???global.info.a_carregar???
Docente no departamento de Educação e Ensino a Distância, na Universidade Aberta, e atualmente investigadora no Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D), Universidade Aberta. Foi pró-reitora para a Inovação Pedagógica e Ensino a Distância (2015-2019). Tem colaborado com o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares. Pertenceu ao Conselho Científico do Plano Nacional de Leitura e integra atualmente a Comissão de Honra. A sua atividade de investigação tem privilegiado questões relacionadas com a problemática do livro infantil e juvenil, as bibliotecas escolares e o papel das tecnologias na educação e o e-learning. Tem participado em estudos internacionais, intervindo com contributos nas áreas das bibliotecas, educação e tecnologias. Nestes campos tem sido também convidada como consultora e para diversos colóquios e seminários com várias publicações em livros e revistas, nacionais e internacionais. -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Professor in the Department of Education and Distance Learning, at Universidade Aberta, and researcher at the Laboratory of Distance Education and eLearning (LE @ D), Universidade Aberta. She was pro-rector for Pedagogical Innovation and Distance Education (2015-2019). She has been collaborating with the Office of the School Library Network. She belonged to the Scientific Council of the National Reading Plan and is currently a member of the Honor Commission. Her research activity focus on issues related to children's and youth books, school libraries and the role of technologies in education and e-learning. She has participated in international studies, intervening with contributions in the areas of libraries, education and technologies. In these fields, she has also been invited as a consultant and to several colloquia and seminars with several publications in books and journals, national and international.
Identification

Personal identification

Full name
Glória Maria Lourenço Bastos

Citation names

  • Bastos, Glória

Author identifiers

Ciência ID
7A18-34B1-BF8D
ORCID iD
0000-0002-1432-225X

Email addresses

  • gloria.bastos@uab.pt (Professional)
  • bastos.gloria@gmail.com (Personal)

Addresses

  • Universidade Aberta. R da Escola Politécnica, 147, 1269-001, Lisboa, Portugal (Professional)

Websites

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
English Proficiency (C2) Proficiency (C2) Advanced (C1) Proficiency (C2) Proficiency (C2)
French Proficiency (C2) Proficiency (C2) Advanced (C1) Proficiency (C2) Proficiency (C2)
Spanish; Castilian Upper intermediate (B2) Proficiency (C2) Elementary (A2) Proficiency (C2) Advanced (C1)
Italian Intermediate (B1) Beginner (A1) Advanced (C1) Upper intermediate (B2)
Education
Degree Classification
2003
Concluded
Estudos Portugueses (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
"Múltiplas Vozes – sobre a construção do individual e do social na literatura dramática para crianças. " (THESIS/DISSERTATION)
M. Bom com distinção e louvor
1993
Concluded
Literatura e Cultura Portuguesas (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"Fantasia e realidade em Virgínia de Castro e Almeida" (THESIS/DISSERTATION)
Muito Bom por unanimidade
1986
Concluded
Estágio Pedagógico em Português (3º ciclo e ens secundário) (Outros)
Ministério da Educação, Portugal
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2003/03 - Current Assistant Professor (University Teacher) Universidade Aberta, Portugal
1989/11 - 2003/02 Invited Assistant (University Teacher) Universidade Aberta, Portugal

Other Careers

Category
Host institution
Employer
1979/10 - 1989/10 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2015/05 - 2019/12 Pro-Rector Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta, Portugal
2013 - 2015 Vice-coordenadora do CEMRI - Centro de Estudos das Migrações e Relações Interculturais Universidade Aberta, Portugal
2011/03 - 2012/09 Organic Unit Director Universidade Aberta, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2021 - Current Reimagining a Positive Direction for Education - RAPIDE
KA226-BB3A9285
Researcher
2022 - 2025/04 Modular Continuing Higher Education by Microcredentials - MCE
ERASMUS-EDU-2021-PCOOP-ENGO
Researcher
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Ongoing
2022/02/01 - 2024/07/31 REVEALING ¿ Realisation of Virtual Reality Learning Environments (VRLEs) for Higher Education
Universidade Aberta, Portugal
European Commission
Ongoing
2022 - 2024 REVEALING - Use of Virtual Reality Learning Environments (VRLEs) in Higher Education
2021-1-DE01-KA220-HED-000032098
Researcher
Universidade Aberta, Portugal
Ongoing
2018 - 2021 European SLP’s for continuous professional development and lifelong learning
590202-EPP-1-2017-1-NL-EPPKA3-PI-FORWARD
Researcher
Universidade Aberta, Portugal
Concluded
2016/10 - 2019/08 MINE Mobile Learning in Higher Education
ERASMUS+ - 2016-1-AT01-KA203-016784
Researcher
Universidade Aberta, Portugal
Concluded
2016 - 2018 E&I Sharing effective educational practices and systematising a training competences programme for employment and inclusion for vulnerable adults
2016-1-ES01-KA204-025159
Researcher
Concluded
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 289 - 2011-2012
PEst-OE/SADG/UI0289/2011
Universidade Aberta, Portugal

Universidade Aberta Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded

Other

Designation Funders
2013 - Current BIBLIOTECAS ESCOLARES
Sem referência
Principal investigator
2014 - 2014 PSSST Personal & Shared Strategies for Teachers in Web 2.0
230-27-13
Researcher
Concluded
Outputs

Publications

Book
  1. Bastos, Glória; Novo, Ana. Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares: 15 anos de atividade. Universidade Aberta. 2021.
    https://doi.org/10.34627/t4g7-c797
  2. Mendes, António Quintas; Bastos, Glória; Amante, Lúcia; Aires, Luísa; Cardoso, Teresa. Virtual pedagogical model: development scenarios. Universidade Aberta. 2019.
  3. Bastos, Glória. Modelo pedagógico virtual: cenários de desenvolvimento. 2018.
  4. Grave-Resendes, Lídia; Bastos, Glória; Gaspar, Ivone. Lideranças e novas dinâmicas educacionais. 2013.
  5. Lénia Marques; Maria Sofia Pimentel Biscaia; Glória Bastos. Intercultural Crossings. Peter Lang. 2012.
    10.3726/978-3-0352-6119-6
  6. Bastos, Glória Maria Lourenço. O Teatro para crianças em Portugal: história e crítica. Lisboa, Portugal: Caminho. 2006.
    Published
  7. Vasconcelos, Ana Isabel. O Teatro em Lisboa no Tempo da Primeira República. Lisboa, Portugal: Museu Nacional do Teatro. 2004.
    Published
  8. Bastos, Glória Maria Lourenço. Literatura infantil e juvenil. Lisboa: Universidade Aberta. 1999.
    Published
Book chapter
  1. Bastos, Glória. "Aventuras pela região das Beiras: o território na literatura para os mais novos". Edições Colibri, 2021.
  2. Bastos, Glória; Carvalho, Madalena. "Building an OER: OEP ecosystem". EADTU, 2020.
  3. Bastos, Glória; Tomé, Maria da Conceição. "A Amazónia em livros para os mais novos: espaços de encontro e de aprendizagem". Edições Colibri, 2020.
  4. Bastos, Glória. "Information Literacy in Portuguese School Libraries: A Longitudinal Study of Master Degree Dissertations". 2019.
    10.1007/978-3-030-13472-3_26
  5. Bastos, Glória; Cardoso, Teresa. "Mobile learning: perceptions and practices in online education". University of the Aegean, 2019.
  6. Bastos, Glória. "Universidade Aberta: percursos de afirmação e inovação pedagógica". 2018.
  7. Bastos, Glória. "Mobile Learning in Higher Education: the case of Universidade Aberta (Portugal)". 2018.
    https://doi.org/10.21125/edulearn.2018.0215
  8. Bastos, Glória. "Effects of a virtual learning environment on librarian's information literacy and digital literacy competences". 2016.
    10.1007/978-3-319-52162-6
  9. Bastos, Glória. "Também se escreve com palavrinhas: o idioleto de Mia Couto nas suas obras de receção infanto-juvenil". 2014.
  10. Bastos, Glória. "Women between mirrors: the female body and sexuality in Portuguese literature for young adults". 2014.
  11. Bastos, Glória; Luciano, Ana Margarida. "O contador de histórias : das representações literárias ao contexto educativo atual". Húmus, 2014.
  12. Bastos, Glória; Vasconcelos, Ana Isabel. "Formar profissionais de informação: desafios e possibilidades do modelo pedagógico de e-learning da Universidade Aberta Portuguesa". In Competência em Informação: de reflexões às lições aprendidas, 111-126. S. Paulo, Portugal: FEBAB, 2013.
    Published
  13. Bastos, Glória; Tomé, Maria da Conceição. "Entre a ordem e o caos... Representações da família na literatura juvenil portuguesa contemporânea". In La familia en la literatura infantil y juvenil / A família na literatura infantil e juvenil, 389-413. Vigo/Braga: ANILIJ/ELOS/CIEC Universidade do Minho, 2013.
    Published
  14. Bastos, Glória. "Cruzar Olhares para ver o Mundo: A Literatura Infanto-juvenil e a Comunicação Intercultural". 2013.
  15. Bastos, Glória. "A literatura nos novos programas de português". CLEPUL, 2013.
  16. Bastos, Glória. "Revisiting History and identity: national heroes in contemporary Portuguese theatre for children". In Intercultural Crossings: conflict, memory and identity, 93-106. Brussels, Portugal: Peter Lang, 2012.
    Published
  17. Bastos, Glória; Tomé, Maria da Conceição. "Encontrar o Outro nos livros – A literatura juvenil ao serviço da construção de uma cidadania global". In Escola e comunidade, laboratórios de cidadania global, 83-94. Lisboa: IE- U. Lisboa, 2012.
    Published
  18. Bastos, Glória; Tomé, Maria da Conceição. "Representações do sujeito feminino no romance para adolescentes em Portugal – Da geração «fada-do-lar» à geração «barbie»". In Avanços em Literatura e Cultura Portuguesas, século XX, 235-253. Santiago de Compostela/Faro: AIL/Apenas Editora, 2012.
    Published
  19. Bastos, Glória; Martins, Rosa; Conde, Elsa. "School libraries in Portugal: addressing new challenges, confronting old problems". In Global Perspectives on School Libraries: Projects and Practices, 12-21. Berlin: IFLA Publications / De Gruyter, 2011.
    Published
  20. Bastos, Glória; Vasconcelos, Ana Isabel. "O teatro às portas da república: entre a continuidade e a renovação". In Do Ultimato à(s) república(s): variações histórico-culturais e literárias, 185-204. Lisboa: Esfera do Caos, 2011.
    Published
  21. Bastos, Glória; Tomé, Maria da Conceição. "Rostos de Narciso? Representações da homossexualidade na literatura infantojuvenil portuguesa". In Globalização na literatura. Vozes, rostos e imagens, x-x. s.l.: Lulu Entreprises, 2011.
    Published
  22. Tomé, Maria da Conceição; Bastos, Glória. "Encontrar o outro nos livros : a literatura juvenil ao serviço da construção de uma cidadania global". UL - Instituto de Educação, 2011.
  23. Tomé, Maria da Conceição; Bastos, Glória. "Rostos de narciso? : representações da homossexualidade na literatura infantojuvenil portuguesa". Lulu Entreprises, 2011.
  24. Bastos, Glória. "Diálogos entre a Ciência da Informação e as Ciências da Educação: o caso da investigação em bibliotecas escolares". In A Ciência da Informação Criadora de Conhecimento, 315-323. Coimbra: Univ Coimbra, 2009.
    Published
  25. Bastos, Glória. "Diálogos entre a ciência da informação e as ciências da educação : o caso da investigação em bibliotecas escolares". Imprensa da Universidade de Coimbra, 2009.
  26. Bastos, Glória. "O poder da palavra – dizer e fazer na literatura para crianças". In Livro de Homenagem à Prof. Maria Emília Ricardo Marques, x-x. Lisboa: Univ. Aberta, 2005.
    Published
  27. Bastos, Glória. "Children’s literature in school libraries: Cross-cultural approaches". In From Aesop to e-book: the story must go on, 122-129. Oxford, United Kingdom: IASL/SLA, 2005.
    Published
  28. Bastos, Glória. "Práticas sociais – Imagens na literatura para crianças". In Infantia et Pueritia. Introdução à História da Infância em Portugal, 257-265. Santarém: ESE Santarém, 2005.
    Published
Conference abstract
  1. Bastos, Glória. "Educar e recrear: os livros para crianças no século XIX". Paper presented in IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, Lisboa, 2012.
    Published
Conference paper
  1. Teresa Margarida Loureiro Cardoso; Glória Bastos; Filomena Pestana; Ana Paula Rocha; Maria Prazeres Casanova; Mhairi Beaton. "“DIGITAL LEARNING TO (RE)IMAGINE A POSITIVE DIRECTION FOR POST-COVID EDUCATION”: EUROPEAN PERSPECTIVES". 2023.
    10.21125/edulearn.2023.1088
  2. Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Bastos, Glória; Pestana, Filomena; Rocha, Ana Paula; Casanova, Maria Prazeres; Beaton, Mhairi. ""Aprendizagem digital para (re)imaginar uma direção positiva para a educação pós-covid: uma ação de formação para professores". Paper presented in MeetUP23 ¿ 2.º Encontro de Investigadores do LE@D ¿Inovação e Ciência¿., Lisboa, 2023.
    Published
  3. Bastos, Glória; Carvalho, Madalena; Ramos, Maria do Rosário. "Recursos Educacionais Abertos: práticas de utilização e produção pelos docentes da Universidade Aberta". 2023.
  4. Bastos, Glória; Carvalho, Madalena. "Recursos Educacionais Abertos: evidências e reflexões sobre práticas educacionais abertas em contexto de pandemia. Do local para o global". 2022.
  5. Matos, Marta; Bastos, Glória. "Voluntários de leitura: uma experiência intergeracional". 2021.
  6. Bastos, Glória; Cendon, Eva; Firat, Mehmet; Günes, Aysun; Hiltunen, Leena; Juutinen, Sanna; Kananen, Päivi; Uotinen, Virpi; Zarebski, Magda. "Analysing students rating of the SLP digitally competent educators". 2021.
  7. Amante, Lúcia; Bastos, Glória; Oliveira, Isolina. "Empowering educators in digital assessment". 2021.
    10.21125/inted.2021.1554
  8. Duarte, Helena Margarida Casal; Bastos, Glória. "Educação para todos em Cabo Verde: o contributo da biblioteca escolar". 2021.
  9. Bastos, Glória; Cendon, Eva; Firat, Mehmet; Juutinen, Sanna; Kananen, Päivi; Uotinen, Virpi; Zarebski, Magda. "Lessons learned from creation of digitally competent educators SLP". 2021.
  10. Bastos, Glória; Matias, Isabel. "The role of the school library in change and pedagogical innovation". 2021.
    10.21125/inted.2021.1792
  11. Bastos, Glória; Cardoso, Teresa; Mendes, António Quintas; Amante, Lúcia. "Mobile learning in higher education: mapping perceptions and practices of online students". 2019.
    10.21125/iceri.2019
  12. Hiltunen, Leena; Uotinen, Virpi; Kananen, Païvi; Cendon, Eva; Zarebski, Magda; Bastos, Glória; Günes, Aysun. "Bosting educators' digital competencies". 2019.
  13. Novo, Ana; Bastos, Glória. "Literacia para os media dos estudantes do ensino básico e secundário: uma análise de resultados do MABE em 2015 e 2017". 2019.
  14. Bastos, Glória; Carvalho, Madalena. "Inovação pedagógica na Universidade Aberta: um ecossistema de recursos e práticas educacionais abertas". 2019.
  15. Bastos, Glória; Novo, Ana; Casarin, Helen. "Short Learning Programmes (SLP) for professional development: results from an international collaborative experience (UAb-UNESP)". 2019.
  16. Oliveira, Isolina; Bastos, Glória. "As lideranças intermédias nos atuais contextos digitais: resultados de estudos realizados em agrupamentos de escolas". 2019.
  17. Bastos, Glória; Cabral, Pedro Barbosa; Rocio, Vitor. "Social engagement and motivation in a MOOC on school libraries". 2019.
    10.21125/iceri.2019
  18. Bastos, Glória. "MOBILE LEARNING IN HIGHER EDUCATION: THE CASE OF UNIVERSIDADE ABERTA (PORTUGAL)". 2018.
    10.21125/edulearn.2018.0215
  19. Bastos, Glória. "MINE - Mobile Learning in Higher Education". 2018.
    https://doi.org/10.21125/edulearn.2018.0934
  20. Novo, Ana; Bastos, Glória. "Information literacy in portuguese school libraries: a longitudinal study of master degree dissertations". 2018.
  21. Bastos, Glória; Bauer, Petra; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Cornelius, Sarah; Mertes, Kathrin; Shanks, R.. "MINE - Mobile Learning in Higher Education". 2018.
    10.21125/edulearn.2018.0934
  22. Novo, Ana; Bastos, Glória; Vasconcelos, Ana Isabel. "Recursos digitais no ensino das humanidades na Universidade Aberta : estudo comparativo". 2015.
  23. Bastos, Glória. "As bibliotecas escolares no contexto da avaliação das escolas". 2015.
  24. Bastos, Glória. "A liderança do Plano Tecnológico de educação nas escolas: as percepções dos coordenadores PTE". 2015.
  25. Bastos, Glória. "Diálogo Intercultural em Imagens: uma análise da coleção “POKA POKANI”". 2015.
  26. Bastos, Glória. "Aprender em ambientes digitais: a Licenciatura em Ciências da Informação e Documentação na Universidade Aberta". 2015.
  27. Bastos, Glória. "E-learning e desenvolvimento profissional de bibliotecários: entre o global e o local". 2014.
  28. Bastos, Glória; Vasconcelos, Ana Isabel. "E-Learning e desenvolvimento profissional de bibliotecários : entre o global e o local". 2014.
  29. Bastos, Glória; Tomé, Maria da Conceição. "Find the Other through books: Children’s literature and intercultural education". Paper presented in Intercultural Counselling and Education in the Global World, Verona, 2013.
    Published
  30. Bastos, Glória; Vasconcelos, Ana Isabel. "Recursos de informação no ensino: estudo exploratório". Paper presented in I Encontro Ibérico de Bibliotecas de Universidades de Ensino a Distância, 2013.
    Published
  31. Bastos, Glória; Tomé, Maria da Conceição. "Leitura(s) na adolescência e a formação do leitor literário: missão (quase) impossível?". Paper presented in 9.º Encontro Nacional (7.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, Braga, 2012.
    Published
  32. Bastos, Glória; Gonçalves, Susana. "E depois do PTE? A incorporação da componente pedagógica do plano tecnológico de educação – alguns dados preliminares". Paper presented in TICEDUCA, Lisboa, 2012.
    Published
  33. Bastos, Glória. "Collaboration or parallel worlds? Information literacy practices in Portuguese school libraries". 2012.
  34. Bastos, Glória; Vasconcelos, Ana Isabel. "A formação profissional e a prática teatral no tempo da 1.ª República: consonâncias e dissensões". Paper presented in CONGRESSO INTERNACIONAL ¿ I República e Republicanismo, 2012.
    Published
  35. Bastos, Glória. "Collaboration or parallel worlds? Information literacy practices in Portuguese school libraries". Paper presented in European Conference on Reading, Mons, 2011.
    Published
  36. Bastos, Glória; Tomé, Maria da Conceição. "“¿Sentirse como en casa? Representaciones de la inmigración en la literatura infantil portuguesa". Paper presented in Simposi Internacional La literatura que acull: infância, inmigració i lectura, Barcelona, 2011.
    Published
  37. Zorica, M.B.; AMANTE, LÚCIA; Bastos, Glória; Kurbanoglu, S.; ¿piranec, S.; Tonta, Y.; Zabukovec, V.. "Erasmus Intensive Programme: Information and communication technology in supporting the educational process". Paper presented in INFuture2011: Information Sciences and e-society, Zagreb, 2011.
  38. Bastos, Glória; Vasconcelos, Ana Isabel. "A formação profissional e a prática teatral no tempo da I República: consonâncias e dissensões". Paper presented in Congresso Histórico Internacional I República e Republicanismo, Lisboa, 2010.
    Published
  39. Bastos, Glória; Tomé, Maria da Conceição. "A Ilustração na literatura para jovens: a imagem do Outro". Paper presented in 8º encontro nacional | 6º internacional de investigação em leitura, literatura infantil & ilustração, Braga, 2010.
    Published
  40. Vitorino, Maria José; Nunes, Manuela Barreto; Bastos, Glória; Marquardt, Luisa. "Formação dos Profissionais das Bibliotecas Escolares". 2010.
  41. Tomé, Maria da Conceição; Bastos, Glória. "A ilustração na literatura para jovens: a imagem do outro". 2010.
  42. Bastos, Glória; Martins, Rosa. "School libraries in Portugal: the conception and implementation of an auto-evaluation model". Paper presented in 38th IASL International Conference/ 13th Research Forum on Research in School Librarianship, Abano Terme, 2009.
    Published
  43. Bastos, Glória; Tomé, Maria da Conceição. "A Biblioteca Escolar e a Literacia da Informação". Paper presented in 16th European Conference on Reading, Braga, 2009.
    Published
  44. Tomé, Maria da Conceição; Bastos, Glória. "A biblioteca escolar e o desafio da literacia da informação". 2009.
  45. Bastos, Glória; Nogueira, Graça. "Entre a realidade e a ficção: perceções sobre o universo de Harry Potter". Paper presented in 1.º Congresso Internacional em Estudos da Criança., Braga, 2008.
    Published
  46. Bastos, Glória; Pinheiro, Maria da Graça. "Entre a realidade e a ficção: percepções sobre o universo de Harry Potter". 2008.
  47. Bastos, Glória; Venceslau, Sofia. "A «Ponte das Palavras» : oralidade, tradição e renovação na obra de Maria Alberta Menéres". 2007.
  48. Bastos, Glória. "Investigar sobre bibliotecas escolares: problemas, prioridades, campos de estudo". 2006.
  49. Bastos, Glória. "Challenging school libraries in Portugal: compromise, consideration, communication and collaboration". 2006.
Edited book
  1. Bastos, Glória. Formação e Inclusão: Experiências para a Empregabilidade. 2018.
  2. Bastos, Glória. Lideranças e Inovação Pedagógica. 2017.
  3. Bastos, Glória; Marques, Lénia; Biscais, Sofia Pimentel. Intercultural Crossings: conflict, memory and identity. Brussels, Belgium: Peter Lang. 2012.
Journal article
  1. Bastos, Glória; Carvalho, Madalena; Novo, Ana. "Access to Open Educational Resources during the Pandemic: the case of the OER Community in the Portuguese Open University Repository". (2023): http://hdl.handle.net/10400.2/14353.
  2. Carvalho, Madalena; Bastos, Glória. "Evidências e reflexões sobre utilização de recursos educacionais abertos em contexto de pandemia". (2023): https://doi.org/10.48798/congressobad.2853.
    https://doi.org/10.48798/congressobad.2853
  3. Rodrigo Barbosa de Paulo; Casarin, Helen de C. S.; Rafael Gutierres Castanha; Glória Bastos. "Racismo e preconceito nas redes sociais digitais: pesquisa com estudantes do ensino médio". Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação 27 (2022): 1-21. http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e84256.
    10.5007/1518-2924.2022.e84256
  4. Perregil, Eva; Amante, Lúcia; Bastos, Glória. "A interculturalidade e o Uso das TIC na educação pré-escolar: um estudo de caso". (2020): http://hdl.handle.net/10400.2/10205.
    https://doi.org/10.22195/2447-524620202530412
  5. Bastos, Glória; Sequeira, Rosa Maria; Barros, Daniela Melaré Vieira. "O papel da educação online na formação de adultos: o caso da Universidade Aberta". (2019): http://hdl.handle.net/10400.2/9276.
  6. Bastos, Glória. "Lembrando Manuel Ferreira e o seu O Sandinó e o Corá". (2019): http://hdl.handle.net/10400.2/8874.
  7. Bastos, Glória; Carvalho, Madalena. "Inovação pedagógica na Universidade Aberta: um ecossistema de recursos e práticas educacionais abertas". Ciência da Informação 48 3 (2019): 210-219.
    Open access • Published
  8. Gaspar, Rui Manuel Agostinho; Coelho, José Pedro Fernandes da Silva; Bastos, Glória Maria Lourenço. "Prazerosa – Interactive Reading Chair". International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics 8 2 (2017): 1-12.
    Published • 10.4018/ijcicg.2017070101
  9. Bastos, Glória. "O teatro para crianças: perspectivas actuais". (2017): https://revistas.rcaap.pt/sdc/article/view/13032.
  10. Gaspar, Rui; Coelho, José; Bastos, Glória. "Prazerosa : interactive reading chair". (2017): http://hdl.handle.net/10400.2/7272.
    10.4018/IJCICG.2017070101
  11. Bastos, Glória. "O teatro para crianças nas vésperas da Revolução". (2017): https://revistas.rcaap.pt/sdc/article/view/12728.
  12. Bastos, Glória; Matias, Isabel. "As Bibliotecas Escolares no contexto da avaliação das escolas". Diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação. Contributos da Investigação Atas do XXII Colóquio da AFIRSE Portugal 1 (2015): 722-734.
    Published
  13. Bastos, Glória. "Web 2.0: literatura infantil / juvenil e comunidades interpretativas". (2015):
    http://dx.doi.org/10.12957/cadsem.2015.14668
  14. Bastos, Glória; Vasconcelos, Ana Isabel. "E-Learning e desenvolvimento profissional de bibliotecários: entre o global e o local". Educação, Economia e Território: o papel da educação no desenvolvimento. XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE 1 (2014): 270-279.
    Published
  15. Bastos, Glória. "A mediação da Leitura através de realidade aumentada – ‘O homem da gaita’". (2014):
  16. da Conceição Tomé, Maria; Bastos, Glória. "Immigrants and Immigration in Portuguese Children's Literature". Bookbird: A Journal of International Children's Literature 51 4 (2013): 47-55.
    Published • 10.1353/bkb.2014.0012
  17. Bastos, Glória. "O teatro para crianças: perspetivas atuais". Sinias de Cena 20 (2013): 54-60.
    Published
  18. Bastos, Glória; Tomé, Maria da Conceição. "Mirror, Mirror on the wall / Who Is the Freest of Them All?” - Grimm’s and Contemporary Children’s Literature Princesses". Álabe, Revista de Investigación sobre Lectura y Escritura 8 (2013): x-x.
    Published
  19. Bastos, Glória. "Imagens da Amazônia na Literatura Juvenil Portuguesa Contemporânea". (2013):
  20. Tomé, Maria da Conceição; Bastos, Glória. "Immigrants and immigration in portuguese children’s literature". (2013): http://hdl.handle.net/10400.2/7920.
  21. Tomé, Maria da Conceição; Bastos, Glória. "“Mirror, Mirror on the wall / Who is the freest of them all?”: portrayals of princesses in Grimms’ fairy tales and contemporary children’s literature". (2013): http://hdl.handle.net/10400.2/4376.
  22. Bastos, Glória; Tomé, Maria da Conceição. "A herança dos Irmãos Grimm na Literatura Juvenil Contemporânea: a “Chick Lit” e as princesas do novo milénio". Agália. Revista de Estudos na Cultura 103 (2011): 7-29.
    Published
  23. Glória Bastos. "Ler o mundo através dos libros". Alabe. Revista de Investigación sobre Lectura y Escritura 4 (2011): https://doi.org/10.15645%2Falabe.2011.4.13.
    10.15645/alabe.2011.4.13
  24. Tomé, Maria da Conceição; Bastos, Glória. "A herança dos irmãos Grimm na literatura juvenil contemporânea : a "chick-lit" e as princesas do novo milénio". (2011): http://hdl.handle.net/10400.2/3216.
  25. Bastos, Glória; Martins, Rosa. "School libraries in Portugal". Mediacoach 5 (2009): x-x.
    Published
  26. Bastos, Glória. "O teatro para crianças na véspera da revolução". Sinais de cena 12 (2009): 52-54.
    Published
  27. Bastos, Glória. "Percursos de formação – o lugar das ciências da informação e da documentação". Cadernos BAD 1 (2006): 77-83.
    Published
  28. Bastos, Glória. "Percursos de formação: o lugar das Ciências da Informação e da Documentação". (2006): https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/cadernos/article/view/806.
    10.48798/cadernosbad.806
  29. Pereira, Alda; Miranda, Branca; Oliveira, Isolina; Bastos, Glória; Mota, José. "Ensino a distância e desenvolvimento profissional dos professores". (2003): http://hdl.handle.net/10400.2/148.
  30. Vasconcelos, Ana Isabel; Bastos, Glória. "O texto dramático na disciplina de português". (1997): http://hdl.handle.net/10400.2/4310.
    Published
Manual
  1. Bastos, Glória; Vasconcelos, Ana Isabel. ‘Falar Verdade a Mentir’, de Almeida Garrett. Apresentação crítica e propostas de trabalho para o 3ª ciclo. 2006.
Report
  1. Bastos, Glória; Rocio, Vitor; Cabral, Pedro Barbosa; Paz, João; Manuelito, Helena. 2018. Matriz-técnico pedagógica para a Plataforma Nau: relatório final. http://hdl.handle.net/10400.2/9681.
Thesis / Dissertation
  1. Khan, Nazir. "As lideranças na promoção da inovação tecnológica no contexto do ensino superior: o caso da Universidade Politécnica, em Moçambique". PhD, 2021. http://hdl.handle.net/10400.2/11182.
  2. Djaló, Iaguba. "Os desafios da preservação e conservação do património histórico-documental da Guiné-Bissau". Master, 2021. http://hdl.handle.net/10400.2/10742.
  3. Romano, Maria Isabel Correia. "A animação em contextos lúdicos de aprendizagem da leitura: estudo de caso". Master, 2021. http://hdl.handle.net/10400.2/10957.
  4. Sabonete, Narcisa Cardoso. "O papel da biblioteca escolar para o sucesso do aluno: estudo de caso na escola secundária de Tete". Master, 2021. http://hdl.handle.net/10400.2/11068.
  5. Duarte, Helena Margarida Casal. "Educação para todos em Cabo Verde: o contributo da biblioteca escolar: o caso da Escola Secundária da Ilha da Boa Vista". Master, 2020. http://hdl.handle.net/10400.2/10022.
  6. Costa, Maria do Carmo da Cunha. "A literatura para a infância na construção de uma consciência ambiental no jardim-de-infância: a colaboração da biblioteca escolar". Master, 2020. http://hdl.handle.net/10400.2/9407.
  7. Perregil, Eva Sandrina Sousa. "A interculturalidade e o uso das TIC na educação pré-escolar na Região Autónoma da Madeira". PhD, 2020. http://hdl.handle.net/10400.2/10019.
  8. Matos, Marta do Paraízo Fernandes. "O papel da biblioteca escolar na promoção e motivação da leitura: implementação do projeto Voluntários de Leitura". Master, 2020. http://hdl.handle.net/10400.2/9973.
  9. Medeiros, Flávia. "Literatura para crianças: panorâmica atual na Região Autónoma dos Açores". Master, 2020. http://hdl.handle.net/10400.2/11777.
  10. Ferreira, Fátima Margarida Sousa. "O plano regional de leitura: do projeto à prática num clube de leitura". Master, 2019. http://hdl.handle.net/10400.2/8809.
  11. Matias, Isabel. "A biblioteca escolar no 1º ciclo do ensino básico : análise da sua intervenção em processos de mudança". PhD, 2019. http://hdl.handle.net/10400.2/8426.
  12. Rocha, Rui Manuel de Sousa. "Diversidade linguística e cultural de Macau e educação intercultural: problemas e perspetivas". PhD, 2019. http://hdl.handle.net/10400.2/7985.
  13. Varela, Florenço Mendes. "Concepções, trajetórias e práxis educativa : um estudo sobre o programa de formação de educadores de adultos em Cabo Verde". PhD, 2018. http://hdl.handle.net/10400.2/7983.
  14. Delgado, Maria João Hintze Ribeiro Cardoso. "A biblioteca escolar e a educação literária no 1º ciclo do ensino básico". Master, 2018. http://hdl.handle.net/10400.2/7207.
  15. Gaspar, Rui. "A promoção da leitura em ambientes imersivos digitais". PhD, 2018. http://hdl.handle.net/10400.2/7910.
  16. Gonçalves, Ana Isabel. "A poesia no Prol : um projeto de literacia emergente em jardim-de-infância". Master, 2018. http://hdl.handle.net/10400.2/7578.
  17. Paixão, José Manuel Lopes. "O uso das redes sociais nas práticas de literacia da informação : um estudo com alunos do ensino secundário". Master, 2018. http://hdl.handle.net/10400.2/7190.
  18. Matos, Bela Elisabete Ferreira Correia de. "Práticas de liderança do(a) diretor(a) de escolas públicas da Zona Centro de Portugal". PhD, 2018. http://hdl.handle.net/10400.2/7394.
  19. Timana, Sebastião Eduardo. "A liderança na formação de Oficiais e Sargentos das Forças Armadas de Defesa de Moçambique : os casos da Academia Militar e da Escola de Sargentos". PhD, 2018. http://hdl.handle.net/10400.2/7290.
  20. Almeida, Maria da Soledade Alves Vaz de. "Papel e dinâmica dos portais concelhios : a ponta do iceberg". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10400.2/3947.
  21. Brito, Isabel Maria Cardoso de. "O álbum ilustrado e o público juvenil : entre as exigências do currículo e a promoção da literacia visual". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10400.2/4401.
  22. Luciano, Ana Margarida. "O contador de histórias : das representações literárias ao contexto educativo atual". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10400.2/3429.
  23. Pinheiro, Joaquim António. "A biblioteca escolar no contexto da escola inclusiva". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10400.2/3495.
  24. Trindade, Anastácia Afonso dos Ramos. "Coexistência de línguas maternas e língua segunda no sistema santomense : o papel da educação artística". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.2/2957.
  25. Pais, Maria Paula Marques Baptista Coelho. "A aprendizagem baseada em recursos e a promoção da autonomia dos alunos no Quadro da Biblioteca Escolar". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.2/3530.
  26. Bettencourt, Sandra Cristina Oliveira Graça de Matos de. "O livro e a leitura : expectativas dos utilizadores face às atividades da BE". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.2/3246.
  27. Silva, Maria Helena Dias da. "A biblioteca escolar na formação inicial de professores". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10400.2/2147.
  28. Machado, Maria da Saúde da Rosa. "Promoção da leitura recreativa : um projecto da biblioteca escolar em articulação com língua portuguesa". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10400.2/2148.
  29. Rajão, Ana Luísa Pleno. "Também se escreve com palavrinhas : o idioleto de Mia Couto nas suas obras de receção infanto-juvenil". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10400.2/2069.
  30. Oliveira, Ana Cristina Correia de. "Lideranças intermédias na escola : o papel do coordenador dos directores de turma numa escola básica dos 2.º e 3.º ciclos do Concelho de Vila Franca de Xira : estudos de caso". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10400.2/2571.
  31. Sampaio, Helena Augusta Santos Pires de. "A biblioteca escolar e o currículo". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10400.2/2572.
  32. Ferreira, Carla Sofia Castro. "Bibliotecas escolares e promoção do diálogo intercultural : um projeto de investigação-ação num agrupamento de escolas de ensino básico". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10400.2/2183.
  33. Ramos, Isabel Maria Teixeira Peixoto. ""Era uma vez... outra vez" : visualidade e (re)criação do imaginário com Ana Saldanha : experiência num clube de leitura". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10400.2/2545.
  34. Santos, Maria Lucia Morgado dos. "O papel da biblioteca escolar na motivação e promoção da leitura : implementação do projecto "Vamos dar vida aos livros!"". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10400.2/2538.
  35. Ramos, Maria Cristina Martins. "Bibliotecas escolares : planificar para gerir, gerir para inovar". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10400.2/2161.
  36. Proença, João Paulo da Silva. "Biblioteca escolar e Web 2.0 : questões em torno de algumas práticas em implementação e perceção do impacto no trabalho da biblioteca". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10400.2/2149.
  37. Reis, Teresa Cristina Antunes. "A biblioteca escolar e a diversidade cultural : a leitura como meio de conhecimento e promoção da diversidade cultural". Master, 2011. http://hdl.handle.net/10400.2/2186.
  38. Brandão, Olívia de Fátima da Rocha. "A ler+ em Milheirós de Poiares : um projecto em acção". Master, 2011. http://hdl.handle.net/10400.2/1847.
  39. Miranda, Bruno Miguel Domingos. "O Programa Nacional de Ensino de Português e a construção de novas práticas pedagógicas : uma análise no distrito de Coimbra". Master, 2011. http://hdl.handle.net/10400.2/2101.
  40. Ramos, Maria Raquel Medeiros Oliveira. "As novas tecnologias na biblioteca escolar ao serviço da promoção da leitura recreativa". Master, 2011. http://hdl.handle.net/10400.2/2035.
  41. Martins, Maria Júlia Gonçalves Fernandes. "A liderança do professor bibliotecário à luz do modelo de auto-avaliação das bibliotecas escolares". Master, 2011. http://hdl.handle.net/10400.2/1844.
  42. Oliveira, Maria Eduarda Ferreira Faustino de. "O contributo da biblioteca escolar para o desenvolvimento e sucesso educativo das crianças com necessidades educativas". Master, 2011. http://hdl.handle.net/10400.2/1762.
  43. Boieiro, Domingos Fortunato Mira. "Usos e representações dos alunos dos alunos sobre a biblioteca escolar : estudo de caso". Master, 2011. http://hdl.handle.net/10400.2/2064.
  44. Fernandes, Carla Alexandra Baião Durão. "Bibliotecas públicas / bibliotecas escolares : que cooperação?". Master, 2011. http://hdl.handle.net/10400.2/1887.
  45. Maltez, Cristina Maria Rodrigues dos Santos. "A biblioteca escolar e a biblioterapia : relato de uma experiência". Master, 2011. http://hdl.handle.net/10400.2/2302.
  46. Santos, Maria Lucília Marques dos. "Bibliotecas escolares : que colaboração? : o trabalho colaborativo entre o professor bibliotecário e os professores : estudo de caso". Master, 2010. http://hdl.handle.net/10400.2/1574.
  47. Miranda, José Afonso Pereira Videira de. "Estudo comparativo sobre o perfil do professor bibliotecário : Rede de Bibliotecas de Basto e Barroso". Master, 2010. http://hdl.handle.net/10400.2/1682.
  48. Calado, Maria Cristina Viegas Santos. "Adaptar para conquistar leitores infanto-juvenis : o caso de seis contos de Eça de Queirós recontados por Luísa Ducla Soares". Master, 2009. http://hdl.handle.net/10400.2/1483.
  49. Malo, Maria José de Oliveira Missa de Campos. "As bibliotecas escolares e as linguagens documentais : proposta metodológica para a elaboração de uma lista controlada de termos". Master, 2009. http://hdl.handle.net/10400.2/1406.
  50. Silva, Maria Teresa Castanheira e. "A área de projecto do 12º ano e a biblioteca escolar num contexto de mudança". Master, 2009. http://hdl.handle.net/10400.2/1407.
  51. Mendinhos, Isabel Maria G. B. Silva. "A literacia da informação em escolas do Concelho de Sintra". Master, 2009. http://hdl.handle.net/10400.2/1382.
  52. Mateus, Ana Maria Catambas Figueira. "A promoção da leitura no 3º ciclo : um projecto dinamizado pela biblioteca escolar". Master, 2009. http://hdl.handle.net/10400.2/1365.
  53. Raposo, Fernanda. "A literatura clássica no jardim-de-infância : relato de uma experiência". Master, 2009. http://hdl.handle.net/10400.2/1475.
  54. Nina, Isabel Feliz Andrade. "Da leitura ao prazer de ler : contributos da biblioteca escolar". Master, 2008. http://hdl.handle.net/10400.2/1223.
  55. Tomé, Maria da Conceição. "A biblioteca escolar e o desafio da literacia da informação : um estudo empírico no Distrito de Viseu". Master, 2008. http://hdl.handle.net/10400.2/1222.
  56. Carvalho, Helena Paz dos Reis. "Biblioteca escolar : à procura da sua acção pedagógica : uma visão sobre o percurso de bibliotecas escolares integradas na RBE". Master, 2007. http://hdl.handle.net/10400.2/576.
  57. Pereira, Angelina Maria Martins Rodrigues. "As escolas e o Programa Rede de Bibliotecas Escolares : um estudo sobre os processos de desenvolvimento das bibliotecas integradas na RBE". Master, 2007. http://hdl.handle.net/10400.2/575.
  58. Martins, Ana Maria Silva. "Os livros para crianças e jovens de Maria Lamas". Master, 2007. http://hdl.handle.net/10400.2/598.
  59. Freire, Adelina da Conceição. "Biblioteca escolar e sala de aula : intersecção de duas realidades através do trabalho colaborativo : estudo numa escola secundária". Master, 2007. http://hdl.handle.net/10400.2/577.
Working paper
  1. Manuelito, Helena; Silva, Maria de Fátima; Nunes, Margarida; Bastos, Glória. 2018. "Boas práticas para a produção de documentos de texto acessíveis". http://hdl.handle.net/10400.2/7954.

Other

Other output
  1. Como avaliar informação na Internet?. Este Rep@ (Recurso Pedagógico Aberto), sob a forma de apresentação interativa, destina-se a todos aqueles que precisam de desenvolver competências para pesquisar, avaliar e selecionar as fontes de informação, presentes na internet, obtendo assim as mais credíveis e adequadas aos objetivos da investigação a desenvolver ou do trabalho a empreender.. Recurso pedagógico aberto destinado ao desenvolvim. 2019. Carvalho, Madalena; Bastos, Glória; Manuelito, Helena. http://hdl.handle.net/10400.2/8055.
    https://doi.org/10.34627/1jqa-2956
  2. Aprendizagens e literacias para o século XXI. Qual é o papel das bibliotecas escolares na escola atual? Como podem contribuir para o desenvolvimento das literacias das crianças e jovens? Reconhecer o valor de novos modos de aprendizagem e de integração curricular associados à formação para as literacias.. Vídeo integrante do curso livre (MOOC) - "A biblioteca escolar e o desenvolvimento das literacias".. 2018. Bastos, Glória; Novo, Ana. http://hdl.handle.net/10400.2/8434.
  3. Literacias e aprendizagens em contexto educativo: o papel da biblioteca escolar. Qual é o papel das bibliotecas escolares na escola atual? Como podem contribuir para o desenvolvimento das literacias das crianças e jovens? Analisar o papel da biblioteca escolar no desenvolvimento das literacias em contexto educativo.. Vídeo integrante do curso livre (MOOC) - "A biblioteca escolar e o desenvolvimento das literacias".. 2018. Bastos, Glória; Novo, Ana. http://hdl.handle.net/10400.2/8478.
  4. Literacia da informação: conceitos, modelos e atividades. A especificidade dos contextos escolares do século XXI, decorrente das mudanças tecnológicas e da introdução de ambientes digitais, exige uma nova atitude dos agentes educativos na sua relação com os alunos e com as suas aprendizagens, onde o domínio das literacias é um elemento crucial. Conhecer e explorar as potencialidades da biblioteca escolar no desenvolvimento das literacias, em especial na. 2018. Bastos, Glória; Novo, Ana. http://hdl.handle.net/10400.2/8436.
  5. Literacia para os media. Qual é o papel das bibliotecas escolares na escola atual? Como podem contribuir para o desenvolvimento das literacias das crianças e jovens? Reconhecer a existência de diferentes abordagens e técnicas para desenvolver a literacia da informação e para os media.. Vídeo integrante do curso livre (MOOC) - "A biblioteca escolar e o desenvolvimento das literacias".. 2018. Bastos, Glória; Novo, Ana. http://hdl.handle.net/10400.2/8435.
  6. Literacia da leitura: atividades, recursos e ferramentas. Qual é o papel das bibliotecas escolares na escola atual? Como podem contribuir para o desenvolvimento das literacias das crianças e jovens? Problematizar as questões relacionadas com a leitura nas suas várias vertentes.. Vídeo integrante do curso livre (MOOC) - "A biblioteca escolar e o desenvolvimento das literacias".. 2018. Bastos, Glória; Novo, Ana. http://hdl.handle.net/10400.2/8477.
  7. Digital Literacy of School Leaders: What Impacts in Schools? Results of Two Studies from Portugal. 2015. Glória Bastos; Isolina Oliveira. https://doi.org/10.1007%2F978-3-319-28197-1_14.
    10.1007/978-3-319-28197-1_14
  8. Leitura(s) na adolescência e a formação do leitor literário: missão (quase) impossível?. 2013. Tomé, Maria da Conceição. http://hdl.handle.net/10400.2/3066.
  9. A Self-Evaluation Model for School Libraries in Portugal. 2011. Glória Bastos; Elsa Conde; Rosa Martins; Luisa Marquardt; Dianne Oberg. https://doi.org/10.1515%2F9783110232219.11.
    10.1515/9783110232219.11
  10. Modelo de avaliação da Biblioteca Escolar. 2011. Bastos, Glória; Martins, Rosa; Conde, Elsa.
  11. Leitura – guião de implementação do programa de Português do ensino básico.. 2011. Bastos, Glória; Silva, Encarnação; Veloso, Rui; Duarte, Regina.
  12. Da literatura infantil às comunidades de leitores. A importância do livro e da leitura ao longo da vida como forma de enriquecimento pessoal. Participação de Glória Bastos, docente Universidade Aberta, da escritora Margarida Botelho, de Fernando Pinto do Amaral, Comissário do Plano Nacional de Leitura e de Paula Mendes Coelho, docente da Universidade Aberta. Testemunhos de Celeste Leitão, Francisca Guerreiro e Maria João Amante, participantes da C. 2010. Bastos, Glória; Coelho, Paula Mendes. http://hdl.handle.net/10400.2/7511.
  13. Programa de Português para o Ensino Básico. 2009. Reis, Carlos et al.
  14. Diálogos entre a ciência da informação e as ciências da educação: o caso da investigação em bibliotecas escolares. 2009. Glória Bastos. https://doi.org/10.14195%2F978-989-26-0869-3_24.
    10.14195/978-989-26-0869-3_24
  15. Bibliotecas escolares. Programa dedicado ao Curso de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (GIBE), da Universidade Aberta. Depoimentos de Isabel Mendinhos, coordenadora da Biblioteca Escolar da EB 2,3 Professor Galopim de Carvalho, Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares, da Universidade Aberta. Testemunhos da Rita Fernandes, da Tânia, da Mara, da Jessica, da Adriana, da Patrícia, do. 2008. Bastos, Glória; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro. http://hdl.handle.net/10400.2/7226.
Activities

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2008 - Current Biblioteca escolar: à procura da sua ação pedagógica. Uma visão sobre o percurso de bibliotecas escolares integradas na RBE
Supervisor
Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2006 - Current Interrogações sobre a interculturalidade: uma abordagem do medo em O gato e o escuro e O pequeno livro dos medos
Supervisor
Relações Interculturais (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2017 - 2021 As lideranças na promoção da inovação tecnológica no contexto do Ensino Superior: o caso da Universidade Politécnica de Moçambique.
Supervisor
Educação (PhD)
Universidade Aberta, Portugal
2018 - 2020 Educação para todos em Cabo Verde: o contributo da biblioteca escolar. O caso da Escola Secundária da Boa Vista
Supervisor
Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2018 - 2020 O Papel da Biblioteca Escolar na Promoção e Motivação da Leitura: Implementação do Projeto "Voluntários de Leitura"
Supervisor
Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2017 - 2020 A Literatura para a Infância na construção de uma consciência ambiental no jardim-de-infância: A colaboração da biblioteca escolar
Supervisor
Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2016 - 2019 O plano regional de leitura: do projeto à prática num clube de leitura
Supervisor
Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2016 - 2018 O uso das redes sociais nas práticas de literacia da informação: um estudo com alunos do ensino secundário
Supervisor
Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2016 - 2018 A biblioteca escolar e a Educação Literária no 1º Ciclo do Ensino Básico
Supervisor
Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2016 - 2018 A poesia no PROL - Um Projeto de Literacia Emergente em Jardim-de-Infância
Supervisor
Arte e Educação (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2015 - 2017 A Biblioteca Universitária e a Gestão Eletrônica da Informação: um estudo de caso do Sistema Pergamum do ponto de vista dos usuários internos do SIBIUFS
Supervisor
Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2015 - 2017 BIBLIOTECA ESCOLAR INCLUSIVA E LEITURA PARA TODOS
Supervisor
Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2015 - 2017 O papel da Biblioteca Escolar no desenvolvimento de competências de leitura: estudo de caso
Supervisor
Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2015 - 2017 Biblioteca Escolar como espaço integrante e participativo: A situação no município de Ji-Paraná/RO
Supervisor
Administração e Gestão Educacional (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2013 - 2017 Práticas de Liderança do(a) Diretor(a) de Escolas Públicas da Zona Centro de Portugal
Supervisor
Educação (PhD)
Universidade Aberta, Portugal
2013 - 2016 Conceções, trajetórias e práxis educativa: Um estudo sobre o programa de formação de educadores de adultos em Cabo Verde
Supervisor
Educação (PhD)
Universidade Aberta, Portugal
2012 - 2015 O álbum ilustrado e o público juvenil: entre as exigências do currículo e a promoção da literacia visual
Supervisor
Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2012 - 2015 Papel e dinâmica dos portais concelhios: a ponta do iceberg
Supervisor
Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2011 - 2015 A biblioteca escolar no 1º ciclo do ensino básico : análise da sua intervenção em processos de mudança
Supervisor
Educação (PhD)
Universidade Aberta, Portugal
2014 - 2014 O Outro na Literatura Juvenil Portuguesa do novo Milénio. Vozes, Silêncios e (Con)Figurações
Supervisor of Maria da Conceição Tomé
Doutoramento em Estudos Portugueses (PhD)
Universidade Aberta, Portugal
2011 - 2014 Diversidade linguística e cultural de Macau e Educação Intercultural: problemas e perspetivas
Supervisor
Educação (PhD)
Universidade Aberta, Portugal
2011 - 2014 Coexistência de Línguas maternas e Língua segunda no sistema educativo santomense - o papel de educação artística
Supervisor
Arte e Educação (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2013 - 2013 A biblioteca escolar e o currículo
Supervisor
Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2013 - 2013 O papel da biblioteca escolar na motivação e promoção da leitura : implementação do projeto "Vamos dar vida aos livros!"
Supervisor
Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2013 - 2013 "Era uma vez... outra vez" : visualidade e (re)criação do imaginário com Ana Saldanha : experiência num clube de leitura
Supervisor
Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2012 - 2012 A biblioteca escolar e a diversidade cultural: a leitura como meio de conhecimento e promoção da diversidade cultural
Supervisor
Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2012 - 2012 A biblioteca escolar e a biblioterapia: relato de uma experiência
Supervisor
Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2012 - 2012 Promoção da leitura recreativa: um projeto da biblioteca escolar em articulação com língua portuguesa
Supervisor
Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2012 - 2012 A biblioteca escolar na formação inicial de professores
Supervisor
Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2012 - 2012 Biblioteca escolar e Web 2.0 : questões em torno de algumas práticas em implementação e perceção do impacto no trabalho da biblioteca
Supervisor
Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2011 - 2011 As novas tecnologias na biblioteca escolar ao serviço da promoção da leitura recreativa
Supervisor
Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2010 - 2010 Bibliotecas escolares: entre a cooperação e o trabalho colaborativo
Supervisor
Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2010 - 2010 Estudo comparativo sobre o perfil do professor bibliotecário: Rede de Bibliotecas de Basto e Barroso
Supervisor
Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2010 - 2010 Adaptar para conquistar leitores infantojuvenis. O caso de “Seis contos “ de Eça de Queirós recontados por Luísa Ducla Soares
Supervisor
Mestrado em Estudos Portugueses Interdisciplinares (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2010 - 2010 A literatura clássica no jardim de infância: relato de uma experiência
Supervisor
Mestrado em Estudos Portugueses Interdisciplinares (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2009 - 2009 As bibliotecas escolares e as linguagens documentais
Supervisor
Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2009 - 2009 A literacia da informação em escolas do concelho de Sintra
Supervisor
Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2009 - 2009 A área de projeto do 12º ano e a biblioteca escolar num contexto de mudança
Supervisor
Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2008 - 2008 A biblioteca escolar e a promoção da leitura: teoria e práticas. Análise de projetos de intervenção
Supervisor
Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2008 - 2008 A biblioteca escolar e o desafio da literacia da informação : um estudo empírico no Distrito de Viseu
Supervisor
Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2008 - 2008 Biblioteca escolar e promoção da leitura: uma intervenção com alunos do 7.º ano de escolaridade
Supervisor
Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2007 - 2007 O contributo da literatura infantil para a educação intercultural: experiência em contexto de sala de aula
Supervisor
Relações Interculturais (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2007 - 2007 O 25 de abril na literatura para crianças e jovens
Supervisor
Mestrado em Estudos Portugueses Interdisciplinares (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2007 - 2007 Os livros para crianças e jovens de Maria Lamas
Supervisor
Mestrado em Estudos Portugueses Interdisciplinares (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2007 - 2007 Biblioteca Escolar e sala de aula: interseção de duas realidades através do trabalho colaborativo. Estudo numa escola secundária
Supervisor
Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2007 - 2007 As escolas e o Programa Rede de bibliotecas escolares: um estudo sobre os processos de desenvolvimento das bibliotecas integradas na RBE
Supervisor
Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2007 - 2007 A minoria cigana na comunidade barreirense: o caso da escolaridade das crianças da Quinta da Mina. Análise dos processos de inclusão/exclusão
Supervisor
Relações Interculturais (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2006 - 2006 A obra para crianças de Alves Redol
Supervisor
Mestrado em Estudos Portugueses Interdisciplinares (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2006 - 2006 A «ponte das palavras»: itinerários criativos da tradição nas narrativas para a infância e juventude de Maria Alberta Menéres
Supervisor
Mestrado em Estudos Portugueses Interdisciplinares (Master)
Universidade Aberta, Portugal
2006 - 2006 O universo mágico de Harry Potter: uma aventura ao reino da comunicação intercultural
Supervisor
Relações Interculturais (Master)
Universidade Aberta, Portugal

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2013 Formação Reflexiva de professores e cidadania: contributo para o estudo das práticas de formação inicial de professores de Geografia Fernando Alexandre (PhD)
Universidade Aberta, Portugal
2012 A educação sexual veiculada pelos manuais escolares : um contributo para a prática docente no 1º Ciclo Anabela Salvado Diogo (PhD)
Universidade Aberta, Portugal
2009 The Role Played by the school library and information centre and school librarians in the interdisciplinary introduction of information literacy programmes in secondary schools in Europe Helen Boelens (PhD)
2009 Presença e Significado da obra de Manuel António Pina na Literatura infantil e juvenil Sara Reis da Silva (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
2008 Papia, lé y skrebe na skóla kauberdianu: a emergência de práticas identitárias Alice Alcobia Gomes (PhD)
Universidade Aberta, Portugal

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2003/03 - Current Literatura para Crianças e Jovens - Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Outros) Universidade Aberta, Portugal
2003/03 - Current Organização e Gestão de Bibliotecas Escolares - Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Outros) Universidade Aberta, Portugal
2003/03 - Current Literatura Infantil e Mediação Leitora - Mestrado em Arte e Educação (Outros) Universidade Aberta, Portugal
2003/03 - Current Seminário de Investigação Doutoral - Doutoramento em Educação (Outros) Universidade Aberta, Portugal