???global.info.a_carregar???
Mestre em Ciências da Linguagem e Doutorando em Linguística pela Universidade Nova de Lisboa. Professor efetivo de Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal do Jaboatão dos Guararapes. Encontra-se, sob licença do trabalho até dezembro de 2026. Licenciado em Letras - Português - Licenciatura pela Universidade Federal de Pernambuco. Na graduação, enquanto bolseiro de iniciação científica, analisou padrões de marcas linguísticas de metadiscurso em práticas discursivas acadêmicas escritas (artigos, dissertações e teses) das ciências humanas e sociais. No mestrado, perquiriu a abordagem do recurso linguístico vocativo conferida por coleções de Livros Didáticos de Língua Portuguesa dos Anos Finais do Ensino Fundamental aprovadas pelo PNLD, sob as perspectivas teórico-epistemológicas da Pedagogia da Variação e da Semântica da Enunciação. No Doutorado, tem como desígnio a perscrutação de crenças e atitudes linguísticas de docentes do ensino secundário de Portugal no tocante ao pluricentrismo da Língua Portuguesa. Dessa feita, hodiernamente, interessa-se pela Sociolinguística Educacional e pela Linguística Aplicada Crítica, mais especificamente no que tange às inter-relações de norma, variação e ensino; à formação do professor de língua portuguesa e ao ensino de português brasileiro como língua materna e como língua estrangeira. Também tem uma especial afeição pela Literacia Crítica, problematizando, em sala de aula bem como em suas investigações, questões de língua, classe, raça, gênero, sexualidade, nacionalidade, dentre outras matizes. Tem-se empenhado pela divulgação científica de suas investigações. Atualmente conta com 2 artigos publicados em revista, 6 artigos publicados em conferência, 2 capítulos, 1 livro organizado, 14 resumos publicados em conferência, 27 comunicações em conferência e participou de 6 cursos de extensão / oficina / workshop. Defendeu, em dezembro de 2023, o Trabalho Final de Curso do Doutoramento em Linguística (o qual corresponde ao projeto da tese) e foi avaliado com 20 valores (nota máxima).
Identification

Personal identification

Full name
Guilherme de Oliveira Barbosa

Citation names

  • Barbosa, Guilherme

Author identifiers

Ciência ID
791F-9F59-B952
Education
Degree Classification
2022/03 - 2026/09
Ongoing
Doutoramento em Linguística (Doutoramento)
Major in Linguística Geral
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023
Concluded
Mestrado em Ciências da Linguagem (Mestrado)
Major in Linguística
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"A abordagem do vocativo em livros didático brasileiros dos anos finais do ensino fundamental" (THESIS/DISSERTATION)
18 (19 na dissertação)
2020 - 2020
Concluded
Língua Portuguesa (Postgraduate Certificate)
Faculdade de Educação São Luís, Brazil
"A IMPRETERÍVEL URDIDURA DE UM ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PAUTADO PELA PEDAGOGIA DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA" (THESIS/DISSERTATION)
2010 - 2015
Concluded
Letras - Licenciatura em Português (Licence)
Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
"Meio Ambiente nas atividades de leitura do Livro Didático de Português" (THESIS/DISSERTATION)
18
Affiliation

Other Careers

Category
Host institution
Employer
2017/06 - 2022/02 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Prefeitura Municipal do Jaboatão dos Guararapes, Brazil
Projects

Grant

Designation Funders
2011/08 - 2014/07 Metadiscurso na escrita acadêmica
A Escrita Acadêmica: construção do conhecimento disciplinar
Scientific Initiation Fellow
Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluded
Outputs

Publications

Book chapter
  1. Barbosa, Guilherme; Henriques, Eduardo. "Apresentação". In O Ensino de Línguas em Perspectiva. Brazil: Mares Editores, 2016.
    Published
  2. Barbosa, Guilherme; Henriques, Eduardo. "Norma e Variação no Ensino de Português Brasileiro como Língua Estrangeira". In O Ensino de Línguas em Perspectiva. Brazil: Mares Editores, 2016.
    Published
Conference abstract
  1. Barbosa, Guilherme. "CRENÇAS E ATITUDES LINGUÍSTICAS ATINENTES ÀS VARIEDADES EUROPEIA E BRASILEIRA DO PORTUGUÊS EM COMENTÁRIOS VIRTUAIS EM UM PERIÓDICO LUSITANO". Paper presented in VI Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários (CIELLI), Maringá, 2024.
    Published
  2. Barbosa, Guilherme. "ENSINO DO VOCATIVO PELA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA DA VARIAÇÃO E DO LETRAMENTO CRÍTICO". Paper presented in VI Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários (CIELLI), Maringá, 2024.
    Published
  3. Barbosa, Guilherme. "A abordagem do vocatico em livros didáticos brasileiros dos anos finais do ensino fundamental". Paper presented in XVIII Fórum de Partilha Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2023.
    Published
  4. Barbosa, Guilherme. "Aulas de Português amparadas no Letramento Crítico: ensejo e tentativa de enfrentamento à subjugação de gênero". Paper presented in I Encontro Nacional de Linguística Aplicada (Enala), Maceió, 2020.
    Published
  5. Barbosa, Guilherme. "Atuação docente engajada: um ensino de língua contestante às estruturas fomentadoras de assimetrias". Paper presented in I Encontro Nacional de Linguística Aplicada (Enala), Maceió, 2020.
    Published
  6. Barbosa, Guilherme. "Ensino de Língua Portuguesa e Meio Ambiente: (como) é possível conciliar?". Paper presented in III Congresso Internacional Pelos Mares da Língua Portuguesa, Aveiro, 2016.
    Published
  7. Barbosa, Guilherme. "Uma análise comparativa dos marcadores de engajamento no gênero artigo científico nas disciplinas de Antropologia e Linguística". Paper presented in IV Encontro Gêneros na Linguística e na Literatura, Recife, 2015.
    Published
  8. Barbosa, Guilherme; Hoffnagel, Judith. "Recursos metadiscursivos em dissertações e teses". Paper presented in XXII Congresso de Iniciação Científica da UFPE, Recife, 2014.
    Published
  9. Barbosa, Guilherme. "Uma análise comparativa do metadiscurso em artigos de Linguística e História.". Paper presented in I Encontro Interdisciplinar de Linguagem, Discurso e Enunciação - EILDE, Recife, 2013.
    Published
  10. Barbosa, Guilherme; Simões, Pedro Henrique de Oliveira. "Religião e poder: a constituição de discursos manipuladores no jornal Show da Fé". Paper presented in VIII Congresso Internacional da ABRALIN, Natal, 2013.
    Published
  11. Barbosa, Guilherme. "Os marcadores metadiscursivos de engajamento no gênero artigo científico na disciplina Linguística.". Paper presented in VIII Congresso Internacional da ABRALIN, Natal, 2013.
    Published
  12. Barbosa, Guilherme; Hoffnagel, Judith. "Metadiscurso: padrões de interação na escrita disciplinar". Paper presented in XXI CONIC - Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013.
  13. Barbosa, Guilherme. "Estudo comparativo dos padrões de metadiscurso em artigos científicos das disciplinas de Linguística, História e Psicologi". Paper presented in 65ª Reunião Anual da SBPC, Recife, 2013.
  14. Barbosa, Guilherme; Hoffnagel, Judith. "O metadiscurso no artigo científico de Linguística e História". Paper presented in XX CONIC - Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pernambuco, 2012, 2012.
    Published
Conference paper
  1. Barbosa, Guilherme. "Ensino de Língua Portuguesa e meio ambiente: (como) é possível conciliar?". Paper presented in Pelos Mares da Língua Portuguesa 3, Aveiro, 2016.
    Published
  2. Barbosa, Guilherme. "Ensino de Língua Portuguesa e meio ambiente: (como) é possível conciliar?". Paper presented in III Congresso Internacional Pelos Mares da Língua Portuguesa, Aveiro, 2016.
    Published
  3. Barbosa, Guilherme. "Os marcadores metadiscursivos de engajamento no gênero artigo científico na disciplina linguística". Paper presented in VIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Linguística, Natal, 2013.
    Published
  4. Barbosa, Guilherme. "O metadiscurso: recurso indispensável em nossa escrita acadêmica". Rio de Janeiro, 2012.
    Published
  5. Barbosa, Guilherme. "Os marcadores metadiscursivos de engajamento no gênero artigo científico na disciplina linguística". Paper presented in VIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Linguística, Natal, 2012.
    Published
  6. Barbosa, Guilherme. "O metadiscurso: recurso indispensável em nossa escrita acadêmica". Paper presented in XI Fórum de Estudos Linguísticos, Rio de Janeiro, 2012.
    Published
Edited book
  1. Barbosa, Guilherme; Henriques, Eduardo. O Ensino de Línguas em Perspectiva. Brazil: Mares Editores. 2016.
    Editor
Journal article
  1. Henriques, Eduardo; Barbosa, Guilherme. "As performatividades de gênero no espaço escolar: abjeção e formação crítica para a cidadania". Caderno de Estudos e Pesquisa na Educação Básica 2 (2016):
    Open access • Published
  2. Simões, Pedro Henrique de Oliveira; Barbosa, Guilherme. "Linguagem e persuasão: a referenciação na construção argumentativa de conselhos religiosos". Ao Pé da Letra 15 2 (2013): 85.
    Open access • Published
Thesis / Dissertation
  1. Barbosa, Guilherme de Oliveira. "A abordagem do vocativo em livros didáticos brasileiros dos anos finais do ensino fundamental". Master, 2023. http://hdl.handle.net/10362/155757.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2024 ENSINO DO VOCATIVO PELA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA DA VARIAÇÃO E DO LETRAMENTO CRÍTICO VI Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários (CIELLI)
Universidade Estadual de Maringá (Maringá, Brazil)
2024 CRENÇAS E ATITUDES LINGUÍSTICAS ATINENTES ÀS VARIEDADES EUROPEIA E BRASILEIRA DO PORTUGUÊS EM COMENTÁRIOS VIRTUAIS EM UM PERIÓDICO LUSITANO VI Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários (CIELLI)
Universidade Estadual de Maringá (Maringá, Brazil)
2023 A abordagem do vocatico em livros didáticos brasileiros dos anos finais do ensino fundamental XVII FÓRUM DE PARTILHA LINGUÍSTICA
CLUNL - NÚCLEO DE JOVENS INVESTIGADORES - UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA (Lisboa, Portugal)
2022 PRETO NO BRANCO: REPRESENTAÇÕES NEGRAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS PUBLICADOS NO BRASIL E EM PORTUGAL XVIII Encontro de Formação de Professoras/es de Línguas (ENFOPLE): Educação Linguística Antirracista e Branquitude: Reconhecendo Corpos e Experiências para Além da Sala de Aula
Universidade Estadual de Goiás (Brazil)
2020 NÃO É NÃO: LETRAMENTO CRÍTICO, ENSINO DE PORTUGUÊS E ENFRENTAMENTO À IMPORTUNAÇÃO E AO ASSÉDIO I SIMPÓSIO CURRÍCULO E CULTURA: encontros antifascistas
Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Políticas e Currículos Pós Críticos UFSB (Brazil)
2020 AS REPRESENTAÇÕES DO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA LEITURA CRÍTICA DA RELAÇÃO ENTRE A NEGRITUDE PEDAGÓGICA E A REALIDADE DOS JOVENS NEGROS À LUZ DE ADOLESCER III COLÓQUIO NACIONAL DA LINHA DE PESQUISA CULTURAS E LINGUAGENS
Programa de Pós-graduação em Educação e Cultura da Universidade Federal do Pará (Brazil)
2019 Aulas de Português amparadas no Letramento Crítico: ensejo e tentativa de enfrentamento à subjugação de gênero I Encontro Nacional de Linguística Aplicada (Enala)
Universidade Federal de Alagoas (Maceió, Brazil)
2019 Atuação docente engajada: um ensino de língua contestante às estruturas fomentadoras de assimetrias I Encontro Nacional de Linguística Aplicada (Enala)
Universidade Federal de Alagoas (Maceió, Brazil)
2018 LETRAMENTO CRÍTICO: DISCUTINDO A CRISE DE REFUGIADOS NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA VII Jornada PET Letras UFPE
Universidade Federal de Pernambuco (Recife, Brazil)
2017 REFLEXÕES SOCIOLINGUÍSTICAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS: A QUESTÃO DA NORMA PADRÃO V Semana de Letras da UFPE
Universidade Federal de Pernambuco (Recife, Brazil)
2017 Construindo um ensino de português renovado: entraves e avanços de um professor da Rede Municipal de Jaboatão dos Guararapes VI JORNADA PET LETRAS UFPE
Universidade Federal de Pernambuco (Recife, Brazil)
2017 PESQUISAS EM ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: PERSPECTIVAS DE PROFESSORES QUE TIVERAM SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INVESTIGADAS V Semana de Letras da UFPE
Universidade Federal de Alagoas (Recife, Brazil)
2017 NORMA E VARIAÇÃO: PERSPECTIVAS DE LICENCIANDOS RECÉM-INGRESSOS E QUASE EGRESSOS DO CURSO DE LETRAS V Semana de Letras da UFPE
Universidade Federal de Pernambuco (Recife, Brazil)
2016 Ensino de Língua Portuguesa e Meio ambiente: (como) é possível conciliar? III Congresso Internacional Pelos Mares da Língua Portuguesa
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2016 ANÁLISE DA MODALIDADE EM NOTAS DE REPÚDIO V Encontro Pernambucano de Estudante de Letras
Universidade Federal de Pernambuco (Recife, Brazil)
2016 A FORMAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA BÁSICA: UMA INVESTIGAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL 2 V Encontro Pernambucano de Estudantes de Letras
Universidade Federal de Pernambuco (Recife, Brazil)
2014 Recursos metadiscursivos em dissertações e teses XXII CONIC - Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pernambuco
Universidade Federal de Pernambuco (Recife, Brazil)
2014 Atividades de Leitura sobre o Meio Ambiente no Livro Didático de Português III Semana de Letras da UFPE
DALET-UFPE
2014 Análise dos padrões de uso do metadiscurso em dissertações e teses nas disciplinas Antropologia, Linguística e Psicologia III Semana de Letras da UFPE
Universidade Federal de Pernambuco (Recife, Brazil)
2013 Uma análise comparativa dos marcadores de engajamento no gênero artigo científico nas disciplinas de Antropologia e Linguística IV Encontro Acadêmico Gêneros na Linguística e na Literatura
Universidade Federal de Pernambuco (Recife, Brazil)
2013 Uma análise comparativa do metadiscurso em artigos de Linguística e História. I Encontro Interdisciplinar de Linguagem, Discurso e Enunciação - EILDE
Universidade Católica de Pernambuco (Recife, Brazil)
2013 Religião e poder: a constituição de discursos manipuladores no jornal Show da Fé VIII Congresso Internacional da ABRALIN
Associação Brasileira de Linguística (Natal, Brazil)
2013 Os marcadores metadiscursivos de engajamento no gênero artigo científico na disciplina de Linguística VIII Congresso Internacional da ABRALIN
Associação Brasileira de Linguística (Natal, Brazil)
2013 Metadiscurso: padrões de interação na escrita disciplinar XXI CONIC - Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pernambuco
Universidade Federal de Pernambuco (Recife, Brazil)
2013 Estudo comparativo dos padrões de metadiscurso em artigos científicos das disciplinas de Linguística, História e Psicologia 65ª Reunião Anual da SBPC
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (Recife, Brazil)
2012 O metadiscurso: recurso indispensável em nossa escrita acadêmica XI Fórum de Estudos Linguísticos
Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brazil)
2012 O metadiscurso no artigo científico de Linguística e História XX CONIC - Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pernambuco
Universidade Federal de Pernambuco (Recife, Brazil)

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2022/07/04 - 2022/07/08 Bilingual children’s syntactic knowledge: Ways of assessing its multifaceted dimensions - curso ministrado pelo Professor Jacopo Torregrossa, na Lisbon Summer School in Linguistics
Workshop
Lisbon Summer School in Linguistics 2022
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos Comparados de Línguas e Literaturas Modernas, Portugal
2022/07/04 - 2022/07/08 Curso "Didáctica de las Lenguas y Educación Plurilingüe" com a Professora Ines Garcia Azkoaga, na Lisbon Summer School in Linguistics,
Workshop
Lisbon Summer School in Linguistics 2022
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos Comparados de Línguas e Literaturas Modernas, Portugal
2020 - 2020 Curso de extensão "Didática no Ensino Superior" (Carga horária: 68h)
Workshop
Curso de extensão "Didática no Ensino Superior"
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Brazil
2020 - 2020 Curso de extensão "Gestão em Educação Escolar" (Carga horária: 30h)
Workshop
Gestão em Educação Escolar
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brazil
2016 - 2016 Principes de construction de séquences d'enseignement pour la lecture et pour l'écriture - minicurso de 8h ministrado pelo Professor Bernard Schneuwly
Workshop
Principes de construction de séquences d'enseignement pour la lecture et pour l'écriture
Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
2010 - 2010 Extensão universitária em Fonética, Fonologia e Ortografia do Português. (Carga horária: 45h). Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Workshop
Extensão universitária em Fonética, Fonologia e Ortografia do Português.
Universidade Federal de Pernambuco, Brazil