Identification
Personal identification
- Full name
- Maria Adelina Ferreira Castelo
Citation names
- Castelo, Adelina
Author identifiers
- Ciência ID
- 821E-ABA2-80B9
- ORCID iD
- 0000-0002-9079-1066
Email addresses
- adelina.castelo@gmail.com (Personal)
Websites
- https://www.researchgate.net/profile/Adelina_Castelo (Scholar)
- http://clul.ulisboa.pt/pessoa/adelinacastelo (Scholar)
- https://www.linkedin.com/in/adelina-castelo-b6027120/ (Social media)
Knowledge fields
- Humanities - Languages and Literatures - Linguistics
- Humanities - Languages and Literatures - Specific Languages
- Humanities - Languages and Literatures - General Languages Studies
- Social Sciences - Educational Sciences
Languages
Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Portuguese (Mother tongue) | |||||
English | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) |
French | Advanced (C1) | Proficiency (C2) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) |
Spanish; Castilian | Intermediate (B1) | Advanced (C1) | Elementary (A2) | Advanced (C1) | Intermediate (B1) |
German | Elementary (A2) | Elementary (A2) | Elementary (A2) | Elementary (A2) | Beginner (A1) |
Chinese | Elementary (A2) | Elementary (A2) | Elementary (A2) | Elementary (A2) | Beginner (A1) |
Latin | Elementary (A2) | Elementary (A2) | Beginner (A1) |
Education
Degree | Classification | |
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2023 - 2023
Attended
|
Curso "Researching L2 speech perception and production in instructed SLA: tasks, measures and cognitive individual differences",
lecionado por Joan Carles Mora, no âmbito do "Lisbon Summer School in Linguistics" (Outros)
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
|
2023 - 2023
Attended
|
Curso "Mapping Educational Linguistics: research trends and methods", lecionado por Joana Batalha e Ana Luísa Costa, no âmbito
do "Lisbon Summer School in Linguistics" (Outros)
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
|
2021 - 2023
Attended
|
8 Webinares "Dar a Voz à Língua" com vários temas sobre ensino-aprendizagem de línguas-culturas online ou com recurso a tecnologias
digitais (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
|
|
2021 - 2021
Concluded
|
Formação "Microcredencial: Avaliação Digital das Aprendizagens" (1 ECTS) (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
|
20/20 |
2021 - 2021
Attended
|
Curso de formação "Modelos e Critérios de Avaliação da Produção e Interação Orais em PLE" (Outros)
Universidade de Lisboa, CAPLE, Portugal
|
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2020 - 2021
Concluded
|
Unidade Curricular Isolada "Educação Aberta a Distância" (6 ECTS) (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
|
17/20 |
2020 - 2020
Concluded
|
Webinares sobre o Ensino a Distância (Outros)
Leya Editora, Portugal
Porto Editora, Portugal Lidel Edições Técnicas Lda, Portugal |
|
2020 - 2020
Attended
|
Formação "Recursos Tecnológicos de Apoio ao Ensino" (Outros)
Centro de Estudos em Educação e Inovação da Universidade de Salamanca, Spain
|
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2016 - 2016
Concluded
|
Curso de Formadores para o Ensino à Distância (Outros)
Instituto Politécnico de Macau, China
Unidade de Ensino à Distância do Instituto Politécnico de Leiria, Portugal |
10/10 |
2013 - 2013
Concluded
|
Sessão de formação sobre as Metas Curriculares de Português para o 1.º Ciclo do Ensino Básico (Outros)
Ministério da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
|
2007 - 2012
Concluded
|
Linguística Educacional (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"Competência Metafonológica e Sistema Não Consonântico no Português Europeu: Descrição, Implicações e Aplicações para o Ensino
do Português como Língua Materna" (THESIS/DISSERTATION)
|
Aprovado com distinção e louvor (por unanimidade) |
2006 - 2007
Concluded
|
Sessões de formação contínua especializada no âmbito do Programa Nacional para o Ensino do Português – 1.º Ciclo do Ensino
Básico (Outros)
Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular , Portugal
|
|
2005 - 2005
Concluded
|
Certificado de Registo de Formador (Outros)
Major in Especialização em A46 Português/Língua Portuguesa; A57 Literaturas (Portuguesa); A61 Linguística; C05 Didáticas Específicas
(Português)
Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
|
|
2001 - 2004
Concluded
|
Linguística Portuguesa (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"A Proeminência Secundária no Português Europeu" (THESIS/DISSERTATION)
|
Muito Bom (por unanimidade) |
1999 - 2001
Concluded
|
Ramo de Formação Educacional (Especialização pós-licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
17 |
1995 - 1999
Concluded
|
Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Franceses (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
17 |
Affiliation
Science
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2007 - 2011 | Researcher (Research) | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal | ||
2002 - 2003 | Research Trainee (Research) | Fundação da Universidade de Lisboa, Portugal |
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2020/11/16 - Current | Assistant Professor (University Teacher) | Universidade Aberta Departamento de Humanidades, Portugal |
2015 - 2019 | Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) | Macau Polytechnic Institute, Macau SAR China |
2014 - 2015 | Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2013 - 2015 | Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
2007 - 2008 | Invited Assistant (Polytechnic Teacher) | Universidade Atlântica Escola Superior de Saúde Atlântica, Portugal |
2003 - 2007 | Assistant (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
Other Careers
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2019 - 2020 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Colégio Mira Rio, Portugal |
2012 - 2015 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Colégio Mira Rio, Portugal |
2000 - 2001 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola Secundária Braamcamp Freire - Pontinha, Portugal |
Positions / Appointments
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2023 - Current | Membro do Conselho Científico | Universidade Aberta, Portugal |
2022/10/01 - 2024/09/30 | Coordenadora do grupo el@n (Ensino de Línguas Online) – integrado no DH (Departamento de Humanidades) e no LE@D (Laboratório de Educação a Distância e ELearning - UID 4372/FCT) | Universidade Aberta, Portugal |
2015 - 2019 | Membro do Conselho Técnico-Científico | Instituto Politécnico de Macau, China |
2005 - 2005 | Secretária do Conselho Pedagógico | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
2005 - 2005 | Membro do Conselho Pedagógico | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
Others
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2019 - 2020 | Docência de PLE | Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras - Instituto de Cultura e Língua Portuguesa , Portugal |
2013 - 2017 | Avaliadora na equipa de Avaliação e Certificação de Manuais Escolares do 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
2012 - 2013 | Auxiliar Administrativa (subcontratada) | Accenture, Consultores de Gestão, S.A, Portugal |
2001 - 2002 | Auxiliar de Serviços Administrativos | Sociedade Operacional de Serviços Elétricos e Eletrónicos, Lda., Portugal |
2000 - 2000 | Tradutora | Letrário, Serviços de Consultoria e Revisão de Textos, Lda., Portugal |
1999 - 1999 | Tarefeira em projeto de investigação | Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal |
Projects
Grant
Designation | Funders | |
---|---|---|
2002 - 2003 | Compreender a fonologia: os constituintes fonológicos do português europeu
FCT/FEDER, POCTI/33277/LIN/2000
Research Fellow
Fundação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
Concluded
|
Contract
Designation | Funders | |
---|---|---|
2022 - 2025 | Centre and Periphery: Studies on Culture and Arts - Perspectives from the South
RP/FLT-10/2022
Researcher
Universidade Politécnica de Macau, China
|
Universidade Politécnica de Macau
Ongoing
|
2015/01 - 2023/12 | Centro de Linguística da Universidade de Lisboa
UID/LIN/00214/2013
UID/LIN/00214/2019
UIDB/00214/2020
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Centre for Studies in Education, Technologies and Health
UID/Multi/04016/2019
UID/CPO/04058/2019
UID/ELT/04188/2019
PROJ/IPV/ID&I/00
Universidade de Aveiro Unidade de Investigação em Governança Competitividade e Políticas Públicas, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal Instituto Politécnico de Viseu, Portugal Universidade de Aveiro, Portugal Instituto Politécnico de Viseu Centro de Estudos em Educação Tecnologia e Saúde, Portugal |
Caixa Geral de Depositos Fundação para a Ciência e a Tecnologia Concluded
|
2017 - 2019 | Recursos para a Aprendizagem do Português (RECAP)
Researcher
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
|
Fundação Calouste Gulbenkian ADFLUL - Associação para o Desenvolvimento da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras - Instituto de Cultura e Língua Portuguesa Concluded
|
2018 - 2018 | Conhecimentos de fonética e fonologia para professores de Português como Língua Estrangeira: sistematização e validação
Conhecimentos de fonética e fonologia
Principal investigator
Instituto Politécnico de Macau, China
|
Gabinete de Apoio ao Ensino Superior de Macau
Concluded
|
2017 - 2017 | Canções para ensinar fonética e produção oral do português europeu e do português brasileiro
Canções para ensinar fonética
Principal investigator
Instituto Politécnico de Macau, China
|
Gabinete de Apoio ao Ensino Superior de Macau
Concluded
|
2016 - 2016 | Fonética na música - validação de materiais didáticos para os níveis iniciais
Fonética na música
Principal investigator
Instituto Politécnico de Macau, China
|
Gabinete de Apoio ao Ensino Superior de Macau
Concluded
|
2014 - 2015 | Learner Corpus: da investigação ao ensino de Português Língua Estrangeira/Língua Segunda (LeCIEPLE)
Researcher
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
|
ADFLUL - Associação para o Desenvolvimento da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras - Instituto de Cultura e Língua Portuguesa Concluded
|
2008 - 2010 | Aquisição do português europeu: recursos e resultados linguísticos
Researcher
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Other
Designation | Funders | |
---|---|---|
2023/09/01 - 2025/09/30 | Exploração de "textos sonoros" digitais no Ensino de Línguas em Portugal (TxSon_PT)
Principal investigator
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Ongoing
|
2023/06/15 - 2025/09/30 | Literatura em formato digital no ensino de línguas em Portugal e no ensino do português no estrangeiro (LibriDig_PT)
Principal investigator
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Ongoing
|
Outputs
Publications
Book |
|
Book chapter |
|
Conference paper |
|
Conference poster |
|
Edited book |
|
Journal article |
|
Journal issue |
|
Online resource |
|
Preface / Postscript |
|
Report |
|
Thesis / Dissertation |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
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2024/11/22 | Treino da pronúncia com base em tecnologia digital: um estudo com as consoantes /t/ e /d/ do português europeu | IX Encontro de Pontos de Rede de Ensino de PLE na Ásia
Instituto Português do Oriente, Macau (Macau, China)
|
2024/10/25 | Erros ortográficos no 1.º ciclo do ensino básico: um estudo-piloto longitudinal | 40.º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade dos Açores (Ponta Delgada, Portugal)
|
2024/10/23 | O que são sons? – Dados sobre a competência metafonológica de futuros professores | 40.º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade dos Açores (Ponta Delgada, Portugal)
|
2024/09/27 | A pronúncia e a variação linguística em PLNM através da (audio)literatura | Colóquio Internacional “Tradição e inovação na cultura portuguesa. 50 anos de Estudos Lusófonos na Roménia”
Universidade de Bucareste (Bucareste, Romania)
|
2024/09/27 | Textos sonoros na didática de línguas estrangeiras em Portugal: algumas práticas, dificuldades e potencialidades | Colóquio Internacional “Tradição e inovação na cultura portuguesa. 50 anos de Estudos Lusófonos na Roménia”
Universidade de Bucareste (Bucareste, Romania)
|
2024/09/14 | A voz da literatura na aprendizagem da pronúncia: uma sequência didática com recurso a audiolivros | III Conference of the Association of Teachers and Researchers of Portuguese in the UK
Newcastle University (Newcastle University, United Kingdom)
|
2024/09/13 | O recurso a audiolivros e podcasts no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras: alguns resultados | III Conference of the Association of Teachers and Researchers of Portuguese in the UK
Newcastle University (Newcastle , United Kingdom)
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2024/06/28 | Uma “educação de qualidade” para os migrantes e o desenvolvimento da pronúncia | Conferência “De cada língua se constrói o futuro: a voz da sustentabilidade no ensino e aprendizagem das línguas”
Centro de Línguas e Cultura do Politécnico de Lisboa / Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (Lisboa, Portugal)
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2023/11/30 | Literatura em mp3 no ensino de uma língua estrangeira | 14.º webinar “Dar Voz à Língua”
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
|
2023/11/17 | Música para ensinar Fonética do Português a alunos chineses. Intervenção na mesa-redonda "Superando a barreira da língua: desafios dos materiais didáticos para línguas distantes" | II Encontro de Professores de Língua, Literaturas e Culturas Lusófonas na Coreia do Sul
Hankuk University of Foreign Studies (Seul, South Korea)
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2023/11/06 | B-learning e avaliação da produção e interação orais no Português Língua Estrangeira | 3.º Congresso Internacional “Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas (iTel2023)”
Universidade Aberta, Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2023/11/06 | Literatura em mp3 para aprender uma língua estrangeira: estudo exploratório | 3.º Congresso Internacional “Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas (iTel2023)”
Universidade Aberta, Lisboa (Lisboa, Portugal)
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2023/10/26 | A aquisição da assimilação de vozeamento da fricativa em coda no português por aprendentes chineses | XXXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
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2023/10/26 | Aquisição das vogais médias do português na China: alguns dados sobre a perceção | XXXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
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2023/10/17 | A produção de vogais não-centrais médias e baixas em aprendentes chineses de português como língua estrangeira: revisitação de dados | 1.º Fórum Internacional das Línguas Chinesa e Portuguesa
Universidade de Macau (Macau, China)
|
2023/10/17 | A aquisição da assimilação de vozeamento da fricativa em coda no português por aprendentes chineses: resultados preliminares | 1.º Fórum Internacional das Línguas Chinesa e Portuguesa
Universidade de Macau (Macau, China)
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2023/07/13 | Preliminary results on the acquisition of Portuguese voicing assimilation in coda fricative by Chinese learners | L2 Portuguese @ Lancaster (L2P@L 2023)
Lancaster University (Lancaster, United Kingdom)
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2023/07/13 | Acquisition of Portuguese mid vowels by Chinese Mandarin native speakers: some data on perception | L2 Portuguese @ Lancaster (L2P@L 2023)
Lancaster University (Lancaster, United Kingdom)
|
2023/06/06 | As humanidades e a tecnologia podem ajudar os migrantes a melhorar a pronúncia... e a integração em Portugal | I Congresso Internacional de Humanidades UAb
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
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2023/05/26 | Domínio do Português em alunos de licenciatura em Gestão em Moçambique: resultados preliminares sobre a sua escrita académica | MeetUp 23. 2.º Encontro de Investigadores do LE@D – Inovação e Ciência
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
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2023/05/26 | "Textos sonoros" digitais no Ensino de Línguas em Portugal: construção de um projeto de investigação | MeetUp 23. 2.º Encontro de Investigadores do LE@D – Inovação e Ciência
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
|
2023/01/27 | Ensino da pronúncia do francês a aprendentes portugueses: alguns princípios e exemplos | 30e Congrès APPF (Associação Portuguesa de Professores de Francês)
Nova FCSH (Lisboa, Portugal)
|
2023 | Desenvolver a pronúncia do português europeu com recursos digitais: sequências de treino para três áreas críticas | 1.º Fórum Internacional das Línguas Chinesa e Portuguesa
Universidade de Macau (Macau, China)
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2022/11/12 | Helping migrants to improve their pronunciation skills | The 4th International Conference on Literature, Linguistics, and Language Teaching (ICoLLiTec)
Universitas Pamulang (South Tangerang City / online, Indonesia)
|
2022/10/26 | Que competência metalinguística avaliamos nos exames de Português? | XXXVIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
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2022/10/08 | Looking for a mobile app to improve pronunciation in European Portuguese | First International Conference Language MOOCs and OERs: new trends and challenges
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
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2022/06/24 | Altos e baixos vocálicos: ensinando vogais portuguesas a alunos chineses | De cada língua se ouvem outras: o ensino de línguas estrangeiras em Portugal e no mundo
Centro de Línguas e Cultura do Politécnico de Lisboa (Lisboa [online], Portugal)
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2022/06/17 | Misspellings in Portuguese typically developing writers: a pilot-study | 13th ARLE Conference
Universidade do Chipre (Nicósia / online, Cyprus)
|
2022/06/14 | App and Classroom instruction for better pronunciation: some results | International Conference In Information Technology & Educations - ICITED¿22
ESPM - Higher School of Advertising and Marketing, Rio de Janeiro, Brasil & Fafe, Portugal (online, Brazil)
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2022/06/09 | Tratamento de dados quantitativos na área do Português: exemplos com SPSS | Escola de Verão do Doutoramento em Português
Universidade Politécnica de Macau (Macau / online, China)
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2021/11/30 | Português de Viva Voz / Portuguese Live: strengths and challenges of teaching a non-native language online | 2.º Congresso Internacional “Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas (iTel2021)”
Universidade Aberta (Lisboa / online, Portugal)
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2021/11/16 | A pronúncia de línguas não maternas no ensino a distância: uma proposta para o Português (e não só) | V Bienal STEM+L
Universidade Pedagógica de Maputo, Faculdade de Ciências Naturais e de Matemática (Maputo, Mozambique)
|
2021/10/28 | Vogais Orais Tónicas em Aprendentes Chineses com Proficiência Intermédia-Alta no Português Europeu: Alguns resultados | XXXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra [online], Portugal)
|
2021/10/28 | Mesa-Redonda. Aquisição de L2 - Fonologia | XXXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra [online], Portugal)
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2021/10/28 | Aquisição das vogais médias do português na China: Os desafios de um desenho experimental [póster apresentado online, com interação síncrona] | XXXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra [online], Portugal)
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2021/09/23 | Ensinar e aprender pronúncia de línguas estrangeiras online | 1.º webinar “Dar Voz à Língua”
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
|
2021/07/15 | FunEasyLearn: An App for Learning Pronunciation? | International Conference In Information Technology & Educations – ICITED’21
Institute of Higher Studies of Fafe, Portugal (Fafe / online, Portugal)
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2021/06/25 | Pronúncia de uma língua estrangeira: O desafio de ensiná-la a distância | Aprender Línguas Estrangeiras em Tempo de Pandemia: Desafios e Oportunidades
Centro de Línguas e Cultura do Politécnico de Lisboa (Lisboa [online], Portugal)
|
2021/06/18 | Combining mobile app use and classroom instruction for a better pronunciation [póster apresentado online, com interação síncrona] | 2021 Virtual Pronunciation in Second Language Learning and Teaching (PSLLT) Conference
Brock University (St. Catharines [online], Canada)
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2021/06/16 | Ensino de pronúncia através de canções: Análise de material didático à luz de um modelo orientador | III Simpósio Internacional sobre o Ensino de Português como Língua Adicional
Universidade de Coimbra (Coimbra / online, Portugal)
|
2020/11/13 | O acento de palavra do PLE em aprendentes chineses: alguns contributos e investigação futura | I Phonoshuttle Opo-Lis. Ponte aérea de Fonologia
Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa / Porto [online], Portugal)
|
2019/09/12 | Annotation of phonetic errors in Portuguese L2 texts | 5th Learner Corpus Research Conference
The Institute of Applied Linguistics, University of Warsaw (Varsóvia (apresentado pela 1.ª autora), Poland)
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2019/07/26 | Performance in Lexical Stress in Portuguese as a Foreign Language: some results and their didactic implications | Linguistic Association of Canada and the United States - 2019 LACUS Conference
University of Waterloo (Waterloo, Canada)
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2019/07/05 | Aspectos da fonética e fonologia do PE e o seu domínio entre os professores de PLE na China | V Fórum Internacional de Ensino e Estudos de Língua Portuguesa na China
Universidade de Estudos Internacionais de Guangdong (Guangdong, China)
|
2019/07/05 | O contributo de uma App para o ensino da pronúncia e da compreensão oral | V Fórum Internacional de Ensino e Estudos de Língua Portuguesa na China
Universidade de Estudos Internacionais de Guangdong (Guangdong, China)
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2019/06/02 | Using an app for improving pronunciation and listening comprehension | Japan Association for Language Teaching, SIG for Computer-Assisted Language Learning / JALTCALL 2019
Foreign Language Center, Aoyama Gakuin University (Tóquio, Japan)
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2018/11/26 | One classroom, two approaches to pronunciation teaching, and students' views | Applied Linguistics Association Australia / ALAA 2018
University of Wollongong (Wollongong, Australia)
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2018/11/25 | Teaching lexical stress: insights drawn from performance data | 3rd Pronunciation Symposium
University of Wollongong (Wollongong, Australia)
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2018/11/06 | Construção participada de materiais didáticos: linhas de orientação a partir de duas perspetivas | Colóquio "Produção de materiais didáticos para o ensino de PLE no contexto da China e Ásia-Pacífico"
Instituto Politécnico de Macau (Macau, China)
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2018/09/13 | On the production of European Portuguese onset clusters by Chinese learners [trabalho apresentado pelo 1.º autor] | The XIth International Conference on Third Language Acquisition and Multilingualism
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
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2018/09/05 | On the Acquisition of European Portuguese liquid consonants by Chinese learners [póster apresentado pelo 1.º autor] | EuroSLA 28
Universidade de Münster (Münster, Germany)
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2018/05/24 | On the acquisition of European Portuguese liquid consonants by Chinese learners [trabalho apresentado pelo 1.º autor] | 26th Manchester Phonology Meeting
Hulme Hall (Manchester, United Kingdom)
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2018/05/10 | Promoção da competência metafonológica: um complemento no ensino da pronúncia | Confluências em língua portuguesa: Linguística, Literatura e Tradução – Congresso Internacional
Universidade de Macau (Macau, China)
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2018/05/10 | Instrução explícita para o aperfeiçoamento da produção das consoantes líquidas do português europeu por aprendentes chineses | Confluências em língua portuguesa: Linguística, Literatura e Tradução – Congresso Internacional
Universidade de Macau (Macau, China)
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2017/12/15 | O potencial das canções no ensino da pronúncia: um cruzamento relevante para o ensino de PLE na China | Crossings III: Brasil, Portugal e Grande China em movimento
Universidade de Macau (Macau, China)
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2017/11/27 | Pronunciation of plosives and fricatives by Chinese learners of Portuguese: data and didactic implications | The Applied Linguistics Conference (ALANZ / ALAA / ALTAANZ)
Auckland University of Technology (Auckland, Australia)
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2017/10/24 | O contributo dos manuais de Português para práticas de leitura literária - percursos de análise no 1.º CEB [trabalho apresentado pela 1.ª autora] | VI Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa
Escola Superior de Educação de Santarém (Santarém, Portugal)
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2017/09/27 | A aquisição das consoantes laterais do português europeu por aprendentes chineses [trabalho apresentado pelo 1.º autor] | XXXIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2017/07/24 | A produção de vogais em contexto de processo de redução vocálica em aprendentes chineses | XII Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas
Instituto Politécnico de Macau (Macau, China)
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2017/07/24 | A aquisição das consoantes líquidas do português europeu em coda por aprendentes chineses | XII Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas
Instituto Politécnico de Macau (Macau, China)
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2017/07/12 | Da literatura às representações culturais: um caminho em construção [trabalho apresentado pela 1.ª autora] | Congresso Internacional Itinerâncias: textos, mediações e transculturações
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
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2017/07/08 | Validação de materiais para uma melhor interação em aula | IV Fórum Internacional do Ensino de Língua Portuguesa na China
Universidade de Comunicação da China (Pequim, China)
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2017/07/08 | Experiência(s) no ensino da pronúncia a aprendentes chineses | IV Fórum Internacional do Ensino de Língua Portuguesa na China
Universidade de Comunicação da China (Pequim, China)
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2017/03/28 | Representações culturais da Lusofonia a partir de Macau | Lusofonia, Utopia Criadora? Congresso Internacional Filosofia e Literatura: Entre Portugal e Macau
Instituto Politécnico de Macau / Universidade de Macau / Universidade de São José (Macau, China)
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2016/11/14 | Ensino da pronúncia: a altura de vogal. Intervenção na mesa-redonda “Como se ensina a escrever e a falar em PLE?” | Colóquio Diálogos entre Língua(s), Literatura(s) e Cultura(s) no ensino e na tradução do Português e do Chinês
Instituto Politécnico de Macau (Macau, China)
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2016/11/09 | Pontes entre os aprendentes chineses e o ensino de PLE [trabalho apresentado via Skype] | Conferência Internacional Pontes Europa – China
Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
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2016/08/18 | As vogais do português entre aprendentes chineses e suas implicações no desenvolvimento de um programa de português | V EMEP - Encontro Mundial sobre o Ensino de Português
Universidade da Califórnia, Berkeley (Berkeley, United States)
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2016/07/01 | A oralidade vista a partir dos manuais de Português do Ensino Básico [trabalho apresentado pelo 1.º autor] | 1.º Encontro Temático APL/ESE / 8.º Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa , Portugal)
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2016/04/08 | Perfil do aprendente chinês de PLE: algumas propriedades fonéticas | Conferência Internacional: Ensino e Aprendizagem de Português como Língua Estrangeira
Universidade de Macau (Macau, China)
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2015/12/11 | O uso de vogais ortográficas por aprendentes de português como língua estrangeira: unidade na diversidade [trabalho apresentado pela 2.ª autora] | III Jornadas de PLE: Aquisição e Didática
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
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2015/11/05 | O uso de vogais ortográficas por aprendentes de português como língua estrangeira: unidade na diversidade | Congresso Internacional "Língua Portuguesa: Unidade na diversidade. Cultura, Literatura, História, Linguística, Tradução e
Ensino"
Universidade Marie Curie-Sklodowska (Lublin, Poland)
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2015/11/05 | Manuais escolares de Português: cenários didáticos de Educação Literária a partir das Metas Curriculares | Congresso Internacional "Língua Portuguesa: Unidade na diversidade. Cultura, Literatura, História, Linguística, Tradução e
Ensino"
Universidade Marie Curie-Sklodowska (Lublin, Poland)
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2015/10/16 | O uso de vogais ortográficas por aprendentes de português como língua estrangeira: unidade na diversidade | Workshop Learner Corpus: da construção de um corpus à análise de dados de PL2
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
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2015/06/03 | Literary texts included in textbooks of Portuguese and literacies in L1 education [trabalho apresentado pela 1.ª autora] | 10th IAIMTE (International Association for the Improvement of Mother Tongue Education) / 1st ARLE (Association for Research
in L1 Education) conference - Languages, Literatures & Literacies
University of Southern Denmark (Odense, Denmark)
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2015/06/03 | Assessment of the impact of the Common Core State Standards on primary school textbooks of Portuguese [trabalho apresentado pela 1.ª autora] | 10th IAIMTE (International Association for the Improvement of Mother Tongue Education) / 1st ARLE (Association for Research
in L1 Education) conference - Languages, Literatures & Literacies
University of Southern Denmark (Odense, Denmark)
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2014/07/01 | Phonological awareness after Portuguese secondary schooling: some results and "challenges" | International Conference of the Association for Language Awareness 2014 – Language Awareness: Achievements and Challenges
Hedmark University College (Hamar, Norway)
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2014/04/03 | The Phonological awareness between grade 5 and college in Portuguese students [póster] | Workshop on Late Stages in Speech and Communication Development
Chandler House do University College London (Londres, United Kingdom)
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2013/10/23 | Conhecimento metafonológico em alunos do Ensino Superior: resultados e respetivas implicações didáticas | XXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
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2013/06/17 | Competência metafonológica e sistema não consonântico no português europeu: descrição, implicações e aplicações ao ensino do português como língua materna | 14.ª edição do Quid Novi? – Ponto de Encontro de Investigações Recentes em Linguística
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
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2013 | Competência metafonológica e sistema não consonântico no português europeu: descrição, implicações e aplicações ao ensino do português como língua materna | 14.ª edição do Quid Novi? – Ponto de Encontro de Investigações Recentes em Linguística
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
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2010/10/18 | Contributos para o controlo de variáveis linguísticas na avaliação da consciência fonológica | Colóquio Leitura: Investigação e Ensino
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
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2010/07/25 | Linguistic properties and phonological awareness in middle and secondary schooling | 10th International Conference of the Association for Language Awareness
University of Kassel (Kassel, Germany)
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2009/10/22 | Processos fonológicos e consciência linguística: estudo-piloto com alunos do 1.º ano do Ensino Superior | XXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
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2009/10/08 | A influência de propriedades fonológicas na segmentação: estudo piloto com alunos do 5.º e do 10.º ano de escolaridade | Encontro Internacional de Jovens Investigadores IV Fórum de Partilha Linguística
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
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2009/10/01 | Awareness of segments and phonological processes in college students: some results and educational implications [póster] | First International Workshop on Education, Cognition and Neuroscience
Facoltà di Scienze Cognitive da Universidade de Trento (Rovereto, Italy)
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2009/03/13 | Explicitação do conhecimento fonológico em Língua Materna | 8.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
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2008/07/14 | O nível de consciência fonológica em adultos com e sem treino em análise segmental [póster] | Encontro Internacional de Jovens Investigadores III Fórum de Partilha Linguística
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Portugal)
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2008/03/27 | Phonological awareness in Portuguese college students [póster] | 7th International Conference of the British Dyslexia Association
Harrogate Conference Centre (Harrogate , United Kingdom)
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2007/10/01 | Níveis de consciência fonológica em estudantes do Ensino Superior: um estudo-piloto | XXIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística (2007)
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
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2005/09/28 | A Proeminência secundária rítmica no português europeu: uma proposta | XXI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
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2005/06/20 | Some questions on secondary prominence in European Portuguese [póster] | Phonetics and Phonology in Iberia 2005
Universitat Autònoma de Barcelona (Barcelona, Spain)
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2004/10/13 | Léxico de alguns adolescentes da zona de Lisboa | XX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
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2003/10/01 | Questões sobre acento(s) não-primário(s) no PE | XIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
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2003/06/11 | The Perception of word primary stress in European Portuguese | Phonetics and Phonology in Iberia Conference 2003
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
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Supervision
Thesis Title Role |
Degree Subject (Type) Institution / Organization |
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2023 - Current | As crenças e práticas dos professores de PLE sobre o ensino de produção, interação e mediação orais: um estudo de caso na
China (coorientador: Jorge Pinto)
Supervisor
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Doutoramento em Didática das Línguas – Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global (PhD)
Universidade Aberta, Portugal
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2022 - Current | A Abordagem Baseada na Resolução de Problemas no Ensino de Português Língua Estrangeira: Aplicação no Desenvolvimento da Produção
e Interação Orais (coorientador: Rui Ramos)
Supervisor
|
Doutoramento em Didática das Línguas – Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global (PhD)
Universidade Aberta, Portugal
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2022 - Current | Domínio do Português em alunos de Gestão em Moçambique: perceções e desempenhos na escrita académica (coorientador: Paulino
Fumo)
Supervisor
|
Doutoramento em Didática das Línguas – Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global (PhD)
Universidade Aberta, Portugal
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2022 - 2024/11/14 | Aquisição do processo de assimilação do vozeamento da fricativa /s/ em Português Europeu por aprendentes chineses (coorientador:
Chao Zhou)
Supervisor of Xinyan Wang
|
Mestrado em Linguística (Master)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
|
2022 - 2024/07/18 | O impacto dos livros orientados para a alfabetização na aquisição e desenvolvimento da leitura e do vocabulário em Português
Língua Não Materna
Supervisor of Nelson Ferreira Azevedo
|
Mestrado em Português Língua Não Materna (Master)
Universidade Aberta, Portugal
|
2022 - 2024/06/14 | Treino fonético de alta variabilidade e aquisição das consoantes /t/ e /d/ do português europeu por aprendentes chineses
Supervisor of Liliana Marisa Andrade Rodrigues
|
Mestrado em Português Língua Não Materna (Master)
Universidade Aberta, Portugal
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2022 - 2023 | Tutoria do trabalho final: "As crenças e práticas pedagógicas dos professores de PLE sobre o ensino da produção oral: um estudo
de caso na China"
Supervisor
|
Trabalho Final do Doutoramento em Didática das Línguas – Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global (Other)
Universidade Aberta, Portugal
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2021 - 2021 | Tutoria do trabalho final: "A Abordagem Baseada na Resolução de Problemas no Ensino de Português Língua Estrangeira: Aplicação
no Desenvolvimento da Produção e Interação Orais"
Supervisor
|
Trabalho Final do Doutoramento em Didática das Línguas ¿ Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global (Other)
Universidade Aberta, Portugal
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2019 - 2021 | Aquisição da Altura em vogais orais tónicas por Falantes Chineses Aprendentes do Português Europeu como Língua Segunda (orientadora:
Maria João Freitas)
Supervisor of Hongrui Duan
|
Linguística (Master)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2017 - 2017 | Participação no Concurso Mundial de Tradução Chinês-Português
Supervisor of Zhou Fang, Zhao Xiaomin
|
Instituto Politécnico de Macau, China
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2016 - 2017 | Contributo para o estudo da aquisição das consoantes líquidas do português europeu por aprendentes chineses (orientadora:
Maria João Freitas)
Co-supervisor of Chao Zhou
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Linguística (Master)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2015 - 2016 | Prática de ensino supervisionada e o uso de contos de tradição oral no desenvolvimento da oralidade: um estudo de caso em
contexto de 1.º CEB (orientadora: Isabel Aires de Matos)
Co-supervisor
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
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2014 - 2015 | Prática de ensino supervisionado e desenvolvimento da linguagem oral: um estudo de caso em contexto de educação pré-escolar
(orientadora: Isabel Aires de Matos)
Co-supervisor of Diana Fumega
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2014 - 2015 | Eficácia de diferentes estratégias no ensino do léxico em português língua não materna na educação pré-escolar: estudo de
caso (orientadora: Isabel Aires de Matos)
Co-supervisor of Rita Sousa
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
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Event organisation
Event name Type of event (Role) |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2024 - 2025 | 4.º Congresso Internacional Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas (2024/11/05 - 2025/11/06)
Congress (Member of the Organising Committee)
|
El@n | Ensino de Línguas Online, Portugal Universidade Aberta, Portugal |
2024 - 2025 | II Congresso Internacional de Humanidades UAb (2024/06/04 - 2025/06/06)
Congress (President of the Organising Committee)
|
Universidade Aberta Departamento de Humanidades, Portugal |
2024 - 2025 | II Jornadas de Estudos Portugueses (2024/03/25 - 2025/03/26)
Congress (Member of the Organising Committee)
|
Universidade Aberta Departamento de Humanidades, Portugal |
2024 - 2024 | 40.º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística (2024/10/23 - 2024/10/25)
Congress (Member of the Organising Committee)
|
Associação Portuguesa de Linguística, Portugal |
2024 - 2024 | Jornada “Variação Linguística, Educação e Cidadania” (2024/06/03 - 2024/06/03)
Meeting
|
Associação Portuguesa de Linguística, Portugal Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal |
2024 - 2024 | Dia das Línguas 2024 (2024/10/17 - 2024/10/17)
Other (Member of the Organising Committee)
|
Universidade Aberta, Portugal El@n | Ensino de Línguas Online, Portugal |
2023 - 2023 | 3.º Congresso Internacional Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas (2023)
Congress (President of the Organising Committee)
|
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal El@n | Ensino de Línguas Online, Portugal |
2023 - 2023 | XXXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística (2023)
Congress (Member of the Organising Committee)
|
Associação Portuguesa de Linguística, Portugal |
2021 - 2021 | 2.º Congresso Internacional Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas (2021)
Congress (Member of the Organising Committee)
|
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal El@n | Ensino de Línguas Online, Portugal |
2019 - 2019 | Moderação da sessão de comunicações "Ensino de Português Língua Estrangeira (III)" no V Fórum Internacional de Ensino e Estudos
de Língua Portuguesa na China (2019 - 2019)
Conference (Other)
|
Universidade de Estudos Internacionais de Guangdong, China |
2018 - 2019 | Congresso Internacional "Macau e a Língua Portuguesa: Novas Pontes a Oriente" (2019)
Conference (Member of the Organising Committee)
|
Instituto Politécnico de Macau, China |
2018 - 2018 | Moderação da conferência do Prof. Doutor Rod Ellis intitulada "Using tasks in language teaching" no Colóquio "Produção de
Materiais Didáticos para o Ensino de PLE no Contexto da China e Ásia-Pacífico" (2018 - 2018)
Conference (Other)
|
Instituto Politécnico de Macau, China |
2017 - 2018 | Colóquio "Produção de materiais didáticos para o ensino de PLE no contexto da China e Ásia-Pacífico" (2018)
Conference (Member of the Organising Committee)
|
Instituto Politécnico de Macau, China |
2017 - 2017 | 4.º Curso de Verão em Português no IPM (2017 - 2017)
Seminar (Member of the Organising Committee)
|
Instituto Politécnico de Macau, China |
2015 - 2015 | Comemorações do Dia da Poesia (2015 - 2015)
Other (Member of the Organising Committee)
|
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
2014 - 2014 | II JOEL – II Jornada Internacional de Estudos sobre o Espaço Literário (2014)
Conference (Member of the Organising Committee)
|
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
2006 - 2006 | Moderação da conferência “Diversidade linguística na escola portuguesa”, proferida pela Prof.ª Doutora Maria Helena Mira Mateus,
no âmbito das Comemorações do XXIII Aniversário da ESEV (2006 - 2006)
Conference (Other)
|
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
2004 - 2005 | I Congresso dos Alunos da ESEV no âmbito das Comemorações do XXII Aniversário da ESEV: (CON)VIVER na ESEV (2005)
Congress (Member of the Organising Committee)
|
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
2004 - 2005 | Comemorações do XXII Aniversário da ESEV: (CON)VIVER na ESEV (2005 - 2005)
Other (Member of the Organising Committee)
|
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
Event participation
Activity description Type of event |
Event name Institution / Organization |
|
---|---|---|
2016 - 2016 | Gravação de materiais áudio para o manual "Português Global 4" (de Carla Oliveira e Luísa Coelho, editora IPM)
Other
|
Instituto Politécnico de Macau, China
|
2016 - 2016 | Formação de Professores de Português como Língua Estrangeira
Seminar
|
Universidade de Macau, China
|
2009 - 2009 | Contribuições da teoria fonológica para o tratamento das alterações da linguagem
Conference
|
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2008 - 2008 | Teoria fonológica e terapia da fala
Seminar
|
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2007 - 2007 | Conferência Internacional sobre o Ensino do Português
Conference
|
Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular , Portugal
|
2006 - 2006 | Diversidade Linguística na Escola Portuguesa (Prof.ª Doutora Maria Helena Mira Mateus)
Conference
|
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2006 - 2006 | Perturbações Específicas do Desenvolvimento da Linguagem
Workshop
|
Oficina Didática , Portugal
|
2005 - 2005 | Tecnologias e Necessidades Educativas Especiais
Round table
|
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
Jury of academic degree
Topic Role |
Candidate name (Type of degree) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2024/12/13 | Contributos da Leitura de Textos Literários na Educação para o Pensamento Crítico: Estudo de Caso Aplicado aos Níveis Intermédios
a Avançados (B2-C2) em Português Língua Estrangeira
President of the jury
|
Daniel André Marques Ferreira (Other)
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade Aberta, Portugal |
2024/12/03 | Análise das produções de contrastes fonémicos de português por nativos de inglês em diferentes tarefas
(Thesis) Main arguer
|
Erica Sofia Victor Botequilha (Master)
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2024/11/14 | Aquisição do processo de assimilação do vozeamento da fricativa /s/ em Português Europeu por aprendentes chineses
Supervisor
|
Xinyan Wang (Master)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
|
2024/07/18 | O impacto dos livros orientados para a alfabetização na aquisição e desenvolvimento da leitura e do vocabulário no ensino
de Português Língua Não Materna
Supervisor
|
Nelson Ferreira Azevedo (Master)
Universidade Aberta Departamento de Humanidades, Portugal
|
2024/06/14 | Treino fonético de alta variabilidade e aquisição das consoantes /t/ e /d/ do português europeu por aprendentes chineses
Supervisor
|
Liliana Marisa Andrade Rodrigues (Master)
Universidade Aberta Departamento de Humanidades, Portugal
|
2024/06/07 | Língua Portuguesa: Avaliação de Aprendizagens no contexto da CPLP
President of the jury
|
Teresa Alexandra de Almeida Oliveira Matos (Master)
Universidade Aberta Departamento de Humanidades, Portugal
|
2024/01/26 | Assessing the Content and face Validity of Portuguese language Summative Examinations: A comparative study of Lagos State
University (LASU) and Obafemi Awolowo University (OAU) Ife, Nigeria
President of the jury
|
Chukwuedo Monday Okwuokei (Other)
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade Aberta, Portugal |
2024/01/08 | Perceção de acento e redução vocálica na aquisição fonológica em PL2. Implicações para a prática pedagógica
(Thesis) Arguer
|
Gabriela Pereira Tavares (PhD)
Universidade Aberta, Portugal
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2024/01/04 | Aprendizagem da leitura e da escrita do Português em Moçambique: estratégias metodológicas para o desenvolvimento da consciência
fonológica e metafonológica nas classes iniciais
(Thesis) Main arguer
|
Óscar Rosário Jorge Daniel (PhD)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2023/11/14 | Desenvolvimento de Plataforma Digital para o Ensino de Português como Língua de Acolhimento
(Thesis) Main arguer
|
Nelia Yaremenko (Master)
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023/10/11 | A Influência da Motivação na Aprendizagem do Português Língua Estrangeira por Falantes Chineses
(Thesis) Main arguer
|
Tianyi Gao (Master)
Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas, Universidade do Minho, Portugal
|
2023/07/25 | Ensino de Português do Nível A2 como Língua Não Maternal para Adultos Chineses em Ambientes Virtuais
(Thesis) Main arguer
|
Mingji Bi (Other)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2023/07/20 | A oralidade é o caminho: Ensino e Aprendizagem da Oralidade em sala de aula de Português Brasileiro L1
(Thesis) Arguer
|
Marília Carvalho Batista (Other)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
|
2023/05/02 | Materiais de PLE para fins profissionais: Proposta didática para a área empresarial
(Thesis) Arguer
|
Ana Cristina de Oliveira Dias (PhD)
Universidade Aberta, Portugal
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2023/03/13 | Desenvolvimento da Produção e Interação Orais: O Trabalho com os Géneros Textuais no Português Língua Materna e no Francês
Língua Estrangeira
(Thesis) Main arguer
|
Beatriz Duarte Silva Carvalho (Master)
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023/01/30 | As crenças e práticas pedagógicas dos professores de PLE sobre o ensino da produção oral: um estudo de caso na China
(Thesis) Arguer
|
Zou Sumei (Other)
Universidade Aberta, Portugal
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2022/10/06 | NÃO ESCREVEMOS COMO FALAMOS! Concepção de um curso online para o desenvolvimento da competência escrita para preparação para
o DIPLE
President of the jury
|
Liliana Isabel da Cunha Soares (Master)
Universidade Aberta, Portugal
|
2022/03/23 | O uso de materiais autênticos com estudantes A1 no ensino de português língua não materna para fins específicos
(Thesis) Main arguer
|
Pedro Miguel Branco Caeiro (PhD)
Universidade Aberta, Portugal
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2021/12/16 | Acquisition of Phonologically Weak Function Words in L2 English by Speakers of L1 Brazilian and European Portuguese
(Thesis) Arguer
|
Natalia Parush Aguiar (Master)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
|
2021/11/25 | A Abordagem Baseada na Resolução de Problemas no Ensino de Português Língua Estrangeira: Aplicação no Desenvolvimento da Produção
e Interação Orais
(Thesis) Arguer
|
Liliana Isabel da Cunha Soares (Other)
Universidade Aberta, Portugal
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2021/07/23 | Consciência Fonológica em idade Pré-Escolar e no 1.º ano de escolaridade
(Thesis) Main arguer
|
Catarina Alexandra Santos Almeida (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2021/07/05 | Ensino de português como língua estrangeira na China no contexto da Internet
(Thesis) Arguer
|
Zou Sumei (Other)
Universidade Aberta, Portugal
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2020/12/17 | Quadro Interativo Multimédia (QIM) no Ensino de Oralidade em Português como Língua Estrangeira na China
(Thesis) Arguer
|
Zou Sumei (Other)
Universidade Aberta, Portugal
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2015 | A consciência sintática em alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico
(Thesis) Main arguer
|
Tatiana Pereira Rodrigues (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2015 | A escrita criativa como meio de redução dos erros ortográficos
(Thesis) Main arguer
|
Patrícia Nunes Pedro (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2015 | O contributo da exploração de histórias para a aprendizagem da leitura e da escrita
(Thesis) Main arguer
|
Kátia Coelho Santos (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2015 | O contributo da consciência morfológica para a diminuição dos erros ortográficos
(Thesis) Main arguer
|
Renata Porfírio da Cunha (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2015 | O desenvolvimento do gosto pela escrita no 1.º ciclo do Ensino Básico
(Thesis) Main arguer
|
Ana Rita Nunes Santos (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2015 | O treino da consciência intrassilábica para a melhoria da ortografia. Estudo centrado nos ataques ramificados
(Thesis) Main arguer
|
Patrícia Alexandra de Oliveira Santos (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2015 | A importância da oralidade e da escrita em contexto pré-escolar
(Thesis) Main arguer
|
Ana Catarina Tarré Simões Pedro (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2015 | Eficácia de diferentes estratégias no ensino do léxico em Português Língua não Materna na Educação Pré-Escolar: estudo de
caso
Supervisor
|
Rita Sousa (Master)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2014 | Desenvolvendo a oralidade no jardim de infância
(Thesis) Main arguer
|
Ana Catarina Barreto Vieira (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2014 | Estratégias para desenvolver a linguagem oral no pré-escolar
(Thesis) Main arguer
|
Andreia Filipa Jesus Pinto (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2014 | As Histórias como estímulo para a descoberta da leitura e da escrita
(Thesis) Main arguer
|
Mónica Paula Mota Santos (Master)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2013 | Caraterização do nível de consciência fonológica em crianças de idade pré-escolar. Contributo para a validação de um instrumento
de avaliação
(Thesis) Main arguer
|
Célia Ferreira Antunes (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Educação, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2013 | Caraterização do nível de consciência fonológica em crianças de idade escolar. Contributo para a validação de um instrumento
de avaliação
(Thesis) Main arguer
|
Gina Alexandra Vinagre Leitão (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Educação, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Conference scientific committee
Conference name | Conference host | |
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2024 - 2025/04/25 | New Sounds 2025 - The 11th International Symposium on the Acquisition of Second Language Speech | Universidade de Toronto, Canadá |
2024 - 2025 | Congresso Internacional “Português como Língua Global” | Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria |
2024 - 2024 | 40.º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística | Universidade dos Açores, Ponta Delgada |
2024 - 2024 | III Conferência TROPO UK | Universidade de Newcastle |
2024 - 2024 | Conferência “De cada língua se constrói o futuro: a voz da sustentabilidade no ensino e aprendizagem das línguas” | Centro de Línguas e Cultura do Politécnico de Lisboa / Instituto Superior de Engenharia de Lisboa |
2024 - 2024 | XVIII Fórum de Partilha Linguística 2024 | NOVA FCSH |
2023 - 2023 | 3.º Congresso Internacional "Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas" (iTel2023) | Universidade Aberta / online |
2023 - 2023 | XVII Fórum de Partilha Linguística 2023 | NOVA FCSH, Lisboa |
2023 - 2023 | Bienal STEM+L 2023 | Osuwela ONG Moçambique, UNESCO, UPM, Maputo, Moçambique |
2022 - 2022 | XXXVIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística | Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa |
2022 - 2022 | I Conferência Internacional LMOOC4Slav | Faculdade de Letras da Universidade do Porto |
2022 - 2022 | De cada língua se ouvem outras: o ensino de línguas estrangeiras em Portugal e no mundo | Centro de Línguas e Cultura do Politécnico de Lisboa, online |
2021 - 2021 | 2.º Congresso Internacional “Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas” (iTel2021) | Universidade Aberta, online |
2021 - 2021 | XXXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística | Online |
2020 - 2020 | XXXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística | Online |
2019 - 2019 | Congresso Internacional "Macau e a Língua Portuguesa: Novas Pontes a Oriente" | Instituto Politécnico de Macau e Instituto Português do Oriente |
2019 - 2019 | XXXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística | Universidade do Minho |
2018 - 2018 | XXXIV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística | Universidade Aberta, Lisboa |
2017 - 2017 | XXXIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística | Universidade de Évora |
2017 - 2017 | VI EMEP - Encontro Mundial sobre o Ensino de Português & I Simpósio de Português Língua de Herança | Florida International University, Estados Unidos |
2017 - 2017 | 2.º Encontro "Imaginários Iluminados: era uma vez… a literatura para a infância em português" | Escola Superior de Educação de Viseu |
2016 - 2016 | 1.º Encontro "Imaginários Iluminados: era uma vez… a literatura para a infância em português" | Escola Superior de Educação de Viseu |
2015 - 2015 | XXXI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística | Universidade do Minho |
2014 - 2014 | XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística | Faculdade de Letras da Universidade do Porto |
2013 - 2013 | XXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística | Universidade de Coimbra |
Consulting
Activity description | Institution / Organization | |
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2023 - 2023 | Parecer sobre o Relatório de Progresso de Tese de Doutoramento em Linguística, área de Linguística e Ensino da Língua, de Julie Mason, "Beyond the Suprasegmental: Pedagogic Interventions to Aid Native-like Pronunciation in Advanced Speakers of English as a Foreign Language" | Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2013 - 2017 | Relatórios técnicos sobre diversos manuais escolares em cada ano, enquanto membro da equipa de avaliação e certificação de manuais escolares de Português para o 2.º e o 3.º ciclos | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
2016 - 2016 | Relatório técnico, enquanto membro da equipa de revisão científica da "Gramática da Língua Portuguesa. 2.º Ciclo, 5.º / 6.º Anos" (autoria de Maria do Céu Vieira Lopes, Editora Plátano) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
Course / Discipline taught
Academic session | Degree Subject (Type) | Institution / Organization | |
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2019 - Current | Francês, 7.º ano | (Ensino básico 3º ciclo) | Colégio Mira Rio, Portugal |
2019 - Current | Francês, 8.º ano | (Ensino básico 3º ciclo) | Colégio Mira Rio, Portugal |
2019 - Current | Francês, 9.º ano | (Ensino básico 3º ciclo) | Colégio Mira Rio, Portugal |
2019 - Current | Curso Pós-Laboral de Português Língua Estrangeira, Nível A1.1 | (Outros) | Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras - Instituto de Cultura e Língua Portuguesa , Portugal |
2019 - 2019 | Pronúncia e oralidade | Formação contínua para professores de PLE no 6.º Verão em Português no IPM | Instituto Politécnico de Macau, China |
2019 - 2019 | Bases de fonética do português | Formação contínua para professores de PLE, PLM e de Educação Especial | Centro de Difusão de Línguas da Direção dos Serviços de Educação e Juventude de Macau, China |
2017 - 2019 | Laboratório de Língua I | Português (Bachelor) | Instituto Politécnico de Macau, China |
2017 - 2019 | Laboratório de Língua II | Português (Bachelor) | Instituto Politécnico de Macau, China |
2018 - 2018 | Aquisição e aprendizagem de PLE | Formação contínua para professores de PLE no 5.º Verão em Português no IPM | Instituto Politécnico de Macau, China |
2018 - 2018 | Pronúncia e oralidade | Formação contínua para professores de PLE | Instituto de Estudos Estrangeiros de Hainan, China |
2017 - 2017 | Diversidade no treino da produção oral em PLE | Formação contínua para professores de PLE no 4.º Verão em Português no IPM | Instituto Politécnico de Macau, China |
2017 - 2017 | Uso de recursos digitais para a avaliação da oralidade | Formação contínua para professores de PLE | Universidade de Estudos Internacionais de Xangai, China |
2017 - 2017 | Construção de materiais didáticos para o ensino da pronúncia | Formação contínua para professores de PLE | Universidade de Estudos Estrangeiros de Tianjin, China |
2016 - 2017 | Língua Portuguesa como Língua Estrangeira I - Módulo Conversação | Relações Comerciais China - Países Lusófonos (Bachelor) | Instituto Politécnico de Macau, China |
2016 - 2017 | Língua Portuguesa como Língua Estrangeira II - Módulo Conversação | Relações Comerciais China - Países Lusófonos (Bachelor) | Instituto Politécnico de Macau, China |
2016 - 2017 | Curso Intensivo de Português – Módulo Conversação | Tradução e Interpretação Chinês-Português / Português-Chinês (Bachelor) | Instituto Politécnico de Macau, China |
2016 - 2016 | Curso Intensivo para Preparação de Candidatos ao Mestrado em Português como Língua Estrangeira | Universidade de Estudos Estrangeiros de Guangdong, China | |
2016 - 2016 | Canções e TIC no ensino da pronúncia portuguesa | Formação contínua para professores de PLE no 3.º Verão em Português no IPM | Instituto Politécnico de Macau, China |
2016 - 2016 | Desafios de gramática e escrita em PLE | Formação contínua para professores de PLE | Universidade de Línguas Estrangeiras de Jilin Huaqiao, China |
2016 - 2016 | Produção oral de falantes chineses em PLE | Formação contínua para professores de PLE | Universidade Normal de Harbin, China |
2015 - 2016 | Português II | Marketing / Gestão / Comércio Eletrónico / Contabilidade (Bachelor) | Instituto Politécnico de Macau, China |
2013 - 2016 | Linguística Portuguesa I | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
2014 - 2015 | Aquisição e Aprendizagem da Linguagem Oral e Escrita | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2014 - 2015 | Ensino do Português como Língua Segunda | Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2014 - 2015 | Desenvolvimento da Língua Materna na Infância | Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar (Mestrado) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2014 - 2015 | Português Língua Estrangeira | curso livre para alunos do Programa ERASMUS (Outros) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
2014 - 2015 | Português, 6.º ano | (Ensino básico 2º ciclo) | Colégio Mira Rio, Portugal |
2013 - 2015 | Linguística Portuguesa II | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
2013 - 2015 | Pragmática da Comunicação II | Comunicação Social (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
2012 - 2015 | Português, 10.º ano | (Ensino secundário) | Colégio Mira Rio, Portugal |
2014 - 2014 | Gramática | Formação contínua à distância para Professores do Ensino Básico, Escola Superior de Educação de Viseu / Escolas de Santa Cruz da Trapa e Mundão (Outros) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
2013 - 2014 | Português, 9.º ano | (Ensino básico 3º ciclo) | Colégio Mira Rio, Portugal |
2013 - 2014 | Português, 11.º ano | (Ensino secundário) | Colégio Mira Rio, Portugal |
2013 - 2013 | Metas Curriculares do Português (domínios Gramática e Oralidade, do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico) | Formação contínua promovida pelo Ministério da Educação e Ciência (Outros) | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
2012 - 2013 | Português, 8.º ano | (Ensino básico 3º ciclo) | Colégio Mira Rio, Portugal |
2009 - 2009 | Desenvolvimento da consciência linguística | Formação contínua no âmbito do Programa Nacional de Ensino do Português no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Outros) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
2009 - 2009 | Implicações das TIC no Ensino da Língua Materna | Formação contínua no âmbito do Programa Nacional de Ensino do Português no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Outros) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
2007 - 2009 | Conhecimento da língua: percursos de desenvolvimento | Formação contínua no âmbito do Programa Nacional de Ensino do Português no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Outros) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
2007 - 2009 | Desenvolvimento da consciência fonológica | Formação contínua no âmbito do Programa Nacional de Ensino do Português no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Outros) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
2007 - 2009 | Oficina de conhecimento da língua | Formação contínua no âmbito do Programa Nacional de Ensino do Português no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Outros) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
2007 - 2008 | Psicolinguística I | Terapia da Fala (Licenciatura) | Universidade Atlântica - Escola Superior de Saúde, Portugal |
2007 - 2008 | Linguística I | Terapia da Fala (Licenciatura) | Universidade Atlântica - Escola Superior de Saúde, Portugal |
2007 - 2007 | Consciência fonológica | Formação contínua no âmbito do Programa Nacional de Ensino do Português no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Outros) | Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal |
2006 - 2007 | Literatura para a Infância | Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
2006 - 2007 | Literatura para a Infância | Educação Pré-Escolar (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
2004 - 2007 | Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem | Educação Pré-Escolar (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
2004 - 2007 | Desenvolvimento da Linguagem Oral e Escrita | Professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico – variante de Português/Inglês e Português/Francês (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
2004 - 2007 | Iniciação à Leitura e à Escrita | Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
2003 - 2007 | Linguística Portuguesa | Educação Pré-Escolar (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
2003 - 2007 | Linguística Portuguesa I | Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
2003 - 2007 | Linguística Portuguesa II | Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
2005 - 2006 | Ensino da Língua Portuguesa | Curso de Complemento de Formação Científico-Pedagógica para Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Outros) | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
2000 - 2001 | Língua Portuguesa, 7.º ano | (Ensino básico 3º ciclo) | Escola Secundária Braamcamp Freire - Pontinha, Portugal |
Journal scientific committee
Journal title (ISSN) | Publisher | |
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2024 - 2024 | Theory and Practice of Second Language Acquisition (2451-2125) | Institute of Linguistics, Faculty of Humanities, University of Silesia in Katowice |
2024 - 2024 | Speech Prosody Conference 2024 | Congresso nos Países Baixos (revisão de textos) |
2024 - 2024 | Moderna Språk (2000-3560) | (Suécia) |
2024 - 2024 | Íkala, Revista de Lenguaje y Cultura (2145-566X) | Universidad de Antioquia, Colômbia |
2024 - 2024 | Revista elingUP (1647-4058) | Faculdade de Letras da Universidade do Porto |
2024 - 2024 | Desafios e Descobertas: perspe(c)tivas do Português como língua não materna | Faculdade de Letras da Universidade do Porto (livro no prelo) |
2023 - 2024 | LMOOC4Slav. Language MOOCs and OERs: new trends and challenges [livro de atas] (978-88-99811-20-4) | Perugia Stranieri University Press |
2023 - 2023 | Theory and Practice of Second Language Acquisition | Institute of Linguistics, Faculty of Humanities, University of Silesia in Katowice |
2023 - 2023 | Linguística: Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto | Faculdade de Letras da Universidade do Porto |
2023 - 2023 | Congresso GRATO 2021 [atas, no prelo] | NOVA FCSH |
2022 - 2023 | Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas: pedagogias, práticas e recursos digitais [livro, no prelo] | Universidade Aberta |
2022 - 2022 | Theory and Practice of Second Language Acquisition | Institute of Linguistics, Faculty of Humanities, University of Silesia in Katowice |
2022 - 2022 | Revista da Associação Portuguesa de Linguística | APL |
2022 - 2022 | Linguística: Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto | Faculdade de Letras da Universidade do Porto |
2022 - 2022 | Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários | Programa de Pós-graduação em Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro |
2022 - 2022 | Diacrítica | Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho |
2022 - 2022 | Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional | Escola Superior de Educação de Lisboa |
2021 - 2022 | Estudos de lingüística galega | Instituto da Lingua Galega da Universidade de Santiago de Compostela |
2021 - 2021 | Theory and Practice of Second Language Acquisition | Institute of Linguistics, Faculty of Humanities, University of Silesia in Katowice |
2021 - 2021 | STEM+L | Osuwela ONG Moçambique |
2021 - 2021 | Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional | Escola Superior de Educação de Lisboa |
2020 - 2020 | Revista da Associação Portuguesa de Linguística | APL |
2019 - 2019 | Revista Orientes do Português | |
2018 - 2018 | Círculo de Linguística Aplicada a la Communicación | |
2015 - 2015 | Revista Portuguesa de Educação | |
2014 - 2014 | XXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Textos selecionados (publicação de atas) | |
2013 - 2013 | XXVIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Textos selecionados (publicação de atas) |
Other jury / evaluation
Activity description | Institution / Organization | |
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2023 - 2023 | Membro do júri do concurso para a atribuição de uma Bolsa de investigação no âmbito do projeto “Perception and Production in L2 Speech Learning – ProPerL2 – (2022.04013.PTDC)” | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2019 - 2019 | Recrutamento de docentes em regime de prestação de serviços para lecionação na Escola Superior de Línguas e Tradução | Instituto Politécnico de Macau, China |
2017 - 2017 | Concurso público para recrutamento de um Assistente para o Centro Pedagógico e Científico da Língua Portuguesa, Instituto Politécnico de Macau (ref.ª 1718-CPCLP-117) | Instituto Politécnico de Macau, China |
2016 - 2016 | Concurso público para recrutamento de um Assistente para o Centro Pedagógico e Científico da Língua Portuguesa (ref.ª 1516-CPCLP-123) | Instituto Politécnico de Macau, China |
2015 - 2015 | Prova oral de acesso ao Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
Distinctions
Other distinction
2007 | Bolsa de Doutoramento FCT (SFRH/BD/36669/2007)
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
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1997 | Bolsa de Estudo para Estudantes (Curso Superior)
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
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