???global.info.a_carregar???
Carla Lacerda. É Professor Adjunto no(a) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu. Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação com ênfase em Educação Geral.
Identification

Personal identification

Full name
Carla Lacerda

Citation names

  • Lacerda, Carla

Author identifiers

Ciência ID
7E10-92E9-CE3B
ORCID iD
0000-0003-0053-2915

Telephones

Mobile phone
  • 914573828 (Personal)

Addresses

  • 2.ª Travessa da Vila das Bravas, n.º 44, 4660-018, Anreade, Resende, Portugal (Personal)

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences - Education, General

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese (Mother tongue)
Education
Degree Classification
2009/09 - 2022/05/05
Concluded
Ciências da Educação (Doutoramento)
Major in Especialidade: Desenvolvimento Curricular
Universidade do Minho, Portugal
"POLÍTICAS EDUCATIVAS E CURRICULARES: DAS INTENCIONALIDADES GOVERNATIVAS ÀS PRÁTICAS CURRICULARES" (THESIS/DISSERTATION)
Bom, com distinção
2005 - 2006
Attended
Organização e Avaliação da Formação (Especialização pós-licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
2000 - 2003
Concluded
Gestão Curricular (Mestrado)
Major in Matemática, Ciências e Tecnologia
Universidade de Aveiro, Portugal
"Diferenciação Curricular: Concepções e Práticas de Professores" (THESIS/DISSERTATION)
Aprovado
1994/09/01 - 1998/06/01
Concluded
Professores do Ensino Básico, variante de Matemática e Ciências da Natureza (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
15
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
1998/09/01 - Current Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Outputs

Publications

Conference paper
  1. Lacerda, Carla. "A planificação na perspetiva dos professores do 1.º ciclo do ensino básico". Paper presented in XIII SPCE: fronteiras, diálogos e transições na educação, Viseu, 2016.
    Published
  2. Lacerda, Carla. "Da política educativa nacional e supranacional às práticas curriculares". Paper presented in O Governo das Escolas: Atores, Políticas e Práticas, Minho, 2015.
    Published
  3. Lacerda, Carla. "A matriz díptica da "reforma" curricular do ensino básico em Portugal". Paper presented in Currículo e Gestão Curricular, 2014.
    Published
  4. Lacerda, Carla. "A iniciação à prática profissional no curso de educação básica: uma reflexão sobre a experiência da Escola Superior de Educação de Viseu". Paper presented in Formação inicial de professores e educadores: experiências em contexto português, 2014.
    Published
  5. Lacerda, Carla. "As intermitências entre a educação formal e não formal a partir de análise da reorganização da rede escolar: uma crítica à perspetiva urbanocêntrica da educação". Paper presented in O não-formal e o informal em educação: centralidades e periferias, Braga, 2013.
    Published
  6. Lacerda, Carla. "Projetos de ocupação de tempos livres na infância em contextos não formais". Paper presented in O não-formal e o informal em educação: centralidades e periferias, Braga, 2013.
    Published
  7. Lacerda, Carla. "Da política educativa às práticas curriculares". Paper presented in Escolas, Competição e colaboração: que perspetivas?, Aveiro, 2013.
  8. Lacerda, Carla. "Dinâmicas do jogo da avaliação do desempenho docente: lógicas de competição e colaboração entre pares". Paper presented in Escolas, Competição e colaboração: que perspetivas?, 2013.
Journal article
  1. Lacerda, Carla. "Articulação curricular entre a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico: conceções e práticas". Millenium 2 6 (2018): 77-86.
    Published
  2. Lacerda, Carla. "A diferenciação curricular como pedra angular da educação inclusiva". (2017): 533-543.
    Published
  3. Costa, Marina; Cardoso, Ana Paula; Lacerda, Carla; Lopes, Ana; Gomes, Celeste. "Homework in Primary Education from the Perspective of Teachers and Pupils". Procedia - Social and Behavioral Sciences 217 (2016): 139-148. http://dx.doi.org/10.1016/j.sbspro.2016.02.047.
    10.1016/j.sbspro.2016.02.047
  4. Lacerda, Carla Sofia. "As opções políticas nos meandros das conceções e práticas dos professores". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 06 (2015): 204. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2015.0.06.564.
    10.17979/reipe.2015.0.06.564
  5. Lacerda, Carla. "Curriculum integration in teacher training: A reflection focused on supervised teaching practice at the higher school of education of Viseu". (2013): 562-566.
    Published
Activities

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2024/02/22 A relação Pedagógica na Educação Pré-Escolar e 1.º ciclo percecionada por futuros professores
(Thesis) Arguer
Elsa Marina Moreira Pereira (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2023/12/19 Educação em Valores na Educação Pré-EScolar: análise do potencial da rotina educativa
(Thesis) Arguer
Ana Catarina Ferreira Pinto (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2023/11/14 A gestão curricular na promoção de práticas inclusivas: um estudo comparativo entre Portugal e Brasil
Supervisor
Fernanda Hammes Jaraceski (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal