguistics
Workshop
|
Lisbon Summer School in Linguistics 2022
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos Comparados de Línguas e Literaturas Modernas, Portugal
|
2022/07/04 - 2022/07/08 | Curso "Didáctica de las Lenguas y Educación Plurilingüe" com a Professora Ines Garcia Azkoaga, na Lisbon Summer School in
Linguistics,
Workshop
|
Lisbon Summer School in Linguistics 2022
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos Comparados de Línguas e Literaturas Modernas, Portugal
|
2020 - 2020 | Curso de extensão "Didática no Ensino Superior" (Carga horária: 68h)
Workshop
|
Curso de extensão "Didática no Ensino Superior"
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Brazil
|
2020 - 2020 | Curso de extensão "Gestão em Educação Escolar" (Carga horária: 30h)
Workshop
|
Gestão em Educação Escolar
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brazil
|
2016 - 2016 | Principes de construction de séquences d'enseignement pour la lecture et pour l'écriture - minicurso de 8h ministrado pelo
Professor Bernard Schneuwly
Workshop
|
Principes de construction de séquences d'enseignement pour la lecture et pour l'écriture
Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
|
2010 - 2010 | Extensão universitária em Fonética, Fonologia e Ortografia do Português. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Workshop
|
Extensão universitária em Fonética, Fonologia e Ortografia do Português.
Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
|